You are on page 1of 17

GPS

N L S O

EVOLUCAO DA CARTOGRAFIA

O DESENVOLVIMENTO DA CARTOGRAFIA
O homem constri sua prpria histria, ou melhor, fez e continua fazendo sua histria sobre esse planeta desse sistema solar, dessa galxia, onde as novas idias associadas tecnologia tentam atender s necessidades que so inerentes ao ser humano. possvel definir o carter da sociedade em um determinado perodo histrico quando se faz a anlise das idias predominantes e a tecnologia dominante ao longo do tempo. As mudanas de pensamento, de vida e de trabalho, de laser e de comunicao aparecem fortemente refletidas em uma forma de representao grfica criada pelo homem e que leva o nome de MAPA. Ao estudarmos a histria da humanidade de suas conquistas, dominaes e religies, encontraremos os mapas mostrando domnios sobre o territrio. As revolues cientficas trouxeram novos aparatos tecnolgicos, e as novas idias e necessidades da sociedade exigiram maior rigor nas representaes, tanto em termos geomtricos quanto no contedo que os mapas veiculavam. Nesse sentido, as principais fases da histria da cartografia resumida a seguir tendo como base o captulo do livro Elements of Cartoghrafy de Robinson et al (1995).

PRIMEIROS MAPAS
A diversidade de mapas que conhecemos hoje emergiu em um longo processo de revoluo e evoluo. Ele precede historicamente escrita. De fato, os PRIMEIROS MAPAS eram esquemticos e figurativos e utilizados em sua maioria em rituais ou cerimnias religiosas. Alguns poderiam ter alguma utilizao prtica como aquele das ilhas polinsias, que representam caractersticas essenciais a sobrevivncia como os padres de predominncia de correntes ocenicas e ventos. O mapa mais antigo que se tem conhecimento vem da Babilnia, cerca de 2.500 anos a.C. Representa o lado setentrional da mesopotmia, cruzado pelo Eufrates, at sua desembocadura duas fileiras de montanhas.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

A tbua de argila descoberta na cidade de Nuzi, pertence poca do Segundo Imprio babilnico. considerado o mapa mais antigo do mundo. Fonte: AGUILAR, Jos. Histria
da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

A tbua de argila descoberta na cidade de Nuzi, pertence poca do Segundo Imprio babilnico. considerado o mapa mais antigo do mundo. Trata-se de uma placa de barro cozido, com inscries em caracteres cuneiformes, cuja origem provavelmente remonta ao ano de 2500 a. C. Representam o lado setentrional da mesopotmia, cruzado pelo Eufrates, at sua desembocadura duas fileiras de montanhas em forma de escama de peixe. Os pontos cardeais esto indicados por crculos com descries. Esta relquia cartogrfica, que abrange o espao em que se desenvolvem estas civilizaes, deve-se aos sumerianos.

Uma das mostras mais interessantes da cartografia primitiva foram os mapas construdos pelos aborgenes das ilhas Marshall. Estas cartas marinhas so muito originais e simples. Eram confeccionadas com bambus entrecruzados, aos quais se prendiam pedras de vrios tamanhos. O simbolismo que encerram muito peculiar: as varetas representam a direo das ondas nas vizinhanas do arquiplago, fenmeno de grande influencia na navegao entre diversas ilhas, cuja posio est por sua vez representada nas mencionadas pedras.

Mapas confeccionadas com bambus entrecruzados, aos quais se prendiam pedras de vrios tamanhos. Fonte:
AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Os ndios norte americanos, obrigados por seu nomadismo a um contnuo contato com a natureza, representaram, de forma esquemtica e, em geral com duas cores, as zonas de caa e pastagem, necessrias para sua subsistncia. O mapa da figura foi confeccionado em pele de bfalo, procedente de Rio Colorado, EUA. Est no Museu da Amrica em Madri.

