You are on page 1of 7

Cristiane Madanlo de Oliveira Colgio de Aplicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DES)CONSTRUINDO RELAES DE GNERO ATRAVS DA OBRA DE ANA

MARIA MACHADO No encontro com qualquer forma de arte (re-presente-ao da realidade), os seres humanos tm a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua prpria experincia de vida. A literatura, enquanto manifestao de arte, desempenha um papel fundamental na formao do pensamento da sociedade ocidentalizada contempornea que est estruturada com base na palavra escrita. Nesse sentido, o presente estudo deter-se- anlise da arte da palavra que produzida para a infncia e que, pela especificidade do pblico alvo, relaciona-se a seres em processo de formao identitria. Pela natureza deste trabalho, fez-se necessrio um recorte temtico somado restrio de um corpus representativo de anlise. Para tanto, a escolha de Ana Maria Machado no se deu apenas pela sua representatividade no cenrio da literatura brasileira, mas tambm porque mo escritora soma-se o olhar crtico que recai freqentemente sobre o prprio fazer literrio. Diante do quantitativo de livros publicados por Ana Maria Machado1, optouse pelos estudos de gnero que sero observados em dois livros da autora recentemente editados: O prncipe que bocejava (2004) e A princesa que escolhia (2006). No lastro da ps-modernidade, os papis sociais delimitados para os sexos feminino e masculino passam por um profundo processo de transformao. Como bem destaca o socilogo espanhol Manuel Castells (2000), a fora de trabalho feminina remunerada abalou a legitimidade da dominao masculina, em que o homem assumia o papel de provedor da famlia, base do patriarcalismo. Por conta dessa e de outras significativas mudanas no panorama mundial, os estudos de gnero vm crescendo e ganhando novos contornos. O momento inicial desses estudos atrela-se a uma necessidade de garantir visibilidade ao feminino no mercado de trabalho, na produo intelectual, na sociedade, enfim, em todos os aspectos. Para tanto, houve momentos de exacerbao de nimos e discursos acalorados. Recentemente, entretanto, o foco dos estudos de gnero tem-se voltado tambm para o ser masculino frente a uma nova posio social da mulher. A partir da distino entre sexo e gnero, na dcada de 80, sabe-se que a diferena comportamental entre homens e mulheres e as caractersticas ditas masculinas ou femininas so constructos sociais. Conforme sistematizou o professor Scrates Nolasco (2001): Homem e mulher, masculino e feminino so aspectos distintos do ser (p. 151). Por ser uma construo social e ligar-se s identidades culturais, a categoria de gnero encontra-se em freqente processo de des-re-construo sob influncia
Registra-se at o primeiro semestre de 2007 em torno de 150 obras, entre romances, textos para crianas e jovens, alm de obras de teor crtico.
1

de cada sociedade e poca. Portanto, pensar as novas perspectivas de papis sociais para homens e mulheres requer que se observe como se est ensinando culturalmente a meninos e meninas o que ser homem ou mulher no mundo contemporneo. Nesse sentido, a literatura infantil tem um papel importante para a reproduo ou a transformao de modelos sociais de base patriarcal. Em nvel acadmico, encontram-se muitas pesquisas que se dedicam a questes ligadas ao feminino nos livros de Ana Maria Machado. Nessa linha, Regina Zilberman, uma das maiores especialistas em literatura infantil brasileira, no captulo Meninas que assoviam que integra o livro Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005) analisa algumas personagens femininas fortes criadas pela escritora em ttulos como Raul da ferrugem azul e Bisa Bia, Bisa Bel. Nessa perspectiva, as palavras de Ana Maria Machado trazem a conscincia de que a literatura carece de personagens femininas fortes pintadas por escritoras:
At mesmo porque tradicionalmente os homens ocuparam os espaos, tambm na literatura, a mulher leitora se forma por meio de um processo completamente diferente do homem leitor. Ou seja, cresce lendo uma quantidade enorme de livros escritos por homens e no por mulheres, tendo mais possibilidades de compreender a alma masculina graas ao poder da literatura de fazer a gente se botar no lugar do outro. Por um lado, isso empobrece um pouco as mulheres, negando-lhes modelos femininos fortes e verdadeiros, vistos de dentro. [...] Mas, por outro lado, isso amplia muito os horizontes da mulher leitora em relao ao homem, porque ela passa a conhec-lo melhor do que ele a ela. (MACHADO apud BASTOS, 1995, p. 64-65)

