You are on page 1of 20

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS GASES NDICE


TRABALHO DE UM GS1 TRANSFORMAES GASOSAS4 TERMODINMICA E TEORIA CINTICA DOS GASES17

Trabalho de um gs
1. O grfico abaixo representa um gs sofrendo uma expanso isobrica.
P (Pa)

30

12

V (m3)

a) b) c) d)

O trabalho realizado pelo gs foi igual a: 300 J. 1,2 J. 3 J. 26 J. CORREO

O trabalho dado ou pela rea do grfico ou por

= PV = P(Vf - Vi)

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

= 30(12 - 2) = 300 J.
OPO: A. 2. O grfico abaixo representa um gs sofrendo uma expanso isobrica.
P (x10 5 Pa)

10

V (x10 3 m3)

CALCULE o trabalho realizado pelo gs.


CORREO O trabalho dado pela rea sob o grfico, ou no caso da uma transformao isobrica,

= P.V . Apenas observar as escalas, nos eixos do grfico: potncias de dez...


Assim:

= 2.10 3 .10.10 5 = 2.10 3 J .

3.

Um gs hipottico sofre a transformao mostrada no diagrama abaixo, Presso versus Volume.


P (Pa)

40

30

12

V (m3)

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

CALCULE o trabalho realizado pelo gs durante sua expanso. CORREO O trabalho dado pela rea sob o grfico P x V, no caso, um trapzio. Basta calcular, o que simples:

ATrap =

( B + b )h (40 + 30)(12 2) = = 350 J 2 2

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Transformaes Gasosas
4. (UFMG 2006) Regina estaciona seu carro, movido a gs natural, ao Sol. Considere que o gs no reservatrio do carro se comporta como um gs ideal. Assinale a alternativa cujo grfico melhor representa a presso em funo da temperatura do gs na situao descrita.

CORREO
O cilindro de gs (espcie de bujo) pode ser considerado um volume praticamente constante, pois dilata relativamente pouco. Neste caso, teremos uma transformao ISOVOLUMTRICA, na qual a Temperatura aumenta, j que o carro fica exposto ao sol. Para uma massa de gs constante, j que

no escapa nada do cilindro, temos:

P.V = T

PV T
0 0

P P0 P = = k PT , T T0 T

Presso proporcional Temperatura. O Grfico de uma proporo direta uma reta do tipo y =ax: quando o Sol aquece o cilindro, a Temperatura do gs em seu interior aumenta e, por conseqncia, a www.fisicanovestibular.com.br

5 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Presso interna aumenta proporcionalmente. Um detalhe, que nem importou, que se trata da Temperatura Absoluta!

OPO: D.

5. (UNIFEI 1 2006) Uma massa m de um gs ideal sofre uma transformao X Y Z. O processo X Y isotrmico. De Y Z o gs aquecido presso constante de modo que a temperatura aumente de TY para TZ. Dos diagramas abaixo, qual no representa a transformao acima?
A)
Y Z

B)
Y Z

PY= Pz PX

PY= Pz PX

T X = Ty C) VZ VX VY
Y X

TZ D)
Z

VY

VX

VZ

PY = Pz PX

Y X

TX = Ty

TZ

VZ

VY

VX

CORREO
Procuramos um grfico que no seja um processo isotrmico + outro isobrico. O primeiro grfico (A) tranqilo: Presso x Temperatura. Vemos que corresponde ao enunciado. O segundo (B) tradicional: Presso x Volume, cuja rea inclusive d o Trabalho. Frmula P.V P0V 0 tradicional de gases ideais: = , T = k P.V = P0V 0 . Para T = constante, isotrmico, a T T0 presso inversamente proporcional ao volume, e a curva uma hiprbole, alis, chamada ISOTERMA! Assim, XY isotrmico e claramente YZ isobrico, com volume aumentando j que o gs recebe calor (aquecido), a temperatura aumenta e o volume tambm! Ok! Em C, Volume x Temperatura, vemos primeiro que o volume diminui isotermicamente, logo a presso est aumentando, e depois volume e temperatura aumentam linearmente. Num processo P.V P0V 0 V isobrico, temos = , P = k = V 0 , o volume diretamente proporcional T T T0 T0 temperatura. Ok. www.fisicanovestibular.com.br

6 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Errado est o D! At que temos uma isoterma e uma transformao isobrica, porm na parte isobrica volume e temperatura esto diminuindo, e de acordo com a questo o gs est recebendo calor! Assim, volume e temperatura devem aumentar, como nos anteriores.

