You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DIRETRIO ACADMICO DE BIBLIOTECONOMIA XIV Encontro Regional de Estudantes

de Biblioteconomia, Documentao, Cincia da Informao e Gesto da informao Os novos campos da profisso da informao na contemporaneidade 16 a 22 de janeiro de 2011

A INTEFERNCIA DA BIBLIOTECONOMIA CLNICA PARA A PROMOO DA SADE 1

Antonio Guilherme Rocha Guimares Mirtysiula Cadengue

RESUMO Aps o sculo XX, a sociedade comea a se configurar como a sociedade da informao e traz consigo uma nova postura frente demanda de conhecimento j existente, levando a procura e produo, cada vez mais crescente e especializada, de informao cientfica. A biblioteconomia clnica surgiu com o objetivo de apoiar, atualizar e contribuir para o aprendizado continuo e a tomada de deciso, indicando aos profissionais de sade as melhores evidncias da literatura. Pretende-se com a pesquisa elucidar a importncia do trabalho em conjunto dos profissionais da informao com os profissionais da rea de sade, visando uma melhor qualificao no atendimento ao paciente. A partir de um levantamento bibliogrfico em anais de eventos, revistas e bases de dados online, utilizando os descritores, biblioteconomia clnica, sade baseada em evidncias e bibliotecas e unidades de informao em sade, foi realizado uma reviso de literatura abordando no presente trabalho, a interveno de uma unidade de informao na constante atualizao das equipes multidisciplinares clnicas, as necessidades informacionais dos profissionais da rea de sade e a atuao dos bibliotecrios na construo desse conhecimento promovendo a sade. Com a finalizao do estudo percebe-se a fragilidade e a importncia da mediao envolvida, visando o crescimento das duas reas do conhecimento, e ressaltando cada vez mais que no Brasil h muito campo para essa juno to produtiva. Palavras chave: Biblioteconomia clnica. Sade baseada em evidncia. Necessidades informacionais. Atualizao profissional. Bibliotecas e unidades de informao em sade.

Trabalho cientifico de comunicao oral apresentado ao GT 2 - Mercado de Trabalho e Organizao social e poltica do profissional da informao. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Catlica de Pernambuco e ps-graduando em Sade Pblica pela Universidade Catlica de Pernambuco. (tonhofisio@gmail.com) Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. (scadengue@gmail.com)

1 INTRODUO

Pode-se dizer que com a imprensa, a consolidao e difuso do conhecimento transformaram a sociedade e suas necessidades informacionais. Porm, com o avanar do sculo XX, a sociedade comea a, de fato, se configurar em sociedade da informao, devido nova postura nas relaes sociais, econmicas, tecnolgicas e polticas que marcam o perodo. Com isso, a pesquisa e produo cientfica tornam-se universais, transparentes e acessveis a todos. A medicina caracteriza-se como um campo de conhecimento antigo e de constante produes cientficas, com isso elucida-se a importncia no acesso e na disseminao desse conhecimento produzido. Crestana (2003) comenta:

a inegvel necessidade de estudo e pesquisa, demandada por estudantes e profissionais da rea mdica, corroboram o importante papel das bibliotecas nas instituies de ensino mdico; e esse papel cresce na proporo que crescem tambm a produo de literatura mdica, as novas tecnologias de informao e as necessidades de pesquisa, tanto as ligadas ao ensino e aprendizagem como as de inovao cientfica e tecnolgica.

A informao cientfica em sade vem sendo observada, no Brasil, com mais afinco, aps a Reforma Sanitria, com a criao do Sistema nico de Sade (SUS), advindo da constituinte, em 1988, quando colocou a sade pblica em destaque mobilizando os profissionais do meio a estarem mais atentos a discusses, disseminaes cientficas e atualizaes na rea, criando um ambiente de reflexo sobre o fluxo da informao, permitindo a identificao de suas demandas. Para acompanhar as mudanas, o profissional da informao teve que se adaptar as novas requisies de servios. Ao bibliotecrio cabia filtrar e fornecer informaes relevantes, facilitando as evidncias, porm, nos tempos atuais, o bibliotecrio o profissional que planeja, organiza, comanda, classifica, controla e executa as tarefas relacionadas ao bom funcionamento das unidades de informao, tornando o seu trabalho cada vez mais importante para a sociedade. A biblioteconomia tem sua caracterstica interdisciplinar quando se fala em organizao do conhecimento, nesse aspecto o bibliotecrio deve se inserir nas mais diversas reas, atuando como mediador de informao entre os suportes e os receptores. A biblioteconomia clnica surgiu com o objetivo de apoiar, atualizar e contribuir para o aprendizado continuo e a tomada de deciso, indicando aos profissionais de sade as