A partir desse ponto de vista, nota-se que a obra da escritora est repleta de personagens femininas que assumem a prpria voz. Frente a essas figuras decididas e seus comportamentos, algumas personagens masculinas mostram-se despreparadas e, muitas vezes, desconsertadas em meio a essa mudana. Um dos referencias de literatura infantil so os contos de fadas que, muitas vezes, tematizam histrias que reproduzem um sistema social de base patriarcal na caracterizao de prncipes e princesas. J com a publicao de Histria meio ao contrrio (1979), Ana Maria Machado problematiza os papis tradicionais dessas personagens. Nessa obra, percebe-se, desde o ttulo, uma predisposio para questionamentos dos valores tradicionais. Quanto aos papis gendrados, tambm so marcadas quebras de paradigmas quando, por exemplo, o prncipe prefere ficar com uma pastora a casar-se com a princesa. Nessa mesma perspectiva, as narrativas de O prncipe que bocejava (2004) e A princesa que escolhia (2006) apresentam protagonistas que rompem com os referenciais de comportamento dos contos de fadas tradicionais. Ambos os textos apresentam estruturas narrativas parecidas, o que favorece o entendimento de uma intencionalidade na produo dessas obras. Some-se a isso o fato de os ttulos tambm se assemelharem pela incluso de uma orao de carter adjetivo para restringir os substantivos prncipe e princesa.

Os protagonistas dos ttulos em exame passam, igualmente, por um processo de aprendizado do que ser futuros rei e rainha. Nesse sentido, o menino preparado para escolher sua futura esposa e a menina, para obedecer e ser escolhida por um pretendente. O rompimento com esses papis tradicionais pode ser observado nos dois textos de maneiras diferentes. A escolha do ato de bocejar como caracterizador do protagonista de O prncipe que bocejava marca o desinteresse pelas pretendentes posio de futuras rainhas. Tal enfado deve-se ao comportamento conhecido culturalmente como tipicamente feminino. Na passagem a seguir, pode-se notar a caracterizao pejorativa dada a essas figuras femininas pelo prncipe:
que nem podia ouvir falar em princesa que se lembrava das conversas que tinha ouvido. De todas aquelas moas falando de roupas e do cabeleireiro e do namorado de uma amiga e da irm da vizinha e do ltimo lanamento da butique e do regime que a prima da cunhada tinha feito e da festa do duque e do nmero de calorias do empado e do chapu novo da marquesa e do chapu velho da baronesa e do corte de cabelo esquisito da condessa e da... (MACHADO, 2004, p. 11)

Assim, a narrativa mostra que o elemento masculino no deseja mais mulheres com quem no se pudesse compartilhar, conversar, enfim, dividir a vida. Tanto assim que no final da histria, o protagonista recebe uma nova designao: Prncipe que no bocejava mais. Essa transformao advm do rompimento que o prncipe empreende e de uma viagem2 que ele faz como uma espcie de aprendizado por experimentao. Em meio a essa viagem, o prncipe conhece uma moa a qual est viajando de trem sozinha e que recebe, posteriormente, a designao de Princesa que lia. Em A princesa que escolhia, a protagonista tambm no se interessa pelos pretendentes que se apresentam para despos-la. Assim como na outra histria, existe um baile no reino para que o casamento seja arranjado. A princesa, mesmo sendo bastante educada, prefere encaminhar os prncipes a outras moas casadoiras que, no caso, so as protagonistas de contos de fadas tradicionais como Rapunzel, Cinderela e Bela Adormecida. Percebe-se, assim, que h um posicionamento crtico por parte de Ana Maria MAchado quanto ao comportamento tradicional de prncipes e princesas. Na maioria dos contos de fadas, cabe ao prncipe o papel da viagem para aprender pela experincia e enfrentar provas e desafios a fim de marcar sua virilidade. Nesse contexto tradicional, o elemento feminino assume um papel passivo e restrito ao ambiente domstico enquanto espera ser salva pelo valoroso pretendente. Nesse sentido, a princesa que escolhia tem comportamento diferente da princesa que lia que protagoniza o outro texto de Ana Maria Machado. Enquanto a primeira colocada de castigo pelo pai numa torre por causa de sua rebeldia, a
2

