You are on page 1of 3

1.

Hpias de elida
Hpias conhecido por ter proposto uma forma de conhecimento enciclopdico e por ter ensinado a arte da memria. Entre as matrias de ensino ele dava amplo espao matemtica e s cincias da natureza, pois pensava que o conhecimento da natureza fosse indispensvel para a boa conduta na vida, a qual deve seguir justamente as leis da natureza, mas que as leis humanas. A natureza une os homens, enquanto a lei freqentemente divide. Portanto, desvaloriza-se a lei quando medida que se ope a natureza.
2. Antifonte Antifonte radicaliza a anttese entre natureza e lei, afirmando com termos eleticos que a natureza a verdade e a lei positiva a opinio, e que, portanto, uma est esta quase sempre em anttese com a outra. As concepes igualitrias e cosmopolitas j presentes em Hipias so radicalizadas por Antifonte, que chega a afirmar at a paridade de todos os homens, sem distino de suas origens, uma vez que por natureza somos todos absolutamente iguais, tanto gregos, como brbaros.

V. Concluses sobre a Sofistica


1. O contributo da Sofistica
Os Sofistas realizaram um deslocamento do eixo da pesquisa filosfica do cosmo para o homem. Eles abriram caminho para a filosofia moral, embora no tenham sabido alcanar seus fundamentos ltimos, porque no conseguiram determinar a natureza do homem enquanto tal. Exemplos: a. Os naturalistas criticaram as velhas concepes antropomrficas do Divino, identificando este com o seu principio. Os sofistas rejeitaram os velhos deuses, mas, tendo rejeitado tambm a busca do principio, encaminharam-se para uma negao do Divino.

b. Antes do surgimento da filosofia, a verdade no se distinguia das aparncias. Os Naturalistas contrapuseram o logos s aparncias, e s nele reconheceram a verdade. c. Os sofistas destruram a velha imagem de homem prpria da poesia e da tradio pr-filosofica, mas no souberam reconstruir uma nova, falaram do homem como natureza biolgica e animal, subentendendo e, de qualquer modo, silenciando a natureza espiritual.

Protgoras
I.O principio protagrico do homem como medida de todas as coisas.
Cada um de ns, de fato, medida de todas as coisas que existem e das que no existem, mas h diferena enorme entre um e outro, justamente por isto, porque para um existem e parecem certas coisas, para outro existem e perecem coisas diferentes.

A imagem de Protgoras como Sofista 1. Para Protgoras a arte sofista torna melhores os jovens.
Protgoras acredita que o jovem, ou os mais velhos que desfrutam de sua companhia, aprende a ser uma pessoa melhor por aprender algo novo, algo que possa ser usado em toda a vida.

2. O problema de fundo: Em que o Sofista torna os jovens melhores?


O jovem ter a vantagem, desde o primeiro dia que passares em sua companhia, de voltar para casa melhor do que antes, e o mesmo no segundo dia, e, assim, dia aps dia fars contnuos progressos para melhor.

3. Protgoras torna os jovens melhores na arte poltica.


Os outros sofistas danificam os jovens, porque, enquanto estes fogem das vrias cincias particulares, eles os empurram e os jogam dentro de novo e contra a vontade deles, ensinando a eles clculo, astronomia, geometria e

msica, se ao contrario, vier a mim, no aprender outra coisa a no ser aquilo para o que veio, e o meu ensinamento concer ne sagacidade, tanto nos assuntos privados ou seja, o melhor modo de administrar a prpria casa.

4. Protgoras pede um pagamento proporcional a seus ensinamentos.


Depois que algum aprendeu comigo, se quiser, paga-me a soma que peo; do contrrio, entra em um templo, presta juramento, e entrega aqui a soma que ele julgar que meus ensinamentos valham .

O grande discurso de Protgoras sobre as origens do homem e da arte poltica no dialogo homnimo de Plato.
Zeus criou Prometeu e Epimeteu, e confiou a eles a distribuio das raas que iriam viver na terra. Prometeu roubou a chama e a sabedoria dos Deus para os mortais que viviam na terra, ento foi punido por Zeus. Os humanos que viviam na terra construram templos para adorar os deuses, com a sabedoria rapidamente aderiram fala e inventaram vestimentas, calados etc. Zeus vendo que por no haver poltica entre eles mandou Hermes distribuir a arte poltica entre os humanos. Os homens tm que ter senso de justia, e nesse caso em uma sociedade tem que haver uma poltica comum para todos os homens, aqueles que no seguirem a poltica, ou seja, as leis sero punidos.

Grgias
Grgias de Leontini pertencia ao mesmo grupo daqueles que rejeitam o critrio, no, porm sobre a base do raciocnio daqueles que seguem Protgoras. Na obra Sobre a natureza ou Sobre o no-ser ele sustenta trs teses fundamentais colocados uma depois da outra. Uma que tambm a primeira, que nada existe; a segunda, que mesmo que algo exista, no captvel por um ser humano; a terceira, que mesmo que seja captvel, todavia no pode ser comunicado ou explicado a outro .

You might also like