melhores evidncias da literatura. Tais atividades tentam melhorar o cuidado da sade dos pacientes com base nas evidncias (Cirilo; Beraquet, 2008). A educao continuada um conceito que vem sendo aplicado h um bom tempo, porm, atualmente, tem a sua aplicabilidade de maneira mais incisiva mediante as necessidades informacionais da sociedade e dos profissionais, como um todo, devido ao constante desenvolvimento da humanidade. Podemos encontrar um exemplo desta aplicabilidade na sade baseada em evidncias, na qual permite que os profissionais formulem seu embasamento clnico a partir de publicaes cientificas, desenvolvendo assim um raciocnio crtico sobre a problemtica envolvida permitindo a formulao de procedimentos mais adequados para cada caso. Na Europa, a chamada biblioteconomia clnica atua com as equipes mdicas no auxlio aos tratamentos nos pacientes. A rea de atuao mdica, ainda pouco explorada no Brasil, teve transformaes reveladoras, mesmo sabendo que o bibliotecrio ainda no visto como um profissional necessrio para essas equipes. De acordo com os fatos relatados pretende-se com a pesquisa elucidar a importncia do trabalho em conjunto dos profissionais da informao com os profissionais da rea de sade, visando uma melhor qualificao no atendimento ao paciente.

2 METODOLOGIA

A pesquisa configura-se como um estudo transversal de caracterstica descritiva, onde a partir de um levantamento bibliogrfico em anais de eventos, revistas e bases de dados online, utilizando os descritores, biblioteconomia clnica, sade baseada em evidncias e bibliotecas e unidades de informao em sade, foi realizada uma reviso de literatura abordando no presente trabalho, a interveno de uma unidade de informao na constante atualizao das equipes multidisciplinar clnicas, as necessidades informacionais dos profissionais da rea de sade e a atuao dos bibliotecrios na construo desse conhecimento promovendo a sade.

3 HISTRICO DA BIBLIOTECONOMIA CLNICA Tm-se registros de bibliotecas em ambiente hospitalar desde sculo XV, com aparies na Inglaterra, sua funo era de subsidiar informao para a tomada de deciso dos

mdicos do hospital em que estava inserida. A principal biblioteca encontrada foi a do Hospital So Bartolomeu, que possua um pequeno acervo para seus mdicos. A biblioteconomia mdica, nos EUA, foi registrada como profisso regular em 1939 e em 1947 a universidade de Columbia, em Nova York, criou um programa de treinamento, a Medical Library Association. O segundo curso criado foi em Atlanta, em 1951, da Emory University, que inclua aulas no curso de medicina. Porm, a pouco mais de 30 anos, aps a constatao de uma lacuna, por Gertrude Lamb, a biblioteconomia clnica tem sido efetivamente utilizada subsidiando informaes para sanar a deficincia encontrada entre a metodologia e a aplicao dos procedimentos da medicina. A partir da, percebeu-se a necessidade de um profissional que ficasse responsvel pela informao especializada, solicitada pelos mdicos, sobre os casos encontrados entres os pacientes em atendimento hospitalar. Criando, assim, em 1971 o Clinical Medical Librarian (CML) na Universidade de Missouri-Kansas (EUA) e em 1974 teve incio um programa similar no Centro de Sade da Universidade de Connecticut. A necessidade percebida para a criao do primeiro programa, nos EUA, foi a promoo da informao em sade com rapidez e contedo relevante para o corpo clnico, ajudando na tomada de decises e elucidando os conhecimentos intrnsecos encaminhando publicaes relativas a pesquisa de forma assertiva. Na experincia brasileira, temos dados de 1983, com a implantao de um projeto de biblioteconomia clnica pela Fundao Pioneiras Sociais, no Hospital das Doenas do Aparelho Locomotor em Braslia (Silva apud Beraquet, 2007); e de 1996, na Faculdade de Biblioteconomia da PUC-Campinas, com um grupo de pesquisa em sade, que seu foco era na atuao, competncias e habilidades do bibliotecrio inserido nesse meio. Atualmente, no Brasil, a atividade mais relatada e reconhecida por experincias em hospitais universitrios. Tm-se poucas referncias da biblioteconomia clnica no Brasil, porm no exterior a atuao do bibliotecrio neste ramo j se encontra firmada.

