You are on page 1of 17

01

ADV ADVOGADO(A) JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

TARDE

CONHECIMENTOS DISCURSIVA CONHECIMENTOS ESPECFICOS E DISCURSIVA

a) este caderno, com os enunciados das 70 questes das Provas Objetivas e das 2(duas) questes da Prova Discursiva, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 0,5 1,0 Questes 21 a 30 31 a 40 Pontos 1,5 2,0 Questes 41 a 50 51 a 60 Pontos 2,5 3,0 Questes 61 a 70 Pontos 3,5 -

b) um Caderno de Respostas para o desenvolvimento da Prova Discursiva, grampeado ao CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta,. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

03 04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva. c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva, quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTA PROVA DE QUESTES OBJETIVAS E DISCURSIVAS DE 5 (CINCO) HORAS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

12

MARO / 2010

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1
Considerando as disposies da Lei no 5.811, de 11 de outubro de 1972, analise as afirmaes a seguir. I - Para garantir a normalidade das operaes nas indstrias petroqumicas, enquanto o empregado trabalhar no regime de revezamento em turno de oito horas, poder ser exigida sua atividade durante o intervalo destinado a repouso e alimentao, mediante o pagamento em dobro da hora suprimida. II - Ao empregado que trabalhe no regime de revezamento em turno de doze horas fica assegurado, alm de outros direitos, repouso de 24 horas consecutivas para cada turno trabalhado. III - Se, por iniciativa do empregador, for alterado o regime de trabalho do empregado com a reduo ou supresso das vantagens inerentes aos regimes institudos pela Lei no 5.811/71, poder o empregado, de acordo com expressa disposio contida na mesma legislao, considerar rescindido o contrato de trabalho e pleitear as indenizaes devidas pela resciso indireta, na forma do art. 483 da CLT. IV - De acordo com as disposies legais atinentes, o empregado no poder permanecer em servio, no regime de revezamento para situaes especiais de que trata a Lei no 5.811/72, por perodo superior a quatorze dias. So corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) III e IV. (E) I, II e IV.

3
As smulas e as orientaes jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho visam no apenas a uniformizar a jurisprudncia trabalhista, mas tambm servem para trancamento de recursos de revista e embargos, conforme previso do art. 9o da Lei no 5.584/70. Qual das afirmaes abaixo CONTRARIA smulas ou orientaes jurisprudenciais do TST? (A) O adicional de periculosidade pago em carter permamente integra o clculo de horas extras. (B) O adicional de periculosidade incide sobre os trinios pagos pela PETROBRAS. (C) O adicional de periculosidade dos eletricitrios dever ser calculado sobre o conjunto de parcelas de natureza salarial. (D) Os empregados que operam bombas de gasolina tm direito ao adicional de periculosidade. (E) O trabalho exercido em condies perigosas, embora de forma intermitente, faz com que seja devido o respectivo adicional de periculosidade de forma integral, podendo ser pago proporcionalmente ao tempo de exposio, se for pactuado em acordo ou conveno coletiva.

4
No processo do trabalho, se no houver o conhecimento de recurso de revista, a competncia para julgar ao que vise a rescindir a deciso de mrito de(a) (A) uma das Turmas do TRT. (B) uma das Turmas do STF. (C) uma das Turmas do TST. (D) SBDI-1 do TST. (E) Seo de Dissdios Individuais do TRT, ou do Pleno de TRT que no a tenha instalada.

5
De acordo com o disposto no Decreto no 4.136/2002, que dispe sobre a especificao das sanes aplicveis s infraes s regras de preveno, controle e fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional, (A) vedada a responsabilizao, pelas infraes nele previstas, de tripulante do navio. (B) pode ser convertida a multa simples em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente. (C) ser aplicada a sano de apreenso do navio sempre que o agente opuser embarao fiscalizao dos rgos competentes. (D) ser aumentada a penalidade originria ao dcuplo do seu valor, nos casos de reincidncia de infrao punida com multa. (E) so consideradas guas sob jurisdio nacional, como guas internas, as guas abrangidas por uma faixa de doze milhas martimas de largura, medidas a partir da linha de base reta e da linha de baixa-mar.

2
Ao se fazer uma consulta s normas processuais do Direito do Trabalho, contidas na Consolidao das Leis do Trabalho, constata-se que: (A) o documento oferecido para prova, no processo, s ser aceito, se estiver no original ou em certido autntica, ou quando conferida a respectiva pblica-forma ou cpia perante o juiz ou tribunal. (B) outras excees, alm das referentes suspeio e competncia, no podem ser opostas com suspenso do feito. (C) a CLT prev que o juiz deve declarar ex officio a nulidade fundada em incompetncia de foro (art. 795, 1o), referindo-se incompetncia territorial. (D) a nulidade ser pronunciada, ainda que arguida por quem lhe tiver dado causa. (E) apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista ao excepto por 48 horas improrrogveis.

2
ADVOGADO(A) JNIOR

6
Sobre o Tribunal Martimo, analise as afirmaes a seguir. - s decises do Tribunal Martimo, quando apresentarem ambiguidade, obscuridade, contradio e omisso, cabero Embargos declaratrios no prazo de 5 dias. II - O Tribunal Martimo tem competncia alm de julgar os acidentes e fatos da navegao, manter os registros gerais da propriedade naval, da hipoteca naval e dos nus sobre embarcaes brasileiras e de armadores de navios brasileiros. III - As decises do Tribunal Martimo quanto a matria tcnica referente a acidentes e fatos de navegao tm valor probatrio e se presumem certas, sendo porm suscetveis de reexame pelo Poder Judicirio. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. I

8
Acerca do conceito de rea de preservao permanente, definido pela Lei no 4.771/65, analise as afirmativas a seguir. - As reas de preservao permanente esto restritas s localidades rurais, no sendo os limites e os princpios definidos na legislao federal aplicveis s florestas situadas em permetro urbano. II - Consideram-se de preservao permanente as florestas e as demais formas de vegetao natural situadas ao redor de lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais ou artificiais. III - Consideram-se de preservao permanente as formas de vegetao natural situadas nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues. IV - A legislao em vigor no admite qualquer hiptese de supresso de vegetao em rea de preservao permanente. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) I, II e III. I

7
Acerca do direito martimo, considere as afirmativas abaixo. - Todas as embarcaes brasileiras so inscritas na capitania dos portos ou rgo subordinado, em cuja jurisdio for domiciliado o proprietrio, armador, ou onde for operar a embarcao. II - O registro de propriedade da embarcao tem por objeto estabelecer a nacionalidade, validade, segurana e publicidade da propriedade de embarcao. III - Em regra, o perodo mximo de validade do Certificado Internacional de Preveno de Poluio para o Transporte de Substncias Lquidas Nocivas a Granel de 5 anos. IV - De acordo com a MARPOL 73/78, entende-se por substncia nociva qualquer substncia que, se despejada no mar, capaz de gerar risco sade humana, danificar os recursos biolgicos e a vida marinha, prejudicar a atividade recreativa ou interferir em outras utilizaes legtimas do mar. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV. I

9
A submisso do Relatrio de Impacto Ambiental audincia pblica, nos termos da legislao vigente, representa, no Direito Ambiental, a aplicao prtica do Princpio (A) Democrtico. (B) da Responsabilidade. (C) da Prudncia. (D) da Preveno. (E) do Equilbrio.

