You are on page 1of 14

67

O CAPITAL HUMANO E A CINCIA ECONMICA:


ALGUMAS CONSIDERAES
Cleide Ftima Moretto1

SINOPSE
A temtica do capital humano, embora tenha apresentado maior destaque na atualidade, sempre acompanhou o processo de construo da teoria econmica. Ao mesmo tempo que o trabalho evidencia a importncia do capital humano s anlises modernas sobre o crescimento e o desenvolvimento econmico, busca discutir sobre a crtica do precursor da teoria do capital humano (Schultz) anlise econmica tradicional e as suas limitaes. Conclui que, de forma implcita ou explcita, tanto na anlise dos clssicos como na dos marginalistas, j havia a preocupao, percebida por Schultz como ausente, acerca da homogeneidade do capital e dos fatores que alteravam o estado das artes do emprego dos insumos de produo. Palavras-chave: capital humano, cincia econmica, fatores de produo.

1 INTRODUO
A compreenso da teoria do capital humano no mbito da cincia econmica implica, necessariamente, a juno de dois vetores: de um lado, o resgate das contribuies de Schultz e Gary Becker, alm de outros estudos mais recentes, os quais procuram demonstrar a estreita relao entre o capital humano e o desenvolvimento; de outro, a reavaliao do espao que tal noo ocupa na anlise econmica tradicional. Nesses termos, identificar as nuances dessa presena no significa, apenas, fazer jus s importantes contribuies de Schultz e de seus seguidores teoria econmica e anlise do crescimento e do desenvolvimento econmico, mas representa, sobretudo, apesar das imprecises analticas, a demarcao da prpria gnese da teoria do capital humano com a emergncia da cincia econmica.

Economista, mestre em Economia (Ufrgs), coordenadora do CEA e professora da FEA/UPF. E-mail: moretto@upf.tche.br
Teor. Evid. Econ. Passo Fundo v. 5 n. 9 p. 67-80 maio 1997

68

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

O objetivo do presente trabalho, portanto, no se limita a evidenciar a importncia da teoria do capital humano s anlises econmicas modernas ou ao seu valor no mbito dos estudos econmicos. Busca-se, tambm, discutir os principais elementos da crtica de Schultz e suas limitaes teoria econmica tradicional, especificamente questo da homogeneidade do capital e ao estado das artes do emprego dos fatores de produo. Acredita-se que, com esta anlise, se possa, a um s tempo, cobrir as lacunas existentes no processo de consolidao da teoria do capital humano e favorecer uma melhor compreenso da problemtica em questo. Para tanto, num primeiro momento, faz-se uma sntese sobre a trajetria tomada pela teoria do capital humano, da problematizao que inspirou as investigaes nas dcadas de 1950 e 1960 at a sua aceitao na atualidade. Em seguida, investiga-se o objeto de estudo das anlises clssica e marginalista, especificamente no que se refere homogeneidade e constncia dos fatores de produo e s suas relaes com a crtica schultzeriana. Por fim, apresentam-se algumas consideraes finais como fechamento e indicao de possveis ou novos estudos. Convm salientar que o presente trabalho, em nvel de reviso bibliogrfica, no esgota as fontes e as opes de referncia; trata-se de um primeiro apontamento sobre o tema, que pode, por isso, ser ampliado.

2 CAPITAL HUMANO: DO TERMO COMUM CONSTITUIO


TERICA
O termo capital humano vem sendo empregado constantemente em diferentes reas do conhecimento cientfico, nos discursos polticos e no cotidiano dos indivduos dos diversos segmentos da sociedade. Mas, afinal, o que capital humano? Utilizando uma definio literal, tem-se em Sandroni:
Capital humano o conjunto de investimentos destinados formao educacional e profissional de determinada populao. (...) O termo utilizado tambm para designar as aptides e habilidades pessoais que permitem ao indivduo auferir uma renda. Esse capital deriva de aptides naturais ou adquiridas no processo de aprendizagem. Nesse sentido, o conceito de capital humano corresponde ao de capacidade de trabalho (1994, p.41).