OPO: D.
6. Um gs ideal tem sua presso variando de acordo com o grfico abaixo. A curva do grfico uma elipse. a) CALCULE a presso correspondente ao volume de 2 l . b) Para a presso de 8 atm e sabendo que a amostra contm 1 mol do gs, DETERMINE a temperatura dessa amostra. atm.l Dado: R = 0,082 K .mol P (atm)

0,5

V(l)

CORREO

a) A elipse mostra uma transformao isotrmica . Aplicando a equao e tirando os dados do grfico:
2 4

PV PoVo 1 = P. 2 = 8 . = 2atm To T 2
4

1 PV 400 2 = = = 48, 78 K 49 K b) Da equao de Clapeyron: PV = nRT T = 2 nR 1.8, 2.10 8, 2 8.

7. Um cilindro de paredes rgidas e mbolo mvel sem atrito contm um gs em seu interior, conforme indica a figura.

www.fisicanovestibular.com.br

7 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Quando a temperatura 27 C o volume ocupado pelo gs 5 l. Qual deve ser a temperatura para que o volume do gs seja 8 l, mantendo a presso constante?

a) b) c) d)

7,5 K. 43,2 C. 187,5 C. 480 K.


CORREO

Aplicando a equao e lembrando de converter para Kelvin ( + 273) teremos:


P V PV 8 5 = o o = T = 480 K T To T 300
60

Opo: D.

8. Um gs perfeito a 27 C sofre uma expanso isotrmica de um estado A para um estado B caindo sua presso a 1/5 da presso inicial conforme o grfico abaixo. DETERMINE o volume do gs no estado B.

a) b) c) d)

2 l. 4 l. 5 l. 50 l.

CORREO
5 PV PoVo 1 4 = . 20 .V = 20 .10 V = 50 l To T 5

OPO: D.

9. Colocam-se 160 g de Oxignio, a 27 C, num recipiente de capacidade igual a 5l . Considerando que o Oxignio se comporta como um gs perfeito, CALCULE o valor da presso exercida por ele. Dados: R = 0,082 atm. l /K.mol . 1 mol de Oxignio = 32 g .
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

a) 24,6 atm. b) 787 atm. c) 2,21 atm. d) 70,8 atm. CORREO

160 .0,082.(27 + 273) nRT 32 = 8,2.10 2 .3.102 = 24,6atm . PV = nRT P = = V 5

OPO: A.

10. Um motorista calibrou os pneus do carro a uma temperatura de 27 C. Depois de rodar bastante, ao medir novamente a presso, encontrou um valor 20% superior ao da presso inicial. Supondo-se invarivel o volume do pneu, a temperatura do gs no interior deve ter atingido:

a) 360 C. b) 60 K. c) 60 C. d) 87 C.

CORREO to = 27 C = 27 + 273 = 300 K. P = 20 % a mais de Po = 1,2 Po . Assim, basta aplicar a equao dos gases:

1,2 Po Po P V Po Vo T = 360Kelvin = 87 C = = 300 T To T


OPO: D.

11. Um gs ideal, aprisionado em um recipiente de volume constante, sofre uma transformao isovolumtrica. Dos grficos abaixo, qual representa corretamente como varia sua Presso em funo da Temperatura?
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

a) P (Pa)

b) P (Pa)

T (K) c) P (Pa) d) P (Pa)

T (K)

T (K)

T (K)

CORREO

P V Po Vo = P T reta . T To
OPO: D.

12. Durante uma transformao isobrica, um gs ideal tem sua temperatura variada de 27 C para 177 C. Sabendo que seu volume inicial Vo era igual a 1 l, CALCULE o seu volume final. a) 1,5 l . b) 6,5 l . c) 0,67 l . d) 0,15 l .
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

10

CORREO TKelvin = TCelsius + 273 .