A questo da viagem como um processo de aprendizado uma caracterstica da produo de Ana Maria Machado marcada tambm em outros textos.

segunda no tem marcados referenciais familiares que limitem suas aes enquanto viaja sozinha de trem. A Princesa que escolhia aproveitou seu isolamento na torre para se aperfeioar, uma vez que o referido castigo caracterizado como algo positivo, como se pode notar no seguinte fragmento:
Foi a maior sorte da vida da princesa. Porque essa torre ficava bem isolada do resto do castelo. Na verdade, eram os antigos aposentos de um mago que sara para viajar e nunca mais voltou. Tinha uma biblioteca aonde quase ningum ia. E dava para um jardim fechado por um muro alto, onde quase ningum entrava. (...) A maior das maravilhas. Tinha um monte de livros e computador com acesso internet. E ela lia, lia, sem parar. (MACHADO, 2006, p. 5-9)

Assim, o que interliga as duas princesas das diferentes histrias um mesmo elemento comum: a leitura. Enquanto a Princesa que lia se liga ao prncipe porque eles tm assuntos comuns a conversar, a Princesa que escolhia apresenta, no final da histria, uma posio ativa ao assumir o poder poltico do reino e conquistar o poder de escolha de seu futuro marido. Outro ponto de convergncia entre as narrativas a questo do casamento e as implicaes que essa unio entre seres pertencentes nobreza pode apresentar. A posio social do protagonista de O prncipe que bocejava, obriga-o a constituir um casamento enquanto deciso poltica. Para isso, foi promovido um grande baile, daqueles de escolher noiva (MACHADO, 2004, p. 6). Tal evento, como um ritual de passagem, representa simbolicamente a transio para a idade adulta e, conseqente, reconhecimento na sociedade. A expresso caracterizadora atribuda ao baile confirma a idia de que, tradicionalmente, caberia ao homem o poder de escolha de sua parceira. Diante dessa situao, o prncipe no se mostra indiferente e participa de dois bailes com o intuito de encontrar uma futura rainha at que se depara com as conversas enfadonhas de suas pretendentes. A posio de escolha da protagonista da outra obra em anlise j aparece marcada desde o ttulo: A princesa que escolhia. A primeira escolha que ela faz, depois de ser liberada do castigo na torre, foi a de no se casar antes de estudar, viajar e conhecer outros lugares e pessoas. Sendo assim, o adiamento do matrimnio para que a figura feminina possa investir em sua formao intelectual instaura uma quebra de paradigma quanto proposta tradicional dos contos de fadas. Interessante notar que, mesmo viajando sozinha, a princesa no se assusta ou se mostra arredia investida do prncipe. Dessa forma, ele no enfrenta a rejeio feminina e a aproximao se faz sem maiores problemas. , por intermdio da leitura que se realiza o primeiro contato que acaba despertando interesse por parte do rapaz. Cumpre notar tambm que os questionamentos do prncipe acerca da incomum liberdade daquela moa s se manifestam quando ele j se encontra interessado por ela.
Mas um dia comeou a pensar: Que mistrio era aquele? Como que aquela moa podia ir para onde quisesse, daquele jeito? No

tinha famlia? No morava em lugar nenhum? De onde vinha? Para onde ia? Resolveu perguntar. (MACHADO, 2004, p. 19)