10
O Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) ordena as reas protegidas, dentre elas as Unidades de Proteo Integral. De acordo com a Lei n o 9.985/00, qual categoria de Unidade de Proteo Integral tem por finalidade a preservao da natureza e a realizao de pesquisas grficas? (A) Floresta Nacional (B) Estao Ecolgica (C) rea de Proteo Ambiental (D) rea de Relevante Interesse Ecolgico (E) Reserva de Desenvolvimento Sustentvel

3
ADVOGADO(A) JNIOR

11
Acerca da responsabilidade decorrente de crimes cometidos contra o meio ambiente, considere os procedimentos abaixo. - Independente da pena aplicada e do crime cometido, as penas privativas de liberdade podero ser substitudas por penas restritivas de direitos, caso fique demonstrado que a substituio ser suficiente para efeitos de reprovao e preveno do crime. II - Para imposio e gradao da penalidade, a autoridade competente observar a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infrao e suas consequncias para a sade pblica e o meio ambiente. III - Esto compreendidas, entre as penas restritivas de direito, a prestao de servios comunidade e a interdio temporria de direitos do infrator. IV - Para imposio e gradao da penalidade, no caso de multa, a autoridade competente observar a situao econmica do infrator. I So procedimentos previstos nos termos da Lei no 9.605/98: (A) I e III, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

14
A administrao da Companhia X, por considerar excessivo o seu capital social, apresentou uma proposta recomendando que ele fosse reduzido, mediante restituio aos acionistas de parte do valor de suas aes. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo. I - O rgo social competente para a aprovao da proposta a Assembleia Geral da Companhia. II - Caso o Conselho Fiscal esteja em funcionamento, a proposta deve ser, obrigatoriamente, acompanhada de parecer do referido rgo. III - A proposta torna-se efetiva ao momento de sua aprovao, permitindo a imediata restituio aos acionistas de parte do valor de suas aes. IV - A deliberao do rgo social competente que aprovar a referida proposta ser arquivada no rgo de registro do comrcio no prazo de 30 (trinta) dias a contar de sua realizao, independente de publicao. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) I e II. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV.

15
Considere um contrato pelo qual o Contratante X cede ao Contratante Y o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuio exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou servios. Esse mesmo contrato, eventualmente, tambm cede o direito de uso de tecnologia de implantao e administrao de negcio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo Contratante X, mediante remunerao direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vnculo empregatcio. Nos termos da legislao em vigor, trata-se de um contrato de (A) agncia. (B) distribuio. (C) comisso. (D) franquia. (E) representao comercial.

12
O direito de voto de aes de emisso de Companhia gravadas com usufruto, no estando regulado no ato de constituio do gravame, ser exercido (A) exclusivamente pelo usufruturio das aes. (B) exclusivamente pelo proprietrio das aes. (C) mediante acordo entre o proprietrio das aes e o usufruturio. (D) prioritariamente pelo usufruturio das aes, exceto nas matrias de interesse exclusivo do proprietrio, hiptese em que a este caber o direito de voto. (E) prioritariamente pelo proprietrio das aes, exceto nas matrias de interesse exclusivo do usufruturio, hiptese em que a este caber o direito de voto.

16
De acordo com o Estatuto Social da Petrobras, a competncia para deliberar sobre a emisso de debntures simples, no conversveis em aes e sem garantia real, da(o) (A) assembleia geral, por maioria qualificada. (B) assembleia geral, por maioria simples. (C) diretoria, como rgo colegiado. (D) diretor-presidente. (E) conselho de administrao.

13
luz da Lei n 11.101/05, esto compreendidas no rol de pessoas autorizadas a requerer recuperao judicial as (A) empresas pblicas. (B) instituies financeiras. (C) sociedades seguradoras. (D) sociedades de economia mista. (E) concessionrias de servio pblico.
o

4
ADVOGADO(A) JNIOR

17
Tratando-se a Petrleo Brasileiro S. A. (Petrobras) de uma sociedade de economia mista, (A) seu estatuto social no permite que pessoas fsicas estrangeiras que no tenham residncia no Pas sejam acionistas da sociedade. (B) seu Conselho Fiscal tem funcionamento permanente e no depende de pedido de instalao por parte de acionistas. (C) sua administrao exercida por uma Diretoria e por um Conselho de Administrao, sendo este ltimo facultativo. (D) a sociedade apenas poder explorar diretamente as atividades previstas na lei que autorizou sua constituio, sendo vedada sua participao em outras sociedades. (E) por ser sociedade controlada pela Unio, no se sujeita s normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios.

20
Em um procedimento licitatrio realizado sob a modalidade concorrncia, em observncia aos procedimentos definidos na Lei no 8.666/93, a Comisso de Licitao, quando do julgamento da proposta de preos, dever (A) desclassificar a proposta que apresente preo unitrio simblico, ainda que o ato convocatrio da licitao no tenha estabelecido limite mnimo, e o licitante, na qualidade de proprietrio dos bens fornecidos, renuncie sua remunerao. (B) desclassificar a proposta que se baseie nas ofertas dos demais licitantes, ainda que a mesma represente o melhor preo ofertado ao rgo licitante. (C) acatar pedido de desistncia da proposta de licitante que, mesmo previamente habilitado, tenha formulado tal requerimento antes da abertura dos envelopes, independente do motivo da desistncia. (D) adotar, como critrio de desempate, as vantagens adicionais eventualmente constantes das propostas recebidas. (E) adotar, como critrio exclusivo de desempate das propostas, o sorteio entre os licitantes empatados.

18
Em um procedimento licitatrio conduzido segundo o disposto no Regulamento do Procedimento Licitatrio Simplificado da Petrobras (Dec. no 2.745, de 24.08.1998), a escolha da modalidade de licitao a ser adotada observar: I - a busca de padres internacionais de qualidade e produtividade; II - os valores mximos admitidos para cada modalidade; III - a satisfao dos prazos ou das caractersticas especiais da contratao pretendida; IV - a participao ampla de licitantes que detenham a capacitao, a especialidade ou o conhecimento pretendidos.

