You are on page 1of 7

3632

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 estabelecidos pelo conselho coordenador da avaliao, enquanto critrios de avaliao e normas de actuao; b) Comportamentos profissionais, que visam avaliar capacidades tcnicas e comportamentais adequadas ao exerccio das funes do avaliado, tendo por base normas de actuao e critrios de avaliao previamente fixados pelo conselho coordenador da avaliao. Artigo 3.
Objectivos

MINISTRIOS DAS FINANAS E DA ADMINISTRAO PBLICA E DA SADE


Portaria n. 242/2011
de 21 de Junho

O sistema integrado de gesto e avaliao do desempenho na Administrao Pblica (SIADAP), regulado pela Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, visa a adopo de um sistema assente em gesto norteada por um clima de exigncia, mrito e transparncia na aco dos servios, pretendendo levar os organismos pblicos a definir estratgias e a desencadear medidas de desenvolvimento para concretizao deste desiderato. Apesar de o sistema de avaliao institudo naquele diploma legal ter uma vocao de aplicao universal, o memo prev, no seu artigo 3., que, em razo das atribuies e organizao dos servios, das carreiras ou de necessidades especficas da respectiva gesto, possam ser realizadas adaptaes ao SIADAP, sem prejuzo do que nela se dispe em matria de princpios e objectivos, de avaliao do desempenho baseada na confrontao entre objectivos fixados e resultados obtidos, bem como no que respeita a diferenciao de desempenhos, respeitando o nmero mnimo de menes de avaliao e o valor das percentagens mximas estabelecidas. Considerando as especificidades da carreira especial de enfermagem, decorre, tambm, do n. 1 do artigo 21. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, que a avaliao de desempenho dos trabalhadores que integrem esta carreira se rege por sistema adaptado do sistema integrado de gesto e avaliao de desempenho na Administrao Pblica (SIADAP), a estabelecer em diploma prprio. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de Maio. Assim: Ao abrigo do disposto no n. 3 do artigo 3. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, e no n. 1 do artigo 21. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanas e da Sade, o seguinte: Artigo 1.
Objecto e mbito de aplicao

1 Os objectivos a definir no mbito do parmetro de avaliao objectivos individuais devem ser fixados de entre objectivos de realizao, de qualidade e de aperfeioamento e desenvolvimento, nos termos dos nmeros seguintes. 2 Os objectivos so, designadamente: a) De intervenes de enfermagem; b) De qualidade e segurana da actividade de enfermagem; c) De eficincia organizacional; d) De aperfeioamento e desenvolvimento profissional e actividade formativa. 3 Anualmente so fixados pelo menos cinco objectivos para cada enfermeiro, os quais se devem enquadrar nas vrias reas previstas no n. 2 e ter especialmente em conta a caracterizao do posto de trabalho do avaliado. 4 Os objectivos escolhidos devem ser objecto de quantificao e de fixao de ponderao para cada um dos avaliados. 5 A ponderao a atribuir aos objectivos poder variar entre 40 % e 60 %, no conjunto dos objectivos de realizao, 20% e 40 % no conjunto dos objectivos de qualidade e 20 % e 30 % no conjunto dos objectivos de aperfeioamento e desenvolvimento. 6 Na fixao dos objectivos a que se referem os nmeros anteriores deve ter-se em conta, designadamente: a) Os factores que influenciam o rendimento profissional; b) As necessidades de formao individual e das equipas, privilegiando-se a formao ao longo da vida; c) A motivao e o desenvolvimento profissional; d) A valorizao da funo; e) A participao do enfermeiro nos objectivos globais da unidade, conjunto de unidades, do estabelecimento ou servio e do Servio Nacional de Sade; f) A tipologia de unidade de cuidados; g) As funes a exercer pelos enfermeiros e considerando o contedo funcional legalmente fixado para a respectiva categoria. Artigo 4.
Avaliao do grau de cumprimento dos objectivos

A presente portaria adapta o subsistema de avaliao do desempenho dos trabalhadores da Administrao Pblica (SIADAP 3), aprovado pela Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, aos trabalhadores integrados na carreira especial de enfermagem estabelecida pelo Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro. Artigo 2.
Parmetros da avaliao

A avaliao do desempenho dos enfermeiros integra-se no ciclo de gesto do estabelecimento ou servio de sade e, tendo por referncia padres de qualidade dos cuidados de enfermagem previamente definidos, efectua-se com base nos seguintes parmetros: a) Objectivos individuais, estabelecidos em articulao com os objectivos da respectiva unidade orgnica, avaliados com base em indicadores de medida previamente

