You are on page 1of 9

CESUMAR CENTRO UNIVERSITRIO DE MARING CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

MARIANA PARDO

PCN e Temas Transversais

Trabalho entregue professora Lia Carolina Lcio como parte da avaliao da disciplina de Estgio Supervisionado I.

MARING 2011

Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Os PCNs foram elaborados para servirem de referncia de qualidade e homogeneizar o ensino de todo pas. Esse foi o objetivo do governo federal ao propiciar esses subsdios a reelaborao do currculo, tendo em vista um projeto pedaggico em funo da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor. Apiam-se em normas legais e procuram fortalecer a busca de respostas a problemas identificados no ensino fundamen tal, objetivando uma transformao desse ensino que atenda s demandas da sociedade brasileira atual. Essas regras foram formuladas por um longo perodo com base em estudos nacionais e internacionais sobre currculos, parmetros e dados estatsticos escolares; e por estudiosos em educao de todos os nveis do ensino de todas as partes do Pas. A partir disso, formulou-se uma proposta que passou por um processo de discusso e avaliao entre os anos de 95 e 96. Esses planos possuem o intuito de apontar caminhos para enfrentar os problemas do ensino no Brasil, adotando o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os contedos curriculares criem meios para a aquisio e desenvolvimento dessas capacidades. Objetiva -se, assim, que o aluno possa ser sujeito de sua prpria formao, em um complexo processo interativo em que intervm alunos, professores e conhecimento. Deve-se saber em nenhum momento funo dessas orientaes no propor um modelo curricular homogneo e impositivo, nem sobrepor a capacidade dos estados e municpios, diversidade das regies do pas ou autonomia das escolas, professores e equipes pedaggicas. Pois de nosso conhecimento que para assegurar os princpios bsicos da eqidade preciso garantir o acesso dos cidados ao conjunto dos bens pblicos, dentre os quais se insere o dos conhecimentos socialmente relevantes. Por isso importante que haja parmetros a partir dos quais o sistema educacional do Pas esteja organizado, a fim de garantir que, para alm das diversidades culturais, regionais, tnicas, religiosas e polticas que atravessam uma sociedade mltipla e complexa, estejam tambm garantidos os princpios democrticos que definem a cidadania.

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LBD) foi aprovada em dezembro de 1996 e consolida e expande o dever do poder pblico para com a educao em gera. A LBD explicita a necessidade de haver uma base comum de conhecimentos para todos e o tratamento de questes especficas de cada localidade. nessa perspectiva que os Parmetros Curriculares Nacionais foram organizados em reas e temas transversais. Porm incentiva s equ ipes pedaggicas a adequao de cada tema s peculiaridades regionais da sociedade . Todos os temas transversais tm estas caractersticas: so temas de abrangncia nacional, podem ser compreendidos por crianas na faixa etria proposta, permitem que os alunos desenvolvam a capacidade de se posicionarem perante questes que interferem na vida coletiva e podem ser adaptados realidade das regies.Na rea das cincias os contedos devem abordados como forma de ao humana para a compreenso do mundo, deve relacionar temas como a natureza e o meio ambiente, salientando ao aluno sua insero nela e seu papel como semeador de conhecimento, assim como nos assuntos relacionados sade. Deve, tambm, saber utilizar conceitos cientficos bsicos, associados a assuntos relacionados cincias naturais, dentre eles, energia, matria, transformao, espao, tempo, sistema equilbrio e vida. Os Parmetros Curriculares Nacionais de Cincias Naturais dividiram a disciplina em quatro grandes eixos de estudo para ensino no terceiro e quarto ciclos de estudos. Vale lembrar que, assim como nas demais matrias, a proposta dos PCN no estanque e pode ser moldada a critrio do professor e de acordo com a identificao dos alunos. Os eixos temticos so: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Sade e Tecnologia e Sociedade.

TEMAS TRANSVERSAIS 1. MEIO AMBIENTE Com o crescimento populacional em ascenso e suas conseqentes mazelas, tais como, poluio, escassez de recursos, produo exacerbada de lixo e a falta de destino correto para ele, extino demasiada de espcies, entre outras, foram necessrias reestruturaes nas maneiras de pensar dos cidados do mundo todo. Dessa forma alguns estudiosos comearam a imaginar que o correto adaptar os ensinamentos ambientais para os ensinos regulares e tornar essas informaes de acesso as crianas em fase escola. Assim, problematizao e o dilogo entre aluno, professor, famlia e sociedade fundamental para sua compreenso, as iniciativas para a constr uo de uma sociedade mais ecologicamente correta j esto nas escolas, o prximo pa sso a transformao destas idias em projetos prticos e planos de progresso ambiental. O essencial nos contedos relacionados ao meio ambiente fazer com que os alunos compreendam seu papel como cidados e espcie mais evoluda do globo, isto , ele precisa saber relacionar o lugar que ocupa no local onde vive. Nunca esquecendo a idia de fazer as crianas entenderem que defender a qualidade do meio ambiente, hoje, preocupar-se com a melhoria das condies econmicas, especialmente da grande maioria da populao mundial e de que o crescimento econmico deve ser tambm subordinado a uma explorao racional e responsvel dos recursos naturais, de forma a no inviabilizar a vida das geraes futuras. As escolas devem ajudar no aprendizado, criando campanhas . Portanto deve-se dar acesso aos alunos o reconhecimento de fatores que produzem bem estar ao conjunto da populao; ajudar a criar um esprito de criticas s indues ao consumismo e ao senso de responsabilidade e sol idariedade dos recursos naturais. Dever tambm, ao longo das oito sries do ensino fundamental, oferecer meios efetivos para cada aluno compreender os fatos naturais e humanos referentes a essa temtica, desenvolver suas potencialidades e adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relao construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentvel e socialmente justa.