21
Dentre as consideraes listadas abaixo, qual a que, em se tratando de contrato administrativo para aquisio de bens, est de acordo com as regras da Lei no 8.666/93? (A) A nulidade do procedimento licitatrio no induz do contrato celebrado. (B) A celebrao do contrato administrativo dispensvel nas hipteses de inexigibilidade de licitao. (C) As clusulas econmico-financeiras no podero ser alteradas sem prvia concordncia do contratado. (D) Admite-se a celebrao de contrato verbal nas licitaes realizadas sob a modalidade convite. (E) Admite-se a celebrao de contrato por prazo indeterminado.

Esto corretas as afirmativas (A) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.

(B) III e IV, apenas. (D) I, III e IV, apenas.

22
Considerando as classificaes adotadas pela doutrina para os atos administrativos, afirma-se que a autorizao, a licena, a admisso e a permisso de uso de bem pblico, respectivamente, so atos: (A) vinculado, discricionrio, vinculado e vinculado. (B) discricionrio, vinculado, vinculado e vinculado. (C) discricionrio, vinculado, vinculado e discricionrio. (D) discricionrio, vinculado, discricionrio e discricionrio. (E) discricionrio, discricionrio, vinculado e discricionrio.

19
Acerca da Diretoria da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP, correto afirmar que (A) ela composta de quatro membros: um Diretor-Geral, dois Diretores e um Coordenador. (B) o mandato dos membros da Diretoria de quatro anos, vedada a reconduo. (C) o ex-Diretor da ANP, terminado seu mandato, ficar impedido, por um perodo de seis meses, de prestar, direta ou indiretamente, qualquer tipo de servio empresa integrante da indstria do petrleo. (D) a indicao ao cargo de diretor da ANP restrita aos integrantes do quadro de funcionrios da agncia. (E) seus membros so nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao dos respectivos nomes pelo Senado Federal.

23
Tratando-se de hiptese de revogao de ato administrativo, INCORRETO afirmar que (A) pode ser feita pelo Poder Judicirio. (B) pode ser feita por juzo de convenincia da Administrao. (C) extingue um ato administrativo legal e perfeito. (D) tem efeitos ex nunc (a partir da data de revogao). (E) consiste em ato administrativo discricionrio.

5
ADVOGADO(A) JNIOR

24
Em relao ao instituto da Requisio administrativa, afirma-se que (A) pode incidir sobre bens, mveis e imveis, ou sobre servios. (B) cabvel apenas em tempos de guerra. (C) depende de prvia aquiescncia do particular. (D) depende de interveno do Poder Judicirio. (E) depende de prvia indenizao ao particular.

27
Em um processo de Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o Supremo Tribunal Federal julga inconstitucional uma lei municipal de Maca/RJ que instituiu determinada restrio s atividades da Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras. O municpio de Santos/SP, no qual a Petrobras tambm atua, possui lei de idntico teor, e as autoridades locais continuam aplicando a norma, sob a alegao de que a ADPF versou apenas sobre a lei de Maca/RJ. Entre as medidas judiciais cabveis, aquela que atende mais celeremente aos interesses da companhia ser propor (A) ADPF, postulando o reconhecimento da inconstitucionalidade da lei de Santos/SP, sob os mesmos fundamentos acolhidos na ADPF que julgou inconstitucional norma de igual teor. (B) Reclamao, com pedido de declarao de inconstitucionalidade incidental da lei de Santos/SP, sob alegao de no observncia da deciso do STF na ADPF que julgou inconstitucional norma de igual teor. (C) Ao Declaratria de Inconstitucionalidade, postulando a declarao da inconstitucionalidade da lei de Santos/SP, sob os mesmos fundamentos acolhidos na ADPF que julgou inconstitucional norma de igual teor. (D) Ao Declaratria de Inexistncia de Relao Jurdica, com pedido de declarao incidental da inconstitucionalidade da lei de Santos/SP, sob os mesmos fundamentos acolhidos na ADPF que julgou inconstitucional norma de igual teor. (E) Ao de Inconstitucionalidade por Omisso, com pedido de declarao de inconstitucionalidade da lei de Santos/SP, sob alegao de omisso das autoridades locais em dar cumprimento deciso do STF na ADPF que julgou inconstitucional norma de igual teor.

25
Um recurso administrativo foi interposto contra deciso de uma Comisso de Licitao que julgou inabilitada a Sociedade X em procedimento licitatrio, modalidade concorrncia, segundo as regras previstas na Lei no 8.666/93. Nesse contexto, NO est de acordo com a referida legislao a afirmao de que a(o) (A) autoridade que praticou o ato recorrido poder reconsiderar sua deciso no prazo de 5 (cinco) dias teis a contar da interposio do recurso. (B) Comisso de Licitao dever comunicar aos demais licitantes a interposio do recurso, os quais podero impugn-lo no prazo de 5 (cinco) dias teis. (C) prazo para a interposio do recurso de 5 (cinco) dias teis a contar da intimao do ato ou da lavratura da ata em que conste o julgamento da habilitao. (D) recurso dever ser dirigido autoridade superior, por intermdio da mesma autoridade que praticou o ato recorrido. (E) recurso interposto contra deciso que julgou a Sociedade X inabilitada ter efeito apenas devolutivo.

28
O voto, direito constitucionalmente assegurado, (A) poder ser suprimido somente por emenda constitucional, aprovada por qurum qualificado previsto na Constituio. (B) poder deixar de ser secreto, na forma da lei. (C) facultativo aos idosos, maiores de sessenta anos. (D) obrigatrio aos analfabetos maiores de dezoito anos. (E) constitui clusula ptrea expressamente prevista na Constituio.

26
A Constituio Federal reconhece a condio de brasileiro naturalizado aos originrios de pases de lngua portuguesa que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigindo, nesse caso, apenas (A) residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. (B) residncia h mais de quinze anos ininterruptos e ausncia de condenao penal. (C) residncia permanente no Pas e reciprocidade de tratamento em favor de brasileiros no pas de origem. (D) residncia na Repblica Federativa do Brasil e opo expressa, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. (E) prestao de servio Repblica Federativa do Brasil e maioridade legal.

29
O direito de petio assegurado na Constituio Federal (A) exige a edio de lei ordinria para ser aplicado. (B) garantido aos nacionais e, tambm, aos estrangeiros. (C) demanda o endereamento da petio ao rgo competente para tomada de providncias. (D) pode estar vinculado ao pagamento de taxas, para custear a atividade necessria ao seu atendimento. (E) tem aplicao restrita aos rgos do Poder Executivo, em todas as suas instncias e esferas federativas.

