You are on page 1of 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Cincias Humanas e Sociais CCHS Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental PAIEF/UNIRIO/CEDERJ Plo So Francisco de Itabapoana

A RELAO FAMLIA E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E O


CONCEITO DE MEDIAO FAMILIAR.

ENILZA RIBEIRO DOS SANTOS.

SO FRANCISCO DE ITABAPOANA 2009

ENILZA RIBEIRO DOS SANTOS.

A RELAO FAMLIA E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E O


CONCEITO DE MEDIAO FAMILIAR.

Projeto de Monografia apresentado ao programa de Graduao em Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental PAIEF/CEDERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, como requisito parcial para obteno do Grau de Licenciado, sob a orientao do Prof. Ms. Edno Gonalves Siqueira..

SO FRANCISCO DE ITABAPOANA 2009

ENILZA RIBEIRO DOS SANTOS.

A RELAO FAMLIA E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E O


CONCEITO DE MEDIAO FAMILIAR.

Projeto de Monografia apresentado ao programa de Graduao em Pedagogia Para os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental PAIEF/CEDERJ da Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO, como requisito parcial para obteno do Grau de Licenciado. Aprovado em ____ de ___________ de 2009.

COMISSO EXAMINADORA

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________ Prof. Ms. Edno Gonalves Gonalves Siqueira. Orientador

"No me preocupa que no exera um cargo, o que me preocupa como me tornar capaz de um. No me preocupa o no ser conhecido, mas procuro tornar-me digno de ser conhecido.

Agradecimento a Deus "Que nos deu o dom da vida, nos presenteou com a liberdade, nos abenoou com a inteligncia, nos deu a graa de lutarmos. Para a conquista de nossas realizaes, cabe o louvor e a glria. A ns s cabe a ns agradecer. (Rui Barbosa)

Mensagem aos colegas:


"No incio, unidos apenas por um objetivo comum. Recuados, desconfiados, aos poucos a convivncia. Foi nos aproximando, encantando. Sempre colegas, soubemos conviver e respeitar-nos. Lutamos, sobrevivemos, crescemos.... acima de tudo como seres humanos. E, por tudo, a saudade h de ficar. "

Mensagem a todos aqueles que amamos: nossos pais, companheiros e filhos: "O amor , certamente, a razo ltima da existncia humana, seu objetivo maior. Tudo, sem amor nada. Aos que amamos, pois, dedicamos esta obra de aperfeioamento do ser que importa, tambm, em aperfeioar o amor.

Mensagem aos nossos professores, do CEDERJ/UNIRIO, ao nosso orientador Edno Siqueira e a todos que direta ou indiretamente contriburam para o nosso desenvolvimento e conhecimento pessoal: "Hoje nossos caminhos se partem, para que possamos andar sozinhos, na certeza de que todas as estradas se unem em um ponto comum, onde nos encontraremos para falar da vida, das lgrimas, das alegrias, das conquistas e dos fracassos, e claro, dos sonhos que ainda ousaremos realizar!" Obrigada por tudo!

SUMRIO
RESUMO.......................................................................................................................08 CAPTULO I Conflito Familiar na Sociedade Contempornea. 1.1. A utilizao de mecanismos pacficos de soluo de conflitos. 1.2. A mediao introduz a cultura do dilogo. 1.3. Mediador Familiar. CAPTULO II Mdia e Violncia: A Pedagogia Crtica como Agente Influenciador da Cultura............................................................................................................................18 2.1. A Mdia Televisiva.................................................................................................23 2.2. A Violncia Miditica.........................................................................................24 2.3. O Advento do Espetculo como forma de Violncia Miditica........................26 CAPTULO III Globalizao: Caractersticas e Efeitos sobre a Educao e o papel das NTICs.....28 CAPTULO IV Capacitao de Professores para o uso Reflexivo das NTICs na Educao.............33

Captulo V
A Famlia como representao nas sociedades capitalistas modernas. A representao da clula mater como uma estrutura fundamental formao do humano. 5.1. Histrico da representao clula mater.............................................................38 5.2. Valores no sculo XXI e as mudanas ocasionadas no ambiente familiar.......45 5.3. A importncia da participao familiar no desenvolvimento da criana e do adolescente em fase escolar..........................................................................................47

CONCLUSO...............................................................................................................49 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................................53

A RELAO FAMLIA E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E O


CONCEITO DE MEDIAO FAMILIAR.

RESUMO Ao longo das ltimas dcadas, a famlia vem enfrentando um processo de profundas transformaes. Hoje, no existe apenas o modelo patriarcal de famlia, consolidada com o casamento indissolvel, cuja estrutura marcada por uma forte hierarquia. Vrios fatores econmicos, sociais e culturais contriburam de forma decisiva para as alteraes na estrutura familiar. Apesar da resistncia do patriarcalismo, pode-se afirmar que as famlias de hoje no mais possuem uma forte hierarquia, cujo controle era exercido pelo homem, em detrimento da mulher e dos filhos. Em uma perspectiva de confronto com o antigo modelo, a famlia contempornea inovadora, democrtica e igualitria. Os diversos modelos de famlia que hoje existem possuem seus relacionamentos baseados na igualdade, solidariedade, afetividade e liberdade. Os membros da famlia precisam sentir-se seguros e protegidos, bem como precisam sentir-se encorajados a exercerem sua independncia. Esses fenmenos ainda no foram assimilados pela sociedade de uma maneira geral. Todas essas transformaes proporcionam instabilidade familiar, uma vez que, com a ausncia de papis pr-estabelecidos, os familiares agora precisam negociar a todo instante suas diferenas. Tais negociaes muitas vezes no so adequadas, principalmente quando inexiste nas relaes familiares uma boa comunicao, gerando, em muitos casos, a violncia domstica. Os ndices de violncia domstica apresentam-se de modo estarrecedor, vitimando, principalmente, as mulheres, as crianas e os idosos, fato noticiado cotidianamente. Diante de toda essa conjuntura, verifica-se a necessidade da utilizao nas relaes familiares de instrumentos adequados de soluo de conflitos. O presente trabalho abordar a mediao, que se apresenta como um eficaz meio de interveno em relao s desavenas familiares, uma vez que, atravs do dilogo, pode-se realizar um verdadeiro tratamento dos conflitos, facilitando a continuao da relao entre os