4 PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS Em decorrncia do grande fluxo de informaes cientficas tratadas e disseminadas aps a difuso da World Wide Web, exercer as atividades profissionais, atualmente, requer mudanas na postura, na aprendizagem e assimilao do conhecimento e na aplicao das pesquisas absorvidas na educao profissional em geral.

O apoio do bibliotecrio aos profissionais de sade no momento da tomada de decises tem facilitado a concluso dos casos, melhorado a qualidade do atendimento clnico, e minimizado os riscos e os custos dos tratamentos. A atuao e as necessidades dos profissionais envolvidos diretamente, ou no, no acompanhamento dos pacientes so altamente distintas. Ao profissional da sade cabe prevenir e diagnosticar doenas assoladas na sociedade, promover e proteger a sade e reabilitar os pacientes j acometidos. E aos profissionais da informao cabe encontrar meios e mtodos evidenciados na literatura que auxiliem o procedimento clnico, facilitando o trabalho e minimizando os eventuais problemas.

4.1Profissionais de sade Nos tempos atuais os profissionais da rea de sade necessitam, cada vez mais, de um acesso informaes facilitado e com um bom nvel de confiabilidade. As exigncias de um conhecimento terico atualizado e o numero de produes cientificas realizadas, demonstram essa necessidade. Em nmeros divulgados pela USP, recentemente, a pesquisa de um determinado ncleo consolidou-se com um aumento vertiginoso de 300% nos ltimos anos, e em relao produo cientfica, girou em torno de 400% de aumento (FAPESP, 2010). Porm, deve-se ter em mente que esses nmeros no representam uma realidade total da situao brasileira, investimento em C&T (cincia e tecnologia) ainda uma dificuldade tanto para os que produzem quanto para aqueles que necessitam desse tipo de informao. Durante toda a graduao, na vertente da sade, os estudantes no so capacitados a buscar informaes, embora seu conhecimento terico advenha tanto de livros quanto de artigos cientficos, esses por sua vez necessitam de uma ampla pesquisa. O despreparo quanto busca informacional do profissional da rea de sade, o leva a uma grande perda de tempo e frustrao, pois a demora nas pesquisas decorrentes ao manuseio errneo das bases de dados e a m qualidade e/ou a no contextualizao dos artigos encontrados, so situaes corriqueiras. Visto que, esses profissionais no so capacitados para a obteno de informaes, que para a organizao e recuperao destas so implantados mecanismos especficos de armazenamento. Linguagens documentrias e thesaurus so utilizados para facilitar sua busca, porm ainda no atendem a linguagem natural ou especificas do pblico a que se destina, ocasionando rudos e/ou vazios na sua recuperao. As expectativas dos usurios, especialmente dos pesquisadores, exigem a atuao de um bibliotecrio especializado, que d suporte informacional, domine o uso de

fontes de informao e que seja mediador do aprendizado dessas fontes, dentre outras caractersticas (MARTINS et al, 2007). Outros entraves encontrados nas pesquisas so os custos elevados para sua obteno, que faz com que a informao no cumpra seu ciclo vital. Os maiores acessos aos bancos de dados so feitos atravs de instituies voltadas para pesquisa ou que do incentivo a esta prtica, como exemplo: centros universitrios, centros de pesquisas, entre outros; isto ocorre por conta da dificuldade dos profissionais isolados que trabalhem em um PSF, por exemplo, tm de assumir alto gasto para a obteno desses artigos exclusivos. Quanto s necessidades informacionais na rea de sade pode-se dividir em dois: a informao metodologicamente correta, a fim de atender as necessidades cientficas, e as informaes direcionadas a gesto que no precisam ser obrigatoriamente cientficas, como exemplo, ndice de mortalidade infantil, incidncia de uma determinada doena, entre outros dados estatsticos, dados estes extremamente vlidos em uma tomada de deciso.

