You are on page 1of 9

1

RELATRIO DE VISTORIA DE SEGURANA DE VO


CENIPA 10

ORGANIZAO PSSARO AZUL TXI AREO LTDA.

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA - SJUR

DATA 30/Out/2006

VISTORIADOR RESPONSVEL / EQUIPE DE VISTORIA Coordenador: Mrcio Aparecido Martins Elemento Credenciado Preveno EC-PREV Cdigo SIPAER: 00.200 Validade: 13/09/2008 Equipe de Apoio: Participantes:

ESTE RELATRIO CONTM

CONDIES OBSERVADAS

X FOTOGRAFIAS

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR CONDIO OBSERVADA N 1 CIRCUITO DE TRFEGO VFR TURBULNCIA NA FINAL

DATA 30/Out/2006

O aerdromo de Terra Vista est localizado nas coordenadas 163227S e 0390628W, 6.2 milhas, QDM 037 para Porto Seguro (SBPS), cabeceiras 15 33, 1.500 X 23, altitude de 53 Mts, resistncia do pavimento 16/F/A/Y/T. compulsria a realizao do circuito de trfego somente pelo setor sudoeste para evitar o trfego de Porto Seguro. Na aproximao da cabeceira 15, na curta final, existem rvores altas que dificultam a rampa de aproximao, no permitindo o toque no comeo da pista. No existe AIMING POINT ponto de toque em ambas as cabeceiras. O vento predominante para a cabeceira 15, sempre de travs pela esquerda. Na aproximao e principalmente durante o toque, existe turbulncia orogrfica causada pelas rvores localizadas nas laterais da pista. Durante a vistoria de homologao, uma das no conformidades apontadas pela ANAC foi o fato da altura das rvores nas laterais da pista extrapolarem o gabarito de segurana da pista. O aerdromo no est no banco de dados do EGPWS da aeronave. compulsrio o contato bilateral via rdio ou telefone (73-32883853) com o controle Porto Seguro antes da decolagem, para coordenao de trafego areo.
ANLISE/AVALIAO DE RISCO

O potencial de risco considerado mdio durante o dia e alto durante a noite. Durante o dia pelo vento de travs predominante e pela turbulncia orogrfica causada pelas rvores nas laterais da pista, durante a noite esta condio se agrava pelo fato de no haver PAPI OU VASIS para auxiliar na rampa de aproximao e pelo efeito blackhole causado pela pouca iluminao em torno do aerdromo.
RECOMENDAES DE SEGURANA

Recomenda-se que a tripulao redobre sua ateno durante as aproximaes, iniba a funo EGPWS quando atingir visual no circuito de trfego para no ter aviso de TERRAIN PULL UP, avalie a componente de vento (traves ou cauda quando for o caso) e compare com a limitao (demonstrada pelo fabricante) da aeronave, caso no se sinta confortvel, prossiga para Porto Seguro onde o vento mais alinhado com o eixo da pista. No caso de aproximao noturna, sem lua cheia, recomenda-se mudar o destino para Porto Seguro onde existe PAPI para ajudar na aproximao, reduzindo o risco CFIT.
ASSINATURA

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR

DATA 30/Out/2006

FOTOGRAFIAS FOTO N 1

FINAL PISTA 33

FOTO N 2

FINAL PISTA 15

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR CONDIO OBSERVADA N 2 BLACKHOLE

DATA 30/Out/2006

Devido a pouca iluminao em volta do aerdromo, localizao da pista e Slope das cabeceiras, foi observado o efeito BLACKHOLE, principalmente na aproximao da cabeceira 15.

ANALISE/AVALIAO DE RISCO

O potencial de risco considerado alto durante a noite, este problema se agrava durante aproximao direta e longa, causando iluso de tica. O piloto tem a sensao de estar realizando uma rampa alta, quando na realidade est abaixo da rampa.

RECOMENDAES DE SEGURANA

Recomenda-se que a tripulao redobre sua ateno durante a aproximao e no caso de aproximao noturna, com lua cheia quando o vento permitir que a aproximao seja realizada para a cabeceira 33. Sem lua cheia, recomenda-se mudar o destino para Porto Seguro onde existe PAPI para ajudar na aproximao, reduzindo o risco CFIT.

ASSINATURA

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR

DATA 30/Out/2006

FOTOGRAFIAS FOTO N 3

FINAL PISTA 15

FOTO N 4

FINAL PISTA 33

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR CONDIO OBSERVADA N 3 SLOPE / ACMULO DE GUA NA PISTA PISO IRREGULAR

DATA 30/Out/2006

Conforme pode ser observado na foto N. 5 , logo aps o toque, em ambas as cabeceiras encontraremos SLOPE negativo. O piso irregular em toda sua extenso. Devida a esta irregularidade no piso, quando chove, formam-se poas de gua no centro da pista. Operando na cabeceira 15, no ponto mdio da pista, devido o SLOPE, no possvel avistar a cabeceira 33, o piloto tem a impresso de que a pista esta acabando.

ANALISE/AVALIAO DE RISCO

O potencial de risco considerado alto quando operando com pista molhada e contaminada devido a formao de poas de gua no centro da pista. Principalmente no caso do Citation Excel que tem apenas um conjunto de roda no trem principal e tem como caracterstica release no ANTI-SKID quando operando em pista com piso irregular.

RECOMENDAES DE SEGURANA

Recomenda-se que a tripulao redobre sua ateno durante o pouso quando a pista estiver molhada ou contaminada por poas de gua, devido a irregularidade do piso. No caso do Citation Excel, o crdito do reverso no pode ser usado devido a pista ter menos de 35 metros de largura.

ASSINATURA

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR 30/Out/2006

DATA

FOTOGRAFIAS FOTO N 5

FINAL PISTA 33

FOTO N 6

FINAL PISTA 33

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR 30/Out/2006

DATA

FOTOGRAFIAS FOTO N 7

FOTO N 8

FOTO N. 7 - LOGO APS CHUVA LEVE FOTO N. 8 - DEPOIS DE 1 HORA DO TRMINO DA CHUVA

SETOR VISTORIADO AEROPORTO DE TERRAVISTA SJUR

DATA 30/Out/2006

PARECER E DETERMINAO DE PROVIDNCIAS PELO COMANDANTE, CHEFE OU DIRETOR

Venho, por meio desta, recomendar que seja cumprido pelo administrador do aerdromo, uma das no conformidades que o corte das rvores das laterais da pista que est excedendo o gabarito de segurana, a pintura do AIMING POINT ponto de toque em ambas as cabeceiras e que seja instalado um PAPI ou VASIS para aumentar a segurana de vo reduzindo o risco CFIT do aerdromo para as operaes noturnas. Solicito ainda que o administrador do aerdromo se pronuncie dentro de no mximo trinta dias, sobre as recomendaes observadas nesta vistoria. Esta Vistoria de Segurana de Vo realizada pelo pessoal responsvel pelo setor de segurana de vo da Pssaro Azul Txi Areo Ltda., teve como objetivo principal, manter a filosofia de segurana de vo em todos os funcionrios da empresa e identificar situaes que venham a representar algum risco s operaes da mesma. E, atravs de atividades como esta, proposta no Programa de Preveno de Acidentes Aeronuticos (PPAA) da empresa, que a mesma espera atingir o mais alto nvel de segurana em suas operaes, assim como divulgar essa filosofia a todos os envolvidos com suas operaes sejam eles colaboradores ou prestadores de servios.

COMANDANTE, CHEFE OU DIRETOR

DATA

30/Out/2006

You might also like