You are on page 1of 4

OBESIDADE

Risco aumentado de inmeras doenas crnicas, como: DM, dislipidemia, doenas cardio e cerebrovascular, alteraes da coagulao, doenas articulares degenerativas, neoplasias estrogniodependentes, neoplasia de vescula biliar, esteatose heptica com ou sem cirrose, apnia do sono etc. Pacientes obesos e com obesidade grave, (obesidade mrbida)

Aumento expressivo da mortalidade (250% em relao a pacientes no obesos). Diagnstico

No distingue gordura central de gordura perifrica, massa gordurosa de massa magra, pode superestimar o grau de obesidade em indivduos musculosos. Excesso de gordura pode estar mais concentrada: Na regio abdominal ou no tronco - obesidade tipo andride, superior (de upper), central, ou em ma (apple), mais freqente, mas no exclusiva no sexo masculino, ou;

mais concentrado na regio dos quadris, o que define obesidade

tipo ginide, inferior, perifrica ou subcutnea, glteo-femoral, ou em pra, mais freqente, mas no exclusiva do sexo feminino.
CC tem mostrado ser suficiente para estabelecer risco.

Limites normais a CC < 95 cm para homens e < 80 cm para mulheres.

Tratamento Objetiva melhora do bem-estar e da sade metablica do indivduo, diminuindo os riscos de doena na vida futura.
o

Perdas de 5% a 10% podem melhorar a presso arterial, as alteraes das lipoprotenas, o nmero de apnias e durante o sono e o DM.

Deve-se encorajar objetivos "atingveis" com expectativas realistas em vez de criticar falhas que levam a pensamentos negativos; Aumentar atividade fsica espontnea ou programada;

Perdas maiores de peso podem ser conseguidas com intervenes cirrgicas e, com farmacoterapia, desde que o risco-benefcio seja vlido. Tratamento diettico A maior parte dos tratamentos dietticos da obesidade envolve reduo da ingesto de energia.

A utilizao de dirios alimentares; Tabela de contagem de calorias; Incentivar o consumo de alimentos pobres em gordura;

Incentivar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais e carboidratos como po, macarro, arroz e feijo. Tratamento comportamental
O tratamento cognitivo-comportamental pode fazer parte

de qualquer tratamento da obesidade, independente do uso de outros adjuvantes como medicao anti-obesidade. Exerccio e atividade fsica AF no programada e o exerccio (AF programada) so recomendados para preveno da obesidade e tambm como um mtodo adjunto efetivo no tratamento;

O exerccio aerbico (como andar de bicicleta, caminhar, correr, nadar) pode promover perda de peso e de massa adiposa;

Exerccios de resistncia (como musculao, ginstica localizada) tm efeito menor sobre o peso, porm aumentam a massa muscular.

Tratamento farmacolgico O tratamento farmacolgico da obesidade est indicado: Na presena de ndice de massa corprea maior que 25 kg/m2 ou; Adiposidade central ou andride, com outras doenas associadas obesidade ou; Em pacientes com IMC maior que 30 kg/m2, quando da falncia do tratamento no farmacolgico isoladamente.

Medicamentos - Trs grupos bsicos: Anorexiantes de ao central; Termognicos e; Que afetam a absoro de nutrientes.

Tratamento cirrgico Cirurgia baritrica:


Pacientes obesos mrbidos resistentes ao tratamento clnico. Reduo de cerca de 40% do peso em um ano e a manuteno desta perda aps um ano. Vem sendo cada vez mais realizada! Tratamento indicado para o obeso severo com patologias associadas e/ou resistentes a tentativas srias de tratamento clnico.

You might also like