6
ADVOGADO(A) JNIOR

30
De acordo com a jurisprudncia sedimentada dos Tribunais Superiores, o habeas data uma ao constitucional (A) de carter criminal. (B) de contedo e rito ordinrio, com ampla dilao probatria. (C) cujo manejo vedado mera retificao de dados pessoais. (D) que exige prova do prvio requerimento administrativo das informaes pretendidas, evidenciando a negativa ou a omisso da Administrao em atend-lo. (E) que pode ser manejada para postular informaes pessoais de terceiros, ainda vivos, constantes de registros ou bancos de dados de entidades pblicas.

34
De acordo com o texto da Constituio Federal, o processo legislativo NO compreende a elaborao de (A) emendas Constituio. (B) medidas provisrias. (C) leis delegadas. (D) decretos. (E) resolues.

35
Entre as finalidades constitucionais expressas dos sistemas de controle interno dos rgos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, NO se inclui (A) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. (B) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. (C) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. (D) comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto eficcia e eficincia das gestes oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. (E) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e as sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico.

31
Considere os impostos sobre: I II III IV V produtos industrializados; servios de qualquer natureza; renda e proventos de qualquer natureza; operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao.

A Constituio Federal, ao definir as limitaes ao poder de tributar, determina a aplicao dos princpios da anterioridade de exerccio e, concomitantemente, da anterioridade nonagesimal APENAS para os tributos (A) I e III. (B) II e V. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e V.

32
Constitui competncia tributria da Unio o imposto sobre (A) operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS). (B) transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis (ITBI). (C) transmisso causa mortis e doao (ITCMD). (D) propriedade territorial rural (ITR). (E) propriedade predial e territorial urbana (IPTU).

36
De acordo com a Lei no 9.307/96, que dispe sobre a arbitragem, ser denegada a homologao para o reconhecimento ou execuo da sentena arbitral estrangeira, se constatado que (A) a deciso ofende a ordem pblica nacional. (B) a sentena arbitral foi proferida fora do territrio nacional. (C) os efeitos da deciso recairo sobre os sucessores das partes. (D) houve prvia denegao da homologao por vcios formais. (E) h voto em separado de rbitro divergente do da maioria.

33
da competncia do Supremo Tribunal Federal, conforme definido na Constituio em vigor, julgar, (A) originariamente, as aes contra o Conselho Nacional de Justia. (B) originariamente, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados. (C) originariamente, os mandados de segurana contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. (D) em recurso ordinrio, os habeas-corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal. (E) em recurso ordinrio, as causas em que forem partes Estado estrangeiro, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas.

37
Adotando-se a classificao objetiva das regras de conexo do Direito Internacional Privado, qualificadas em reais, pessoais e institucionais, tem-se como reais as que apresentam o elemento (A) nacionalidade. (B) vontade expressa das partes. (C) vontade tcita das partes. (D) espacial. (E) foro.

7
ADVOGADO(A) JNIOR

38
Analise a citao a seguir, sobre clusula comumente utilizada nos contratos internacionais. Especialmente nos contratos de longa durao, as circunstncias podem se modificar de tal maneira no momento da execuo a ponto de torn-la anormalmente onerosa e desequilibrada. preciso prever essas situaes de forma especial, mormente se o direito aplicvel desconhecer essa frmula e for extremamente apegado ao contrato-lei. muito utilizada na indstria petrolfera e em contratos chamados `turn-key, alm da rea de construes e infraestrutura. Com essa clusula, o contrato passa a ter uma vlvula de escape, que, acionada, permite a evoluo e modificao do que foi pactuado, em vista das novas circunstncias, mas sem afastar de todo a obrigatoriedade da palavra empenhada.
ARAUJO, Nadia de. Contratos internacionais. Rio de Janeiro: Renovar, 2009, pp. 319-320

41
Os impostos que permitem ao contribuinte de direito a transferncia do nus financeiro do tributo a terceiros so classificados como (A) cumulativos. (B) neutros. (C) reais. (D) pessoais. (E) indiretos.

42
Em 19/03/2009, teve incio fiscalizao da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) perante a Empresa ITFB Ltda., que foi intimada a apresentar documentos e prestar esclarecimentos. Em 11/01/2010, a empresa foi cientificada da lavratura de auto de infrao, pelo qual a RFB constitui crdito tributrio de imposto de renda retido na fonte (IRRF), relativo a fato ocorrido em 15/06/2004, sob acusao comprovada da prtica de conduta dolosa e fraudulenta, com o intuito de ocultar a ocorrncia do fato gerador. Nesse caso, de acordo com a posio sedimentada dos rgos administrativos incumbidos de julgar a matria, a contagem do prazo decadencial de 5 (cinco) anos para constituir o crdito tributrio (A) sequer teve incio, em razo da comprovada ocorrncia de dolo e fraude. (B) foi iniciada no primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado, em razo da comprovada ocorrncia de dolo e fraude. (C) foi iniciada na data de ocorrncia do fato gerador, pois o IRRF tributo sujeito a lanamento por homologao. (D) foi iniciada na data de incio da fiscalizao, momento em que o Fisco pde tomar conhecimento da conduta dolosa e fraudulenta do contribuinte. (E) foi iniciada na data de ocorrncia do fato gerador, mas foi interrompida com o incio da fiscalizao dentro do prazo de 5 (cinco) anos.

O excerto acima trata da clusula de (A) fora maior. (B) pacta sunt servanda. (C) hardship. (D) arbitragem. (E) alterao unilateral dos contratos.

39
O conjunto de regras internacionais, publicado pela Cmara de Comrcio Internacional (CCI), consolida a interpretao dos termos mais usados no comrcio exterior, conhecidos como Incoterms. De acordo com essas regras, o nico termo que contempla qualquer modo de transporte o (A) FOB (Free On Board). (B) DEQ (Delivery Ex Quay). (C) CFR (Cost and Freight). (D) CIP (Carriage and Insurance Paid to). (E) CIF (Cost, Insurance and Freight).

43
A Lei no 10.336, de 19 de dezembro de 2001, instituiu a Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CIDE) incidente sobre a importao e a comercializao de petrleo e seus derivados. De acordo com essa lei, avalie as afirmativas abaixo, referentes destinao do produto da arrecadao da CIDE, na forma da lei oramentria. - Destina-se ao pagamento de subsdios a preos ou transporte de lcool combustvel, de gs natural e seus derivados e de derivados de petrleo. II - destinado ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indstria do petrleo e do gs. III - aplicado no financiamento de programas de infraestrutura de transportes. I Est(o) corretas(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

40
A competncia tributria dos municpios para instituir o imposto sobre servios de qualquer natureza exemplo tpico de competncia (A) comum. (B) residual. (C) privativa. (D) concorrente. (E) extraordinria.