1 A avaliao do grau de cumprimento de cada objectivo efectua-se de acordo com os respectivos indicadores, previamente estabelecidos nos termos do disposto na alnea a) do artigo 2. e expressa-se em trs nveis: a) Objectivo superado, a que corresponde uma pontuao de 5; b) Objectivo atingido, a que corresponde uma pontuao de 3;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 c) Objectivo no atingido, a que corresponde uma pontuao de 1. 2 A pontuao final a atribuir ao parmetro Objectivos individuais a mdia aritmtica das pontuaes atribudas a todos os objectivos nos termos do nmero anterior. Artigo 5.
Comportamentos profissionais

3633
3 A avaliao final expressa em menes qualitativas em funo das pontuaes finais em cada parmetro, nos seguintes termos: a) Desempenho relevante, correspondendo a uma avaliao final de 4 a 5; b) Desempenho adequado, correspondendo a uma avaliao final de desempenho positivo de 2 a 3,999; c) Desempenho inadequado, correspondendo a uma avaliao final de 1 a 1,999. 4 As pontuaes finais dos parmetros e a avaliao final so expressas at s milsimas. Artigo 8.
Reconhecimento de excelncia

1 No parmetro de avaliao Comportamentos profissionais, os comportamentos a acordar so escolhidos de entre os constantes em lista previamente aprovada pelo conselho coordenador de avaliao, que deve tambm especificar os respectivos critrios de avaliao, aplicando-se o disposto nos artigos 48. e 68. da Lei n. 66-A/2007, de 28 de Dezembro, com as adaptaes necessrias. 2 Os comportamentos a considerar no parmetro Comportamentos profissionais no caso de o conselho coordenador no proceder sua fixao prvia, so escolhidos de entre os que se direccionem para: a) Orientao para resultados; b) Planeamento e organizao; c) Conhecimentos especializados e experincia; d) Responsabilidade e compromisso com o servio; e) Relacionamento interpessoal; f) Comunicao; g) Trabalho de equipa e cooperao; h) Coordenao; i) Tolerncia presso e contrariedades. 3 Os comportamentos a contratualizar devem ter em considerao as funes desenvolvidas pelo enfermeiro avaliado, bem como o contedo funcional legalmente fixado para a respectiva categoria. Artigo 6.
Avaliao dos comportamentos

O desempenho dos enfermeiros pode ser objecto de reconhecimento de mrito, significando Desempenho excelente, nos termos do disposto no artigo 51. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. Artigo 9.
Avaliadores

1 A avaliao dos enfermeiros feita por trabalhadores enfermeiros. 2 Na avaliao intervm, em regra, um primeiro e um segundo avaliador, designados pelo dirigente ou rgo mximo de gesto do estabelecimento ou servio de sade. 3 O primeiro avaliador tem todas as competncias, deveres e direitos que esto estabelecidos na Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, para o avaliador, devendo, designadamente: a) Recolher e registar, por escrito, sendo o caso, os contributos do segundo avaliador relativos ao desempenho dos avaliados que lhe cumpra avaliar; b) Reunir todos os demais elementos que permitam formular uma apreciao objectiva e justa sobre o avaliado, sendo da sua exclusiva responsabilidade as informaes que venha a prestar. 4 Ambos os avaliadores devem possuir o contacto funcional com o avaliado pelo tempo mnimo legal exigvel para efeitos de atribuio da avaliao, cabendo ao segundo avaliador proceder ao acompanhamento da sua actividade e proceder ao registo de todos os elementos passveis de influir na sua avaliao final. 5 Em caso de divergncia entre o segundo e o primeiro avaliadores, prevalece a apreciao deste, o qual deve fundamentar, por escrito, a sua discordncia face ao segundo avaliador. 6 A avaliao do desempenho dos enfermeiros com a categoria de enfermeiro efectuada pelo enfermeiro que, na unidade, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-chefe como primeiro avaliador, sendo o segundo avaliador um enfermeiro principal. 7 A avaliao do desempenho dos enfermeiros com a categoria de enfermeiro principal efectuada pelo enfermeiro que, no conjunto de unidades, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor, como primeiro avaliador, sendo o segundo

1 A avaliao de cada comportamento expressa em trs nveis: a) Comportamento demonstrado a um nvel elevado, a que corresponde uma pontuao de 5; b) Comportamento demonstrado, a que corresponde uma pontuao de 3; c) Comportamento no demonstrado, a que corresponde uma pontuao de 1. 2 A pontuao final a atribuir ao parmetro Comportamentos profissionais a mdia aritmtica simples das pontuaes atribudas aos comportamentos escolhidos para cada avaliado. Artigo 7.
Avaliao final

1 A avaliao final o resultado da mdia ponderada das pontuaes obtidas nos dois parmetros da avaliao. 2 Para o parmetro Objectivos individuais atribuda uma ponderao mnima de 70 % e para o parmetro Comportamentos profissionais uma ponderao mxima de 30 %.

