You are on page 1of 5

O PAPEL DO SERVIO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR

Edmarcia Fidelis ROCHA1 Simone Tavares GIMENEZ2

RESUMO: Este artigo tem como objetivo, mostrar o papel do assistente social dentro de uma equipe interdisciplinar que atende pessoas portadoras de deficincia e sua famlia. Devido complexidade e desgaste do tratamento tanto por parte da famlia quanto da equipe, que em muitas vezes coloca a ansiedade de atender e melhorar a qualidade de vida do paciente sem saber dos valores, duvidas e ansiedades e em muitas vezes desinformao do pra que fazer. Este artigo tratar do valor do trabalho do assistente social, dentro de uma equipe interdisciplinar. Palavras-chave: Equipe interdisciplinar; Servio Social; Deficincia; Famlia; Trabalho em equipe.

1 INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIDISCIPLINARIDADE

necessrio falarmos primeiramente da importncia do trabalho em equipe que atendem pacientes com necessidades especiais, dos quais necessitam de todas as reas para seu desenvolvimento que em crianas ditas normais, esses estmulos so automticos, no necessitando do auxilio e saberes dessas reas especificas como: fisioterapia, fonoaudiloga, pedagogia, psicologia, e terapia ocupacional. Acredito tambm que seja importante diferenciar o que uma equipe multidisciplinar desenvolvimento e interdisciplinar, do trabalho e sendo saberes que em ambas de existe todo o aplicados cada rea, pelo

acompanhamento do trabalho em equipe e que o diferencial entre as duas que em uma equipe interdisciplinar existe e se efetiva o trabalho de troca entre as reas,
1

Assistente Social do Projeto de Extenso Degraus Criana, inserido nas Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente e anteriormente atuava como assistente social/coordenadora tcnica na entidade filantrpica Lumen ET Fides. E-mail edmarcia_fidelis@hotmail.com 2 Bacharel em Servio Social formada pelas Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente em 2008. Estagiou por dois anos na Entidade filantrpica Lumen ET Fides, supervisionada pela Assistente Social citada acima. E-mail: simone_gimenez@unitoledo.br.

visando sempre informaes a respeito do paciente agilizando o desenvolvimento de cada paciente.


[...] A interdisciplinaridade representa uma tentativa de interpretao global da existncia humana; apresenta-se como remdio para a fragmentao das disciplinas deixadas pelas especialidades, porm com uma atitude que impede o estabelecimento da supremacia de certa cincia em detrimento de outras. No dia a dia ela se manifesta na integrao e reciprocidade dos conhecimentos das diversas reas e no esforo em reconstruir a unidade do paciente que nos apresenta fragilizado no seu corpo, nas suas relaes pessoais e sociais, na sua emoo [...] ( FOSP, P. 23, 1997)

Em cada rea necessrio utilizar de seus saberes para o desenvolvimento dessas crianas, pois a evoluo de acordo com cada leso e do quo importante esses estmulos serem todos em um mesmo local, facilitando assim para as famlias que em muitas vezes j tem o desgaste emocional e fsico e agilizando assim a evoluo do paciente. As famlias que necessitam desses servios em sua grande maioria vm com uma ansiedade em ver seus filhos andar e falar, da a necessidade da equipe interdisciplinar trabalhar com a criana e seus familiares. O objetivo do assistente social neste contexto fazer a ponte entre os familiares e a equipe tcnica, sendo o assistente social um profissional instrumentado tecnicamente detentor do saber facilitando a integrao e o desenvolvimento do trabalho, pois consegue ter uma viso um pouco mais ampla da situao.