Esse conceito, observa-se, abrangente e resulta de um consenso entre as diversas e diferentes concepes envolvidas no termo: capital, investimento, educao, aptido, trabalho... No se pode, contudo, tomar como sinnimos o termo capital humano e a teoria do capital humano, j que esta ltima comporta toda uma

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

69

estrutura metodolgica e investigativa que procura comprovar o processo de tomada de deciso do indivduo na forma de investimento, principalmente em educao e treinamento. Theodore William Schultz, seguido por outros economistas2, partindo da constatao de que o fator trabalho no pode ser tomado como um fator de produo invarivel, foi pioneiro na explorao das repercusses e implicaes do investimento em capital humano para o crescimento econmico e para as questes econmicas relacionadas. A principal pressuposio que embasa a anlise sobre o capital humano, resumida por Becker (1993), de que os indivduos tomam a deciso de gastar em educao, treinamento, assistncia mdica, aperfeioamento ao conhecimento j existente e sade porque levam em conta os custos e os benefcios dessa deciso3. O autor, comentando o trabalho de Schultz, explica que, alm das melhorias nos ordenados e nas ocupaes, os benefcios incluem a cultura e outros ganhos no monetrios, sendo os custos normalmente dependentes do valor obtido mediante o tempo gasto nesse investimento, a taxa de desconto intertemporal. Becker (1993) acrescenta que o conceito de capital humano abrange tambm o trabalho acumulado e outros hbitos, tais como os vcios, demonstrando que a incluso de vrios tipos de comportamento nessa rubrica faz dele um poderoso e til conceito. O que hoje se demonstra um tema incontroverso4, enfrentou muita hesitao e preconceito nas dcadas de 1950 e 1960. S gradualmente que os economistas foram alterando o seu posicionamento e aceitando o conceito de capital humano
2

Theodore W. Schultz e Gary Becker so considerados os precursores da teoria do capital humano. Esses autores, ligados inicialmente economia da educao, foram seguidos por outros nomes conhecidos, tais como M. Blaug, S. Rosen, G. Psacharopoulos, Z. Griliches, M. R. Rosenzweig. Nesse nterim, o trabalho de Theodore Paul Schultz, filho de Theodore W., da Yale University, apresenta uma sntese valiosa sobre a teoria do capital humano, desde o seu surgimento at as ltimas evidncias empricas (ver Schultz, T. P., 1988). Ainda com relao aos trabalhos que procuram evidenciar empiricamente a teoria do capital humano, no Brasil, destacam-se os nomes de Carlos Langoni, Cludio de Moura Castro, Alberto de Mello e Souza e Ricardo Paes de Barros. Becker (1983) apresenta a formulao terica dos modelos utilizados para verificar os custos e os benefcios do investimento em educao e treinamento. A verificao emprica, entretanto, est exposta a uma srie de problemas de mensurao (erros), os quais podem comprometer os resultados. Como exemplo, citam-se a falta de aleatoriedade na escolha da amostra a ser analisada e a no considerao ou o tratamento inadequado de fatores intrnsecos e extrnsecos que influenciam tanto a educao do indivduo como o mercado de trabalho. Para uma viso completa desses problemas e as alternativas para a sua operacionalizao, recomenda-se o trabalho de Schultz, T. P. (1988). Nesse novo contexto, Bendfeldt (1994) procura demonstrar que possvel aplicar o rigor da teoria cientfica (especialmente a das cincias econmicas) ao problema educacional. Segundo ele, um livro, uma escola, um programa de ensino, uma nova descoberta e a simples experincia do que til na vida so bens econmicos (id., p. 39). Por isso, o autor acredita que o valor, a produo, a

70

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

como um instrumento valorizvel de anlise. Ao comentar sua trajetria de pesquisa na rea do capital humano, Becker (1993) revela que, por um longo tempo, esquivou-se de chamar seu livro de Capital humano, utilizando um grande subttulo. Explica o autor que o prprio conceito de capital humano foi acusado de ser infame, uma vez que equivaleria a tratar as pessoas como mquinas. Da mesma forma que considerar escolarizao como investimento, alm de uma experincia cultural, era algo tido como sem sentido e extremamente limitado (ibid.). Com o passar do tempo, a difuso e o emprego da teoria do capital humano puderam ser percebidos pela crescente ateno por parte dos governos e, mais recentemente tambm pela iniciativa privada, educao e formao profissional dos indivduos. Apesar da diversidade de concepes5, observou-se um aumento crescente na parcela de gastos, tanto pblicos quanto privados, com a educao (Schultz, T. P., 1988). Considera-se um dos fatores causais desse aumento a expectativa de retornos futuros: em termos privados, de que os indivduos mais educados recebam mais e produzam mais; em termos sociais, de que o nvel cultural e de discernimento da populao torne-se mais elevado. A ampliao das oportunidades e da formao educacional foi e est sendo tomada, apesar das crticas6, no s como fator que aumenta a produtividade da mo-de-obra (Educar..., 1996), ou como fator que pode reduzir a pobreza e minorar as desigualdades salariais em termos de redistribuio de renda. O capital humano, traduzido para a educao e o treinamento, foi, aos poucos, incorporado nos modelos de crescimento e de desenvolvimento econmico. Souza (1996), ao analisar as fontes de crescimento econmico, cita a educao geral e a profissionalizante, dentre outros, como responsveis pelo crescimento econmico moderno. Ao tratar das novas teorias de crescimento, o autor discute a viso de Romer, de que os investimentos em conhecimentos geram externalidades:

distribuio e os preos desses bens econmicos podem ser explicados, racional e objetivamente, se for compreendida a utilizao do conhecimento til da sociedade. Bendfeldt justifica a sua viso afirmando que, em relao ao capital fsico, j estamos familiarizados com conceitos como mercado de capitais, juros, perdas e ganhos de capital e retorno do investimento. Falta aplicar esses conceitos, com rigor, ao capital humano (1994, p. 49).
5

Uma breve anlise acerca dos diferentes posicionamentos atribudos educao, os que defendem exclusivamente o valor econmico e os que defendem a interao econmico-social-educacional, pode ser vista em Moretto (1993, p.178-182). Cacciamali e Freitas (1992), que revisam as teorias do capital humano, da segmentao do mercado de trabalho e do salrio-eficincia, contestam a afirmao de que o investimento em capital humano reduza a pobreza e redistribua renda. A justificativa dos autores de que, de um lado, a escola seria apenas um sinalizador aos demandantes de mo-de-obra, no alterando a sua produtividade, de outro, que nem sempre a maior capacidade produtiva adquirida pelo capital humano repassada para o salrio.

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

71

(...) o conhecimento aparece como um fator de produo, como o capital e o trabalho. E as sociedades precisam investir na obteno de novos conhecimentos, como investem em capital fixo e na educao dos trabalhadores (Romer apud Souza, 1996, p. 297).

Amazonas (1991), tambm revisando alguns modelos de crescimento, como o de Romer e o de Lucas, afirma que a excluso do capital humano como um fator de produo relevante empregado na produo de tecnologia uma simplificao indesejada. Por isso, a autora argumenta a necessidade da existncia de um planejador social que maximize a utilidade dos consumidores e que considere as externalidades da acumulao do capital humano. Na mesma linha, Dornbusch e Fischer (1992) dedicam um espao para salientar a importncia do capital humano ao desenvolvimento econmico, explicando que este necessita da acumulao de fatores de produo, da melhoria na sua utilizao ou de aumentos no fator produtividade. Por isso, segundo os autores, a qualidade do fator humano um elemento decisivo e crucial. Nas palavras de Dornbusch e Fischer,
o trabalhador mdio em pases industrializados muito mais produtivo do que o trabalhador mdio em pases em desenvolvimento. Em parte isto se explica porque este trabalha com mais capital fixo. Mas tambm se explica pelo fato dele estar mais longe da educao e do treinamento. (...) O crescimento est limitado ao tempo em que os fatores de produo levam para se acumularem; a educao fator de crescimento mais lento, mas tambm o mais poderoso (1992, p. 282).

A importncia do capital humano nas modernas abordagens sobre o crescimento e o desenvolvimento econmico se verifica, por outro lado, na sua prpria incluso como um fator de produo. Essa acepo, entretanto, no implica sua incorporao imediata s costumeiras categorias de fatores de produo7 - capital, terra, trabalho e, recentemente, gesto empresarial e tecnologia. Isso porque, de acordo com o enquadramento e as definies de cada um desses fatores, a significao de capital humano no se restringe apenas a uma categoria: poderia ser capital, poderia ser trabalho8 ou, ainda, seguindo a concepo schultzeriana da abordagem do capital, deveria estar includa em todos os fatores de produo.
7

Examinando brevemente alguns dos textos utilizados para a abordagem introdutria da economia, como Wonnacott e Wonnacott (1982), Pinho (1992), Mochon e Troster (1994), Feldens ( 1996) e Rossetti (1997), observou-se que os fatores de produo limitam-se queles cinco anteriormente definidos. De outra parte, o capital humano tomado como um tipo de bem de capital em Mochon e Troster (1994;. j, para Rossetti (1997), embora o conceito restrito de capital no absorva todas as formas de acumulao da sociedade, ele facilita a diferenciao dos diversos fatores de produo mobilizados pelo sistema. Feldens (1996), analisando o fator de produo trabalho, afirma que, na realidade, existe uma certa