2. SADE O ensino de sade tem se demonstrado uma questo complicada, pois necessria uma forma que garanta a aplicao de atitudes e mtodos de vida saudvel no cotidiano dos estudantes. Hbitos normais de higiene e limpeza quando tratados de maneiras isolados no so considerados mximas atitudes de conhecimento em sade, mas preciso fazer e conhecer os mtodos simples e os complexos para se garantir a sade e a qualidade de vida. A educao da sade juntamente como a maioria das outras, busca promover a adeso de hbitos de sade no cotidiano das pessoas, atravs da simples maneira de se educar os jovens e as crianas nas escolas, por esta razo o tema Sade ser tratado como um tema transversal tentando abrigar todas as reas da educao de maneira interdisciplinar. Para a vida em sade, cada ser humano deve dispor de conhecimentos que contribuam para um bem estar fsico e emocional por meio de simples prticas de cuidado com o corpo, com a mente, cuidados com a alimentao, pois importante que os seres humanos conheam um pouco sobre como funciona o corpo humano, por exemplo conhecimentos bsicos de anatomia, saber como se aferir corretamente a presso arterial, saber contar a freqncia respiratria, a freqncia cardaca, saber como se proteger de doenas sexualmente transmissveis, tudo isso se faz importante para que os seres humanos possam se auto proteger e proteger as suas famlias. Os educadores podem recolher informaes e elaborar com os alunos vrias medidas voltadas para o cuidado corporal, pois a higiene corporal tratada como condio para a vida saudvel, relacionando os mtodos adotados pelos alunos para a promoo da sade com a qualidade do convvio social em seu meio. Exercitar com os alunos como identificar quando algo esta afetando a sad e e quais as medidas necessrias a serem tomadas, pode -se at realizar alguns experimentos prticos ensinando corretamente como realizar um simples curativo, e em casos mais graves como solicitar o atendimento mdico, visar a importncia de uma freqncia nos exames de sades peridicas preventivos, caracterizar tambm a importncia da prtica de atividades fsicas para um desenvolvimento de uma condio fsica saudvel e explicar porque no deve ser realizada a auto medicao.

3. TICA A tica a reflexo crtica sobre a moralidade, ela trata de princpios e no de mandamentos, isto ela no possui um carter normativo . A tica apresentada nas escolas como componente curricular transversal tem a inteno de se realizar uma educao moral na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianas e jovens com quem se trabalha. A moral j se encontra instalada na pratica educativa que se desenvolve nas escolas. O cotidiano escolar est encharcado de valores que se traduzem em princpios regras, ordens, proibies. As pessoas no nascem boas ou ms: a sociedade, quer queira, quer no, que educa moralmente seus membros: a famlia, os meios de comunicao, o convvio com outras pessoas tm influncia marcante no comportamento de crianas, jovens e adolescentes. E, sem dvida, a escola tambm tem. Mesmo com limitaes, a escola participa da formao moral de seus alunos. Da a proposta da presena da tica na organizao curricular. Trazer a tica para o espao escolar significa enfrentar o desafio de instalar uma constante atitude crtica, de reconhecimento dos limites e possibilidades dos sujeitos e das circunstncias, de problematizao das aes e relaes e dos valores e regras que os norteiam . A funo docente exige do professor determinadas virtudes, qualidades, que podero auxili-lo no dia-a-dia, como a humildade, a curiosidade, a coragem, a capacidade de decidir e de colocar limites, comprometendo -se na busca dos objetivos que se prope. O professor assume ao mesmo tempo duas tarefas: uma delas conhecer melhor os seus alunos, tanto no que diz respeito estritamente ao processo ensino e aprendizagem como a desejos, interesses, dificuldades, experimentados por eles em suas vidas; a outra a ampliao do conhecimento de si mesmo. Do ponto de vista da tica, fundamental que, ao planejar as atividades que sero trabalhadas com os alunos, os professores selecionem contedos que explicitem e despertem a curiosidade pelas diferentes formas de organizao social e culturas existentes no mundo e p elos diferentes valores que sustentam o convvio, na escola e fora dela.