4.2 Profissionais da informao na rea de sade

A graduao em Biblioteconomia, no Brasil, tem uma formao generalista no dispondo aos estudantes ingressantes uma formao mais especializada na sua rea de interesse. Por conta dessa lacuna no preenchida, muitos bibliotecrios quando comeam a atuar na rea de sade acabam por se tornarem meros arrumadores de estantes, fixando seu trabalho em montar e organizar colees, o que s alimenta o estigma de que no so capacitados para o auxilio clnico. De acordo com Beraquet et al (2006) o bibliotecrio da rea de sade apreende o saber-fazer no momento da atuao na rea, justamente, por conta da lacuna encontrada na academia. Ela, tambm, friza a importncia da faculdade nessa preparao profissional auxiliando o aluno a estar apto a enfrentar o mercado de trabalho. Justificando e atenuando a afirmao de Beraquet, Valentim (2002) cita as mudanas pessoais dos recm-formados como um pr-requisito para uma boa atuao profissional:

O trip informao, tecnologia da informao e telecomunicao muda a sociedade, e conseqentemente, muda suas demandas. Nesse sentido, o profissional da informao deve ter uma postura investigativa e crtica, de modo que possa assumir essas mudanas sociais de forma natural.

A produo cientfica em sade no Brasil margeia em torno de 19,7% o que j justifica suficientemente a obrigatoriedade de capacitao do bibliotecrio da sade, uma vez

que a rea considerada a principal divulgadora de informao cientfica brasileira (MAIS UM DEGRAU, 2006). Para sanar os entraves, o bibliotecrio deve obter algumas competncias e habilidades para se manter na rea de sade. Alm de saber trabalhar em equipes multidisciplinares o profissional da informao deve ter conhecimentos em redes e computadores, bancos e bases de dados, noes em sade pblica, o Sistema nico de Sade (SUS) brasileiro, epidemologia, terminologias da rea de sade, ter flexibilidade e domnio da lngua inglesa (BERAQUET et al, 2007). Mesmo no trabalhando diretamente com os pacientes, o bibliotecrio pode exercer um papel fundamental na teraputica dos casos, melhorando a humanizao e a qualidade do atendimento realizado. Com o crescimento da produo cientfica, a atualizao profissional torna-se cada vez mais difcil, e na rea de sade, muitas vezes a formao acadmica no dispe de disciplinas que lhe proporcionam habilidades e mecanismos de busca de fontes de informao especializada. A parceria do bibliotecrio com os demais profissionais de sade agregam valor s pesquisas realizadas tornando o tratamento mais eficaz, j que o profissional sabe o que quer e o bibliotecrio sabe como buscar as informaes necessrias. O mercado de trabalho para a biblioteconomia clnica, no Brasil, ainda se resume a hospitais universitrios, onde seus usurios so estudantes, mdicos, residentes, comunidade externa e pesquisadores. Segundo a Medical Library Association (MLA), alm das atividades cotidianas de qualquer bibliotecrio, o bibliotecrio da rea de sade deve desenvolver e manter sites, ensinar os usurios a utilizar o computador e encontrar na internet as informaes que necessitam e criar e administrar produtos e servios que facilitem a disseminao da informao (SILVA, 2005). Beraquet et al (2007) dividem a atuao do bibliotecrio da rea de sade em trs vieses, sendo eles: bibliotecrio mdico, informacionista, e clnico. Estes podem ser explicados da seguinte maneira: 1. Bibliotecrio Mdico - Esse tipo de profissional atua em instituies de ensino ou em hospitais, porm no compem as equipes mdicas. Sua atuao torna as bibliotecas hospitalares um espao ativo, prestao de servios. 2. Informacionista - O informacionista trabalha como mediador entre as equipes clnicas e a informao especializada, atualizada, buscando as melhores evidncias cientficas a serem tratadas pelo corpo clnico, analisando os dados e aplicando de acordo com os casos.

3. Bibliotecrio Clnico - O bibliotecrio clnico atua junto s equipes mdicas, participando de todo o tratamento dos pacientes. Participando das rondas, os bibliotecrios colhem informaes relevantes sobre o caso para fazer uma pesquisa especializada, atuando diretamente entre as necessidades informacionais e o corpo clnico. Deve-se lembrar que assim como o profissional da sade, o bibliotecrio tambm deve se manter atualizado, tendo em mente que a evoluo cientfica constante, assim como a sociedade. E para fornecer informao atualizada, o profissional deve estar atualizado.