parentes. Alm disso, sabe-se, mesmo a partir de nossas observaes cotidianas no trabalho escolar, que a famlia representa uma importante varivel a intervir no desempenho escolar dos alunos. A mediao consiste em um procedimento no adversarial, em que um terceiro, competente, capacitado, diligente, imparcial, denominado mediador, auxilia as partes a entenderem seus reais problemas. Note-se que o mediador nada decide, apenas estimula e viabiliza a comunicao entre os mediados na busca por melhores e mais criativas solues, de modo a facilitar a celebrao de um acordo mutuamente satisfatrio. Desse modo, a mediao confere autonomia aos mediados, possibilitando que a soluo dos problemas seja oferecida pelos mesmos. Trata-se de um processo de responsabilizao, em que as pessoas participam ativamente da resoluo dos seus conflitos. A mediao familiar incentiva a comunicao aberta e o exerccio da solidariedade. Em outras palavras, incentiva as pessoas mtua compreenso de realidades distintas, diminuindo os traumas que podem advir com a m administrao desses conflitos bem como, deve funcionar como uma medida a influir diretamente nas condies de qualidade para que a criana possa alcanar um bom desempenho nas aprendizagens escolares. Palavras Chaves: Famlia; Conflitos; Escola; Fatores Econmicos; Violncia e Sociedade.

CAPTULO I O CONFLITO FAMILIAR NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA

Como salientado, hoje no existe apenas o modelo patriarcal de famlia. Na verdade, coexistem diversas formas, que so marcadas pelos traos da igualdade, individualidade e afetividade. As famlias enfrentam um processo de instabilidade, uma vez que as mudanas ainda no foram assimiladas pela sociedade de um modo geral. Homens, mulheres, idosos, adolescentes e crianas ainda no conseguem administrar as diferenas que esto surgindo em meio aos novos modelos de famlia. Como no mais existem papis pr-estabelecidos, verifica-se a necessidade de constantes negociaes no seio familiar.
As rupturas das tradies provavelmente propiciam uma quebra nas relaes vinculares. Por isso representam um desarrumo no percurso do ritmo familiar, o que transforma os laos em desenlao, e a ordem de desconcerto, criando-se, assim, vivncias de transgresses. Em decorrncia, abrem espao para a violao dos direitos e deveres individuais e coletivos. (ZLIA MARIA DE MELO E ZULEICA DANTAS PEREIRA CAMPOS).

Na verdade, o conflito sempre fez parte da vida social e familiar, uma vez que a famlia dinmica, composta por teias complexas de relaes entre seus membros. Nessas teias, esto presentes constantemente desavenas, ou seja, no cotidiano das pessoas, as brigas familiares so uma realidade. Assim, a histria de uma famlia marcada por momentos de crescimento, de estagnao, encontro, desencontro e reconciliao.
Numa famlia, entretanto, solidariedade e conflito coexistem. Toda famlia funciona como uma unidade social contraditria em que os recursos, os direitos, as obrigaes e os interesses competitivos se confundem. Alm dos conflitos por divergncia de opinies, de idias, de crenas ou de poder, ocorrem os conflitos decorrentes da disputa pelos afetos. Sua dinmica e organizao se baseiam na distribuio dos afetos, o que tende a criar um complexo dinamismo de competies e disputas motivadas pelo desejo de conquista de espaos que garantam o amor, o reconhecimento e a proteo, uns dos outros, necessidades bsicas da condio humana. (MALVINA MUSKAT).

A existncia de antagonismos, por si s, no prejudicial s famlias. Os conflitos so essenciais ao ser humano e, se bem administrados, podem promover

crescimento. Por isso, os familiares devem aprender a resolver seus problemas de modo a tirar lies proveitosas para suas vidas. Cumpre salientar que a quebra nas relaes vinculares de natureza familiar marcada por inmeras peculiaridades. Quando h a presena de problemas dessa natureza, existe uma carga emocional que dificulta uma resoluo adequada, uma vez que influenciam as partes, no permitindo que elas consigam argumentar ordenadamente para defender seu ponto de vista. Os conflitos familiares so bastante complexos, tendo em vista que envolvem emoes e sentimentos ocultos, tais como: mgoas, dores, vinganas, entre outros. Muitas vezes, ele no eclode por um nico motivo, sendo um conjunto de mgoas somadas ao longo da convivncia.

O conflito familiar no eclode de uma hora para outra; ele tambm uma construo ao longo do tempo e das experincias relacionais. Na maioria das vezes, ele a somatria de insatisfaes pessoais, de coisas no ditas, de emoes reprimidas, de desinteresses, desatenes constantes, traies ou sabotagem ao projeto de vida estabelecido. em geral, conseqncia do dilogo rompido ou interpretado incorretamente; do silncio punitivo. Enfim, ocorre pela constatao de que o modelo imaginado e vivido foi incapaz de garantir a realizao pessoal, magicamente esperada. (ANA CLIA ROLAND GUEDDES PINTO).

Muitos conflitos de natureza familiar so frutos de decepes e frustraes que surgem a partir da constatao de que as expectativas criadas em torno da relao no podero ser satisfeitas. Em muitos casos, os compromissos firmados anteriormente do lugar a interminveis discusses. comum os conflitos familiares tambm serem frutos de mal entendidos. As pessoas no conseguem ouvir outros pontos de vista e argumentam aparentemente a mesma coisa, de modo diferente. Vale ressaltar que os conflitos podem se mostrar de imediato, referindo-se s reais causas de sua origem. Trata-se do conflito real, em outras palavras, daquele que est relacionado ao verdadeiro problema que deu incio desavena. Por outro lado, os conflitos podem exigir uma anlise mais criteriosa para desvendar sua real motivao. Trata-se do conflito aparente, que se exterioriza por outras razes distintas das reais causas que originaram a disputa. Popularmente, tais razes so conhecidas como a gota dgua.

Nas discusses comum as pessoas exporem o conflito aparente, em detrimento do real. Muitas vezes, as discusses envolvem ataques pessoais que se revelam como as motivaes dos conflitos, mas na verdade so conseqncias de uma razo maior: o conflito real. Isso ocorre principalmente em relao aos conflitos de natureza familiar, uma vez que, como j salientado, envolvem emoes que dificultam o dilogo. Geralmente, sobretudo quando h violncia, quase todos os familiares sofrem direta ou indiretamente com os conflitos entre parentes.
Na violncia domstica no h vencedores. A destruio paulatina do sentimento de amparo, amor e auto-estima, atribuies normalmente providas dentro de uma famlia funcional fundamentais para a estruturao do sujeito, geral e atinge a todos os membros, incluindo-se a o agressor. (SUSANA MUSKAT).

