You are on page 1of 1

PORUMACIDADANIAGLOBAL o novo projecto do IEEI dirigido a jovens entre os 15 e os 18 anos.

s. Vamos discutir desafios que se colocam a uma escala global, e procurar solues comuns, envolvendo escolas, especialistas, representantes polticos e outras entidadescompesonasociedadeportuguesa,numadiscussolideradaportie organizada em torno das tuas preocupaes quanto a um futuro sustentvel comum.

SEGURANAHUMANA
O que Segurana Humana?

PazeDemocraciaDireitosHumanosObjectivos deDesenvolvimentodoMilnioCombate PobrezaSeguranaHumanaConflitosCrises HumanitriasInstituiesMultilaterais CooperaoInternacionalMigraes Internacionais

Quando pensamos nos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio, e em particular no combate pobreza, no podemos ignorar que, para os alcanar, devem estar garantidas condies mnimas de estabilidade e segurana das populaes. A equao funciona tambm se alterarmos a ordem dos factores: no possvel combater a pobreza e a fome se as populaes no estiverem em segurana, e no h segurana se as populaes passarem fome. Por isso, o incio do milnio inaugurou uma nova forma de pensar a segurana das populaes. Por um lado, porque o nmero de conflitos armados at ento pensados como a principal ameaa segurana dos Estados e dos seus cidados no mundo diminuiu no incio da dcada; por outro, porque as transformaes induzidas ou aceleradas pelos processos de globalizao tornaram mais evidentes estas implicaes mtuas entre a segurana e o acesso a bens essenciais. H novas ameaas estabilidade e bem-estar da populao mundial: novos perigos, novos perpetradores, novos alvos muitas vezes exteriores ao campo estritamente militar ou do conflito armado. Torna-se claro que uma enorme variedade de factores pode comprometer o desenvolvimento e bem estar da populao mundial e afectar assim a estabilidade social e governativa. Assim, nos finais dos anos 90, apoiando-se nos trabalhos do PNUD sobre desenvolvimento humano, as Naes Unidas lanam um novo conceito, o de Segurana Humana, mais abrangente e reflexo da multiplicidade de factores condicionantes de uma situao de segurana/insegurana.
A segurana das pessoas de todo o mundo est interligada, como os fluxos mundiais de bens, servios, capitais, pessoas e imagens fazem ressaltar. A liberalizao e a democratizao polticas oferecem novas oportunidades, mas tambm criaram novas vulnerabilidades, como a instabilidade poltica e econmica e os conflitos no seio dos Estados.
Relatrio da Comisso das Naes Unidas para a Segurana Humana

Do Estado ao Indivduo

Pensar em termos de Segurana Humana implica redireccionar a perspectiva da segurana do Estado para o indivduo e a comunidade. Embora o desenvolvimento do conceito tenha sido sempre acompanhado de alguma controvrsia por ser demasiado abrangente, ou por ser difcil determinar os limites do seu alcance o incio do novo milnio demonstrou que, mais do que nunca, o exerccio da violncia j no cabe s no mbito de aco dos Estados, nem no campo da aco armada. Nesse sentido, o conceito comporta diferentes dimenses:

Segurana econmica :: Segurana alimentar :: Segurana na sade :: Segurana ambiental :: Segurana individual :: Segurana na comunidade :: Segurana poltica
Estas sete dimenses compreendem as diversas esferas do bem estar individual. No entanto, tm vindo a desenvolver-se duas linhas de pensamento distintas. Uma assenta na ideia de violncia e no ideal de liberdade do medo; a outra numa concepo mais profunda de liberdade.
considera as diferente dimenses do conceito num ambiente violento; analisa as consequncias e interaces que uma situao de conflito armado pode ter sobre estes sete nveis. mais abrangente, baseia-se numa ideia mais alargada de liberdade, que considera aspectos como a fome, a doena ou os desastres naturais como ameaas mais prementes e com efeitos mais devastadores sobre as comunidades: provaram-no o Tsunami que afectou o sudeste asitico no final de 2004 e a escalada sem precedentes dos preos de bens alimentares bsicos em 2008.

Esta perspectiva abrangente da segurana alia diferentes actores alm do Estado, a Sociedade Civil e as Organizaes Internacionais. Porque, no quadro do conceito, a segurana pressupe mais do que a segurana fsica imediata, as Naes Unidas propem duas estratgias diferentes: a proteco e a autonomizao. A proteco defende as pessoas dos perigos. Exige um esforo concertado para elaborar normas, processos e instituies que se ocupem sistematicamente das questes de insegurana. A autonomizao permite que as pessoas realizem as suas potencialidades e participem plenamente na tomada de decises. A proteco e a autonomizao reforam-se mutuamente e, na maioria das situaes, ambas so necessrias.
A ideia de segurana humana anda, assim, intimamente associada ideia de desenvolvimento sustentvel. No fundo, muitos dos riscos e ameaas com que estamos confrontados resultam, directa ou indirectamente, da nossa prpria aco, individual ou colectiva e, nessa medida, podem e devem ser prevenidos.

Pistas de discusso: ameaas segurana das pessoas alm do conflito e da violncia fsica: alteraes climticas; segurana alimentar; segurana ambiental

V mais em www.atua.com.pt

You might also like