5 INTERFERNCIA NOS TRATAMENTOS A informao especializada, em si, j nos remete a uma desatualizao gradual. Na rea de sade, assim como nas demais reas tecnolgicas, a informao transcorre para um tempo de obsolescncia extremamente curto, devido evoluo cientfica. Com esse paradigma, o aluno ao sair da academia, perde uma parte razovel de todo o contedo assimilado. Em uma palestra para alunos da Universidade de Harvard, em 1995, o, at ento, professor de John R. Lee - mdico norte-americano, defensor pioneiro da reposio hormonal - afirmava: "Recentemente descobrimos que a metade do que ns ensinamos a vocs ser considerada errada daqui a sete anos e meio - o problema que nem sabemos qual a metade... Mas com a atual velocidade do conhecimento, a metade do que conhecemos hoje ser considerada errada em apenas cinco anos" (ASSOCIAO, 2008). A literatura especializada, assim como pesquisas quantitativas sobre a temtica, demonstram a demanda elevada por exames complementares na investigao diagnstica dos pacientes em atendimento, mesmo sabendo que determinados exames possuem contraindicaes e reaes adversas a exposio do mtodo. Esse quadro nos remete a importncia de um fluxo informacional que subsidie as necessidades de um diagnstico mais preciso para que a tomada de deciso clnica, no exponha o paciente a mtodos nocivos e barateie os custos dos procedimentos. O sistema de referncia e contra-referncia, do SUS, configura-se como uma rede de tramitao de informaes. atravs dele que os dados dos pacientes transitam entre os nveis e locais de atendimento, em que a referencia origina-se na porta de entrada (PSF) e leva a informao do paciente de um PSF a outro, ou aos nveis superiores de complexidade a fim de informar o histrico de atendimento individual. Por sua vez, a contra-referncia o retorno do pronturio atualizado ao sistema, podendo ser acessado por qualquer lugar onde este

paciente necessite de uma interveno, evitando assim, procedimentos desnecessrios ou que no sejam cabveis de serem realizados naquela pessoa. Este sistema no se encontra em seu funcionamento ideal pela falta de estrutura fsica e tecnolgica, como exemplo, a informatizao inadequada dos nveis primrios de interveno, no facilitando essa transferncia informacional. J no ponto de vista do sistema de sade privado, esta prtica no possvel pelo fato de no haver uma comunicao entre as seguradoras e entre os hospitais que prestam servios a essa rede. Estruturas de suporte a educao continuada dos profissionais de sade, psformao acadmica, permite oferecer aos pacientes, pelo menos, o mnimo de qualidade de ateno e interveno, seja para prevenir, promover, proteger ou reabilitar. Se fazendo necessrio na tentativa de sanar o no funcionamento adequado do sistema de referncia e contra-referncia e minimizar a desatualizao provocada pela constante evoluo cientfica.

5.1 Interferncia de uma unidade de informao na sade

A existncia de uma unidade informacional inserida em hospital propicia o rpido acesso informao e evidencia a demanda deste servio na rea hospitalar. A rea da sade passa por uma exploso informacional, no bastando apenas recorrer aos levantamentos bibliogrficos tradicionais. Novas tcnicas e novas teorias surgem para auxiliar na escolha do melhor recurso informacional. Na prtica, a anlise das necessidades uma atividade interativa que alterna coleta de dados (coleta direta e/ou indireta por meio de medies e levantamentos), anlise desses dados e deciso (LE COADIC, 2004). Para Le Coadic (2004) preciso que conheamos as circunstncias que levam o usurio a iniciar um processo de busca, se quisermos compreender os fenmenos que ocorrero quando o uso dos distintos sistemas, servios e produtos forem acionados pelo mesmo. A consulta que o usurio formular ao sistema, a interao que ocorrer entre o usurio e o sistema (ou o intermedirio) e a avaliao do xito ou prejuzo dessa interao depender destas circunstncias, levando em considerao que, na maioria das vezes, o usurio no domina as ferramentas de pesquisa. Sabendo que as necessidades informacionais na rea de sade podem ser divididas em informaes cientificas, elucidando a sade baseada em evidencias, e informaes para gesto, a atuao do bibliotecrio de fundamental importncia para a mediao entre o questionamento do usurio e o feed-back dos dados coletados, que iram proporcionar a uma tomada de deciso respaldada.