Os ndices de violncia domstica mostram-se estarrecedores nos ltimos anos, devido aos mais variados fatores: desemprego, falta de dilogo, adultrio, alcoolismo etc. A violncia domstica constitui o abuso fsico, emocional, sexual ou mental de uma pessoa por outra, com quem teve ou tem um relacionamento ntimo; familiar. qualquer indivduo, independente da sua idade, classe social, raa, capacidade ou estilo de vida. Nas relaes familiares, a violncia muitas vezes caracterizada pela agressividade como um mecanismo de defesa. Quando se sentem ameaados, os integrantes da famlia no argumentam ordenadamente para defender seus propsitos, assumindo uma conduta agressiva, violenta. Logicamente, a violncia no constitui o instrumento mais adequado soluo de conflitos. No prximo tpico, ser analisada a mediao como instrumento adequado de soluo de conflitos familiares. 1.1. A utilizao de mecanismos pacficos de soluo de conflitos. Diante dessa realidade, marcada pela atual instabilidade familiar, constata-se a necessidade da utilizao de mecanismos pacficos de soluo de conflitos, que primem pelo dilogo, tais como a mediao. Quando existe a possibilidade de comunicao, para os problemas dessa natureza, a prpria vontade das partes consiste em uma verdadeira justia.

a realidade dos conflitos familiares contm um indistinto emaranhado de conflitos legais e emocionais, e quando no so resolvidos pelos protagonistas,transformam-se em disputas interminveis nas mos de terceiros, deixando srias marcas na sociedade.(MARIA NARZARETH SERPA).

A autora Danile Ganncia afirma que Os conflitos familiares, antes de serem conflitos de direito, so essencialmente afetivos, psicolgicos, relacionais, antecedidos de sofrimento. Logo, para uma soluo eficaz, importante a observao dos aspectos emocionais e afetivos. Nesse sentido, necessrio se faz a utilizao de outros mtodos de composio de conflitos que tratem das questes familiares de modo eficaz, a exemplo da mediao. Note-se que a mediao adequada aos conflitos familiares, apresentando-se como uma eficiente tcnica de resoluo de controvrsia, proporcionando, em tempo adequado, um intenso tratamento dos problemas e facilitando a continuao do relacionamento entre as partes por meio do dilogo e da mtua compreenso. Desse modo, a mediao pode ser utilizada nos mais diferentes tipos de conflitos, tais como: questes cveis, familiares, comerciais, escolares, de vizinhana, ambiental e conflitos provenientes de relaes de consumo. Para a soluo de questes familiares, h necessidade da co-mediao, devendo participar, alm do mediador, um psiquiatra, psiclogo ou assistente social. Com isso, o conflito familiar possui melhores chances de ser abordado de forma eficaz, contemplando as peculiaridades que o mesmo possui. nas questes de famlia que a mediao encontra sua mais adequada aplicao. H muito, as tensas relaes familiares careciam de recursos adequados, para situaes de conflito, distintos da negociao direta, da terapia e da resoluo judicial. A mediao vem-se destacando como uma eficiente tcnica que valoriza a co-participao e a co-autoria. Como j analisado, a mediao consiste em um mtodo eficaz de composiode conflitos, em que um terceiro capacitado e imparcial, denominado mediador, auxilia as partes na consecuo de um acordo mutuamente satisfatrio, melhorando o dilogo e a comunicao entre as mesmas.
A mediao Familiar e conjugal vem ao encontro dessa necessidade de obter instrumentos de interveno sobre questes relacionadas violncia, em que as partes estejam envolvidas na busca de solues para conflitos, que no as agresses fsicas. A mediao como possibilidade de desenvolvimento de um contexto flexvel para o manejo de disputas tem

demonstrado sua eficcia e congrega uma srie de vantagens; o mediador o terceiro elemento que possibilita a criao de um contexto favorvel negociao das diferenas e ao estabelecimento de uma comunicao funcional.(LILIA GODAU DOA ANJOS PEREIRA BIASOTO).

A pacificao social e a preveno da m administrao de novos conflitos so objetivos da mediao. Na verdade, por sua grande aplicao nas questes familiares, esse procedimento constitui um importante instrumento de combate violncia domstica.

1.2. A mediao introduz a cultura do dilogo. Ressaltando a importncia da comunicao. Na mediao no existem adversrios; as partes devem buscar a soluo do problema de forma pacfica, construindo conjuntamente uma soluo satisfatria. justamente nos conflitos familiares que transparecem sentimentos como: hostilidade, vingana, depresso, ansiedade, arrependimento, dio, mgoa etc., dificultando a comunicao entre os mediados. Quase sempre, durante uma crise, os parentes no conseguem conversar de forma ordenada e pacfica para resolver suas controvrsias. Assim, a mediao familiar incentiva a comunicao entre as partes, responsabilizando-as pela formao de uma nova relao baseada na mtua compreenso. A autora Danile Ganncia, a respeito do assunto, acrescenta que: A mediao familiar , antes de tudo, o lugar da palavra em que as partes, num face a face, sem outra testemunha, podero verbalizar o conflito e assim tomar conscincia de seu mecanismo e do que est em jogo. Esse instrumento proporciona s famlias a oportunidade de uma comunicao destinada a esclarecer mal-entendidos, evitando rupturas desnecessrias. A mediao, sobretudo a familiar, objetiva pr fim ao conflito real, e no ao aparente, pois assim estar sendo solucionado o verdadeiro problema. Deste modo, a mediao prope um trabalho de desconstruo do conflito, fazendo com que os mediados encontrem as reais motivaes de suas disputas e as solucionem. Alm disso, a mediao busca a valorizao do ser humano e a igualdade entre

as partes. Portanto, nos conflitos familiares, que muitas vezes so marcados pela desigualdade entre homens e mulheres, a mediao promove o equilbrio entre os gneros, na medida em que ambos possuem as mesmas oportunidades dentro do procedimento. Outra vantagem oferecida pela mediao familiar a resoluo do conflito em tempo adequado. Neste procedimento, dependendo da complexidade, os problemas podem ser resolvidos em um curto lapso temporal, observando a natureza de urgncia das disputas familiares. Isto posto, notvel a eficincia da mediao nos conflitos familiares, na medida em que seu procedimento busca uma escuta diferenciada das partes, dando-lhes oportunidade de pensar na reorganizao de suas relaes parentais. Assim, este processo possibilita inmeros benefcios para os que dela participam, sendo amplamente utilizada nas separaes e nos divrcios.

