You are on page 1of 6

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO DE BATATAIS

LICENCIATURA EM COMPUTAO RELATRIO DE ATIVIDADE ACADMICO-CIENTFICO-CULTURAL 1. Identificao Nome do Aluno: Lilian Carla Sotin Silveira e-mail: liliancsotin@yahoo.com.br RA: 1046541 Plo: So Paulo Turma: Computao 1 ano

Filme: O Homem Bicentenrio titulo original: (Bicentennial Man) lanamento: 1999 (EUA) direo: Chris Columbus atores: Robin Williams , Sam Neill , Embeth Davidtz , Wendy Crewson , Oliver Platt durao: 130 min gnero: Fico Cientfica

Assistido em: 07/12/2009.

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO DE BATATAIS

Laudas de Relatrio O filme foi baseado num conto de Isaac Azimov. Neste filme uma famlia que vive num futuro onde robs foram criados para serem utilizados em diversas tarefas, entre elas os servios domsticos, adquirem um rob chamado Andrew. O interessante que ao longo do filme o rob se dirige a si mesmo como isto. Acontece que este rob tem caractersticas diferentes dos outros robs, possivelmente por algum problema tcnico, que faz com ele tenha personalidade prpria, curiosidade e um desejo enorme em ter liberdade. Coisa impensvel para um rob, como seria para os escravos do nosso passado. Com o passar do anos seus donos vo envelhecendo e morrendo e outros vo nascendo, fazendo com que Andrew se sinta muito triste. Parece que Andrew tem sentimentos humanos. Andrew tambm tem vrios dotes especiais, como esculpir madeira. E dessa forma consegue guardar dinheiro com a venda de relgios. Ele no aceito para algumas pessoas da famlia, mas amado por outras como a personagem da menininha, como ela chamava a filha de seu dono. Andrew acaba pedindo a seu dono a liberdade, que extremamente contrariado a concede. Ento ele sai em busca de robs que sejam como ele, sem sucesso, at encontrar um cirurgio que o ajuda a melhorar seu aspecto. Andrew gasta todo o seu dinheiro em pesquisas para isso. Andrew vai pouco a pouco se transformando num verdadeiro ser humano, at conseguir ser aceito pela sociedade como o primeiro homem bicentenrio. O que me fez pensar bastante em como a nossa tecnologia se encaminha para isso a passos largos. Hoje j existem robs que caminham, correm e at sobem escadas. bem possvel que cheguemos a ter ajudantes dentro de nossos lares. E tambm assistimos a inovao tecnolgica, onde cientistas criam prteses cada vez mais elaboradas para pessoas que perderam membros. Existem prteses de mos que so impressionantes. Engenheiros do instituto de microeletrnica IMEC, da Blgica, criaram um microchip formado por uma srie de pilares nanomtricos que permite a conexo direta entre clulas vivas e dispositivos eletrnicos que permitir o controle de partes do corpo

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO DE BATATAIS

cujos movimentos tenham sido perdidos por acidentes ou doenas como os males de Parkison e Alzheimer. Mas o inverso tambm verdadeiro - outra opo tecnolgica o controle de robs, onde utilizando neurnios ou mesmo clulas do corao, duas possibilidades j demonstradas em condies de laboratrio, onde cientistas do laboratrio de Neuroengenharia, da Universidade da Gergia (Estados Unidos) construram um pequeno rob que se move utilizando sinais de clulas do crebro de um rato, cultivadas "in vitro". Este o primeiro rob do mundo cujos movimentos so controlados por uma rede de neurnios. Os cientistas criaram o que eles chamaram "animat" ou animal simulado, conectando culturas vivas de clulas criados em laboratrio ao circuito de um microcontrolador, de forma a que as clulas controlem esses dispositivos. O "animat" foi batizado de Hybrot, lembrando que o rob um hbrido de clulas vivas e componentes robticos. como se os cientistas tivessem construdo um corpo para um diminuto "crebro" construdo com neurnios reais, totalmente cultivados em laboratrio. A atividade neurolgica registrada pelos eletrodos transmitida ao rob, que serve como corpo da rede de neurnios, movendo-se sob o comando da atividade neural. A informao coletada pelos sensores do rob so enviados de volta para os neurnios na forma de estmulos eltricos. Os cientistas acreditam que podero um dia construir uma rede neural artificial que aprende como o crebro humano. "O aprendizado freqentemente definido como a mudana derradeira no comportamento, resultante da experincia," disse o Dr. Potter. "A fim de que uma rede aprenda, ela deve estar apta a se comportar. Utilizando multieletrodos como uma interface de duas vias para uma rede cultivada de clulas do crtex de um mamfero, ns estamos dando a estas redes um corpo artificial com o qual se comportar." Os cientistas j conseguiram observaes detalhadas dos padres de sinalizao dos neurnios, documentando alteraes na morfologia e conectividade das clulas. Estas obsevaes foram feitas com a utilizao de cmeras de alta velocidade e suportes altamente sensveis a alteraes de voltagem, juntamente com dois microscpios de tunelamento. A equipe est agora procurando evidncias de que a rede de neurnios est crescendo e aprendendo.