3634
avaliador o enfermeiro que, na unidade, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-chefe. 8 A avaliao do desempenho dos enfermeiros que, na unidade, prosseguem as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-chefe, efectuada pelo enfermeiro que, noutro conjunto de unidades, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor, como primeiro avaliador, sendo o segundo avaliador o enfermeiro que, no conjunto de unidades na qual a sua se integra, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor. 9 A avaliao do desempenho dos enfermeiros que, no conjunto de unidades, prosseguem as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor, efectuada pelo enfermeiro-director ou, nas situaes em que este no exista, por um enfermeiro especialmente designado para o efeito pelo rgo mximo de gesto, preferencialmente com funes de coordenao geral de enfermagem, com experincia na rea da avaliao do pessoal e dos cuidados de enfermagem. 10 Ao nvel dos cuidados de sade primrios, a avaliao do desempenho dos enfermeiros-coordenadores de equipas de enfermagem de unidades efectuada pelo enfermeiro vogal do conselho clnico do ACES, como primeiro avaliador, sendo o segundo avaliador um enfermeiro que prossegue funes de assessoria de enfermagem ao conselho clnico. 11 A avaliao do desempenho dos enfermeiros que prosseguem funes de assessoria de enfermagem ao conselho clnico, referidos no nmero anterior, efectuada pelo enfermeiro vogal do conselho clnico do ACES. 12 No mbito do Instituto da Droga e da Toxicodepe ndncia, I. P., a avaliao do desempenho dos enfermeiros-coordenadores de equipas de enfermagem de unidades e equipas tcnicas efectuada pelo enfermeiro que, a nvel regional, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor, como primeiro avaliador, sendo o segundo avaliador um enfermeiro que, ao nvel dos centros de respostas integradas, prossegue funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-chefe. 13 A avaliao do desempenho dos enfermeiros que, ao nvel dos centros de respostas integradas, das unidades de desabituao e das unidades de alcoologia, prosseguem funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-chefe, referidos no nmero anterior, efectuada pelo enfermeiro-coordenador nacional de enfermagem, como primeiro avaliador, sendo o segundo avaliador o enfermeiro que, a nvel regional, prossegue as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor. 14 A avaliao do desempenho dos enfermeiros que, a nvel regional, prosseguem as funes de chefia a que se refere o artigo 18. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, ou de enfermeiro-supervisor, referidos no nmero anterior, efectuada pelo enfermeiro-coordenador nacional de enfermagem.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 15 O enfermeiro director no est sujeito avaliao do desempenho nos termos previstos na presente portaria. 16 Cada enfermeiro principal com funes de segundo avaliador deve ter a seu cargo a avaliao, designadamente, do grupo de enfermeiros a quem, nos termos da alnea d) do n. 1 do artigo 10. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, lhe compete coordenar funcionalmente. Artigo 10.
Conselho coordenador da avaliao

