You are on page 1of 10

CARACTERSTICAS E LENDAS DOS ORIXS

(imagem do Orix Oxssi retirada na net)

EXU: Tem como funo dinamizar, mobilizar, transformar e comunicar. o passado, presente e futuro. Nele esto contidos o bem e o mal. a manifestao de tudo que existe. Exu representado com um porrente de nome og que o leva em segundos quilmetros de distncia. Tambm atrai atravz de magnetismo, objetos situados longas distncias. Ele astuto e sutil. Como feiticeiro extraordinrio em seu poder. Nada impossvel para Exu. o ponto vital, o equilbrio do mundo, que sem ele seria o caos. Na maioria dos mitos na frica tido como brincalho das estradas, o mensageiro, o encrequeiro e o porteiro interesseiro. Cuidar de Exu s segundas-feiras o mesmo que cuidar de sua segurana, na vida material e espiritual. Filho primognito de Oxal e Iemanj.

IBEJI: considerado uma divindade especial, por se acreditar que gmeo. Simboliza o aspecto criativo do indivduo, como ser infantil. Ibeji assim como Exu, ciumento, gostam de ser paparicados, receber presentes (frutas e doces). Abrem e fecham caminhos. Levam recados, mete-se em encrencas e criam muita confuso (sempre se arrependem). So fceis de serem controlados. Sua tendncia sempre ajudar os indivduos praticarem o bem e voverem em harmonia. So os filhos gmeos de Oxal e Iemanj.

OGUM: aquele que sempre abre as estradas, que vai na vanguarda, que desbrava os caminhos com o seu machete. Orix violento e guerreiro, eterno vencedor. Foi Rei de If e conquistador do reino de Ire. Veste um saiote chamado mariw (feito com as franjas das folhas verdes da palmeira). tido como filho de Iemanj, irmo de Oxossi e Exu. Ao mesmo tempo que caa, inventa as armas e ferramentas. Foi um profundo conhecedor dos segredos das florestas, onde vivia com Oxossi e Ossain. Destemido caador, tornou-se guerreiro e ferreiro. Conta uma lenda que Ogum no gostava de civilizao, vivendo eternamente no fundo da floresta. Oxum, com sua doura, conseguiu conquista-lo, trazendo-o para a cidade. Nets aoportunidade, ela necessitava de ajuda pois precisava de proteo. Foi marido de Ians, cujo segredo descobriu. Depois viveu com Oxum (antes desta casar com Oxossi e depois com Xang). Viveu com Oba, aps vence-la em uma luta. Ogum gostava de beber e comer carne de cachorro (especialmente crua), Seus msculos eram considerados de ao.

Sua ira era terrvel. Era conhecido como decepador de cabeas e vingador das injustias. o protetor das artes marciais, da agricultura, dos policiais e daqueles que lidam com ferro.

IEMANJ: Sua origem iorub, da nao dos Egb (onde existe um rio com este nome). O nome Iemanj significa: me dos filhos peixes. tida como filha de Olkun (o mar). Suas lendas contam que teve vrios casamentos e muitos filhos. Simboliza a maternidade fecunda e nutritiva. vista como uma senhora de seios volumosos, matrona, de ar senhorial, de movimentos ondulantes, andar cadenciado, com gestos finos e estudados que a torna envolvente. Dizem que as estrelas so as folhas que enfeitam o seu manto e que as pedras preciosas lhes do o brilho, tornando-a bela e irresistvel. Tambm recebe o nome de Ina, Janaina e Oloxum.

OXUM: Nasceu de Iemanj, ou a extenso dela. Muitos a consideram a filha preferida de Oxal. a dona do ouro, do coral e do mbar. Adora o cobre. Sua origem iorub, da nao Ijex. Uma de suas lendas a liga ao rio Oxum. Os africanos a vem como uma jovem de cor de cobre, com a boca carnuda, olhos vivos, nariz afilado, corpo exuberante e gil e sedutora. Tem o ttulo de Iyalode (mulher instruda, rainha, senhora, importante). Considerada dona do amor, do rio e da fertilidade. a sereia dos rios. O mel o seu elemento essencial, assim como a gema do ovo. Est ligada por mitos e lendas diversos Orixs (por meio de seus atributos femininos, conquistou todos e criou inimizades entre eles).