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO DE BATATAIS

Aqui no Brasil foi desenvolvida a Mo Antropomrfica Brasileira. Um sistema eletrnico capaz de fazer prteses de mo transmitirem sensaes de temperatura, tato, vibrao e dor para seus usurios acaba de ser desenvolvido pelo engenheiro Paulo Marcos de Aguiar em pesquisa na Escola de Engenharia de So Carlos (EESC) da USP. O estudo faz parte do projeto "Mo Antropomrfica Brasileira", do Departamento de Engenharia Mecnica da EESC.

O sistema composto de pequenos sensores conectados a um circuito integrado. "Eles tambm so ligados pele por meio de transdutores, pequenos dispositivos que transformam os registros dos sensores em impulsos eltricos", relata o professor da EESC Glauco Caurin, coordenador da pesquisa. "Sensores de presso registram as impresses de tato, presso e vibrao.". Os testes com pacientes amputados so feitos na Faculdade de Medicina (FM) da USP, com a colaborao do professor Emygdio Jose Leomil de Paula. "Os usurios de prteses aprendem a lidar com as informaes que os sensores esto captando e com o tempo adquirem uma percepo muito apurada de temperaturas frias e quentes, por exemplo", conta Caurin. O projeto da "Mo Eletrnica Brasileira" desenvolvido h seis anos, com apoio da Fapesp. "A pesquisa serve como base para criar tecnologias que possam ser aplicadas em prteses comerciais", explica o professor. A construo da mo semelhante do esqueleto humano. "O sistema no utiliza pinos metlicos como articulaes, apenas superfcies de contato conectadas entre si". Cada um dos cinco dedos da mo eletrnica funciona como um rob, atuando de forma cooperativa. "Os programas criados para determinar os movimentos so inseridos em um pequeno computador dedicado", aponta Caurin. "Uma srie de cabos faz o papel dos tendes, transmitindo os movimentos aos dedos". A energia para executar os movimentos produzida por dois servo-motores.

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO DE BATATAIS

A mo eletrnica foi totalmente construda com material biocompatvel, base de resina de mamona. "A idia que o material possa ser usado em prteses que no causem rejeio ao serem implantadas no corpo humano", diz o professor. O uso da resina para fazer os componentes da mo eletrnica foi pesquisado em parceria com a equipe do professor Gilberto Chierice, do Instituto de Qumica de So Carlos (IQSC) da USP. At o final do ano, os pesquisadores da EESC devero finalizar um prottipo capaz de reproduzir 20 dos 23 movimentos principais realizados pelas articulaes da mo humana. "Para o futuro, ser pesquisada a miniaturizao da parte computacional", afirma. "Hoje, o computador dedicado do tamanho de uma carteira e os servo-motores possuem as dimenses de uma caixa de sapatos". Alm dos testes de tecnologia para prteses, o professor aponta que a mo eletrnica poder ser usada em tarefas que exijam habilidade manual em ambientes perigosos. "Em lugares muito quentes ou na manipulao de produtos qumicos, por exemplo, ela poderia ser operada de forma remota, sem colocar vidas humanas em risco". Estudando essas inovaes tecnolgicas, vemos que Isaac Azimov, era verdadeiramente um visionrio, e em seus livros ele mostra que com a evoluo da tecnologia, cresce tambm a preocupao com a tica relacionada a isso. E realmente vemos hoje varias polmicas relacionadas s tecnologias. Uma grande preocupao com o futuro do homem e da sociedade. Muitas pessoas j perderam seus empregos por causa dos robs em linhas de produo. Portanto as preocupaes no so infundadas, porm nada disso impedir que novas tecnologias continuem surgindo a cada dia. Mas tanta tecnologia obrigar a nossa sociedade a criar as tais trs leis que dirigem o comportamento dos robs. 1 lei: Um rob no pode ferir um ser humano ou, por omisso, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2 lei: Um rob deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO DE BATATAIS

3 lei: Um rob deve proteger sua prpria existncia desde que tal proteo no entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis. Provavelmente um dia teremos seres humanos ciborgues ou andrides quase humanos circulando pelas ruas e sendo confundidos, como em filmes de fico cientifica.

You might also like