3

T Vo 450 .1 P V P oVo = 1,5 l . = V = = T To To 300


2

OPO: A.

13.

(UFMG/2007) QUESTO 05 (Constituda de dois itens.)

Um reservatrio fechado contm certa quantidade de hlio gasoso presso pi. Num primeiro processo, esse gs aquecido, lentamente, de uma temperatura inicial Ti at uma temperatura TF. Num segundo processo, um pequeno orifcio aberto na parede do reservatrio e, por ele, muito lentamente, deixase escapar um quarto do contedo inicial do gs. Durante esse processo, o reservatrio mantido temperatura TF . Considerando essas informaes, 1. ESBOCE, no quadro ao lado, o diagrama da presso em funo da temperatura do gs nos dois processos descritos. JUSTIFIQUE sua resposta.
2. Considere que pi = 1,0 x105 N/m2 e que as temperaturas so Ti = 27 C e TF = 87 C. CALCULE o valor da presso do gs no interior do reservatrio, ao final do segundo processo.

CORREO
Trata-se de uma tpica questo de Comportamento dos Gases Ideais. Alguns detalhes neste tipo de questo precisam ser levados em conta! Primeiramente, com a palavra fechado do enunciado leia-se volume constante! F Da equao de Clapeyron, famosa puta via no rejeita tarado, temos: PV = nRT , ou seja, para V = k e F n (nmero de mols) = k P T, claro, a Temperatura em Kelvin! Se a temperatura aumenta, a presso tambm aumenta. Tracemos a primeira parte do problema, em vermelho. Um i detalhe que a reta passa pela origem! o zero absoluto. Segundo a questo, um quarto do gs escapa. Da equao, para T = k P n. i Escapa e sobram de gs P . Em F azul. www.fisicanovestibular.com.br

p 3 p 4

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

11

2. Sempre chamo a ateno para as temperaturas terminadas em 7: em geral, so em Celsius para transformar em Kelvin. TK = TC + 273 . Alm disso, da Equao de Clapeyron, obtemos: pV poVo = , considerando o nmero de mols constante na primeira transformao, alm do volume. T To
6

Ento:

pV = To T

po Vo

Tpo 360 .1, 0.105 N p= = = 1, 2.105 2 To m 300


5

Como pF = pi no segundo processo, temos: pF = 1,2.105 = 0,90.105 = 9,0.104 N/m2 .

14. A) B) C) D)

(UFVJM/2008) Com relao variao de temperatura nos materiais, ASSINALE a alternativa INCORRETA. Quando os metais so aquecidos, aumentam de tamanho dependendo do seu coeficiente de dilatao trmica. Quando um gs aquecido, nenhuma outra varivel de estado pode ser mantida constante. Quando um material sofre uma determinada variao de temperatura na escala Celsius, essa variao ser idntica se for considerada na escala Kelvin. Quando a gua resfriada, h uma determinada temperatura em que seu volume mnimo.

CORREO
A questo aborda tpicos da Termodinmica. Neste tipo de questo, gosto de comentar cada alternativa. Vamos l: a) Realmente, ao se aquecer um metal, ele dilata, e este um fenmeno bem conhecido e discutido em sala de aula. b) Quando um gs aquecido, ganhando energia sob a forma de calor, sua temperatura est aumentando, claro (aquecido), mas outras variveis podem sim se manter constante, como o volume e a presso. ERRADA.Veja em exemplo: UFMG/2004.
Um cilindro fechado por um mbolo que pode se mover livremente. Um gs, contido nesse cilindro, est sendo aquecido, como representado nesta figura:

Como TAREFA PARA CASA, fica para voc identificar o tipo de transformao e discutir o que ocorre com a energia interna do gs. c) Uma variao de 1 C equivale de fato a uma variao de 1 K. O tamanho dos graus

idntico nas escalas Celsius e Kelvin, e o que muda o ponto em que a escala comea, ou seja, o ponto em que cada um ps o zero.
www.fisicanovestibular.com.br

12 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna d) Sim, a 4 C a gua, que uma exceo conhecida quanto dilatao, atinge seu volume mnimo.