8
ADVOGADO(A) JNIOR

44
A empresa Petrofacil Ltda. deve recolher a Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CIDE), instituda pela Lei no 10.168/2000, por ter firmado, com residente no exterior, contrato que implica transferncia de tecnologia. No entanto, a Petrofacil Ltda. deixou de recolher a CIDE calculada sobre os pagamentos realizados empresa estrangeira no mbito do contrato e, por conta desse fato, foi sugerido por seus consultores formalizar pedido de parcelamento do dbito no recolhido. Nesse caso, os crditos tributrios em questo (A) sero extintos aps o deferimento do parcelamento. (B) sero extintos aps a formalizao do pedido do parcelamento. (C) sero objeto de excluso, sob condio suspensiva de quitao das parcelas. (D) permanecero com a exigibilidade suspensa no curso de todo o parcelamento. (E) permanecero exigveis, pois a CIDE no imposto e est fora do mbito das regras previstas no Cdigo Tributrio Nacional quanto aos efeitos de parcelamentos.

47
A Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras pretende ingressar com ao cvel visando reparao de danos materiais que lhe foram causados por pessoa fsica j falecida. O advogado da Petrobras responsvel pelo ajuizamento da ao verifica, nos autos do inventrio, a nomeao de inventariante dativo. Nesse caso, ao propor a ao de reparao, dever requerer a citao, como ru(s), do(s) (A) esplio, apenas. (B) testamenteiro. (C) inventariante dativo. (D) meeiro ou da meeira, se houver. (E) herdeiros e sucessores, em sua totalidade.

48
Tendo como base a mitigao do princpio da territorialidade da jurisdio, analise as situaes a seguir. I II - Homologao de sentena estrangeira. - Divrcio realizado no Rio de Janeiro produzindo efeitos em todo o territrio nacional. III - Prtica de atos de simples comunicao processual em comarcas contguas, independente de carta precatria. IV - Eficcia territorial das decises proferidas em aes coletivas, nos casos em que o dano for nacional. V - Extenso da competncia do juzo que conhecer a causa, no caso de imvel situado em mais de uma comarca. Constituem exemplos de mitigao do princpio da territorialidade da jurisdio, com previso expressa no Cdigo de Processo Civil brasileiro, APENAS as situaes (A) I e III. (B) II e IV. (C) III e V. (D) I, II e V. (E) II, III e IV.

45
A Lei no 6.830/80, que dispe sobre a cobrana judicial da Dvida Ativa da Fazenda Pblica, determina que, nas execues fiscais, a(o) (A) substituio de bens penhorados seja vedada. (B) garantia da ao por meio de fiana bancria produza os mesmos efeitos da penhora. (C) Fazenda Pblica esteja sujeita ao pagamento de custas e emolumentos na propositura das aes. (D) petio inicial deva atender aos mesmos requisitos das aes cveis em geral, previstos no Cdigo de Processo Civil. (E) oferecimento, pelo executado, de bens de terceiros em garantia da dvida, seja assegurado, independente da aceitao da Fazenda Pblica.

49
Ao julgar apelao cvel em ao ordinria, a Cmara do Tribunal de Justia proferiu acrdo unnime reformando sentena de mrito que era favorvel aos interesses da Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras, autora da ao. A Petrobras ops, tempestivamente, embargos de declarao, que foram conhecidos, por unanimidade, e rejeitados, por maioria de votos, com voto vencido que os provia para manter o contedo decisrio da sentena quanto ao mrito. De acordo com o atual entendimento do Superior Tribunal de Justia, um advogado da Petrobras, vislumbrando violao lei federal no julgamento do mrito da apelao e dos embargos, dever (A) opor novos embargos declaratrios. (B) interpor recurso especial. (C) interpor agravo. (D) interpor embargos de divergncia. (E) interpor embargos infringentes.

46
De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, os livros obrigatrios de escriturao comercial e fiscal e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados devero ser conservados pelos contribuintes (A) por prazo indeterminado. (B) pelo prazo de 10 (dez) anos, contado da data dos fatos geradores. (C) pelo prazo de 5 (cinco) anos, contado da data dos fatos geradores. (D) at a data de extino da pessoa jurdica, ou o falecimento da pessoa fsica. (E) at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios decorrentes das operaes a que se refiram.

9
ADVOGADO(A) JNIOR

50
A deciso que, liminarmente, indefere, em parte, a petio inicial de uma ao cvel (A) enseja a extino integral do processo, sem julgamento do mrito. (B) pode ser reformada ex officio no prazo de 48 horas da sua publicao. (C) cabvel, se verificada a prescrio de parte autnoma do pedido. (D) irrecorrvel, facultado ao autor ingressar com nova ao quanto parte indeferida. (E) irrecorrvel, se proferida por rgo colegiado, nos casos de competncia originria dos Tribunais.

54
Carlos Felipe ajuizou ao ordinria de indenizao contra a Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras, postulando obteno de lucros cessantes e danos emergentes. A sentena concedeu apenas o pedido relativo aos danos emergentes e ambas as partes apelaram, tendo sido mantida a condenao pelo tribunal competente. Ambas as partes interpuseram recurso especial. O recurso de Carlos Felipe foi inadmitido na origem, ensejando a interposio de agravo de instrumento, o qual teve seu seguimento negado pelo Superior Tribunal de Justia, por deciso transitada em julgado em 16/05/2007, conforme certido de trnsito lavrada em 22/06/2007. O recurso especial da Petrobras, por sua vez, foi admitido na origem, mas improvido pelo Superior Tribunal de Justia, mantendo a condenao relativa aos danos emergentes, por deciso transitada em julgado em 03/06/ 2008, conforme certido de trnsito em julgado lavrada em 10/07/2008, ensejando a baixa dos autos e seu arquivamento em 30/11/2009. Nesse caso, o prazo de dois anos para Carlos Felipe ajuizar ao rescisria pretendendo desconstituir o acrdo que lhe negou o direito aos lucros cessantes, de acordo com a posio assente no mbito do Superior Tribunal de Justia, ser contado a partir de (A) 16/05/2007 (B) 22/06/2007 (C) 03/06/2008 (D) 10/07/2008 (E) 30/11/2009

51
De acordo com o Cdigo de Processo Civil, constitui causa de extino do processo com resoluo de mrito o(a) (A) acolhimento da alegao de perempo. (B) renncia do autor ao direito em que se funda a ao. (C) desistncia do autor da ao. (D) ocorrncia de confuso entre autor e ru. (E) ausncia de legitimidade das partes.