O mapa confeccionado em pele de bfalo, procedente de Rio Colorado, EUA. Est no Museu da Amrica em Madri. Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

Tbua de argila com restos de levantamento do cadastro de Babilnia.Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro

Mapa Mundi babilnico desenhado sobre uma tbua de barro cozido (cerca de 500 a.C); com inscries em caracteres cuneiformes. Na parte inferior do espao circular, que divide o Eufrates e circunda o mar, eleva-se Babilnia, a lendria cidade das cem portas. Museu britnico, departamento de Antiguidades Asiticas. Fonte: AGUILAR, Jos. Histria
da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

MAPAS ANTIGOS
Com o desenvolvimento de conceitos geomtricos, novos instrumentos de medir a superfcie terrestre foram desenvolvidos. Os egpcios (cerca de 1300 a.C.) inventaram o cvado, um instrumento utilizado para demarcar terras, pois era preciso saber quanto de terras do fara produziam. Os gregos usaram as teorias da geometria para inferir que a forma da terra seu tamanho e os conceitos de latitude e longitude para demarcar as posies relativas de distintas feies (cidades, ilhas, montanhas). O matemtico grego Pitgoras estabeleceu uma escola filosfica em Crotona (hoje Calbria), e criou a hiptese de que a Terra era redonda, a partir da observao de sua sombra na lua e da altura das estrelas. Eratstenes (220.A.C.) foi quem calculou o raio da Terra atravs de observaes ao Sol. Apesar de os antigos chineses terem um sistema bem definido para o mapeamento, a Cartografia atual vem das tcnicas e conhecimentos estabelecidos pelos gregos onde se dava nfase as relaes espaciais e, desde ento, os mapas tornaram-se instrumentos deste tipo de anlise. Os romanos herdaram e ampliaram esse conhecimento, aplicando-os na construo dos seus mapas, deixando-nos um legado de mapas clssicos.

Reconstruo do mapa de Eratstenes feito por A. Forbiger, 1775. Eratstenes, o gegrafo de Cirene, concebeu o mundo habitado como uma ilha Europa, sia e frica e antecipou a possibilidade da rota da pennsula Ibrica s ndias margeando o continente africano, que Vasco da Gama depois percorreria.
Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Mapa Mundi de atlas coreano annimo que teve grande circulao e cuja origem remonta ao sculo XI, apesar do atlas ser posterior ao sculo XV , sem dvida de procedncia chinesa. A China ocupa o centro e o seu redor gira um continente em forma de anel. Numerosos pases e ilhas nele assinalados so nomes de lugares fictcios mencionados no Shan-haiChing (livro das montanhas e dos mares), um clssico chins das tradies geogrficas antigas. O mapa foi talhado em madeira; o original sem data pertence coleo da Prof. Nanba, de Nishinomiya (Japo). Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

O mapa Universal de El-Edrici, ou Tbua Rogeriana, do sculo XII, conforme a composio geral de todas suas cartas, por Konrad Miller. Nele possvel ver uma retcula formada por dez meridianos e oito paralelos, que determinam as correspondentes zonas climticas. Dentro do tom correto da carta, clara a deformao da pennsula italiana, e dos mares Negro e Cspio. A frica est

desenhada conforme o esquema dos mapas de Ptolomeu. A viso de El-Edrici completa, e sem dvida muito mais atinada que a de todos os mapas ocidentais da mesma poca, pelo acerto e objetividade das formas, e abundncia de topnimos includos. Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Plano Minas de ouro da Nbia Planos de minas de ouro da Nbia, na qual se destacam os caminhos de acesso aos poos aurferos, os escombros e as habitaes dos mineiros, realizado no tempo de Ramss II. Museu Egpcio de Turim. Fonte:
AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