1.3. Mediador Familiar. O mediador familiar, assim como o de qualquer outra rea, deve observar os princpios e os objetivos da mediao, entretanto, a natureza da matria exige uma maior ateno desse profissional. Para atuar na rea de famlia, o mediador deve conhecer a natureza desses conflitos, bem como suas peculiaridades. Alm disso, deve compreender as transformaes que ocorreram nas estruturas familiares, entendendo que todas as formas de constituio familiar devem ser respeitadas. Cumpre salientar que o mediador diferencia-se do terapeuta. O processo da mediao familiar breve e objetiva solucionar de forma pacfica os problemas dessa natureza, possibilitando uma convivncia futura, mesmo depois dos conflitos. A terapia, por sua vez, mais duradoura e objetiva ocasionar mudanas profundas no comportamento dos familiares. Alm disso, o mediador focaliza as discusses no presente e no futuro, enquanto o terapeuta enfoca problemas anteriores ou passados. Como j salientado, os conflitos familiares possuem uma carga emocional que muitas vezes dificulta uma resoluo adequada do conflito. Geralmente, as pessoas que chegam a uma sesso de mediao para resolver uma querela familiar, j possuem um

ponto de vista formado, que foi construdo ao longo das discusses, e que deve ser defendido a qualquer custo. Assim, quando facultada a palavra a um dos mediados, esse j possui um discurso pronto, que proferido de modo contnuo, sem pausas. O outro, por sua vez, tambm possui seu ponto de vista que proclamado da mesma forma. O mediador familiar deve proporcionar a desconstruo desses discursos, fazendo com que os parentes consigam restabelecer a comunicao. Nesse processo, o mediador deve permanecer atento, buscando compreender a realidade daquele ncleo familiar. Em muitos conflitos de famlia, as pessoas comparecem sesso de mediao apenas para serem ouvidas; elas buscam uma oportunidade de exporem suas mgoas e seus anseios. Na prtica, comum mulheres falarem que querem a separao a todo custo e, aps desabafarem, voltarem para a companhia do marido.
(...) Cabe ao mediador entender o que se passa na famlia e qual o lugar queocupam os indivduos, sobretudo as crianas, fazendo o exame do sistemafamiliar, fortalecendo-o para que encontre o caminho da autonomia (...). (ANA CLIA ROLAND GUEDES PINTO).

Cumpre ressaltar que a mediao no se destina somente a restabelecer relaes rompidas, evitando separaes. Na verdade, tambm se destina a possibilitar aos familiares o enfrentamento dessas situaes de forma adequada, em outras palavras, a mediao possibilita o crescimento a partir da boa administrao dos conflitos. Desta feita, o mediador deve sempre frisar a capacidade que os familiares possuem de resolver seus conflitos, salientando que os efeitos da sesso de mediao devem contribuir para a reorganizao e manuteno das relaes parentais. Ao salientar tal capacidade o mediador tambm deve utilizar palavras que sirvam para aumentar a auto-estima dos mediados. Geralmente, nos conflitos familiares, as pessoas ingressam no processo de mediao depressiva e desanimada, tendendo para a autodestruio. Para uma mediao ser bem sucedida, necessrio que o mediador conquiste a confiana das partes, principalmente em relao aos conflitos familiares. Isto porque as pessoas precisam sentir-se confortveis e confiantes para exporem suas intimidades: traies, desiluses, amor no correspondido, abusos fsicos e mentais etc. Para tanto, o mediador precisa esclarecer o princpio da confidencialidade, informando que as

intimidades da famlia no sero expostas. Principalmente na mediao familiar, o mediador precisa permanecer atento s suas prprias emoes, no sentido de conservar sua imparcialidade. Desafiadora a funo deste profissional, uma vez que, mesmo se tratando das sensveis questes de famlia, deve controlar seus instintos, no deixando transparecer suas opinies prestabelecidas a respeito deste delicado tema. Assim, para uma eficaz mediao familiar, o mediador precisa compreender o dinamismo das relaes dessa natureza. Nos casos de separaes e divrcios, aconselhvel que os mediadores incentivem primeiramente as solues pertinentes s questes patrimoniais - diviso dos bens. Quando envolvem filhos, o mediador deve sempre ressaltar a importncia da coparentalidade e da solidariedade para que sejam resolvidas as disputas sobre: guarda, regime de visitas, penso alimentcia. Nesse processo, o mediador utiliza-se de perguntas abertas, que auxiliam na conscientizao dos mediados, tais como: voc acha que essa quantia necessria para a manuteno de seus filhos? O que voc acha que pode ser feito para amenizar o sofrimento? O que voc sentiria caso estivesse no lugar de seu parceiro? Etc. Em todo o procedimento necessrio que o mediador permanea atento para averiguar se a mediao realmente o instrumento mais adequado soluo daquele conflito familiar. Quando houver desinteresse do casal em resolver o conflito ou quando no existem a boa-f e o equilbrio entre as partes, o mediador deve encerrar a sesso. Outra situao que exige o trmino do processo configura-se quando h violncia conjugal, muitas vezes influenciada por sentimentos de vingana. Em suma, a cartilha sobre mediao familiar utilizada pelo Tribunal de Justia de Santa Catarina (no. 23) aponta como papel do mediador familiar: - Estabelecer sua credibilidade como uma terceira pessoa imparcial e explicar o processo e as etapas da mediao; - Acompanhar os pais na busca de um entendimento satisfatrio a ambos, visando aos interesses comuns e de seus filhos; - Favorecer uma atitude de cooperao, inibindo a confrontao freqentemente utilizada pelo sistema tradicional; - Encorajar a manuteno de contato entre pais e filhos; - Equilibrar o poder entre os cnjuges favorecendo a troca de informaes; - Facilitar as negociaes. Diante do exposto, para atuar nos conflitos familiares, o mediador precisa estar

constantemente capacitado, tendo em vista a complexidade dos problemas dessa natureza.