52
A reconveno, no processo civil brasileiro, implica que (A) haja condenaes independentes quanto s verbas de sucumbncia da ao e da reconveno. (B) haja intimao pessoal do autor reconvindo para contestar. (C) haja bice ao seu prosseguimento, em caso de desistncia da ao. (D) seja vedado ao juiz decidir na mesma sentena a ao e a reconveno. (E) seja constitudo processo incidente da ao.

53
A Lei no 12.016, de 7 de agosto de 2009, passou a disciplinar o mandado de segurana, introduzindo alteraes em relao lei anterior (Lei no 1.533/51), muitas delas refletindo posicionamentos sedimentados da jurisprudncia dos Tribunais Ptrios. exemplo tpico de inovao legislativa em relao norma anterior a previso expressa de que (A) no cabe mandado de segurana contra os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico. (B) no se conceder mandado de segurana quando se tratar de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo. (C) cabe apelao da sentena, denegando ou concedendo o mandado. (D) o pedido de mandado de segurana poder ser renovado dentro do prazo decadencial, se a deciso denegatria no lhe houver apreciado o mrito. (E) o direito de requerer mandado de segurana extinguirse- decorridos cento e vinte dias, contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado.

55
A multa legal coercitiva, prevista no Cdigo de Processo Civil, de 10% (dez por cento) do valor da dvida ser imposta ao devedor que deixar de realizar o pagamento de quantia a que foi condenado em deciso transitada em julgado. A respeito da aplicao dessa multa, INCORRETO afirmar que (A) dever estar prevista na deciso transitada em julgado para ser aplicada. (B) ser aplicvel somente aps o decurso do prazo de quinze dias para adimplemento voluntrio da obrigao. (C) ter sua aplicao condicionada liquidez da dvida. (D) incidir sobre o restante da dvida no caso de pagamento parcial. (E) incidir sobre o valor total da condenao inadimplida, inclusive sobre os juros moratrios fixados na deciso transitada em julgado.

10
ADVOGADO(A) JNIOR

56
A respeito da homologao de sentena estrangeira no Brasil, analise as afirmativas a seguir. - atribuio do Presidente do Superior Tribunal de Justia homologar sentenas estrangeiras, ressalvado o julgamento perante a Corte Especial daquele Tribunal, se houver contestao homologao. II - A homologao ser requerida pela parte interessada, devendo a petio inicial conter as indicaes constantes da lei processual e ser instruda com a certido ou cpia autntica do texto integral da sentena estrangeira e com outros documentos indispensveis, devidamente traduzidos e autenticados. III - Constituem requisitos indispensveis homologao de sentena estrangeira: haver sido proferida por autoridade competente; as partes terem sido citadas ou haver-se legalmente verificado a revelia; ter transitado em julgado; e estar autenticada pelo cnsul brasileiro e acompanhada de traduo por tradutor oficial ou juramentado no Brasil. De acordo com as atuais normas aplicveis matria, (so) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. I

58
Sobre os direitos reais de garantia previstos no ordenamento jurdico ptrio, considere as afirmativas abaixo. I - O penhor de direito, por imposio legal, deve ser feito por instrumento pblico, sendo, para validade perante terceiros, impositivo ou dispensvel seu registro no Cartrio de Ttulos e Documentos, em razo do princpio da especializao dos objetos empenhados. II - A hipoteca, em regra, se refere a bens imveis, todavia admitida a hipoteca de navios e aeronaves, que, apesar de serem bens mveis, so passveis de identificao e individuao, pois possuem registro peculiar, o que possibilita a publicidade da hipoteca. III - O sub-hipotecrio nada pode fazer para garantir a satisfao de seu crdito, se a hipoteca anterior ainda no estiver vencida, mesmo na hiptese de insolvncia geral do devedor, uma vez que a preferncia entre credores hipotecrios fixada pela ordem de registro de ttulos no Registro Geral de Imveis. IV - A anticrese pode extinguir-se pelo perecimento do bem dado em garantia, sendo que o crdito continuar a existir, mas sem a garantia real e, no caso de haver seguro para esse bem, a indenizao no poder ser retida pelo credor. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e IV. (B) II e III. (C) II e IV. (D) I, II e III. (E) I, III e IV.

57
Considerando as disposies da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto-Lei no 4.657, de 04 de setembro de 1942, no caso da Lei no 12.112, de 10 de dezembro de 2009, que aperfeioa regras e procedimentos sobre locao de imvel urbano, afirma-se que (A) a lei comea a vigorar em todo o Pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada, em no havendo disposio em contrrio. (B) a lei ter vigor at que outra a revogue ou estabelea disposies gerais a par das j existentes, no se destinando vigncia temporria. (C) o perodo mximo de vacatio legis para as leis ordinrias de quarenta e cinco dias. (D) o prazo para sua vigncia continua a contar da primeira publicao, se nova publicao da lei, destinada correo de seu texto, advier antes do perodo de vacatio legis. (E) as correes a textos de lei j em vigor no so consideradas lei nova.

59
Suponha que uma empresa asitica, pretendendo ingressar no ramo de explorao de petrleo em guas profundas, tenha contratado a Petrobras para transmisso de tecnologia e comercializao de tcnica de construo de plataformas de petrleo offshore. Por fora do contrato, a Petrobras se comprometeria a executar a construo e a treinar pessoal do contratante capaz de operar a plataforma, alm de prestar suporte tcnico a essa empresa. De acordo com os contratos em espcie, trata-se de contrato de (A) know-how. (B) empreitada. (C) franchising. (D) engineering. (E) assistncia tcnica.