Tbua de Peutinguer O documento parece vir do sculo IV. Tratase de um mapa de caminhos e estradas, comprido, onde so realadas as vias de comunicao, povoaes principais por onde estas passam, pontos de cruzamento de rios e canais importantes e alguns detalhes sobre termos e mananciais populares. Na tbua Peutingeriana Roma o centro do orbe, eqidistante de Cdiz e Antiquia. O Portus Augusti chega capitania martima do Mediterrneo, Mare Nostrum que quer dizer mas da civilizao. Desta capital do universo latino cristo partem 12 vias de comunicao, entre as quais se destacam a Via Appia, a Via Triburtina e a Via Flaminia. A primeira estao da Via Triunphalis, a oeste da cidade, est representada no mapa pela inscrio crist Ad Sm. Petrum, smbolo do novo esprito romano. Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da
Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Mapa rabe O Mapa pertence ao Atlas de Istakjar, representa o Oceano ndico; o leste para cima. Ao norte, de leste para oeste, a Prsia, os montes Zagros (representados com uma montanha), os rios da Mesopotmia, a Arbia e o mar Vermelho.
Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

Astrolbio O astrolbio foi recolhido pelos rabes das obras ptolemaicas, e propagado pelo Ocidente. No sculo IX, sua utilizao foi geral pelos astrnomos da corte do califa Al-Mamun. Atravs dos cientistas hispano-rabes ficou conhecido na Europa, convertendo-se, at nos princpios da Idade Moderna, num companheiro inseparvel dos viajantes das distncias ocenicas, que com ele mediram a altura das estrelas. Afonso X rendeu tributo em sua obra a esta contribuio islmica. O astrolbio da ilustrao foi construdo no sculo X e se acha na Biblioteca Nacional de Paris.
Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

MAPAS MEDIEVAIS
Sabemos que a Idade Mdia foi marcada pelo retrocesso ou estagnao das cincias e o domnio da religio no mundo ocidental (idade da trevas ou seja da ignorncia). Isso aparece marcado nos mapas mostrando que o conhecimento geogrfico e os dogmas da igreja no se reconciliavam. Como resultado verifica-se uma regresso no mapeamento que volta a mostrar mapas figurativos, isto , a fidelidade geogrfica foi totalmente esquecida. So dessa poca os mapas T-O conforme esse exemplar.

Mapa T O. Fonte: Histria da Cartografia, 1967. Ed. CODEX S.A.

O mapa mundi de Ricardo de Haldingham est conservado na Catedral de Hereford, onde faz parte do retbulo de um altar. Seu formato clssico dos cartogramas circulares medievais. Seu valor artstico contrasta com a incorrelao das formas geogrficas que descreve, provavelmente devido ao mapa romano que serviu de modelo ao artista. Trata-se de um original tardio do sculo XIII, foi chamado o maior e mais interessante exemplar sobrevivente dos mapas medievais.
Mapa Mundi Ricardo de Haldingham. conservado na Catedral de Hereford .Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da
Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.
Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

As cartas Portulanas As cartas portulanas, devido a sua condio geomtrica, souberam harmonizar desde o incio esta caracterstica com uma qualidade pictrica rara. No marco das prprias rosas-dosventos, despertava ateno a diversidade policrmica, da qual nasciam os rumos. Mas essa preocupao esttica se acentua no decorrer do sculo XV, quando os mapas nuticos se despojam de sua austera simplicidade inicial, e generaliza-se a incluso de elementos decorativos, que representam smbolos e mitologias, escudos e brases, momentos artsticos e urbanos, crtes ou sedes reais esplendidas, fauna e flora das regies. Na figurao de um portulano tardio, a pennsula Ibrica, na qual a figura de um monarca ocupa o centro, um claro testemunho desta dimenso ornamental. (Fonte: Histria da Cartografia, 1967. Ed. CODEX S.A.)

Cartas Portulanas. Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

A carta portulana de Angelino Dulcet uma das mais notveis da escola maiorquina. Para os que atribuem a este a personalidade de Dalorto bastaria reparar na frase que o mapa inclui: Esta obra foi realizada por Angelino Dulcet no ms de Agosto do ano de 1339, na cidade dos maiorquinos. Inclui os cursos dos mais importantes rios e anota as principais cadeias de montanhas. O mapa de grandes dimenses (145 x 75 cm) e sua toponmia est escrita em idioma catalo. O original, em excelente estado de conservao, encontra-se na Biblioteca Nacional de Paris.
Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239 p.