72

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

Na tentativa de comprovar suas evidncias, a teoria do capital humano vem sendo testada por meio de modelos economtricos por inmeros pesquisadores. A comprovao no uma tarefa fcil, pois, na relao entre gastos em educao e treinamento e o salrio do indivduo, esto presentes elementos que, normalmente, ou fogem do controle ou no permitem ser analisados ao mesmo tempo pelo pesquisador, tais como a bagagem familiar, a qualidade da escola, o mercado de trabalho, dentre outros. Face a essa realidade, pode-se dizer que a validade dos resultados da aplicao do modelo de capital humano se assemelha quela da lei dos rendimentos decrescentes9, a de uma assero emprica aproximada da realidade, j que no se verificam constataes empricas contrrias. A constante utilizao seja do termo capital humano seja da teoria do capital humano, a imperiosa necessidade presente na sociedade de se investir em educao e treinamento, e os resultados at ento encontrados, dadas as pressuposies e abstraes necessrias, reiteram essa impresso.

3 O ESTADO DAS ARTES E A ANLISE ECONMICA TRADICIONAL: UMA REAVALIAO


No final da dcada de 1940, T. W. Schultz (1973) iniciou uma investigao para verificar o papel das capacidades adquiridas pelos ganhos de produtividade no explicados. Para o autor, ficava cada vez mais evidente que os progressos cientficos at ento registrados no eram suficientes para explicar certos ganhos de produtividade. Por esse motivo, o conceito de capital, segundo ele, deveria ser ampliado j que o conceito tradicional10 mostrava-se inadequado para absorver a heterogeneidade envolvida no termo. A justificativa principal do trabalho de Schultz, no decorrer do processo de consolidao da teoria do capital humano, foi de que era necessria a utilizao de uma nova abordagem na teoria econmica. Segundo o autor, a classificao
quantidade de capital embutida na mo-de-obra especializada; o qual seria fruto da educao e do treinamento recebido - o capital humano.
9

Segundo Ferguson (1990, p. 156), a lei dos rendimentos decrescentes no um teorema derivado de um sistema axiomtico; no uma proposio lgica suscetvel de demonstrao ou refutao matemticas. uma simples afirmao concernente a relaes fsicas que tm sido observadas no mundo econmico real. importante notar que nunca foi registrada uma observao emprica contrria. Apesar dessa constatao, por outro lado, T. W. Schultz (1973) j reconhecia que na dcada de 1960 aconteceram importantes progressos no pensamento econmico quanto ao investimento no capital humano, principalmente no que diz respeito ao nvel de escolaridade e educao de nvel superior.

10

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

73

tripartida dos fatores de produo - terra, trabalho e capital - que adveio da economia clssica ainda prevalece a despeito de suas limitaes ao analisar o crescimento econmico moderno (Schultz, T. W., 1973, p.13). Essa classificao seria ineficiente, pois, no seu entender, cada um desses fatores pode ser tomado como uma forma de capital (a heterogeneidade), o que tornaria inconsistente a suposio da anlise clssica da homogeneidade do capital. Como soluo a esse problema, T. W. Schultz apresenta a alternativa de outra abordagem, ou seja, uma abordagem de investimento, uma outra forma de classificao que tenha como base um conceito mais amplo e exaustivo de investimento, o qual envolve decises tanto no plano pblico quanto no privado. Essa nova abordagem se justificaria para o autor dado que
a computao de todos os investimentos adicionais fornece uma explicao completa e consistente das alteraes marginais no acervo de capital, das alteraes marginais no acervo dos servios produtivos advindos do capital e das alteraes marginais observadas na renda e, em conseqncia, do crescimento (Schultz,T. W., 1973, p.14).

A crtica de T. W. Schultz teoria econmica clssica justifica-se na medida em que, na anlise dos modelos de crescimento, os autores clssicos pressupunham a ocorrncia do estado das artes, ou seja, a constncia do emprego dos fatores de produo, o que torna implcita a sua homogeneidade. Resgatando a anlise de alguns economistas clssicos, pode-se identificar, contudo, a considerao de elementos que alteram esse estado das artes. Da mesma forma, os estudos dos economistas marginalistas, ao alterarem o objeto da anlise clssica, vieram preencher tal lacuna.