1 Junto do dirigente ou rgo mximo de gesto do estabelecimento ou servio de sade funciona o conselho coordenador da avaliao dos trabalhadores enfermeiros, presidido pelo enfermeiro-director ou, sendo o caso, pelo enfermeiro vogal do conselho clnico do ACES, o qual tem voto de qualidade em caso de empate. 2 Nas situaes em que a estrutura orgnica do servio ou estabelecimento no comporte o cargo de enfermeiro-director ou de enfermeiro vogal do conselho clnico do ACES, a presidncia do conselho coordenador da avaliao a que se refere o nmero anterior, compete a um enfermeiro especialmente designado para o efeito pelo rgo mximo de gesto, preferencialmente com funes de coordenao geral de enfermagem, com experincia na rea da avaliao do pessoal e dos cuidados de enfermagem. 3 Integram ainda o conselho a que se refere o n. 1 do presente artigo os seguintes enfermeiros: a) Enfermeiros com funes de primeiro avaliador at ao limite de cinco enfermeiros; b) Enfermeiros que integram a componente executiva da direco de enfermagem. 4 Nos casos em que ainda no esteja constituda a componente executiva da direco de enfermagem referida na alnea b) do nmero anterior, o conselho coordenador da avaliao dos trabalhadores enfermeiros integra os enfermeiros com funes de primeiro avaliador em nmero no superior ao dobro do limite fixado na alnea a) do nmero anterior. 5 O conselho coordenador da avaliao pode ser assessorado por enfermeiros detentores do ttulo de enfermeiro especialista com experincia na rea da avaliao do pessoal e dos cuidados de enfermagem, sem direito a voto. 6 Quando as circunstncias o aconselhem, o conselho pode solicitar a participao nas suas reunies de outros dirigentes ou chefias, sem direito a voto, bem como requerer junto dos servios competentes os pareceres e demais elementos que entender necessrios. 7 Nos servios de grande dimenso podem ser criadas seces autnomas compostas por um nmero restrito de enfermeiros, sendo as mesmas presididas por um elemento da direco de enfermagem, por esta designado para o efeito. 8 Sem prejuzo das demais competncias previstas na lei, ao conselho coordenador da avaliao compete: a) Proceder fixao das normas de actuao e dos critrios de avaliao, quer dos objectivos individuais, quer dos comportamentos profissionais, a aplicar nas diferentes unidades e de acordo com as funes prosseguidas pelos enfermeiros, e tendo em considerao o contedo funcional legalmente fixado para as diversas categorias;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 b) Coordenar a elaborao e a aplicao dos parmetros da avaliao no mbito de cada estabelecimento ou servio e unidades de cuidados ajustados s especificidades das unidades; c) Apreciar e decidir, mediante prvia audio da direco de enfermagem, sobre a reviso das normas de actuao, critrios de avaliao e comportamentos profissionais a escolher, bem como as respectivas ponderaes; d) Assegurar a aplicao das percentagens de diferenciao dos desempenhos previstas na lei; e) Elaborar orientaes e instrues consideradas necessrias para o desenvolvimento do processo da avaliao do desempenho; f) Emitir parecer sobre dvidas ou questes suscitadas no mbito das suas atribuies, quando solicitado; g) Emitir recomendaes sobre a necessidade de formao em servio e ou contnua para os enfermeiros, de acordo com os projectos de desenvolvimento da qualidade dos cuidados de enfermagem e objectivos do estabelecimento ou servio e unidades; h) Elaborar os diferentes impressos necessrios ao desenvolvimento do processo de avaliao do desempenho; i) Elaborar o relatrio anual da avaliao do desempenho dos enfermeiros; j) Elaborar o seu regulamento interno. 9 Para efeitos da fixao das normas de actuao e dos critrios de avaliao, quer dos objectivos individuais, quer dos comportamentos profissionais, o conselho coordenador da avaliao deve consultar a direco de enfermagem. 10 Sempre que tenha de deliberar sobre matrias relativamente s quais os seus membros, enquanto trabalhadores enfermeiros, sejam parte interessada, designadamente a apreciao e validao de propostas de atribuio de menes queles sujeitas diferenciao de desempenhos, o conselho coordenador da avaliao deve funcionar com composio restrita aos elementos relativamente aos quais no se verifique uma situao de conflito de interesses. 11 Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, ao conselho a que se refere o presente artigo aplica-se, com as necessrias adaptaes, o artigo 58. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, designadamente no que respeita s respectivas competncias. Artigo 11.
Comisso paritria

3635
Artigo 12.
Casos especiais

1 Junto do dirigente ou rgo mximo de gesto do estabelecimento ou servio de sade funciona uma comisso paritria com competncia consultiva, constituda exclusivamente por enfermeiros. 2 A comisso paritria constituda por quatro vogais, sendo dois representantes da administrao, um dos quais membro do conselho coordenador da avaliao, designados pelo dirigente ou rgo mximo de gesto do estabelecimento ou servio de sade e dois representantes dos enfermeiros por estes eleitos. 3 A comisso paritria pode solicitar ao avaliador, ao avaliado e, se se justificar, ao conselho coordenador da avaliao, os elementos que julgar convenientes para o exerccio das suas competncias. 4 Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, comisso a que se refere o presente artigo aplica-se, com as necessrias adaptaes, o disposto nos artigos 59. e 70. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro.