1.1 Equipe, Famlia e o Servio Social

Uma equipe que trabalha dia a dia com esses pacientes, tem a preocupao de fazer com que o paciente evolua, visando sempre melhora na qualidade de vida, o que acontece que nem sempre essa trplice caminha em um mesmo sentido, da o estresse e o desentendimento inevitvel e isso ocorre

devido cada um ter seu nvel de ansiedade e de interesses, a equipe preocupa-se com a necessidade do paciente naquele momento e a famlia preocupada em ver seu filho (a) deixando de ter uma deficincia. Com tantas ansiedades e desgastes envolvidos, o assistente social entra como um mediador, um elemento diminuidor de conflitos, buscando sempre juntar as necessidades e anseios de cada. Para tanto utiliza de conhecimentos e metodologia para que tanto a equipe quanto famlia/paciente possam de forma saudvel chegar neste consenso. Vale ressaltar que no um trabalho fcil, mais sim rduo necessitando de varias reunies de equipe e com a famlia, para que se possam tirar todas as duvidas com relao paciente e tratamento. E claro que isso pode ser resolvido de forma rpida como levar tempo. E quando se fala em levar tempo para resolver algumas situaes os nimos se alteram, pois uma corrida contra o tempo, e um paciente com uma leso, necessita o quanto antes de estmulos certos e orientaes passadas pela equipe a serem seguidas pela famlia.

PAPEL

DO

ASSISTENTE

SOCIAL

DENTRO

DE

UMA

EQUIPE

INTERDISCIPLINAR

O Servio Social compartilha de um trabalho coletivo que visa humanizao do atendimento. Por ser uma profisso histrica e socialmente determinada, que atua nas variadas expresses da questo social, tendo como um dos seus princpios a ampliao e consolidao da cidadania, atravs desse trabalho, o Servio Social busca uma abordagem ao usurio como cidado e sujeito de direito e integrante de diferentes segmentos da classe trabalhadora. O Assistente Social desenvolve sua interveno pautada no Cdigo de tica da profisso, e em consonncia com os princpios do SUAS, que visa universalidade, integralidade, eqidade, participao social e a descentralizao.

O profissional de servio social como j foi dito, necessita ter uma viso ampla da situao, procurando no tomar partido e sim entender a necessidade de cada parte juntando-as. E s ser possvel se o assistente social conhecer a famlia e seus anseios, pacientes e seu histrico e estar em conjunto com a equipe discutindo e avaliando o tratamento como o prognstico. E quando a equipe detecta que a famlia no esta seguindo as orientaes interferindo na evoluo do paciente, necessrio que o assistente social intervenha, procurando fazer com que a equipe consiga enxergar a dificuldade desta famlia que se encontra em uma situao de informao e/ou desinformao, aceitao do diagnostico, ou at mesmo de um diagnostico no fechado. E quando no se tem isso claro para a equipe, o assistente social procura baixar o nvel de ansiedade e culpabilizao da famlia, levando-a a pensar em como abordar tal situao, e de que forma fazer com que possam entender o porqu se deve seguir uma orientao, qual a melhora que refletir no desenvolvimento de seu (ua) filho (a). E quando a insatisfao por parte da famlia com a equipe, necessrio que o assistente social possa acolh-la saber ouvir, observar e entender qual a queixa e a insatisfao levando sempre um retorno do que se foi detectado.

3 CONCLUSO

Vivendo e vivenciando o trabalho de uma equipe interdisciplinar acredito que o papel do assistente social alm de intermediar em conflitos, usa de articulao, interveno e criatividade, para trabalhar em uma perspectiva de mudana gradual dos envolvidos. Para que haja um efetivo trabalho com as famlias preciso, primeiramente, entender as especificidades das demandas e seus desdobramentos, possuindo um norte para as aes, levando a equipe ao comprometimento profissional em relao qualidade dos servios prestados. Pois, acima de tudo, necessrio entender que estamos lidando com pessoas, sujeitos de direitos garantidos pela legislao, e fazendo com que o mesmo seja efetivado.

O assistente social tendo um olhar crtico, uma intencionalidade no trabalho social e sendo conhecedor de seu papel contribui para que o trabalho em uma equipe interdisciplinar tenha efetividade e seja de acordo com que se prope. Pois necessrio que todos caminhem na mesma direo, com um olhar amplo da situao, conhecendo a realidade de cada famlia e seu (ua) filho (a), visando uma melhor qualidade de vida para o paciente e seus familiares.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. FOSP- Fundao Oncocentro de So Paulo. Servio Social em Oncologia. Comit de Servio Social em Oncologia. So Paulo, 1997. SILVA, Maria Lcia Santos da (organizadora) PRXIS. Cadernos 3. A prtica do Servio Social. Editora Cortez.

You might also like