3.1 A viso clssica e as entrelinhas da homogeneidade dos fatores de produo


A concepo clssica11 do crescimento econmico tinha como pontos de partida a criao e a distribuio do excedente econmico, em outros termos, do valor e da riqueza. No contexto da economia clssica, pois, o fator trabalho sempre representou um papel fundamental na criao de valor. Para os fisiocratas, os trabalhadores agrcolas (a classe produtiva) que geravam valor e riqueza. Do mesmo modo, David Ricardo, aprofundando a questo da
11

Devido impreciso do termo, conforme analisa e orienta Fonseca (1996), considera-se o enfoque de Joan Robinson, que enquadra na economia clssica os economistas que analisaram a economia sob a tica da distribuio do excedente econmico, no caso os fisiocratas Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.

74

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

distribuio do excedente econmico, considerou o trabalho como fonte de valor, tomando-o como um capital circulante, associado ao capital fixo, composto pelas mquinas e equipamentos (Fonseca, 1996; Oser, Blanchfield, 1983). J Smith (apud Souza, 1993) concordava em que o trabalho, no s agrcola mas tambm industrial, era responsvel pelo excedente econmico em decorrncia da diviso do trabalho, geradora de rendimentos crescentes na escala de produo. Essa diviso do trabalho resultaria em maior aproveitamento da fora produtiva, pela maior habilidade e destreza na execuo do processo produtivo. Partindo da diferenciao entre capital constante, equipamentos, mquinas e matrias-primas e capital varivel - os trabalhadores -, Marx (apud Fonseca, 1996), por sua vez, discutiu a forma como se distribui o excedente entre o trabalho necessrio e o trabalho excedente (mais-valia). A produtividade do trabalho dependeria da relao entre o capital constante e o capital varivel, a composio orgnica do capital. Dessa breve configurao da viso clssica sobre o valor, percebe-se, de um lado, uma clara associao entre o fator de produo trabalho com o capital, o que, indiretamente e, talvez sem inteno, influencia o sentido da sua homogeneidade. Por outro lado, examinando-se as manifestaes de Smith, Marx e Stuart Mill, em outros momentos, observa-se que, embora os fatores de produo sejam tomados como constantes, isso no significa que suas alteraes tenham sido ignoradas. Estava presente nesses estudos, ainda que, por vezes, de forma implcita, a importncia dos fatores que alteram a produtividade dos fatores de produo, principalmente do fator trabalho. Um primeiro ponto que comprova essa presena refere-se ao fato de Smith no desprezar as conseqncias indesejadas da diviso do trabalho. Segundo ele, a execuo de tarefas simples e repetitivas, embora represente maior produtividade, faz com que o trabalhador perca o hbito de raciocinar e de formular julgamentos sobre os interesses de seu pas; dessa forma, o trabalhador teria sua mente estupidificada e a personalidade embrutecida. Como soluo, Smith prope que o Estado deveria promover a educao das pessoas comuns, de preferncia de forma gratuita e obrigatria (apud Oser, Blanchfield, 1983). Outro ponto que convm destacar a definio da relao entre o salrio e a qualidade desse fator trabalho, presente nas anlises de Smith e Marx. Para Smith (apud Oser, Blanchfield, 1983), as taxas salariais reais dependeriam, dentre outros fatores, do custo de aquisio da especializao e do conhecimento necessrios, exemplificando que uma mquina cara deve fornecer um retorno que permita cobrir, alm de seus custos iniciais, os lucros do investimento. Ainda quanto ao valor dessa fora de trabalho, Marx escreve:

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

75

A fora de trabalho de um homem consiste pura e simplesmente, na sua individualidade viva. Para poder crescer e manter-se, um homem, como a mquina, se gasta e tem que ser substitudo por outro homem. Alm da soma de artigos de primeira necessidade exigidos para o seu prprio sustento, ele precisa de outra quantidade dos mesmos artigos para criar determinado nmero de filhos, que ho de substitu-lo no mercado de trabalho e perpetuar a descendncia dos trabalhadores. Ademais, tem que gastar outra soma de valores no desenvolvimento de sua fora de trabalho e na aquisio de uma certa habilidade. Para o nosso objetivo bastar-nos- considerar o trabalho mdio, cujos gastos em educao e aperfeioamento so grandezas insignificantes (1982, p. 160).