1 No caso dos enfermeiros a que se refere o n. 5 do artigo 42. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, a ltima avaliao do desempenho obtida reporta-se igualmente aos anos seguintes. 2 Apenas se encontram abrangidas pelo disposto no nmero anterior as avaliaes do desempenho obtidas no mbito do sistema integrado de gesto e avaliao do desempenho na Administrao Pblica (SIADAP) ou de um sistema dele adaptado, com fixao de percentagens de diferenciao de desempenhos. 3 Nos casos em que no for possvel a aplicao do n. 1, por inexistncia de avaliao ou por esta no respeitar o disposto no n. 2, bem como naqueles em que o enfermeiro pretenda a sua alterao, h lugar a ponderao curricular nos termos do disposto no n. 7 do artigo 42. e no artigo 43. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. 4 A proposta de avaliao a apresentar ao conselho coordenador da avaliao a que se refere o n. 7 do artigo 42. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, deve ser elaborada por dois enfermeiros avaliadores designados pelo dirigente ou rgo mximo de gesto do estabelecimento ou servio de sade, aplicando-se o disposto no n. 5 do artigo 9. 5 Os enfermeiros detentores do ttulo de enfermeiro especialista que desenvolvam as funes enunciadas nas alneas j) a p) do n. 1 do artigo 9. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, durante, pelo menos, trs anos consecutivos, a contar da data da entrada em vigor da presente portaria, e sem interrupes, tm direito, por uma nica vez e pelo perodo mximo de dois anos civis seguidos, atribuio da meno qualitativa imediatamente superior, se existir, quela que, em sede de avaliao do desempenho, efectivamente foi obtida. 6 As percentagens mximas para as menes qualitativas de Desempenho relevante e de Desempenho excelente, a que se refere o artigo 19., no incidem sobre os trabalhadores relativamente aos quais tenha sido, nos termos do nmero anterior, atribuda a meno qualitativa imediatamente superior efectivamente obtida. 7 A atribuio da meno qualitativa imediatamente superior efectivamente obtida, prevista no n. 5, depende de requerimento a apresentar, por escrito, pelo enfermeiro interessado e efectiva-se mediante despacho do dirigente mximo do rgo ou servio, devidamente fundamentado, sujeito a ratificao pelo membro do Governo responsvel pela rea da sade, que pode delegar. 8 O disposto nos n.os 5 e seguintes do presente artigo no se aplica nas situaes em que o enfermeiro detentor do ttulo de enfermeiro especialista, no perodo relevante para aquisio do direito ali consignado, em sede de avaliao de desempenho tenha obtido, num dos anos, avaliao final de Desempenho inadequado. 9 O direito atribuio da meno qualitativa imediatamente superior efectivamente obtida, previsto no n. 5, no se aplica, tambm, aos enfermeiros que, nos termos do Decreto-Lei n. 437/91, de 8 de Novembro, fossem detentores da categoria de enfermeiro especialista data da transio para a carreira especial de enfermagem prevista no Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro, bem como aos que sejam titulares de uma das categorias subsistentes.

3636
Artigo 13.
Fases do processo de avaliao

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 Artigo 16.


Registo de observao do desempenho e orientao

Sem prejuzo do disposto nos artigos seguinte, o processo de avaliao dos enfermeiros compreende as fases fixadas no artigo 61. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. Artigo 14.
Planeamento

1 O registo de observao do desempenho e orientao inscreve-se numa filosofia de acompanhamento contnuo do desempenho dos enfermeiros, circunscreve-se aos incidentes crticos, positivos e negativos, efectiva-se em impresso prprio e assinado pelo avaliador e pelo avaliado. 2 O impresso a que se refere o nmero anterior deve conter, designadamente: a) A norma de actuao; b) A descrio sinttica do incidente crtico, positivo ou negativo, e a data da sua ocorrncia; c) Reconhecimentos e orientaes desenvolvidas; d) Em caso de incidente crtico negativo, a data da entrevista de reorientao a realizar, se for o caso. Artigo 17.
Entrevista de reorientao

