You are on page 1of 2

UNISUL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA DE COMUNICAO NAS ORGANIZAES PROFESSORA LANIMAR BATISTA ACADMICOS:

S: LUCAS FERNANDO DO CARMO E LUCIANA VILLLA

RESUMO COMUNICAO INTERNA Mesmo havendo ainda empresas com estruturas bastante tradicionais, ainda no h lugar para os sentimentos, e isso implica em falta de motivao, o que compromete todo o processo organizacional. Para reverter esse quadro h uma propenso a considerar: o comportamento humano nos processos de trabalho e na estrutura da organizao. A comunicao tem como objetivo integrar os membros e fazer o grupo sentir-se como uma verdadeira equipe, pois quando uma empresa no se comunica bem, os problemas logo aparecem: funcionrios desmotivados, fornecedores que perdem a confiana e clientes insatisfeitos. Deve haver uma integrao harmnica das demandas da empresa (produo) e da sociedade (produtos e servios), que devem ser atendidas. Paulo Gaudncio, baseado em sua experincia como psiquiatra e consultor, prope que pr o homem como centro do processo produtivo muito complexo e, muitas vezes, imprevisvel. No entanto, comprovado que o fator humano fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer processo. Com tantas disputas no mercado, a cincia da administrao visa eficincia e produtividade. A melhor estratgia de gesto conhecer sobre a motivao e as necessidades humanas. A incorporao do conhecimento administrao visa o sentido das aes, o controle, a valorizao dos atos, das atitudes e crenas H dois tipos de solues para os problemas de comunicao: a soluo sintomtica: cuida somente do sintoma, so imediatistas, combatem o sintomas sem chegar s causas e s solues definitivas a soluo sistmica: So solues inteligentes e eficazes que otimizam as aes no seu dia a dia. E a soluo mais adequada, que consiste na unio de satisfao pessoal com orgulho e realizao profissional. Para isso deve-se fazer algumas mudanas e criar uma sinergia organizacional, feito com trabalho e motivao. Cada indivduo nico e tem seu valor prprio, no tem preo, e com este

atributo que nas situaes sociais a dignidade faz a possibilidade de a pessoa ser: autnoma: capaz de fazer escolhas prprias, voluntrias, respeitando as normas previamente estabelecidas; comprometida: capaz de participar e envolvendo-se na realizao de um projeto. O endomarketing surgiu com o propsito de motivar os profissionais da empresa que estavam desmotivados, devido a diversos fatores do cotidiano empresarial, fato que comprometia o progresso e o desenvolvimento em uma era em que tudo acontece muito rpido, onde as mudanas e a competitividade no mercado tornaram-se cada vez mais acirradas. O conceito elaborado h trs dcadas por Saul Faingus Bekin consiste em estratgias de marketing voltadas comunicao interna. Um programa de endomarketing respeita trs princpios bsicos. O primeiro, de que os clientes merecem sempre o melhor servio possvel. O segundo, que funcionrios so bens valiosos para a empresa e devem sentirem-se assim. E, por ltimo, que motivao a palavra-chave para garantir a excelncia nos servios prestados. A questo : como motivar a equipe? Maria Alzira Pimenta sugere que na comunicao interna os funcionrios devem ser ouvidos e, mais do que isso, ter seu trabalho reconhecido. Desta forma, outros fatores importantes, como necessidades fsicas e psicolgicas e bom convvio profissional ficam mais fceis de serem assegurados. Porm, antes de elaborar uma estratgia coerente de endomarketing, o administrador deve estar ciente de que este um processo que exige determinao e persistncia, deve saber qual a importncia do funcionrio e de que forma ele contribuir no sucesso da operao e, mais do que nunca, avaliar e permitir-se ser avaliado sempre.

You might also like