Captulo 2
A Famlia conforme representada nas sociedades ocidentais contemporneas.

5.1. Histrico da representao clula mater. O conceito de famlia tem passado por processos contnuos de redefinies nas vrias reas onde o estudo deste conceito necessrio. Entre os cientistas sociais prevalece a convico de que essa noo, para ter lastro com a coerncia interna com a lgica prpria a esta rea do conhecimento, dever ser sempre usada no plural. Tambm

foi decisiva a contribuio da Antropologia para a compreenso deste conceito, centrado em trs linhas de pesquisa: universalidade e particularidade nos estudos da famlia; problemas envolvidos no estudo do parentesco e das relaes entre geraes; a oposio entre pblico e privado e os significados da famlia e do casamento nas sociedades ocidentais contemporneas. Outra referncia marcante o estudo empreendido por Engels sobre a formao histrica da famlia vinculando ao mtodo dialtico de compreender o desenvolvimento histrico:
A Origem da Famlia, da Propriedade Privada e do Estado (em alemo:Der Ursprung der Familie, des Privateigentums und des Staats) uma obra de Engels, a qual, por influncia do marxismo (Karl Marx companheiro de lutas e estudo e grande amigo), resgata desde o incio dos tempos a anlise materialista do desenvolvimento da civilizao. A obra constitui-se em um estudo aprofundado baseado nas descobertas de campo de Lewis Henry Morgan e em seu livro A sociadade Antigua(Ancient Society) sobre a gens dos indgenas norteamericanos da nao iroquesa que foi adotados pelos (senecas). que ainda era infunciado totalmente pelo evolucionismo.em seu livro Morgan A sociadade Antiga (Ancient Society) sobre a gens dos indgenas norte-americanos da nao iroquesa que foi adotados pelos (senecas). O livro tambm demonstra a passagem do matriarcalismo ou comunismo primitivo ao patriarcalismo correlacionando ao incio da propriedade privada que por sua vez se correlaciona com o incio do Estado.1

A evoluo da famlia e do conceito da instituio famlia ao longo da histria tem-se revestido de caractersticas especficas. No Sc. II, o conceito de famlia vinculava-se ordem legal e patrimonial. A famlia transmitia-se por herana e a este termo estava referido um forte conceito patrimonial, ou seja, a famlia era mais vista no sentido de propriedade e sucesso de propriedade material do que era vista no sentido das pessoas (seres humanos livres e escravos / servos) de que ela se constitua; bastante distante dos conceitos que posteriormente ir adquirir, sobremodo do conceito corrente. Com a queda do Imprio Romano (Sc. V), so introduzidas de formas de direito tpicas dos povos brbaros chamadas de direito costumeiro brbaro conjuntamente com resqucios de direito romano. Este conjunto conceitual que posteriormente fica depositado na Instituio Igreja que lhe aplica concepes crists; codificao de que somos donatrios. O conceito de famlia ento, como os que se referem a outras instituies, uma construo histrica. Os antroplogos nos ajudaram a perceber que sobre o ''familiar'' o natural repousa um emaranhado de relaes histricas, que apesar de complexas, so socialmente estabelecidas (BILAC, 2000). Durante a segunda metade do sculo XIX e
1 Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Origem_da_Fam%C3%ADlia %2C_da_Propriedade_Privada_e_do_Estado; acesso em 07/06/08.

princpios do sculo XX, os antroplogos trabalharam sob a influncia do evolucionismo darwinista. Organizaram seus dados de maneira a que as instituies de outros grupos sociais correspondessem a um estgio primitivo da evoluo da humanidade, ficando nossas prprias instituies relacionadas com as formas mais avanadas ou desenvolvidas, fruto ou efeito do etnocentrismo que mais tarde, como num trajeto corretivo, se utilizaram para a redefinio de suas abordagens tericas e os conceitos que delas decorrem.
Etnocentrismo uma atitude na qual a viso ou avaliao de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referncia, como padro preconceituoso. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo tnico considerar-se como superior a outro. No existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnolgico (como, por exemplo, os habitantes anteriores aos europeus que residiam nas Amricas, na frica e na Oceania) se comparado a outro mas, possivelmente, mais adaptado a determinado ambiente, alm de no possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui. A tendncia do homem nas sociedades de repudiar ou negar tudo que lhe diferente ou no est de acordo com suas tendncias, costume e hbitos. Na civilizao grega, o brbaro, era o que "transgredia" toda a lei e costumes da poca; este termo , portanto, etimologicamente semelhante ao selvagem na sociedade ocidental. Incluem-se aqui as pessoas que observam as outras culturas em funo da sua propria cultura, tomando-a como padro para valorizar e hierarquizar as restantes. Da resulta incompreenso em relao aos aspectos das outras culturas, incluindo sua raa com centralizao. Uma cultura com ideia de superioridade a outra. uma viso do mundo onde o nosso grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos prprios valores e nossas definies do que existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. O etnocentrismo a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e as razes pelos quais tantas e to profundas distores se perpetuam nas emoes, pensamentos, imagens e representaes que fazemos da vida daqueles que so diferentes de ns. De um lado, conhecemos um grupo do eu, o nosso grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, ou seja, um reflexo de ns. Depois, ento, nos deparamos com um grupo diferente, o grupo do outro, que s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e ainda que diferente, tambm existe. O grupo do outro fica como sendo engraado, absurdo, anormal ou ininteligvel. E a sociedade do eu a melhor, a superior. O outro o aqum ou o alm, nunca o igual ao eu. Privilegiamos ambos as funes estticas, ornamentais, decorativas de objetos que, na cultura do outro desempenhavam funes que seriam principalmente tcnicas. O etnocentrismo passa por um julgamento de valor de cultura do outro nos termos da cultura do grupo do eu. 2

Existem duas maneiras de interpretar essa preeminncia da famlia em ambos os


2

http://pt.shvoong.com/books/1706507-que-%C3%A9-etnocentrismo/ .