1 A direco de enfermagem procede adequao dos padres da qualidade s diversas unidades de cuidados, tendo em conta, designadamente: a) O plano de actividades do estabelecimento ou servio de sade, das unidades e dos conjuntos de unidades e os respectivos planos de actividades de enfermagem; b) O seu plano estratgico; c) Os padres da qualidade de cuidados de enfermagem definidos; d) As funes prosseguidas pelos enfermeiros. 2 A adequao a que se refere o nmero anterior objecto de divulgao interna no estabelecimento ou servio de sade. 3 O conselho coordenador da avaliao procede divulgao das normas de actuao e dos critrios de avaliao, quer dos objectivos individuais, quer dos comportamentos profissionais. 4 Em reunio da equipa de enfermagem de cada unidade, os enfermeiros avaliadores: a) Apresentam as normas de actuao e os critrios de avaliao, a aplicar na respectiva unidade; b) Referenciam a documentao existente relacionada com o processo de avaliao. 5 A fase de planeamento deve decorrer no ltimo trimestre de cada ano civil. Artigo 15.
Entrevista de orientao inicial

1 A entrevista de reorientao facultativa e depende das necessidades evidenciadas pelo enfermeiro avaliado ou pelos enfermeiros avaliadores, ao longo do perodo sujeito avaliao. 2 A necessidade de entrevista de reorientao fundamenta-se, designadamente: a) No desvio acentuado do desempenho face s metas contratualizadas; b) Na acumulao de incidentes crticos negativos. 3 A entrevista de reorientao, quando realizada, integra a formalizao do processo de orientao do desempenho, sendo registada em impresso prprio. 4 A entrevista de reorientao preparada com base no projecto profissional apresentado e nos registos de observao do desempenho. 5 No mbito da entrevista de reorientao os intervenientes devem, designadamente: a) Analisar o desempenho do enfermeiro avaliado e identificar estratgias e recursos atinentes optimizao das suas capacidades; b) Analisar os incidentes crticos ocorridos no exerccio das funes do avaliado, identificando as suas causas e eventuais medidas tendentes a evitar a sua repetio; c) Prestar ao avaliado os esclarecimentos e o apoio tcnico necessrio tendo em vista um melhor desempenho; d) Apoiar o avaliado na adopo de estratgias e recursos atinentes optimizao das suas capacidades; e) Registar o resumo da entrevista em impresso prprio, que dever ser assinado pelo avaliador e pelo avaliado. Artigo 18.
Entrevista anual de auto-avaliao e avaliao

1 A entrevista de orientao inicial realizada pelos enfermeiros avaliadores, com cada um dos respectivos enfermeiros avaliados, como incio do processo de orientao e avaliao. 2 A entrevista de orientao inicial centrada no projecto profissional do enfermeiro avaliado, apresentado em impresso prprio, e tem como objectivos, designadamente: a) Apoiar os enfermeiros avaliados na clarificao das normas de actuao e dos critrios de avaliao aplicveis; b) Definir os comportamentos e as aces a desenvolver no processo de orientao por cada um dos intervenientes; c) Negociar e estabelecer estratgias para concretizao das metas de desempenho contratualizadas; d) Contratualizar os parmetros da avaliao e negociar e estabelecer estratgias e recursos para concretizao das respectivas metas contratualizadas. 3 A entrevista de orientao inicial deve decorrer at 31 de Janeiro, podendo realizar-se em simultneo com a entrevista anual de avaliao.

1 A entrevista anual de auto-avaliao e avaliao destina-se anlise conjunta, entre avaliador e avaliado, da avaliao proposta, tendo em conta, designadamente: a) Os parmetros da avaliao contratualizados no mbito do projecto profissional e os realizados; b) O grau de concretizao de cada parmetro contratualizado; c) Os registos de observao do desempenho; d) Os resultados dos planos de aco, se os houver.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 2 Com vista preparao da entrevista: a) Os avaliadores devem elaborar a sua proposta de avaliao em impresso prprio e comunic-la aos avaliados com uma antecedncia no inferior a cinco dias teis; b) Os avaliados devem elaborar e entregar ao enfermeiro avaliador, com uma antecedncia no inferior a cinco dias teis, o registo da auto-avaliao no respectivo impresso prprio. 3 Os impressos prprios referidos no nmero anterior integram, designadamente: a) Os parmetros contratualizados, com a indicao dos respectivos indicadores de medida; b) Tabela de uma coluna justaposta aos parmetros de avaliao, onde o enfermeiro avaliado e os enfermeiros avaliadores registam, respectivamente, a auto-avaliao e a proposta de avaliao, relativamente ao grau de concretizao de cada parmetro. 4 A proposta de avaliao integra ainda as normas de actuao, os critrios de avaliao ou padres de desempenho profissional e os comportamentos profissionais, a aplicar nas diferentes unidades do estabelecimento ou servio e s funes prosseguidas pelos enfermeiros, na considerao do contedo funcional legalmente fixado. 5 No final da entrevista o enfermeiro avaliador dever registar, em impresso prprio, a meno qualitativa e respectiva fundamentao, bem como os parmetros de avaliao que no tenham sido objecto de apreciao por falta de observao ou insuficincia de dados. 6 No impresso a que se refere o nmero anterior, assinado pelos enfermeiros avaliadores, o enfermeiro avaliado toma conhecimento da meno proposta e inerente avaliao final, inscreve a sua concordncia ou discordncia e assina. 7 A entrevista anual de avaliao deve realizar-se at 31 de Janeiro. Artigo 19.
Diferenciao de desempenhos