Existe, tambm, uma outra vertente de pblico alvo existente em um hospital que necessita efetivamente de um ambiente que fornea informao e lazer. Pensando nisso o Governo do Estado do Mato Grosso, sancionou em outubro de 2007 a lei 8.718 que autoriza a implantao de mini bibliotecas em espaos hospitalares, tanto pblicos quanto aos conveniados ao SUS, voltados para os pacientes e seus respectivos acompanhantes em atendimento hospitalar. Sua implantao fundamenta-se na teoria da biblioterapia, que pode ser entendida como uma ferramenta que emprega a terapia e a semiologia, favorecendo a humanizao dos tratamentos e ajudando na recuperao dos pacientes (CALDIN; BUENO, 2002). Ferramenta essa que se utiliza da linguagem e da leitura para atingir seu objetivo humanizador e teraputico. Porm, para conseguir alcanar evolues clnicas, a biblioterapia deve estar bem estruturada e planejada, e a ateno de um profissional preparado para a demanda de suma importncia, pois a tcnica pode evoluir ou retardar o tratamento, levando em considerao sua interveno psicolgica.

6 CONSIDERAES FINAIS O campo da biblioteconomia, assim como qualquer outro campo das cincias humanas e sociais, atingido por todas as modificaes da sociedade. Tais mudanas interferem no saber-fazer da profisso, sendo assim a atualizao e especializao profissional se faz necessria, visto que a academia no proporciona tal engajamento. A biblioteconomia clnica surgiu da necessidade da sociedade em se desenvolver cientificamente para a o aprimoramento clnico, visando s melhorias teraputicas. Mas devese observar que a informao cientfica no somente interfere nas cincias da sade, e tambm, e no com menos importncia, na gesto administrativa. Com isso a biblioteconomia clnica auxilia aos profissionais do meio a buscar informaes especializadas que sejam teis na tomada de deciso e contribuam com o aprendizado continuo das equipes. Com a valorizao da informao, executar as atividades humanas requer cada vez mais uma gesto tcnica e cientfica, porm a unio dos atores interessados no garante o pleno desenvolvimento dessas atividades. Com isso a figura do bibliotecrio na mediao entre os dados e as decises se firma com extrema importncia, visto que a interveno do mesmo promove a minimizao dos erros, facilita e agiliza o acesso a informao, e ainda pode favorecer uma fonte de lazer aos pacientes em atendimento. Essa mediao tenta melhorar a promoo da sade, valorizando a humanizao e o atendimento com base nas evidncias da literatura.

essencial perceber que a sade configura-se como um recurso bsico de qualquer sociedade e, por conseguinte, a informao em sade fundamental ao processo de tomada de decises no mago das polticas pblicas, e na constante capacitao e reciclagem dos profissionais, objetivando elevar a qualidade de vida da populao. A insero desse tipo de servio em ambiente hospitalar auxilia a favorece a todos os envolvidos, basta divulgao, interesse e vontade poltica. Faz-se necessria a elaborao de mais estudos acerca da interao do bibliotecrio com as mais diversas especialidades de sade, visando o crescimento das duas reas do conhecimento, e ressaltando cada vez mais que no Brasil h muito campo para essa juno to produtiva.

THE INFERENCE OF CLINICAL LIBRARY FOR HEALTH PROMOTION

ABSTRACT After the twentieth century, society begins to take shape as the "information society" and brings a new attitude towards the demand of existing knowledge, leading to demand and production, and growing increasingly specialized scientific information. The Clinical librarianship emerged with the objective of supporting update and contribute to continuous learning and decision making, indicating to health professionals the best evidence of the literature. It is intended to research to elucidate the importance of working together of information professionals with professionals health area, seeking a better rating in patient care. From a survey literature in conference proceedings, journals and databases data online, using the keywords, librarianship clinical, evidence-based health and libraries units of information in health, was conducted a review of literature dealing with in this work, intervention of an intelligence unit in the constant update of the clinical multidisciplinary teams, the information needs of professionals health and the role of librarians in building such promoting health knowledge. With the completion of study realizes the fragility and importance of mediation involved, targeting the growth of the two areas knowledge, and noting that the increasingly Brazil there is much scope for this junction so productive. Keywords: Clinical librarianship. Evidence-based healthcare. Informational needs. Professional updating. Libraries and information units inhealth.