extremos da escala de desenvolvimento das sociedades humanas. Alguns autores sustentam que os povos mais antigos podem ser considerados um remanescente daquilo que poderia definir como "idade urea", anterior submisso do homem s agruras e perversidades da civilizao: assim, o homem teria conhecido nesse estado primitivo a felicidade da famlia monogmica para perd-la at seu mais recente redescobrimento cristo, (BERQU, 1995, p.309). Se for possvel manter a identidade legal, econmica e sentimental da famlia, mesmo em um esquema polignico ou polindrico, no to certo que o mesmo ocorra quando a poliandria coexiste com a poligamia. Aproximamo-nos do chamado "casamento em grupo" ao considerarmos a evoluo dos todas, no sculo XIX. Eles possuam originalmente um sistema polindrico, tornando possvel por meio do infanticdio feminino. Quando essa prtica foi proibida pela administrao britnica, restaurando assim a proporo natural entre os sexos, todos continuaram a praticar a poliandria, mas agora, em vez de vrios irmos compartilharem uma esposa, tornou-se possvel desposarem vrias. Assim, pois, comea-se a ver por que o problema da famlia no deve ser encarado de uma maneira dogmtica. Alias, esta uma das questes mais ilusrias de todo o campo da organizao social. Entre as chamadas sociedades poligmicas existe sem dvida um nmero considervel que automaticamente o so: outras, porm, estabeleceram acentuada diferena entre a "primeira" esposa, a qual a nica verdadeira, investida de todos os direitos ligados ao estado matrimonial, e as demais, que s vezes pouco mais so que todo matrimonial, e as demais, que s vezes pouco mais so que concubinas oficiais. Nas sociedades modernas, razes de ordem econmica, moral e religiosa oficializaram o casamento monogmico (regra esta, na prtica, violada de maneiras diversas, como a liberdade pr-nupcial, a prostituio e o adultrio). Existindo vrios tipos diferentes de casamento a serem observados nas sociedades humanas, quer monogmicos, quer poligmicos, o fato digno de nota que, em toda parte, existe uma distino entre o casamento, isto , um vnculo legal e aprovado pelo grupo entre um homem e uma mulher, e o tipo de unio, permanente ou temporria, que resulta da violncia ou do simples consentimento.
A forma de organizao da famlia um elemento relevante no modo como ela conduz o processo de socializao dos imaturos, transmitindo-lhes valores, normas e modelos de conduta e orientandonos no sentido de tornarem-se sujeitos de direitos e deveres no universo domstico e no domnio pblico. (ROMANELLI, 1995, p.74)

A diversidade na composio da instituio domstica e em suas relaes internas no elimina, entretanto, o predomnio da famlia nuclear, constituda por marido, esposa e filhos, biolgicos ou adotivos. No entanto, a importncia da famlia nuclear no reside apenas no fato de ela ser arranjo estaticamente preponderante, mas resulta do significado simblico de que foi revestida, convertendo-a em modelo hegemnico, isto , em referencial e em ideal de ordenao da vida domstica para

a grande maioria da populao. Como grupo de convivncia, a unidade domstica , na prtica, elemento mediador essencial para disciplinar e orientar as possibilidades de concretizao de aspiraes e interesses individuais, dentro e fora da prpria instituio. Mas no se deve esquecer que a essa instituio atribudo o papel de atuar como instrumento disseminador das representaes que sustentam, em ltima instncia, uma estrutura social, segundo uma linha de pesquisa da qual Luis Althusser representante atravs do conceito de Aparelho Ideolgico do Estado:
Na verdade, os clssicos do marxismo, em sua prtica poltica, trataram do Estado como uma realidade mais complexa do que a definio da teoria marxista do Estado; porm, no a exprimiram numa teoria correspondente. Gramsi tambm o fez: para ele, o Estado no se resumia ao Aparelho (repressivo) de Estado, compreendendo tambm um certo nmero de instituies da sociedade civil. Entretanto, Gramsi no sistematizou suas intuies, que permaneceram no estado de anotaes. Na teoria marxista, o Aparelho (repressivo) de Estado compreende o governo, a administrao, o exrcito, a polcia, os tribunais, a prises, etc. Repressivo porque o Aparelho de Estado em questo funciona atravs da violncia (fsica ou no, como a violncia administrativa), pelo menos em situaes limite. Os Aparelhos Ideolgicos de Estado designam realidades que se apresentam na forma de instituies distintas e especializadas Embora diferente, constantemente combinam suas foras. Apesar de sua aparncia dispersa, os Aparelhos Ideolgicos de Estado funcionam todos predominantemente atravs da ideologia, que unificada sob a ideologia da classe dominante. Ento, alm de deter o poder do Estado e, conseqentemente, dispor do Aparelho (repressivo) de Estado, a classe dominante tambm ativa nos Aparelhos Ideolgicos de Estado. De fato, nenhuma classe pode, de forma duradoura, deter o poder do Estado sem exercer sua hegemonia sobre e nos Aparelhos Ideolgicos de Estado simultaneamente. Comprovando sua afirmao, Althusser alerta para a preocupao de Lnin em revolucionar, entre outros, o Aparelho Ideolgico de Estado escolar, de modo a permitir ao proletariado sovitico que se apropriara do poder garantir o prprio futuro da ditadura do proletariado e a passagem para o socialismo. A partir dessa afirmao, pode-se concluir que os Aparelhos Ideolgicos de Estado so meios e tambm lugar da luta de classes, pois neles a classe no poder no dita to facilmente a lei quanto no Aparelho (repressivo) de Estado e tambm porque a resistncia das classes exploradas pode neles encontrar formas de se expressar. Assim, de forma bastante resumida, distingue-se o poder de Estado do Aparelho de Estado, o qual compreende dois corpos: o corpo das instituies que constituem o Aparelho Repressivo do Estado e o corpo das instituies que representam a unidade dos Aparelhos Ideolgicos de Estado. Atualmente, todo Aparelho Ideolgico de Estado concorre cada um da maneira que lhe prpria para um mesmo fim, que a reproduo das relaes de produo, isto , das relaes de explorao capitalista.3

Mesmo aps revisado tal conceito a luz da complexidade das relaes sociais, neste caso, , a partir dele, procedente considerar a famlia como uma das instituies fundamentais da sociedade, no sentido de que ela a instituio primeira pela qual o indivduo se faz sujeito, onde a humanizao se d, onde ocorre a socializao. Neste sentido, o socilogo francs Pierre Bourdieu, pode contribuir para esta
3 Disponvel em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Althusser#Os_Aparelhos_Ideol.C3.B3gicos_de_E stado; acessado em 20/05/08.