Nessa passagem, Marx explicita o seu objeto de anlise: o trabalhador, os determinantes de sua manuteno e reproduo no mercado de trabalho e as simplificaes necessrias para a sua anlise. Dentro das limitaes estabelecidas, fica subentendida, no entanto, a importncia atribuda educao e ao aperfeioamento do trabalhador, um gasto necessrio melhoria de sua capacidade. John Stuart Mill12, que representa a transio da anlise clssica para a marginalista, no mesmo sentido, dedica uma ateno especial aos determinantes da produtividade dos agentes de produo ou requisitos da produo, a mo-deobra, o capital e as matrias-primas e as foras motrizes proporcionadas pela natureza (Mill, 1988). Para Mill, o fator capital, em si mesmo o produto do trabalho ou da mo-de-obra (ibid., p.99). Avaliando os fatores que determinam, em suas palavras, uma superioridade da produtividade, Mill apresenta a habilidade e o conhecimento, tanto dos trabalhadores como dos que dirigem o trabalho deles, como determinantes da produtividade do trabalho. Na viso do autor,
Uma coisa ainda no bem compreendida e reconhecida o valor econmico da difuso geral da cultura e da instruo entre a populao. O nmero de pessoas preparadas para dirigir e supervisionar qualquer empresa industrial, ou mesmo para executar qualquer processo praticamente irredutvel memria ou rotina, est quase sempre muito aqum da demanda, como o evidencia a enorme diferena entre os salrios pagos mo-de-obra comum (Mill, 1988, p. 103).

Salienta-se, com base nessas declaraes, que Mill, alm de analisar os condicionantes da produtividade, o que supunha investigar as implicaes da homogeneidade dos fatores de produo, j antecipava algo que, mais tarde, os
12

Segundo Fonseca (1996), Stuart Mill representa uma das trs linhas tomadas pelo pensamento econmico, juntamente com Marx e Sraffa. Na viso do autor, Mill foi um dos principais responsveis pela sistematizao e divulgao dos principais postulados da economia clssica e do incio de uma tentativa, que no obteve sucesso, de procurar os fundamentos do valor na utilidade.

76

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

estudiosos da teoria do capital humano iriam consolidar, que o valor econmico da educao.

3.2 Os Fatores de Produo e a Produtividade: a contribuio dos marginalistas


No final do sculo XIX, os economistas da corrente marginalista, dentre eles, Jevons, Menger, Fischer, Wicksell e Walras, alteraram o objeto de anlise dos clssicos para a importncia da contribuio marginal de cada fator de produo. Desaparecia, ento, o excedente econmico enquanto uma categoria, pois a cada fator de produo cabe o correspondente ao que ele, marginalmente, contribuiu (Fonseca, 1996). Para os marginalistas, os salrios no so mais de subsistncia, mas equivalem produtividade marginal do trabalho. O objeto central da anlise econmica, com os marginalistas, passa a ser a questo da produtividade. Dessa forma, aquilo que, na anlise clssica, poderia estar sendo considerado apenas de forma parcial, ou implicitamente, conquista um espao fundamental. Dentre os marginalistas, no que tange ao interesse do presente estudo, faz-se mister destacar o trabalho de Walras (1983), um dos fundadores da teoria da utilidade marginal e da economia matemtica. Para explicar o equilbrio geral, o autor apresenta uma viso peculiar sobre os capitais e os rendimentos. Partindo do conceito de riqueza social, que abrange um conjunto de coisas materiais e imateriais raras, Walras afirma que
sempre, quer por natureza, quer por destinao, qualquer espcie de riqueza social ou serve mais de uma vez ou serve apenas uma vez e , em conseqncia, um capital ou um rendimento e acrescenta que faz parte da essncia dos capitais dar nascimento aos rendimentos (id., p.108-9).

Sob o mesmo enfoque, o autor inclui as pessoas na categoria do capital, mais especificamente, na categoria de capital pessoal. Segundo ele, as pessoas tambm so capitais naturais; mas so capitais consumveis, isto , so destrudos pelo uso e perecveis por acidente (Walras, 1983, p. 111). Para isentar a frieza da concepo, o autor esclarece que leva em conta o princpio de moral social13, mas que, na economia poltica pura, abstrai-se totalmente o ponto de vista da justia e do interesse, considerando-se somente o valor de troca.

13

O princpio diz que as pessoas no devem ser compradas ou vendidas como as coisas e que, alm disso, no podem ser fabricadas em fazendas ou haras como gado ou cavalos (Walras, 1983, p. 111).