OPO: B.

15.

(CF-C6-H21) (FUVEST/94) Uma bola de futebol impermevel e murcha colocada sob uma campnula, num ambiente hermeticamente fechado. A seguir, extrai-se lentamente o ar da campnula at que a bola acabe por readquirir sua forma esfrica. Ao longo do processo, a temperatura mantida constante. Ao final do processo, tratando-se o ar como um gs perfeito, podemos afirmar que:

a) a presso do ar dentro da bola diminuiu. b) a presso do ar dentro da bola aumentou. c) a presso do ar dentro da bola no mudou. d) a densidade do ar dentro da bola aumentou.

CORREO Esta uma transformao gasosa que est ilustrada no meu blog, o Quantizado, link http://quantizado.blogspot.com/2009/09/lei-de-boyle.html . Com a temperatura constante, temos uma transformao isotrmica, a Lei de Boyle. O filme no blog mostra no a bola, mas um balo inflando. Por qu? Veja a foto... No filme, uma pessoa bombeia o ar fora da bola, na vasilha, fazendo um vcuo. A experincia citada costuma utilizar uma bomba de vcuo... Mas o fato que, temperatura constante, se a presso diminui no caso a externa o volume aumenta. Observe:

PV PV0 = 0 , T=K T T0 PV = K P 1 V
.

Na transformao isotrmica, o volume fica inversamente proporcional presso. Quando esta diminui, o volume ento aumenta. Mas, a questo : e o ar dentro da bola? Ora, se a bola infla, a presso interna da bola diminui. Alis, diminui para igualar a presso externa, que tambm diminuiu. Em uma aula interdisciplinar que preparei, eu e meu amigo professor Gabriel, de Biologia, mostramos a Lei de Boyle aplicada respirao humana. Assista aula e os vdeos interessantes. Link: http://www.fisicanovestibular.xpg.com.br/aulas/aula_multi_pressao.pps . OPO: A.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 16.

13

(CF-C6-H21) (UFMG/95) Um gs encerrado num recipiente, cujo volume pode variar, tem sua temperatura aumentada de 20C para 100C em uma transformao isobrica. Nesse processo, a densidade do gs a) aumenta, mas no chega a ser duplicada. b) diminui, mas no chega a reduzir-se metade. c) torna-se 5 vezes maior. d) torna-se 5 vezes menor.

CORREO
Quem trata das transformaes isobricas a Lei de Gay-Lussac. Partindo da equao dos gases:

P0 V0 PV = , P=K T T0 V = K V T T
. Vemos que o volume fica direntamente proporcional

temperatura, e se esta aumenta, este aumenta tambm. Mas, muitos alunos se esquecem que devese utilizar a temperatura na escala Kelvin: K = 1,8C + 32 . Assim, em Kelvin, a temperatura est variando de 293 K para 373 K, ou seja, no chega nem a dobrar... Quanto densidade, ela dada por:

d =

m V

, inversamente proporcinal ao volume. Se este

aumenta, a densidade diminui, porm, como o volume no dobrou, a densidade no chega a se reduzir pela metade.

OPO: B.

17.

(CF-C6-H21) (UFPE/2003) O volume interno do cilindro de comprimento L = 20 cm, mostrado na figura, dividido em duas partes por um mbolo condutor trmico, que pode se mover sem atrito. As partes da esquerda e da direita contm, respectivamente, um mol e trs moles, de um gs ideal. Determine a posio de equilbrio do mbolo em relao extremidade esquerda do cilindro.

a) 2,5 cm b) 5,0 cm c) 7,5 cm d) 8,3 cm

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

14

CORREO
Precisamos utilizar a Equao dos Gases, e lembrar que, equilbrio, no caso, quer dizer igualar a presso dos dois lados. Alm disto, a questo frisa que o mbolo condutor trmico para falar que os gases dos dois lados esto mesma temperatura. Trabalhando...