11
ADVOGADO(A) JNIOR

60
Agnaldo, advogado, com viagem marcada para o exterior, constitui seu scio, Arthur, como bastante procurador para efetivar a venda de um apartamento seu. Durante vistoria no imvel, Arthur descobre que um vazamento no banheiro estava se infiltrando no apartamento do andar de baixo, mas nada comunica a Agnaldo. Mesmo assim, Arthur assina recibo de sinal e princpio de pagamento no dia 02 janeiro de 2009 e imite Ademir, o futuro proprietrio, na posse do imvel no mesmo ato. Em seguida, no dia 02 de fevereiro de 2009, Arthur e Ademir assinam a escritura definitiva de compra e venda. No dia 16 de julho de 2009, Ademir procurado pelo vizinho do andar de baixo, que lhe solicita providncias sobre o desabamento do teto de gesso e alagamento de todo o seu imvel. Desejando minimizar seus prejuzos, Ademir, imediatamente, procura um advogado que, analisando o caso, deve informar ao cliente que (A) a representao convencional, ainda agravada pela culpa in eligiendo, e somente Agnaldo poder ser acionado sobre os eventos; no entanto, Agnaldo poder optar por conceder um abatimento no preo do bem ou anular o contrato, sendo que responder por perdas e danos em ambas as hipteses. (B) a representao convencional e o negcio jurdico no pode mais ser anulado ou modificado em razo do prazo decadencial para os casos de posse anterior alienao, que so reduzidos metade. (C) o negcio jurdico no pode ser anulado, mas poder ser exigido abatimento do preo, por se tratar de vcio oculto do imvel e Agnaldo no ter de pagar perdas e danos, por no conhecer tambm o defeito. (D) o negcio jurdico pode ser anulado; Agnaldo poder ser obrigado a devolver o que recebeu pela alienao do bem, e, solidariamente com Arthur, responder por perdas e danos, enquanto Ademir poder enjeitar o bem comprado, anulando o contrato, ou requerer abatimento no preo, sua escolha. (E) o negcio jurdico no pode mais ser anulado em razo do prazo decadencial para os casos de posse anterior alienao, que so reduzidos metade; no entanto, Ademir poder requerer indenizao por perdas e danos, respondendo Arthur e Agnaldo, solidariamente, em razo da culpa in eligiendo.

62
Caio, Tcio e Mvio foram constitudos usufruturios de um pequeno imvel rural, quando de sua aquisio por Germano, nu-proprietrio. Caio faleceu, deixando um filho menor impbere. Considerando que a clusula de usufruto foi redigida com direito de acrescer, o (A) herdeiro de Caio ter seu quinho no usufruto, em razo do falecimento do pai, sendo que a transferncia dever contar com a assistncia do Ministrio Pblico Estadual. (B) herdeiro de Caio, enquanto menor impbere e uma vez autorizado pelo Ministrio Pblico, assumir seu quinho no usufruto o qual, aps, caber a Germano. (C) usufruto ser extinto totalmente, por ter sido dado a vrias pessoas, tendo falecido uma delas, o que consolida a propriedade a Germano. (D) usufruto extinto em relao a parte de Caio, dando-se a Germano a imediata consolidao desse quinho. (E) usufruto subsistir ntegro e irredutvel, sendo a parte de Caio acrescida dos usufruturios sobreviventes, na proporo de 50% para cada um.

63
A respeito das obrigaes, considere as afirmaes a seguir. I - Nas obrigaes alternativas, so devidas duas coisas alternativamente, ao passo que, na obrigao facultativa, apenas uma coisa devida, mas o devedor pode preferir pagar com uma ou outra. II - A prestao de entregar uma quantidade indeterminada de barris de petrleo um tipo de obrigao de dar coisa incerta. III - No caso de perda ou deteriorao da coisa com ou sem culpa do devedor, poder o credor optar por resolver a obrigao ou aceitar a coisa como se acha, com o abatimento do preo, alm de perdas e danos. IV - O credor de coisa certa no pode ser obrigado a receber outra, ainda que mais valiosa. V - Nas obrigaes imateriais, recusa ao cumprimento pode, cumulativamente ao pedido de perdas e danos, ser adicionado o pedido de multa diria. Esto corretas SOMENTE as afirmaes (A) I e III. (B) II e IV. (C) I, II e V. (D) I, IV e V. (E) II, III e IV.

61
Segundo a Teoria Objetiva de Ihering sobre a posse, exerce o fmulo da posse o (A) arteso em relao aos seus meios de produo. (B) comodante em relao ao comodatrio. (C) policial em relao sua arma funcional. (D) posseiro em relao ao bem usucapido. (E) usufruturio em relao ao nu-proprietrio.

12
ADVOGADO(A) JNIOR

64
CONTRATO DE LOCAO DE BEM MVEL Pelo presente Contrato de Locao de bem mvel, de um lado, PETRUS & OLIUM, estabelecida na 01 Oil Street, Houston, Texas, Estados Unidos da Amrica, doravante denominada LOCADORA, e, de outro lado, Petrobras, estabelecida na Rua do Petrleo, s/n, Petrolndia, cidade de Petroleonpolis, doravante designada LOCATRIA, tm entre si, justo e contratado, o presente CONTRATO DE LOCAO DE BEM MVEL, que se reger pelas clusulas e condies seguintes: CLUSULA 1a - Do Objeto O presente contrato tem por objeto a locao de equipamento de sonda geotrmica, de propriedade da LOCADORA, destinado a viabilizar sondagem submarina na Bacia de Campos, para prospeco de petrleo e gs natural. CLUSULA 2a - Do Valor A LOCATRIA pagar LOCADORA, a titulo de aluguel, destinado utilizao e manuteno peridica do equipamento, a quantia de U$5.000,00 (cinco mil dlares americanos) mensais. (...) Considerando esse hipottico contrato de locao, e que o Real possui curso forado no pas desde a edio da Lei no 8.880/94, com base no Cdigo Civil e na legislao especial em vigor, esse contrato (A) nulo de pleno direito, uma vez que vedada a estipulao de pagamento em moeda estrangeira ou a ela indexado. (B) nulo, porque a legislao brasileira possibilita apenas a indexao em moeda estrangeira, vedand, entretanto, o qualquer estipulao quanto ao seu pagamento em moeda estrangeira. (C) anulvel, uma vez que a legislao brasileira veda a estipulao de pagamento em moeda estrangeira. (D) teria validade, caso o pagamento tivesse sido estipulado em ouro, j que seu valor aufervel no mercado mobilirio nacional. (E) teria validade somente se fosse previamente registrado no Banco Central do Brasil.

66
Havendo a necessidade de realizar a construo de um edifcio para servir de escritrio da Petrobras na cidade de Maca, foi celebrado contrato com uma Construtora de renome internacional, de capital nacional, para entrega do prdio pronto e acabado a prazo certo, com fornecimento de trabalho e materiais. Ocorre que, durante a execuo da obra, houve a queda de uma lata de tinta, que atingiu um carro que trafegava pela via, e diversas reclamaes de vizinhos sobre os barulhos excessivos da obra. Com o passar dos meses, ainda se verificou a existncia de problemas na estrutura da construo, decorrentes da baixa qualidade do ferro utilizado. De acordo com a legislao, a explicao que NO corresponde a esse caso hipottico que a(o) (A) construtora seria eximida da responsabilidade pelo vcio oculto citado, se ela tivesse reclamado sobre a m qualidade do material de construo. (B) responsabilidade da construtora objetiva pelos danos causados Petrobras. (C) responsabilidade da construtora no cessa, no caso de transferncia da propriedade do imvel para terceiro. (D) Cdigo de Defesa do Consumidor aplica-se ao caso concreto na relao entre a Petrobras e a construtora. (E) prazo decadencial, para ser alegado no caso do vcio oculto citado, no comea a contar da entrega da obra.