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

MAPAS DOS DESCOBRIMENTOS


A tecnologia manual, associada tecnologia magntica, representada pela Bssola (que foi inventada pelos chineses s) foram utilizadas para criar as cartas celestes e a Cartas de Marear, que serviam para as navegaes martimas na poca dos denominados Grandes Descobrimentos. Os portugueses tiveram grande importncia no desenvolvimento da cartografia nessa poca, criando a famosa Escola de Sagres onde era ensinado ao mesmo tempo, a navegar e a desenhar cartas de navegao. Nos sculos XIV e XV a demanda por cartas de navegao era enorme, por causa do comrcio entre o ocidente e o oriente e as navegaes at as terras recm conquistadas. Os mapas tornaram-se to importantes que eram considerados segredos do reino, pois mostravam os lugares conquistados e como chegar l. Foi criada nessa poca a profisso de cartgrafo - aquele que faz (desenha) mapas. Os nomes mais expoentes dessa poca foram Mercator e Ortelius, devido elaborao do primeiro Atlas Geogrfico que se tem notcias no mundo ocidental. Com o perodo histrico denominado Renascimento (sculos XV e XVI, que quer dizer renascer, voltar luz o conhecimento, as cincias, as artes, a cultura de forma geral, o homem comea um perodo de colonizao das terras descobertas. A explorao global e o comrcio entre o Ocidente e o Oriente precisavam de mapas para a navegao. As Cartas Portulanas, estabelecidas desde o final da Idade Mdia, como Cartas de Marear, reapareceram agora mais corretas, com a definio dos rumos atravs das rosas dos ventos entrelaadas. A tecnologia tica com o invento de lentes e telescpios aumentou e realou a acuidade visual aplicada a coleta de dados do meio ambiente. A tecnologia mecnica e foto-qumica para a impresso foi utilizada para a reproduo de mapas que at ento eram copiados manualmente, fato que requeria especialistas nas artes e tempo para essa reproduo. Os custos foram reduzidos e aumentou a velocidade e eficincia no processo de mapeamento, alm de tornar os mapas acessveis a uma grande camada da populao, at ento, somente a nobreza tinha acesso aos mapas quando de sua educao; a plebe s os conhecia em tapetes decorativos. Os mapas produzidos manualmente por especialistas eram depois reproduzidos utilizando a litografia. Alguns exemplares desse perodo so podem ser vistos aqui.

10

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Nas Cartas Portulanas, nas rosasdos-ventos nasciam os rumos. Verificamos a diversidade policrmica com preocupaes acentuadas com a esttica. Essa preocupao se acentua no decorrer do sculo XV, quando os mapas nuticos se despojam de sua austera simplicidade inicial, e generaliza-se a incluso de elementos decorativos, que representam smbolos e mitologias, escudos e brases, momentos artsticos e urbanos, crtes ou sedes reais esplendidas, fauna e flora das regies. Na figurao de um portulano tardio, a pennsula Ibrica, na qual a figura de um monarca ocupa o centro, um claro testemunho desta dimenso ornamental.

Lopo Homem deixou relquias como este planisfrio de 1554, assinado embaixo por ele, que constitui uma carta nutica com dez rosas-dos-ventos. Dois meridianos graduados marcam o curso da linha de delimitao do Tratado de Tordesilhas, deixando grande parte da atual Argentina sob domnio de Portugal. Nas costas do Pacfico aparece a Califrnia, j desenhada como pennsula. As origens do Nilo, to prximas do trpico de Capricrnio, demonstram a influncia ptolomaica. O original est guardado no Museu Florentino da histria e da Cincia .Fonte: AGUILAR, Jos. Histria da Cartografia. Georama, Ed. Codex, Rio de Janeiro 1967. 239

11

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

O mapa das Amricas data de 1550 mostra ainda as rosas dos ventos para marcar o incio dos rumos. H uma definio da costa da Amrica do Sul no Oceano Atlntico e o nome de lugares em toda essa costa e uma abundncia de figuras decorativas tentado mostrar o que conheciam ou supunham ter nessa nova terra. Fez parte da exposio Brasil, 500 anos.