Por um bom tempo, eles empreenderam uma viagem juntos sem que houvesse estranhamento da parte dele ou medo dela em relao aproximao de um rapaz desconhecido. Ainda que tenha ocorrido uma espcie de modernizao do prncipe, os questionamentos dele reforam as noes de gnero e anunciam um desconserto diante de tanta liberdade e autonomia daquela moa. As perguntas do protagonista tratam de relao de poder, pois ainda incomum mulheres viajando sozinhas, sem proteo ou controle de representantes do sexo masculino. Outro ponto interessante a relao com a famlia, pois essa representante do sexo feminino no est mais enredada nos laos de familiares. o prncipe que se preocupa com a questo familiar, enquanto a moa no fala a respeito disso em momento algum no texto. A relao de pertencimento e o destino so preocupaes tambm por parte do rapaz. O final apresenta uma releitura do e foram felizes para sempre atravs da interveno da voz narradora que assume a primeira pessoa do singular: No sei se viveram felizes para sempre. Mas por muitos e muitos anos, at onde a memria alcana, tiveram assunto para conversar e se divertir. (MACHADO, 2004, p. 20). Esse desfecho alude no somente a uma nova forma de terminar os contos tradicionais, mas repensa a idia de prncipe encantado e de casamento. Como as mulheres passam por um processo de libertao do poder econmico masculino no casamento, esperar por um prncipe encantado tambm merece reviso. A fora de trabalho remunerada para as mulheres abalou a legitimidade da dominao masculina enquanto provedor da famlia. Dessa forma, no fundamental na vida de uma mulher encontrar um excelente provedor para reger sua vida e de sua famlia. Muitos so os lares em que a sustentabilidade garantida exclusivamente pela fora de trabalho feminina. Nessa nova configurao social, intimamente influenciada pelos referenciais de trabalho, homens e mulheres criam novas expectativas em relao a um relacionamento pessoal. A espera pelo prncipe encantado ou a busca de uma princesa indefesa perdem espao para a figura do/a companheiro/a. Os novos paradigmas sociais exigem dos casais maior co-participao em vrias instncias como a questo financeira, a educao dos filhos e os afazeres domsticos. Por conta das sucessivas mudanas sociais e dos ajustes das posies de homens e mulheres nessa nova situao, a idia de tempo prolongado para um relacionamento revela dois problemas. Um deles a mudana de perspectiva do tempo que visto como acelerado demais, no sendo condizente com a imutabilidade do para sempre. Outro ponto importante que o casamento no est mais atrelado a uma cobrana social de indissolubilidade. Na ps-modernidade nada imutvel, est tudo em movimento constante de transformao, inclusive as relaes afetivas e o casamento. Desde a dcada de 60, os valores que estruturavam a sociedade ocidental passaram a ser questionados, gerando uma crise de identidade nos sujeitos. O polons Zygmunt Bauman, um dos

mais prestigiados estudiosos do mundo ps-moderno, trata da fluidez das relaes humanas no livro Amor lquido de 2004. Segundo o socilogo, o longo processo de desaprendizado do amor, na lquida sociedade ps-moderna, relaciona-se vivncia e formas de relacionar-se que obedecem aos princpios do consumismo. Um dos pressupostos do capitalismo se baseia na compra de bens, mas no com o objetivo de acumul-los e, sim, de us-los e descart-los, freneticamente. Assim, o homo consumens v o seu prximo como um objeto de consumo, inclusive os seus prprios parceiros, transformados em objetos de consumo emocional. Com olhar crtico quanto paisagem humana da modernidade lquida, Bauman constata que o desaprendizado do amor ultrapassa o plano das relaes afetivas e familiares para atingir a sociedade. Esse quadro de relaes humanas mercantilizadas e de liquefao dos laos sociais gera altos nveis de insegurana nos indivduos, um mal-estar da ps-modernidade. Mergulhado nessas mudanas, o casamento tambm passa por reajustes e no representa mais um ideal de segurana. Como afirma o socilogo, relacionamentos so investimentos como quaisquer outros (BAUMAN, 2004, p. 29), por isso as promessas de compromisso a longo prazo mostram-se sem sentido. Dessa forma, no se pode mais pensar em felizes para sempre, at porque o sempre parece no resistir aos constantes processos de mudana do mundo contemporneo. Sendo assim, a voz narradora de O prncipe que bocejava no poderia afirmar que foram felizes para sempre, uma vez que no faz mais sentido tal posio. Ainda que sejam perceptveis mudanas no comportamento dos prncipe e princesas, personagens das obras estudadas, alguns padres de comportamento masculino reduplicam a estrutura patriarcal. Mesmo assim, h indcios de reavaliao dos paradigmas de papis femininos e masculinos dentro da sociedade.

Referncias bibliogrficas BASTOS, Dau (org). Ana & Ruth. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995. BAUMAN, Zygmunt. Amor lquido: sobre a fragilidade dos laos humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. CASTELLS, Manuel. O fim do patriarcalismo: movimentos sociais, famlia e sexualidade na era da informao. In: __________. O poder da identidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 169-285. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. 5. ed. Petroplis: Vozes, 1987. MACHADO, Ana Maria. A princesa que escolhia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. __________. O prncipe que bocejava. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. __________. Histria meio ao contrrio. So Paulo: tica, 1982. NOLASCO, Scrates. De Tarzan a Homer Simpson: banalizao e violncia masculina em sociedades contemporneas ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

You might also like