pesquisa quando associa o conceito de socializao ao de violncia simblica:


Bourdieu, permitindo ter seu pensamento rotulado, adota como nomenclatura o construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista. Esta postura consiste em admitir que existe no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ao e a representao dos indivduos, dos chamados agentes. No entanto, tais estruturas so construdas socialmente assim como os esquemas de ao e pensamento, chamados por Bourdieu de habitus. Bourdieu tenta fugir da dicotomia subjetivismo/objetivismo dentro das cincias humanas. Rejeita tanto trabalhar no mbito do fisicalismo, considerando o social enquanto fatos objetivos, como no do psicologismo, o que seria a "explicao das explicaes". O momento objetivo e subjetivo das relaes sociais esto numa relao dialtica. Existem realmente as estruturas objetivas que coagem as representaes e aes dos agentes, mas estes, por sua vez, na sua cotidianidade, podem transformar ou conservar tais estruturas, ou almejar a tanto. A verdade da interao nunca est totalmente expressa na maneira como ela se nos aprensenta imediatamente. Uma das mais importantes questes na obra de Bourdieu se centraliza na anlise de como os agentes incorporam a estrutura social, ao mesmo tempo que a produzem, legitimam e reproduzem. Neste sentido se pode afirmar que ele dialoga com o Estruturalismo, ao mesmo tempo que pensa em que espcie de autonomia os agentes detm. Bourdieu, ento, se prope a superar tanto o objetivismo estruturalista quanto o subjetivismo interacionista (fenomenolgico, semitico)4.

E neste contexto que este socilogo elabora o conceito de violncia simblica:


Conceito elaborado pelo socilogo Pierre Bourdieu. Forma invisvel de coao que se apia, muitas vezes, em crenas e preconceitos coletivos. A violncia simblica se funda na fabricao contnua de crenas no processo de socializao, que induzem o indivduo a se enxergar e a avaliar o mundo seguindo critrios e padres do discurso dominante. Socializao a assimilao de hbitos caractersticas do seu grupo social, todo o processo atravs do qual um indivduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe prpria. um processo contnuo que nunca se d por terminado, realizando-se atravs da comunicao, sendo inicialmente pela "imitao" para se tornar mais sociavl. O processo de socializao inicia-se contudo, aps o nascimento, e atravs, primeiramente, da famlia ou outros agentes prximos, da escola, dos meios de comunicao de massas e dos grupos de referncia que so compostos pelas nossas bandas favoritas, actores, atletas, super-heris, etc. Socializao o processo atravs do qual o indivduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hbitos e valores caractersticos. atravs da Socializao que o indivduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.A socializao , portanto, um processo fundamental no apenas para a integrao do indivduo na sua sociedade, mas tambm, para a continuidade dos Sistemas Sociais. o processo de integrao do indivduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenas, normas dessa mesma culturas em que o indivduo se insere. a) Socializao Primria: ocorre na infncia e na adolescncia, e durante este perodo o indivduo adquire competncias sociais bsicas; b) Socializao Secundria: ocorre na vida adulta sempre que ocorre um processo de adaptao a novas situaes.5

4 Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu ; acesso em 26/05/08. 5 Ibiden.

Para Bourdieu a socializao tem lugar privilegiado na famlia. E aqui que se estabelece o n entre famlia e escola: no se podem desprezar a fora da herana familiar e suas implicaes escolares. Como sabemos, o sucesso ou fracasso de um aluno em sala de aula, em grande medida, no est nas mos do professor, uma vez que recai sobre o valor que a famlia do aluno atribui ao processo educativo escolar e a capacidade dessa mesma famlia em contribuir para sua formao escolar. Ao menos em hiptese, podemos indicar que a escola e famlia atuam como agentes promotores da reproduo da estrutura social. Neste sentido, atuam tambm desta forma como agentes de mediao das representaes da violncia6.

Quanto aos ndices estatsticos, segundo Berqui, (BERQUI, 1995, pp.413414) pode-se deduzir que o comportamento matrimonial dos brasileiros nas ltimas dcadas alterou-se em alguns aspectos, mantendo-se em outros. Aumentou o nmero de separaes e divrcios, conservou-se o da mdia das idades ao casar, e o papel das unies no legalizadas cresceu na preferncia das pessoas. Com bases nos censos brasileiros, a composio da populao por estado conjugal nos ltimos cinqenta anos revela que a maior parte da populao de quinze anos ou mais se declara casada, legalmente ou no, vindo em seguida os solteiros. Enquanto a proporo de casados apresentou tendncia mdia ascendente entre 1940 e 1991, caiu a de solteiros, que passou de 40,8% a 31,8% no mesmo perodo. Em contrapartida, as taxas brutas de separaes judiciais, isto , desquites e divrcios (por mil pessoas) sofTeramalta ao longo do perodo, atingindo, em 1994, valor quatro vezes maior do que o correspondente em 1979. Acredita-se que o intenso crescimento na primeira metade da dcada de 80 reflita, em grande medida, a oficializao de separaes anteriores lei n. 6.515, de dezembro de 1977. Uma linha de pesquisa em Psicologia e na teoria do Servio Social indica que podem existir relaes causais entre as separaes e problemas no desenvolvimento em poca escolar, psicossocial, interferindo diretamente no aprendizado, causando tambm, alm de outros agentes estressores: a raiva, dio, perda de auto-estima, depresso, distores no processo de socializao, a agressividade, que acaba conduzindo crianas, adolescentes e jovens a atitudes violentas na escola. Esta abordagem similar a que vemos nos discursos cotidianos, sobretudo na escola e que nos levam necessariamente reflexo.
6 Disponvel em: http://64.233.169.104/search?

q=cache:PhSx_Epe6YoJ:www.samuelduarte.pro.br/files/educacao.pdf+a+fam %C3%ADlia+segundo+bourdieu&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br; acesso em 26/05/08.

