You are on page 1of 8

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1 DEFINIES

RBSB 1 EMENDA 0 DATA DE EFETIVIDADE: 01 DE JANEIRO DE 2010

2/8

CONTROLE DE REVISO Emenda 0 Data de Efetividade 01 de Janeiro de 2010

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

3/8

NDICE
1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 APLICABILIDADE ................................................................................ 4 HISTRICO ......................................................................................... 4 O PROJETO BAJA SAE ...................................................................... 4 A COMPETIO BAJA SAE ............................................................... 4 ADMINISTRAO DO PROJETO BAJA SAE BRASIL ....................... 5 COMIT BAJA SAE BRASIL ............................................................... 5 JUIZES CREDENCIADOS DE SEGURANA ..................................... 7 REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL RBSB.................................... 7 SITE OFICIAL DA SAE BRASIL .......................................................... 8

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

4/8

1.1 APLICABILIDADE
Este Captulo se aplica a todas as pessoas envolvidas com o projeto Baja SAE, incluindo alunos, orientadores, voluntrios, membros do Comit Baja SAE BRASIL e da SAE BRASIL.

1.2 HISTRICO
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direo do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competio ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o incio das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lanava o Projeto Baja SAE BRASIL. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competio nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de So Paulo. No ano seguinte a competio foi transferida para o Autdromo de Interlagos, onde ficaria at o ano de 2002. A partir de 2003 a competio passou a ser realizada em Piracicaba, interior de So Paulo, no ECPA Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Desde 1997 a SAE BRASIL tambm apia a realizao de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, atravs de suas Sees Regionais. Desde ento dezenas de eventos foram realizados em vrios estados do pas como Rio Grande do Sul, So Paulo, Minas Gerais e Bahia.

1.3 O PROJETO BAJA SAE


O projeto Baja SAE um desafio lanado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prtica os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparao para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepo, projeto detalhado e construo. No Brasil o projeto recebe o nome de Projeto Baja SAE BRASIL.

1.4 A COMPETIO BAJA SAE


Os alunos que participam do Projeto Baja SAE devem formar equipes que representaro a Instituio de Ensino Superior ao qual esto ligados. Estas equipes so desafiadas anualmente a participar da Competio Baja SAE, evento que rene os estudantes e promove a avaliao comparativa dos projetos. No Brasil a competio nacional recebe o nome de Competio Baja SAE BRASIL. Competies regionais so nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. Qualquer Instituio de Ensino Superior interessada em inscrever equipes na Competio Baja SAE BRASIL deve seguir as instrues presentes no Regulamento Baja SAE BRASIL Capitulo 3 (RBSB 3).

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

5/8

1.5 ADMINISTRAO DO PROJETO BAJA SAE BRASIL


O projeto Baja SAE BRASIL administrado pela SAE BRASIL, atravs da Gerncia de Associao, Programas Estudantis e Sees Regionais. A responsabilidade pelos aspectos tcnicos do projeto e competies, nacional ou regional, cabe ao Comit Baja SAE BRASIL e os aspectos financeiros da organizao do evento da SAE BRASIL, atravs da Gerncia de Associao, Programas Estudantis e Sees Regionais. O uso dos termos organizao ou organizadores deve ser entendido como referncia SAE BRASIL e ao Comit Baja SAE BRASIL.

1.6 COMIT BAJA SAE BRASIL


O Comit Baja SAE BRASIL o rgo responsvel pelos aspectos tcnicos do Projeto Baja SAE, incluindo a Competio Nacional e as Etapas Regionais. Somente o Comit Baja SAE BRASIL est autorizado a interpretar os requisitos tcnicos abordados nos RBSB. A vigncia do Comit anual, sendo que o processo de renovao de seus membros ocorre ao final da competio nacional. Como pr-requisitos para se tornar membro do Comit esto: pelo menos dois anos de formado; no ter vnculo direto (orientador, consultor, etc.) com equipes participantes, atuar como voluntrio e/ou juiz em competies do Baja SAE. Recomenda-se que os membros do Comit sejam associados da SAE. Sua formao definida pelo Conselho Diretor da SAE BRASIL e o processo de renovao coordenado pela Gerncia Programas Estudantis da SAE BRASIL. Os membros do Comit esto divididos nas seguintes funes, tendo cada um as seguintes responsabilidades: - Diretor Geral Responsvel por todos os aspectos tcnicos do projeto Baja SAE BRASIL e das Competies Baja SAE BRASIL. Atua como interface entre o Comit e outras entidades como empresas, imprensa, Board de Diretores da SAE BRASIL, etc. - Vice Diretor Geral Apia as atividades do Diretor Geral e o substitui quando necessrio; - Diretor de Procedimentos Responsvel pela preparao e publicao dos RBSB, documentos interpretativos e procedimentos da Competio Baja SAE BRASIL; - Vice Diretor de Procedimentos Apia as atividades do Diretor de Procedimentos e o substitui quando necessrio; - Diretor de Segurana Responsvel pelos aspectos de segurana da Competio Baja SAE BRASIL, incluindo a Inspeo Tcnica e de Segurana Parte Esttica e Dinmica, alm de observar a segurana dos locais onde as provas dinmicas so realizadas. A verificao de motor tambm faz parte de suas responsabilidades.