4. PLURALIDADE CULTURAL A sociedade brasileira formada no s por uma variada diferena de etnias e culturas. Assim, podemos dizer que nossa cultura est baseada nas mais diversas mesclas culturais. Para conseguirmos conviver em uma sociedade preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Esse pensamento de diversidade deve ser implantado nas escolas para a compreenso completa dos alunos. Dessa forma, ao tra balharmos com a pluralidade Cultural exigimos que a escola semeie uma Cultura da Paz, baseada na tolerncia, no respeito aos direitos humanos. A escola deve fazer com que o aluno reconhea a diversidade como parte inseparvel da identidade nacional e ensin-lo a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compe o patrimnio sociocultural brasileiro, investindo na superao de qualquer tipo de discriminao, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espao pbli co permitem a coexistncia, em igualdade, dos diferentes. Esse tema oferece aos alunos oportunidades de con hecimento de suas origens. Propicia tambm a compreenso de seu prprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade, cooper ando na formao de autodefesas a expectativas indevidas que lhe poderiam ser prejudiciais. Por meio do convvio escolar, possibilita conhecimentos e vivncias que cooperam para que se apure sua percepo de injustias e manifestaes de preconceito e disc riminao que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar, para que desenvolva atitudes de revolta a essas pr ticas. Assim, os contedos sobre pluralidade cultural devem fazer a criana conhecer a diversidade do patrimnio etnocultural brasileiro ; valorizar as diversas culturas, respeitando-as e reconhecendo as qualidades de cada uma ; Desenvolver senso de solidariedade com os que sofrem discriminao e repudiar qualquer situao de discriminao; valorizar o convvio de maneira sempre amigvel, compreendendo a desigualdade social.

5. ORIENTAO SEXUAL O tema da Orientao Sexual na escola se faz problematizando, questionando e ampliando os conhecimentos e as opes para que o prprio aluno escolha seu caminho. Prope -se que a Orientao Sexual oferecid a pela escola aborde com as crianas e os jovens as repercusses das mensagens transmitidas pela mdia, pela famlia e pelas demais instituies da sociedade. A escola, ao propiciar informaes atualizadas do ponto de vista cientfico e ao explicitar e debater os diversos valores associados sexualidade e aos comportamentos sexuais existentes na sociedade possibilita ao aluno desenvolver atitudes coerentes com os valores que ele prprio eleger como seus. Este conceito buscar favorecer a apropriao do prprio corpo, contribuir para o fortalecimento da auto -estima e conquista de maior autonomia, dadas a importncia do corpo na identidade pessoal . Em cincias naturais, ao ser abordado o corpo e sua anatomia interna e externa so importantes incluir o fato de que os sentimentos, as emoes e o pensamento se produzem a partir do corpo e se expressam nele marcando-o e constituindo o que cada pessoa. Deve necessariamente, serem abordadas as transformaes do corpo que ocorrem na puberdade, os mecanismos da concepo, gravidez e parto,assim como existncia de diferentes mtodos contraceptivos e sua ao no corpo do homem e da mulher, esses itens precisam ser trabalhados de forma que ao mesmo tempo em que se refere a processos corporais individuais de uma pessoa, se possa pensar sobre eles tambm na relao com o outro. Assim, podemos trabalhar os alunos a importncia da sade sexual e reprodutiva a escola deve ento atuar de forma integrada com os servios pblicos de sade da regio, so atitudes de auto cuidado que a escola precisa fomentar mostrar para os alunos a responsabilidade . Por meio desse recurso podem-se trabalhar dvidas medos, informaes e questes dos alunos ligadas ao corpo, importante investigar o conhecimento prvio que os alunos tm sobre o assunto a ser tratado mesmo quando no tem informao objetiva, eles imaginam algo a respeito.

6. TRABALHO E CONSUMO Resumidamente, o trabalho pode ser definido como a modificao da natureza operada pelos seres humanos transformando em produtos de trabalho de forma a satisfazer suas necessidades e desejos Cada sociedade tem sua forma de organizao de trabalho por isso varia tambm o que considerado trabalho e o valor a ele atribudo. A escola atravs dos dilogos com as famlias e a sociedade, poder promover a aprendizagem de como ocorrem os fatos sociais relacionados produo, ao trabalho e as formas de consumo, pois o que preciso fazer para que eles ocorram de forma correta. Verifica-se um grande nmero de desistentes da populao de terceiro e quarto e ciclos do ensino fundamental, desestimulados pelo seu desempenho, pelo desencanto em relao s oportunidades oferecidas pela escolarizao, pelo ingresso precoce no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo constatam-se nmeros grandes de jovens e adultos trabalhadores que retornam s escolas com expectativas de melhores condies e a oportunidade de acesso a determinados bens. A idia de que as pessoas escolhem suas profisses e de que suas vidas dependem disso surgiu com o modo de produo capitalista, nesse perodo as pessoas passaram a ser contratadas e assalariadas por empresas, em funo da necessidade de mo- de- obra. Durante o liberalismo, propugna -se a idia de que todos os indivduos eram livres e que as pessoas nasceriam com aptides diferentes, foi com base nessas id ias que surgiu na rea da educao e da psicologia a Orientao Profissional. De certa forma, podemos dizer q ue a escola trabalha com o desenvolvimento das potencialidades.

You might also like