You are on page 1of 17

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 1 - ACESSANDO O MDULO GERADOR DE RELATRIOS.

Na tela inicial de acesso ao sistema, informe na janela Programa Inicial, o mdulo SIGARPM. Pressione o boto Confirma.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 2 - REA DE DESENVOLVIMENTO DO RELATRIO.

Nesta tela, so apresentadas trs opes: Criar novo relatrio; Possibilita a criao de um novo relatrio, partindo dos passos iniciais de criao. Abrir relatrio existente; Abre um relatrio criado anteriormente, nesta verso do Gerador de Relatrios. Importar relatrio da verso beta (*.GR2). Abre e converte para a verso atual, qualquer relatrio criado a partir da verso inicial do Gerador de Relatrio (SIGARPM verso Dos). Estas trs opes, tambm so acessveis pelo quatro primeiros cones, disponveis na barra de ferramentas, da esquerda para direita. Neste manual, trataremos apenas a opo de criao de um novo relatrio, j que esta opo abrange todas as funcionalidades do mdulo. Selecione a opo Criar Novo Relatrio e pressione o boto Confirma.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 3 - SELECIONANDO O ARQUIVO PRINCIPAL DE TRABALHO. Nesta tela dever ser selecionado o arquivo principal que ser a base de nosso relatrio. No arquivo principal, ser onde nosso projeto de relatrio ir buscar a maior parte das informaes para a montagem do relatrio, logo ser o nosso objeto de leitura.

Num exemplo simples, podemos citar um relatrio de funcionrios ativos, onde devero ser impressos os campos Matricula, Nome e Centro de Custo (cdigo e descrio). Neste exemplo vemos que a maioria dos campos, encontram-se no arquivo de funcionrios. Por conta disso, o arquivo de Funcionrios ser nosso Arquivo Principal. O nico campo que no est neste arquivo a Descrio do Centro de Custo.
Observao: Apesar de visualizarmos a descrio do Centro de Custo no Cadastro de Funcionrios, este campo virtual, no podendo ser impresso a partir do Cadastro de Funcionrios. Para imprimi-lo, devemos selecionar a tabela de Centros de Custos (SI3).

Neste manual utilizaremos este exemplo de relatrio, por ser um caso clssico de necessidade de desenvolvimento de relatrios especficos. Na janela Procurar por digite o nome do arquivo principal a utilizar, em nosso exemplo, digite SRA, que o arquivo de Cadastro de Funcionrios e pressione o boto Avanar.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 4 - ESTABELECENDO RELACIONAMENTOS. Nesta tela sero definidos todos os relacionamentos necessrios, para a gerao do relatrio.

Observao: Temos como relacionamentos, o cruzamento de informaes entre arquivos que possuam campos em comum.

Em nosso exemplo precisamos relacionar o arquivo de funcionrios (SRA) com o arquivo de centros de custos (SI3), j que como mencionado acima, no conseguiremos extrair a Descrio do C. de Custo do arquivo de Funcionrio, pois nele este campo virtual. Entre estes arquivos temos o campo em comum RA_CC, no arquivo de funcionrios e o I3_CC, no cadastro de centros de custos. Apesar de nomes diferentes, ambos os campo contm a mesma informao, ou seja, cdigo do centro de custo. Clique no boto Adicionar Relacionamento, representado pelo cone do relatrio com sinal de adio (+) em amarelo. Aps esta operao, a tela Adicionar Relacionamentos ser apresentada, como a seguir.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA

Nesta tela, no campo Tabela, deve-se informar o nome do arquivo com o qual o arquivo principal se relacionar. Clique na seta (List Box) ao lado do campo Tabela e lhe ser apresentada uma lista com todos os arquivos onde possvel se estabelecer um relacionamento, com o arquivo principal como mostra a figura a seguir.