5.2. Valores no sculo XXI e as mudanas ocasionadas no ambiente familiar. Falar em valores em pleno sculo XXI est tornando-se um problema, j que a partir da intensificao da globalizao ocorrida na dcada de 90, a sociedade brasileira, assim como a sociedade num todo, sofreu um grande impacto. Primeiro, pela revoluo tecnolgica, movente da globalizao-glocalizao. Tais influncias assim como as novas modalidades de desequilbrios sociais e econmicos passaram a repercutir como variveis causais na estrutura familiar (BILAC, 2000, p.45) A poltica social no Brasil no tem logrado alterar o quadro de pobreza e excluso da populao brasileira, ao menos na proporo objetivada pelas Polticas Pblicas. Ao contrrio, observa-se, a cada dcada a ampliao das taxas de desigualdade social, ao mesmo tempo em que a concentrao de renda atinge ndices insuportveis. As caractersticas da nossa poltica social podem ser expressas por algumas de suas aes: a. Marcadamente elitista, privilegiando, preferencialmente, os segmentos minoritrios da populao j bem aquinhoados, de outro lado, assistencialista e tutelar quando direcionada aos segmentos empobrecidos da populao. b. A poltica social brasileira reflete uma cultura enraizada historicamente no Estado e na sociedade que legitima o autoritarismo, a tutela dos dominantes e a subalternidade dos dominados. (CARVALHO; 1995, pp.12-13) A crescente interdependncia causada pela globalizao da economia e os conseqentes ajustes econmicos ocorridos nos ltimos dez anos conforme apresentado acima, tm colocado a famlia brasileira em acelerado processo de empobrecimento, alterando profundamente sua estrutura, seus sistemas de relaes, papis e formas de reproduo social. Levando-se em considerao as caractersticas da estrutura familiar e as condies de ocupao dos seus membros, podem ser identificadas algumas das fronteiras que se estabelecem entre a pobreza e a misria, haja vista que a insero no mercado de trabalho crucial para a obteno de renda e garantia de direitos sociais, elementos essenciais para a satisfao das necessidades bsicas para a sobrevivncia. As condies vigentes de trabalho, tendo como eixo a insero diferenciada de homens, mulheres, jovens e crianas em cada um dos momentos de vida familiar, associada ao conhecimento das estratgias que a famlia articula para superar o quadro de pauperismo potencial no mercado de trabalho, podem fornecer indicaes suficientes para construir a heterogeneidade das situaes de pobreza. As chances de escapar da pobreza ou misria so diferentes e desiguais conforme situaes familiares, tais como o nmero de seus provedores, o modo como se inserem no mercado de trabalho e as possibilidades de cada um em funo de suas caractersticas de sexo e de lugar na hierarquia familiar. A instabilidade no trabalho, inscrita no desemprego, na mudana sucessiva de emprego ou mesmo no trabalho desqualificado, precarizado e com baixos salrios, determina para a famlia uma situao em que, para escapar do pauperismo, pelo menos

mais de um de seus membros deve contribuir com o seu trabalho no sustento da casa. A poltica social brasileira reflete uma cultura enraizada no Estado e na sociedade que legitima o autoritarismo. Nesse contexto, a pobreza se generaliza e vai criando na sociedade uma populao voltada para o consumo de massa pobre e desigual cujo impacto sobre a famlia e sobre crianas e jovens ainda est por ser avaliado corretamente. O grupo familiar maximiza as chances de garantir a sobrevivncia dos membros que possuem baixos rendimentos, mesmo que em conjunto a renda per capita tenha seu valor reduzido. Um fator que chama muita ateno neste novo sculo a ausncia de privacidade no seio familiar, a promiscuidade da co-habitao, e a liberdade gerada dentro dos lares causados pelos incentivos dos canais de informaes, e a ausncia dos pais no acompanhamento de seus filhos, j que a maioria leva horas fora de casa devido ao trabalho. Atualmente, crianas (em termos de creche e pr-escola), e adolescentes (em diversos cursinhos, ginsticas, etc.) ficam horas nas escolas (em termos de creche) e outras so acompanhados por prestadores de servios, que em sua maior parte tambm fazem parte de um quadro de vida voltado para a pobreza, e com srias desigualdades sociais. De acordo com Bilac (2000) as condies do cotidiano enfatizam os altos ndices de maus-tratos, tanto dos pais como dos prestadores de servios provocados nas crianas, que por sua vez so produzidos pela famlia. Sem dvida possvel constatar que a famlia tem sido uma ilustre desconhecida nas diretrizes e programas propostos pelas polticas sociais, que no criam condies que propiciem educao de melhor qualidade. 5.3. A importncia da participao familiar no desenvolvimento da criana e do adolescente em fase escolar. Segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (p.ll) diz que: I. De acordo com o art. 2. Considera-se criana, para efeitos desta lei a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade. II. Art. 3. A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta lei assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e finalidades, afim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. III. Art. 4. dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao 1azer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar comunitria. IV. Art. 5. Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao. Explorao, violncia, crueldade, opresso, punido

na forma da lei qualquer atentado, por ao, omisso, aos seus direitos fundamentais. Segundo Lopes (2003, p.15), a infncia e a adolescncia so perodos de fundamental importncia na vida e formao do ser humano. Alm do desenvolvimento fsico e mental que habitualmente so referidos, no podem ser ignoradas as conquistas e experincias que transcorrem nessas fases e que so fundamentais no processo de construo da identidade e das caractersticas essenciais para um convvio social e sadio. Quando na escola, a maioria j adota atitudes que demonstram que os ensinamentos familiares foram realmente apreendidos e absorvidos, torna-se mais fcil o processo de interao entre escola-famlia-criana. Para esses jovens, a escola representa a sua segunda chance para conquistar sua identidade e a habilidade em saber dividir o espao escolar entre todos, sem que nenhum deles perca o quinho a que tem direito. O comportamento violento que tanto nos preocupa e atemoriza, resulta, portanto, da interao entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a famlia, a escola e a comunidade. O termo "violncia na escola" em seu sentido amplo, diz respeito a todos os comportamentos agressivos e anti-sociais que ocorrem em ambientes relacionados escola, incluindo os conflitos interpessoais (aluno-professoraluno). De toda forma, sejam os atos agressivos derivados de influncias familiares e/ou das comunidades, ou originadas dentro da escola, importa aqui ressaltarmos que como agentes de mediao estas instituies podem influir na reproduo e, mais importante, na transformao.

You might also like