3637
Artigo 20.
Fichas

Os modelos das fichas de auto-avaliao, de avaliao, de reformulao de parmetros e respectivos indicadores e de monitorizao so aprovados por despacho conjunto dos membros do Governo responsveis pelas reas da sade e da Administrao Pblica. Artigo 21.
Potencial de desenvolvimento dos trabalhadores

1 O sistema de avaliao do desempenho deve permitir a identificao do potencial de evoluo e desenvolvimento dos enfermeiros e o diagnstico das respectivas necessidades de formao, devendo estas ser consideradas no plano de formao anual de cada unidade. 2 Para a identificao das necessidades de formao deve ter-se em conta as necessidades prioritrias dos enfermeiros e a exigncia do seu posto de trabalho. Artigo 22.
Gesto e acompanhamento

As competncias previstas na Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, para as secretarias-gerais de cada ministrio quanto competncia de acompanhamento so, no caso da avaliao do pessoal da carreira de enfermagem, cometidas Administrao Central do Sistema de Sade, I. P. (ACSS, I. P.) Artigo 23.
Disposies transitrias

1 diferenciao de desempenho dos enfermeiros aplica-se o disposto no artigo 75. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. 2 As percentagens mximas a que se refere o n. 1 do artigo 75. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, aplicam-se relativamente ao nmero de trabalhadores da carreira de enfermagem. 3 Os enfermeiros com funes de avaliador previstas no artigo 9. integram um universo autnomo para efeitos da aplicao das percentagens de diferenciao de desempenhos prevista no artigo 75. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. 4 As percentagens a que se referem os nmeros anteriores beneficiam dos aumentos previstos na alnea a) do artigo 27. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro, nos termos e condies previstos na lei. 5 As percentagens mximas para as menes qualitativas de Desempenho relevante e de Desempenho excelente no incidem sobre os trabalhadores relativamente aos quais releve a ltima avaliao atribuda, nos termos do n. 6 do artigo 42. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro.

1 O disposto na presente portaria aplica-se aos desempenhos que tenham lugar a partir de 2012, inclusive. 2 A aplicao do disposto na presente portaria inicia-se com o planeamento do processo de avaliao do desempenho de 2012. 3 Excluem-se deste primeiro processo de avaliao todos os elementos relativos avaliao e auto-avaliao respeitantes ao desempenho de 2011, designadamente os previstos nas alneas b), c), e), f), g), h) e i) e segmento inicial da alnea d), todas do artigo 61. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. 4 A primeira eleio da comisso paritria, aps a entrada em vigor da presente portaria, deve realizar-se nos termos do disposto no artigo 59. da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. 5 A avaliao do desempenho do ano de 2011 efectua-se ao abrigo do Decreto-Lei n. 437/91, de 8 de Novembro, nos termos do n. 2 do artigo 21. do Decreto-Lei n. 248/2009, de 22 de Setembro. 6 Aos desempenhos ocorridos nos anos de 2004 a 2010, ambos inclusive, aplicvel o disposto no artigo 113. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro. Artigo 24.
Enfermeiros com contrato por tempo determinado ou determinvel

O disposto na presente portaria aplica-se aos enfermeiros com contrato de trabalho por tempo determinado ou determinvel.