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

77

A viso walrasiana, desse modo, apresenta o capital como um conceito amplo, que engloba, inclusive, os outros fatores de produo; essa viso, como se v, se identifica com aquela sugerida posteriormente por T. W. Schultz. Por isso, a indicao dada por Schultz quanto necessidade de se formular uma nova abordagem, a de investimento com base no conceito amplo de capital, j estava presente na anlise marginalista. A associao estabelecida entre o fator trabalho e o capital - capital circulante, para Ricardo, e capital constante, para Marx, e a ateno dedicada aos determinantes da produtividade - a educao e a capacitao do trabalhador-, identificados na viso clssica, corroboram para a mesma concluso.

4 CONSIDERAES FINAIS
A anlise dos principais argumentos apresentados no presente estudo permitem o elenco de algumas consideraes finais guisa de concluso. Em primeiro lugar, observou-se que a temtica concernente ao capital humano, a despeito das hesitaes iniciais despertadas no contexto da gnese terica conduzida por Schultz e Becker, ganha atualmente uma aceitao generalizada. Tal fato se comprova no s pelo exame das anlises modernas sobre o crescimento e o desenvolvimento econmico como, tambm, pelas prerrogativas polticas das aspiraes da sociedade. Pode-se deduzir, mediante essa constatao, que as dificuldades de comprovao inerentes aos elementos bsicos da teoria do capital humano, identificados de modo genrico na correlao entre gastos em educao e treinamento (custos) e os salrios ou rendimentos (benefcios), no foram suficientes para afetar a sua validade. Os resultados da aplicao emprica dos modelos que utilizam essa teoria, apesar de implicarem uma srie de controles e pressuposies, servem como uma incontestvel aproximao da realidade. Os modelos nem sempre abarcam a gama de elementos considerados intrnsecos aos custos e aos benefcios de se investir em educao, todavia praticamente impossvel deixar de reconhecer a importncia e os benefcios da educao, principalmente para a sociedade. Por outro lado, percebeu-se que as crticas levantadas por Schultz anlise clssica ou tradicional no so, de todo, verdade. Uma anlise, ainda que parcial, sobre o objeto de estudo dos clssicos e dos marginalistas permitiu que se encontrassem aluses - um tanto implcitas para os primeiros, mas totalmente evidentes para os ltimos - sobre os fatores que influenciam a homogeneidade do capital e a produtividade dos fatores de produo. Ao contrrio da percepo de Schultz, a preocupao com esses elementos e a noo mais ampla acerca do capital podem

78

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

ser percebidas j nos principais tericos do pensamento clssico, ou seja, uma temtica que sempre acompanhou a evoluo da cincia econmica. Sob o mesmo aspecto, apesar de o capital humano ser referenciado como um fator de produo pela maior parte dos autores analisados, por ora no existe um tratamento preciso no mbito desse enquadramento. Conclui-se que, na verdade, no se trata de um problema de taxionomia, mas, sim, de abordagem. A aceitao das evidncias da teoria do capital humano abre espao a novas problematizaes, dentre elas: da mesma forma que Schultz tomou como base de sua anlise a refutao ou crtica homogeneidade do capital, pode-se levantar contestaes quanto homogeneidade no nvel da educao e do treinamento, tomados como dados, e seus reflexos na produtividade do trabalho. A considerao das diferenas observadas na qualidade da proviso da educao formal pblica versus privada, assim como nos cursos profissionalizantes, pode sugerir tal necessidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMAZONAS, Analice. Determinants of export competitiveness: a survey of the theory. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 21., Belo Horizonte, 1 a 3 dez. 1993. Anais... Belo Horizonte: Anpec, 1993, v.2, p. 23-48. BECKER, Gary S. El capital humano. Madrid: Alianza Universidad Textos, 1983. ___. Nobel Lecture. Journal of Political Economy, Chicago, v. 101, n.3, p. 392-394, 1993. BENDFELDT, Juan F. A dimenso desconhecida do capital: o capital humano. In: BENDFELDT, Maria T. I. B., FUENTES, Maria del Carmen A. de. Educao em crise. Porto Alegre: Ortiz: IEE, 1994, p. 39-90. CACCIAMALI, Maria Cristina, FREITAS, Paulo Springer de. Do capital humano ao salrio-eficincia: uma aplicao para analisar os diferenciais de salrios em cinco ramos manufatureiros da Grande So Paulo. Pesquisa e Planejamento Econmico, Rio de Janeiro: IPEA/Inpes, v. 22, n. 2, p. 343-368, ago. 1992. CARNEIRO, Fernando Gonalves. Investimento em educao nos EUA. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro: FGV, p. 79-80, jun. 1994. DORNBUSCH, Rudiger, FISCHER, Stanley. Introduo macroeconomia. So Paulo: Makron Books, 1992. EDUCAR para produzir mais e melhor. Gazeta Mercantil, So Paulo, 22/24 mar. 1996. (Educao. Relatrio da Gazeta Mercantil, p.7).