PV = nRT

V RT = =k n P
. Vemos que, neste caso, o volume fica proporcional ao nmero

V = k V n n

de moles n. Como um tem 3 vezes mais que o outro lado, ficar com 3 vezes mais espao. 15 cm para o lado de 3 moles e 5 cm para o lado de 1 mol. Se quiser, tambm, pode-se montar uma equao, pela proporo com o nmero de moles, em que, de um lado, x, e do outro, 20 x... Mas, perda de tempo! A proporo j bem clara! Bem como nem comentei, mas volume dado por A.h, rea da base vezes altura. Como a rea a mesma, claro tambm que o volume s depende da altura, no caso, o comprimento de cada lado.

OPO: B.

18.

(UFMG/97) (CF-C6-H21) A figura mostra dois botijes A e B, de volumes V = 2V, isolados termicamente. Os dois recipientes contm um mesmo gs ideal e esto em comunicao atravs de um tubo onde existe uma vlvula.

Na situao inicial, a vlvula est fechada e as temperaturas, as presses e os nmeros de molculas, nos dois recipientes, esto assim relacionados:

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna T = T'; P = 2P; n = n .

15

Num certo momento, a vlvula aberta. Depois de atingida a nova situao de equilbrio, tem-se

a) T' = T' ; P' = P' ; n' = n' . b) T' = T' ; P' = P' ; n' = n' / 2 . c) T' = T' ; P' = 2P' ; n' = n' . d) T' = T' / 2 ; P' = P' ; n' = n' .

CORREO A idia que, juntando um gs com outro, teremos uma mistura de gases em uma nova condio. Observe o enunciado...
Se T = T'; P = 2P; n = n , ento eles estavam mesma temperatura, tinham o mesmo nmero de molculas e a presso do lado A era o dobro justamente porque este tinha metade do volume. Quando a vlvula abrir e os dois se misturarem, esperado que entrem em equilbrio, com suas temperaturas e presses se igualando: T' = T' ; P' = P'. S restam duas opes... Alm do mais, como o lado A continua com metade do volume, tambm ter metade das molculas: n' = n' / 2.

OPO: B.
19.

(UFOP/2009) Considere o grfico a seguir, que descreve o comportamento da presso e do volume de certa massa de gs ideal.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Com relao s transformaes mostradas acima, podemos afirmar que: A) a transformao BC isobrica. B) a transformao AB isotrmica. C) h uma mudana drstica do volume na transformao BC. D) a temperatura no ponto A maior que no ponto C.

16

CORREO Achei a questo bem simples, pois como o prprio grfico mostra, entre A e B a temperatura constante e igual a T1. Alm do mais, visivelmente, a temperatura T2 mais alta no grfico, logo maior. B-C claramente isovolumtrico, posto que o volume no vai para frente nem para traz. Ajudaria se o aluno lembrasse da Ley de Boyle: http://quantizado.blogspot.com/2009/09/lei-de-boyle.html . OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

17

Termodinmica e Teoria Cintica dos Gases


20. (UFVJM/2006) Analise a seguinte situao-problema. Um mol de molculas de um gs ideal submetido a um determinado processo, em que o gs passa do estado A para o estado B, conforme representado na figura abaixo.

Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que a variao da energia interna desse gs (U) e a razo (r) entre o calor absorvido e o trabalho realizado pelo gs so, respectivamente, iguais a

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

18

CORREO
O tal CP = calor molar a presso constante um assunto que s encontrei, que me lembre, nos Problemas Suplementares do captulo sobre Gases do livro Curso de Fsica, Beatriz Alvarenga e Antnio Mximo, vol. 2. Ou seja, detalhe de rodap de pgina, a meu ver sem a menor importncia. Perguntei a um colega meu, da Qumica, e ele disse que dado, na Universidade... Bem... Respondendo primeira pergunta, U, vem da 1a Lei da Termodinmica : U = Q onde Q
calor e o Trabalho, faremos algumas consideraes. Pelo enunciado, 1 mol, n, constante, passa de um estado A para B. Do grfico, o volume est diretamente proporcional temperatura isobrico, presso constante.