3638
Artigo 25.
Enfermeiros em mobilidade

Dirio da Repblica, 1. srie N. 118 21 de Junho de 2011 do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Sade e da Educao, o seguinte: Artigo 1.
Produtos elegveis

Os enfermeiros que exeram funes no includas no mbito da prestao de cuidados de sade em rgos e servios da Administrao Pblica e no desempenhem cargos dirigentes so avaliados nos termos do sistema integrado de avaliao do desempenho em vigor para o pessoal da carreira de tcnico superior desse rgo ou servio, com as adaptaes que forem necessrias. Artigo 26.
Aplicao subsidiria

Para o ano lectivo de 2010-2011, so elegveis os frutos e produtos hortcolas, respectivas quantidades ou pores e pesos identificados no anexo da presente portaria, que desta faz parte integrante. Artigo 2.
Entrada em vigor

Em tudo o que no estiver regulado na presente portaria aplica-se o regime constante da Lei n. 66-B/2007, de 28 de Dezembro. Artigo 27.
Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Antnio Manuel Soares Serrano, em 6 de Junho de 2011. Pela Ministra da Sade, scar Manuel de Oliveira Gaspar, Secretrio de Estado da Sade, em 9 de Junho de 2011. A Ministra da Educao, Maria Isabel Giro de Melo Veiga Vilar, em 9 de Junho de 2011.
ANEXO (a que se refere o artigo 1.) Produtos elegveis
Produto elegvel Nmero de unidades ou pores Peso das unidades ou pores (gramas) Relao unidade/kg (unid./kg)

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Em 3 de Junho de 2011. O Ministro de Estado e das Finanas, Fernando Teixeira dos Santos. A Ministra da Sade, Ana Maria Teodoro Jorge.

MINISTRIOS DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS, DA SADE E DA EDUCAO


Portaria n. 243/2011
de 21 de Junho

Ma . . . . . . . . . . . Pra . . . . . . . . . . . . Clementina . . . . . . Tangerina . . . . . . . . Laranja . . . . . . . . . Banana . . . . . . . . . . Cereja . . . . . . . . . . Uvas . . . . . . . . . . . Ameixa . . . . . . . . . Pssego . . . . . . . . . Cenoura . . . . . . . . . Tomate (cereja ou equivalente) . . . .

O regime de fruta escolar (RFE) consubstancia um apoio financeiro para aquisio e distribuio de produtos hortofrutcolas a crianas e jovens, criado pelo Regulamento (CE) n. 1234/2007, do Conselho, de 22 de Outubro, na redaco introduzida pelo Regulamento (CE) n. 13/2009, do Conselho, de 18 de Dezembro, e regulamentado pelo Regulamento (CE) n. 288/2009, da Comisso, de 7 de Abril, alterado pelo Regulamento (UE) n. 34/2011, da Comisso, de 18 de Janeiro. A Portaria n. 1242/2009, de 12 de Outubro, concretizou a participao nacional no regime referido, aprovando o Regulamento do Regime de Fruta Escolar. Foi, entretanto, definida a Estratgia Nacional do Regime de Fruta Escolar, que tem como objectivo principal a introduo ou reforo de hbitos alimentares nas crianas aptos a disseminar comportamentos saudveis na populao. A aprovao da Estratgia Nacional suscita agora a necessidade de actualizar a lista dos frutos e produtos hortcolas elegveis para a aquisio e distribuio s crianas. Assim: Ao abrigo do disposto no Regulamento (CE) n. 1234/2007, do Conselho, de 22 de Outubro, e no Regulamento (CE) n. 288/2009, da Comisso, de 7 de Abril, manda o Governo, pelos Ministros da Agricultura,

1 1 1 1 1 1 chvena almoadeira cacho 2 1 2 2a3

100 a 125 100 a 125 72 a 100 72 a 100 100 a 125 70 a 100 110 a 130 90 a 110 50 a 63 100 a 125 62 a 90 9 a 11

8 a 10 8 a 10 10 a 14 10 a 14 8 a 10 10 a 14 16 a 20 8 a 10 11 a 16 90 a 110

MINISTRIO DA EDUCAO
Portaria n. 244/2011
de 21 de Junho

O Decreto-Lei n. 50/2011, de 8 de Abril, procedeu a alteraes aos princpios orientadores da organizao e da gesto do currculo, bem como da avaliao das aprendizagens referentes ao nvel secundrio da educao, nomeadamente pela possibilidade conferida aos alunos de optarem pela realizao de exame final nacional na disciplina de Filosofia da componente de formao geral e numa das disciplinas bienais da componente de formao especfica, que justificam a necessidade de proceder aos ajustamentos em matria da avaliao das aprendizagens. Assim, ao abrigo do artigo 5. e do n. 3 do artigo 10. do Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 24/2006, de 6 de Fevereiro, 272/2007,

You might also like