Dentre a lista apresentada, selecione o arquivo SI3 Centro de Custos. Note que o sistema lhe apresenta no campo Expresso Tabela Principal, exatamente o campo da tabela principal (Cadastro de Funcionrios (SRA)), que contm o Cdigo do Centro de Custos (RA_CC). E no campo Expresso Tabela Relacionada, exatamente o campo da tabela relacionada (Cadastro de Centros de Custos (SI3)), que tambm contm o Cdigo do Centro de Custo (I3_CUSTO). Pressione o boto Confirma. 5

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA Verifique que na tela apresentada acima, o relacionamento j est estabelecido. Clique no boto Finalizar.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 5 - ESTABELECENDO A ORDEM DE EMISSO DO RELATRIO. Na tela Selecionar Ordem, possvel estabelecer a ordem pela qual o relatrio ser impresso. As ordens disponveis, so previamente estabelecidas quando da criao do ndices da tabela principal (SRA).

possvel estabelecer novas ordens ou ndices, clicando no boto representado pelo cone do formulrio com um sinal de adio amarelo ao lado. Em nosso exemplo, selecionaremos a ordem Centro de Custo + Matrcula. Selecione a ordem e clique no boto Finalizar.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 6 - DEFININDO OS GRUPOS DE EMISSO DO RELATRIO.

Montar expresses para Grupos, significa estabelecer como as informaes de nosso relatrio sero agrupadas ou divididas. Podemos por exemplo, montar um determinado Grupo por Centro de Custo. Desta forma teramos todas as informaes que esto sendo impressas, separadas por Centros de Custos. possvel tambm estabelecer se o grupo em questo, quebrar a pgina a cada mudana e tambm se haver uma Totalizao para o mesmo. Lembrando apenas, que tais opes s so possveis de se estabelecer na criao do Primeiro Grupo. Trabalharemos apenas com dois grupos em nosso relatrio: o Grupo Filial e o Grupo Centro de Custo. Para inserir um Grupo, clique no boto representado pelo sinal de adio (+) amarelo.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA Na tela abaixo, definiremos o primeiro Grupo de nosso relatrio.

A janela Expresso serve para que possamos definir o contedo a ser impresso na linha do Grupo que estamos criando. Podemos selecionar os campos disponveis para seleo, clicando no boto com a seta azul, ao lado da janela Expresso ou criarmos uma expresso especfica para um resultado desejado. Em nosso relatrio, para o primeiro Grupo, selecionaremos o campo Filial, disponvel na lista de campos, como mencionado acima.

Se desejarmos uma quebra de pgina ou um resumo a cada vez que a informao Filial sofresse uma mudana, basta selecionar as caixas Quebra Pgina e Resumo. Em nosso exemplo, no selecionaremos nenhuma das duas opes. Criaremos apenas, como grupo principal, o Grupo Filial. Clique no boto Confirma.

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA Criaremos mais um Grupo onde sero impressos o Cdigo e o Nome do Centro de Custo. Na janela Expresso digite a seguinte expresso: SI3->I3_CUSTO + + SI3->I3_DESC Na janela Cabealho informe o Ttulo do Grupo como C.Custo.

Clique no boto Confirma e, na tela posterior, clique no boto Finalizar.

10

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 6 - DEFININDO OS GRUPOS DE EMISSO DO RELATRIO. A seguir, definiremos quais os campos faro parte do detalhe ou corpo, de nosso relatrio.

A lista de arquivos demonstrada no esquerdo da tela, formada pelo arquivo principal, que escolhemos logo no incio do nosso projeto de relatrio, e os arquivos com os quais estabelecemos relacionamentos. Aparece tambm, um cone de Frmula onde possvel definir uma frmula a ser impressa na linha de detalhes. As setas no meio da tela, servem para enviar ao quadro da direita, os campos selecionados de cada arquivo listado no lado esquerdo da tela. Uma nica seta seleciona campo a campo, enquanto as setas duplas selecionam todos os campos do arquivo selecionado.

