You are on page 1of 11

ESCOLA SEC.

MORGADO DE MATEUS

DOCUMENTO DE APOIO

EDUCAO FSICA

Documento de Apoio Andebol

Esta sebenta foi expressamente elaborada para te ajudar a entender melhor o Andebol e ao mesmo tempo facilitar o teu estudo para o teste terico.

1. Histria
Como deves entender, nem sempre fcil determinar como nasceram os jogos. Embora o jogo j existisse desde 1890 na Alemanha, criado pelo professor Konrad Koch, jogado com 11 jogadores em cada equipa e num campo de futebol o qual lhe chamou de Raflenball, o Andebol que tu conheces apareceu pela primeira vez em 1947. Como poders imaginar, jogar neve e ao frio muito difcil. Por isso os pases nrdicos (Sucia, Dinamarca e Noruega), impulsionado pelo dinamarqus Holger Mielsen, passaram a jog-lo em pavilhes mas com apenas 7 jogadores em cada equipa, denominando-se por Handball e que quer dizer bola (ball) na mo (hand).

2. Identificao do jogo
O Andebol um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em campo (1 guarda-redes + 6 jogadores) mais 7 suplentes. O campo rectangular, delimitado por duas linhas laterais e duas linhas de baliza.

Fig. 1 Terreno de jogo

Escola Sec. Morgado Mateus

____

_ Pgina 2

Documento de Apoio Andebol

O objectivo do jogo introduzir a bola na baliza da equipa adversria (aco ofensiva) e impedir que a bola entre na nossa baliza (aco defensiva), respeitando as regras do jogo. golo, quando a bola ultrapassa totalmente a linha de baliza ou de golo, isto , a linha entre os postes da baliza e por baixo da barra.

Fig. 2 - Golo

A durao do jogo de 60 minutos, divididos em duas partes iguais de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Cada equipa tem direito a um desconto de tempo de 1 minuto, em cada parte do jogo. Os suplentes podem entrar no jogo a qualquer momento e repetidamente, pela zona de substituies, sem aviso prvio.

3. Regras do Jogo
3.1. Juzes O jogo dirigido por dois rbitros, um de cada lado do campo, com os mesmos direitos, e aos quais compete: - Dar incio e fim ao jogo; - Assinalar as infraces s regras de jogo e os golos. O rbitro, sempre que interrompe o jogo atravs do apito, deve indicar o local da falta e a direco, usando sinais prprios. Deve apitar duas vezes para a validao do golo, trs vezes para o final do jogo e uma vez nas restantes infraces.

3.2. Inicio e recomeo de jogo O jogo comea com o lanamento de sada, estando os jogadores de cada equipa no respectivo meio-campo. Contudo, no lanamento de sada aps marcao de golo, apenas a equipa que executa o lanamento tem de estar no seu meio campo. O jogo seguir independentemente da posio dos adversrios.

3.3. O Guarda-Redes Dentro da sua rea de baliza e com inteno de defesa, pode defender a bola com qualquer parte do corpo.
Escola Sec. Morgado Mateus ____ _ _ Pgina 3

Documento de Apoio Andebol

Desde que no se encontre em posse de bola pode sair da sua rea de baliza, comportando-se como um jogador de campo. No entanto, para reentrar na sua rea de baliza, ter de o fazer sem estar na posse da bola.

3.4. Lanamento Livre Pode ser ocasionado pelas seguintes faltas: Dar mais de 3 passos na posse da bola (fig.3);

Fig.3

Fazer 2 dribles: ressaltar a bola, agarr-la e driblar novamente; Driblar incorrectamente com as duas mos simultaneamente; Manter a posse da bola, parado, mais de 3 segundos; Tocar a bola, intencionalmente, abaixo dos joelhos; Calcar (jogador atacante) a linha de seis metros num remate (fig.4);

Fig. 4

Entrar na sua rea de baliza, sem a bola, desde que da tire vantagem; Ter conduta incorrecta com o adversrio (empurrar, agarrar ou rasteirar); Retirar a bola de dentro da rea de baliza, no momento em que se encontra em contacto com o solo (fig. 5).

Fig. 5

Passar a bola para a sua prpria rea de baliza, intencionalmente, ficando nesta ou entra na rea de baliza sem bola, e da tira vantagem.

Escola Sec. Morgado Mateus

____

_ Pgina 4

Documento de Apoio Andebol

Os livres devem ser marcados no local onde as faltas so cometidas. No momento da sua execuo, os adversrios devem manter-se afastados 3 metros do jogador lanador. Contudo, existem duas excepes: Livre de 9 metros: As faltas cometidas entre a linha de 6 m e a linha de 9 m, so executadas sempre sobre a linha de 9 metros e os jogadores adversrios devem fazer a barreira na linha de 6 metros (fig.6).

Fig. 6

Livre de 7 metros: um lanamento directo baliza. Este tipo de livre verifica-se quando um jogador: Entra na sua rea de baliza, intencionalmente, para defender o rematador; Isolado, em boa posio para realizar um remate com xito, empurrado, agarrado ou sofre uma rasteira; Na execuo de um livre de 7 metros, nenhum jogador, pode permanecer entre a linha de 6 metros e a de 9 metros, excepto o jogador marcador (fig. 7).