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE MEDICINA BIOMOLECULAR. As Mltiplas Funes de um Notvel Hormnio. So Paulo, 2008. Disponvel em: < http://www.medicinacomplementar.com.br/tema8nov08.asp>. Acesso em: 11 out. 2010. Beraquet, V.S.M. et al. Bases para o desenvolvimento da biblioteconomia clnica em um hospital da cidade de Campinas. VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Cincia da Informao, 7., 2006, Marlia. Anais. Marlia, 2006. Disponvel em: < http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/enancib/viewpaper.php?id=269 >. Acesso em: 21 set 2010. BERAQUET, V. S. M.; CIOL, R. et. al. BIBLIOTECRIO CLNICO NO BRASIL: em busca de fundamentos para uma prtica reflexiva. VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Cincia da Informao, 8., 2007, Salvador. Anais. Salvador, 2007. BERAQUET, V.S.M.; CIOL, R. O bibliotecrio clnico no Brasil: reflexes sobre uma proposta de atuao em hospitais universitrios. DataGramaZero - Revista de Cincia da Informao. v.10, n.2, abr 2009. Disponvel em: <www.datagramazero.org.br/abr09/Art_05.htm>. Acesso em: 20 jun. 2009. BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgnica da Sade. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil] , Braslia, DF, 20 set. 1990. Seo 1. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm >. Acesso em: 21 set. 2010. BRASIL. Governo do Mato Grosso. Lei Ordinria 8.718, de 02 de outubro de 2007. Autoriza o Poder Executivo a implantar minibiblioteca pblica ou banca de livros em hospitais. Dirio Oficial [da Assemblia Legislativa do Mato Grosso], Mato Grosso, 02 out. 2007. Disponvel em: <http://www.al.mt.gov.br/v2008/Raiz%20Estrutura/Leis/admin/ssl/ViewPrincipal2.asp?page= l8718.htm>. Acesso em: 21 set. 2010. CALDIN, C. F; BUENO, S. B. A aplicao da biblioterapia em crianas enfermas. Revista ACB, Florianpolis. v.7, n.1, p.157-169, 2002. Disponvel em: <http://www.encontrosbibli.ufsc.br> Acesso em: 10 out. 2010. CIRILO, R.C.; BERAQUET, V.S.M. Identificao das melhores prticas nacionais e internacionais de biblioteconomia clnica. Encontro de Iniciao Cientfica da PUCCampinas, 13., 2008, Campinas. Anais. Campinas, 2008. Disponvel em: < http://www.puccampinas.edu.br/pesquisa/ic/pic2008/resumos/resumos.html >. Acesso em: 21 set. 2010.

CRESTANA, Maria Fazanelli. Bibliotecrios da rea mdica: O discurso a respeito da profisso. Perspectiva em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v.8, n.2, p.134-149, jul/dez 2003. FAPESP. Pesquisa mdica na USP cresceu 300% em dez anos. Pronturio de notcias, Rio de Janeiro, 06 out. 2010, pesquisas e estudos. Disponvel em:

<http://www.prontuariodenoticias.com.br/noticias.asp?secao=PE&ID=9434>. Acesso em: 11 out. 2010. LE COADIC, Y.F. A Cincia da Informao. 2 ed. Braslia: Briquet de Lemos, 2004. MAIS um degrau. Pesquisa FAPESP, So Paulo, n. 126, p. 28, ago. 2006. MARTINS, C. A.; KAVANAMI, R. M. M.; FANANI, A. Competncias, habilidades e saberes necessrios a um bibliotecrio de Cincias da Sade para recuperao de informaes eletrnicas. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao, 22. , 2007, Braslia. Anais... Braslia, 2007. PETINARI, V.S.; et al. Pesquisadores de informao em sade e competncia informacional: relato de experincia. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 180-189, jul./dez. 2009. SILVA, Fabiano Couto Corra da. Bibliotecrio da rea mdica. In: _____. Bibliotecrios especialistas: Guia de Especialidades e Recursos Informacionais. Braslia: Thesaurus, 2005. cap.11, p. 100-124. VALENTIM, M. L. P. Formao: competncias e habilidades do profissional da informao. In:_______. (Coord.) Formao do profissional da informao. So Paulo: Polis, 2002. p. 117-132.

You might also like