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

6/8 - Sub Comit de Segurana Formado por Juzes Credenciados de Segurana, selecionados pelo Diretor de Segurana. Ajudam na definio e aplicao dos regulamentos voltados segurana da Competio; - Diretor de Provas Estticas Responsvel pelas avaliaes de Relatrio de Projeto e Apresentao de Projeto; - Vice Diretor de Provas Estticas Apia as atividades do Diretor de Provas Estticas e o substitui quando necessrio; - Diretor de Provas Dinmicas Responsvel pelas Avaliaes Dinmicas (exceto Enduro de Resistncia) definidas para cada edio da Competio Baja SAE BRASIL; - Vice Diretor de Provas Dinmicas Apia as atividades do Diretor de Provas Dinmicas e o substitui quando necessrio; - Diretor do Enduro de Resistncia Responsvel pelo Enduro de Resistncia, incluindo os aspectos desportivos desta prova. Geralmente o Diretor de Enduro de Resistncia seleciona um voluntrio para atuar como Diretor do Enduro; - Vice Diretor do Enduro de Resistncia Apia as atividades do Diretor do Enduro de Resistncia e o substitui quando necessrio; Abaixo segue representao da estrutura funcional do Comit Baja SAE BRASIL:

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

7/8

1.7 JUIZES CREDENCIADOS DE SEGURANA


Os Juzes Credenciados de Segurana (JCS) so voluntrios do Projeto Baja SAE BRASIL capacitados para realizar avaliaes de segurana em nome do Comit Baja SAE BRASIL. Para se tornar um JCS, o voluntrio do Projeto Baja SAE BRASIL ser convidado pelo Comit Baja SAE BRASIL a participar de um Seminrio de Credenciamento. Somente aps o credenciamento que o voluntrio ser considerado um JCS. O credenciamento tem durao de 1 ano e pode ser estendido a critrio do Comit Baja SAE BRASIL. Faz parte dos pr-requisitos para se tornar um JCS: pelo menos dois anos de formado; no ter vnculo direto (orientador, consultor, etc.) com equipes participantes, atuar como voluntrio e/ou juiz em competies do Baja SAE, participao como juiz em pelo menos duas competies. Recomenda-se que os membros do Comit sejam associados da SAE. Os JCS respondem diretamente ao Diretor de Segurana do Comit Baja SAE BRASIL, sendo este o responsvel pelo programa de capacitao e credenciamento dos JCS.

1.8 REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL RBSB


Os Regulamentos Baja SAE BRASIL (RBSB) so o conjunto de regras que definem o escopo do Projeto Baja SAE e suas atividades correlatas. Os RBSB so desenvolvidos pela Gerncia de Associao, Programas Estudantis e Sees Regionais da SAE BRASIL e pelo Comit BAJA SAE BRASIL. Futuras revises dos RBSB, chamados doravante de emendas ao RBSB, devem ser aprovadas conjuntamente pela Gerncia Programas Estudantis da SAE BRASIL e pelo Comit BAJA SAE BRASIL. Os RBSB so divididos em Captulos. Os RBSB sero descritos de forma resumida exemplo: Regulamento Baja SAE BRASIL Captulo 1, ser descrito simplesmente como RBSB 1. Fazem parte dos RBSB os seguintes Captulos: - RBSB 1 Definies; - RBSB 3 Competio Baja SAE BRASIL; - RBSB 5 Requisitos Gerais do Veculo; - RBSB 7 Requisitos Mnimos de Segurana; - RBSB 9 Avaliaes e Pontuao; - RBSB 11 Procedimentos da Competio; A partir da data de efetividade da Emenda 0 dos RBSB (01 de Janeiro de 2010), eles passam a ser a regra vigente at que emendas sejam efetuadas. Portanto, a mesma emenda do RBSB pode valer por vrios anos e vrias competies, desde que o mesmo no seja revisado; Ao se transferir o regulamento da estrutura antiga (utilizada at 2009) para os RBSB, no foram adotadas barras de reviso pela complexidade da mudana.
REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

8/8 Deste ponto em diante, cada item modificado por uma Emenda levar o registro do nmero da emenda que o modificou. Emendas aos RBSB sero acompanhadas de documento informativo, descrevendo as mudanas e os motivos que levaram s respectivas alteraes. Os RBSB sero publicados no site da SAE BRASIL. Recomendamos que as equipes verifiquem a pgina com freqncia. Questionamentos devem ser postados no frum oficial da SAE BRASIL. As respostas sero postadas neste mesmo local.

1.9 SITE OFICIAL DA SAE BRASIL


O site oficial da SAE BRASIL o www.saebrasil.org.br. Neste local estaro disponveis as verses oficiais dos RBSB. Alm disso, no site est disponvel o Frum da SAE BRASIL, veculo oficial de comunicao com o Comit Baja SAE BRASIL.

REGULAMENTO BAJA SAE BRASIL CAPTULO 1

You might also like