Fig. 7

3.5. Conduta com o adversrio proibido agarrar, puxar, empurrar ou impedir o movimento de um adversrio, usando os braos ou as pernas. Lanamento livre de 7m Lanamento livre de 9m Lanamento livre no prprio local
Escola Sec. Morgado Mateus

Ocorrncia de uma falta grave Quando a falta ocorre entre os 6 e os 9m Quando a falta ocorre no espao de jogo
____ _ _ Pgina 5

Documento de Apoio Andebol

3.6. Falta do atacante Quando um atacante carrega um jogador defesa cujo posicionamento estava claramente definido.

3.7. Jogo passivo Diz-se que h jogo passivo quando, na opinio do rbitro, uma equipa de posse de bola no manifesta inteno de rematar baliza. 3.8. Reposio da bola em jogo A bola est fora quando ultrapassa completamente as linhas laterais ou de baliza. No lanamento lateral Sempre que a bola ultrapassa as linhas laterais ou a linha de baliza, tendo sido tocada em ltimo lugar por um defesa, reposta em jogo por um jogador da equipa adversria. Quando a bola sai pelas linhas laterais, a reposio feita no local de sada. Quando a bola sai pela linha de baliza, feita junto ao ponto de intercepo da linha de baliza com a linha lateral, no lado da sua sada. Na execuo do lanamento lateral, o jogador deve colocar um dos ps (p contrrio ao da mo lanadora) sobre a linha lateral. No lanamento de baliza executado pelo guarda-redes dentro da sua rea de baliza, quando a bola ultrapassa a linha de baliza, e fora da baliza, tocada em ltimo lugar por um atacante ou pelo prprio guarda-redes. SITUAO Bola sada pela linha lateral O QUE FAZER Reposio efectuada pela equipa contrria FIGURA

Bola sada pela linha de baliza, tocada por um defensor

Reposio efectuada por um atacante no ponto de encontro da linha lateral com linha de baliza

Bola sada pela linha de baliza, tocada por um atacante ou pelo GR

Lanamento de baliza

Escola Sec. Morgado Mateus

____

_ Pgina 6

Documento de Apoio Andebol

3.9. Guarda-Redes (GR) e rea de Baliza O GR o nico jogador a quem permitido permanecer dentro da rea de baliza. Dentro dela, pode defender com qualquer parte do corpo, incluindo os ps, e movimentar-se com a bola na mo sem limitaes (fora dela considerado como um jogador de campo); O GR no pode sair da rea de baliza com a bola na mo lanamento livre de 9m; O GR no pode entrar na rea de baliza com a bola na mo lanamento livre de 9m; Nenhum jogador pode passar a bola ao seu GR quando este est no interior da rea de baliza lanamento livre de 9m; A rea de baliza no pode ser pisada por atacantes ou defensores lanamento livre no caso dos atacantes e lanamento livre de 7 m para defensores numa situao intencional e clara de remate do adversrio. Quando a bola se encontra em trajectria area e sobre a rea de baliza, poder ser jogada livremente por qualquer jogador, desde que no momento da impulso no toque a rea de baliza.

4. Fundamentos Tcnicos
4.1. Recepo Para uma boa recepo determinante: Receber a bola com as duas mos em forma de concha e amortecer o impacto desta, flectindo os braos. Existem 3 tipos de recepo: - Recepo alta; - Recepo mdia; - Recepo baixa.

4.2. Armar o brao A aco de armar o brao constitui uma situao de tripla ameaa para um defesa. Pois o atacante, a partir dessa posio, pode driblar, passar ou rematar. Brao no prolongamento da linha dos ombros; ngulo entre o brao e o antebrao superior a 90, com a bola ligeiramente acima do plano da cabea; Pega da bola realizada pelos dedos sem contacto com a palma da mo.

Escola Sec. Morgado Mateus

____

_ Pgina 7

Documento de Apoio Andebol

4.3. Passe de ombro Utilizado para dirigir a bola para o peito do colega. Controlar a bola com as duas mos; Armar o brao; Impulsionar a bola com um movimento rpido do antebrao e do pulso.

4.4. Passe Picado Utilizado quando um adversrio est colocado entre portador da bola e o companheiro deste. O jogador no momento do passe deve: Armar o brao; Fazer ressaltar a bola no solo prximo da posio do colega.

4.6 Passe de Pulso Utilizado para assegurar a colocao mais rpida da bola num colega desmarcado. Imprimir velocidade atravs de um movimento rpido de pronao da mo.

4.7. Drible de Progresso Utilizado para progredir no campo, isto , fazer ressaltar a bola no solo, com uma das mos. Aspectos importantes na execuo: Ter os dedos afastados, fazer ressaltar a bola para a frente pela flexo/extenso do antebrao e trabalho do pulso; Manter a cabea levantada, evitando olhar para a bola.