A influncia de Mercator perdurou no sculo XVI e nos sculos seguintes e, apoiado nas suas pranchetas, os impressores holandeses publicaram inmeras edies durante o sculo XVII. Este vistoso mapa mundi mercatoriano pertence edio de Hndio e Jansnio, com data de 1641.

12

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Os tratados polticos das delimitaes de fronteiras contriburam para o desenvolvimento da cartografia, num sculo de caractersticas puramente blicas. O mapa de Thomas Jefferys tem como objetivo indicar as limitaes assinaladas por vrios tratados, entre eles o de Utrecht.

O mapa abaixo, mostrando a diviso poltica das Amricas, data de 1645 e foi mostrado na exposio Brasil, 500 anos. Observa-se nesse mapa a influncia de Mercator.

13

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

MAPEAMENTO MODERNO
No mapeamento moderno o foco o lugar, tratado nos mapas de referncia geral para a localizao de feies com a exatido permitida pela escala; feies como linhas de costa, rios e cidades. No sculo XVIII foram institudas as academias cientficas, e a sistematizao dos diferentes ramos de estudo aconteceram com a diviso do trabalho cientfico no incio do sculo XIX, marcando o incio da cincia cartogrfica moderna. O astrnomo francs Csar Fracois Thury (1714-1784) elaborou a primeira srie sistemtica de mapas topogrficos da Frana. Mudanas de idias sobre o que acontece no planeta; os interesses so mais abrangentes necessitando de mapeamentos temticos como o do uso do solo. As representaes dos fenmenos geogrficos como clima, vegetao, uso do solo, densidade populacional, por exemplo, deu origem aos mapas temticos no sculo XVIII.

Antonio Zatta um representante do sculo XVIII da cartografia italiana. Em 1784 publica, em Veneza, um Atlante Novisimo, com numerosos mapas. A ele pertence o mapa da Amrica Setentrional, elaborado em 1776, que, em sua projeo, anloga de Bonne, apresenta novos descobrimentos do dinamarqus Behring e do russo Tchirikov (1741) no Norte.

14

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

MAPEAMENTO NA ERA DA INFORMACAO


O desenvolvimento humano requer cada vez mais exatido nas medidas e o pensamento ecolgico e a teoria dos sistemas aparece forte na metade do sculo XX. A contaminao do meio ambiente, as espcies em extino, sustentabilidade econmica, aquecimento global apontam o prevalecimento de sistemas globais de pensamento. O ambiente precisa ser entendido e administrado como um sistema de processos inter-relacionados. A complexidade do mundo atual exige mapas especializados e rigorosos, pois a informao uma ferramenta poderosa nas questes de inventrio e manejo de nosso planeta. Estamos na era da Informao, e a tecnologia na produo de mapas a digital. A partir da dcada de 1960 o mapeamento por computador passa a ser operacional tanto na produo dos mapas de base (elaborados por fotogrametria) quanto dos mapas temticos com a anlise matemtica e a estatstica de massa de dados espacializados em programas computacionais denominados de Sistemas de Informao Geogrfica.

Fonte: Nascimento, 2005

15

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Tecnologia Manual: Tecnologia manual pode ser entendida como a arte de


construir algo manualmente com auxlio de equipamentos simples, manuseados pelo seu criador. No caso dos mapas usavam-se equipamentos manuais de desenho como, a pena molhada na tinta, para fazer mapas sobre pergaminhos, couro ou papel, a broca para marcar o metal, ou outros equipamentos de corte para esculpir na argila. A construo de um mapa era de forma artesanal exigindo conhecimentos especficos e artsticos.

Tecnologia MagnEtica: possvel que a bssola magntica seja o mais


antigo meio seguro de navegao que se conhece. Inventada pelos chineses por volta do ano 1200 DC, causou uma revoluo to grande nos sistemas de navegao na poca equivalente ao impacto que tem causado o GPS nos dias atuais. Por centenas de anos a bssola foi o principal meio de navegao e obrigatrio o seu uso at os dias atuais. O funcionamento da bssola chinesa se baseia na sua sensibilidade em captar o campo magntico terrestre e apontar sempre para o norte magntico.