OXSSI: O rei da mata, divindade da caa. Protetor de todos aqueles que tiram o seu sustento da floresta. Seu grito de guerra assemelhase um latido (por ser caador). Est ligado terra virgem. Vive na floresta, gosta de ar puro e liberdade. Protetor do acesso s plantas (s penetra no mato aquele que tem a sua autorizao e est verdadeiramente preparado). Oxssi considerado do pas de Keto, onde foi prncipe. Mantm ligao com Ossain e Ogum, alm de ser considerado marido de Oxum. Ele que torna eficaz as expedies dos caadores, propiciando caa abundante. Aprendeu com Ossain o segredo das folhas, usando-as para salvar vidas. Nas expedies sempre quem descobre os lugares certos e favorveis para sua instalao.Torna-se o primeiro ocupante dos locais onde surgem vilas e roados. Por ser o nico possuir armas, o guardio noturno de sua comunidade. Filjo de Oxal e Iemanj.

OMULU / OBALUAI: XAPAN (nome dado aos 2). Xapan velho = Omulu. Xapan novo = Obaluai. Omulu significa: filho do Senhor. Omulu manco, sua morada fora de casa, isolada, no meio do mato. Juntamente com Ogum, ele controla as estradas. Identificado com o Sol do meio dia, por isso chamado de RAIO DE SOL. Inspira medo e respeito. Seu controle difcil. Constitui uma ameaa constante. Rico de significados e de difcil acesso. Obaluai quer dizer senhor da terra. originrio do territrio de Tap (tb chamado Nup). Fixou-se no Daom (territrio Mah). Tido como filho de Nan e irmo de Oxumar. Orix de poderes extraordinrios. Est relacionado com a morte. Relacionados aos cemitrios e

aos espritos dos mundos. Traz consigo a morte e o renascimento, varre as impurezas da face da Terra. ele pertencem as doenas epidmicas, como a varola, a peste bubnica, a sarna, assim como todas as doenas de pele (lepra por exemplo); enfim todos os males que comeam com febre muito alta. Tem o poder de criar e acabar com estas doenas. Para muitos curandeiro, sendo considerado o " mdico dos pobres ".

OXAGUI: Oxagui uma das 16 qualidades de Oxal. Originrio de If (Nigria). Correu o mundo econquistou o seu reinado.Considerado um dos Orixs da CRIAO! Valente e jovem guerreiro, considerado filho de Oxaluf. Seu nome significa: " Orix comedor de inhame pilado ". Est associado ao silncio, umidade e ao repouso.

OY/IANS: Ians o Orix dos ventos, das tempestades e do rio Niger. De acordo com os seus mitos, est ligada gua, ao fogo e terra. Violenta, porm de rara beleza. Sua violncia pode ser caracterizada, por sua importncia na natureza.Domia os raios, ventos e tempestades, como exerce tambm a renovao da vida e a morte. Capaz de cuspir fogo e controlar os eguns (espritos dos mortos). O nome Ians significa: " me de 9 filhos ", pois contam os mitos que teve 9 filhos. Oy: Nome do rio od Oy que segundo uma lenda, existia uma cidade chamada Ip, ameaada de ser destruda. Foi salva pelo surgimento deste rio, aps ser feita uma oferenda das roupas dos membros da comunidade Oy.

OXALUF: Uma das variedades de Oxal. Est ligado senilidade (o oposto de Oxagui). Orix da CRIAO, simboliza o comeo, a realizao, a vida e a morte. No branco de sua cor, esto includas as demais cores, por isso ele simboliza o " TODO ". Em seus mitos, o Orix que assegura a volta das chuvas, que fecunda os campos. Est associado Justia, calma, umidade, ao equilbrio, ao repouso e ao silncio Protetor dos aleijados, corcundas e albinos. No come sal e tem o caracol como a sua oferenda preferida (o considera simbolo da manifestao do poder genitor do homem, que o esperma). Carrega uma cajado chamado " Opaxor " que significa cetro do mistrio. Devemos consider-lo como nosso Pai, pois participou de nossa criao.

OXUMAR: Orix da mobilidade e da atividade. uma grande serpente mtica que sai da terra e sobe para o cu, cingindo com a sua longa cauda de vrias cores (arco-ris), para em seguida voltar a enfiar-se na terra de onde veio. Originrio do Daom, onde chamado de DAN. Vem do territrio Mahi, com seu irmo Obaluai e sua me Nan. Representante da riqueza, e algumas lendas dizem que serve Xang. Transporta a gua da chuva que cai sobre a terra, levando-a de volta s nuvens. Tambm o afugentador da chuva, o vidente do cu e o curador das Divindades. Filho de Oxal.