67
Com relao ao contrato de fiana regido pelo Cdigo Civil, analise as afirmativas abaixo. I - A fiana uma garantia real que, em caso de insolvncia do devedor, determinado bem mvel ou imvel fica afetado soluo da obrigao. II - A fiana tem carter acessrio e pode ser estipulada em valor superior ao valor do principal, quando a fiana for onerosa. III - O benefcio de ordem no pode ser invocado no caso de devedor insolvente. IV - No caso de pluralidade de fiadores, h presuno de que o credor pode exigir de um, de todos ou de parte deles o total da dvida. V - O cnjuge, casado sob o regime de separao absoluta de bens, no pode prestar fiana sem o consentimento do outro, no entanto, em o fazendo, a fiana ser nula. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e V. (E) III, IV e V.

65
Das explicaes a seguir, que se referem prescrio e decadncia, qual INCORRETA? (A) Se a prescrio no for alegada nas instncias ordinrias, admissvel sua alegao em sede de recurso ao STJ ou ao STF. (B) Na decadncia convencional, o juiz no pode conhecer de ofcio, se a parte a quem aproveita no o alegar. (C) Na sistemtica do Cdigo Civil, h pretenses imprescritveis, que podem ser deduzidas em juzo por meio da ao. (D) Nas obrigaes divisveis, a prescrio em favor dos credores solidrios no aproveita aos demais. (E) A prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor.

13
ADVOGADO(A) JNIOR

68
A Plataforma P2010, localizada na Bacia de Campos, extrai, por dia, o equivalente a 7 milhes de reais em barris de petrleo e seus derivados. Ocorre que, durante um dia em que funcionava com capacidade mxima, uma pea vital para o funcionamento da broca de prospeco parou de funcionar subitamente. A Petrobras, j sabendo dos possveis danos decorrentes do no funcionamento do citado equipamento, mantinha uma pea sobressalente em sua base operacional em terra, localizada na cidade de Maca - RJ. No mesmo dia, uma embarcao arrendada pela Petrobras buscou a pea reserva, e os funcionrios puderam substitu-la. No entanto, a pea nova apresentou o mesmo problema da anterior substituda, mantendo a produo parada. Aps diligente procura, funcionrios da Petrobras conseguiram localizar uma pea nova na cidade de Miami Estados Unidos da Amrica, mas que s poderia ser entregue em 7 (sete) dias teis, pois a empresa vendedora no dispunha de transporte adequado para fazer o translado da pea imediatamente. Assim, a empresa TRANSPORTEX LINHAS AREAS S.A. foi contratada pela Petrobras para que fosse at Miami buscar a pea, uma vez que era das poucas empresas com um avio capaz de realizar o transporte. No entanto, a empresa cobrou o valor de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) pelo transporte, quando o preo praticado no mercado de, no mximo, R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). Analisando o caso hipottico acima, com base no Cdigo Civil, conclui-se que se trata de ocorrncia de (A) leso, e o negcio jurdico nulo. (B) leso, e o negcio jurdico anulvel. (C) estado de perigo, e o negcio jurdico pode ser revisto para reduzir a vantagem indevida. (D) estado de perigo, e o negcio jurdico anulvel. (E) estado de necessidade, e o negcio jurdico nulo.

70
A Lei no 8.313/93, conhecida como Lei Rouanet, instituiu o Programa Nacional de Apoio Cultura (Pronac), definindo o patrocnio, para os fins nela previstos, como (A) distribuies gratuitas de ingressos para eventos de carter artstico-cultural por pessoa jurdica a seus empregados e dependentes legais. (B) despesas efetuadas por pessoas fsicas ou jurdicas com o objetivo de conservar, preservar ou restaurar bens de sua propriedade ou sob sua posse legtima, tombados pelo Governo Federal. (C) transferncia de valor ou de bem mvel ou imvel do patrimnio do contribuinte do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza para o patrimnio de outra pessoa jurdica, declaradamente para aplicao ou uso em atividade cultural, sem fins lucrativos, em cujo favor podem ser captados e canalizados os recursos do Pronac. (D) transferncia de numerrio, com finalidade promocional ou a cobertura, pelo contribuinte do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de gastos, ou a utilizao de bem mvel ou imvel do seu patrimnio, sem a transferncia de domnio, para a realizao, por outra pessoa fsica ou jurdica, de atividade cultural com ou sem finalidade lucrativa em cujo favor podem ser captados e canalizados os recursos do Pronac. (E) financiamento direto, sem juros, de projetos apresentados por pessoas fsicas ou pessoas jurdicas, de natureza cultural, com o objetivo de desenvolver as formas de expresso, os modos de criar e fazer, os processos de preservao e proteo do patrimnio cultural brasileiro, e os estudos e mtodos de interpretao da realidade cultural, bem como de contribuir para propiciar meios, populao em geral, que permitam o conhecimento dos bens e valores artsticos e culturais.

69
Das referncias a seguir, que envolvem forma de constituio ou de regncia de uma pessoa jurdica, qual NO est de acordo com a legislao? (A) Uma Sociedade Simples pode ser constituda por contrato escrito, particular ou pblico. (B) Uma Sociedade em Conta de Participao independe de qualquer formalidade para sua constituio. (C) A Associao de Funcionrios da Petrobraspossui um estatuto social. (D) A Fundao Petrobras Cultural regida por estatuto. (E) A Petrleo Brasileiro S.A. possui um contrato social.

14
ADVOGADO(A) JNIOR

QUESTES DISCURSIVAS
Questo no 1
Considerando a atual jurisprudncia dos Tribunais Superiores e as peculiaridades dos contratos de afretamento a casco nu, por tempo e por viagem, esclarea, fundamentadamente, se legal a cobrana de ISS em contratos de afretamento de embarcaes. (valor: 10,0 pontos)

Questo no 2
Considerando o regime jurdico da Petrleo Brasileiro S.A Petrobras, e com base em dispositivos da Lei do Petrleo e Decreto regulamentador, redija um parecer explicando se constitucional a instituio de um procedimento licitatrio simplificado para aquisio de bens e servios que, entre outros aspectos, estabelea a utilizao de carta-convite para contratos que ultrapassem os limites de valores previstos na Lei no 8.666/93. (valor: 10,0 pontos)

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

SC

U
15

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

R A

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

SC

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

U
16

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

R A

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

SC

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

U
17

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

You might also like