presso constante, = PV , onde P presso e V a variao do volume (direta do grfico). Da Equao de Clapeyron (famosa puta velha no rejeita tarado): PV = nRT

P=

nRTo nRT . Tirando o valor de P pelo primeiro ponto (como P=k tanto faz) do grfico: P = . Vo V
2 nRTo . (3Vo Vo ) = 2nRTo . Temos o Trabalho, falta o calor. Ento, = PV = Vo

O calor molar semelhante ao Calor Especfico, porm definido para um mol, e no por grama. Se Q = mcT, Q = nCPT onde n o nmero de moles (mols, como gostam os Qumicos!). Calculando o calor: Q = nCP (3To - To) = 2 nCPTo . Enfim:

U = Q

= 2 nCPTo - 2nRTo
r= Q =

e temos n=1 mol U = 2 (CP R)To .

2n CP To 2n R To

Calculando r: no seleciona bem.

CP R

. Algebrismos, formulismos e nada mais. Chato, e

OPO: A.

21.

Ao apertar a vlvula de um aerossol e deixarmos o gs escapar abundantemente, notamos que a temperatura do frasco se reduz: sentimos frio na mo que o segura. EXPLIQUE por que, baseado na 1a Lei da Termodinmica.

Google Imagens em 18/05/08.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna CORREO

19

O gs realiza trabalho para se expandir, saindo de dentro do aerossol, e no tem tempo de trocar calor com o ambiente: adiabtico. Por isto, ao gastar sua energia para se expandir, ele se esfria.

U = Q - , Q = 0 U =

22.

A chamada Teoria Cintica dos gases afirma que a Energia Cintica das

partculas de um gs dada por

EC =

3KT 2

, em que K a constante de

Boltzmann e T a temperatura absoluta. Considere dois gases comuns, Oxignio e Gs Carbnico. A massa atmica do Oxignio vale 16 u.m.a. e do Carbono 12 u.m.a. Considerando as partculas que formam os dois gases, estando ambos mesma temperatura T, em qual elas teriam maior velocidade? JUSTIFIQUE.

CORREO mesma temperatura, a teoria diz que qualquer gs ter partculas com a mesma Energia Cintica. Basta ver a frmula dada. Porm, Energia Cintica dada por

mv 2 EC = 2

. Logo, tendo a mesma Energia

Cintica, ter maior velocidade o gs que possuir menor massa. E, claro: mO2 < mCO2 . Assim, as molculas de oxignio tero maior velocidade. 23. Um dos grandes problemas da humanidade neste sculo XXI o chamado Aquecimento Global. Provocado pelos gases que intensificam o efeito estufa no planeta. Com menos energia sendo irradiada e refletida para o espao, a temperatura do planeta tem aumentado ao longo do ltimo sculo e nas ltimas dcadas, de acordo com pesquisas de milhares de cientistas, do mundo inteiro. As conseqncias ainda esto sendo estudadas, mas se prev aumento dos nveis dos oceanos, derretimento das calotas polares, extino em massa de espcies vegetais e animais, entre tantos outros desastres. De acordo com seu conhecimento sobre Gases e Termodinmica, marque a nica alternativa abaixo que concorda tanto com o texto quanto com a teoria Fsica a respeito dos gases.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

20

a) Um aumento da temperatura provoca um aumento na densidade do gs atmosfrico. b) Com um aumento na energia cintica mdia das molculas do gs atmosfrico, possvel prever eventos climticos mais catastrficos, como aumento do nmero e intensidade dos furaces. c) Devido ao aumento de temperatura, as chamadas correntes de conveco tendem a diminuir de intensidade no gs atmosfrico. d) Os gases atmosfricos no tm relao alguma com o referido aumento de temperatura citado no texto. CORREO Como um assunto da moda, todo mundo tem ouvido falar neste tema. E, um dos efeitos previstos, ao que parece, j est acontecendo! Veja o que houve no Sul do Brasil, a pouqussimo tempo: uma espcie de furaco! Note as imagens:

OPO: B.

www.fisicanovestibular.com.br

You might also like