Tecnologia MecAnica: A tecnologia mecnica marcada pelo invento da


imprensa, as mquinas movidas a vapor, por equipamentos que usam o princpio da mecnica. Esses equipamentos aproveitam o movimento e as condies de equilbrio dos corpos, sejam eles slidos, lquidos, ou gases.

Tecnologia Optica : tica parte da fsica que estuda o comportamento e


as propriedades da luz e a sua interao com a matria. A origem das tecnologias pticas pode ser explicada a partir da existncia de dois modelos complementares: a ptica clssica, com origens na Grcia antiga, com produtos como lentes, prismas, binculos, culos, microscpios, lunetas, cmera fotogrfica; e a ptica moderna criada em 1920, com os produtos como CDs, DVDs, LCDs, cmeras digitais, lasers, etc.

Tecnologia FotoquImica: A tecnologia fotoqumica baseia-se nos efeitos


provocados pela luz em determinada substncia qumica, mediante procedimentos pertencentes a fenmenos fsicos, como o caso da fotografia. O ano que marca o surgimento da fotografia 1939, quando Louis Jacques Mande Daguerre inventa um mtodo de fixar as imagens em uma chapa fotogrfica. Embora o princpio de captao da imagem j por projeo j era conhecido desde o sculo XV.

17

EVOLUCAO DA cartografia
L

N O S

GPS

Tecnologia Digital: Hoje aps vrias evolues tecnolgicas a cartografia


precisa e conta com a tecnologia digital atravs de inmeros recursos como imagens orbitais, sistema de posicionamento por satlites, programas e computadores que facilitam as atividades cartogrficas e tambm proporcionam uma rpida divulgao de informaes e utilizao. A tecnologia digital funciona atravs de um dispositivo analgico ou digital. O analgico funciona por meio de comparao ou por proporo, como por exemplo, no caso de um termmetro. Varia a temperatura, varia a dilatao do mercrio ou da corrente eltrica. No dispositivo digital, se trabalha com grandezas discretas e absolutas: 0s e 1s, que significa ligado ou desligado, com corrente ou sem corrente. Esse o princpio utilizado nos computadores, e leva o nome de Bit (Binary Digit), que a menor unidade de informao, que pode assumir um entre dois estados. J um Byte o conjunto de 8 bits, capaz de identificar um caractere do alfabeto. Dessa forma, os dados captados por um computador so decodificados e transmitidos em forma de informao ao usurio. Funciona como, por exemplo, uma msica. Toda msica possui as 7 notas musicais e atravs de apenas 7 notas possvel se criar vrias msicas distintas.

Atlas
A idia de coleo de mapas, sistematicamente selecionados e arranjados em folhas de papel de tamanho uniforme, com layout padronizado e representao cartogrfica uniforme, geralmente reunidos na forma de um livro, compe o que designamos de Atlas. Eles podem tratar do globo terrestre, ou somente de um pas, ou mesmo partes de um pas (regies). O termo Atlas tem origem na mitologia grega, representando um gigante que carregava o mundo em seus ombros. A transferncia deste termo para a Cartografia foi feita pelo cartgrafo holands Gehardd Krmer Mercator quando publicou uma coleo de mapas do mundo em 1595. Ele colocou essa figura mitolgica na capa de sua coleo de mapas e escreveu a palavra Atlas, tambm com a inteno de relembrar o nome de um rei marroquino, renomado por seus estudos em Geografia e Astronomia. Por isso, a denominao Atlas est intimamente ligado Cartografia e Geografia. Um Atlas consiste de um conjunto de mapas, textos explanatrios, grficos, esquemas, diagramas e fotografias, que na era digital recebem a adio de sons e vdeos. Portanto, o termo Atlas, atualmente, continua sendo utilizado no sentido original, recebendo uma complementao para designar que no impresso: Atlas eletrnico (se disposto na www) ou Atlas digital (se disposto em CD-ROM).

18

You might also like