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

79

FELDENS, Aray Miguel. Mercado de fatores de produo. In: SOUZA, Nali de Jesus de, coord. Introduo Economia. So Paulo: Atlas, 1996, p. 137-159. FERGUSON, C. E. Microeconomia. 14. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Evoluo da Cincia Econmica. In: SOUZA, Nali de Jesus de, coord. Introduo economia. So Paulo: Atlas, 1996, p. 41-66. MARX, Karl. Para a crtica da economia poltica - salrio, preo e lucro - O rendimento e as suas fontes: a economia vulgar. So Paulo: Abril Cultural, 1982. (Os economistas). MILL, John Stuart. Princpios de economia poltica: com algumas de suas aplicaes filosofia social. 3. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. v.1 (Os economistas). MOCHON, Francisco, TROSTER, Roberto Luis. Introduo economia. So Paulo: Makron Books, 1994. MORETTO, Cleide Ftima. A proviso pblica da educao: expanso ou redefinio? Teoria e Evidncia Econmica, Passo Fundo: FEA/UPF, v.1, n. 2, p. 175-192, nov. 1993. OSER, Jacob, BLANCHFIELD, William C. Histria do pensamento econmico. So Paulo: Atlas, 1983. PINHO, Diva Benevides. Evoluo da cincia econmica. In: PINHO, Diva B., VASCONCELLOS, Marco Antonio S. de, orgs. Manual de Economia. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1992, p. 31-59. ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo economia. 17. ed. So Paulo: Atlas, 1997. SANDRONI, Paulo, org. Novo dicionrio de economia. 4. ed. So Paulo: Best Seller, 1994. SCHULTZ, Theodore Paul. Education investiments and returns. In: CHENERY, H., SRINIVASAN,T. N., eds. Handbook of Development Economics. [s.l.] Elsevier Publishers B. V., 1988. v. 1, p. 544-630. SCHULTZ, Theodore William. O capital humano: investimentos em educao e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. SOUZA, Nali de Jesus de. Crescimento Econmico. In: ____, coord. Introduo economia. So Paulo: Atlas, 1996, p. 273-310. ___. Desenvolvimento econmico. So Paulo: Atlas, 1993.

80

Teor. Evid. Econ., Passo Fundo, v. 5, n. 9, p. 67-80, maio 1997

WALRAS, Lon. Compndio dos elementos de economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os economistas). WONNACOTT, Paul, WONNACOTT, Ronald, CRUSIUS, Yeda R., CRUSIUS, Carlos A. Economia. So Paulo: McGraw-Hill, 1982.

SYNOPSIS
THE HUMAN CAPITAL AND THE ECONOMIC SCIENCE: SOME CONSIDERATIONS

The tematic of human capital, despite having shown bigger stand-out in actuality, always followed the construction process of the economic theory. At the same time that the work emphasizes the importance of the human capital to the modern analysis about the economic growth and the development, it tries to debate about the critics of the human capital theory pioneer (Schultz) to the traditional economics analysis and its limitations. It concludes that, in an implicit or explicit way, analysing the classics or the marginalists, there was the concerns, perceived by Schultz as absent, about the homogeousness of the capital and factors that altered the arts condition of the production inputs employment.

Key-words: human capital, economic science, production factors.

SINOPSIS
EL CAPITAL HUMANO Y LA CIENCIA ECONMICA: ALGUNAS CONSIDERACIONES

La temtica del capital humano, aunque ha presentado mayor destaque en la actualidad, siempre acompao el proceso de construccn de la teoria econmica. Al mismo tiempo que el trabajo pone en evidencia la importancia del capital humano los anlisis modernos sobre el crecimiento y el desenvolvimiento econmico, busca discutir sobre la crtica del precursor de la teoria del capital humano (Schultz) al anlisis econmico tradicional y sus limitaciones. Concluye que, de forma implcita o explcita, tanto en el anlisis de los clsicos como en el de los marginalistas, ya habia la preocupacin, ententida por Schultz como ausente, a respecto de la homogeneidad del capital y de los factores que alteraban el estado de las artes del empleo de los insumos de produccin.

Palabras claves: capital humano, ciencia econmica, factores de produccin.

You might also like