11

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA Selecionaremos ento, do arquivo SRA Funcionrios, os campos Matrcula e Nome, conforme a tela abaixo.

Em seguida, selecione o campo SRA.Nome que est no lado direito da tela e clique no boto de Propriedades (representado por um formulrio com um lpis), localizado no rodap da tela.

Marque a janela Totaliza, para que tenhamos um total de funcionrios a cada vez que o Centro de Custo ou a Filial mudarem, durante a impresso. Clique no boto Confirma e no boto Finalizar, da tela posterior. 12

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 7 - CRIANDO O CABEALHO DO RELATRIO.

Qualquer texto informado nesta tela, ser impresso como Cabealho do relatrio. Em nosso exemplo, utilizaremos o nome RELAO DE FUNCIONRIOS POR C. DE CUSTO. Clique sobre o texto Advanced Protheus Report Utility e digite o seu texto. Em seguida, clique no boto Finalizar.

13

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 8 - CRIANDO PARMETROS DE IMPRESSO. Na tela a seguir, voc ter a possibilidade de criar parmetros de impresso para seu relatrio, como Filial De / Filial At.

Em nosso exemplo criaremos dois parmetros bsicos: Filial De e Filial At. No campo Pergunta, digite a descrio Filial De; No campo Tipo, selecione caracter; No campo Tamanho, informe 2; No campo Decimal, deixe 0; No campo Help, digite Filial Inicial; No campo Objeto, selecione Edit; No campo Consulta Padro (Edit), selecione XM0=Filiais; No campo Contedo (Edit/Text), digite 01;

Os demais campos s so acessveis se no campo Objeto, estivssemos selecionado a opo Combo. Abra mais uma linha (pressione seta para baixo) e crie mais um parmetro para Filial At. Siga os mesmo passos utilizados no primeiro parmetro.

14

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA Defina tambm um parmetro para controlar a impresso de funcionrios Demitidos. No campo Pergunta, digite a descrio Imprime Funcionrios; No campo Tipo, selecione caracter; No campo Tamanho, informe 2; No campo Decimal, deixe 0; No campo Help, digite Selecione D para no imprimir Demitidos e X para imprimir Todos; No campo Objeto, selecione Combo; No campo Pr Seleo (Combo), selecione 2; No campo Item 1 (Combo), digite D; No campo Item 2 (Combo), digite X.

Aps ter criado os dois parmetros, clique no boto Finalizar.

15

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 9 - CRIANDO FILTROS DE IMPRESSO. Nesta tela possvel estabelecer filtros para o relatrio.

Na parte esquerda da tela esto listados os arquivos principal e relacionados, na parte central da tela, encontram-se os operadores para aplicao no Filtro e na parte extrema direita da tela, encontram-se as informaes constantes, ou seja, j estabelecidas que podero ser utilizadas como objeto de comparao para o Filtro. Em nosso relatrio, criaremos um Filtro para que possamos escolher se os funcionrios demitidos faro parte do relatrio, juntamente com os demais, ou se os demitidos no faro parte do relatrio. Clique no sinal de adio (+) ao lado do arquivo SRA-Funcionrios e selecione o campo Sit. Folha e em seguida, clique no boto Adicionar. Voc ver que a parte dos Operadores, se tornar ativa; Clique no Operador Diferente de e clique no boto Adiciona. Note que a parte das Constantes tambm torna-se acessvel; Clique na Constante Parmetro e selecione a Pergunta Imprime Funcionrios, anteriormente criada quando definamos os parmetros de impresso. Clique no boto Confirma.

16

SIGARPM GUIA DE REFERENCIA 10 - EMITINDO O RELATRIO. A partir deste momento, voc tem um projeto de relatrio completo podendo altera-lo quando desejar, atravs das opes na barra de ferramentas.

Clique no boto de execuo, representado pelo desenho de um raio vermelho, para que voc tenha uma prvia de seu relatrio. Neste momento, voc poder envia-lo impressora ou gera-lo em disco.

17

You might also like