XANG:

Originrio do territrio de Tap. Embora seja considerado originrio da Nigria, outros povos tiveram conhecimento de sua existncia. Foi Rei de Koss (cidade que conquistou atravs da guerra). Apesar de ser ligado violncia incontrolvel, geralmente est tambm associado uma profunda Justia e amor. Xang a origem do trovo. Carrega um machado de 2 lminas chamado ox. Seu smbolo a pedra do raio (considerada como o machado lanado por ele). Ligado ao fogo. Conta uma lenda que tudo que ele comia saia como fogo ao cuspir. Tambm ligado 3 mulheres: Ob, Ians e Oxum. Nas lendas Oxum o conquistou pela comida, Ians pela beleza e valentia e Ob pela dedicao, fidelidade e amor.

NAN: Muito respeitada e poderosa. A raiz de seu nome significa " m ". Tida como a mais antiga divindade das guas. No guas dos rios ou mares e sim dos lagos, da guas paradas e lamacentas dos pntanos, mangues. A lama, o poo, gua e lama de grandes buracos so os smbolos deste Orix (representam as primeiras guas). Originria do Daom, da nao jeje, diz a lenda que filha de um grande pssaro chamado TIORO, da cidade de Of. Diz a lenda que me de Oxumar e Obaluai. No aceita sacrifcios em que sejam usados instrumentos de metal. No rende homenegem Ogum. Carrega o ibir, acalentando-o como uma criana. Vive no seio da terra escura (esprito dos mananciais). a av, dona da terra e SENHORA DONA DOS CAURIS (BZIOS). Recolhe, acalenta e protege os mortos. Traz a Justia.

OSSAIN: O segredo das folhas pertencem ao Orix Ossain. Ele o dono absoluto de seus poderes e segredos, assim como das palavras apropriadas para provocar sua ao curativa e

mgica. Representado por um pequeno pssaro chamado EYE, pousado sobre uma haste de ferro rodeada por outras 6, simbolizando uma rvore com 7 ramos. Ossain est intimamente associado ao poder da adivinhao. Dizem que escravo de Orumil (Divindade da adivinhao). Porm com o tempo passou ser concorrente, pois tem a virtude de curar os seres vivos. Ossain o " Curador Diino ". Seu filho chama-se " REMDIO ", pois atrvs dele base de ervas que este Orix cura as pessoas. Portador de um defeito fsico, tem apenas um brao, anda com uma s perna, v com um olho e ouve com um s ouvido. Apesar disso caador e com o seu arco o guardio da mata virgem.

OB: Orix do rio Ob. Valente e guerreira. Embora seja velha e desajeitada, assim como sem charme, vigorosa, corajosa e leal. Guerreira respeitada pelos Orixs, usa um sabre e o seu maior prazer lutar. Foi mulher de Ogum. Tambm a terceira mais antiga das mulheres de Xang.Rival de Oxum e em uma luta perdeu uma orelha. Tambm considerada a " senhora me dos mortos " (que domina), pois tida como me do nono Egun. Associada gua e cor vermelha.

ORUMIL: Grande sacerdote do destino. O testemunho, aquele que sabe do passado, presente e futuro. Sempre veste branco. Senhor da Terra, zelador de tudo que ela contm. Protetor do destino dos seres vivos. Orumil torna a Terra confortvel, frtil e com fartura.

EW: Filha de Oxal e Iemanj. Orix casta, tem o poder de se tornar invisvele de penetrar nos mistrios de If (dvindade da adivinhao). Seus domnios so as ilhas e pennsulas, o cu estrelado, a chuva e a faixa branca do arco-ris.

IF: Divindade da adivinhao. If o dono do jogo de bzios. Seu principal atributo o conhecimento. Ele sabe o que espera cada divindade e cada ser humano, pois o senhor dos segredos do destino.

LOGUNED: Filho de Oxssi e Oxum. Tem atributos da elegncia, da beleza e da seduo. Durante 6 meses do ano, ele assume a forma masculina e caminha pelas matas, domnios de seu pai caador. Nos outros 6 meses, assume forma feminina e parte para as guas doces, que pertencem sua me. Sempre representado como um adolescente.

OXAL: Pai Supremo que separou o mundo espiritual do material. Criou os seres vivos e gerou os Orixs. Pai maior. Tem o poder de reger a vida e a morte. Ao mesmo tempo que bondoso e tolerante, tambm pode ser firme e severo. Oxal prefere sempre seguir o caminho do amor. Suas esposas so Nan e Iemanj. O nico que se encontra acima dele Olorin (DEUS). Quando representado em sua forma jovem recebe o nome de Oxagui.

Contatos com Pai Adriano de Exu

adrianoexu@gmail.com http://adrianoexu.blogspot.com

You might also like