4.8. Drible de proteco Utilizado para conservar a bola em drible quando pressionado por um adversrio. Bola batida a uma altura mais baixa; Corpo entre a bola e o adversrio; Pernas ligeiramente flectidas.

Escola Sec. Morgado Mateus

____

_ Pgina 8

Documento de Apoio Andebol

4.9. Remate em apoio Ps apoiados no solo; Armar o brao; Rodar o tronco; Extenso rpida do brao no sentido da baliza; Aplicar a mxima fora possvel. 4.10. Remate em Suspenso Executa trs apoios e salta na vertical; Arma o brao; Extenso rpida do brao no sentido da baliza. 4.11. Fintas Excelente meio para conseguir ultrapassar o defesa e criar situaes de superioridade numrica. Tentar deslocar e desequilibrar o defensor para um dos lados; Observar a reaco do defesa; Mudar de direco e de velocidade para o lado contrrio, caso o defesa tenha sido desequilibrado.

4.12. Bloco Utilizado pelos defensores como meio de travar o remate e que pode ser efectuado por um ou mais jogadores (no se deve fechar os olhos). Braos tensos e paralelos numa posio que corte a linha de remate; Mos devem permanecer abertas, dirigidas para a bola, com dedos tensos em extenso. 4.13. Defesa ao jogador com bola Colocado entre o atacante e a baliza; Evitar que o jogador portador da bola se aproxime da baliza, remate ou passe em boas condies; Impedir o atacante de progredir para a baliza pela zona central; Os deslocamentos defensivos, frontais, laterais e de recuo, devem ser realizados mantendo os apoios em contacto com o solo, evitando o cruzamento das pernas e
Escola Sec. Morgado Mateus ____ _ _ Pgina 9

Documento de Apoio Andebol

o toque de calcanhares; se o atacante interromper o drible o defesa pode aumentar a presso para que o adversrio cometa um erro ou exceda os 3. 4.14. Defesa ao jogador sem bola O objectivo principal o de evitar que o jogador receba a bola; Deve cortar a linha de passe, colocando-se entre a bola e o possvel receptor, usando o brao para facilitar a intercepo. 4.15. Guarda-Redes O GR constitui a derradeira oposio ao remate do atacante. Face variedade de remates, deve dominar vrias tcnicas de defesa: Atitude base Entre os postes, adiantado cerca de um metro em relao linha de baliza, com: Ps afastados largura dos ombros e pernas flectidas; Tronco ligeiramente inclinado frente; Braos levantados e flectidos; Olhar fixo na bola.

Deslocamentos Deslocar-se na baliza de acordo com o movimento da bola, ocupando a linha que divide ao meio o ngulo formado pela posio da bola e os postes da baliza. Manuteno da atitude base; Deslocamento em meia lua; Evitar cruzar os apoios; Evitar o toque de calcanhares. Sempre que o guarda-redes tiver um adversrio isolado pela frente, deve adiantar-se para fechar o ngulo de remate e diminuir as possibilidades de concretizao

5. Fundamentos Tcnico-Tcticos
5.1 Defesa Uma equipa encontra-se em situao defensiva quando o adversrio est em posse de bola, devendo: Impedir que o adversrio marque golo; Tentar neutralizar as iniciativas de ataque; Apoderar-se da bola para preparar o ataque da sua equipa.
Escola Sec. Morgado Mateus ____ _ _ Pgina 10

Documento de Apoio Andebol

Para conseguir ter que proceder da seguinte forma: Recuar imediatamente para o seu meio campo quando a sua equipa perdeu a posse de bola; Tentar impedir ou dificultar a progresso do adversrio, seja em drible ou em passe; Se defende um adversrio com bola deve colocar-se entre este e a baliza; Se defende um adversrio sem bola deve evitar que este receba colocando-se na possvel linha de passe, ou seja, entre a bola e o seu atacante. 5.2 Ataque Uma equipa encontra-se em situao de ataque quando na posse da bola tem possibilidade de marcar, devendo: Atacar a baliza adversria; Manter a posse de bola; Adaptar o ataque defesa; Obrigar o defesa a cometer erros para tirar proveito deles. Para isso, o atacante de proceder da seguinte forma: Criar situaes de vantagem numrica; Caso no seja possvel, deve continuar as aces ofensivas de modo a manter a posse de bola.

5.3 Defesa Individual (Homem a Homem) O defesa deve seguir o seu adversrio, quer ele tenha ou no a bola, e no permitir que ele se desmarque. Quando o adversrio tiver a bola em seu poder, o defesa deve exercer presso sobre ele, procurando impedir o avano no terreno de jogo e dificultar a execuo do passe ou do remate. 5.3 Defesa Zona No caso da defesa zona o jogador responsvel por um determinado espao junto linha de 6 metros, onde assume a marcao do atacante que a aparecer. Neste tipo de defesa, os jogadores apesar de no serem obrigados a correr tanto, tm, no entanto de ter uma maior concentrao nas ajudas aos colegas.

Escola Sec. Morgado Mateus

____

_ Pgina 11

You might also like