You are on page 1of 49

Na definio mais geral, um transdutor um dispositivo que recebe um sinal e o retransmite, independentemente de converso de energia.

. Porm, em uma definio mais restrita (e bastante utilizada) de que transdutor um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor. Por exemplo, o sensor pode traduzir informao no eltrica (velocidade, posio, temperatura, pH) em informao eltrica (corrente, tenso, resistncia). Um tipo curioso de transdutor elaborado a partir de cristais naturais denominados cristais "piezoeltricos". Estes transdutam energia eltrica em energia mecnica na relao de 1:1 (um sinal eltrico para um sinal mecnico).

[editar] Transdutores ativos e passivos


Transdutores passivos so aqueles cuja energia de sada proveniente unicamente (ou quase unicamente) da energia de entrada. Transdutores ativos so aqueles que dispem de uma alimentao de energia. Neles, a maior parte da energia de sada provida pela alimentao.

[editar] Exemplos de transdutores


Alto-falante Antena Cpsula fonocaptora Clula fotoelctrica Captador Dnamo Fotoclula Gerador Lmpada LVDT Microfone Motores Extensmetro Termmetro Termopar

Alto falante

Um altifalante (portugus europeu) ou alto-falante (portugus brasileiro) um dispositivo transdutor que converte um sinal elctrico em ondas sonoras. So divididos em faixas de frequncia de trabalho em tweeter, mid-range e woofer. Tambm um ampliador do som nos aparelhos de rdio, televiso, etc. anos 20 existiam os fongrafos mecnicos. Com o advento da vlvula termoinica, houve a necessidade de se criar um dispositivo capaz de transformar os sinais eltricos amplificados pelas vlvulas em sinais sonoros; estes dispositivos so os alto-falantes ou

altifalantes, que surgiram em meados de 1924, inicialmente para os fongrafos eltricos, logo em seguida para os rdios receptores. Os fongrafos mecnicos eram dispositivos a corda que tinham na base de um cone acstico (corneta) um diafragma que vibrava quando a agulha passava pelos sulcos dos discos. A amplificao era mecnica, e no tinham potncia sonora suficiente para serem ouvidos em grandes ambientes. Os fongrafos eltricos j possuam maior potncia, pois a agulha fonocaptora gerava uma vibrao equivalente ao som gravado nos sulcos do disco, vibrao esta que era convertida em sinais eltricos , amplificados por um transformador de tenso que fazia o diafragma de um alto-falante vibrar, porm com maior potncia que o som gerado originalmente pelo fonocaptor mecnico. J os fongrafos eletrnicos tinham alm de maior potncia, maior qualidade no som gerado, pois como nos fongrafos mecnico e eltrico, as vibraes dos sulcos do disco iam para a agulha que era ligada a um diafragma, porm este diafragma transformava atravs de um cone mvel sobre uma bobina dentro de um im minsculo, a vibrao mecnica em ondas eltricas, o sinal era transportado at uma vlvula eletrnica pr amplificadora, onde ganhava maior potncia, para em seguida ir para uma segunda vlvula, agora amplificadora. A vlvula de potncia entregava o sinal eltrico muitas vezes amplificado a um transformador de potncia, que induzia a tenso eltrica na bobina central do alto-falante, presa a um cone de papel. A bobina estava inserida num im potente, e, dentro de seu campo magntico, quando a tenso gerava uma corrente eltrica, a bobina vibrava na mesma frequncia da agulha fonocaptora, porm com maior intensidade, transferindo esta vibrao para o cone de papel, fazendo o ar vibrar e consequentemente gerando o som audvel plena potncia. Surgiu, assim, o alto-falante de bobina mvel, desenvolvido pelos norte-americanos em 1924 por Chester Rice e Edward Kellogg. A simplicidade de sua construo mecnica e a boa qualidade de reproduo sonora possibilitadas pelo novo dispositivo fizeram com que ele permanecesse praticamente inalterado at hoje.

[editar] Funcionamento

Altofalante No alto-falante ocorre a transformao inversa aquela do microfone: a corrente eltrica transformada em vibraes mecnicas do ar, reconstituindo o som inicial. Para tanto,

necessrio o uso de uma bobina, um diafragma (um cone circular ou eplptico, geralmente de papelo por ter peso menor ou polipropileno, um plstico), um im permanente (ou um eletrom) e uma suspenso chamada "aranha". O diafragma fica preso na carcaa de metal por meio de um sistema de suspenso de borracha ou espuma localizado ao redor de sua borda externa (chamado de "surround" ou borda). Na parte central do cone, fica a bobina, posicionada entre os plos de um im permanente e em suspenso pela "aranha", um disco de tecido ondulado grosso coberto com resina que facilita a movimentao da mesma. Liga-se o enrolamento da bobina aos fios de sada do amplificador. No momento em que surgir corrente eltrica nestes fios, surgir um campo magntico na bobina. Este ir interagir com o campo natural do im permanente, criando uma reao de atrao ou repulso - consequentemente gerando o movimento do diafragma, que est livre para movimento, sendo sustentado pela "aranha". Esta movimentao diafragmtica criar uma turbulncia ritmada no ar, consequentemente, ondas sonoras. Resumindo: o som produzido por um alto-falante nada mais do que uma turbulncia ritmada no ar, causada pelo movimento do diafragma, resultado da interao do campo magntico da bobina com o do im permanente. Para melhorar a reproduo o alto-falante passou a ser montado em uma caixa acstica. Tipos de Alto-falantes:

Alto-falante a bobina mvel: Alto-falante dinmico. Alto-falante dinmico: Aquele em que uma bobina, ligada mecanicamente a um diafragma flexvel, se move pela ao de foras magnticas; alto-falante a bobina mvel. Alto-falante eletrosttico: Alto-falante em que a membrana elstica acionada por foras eletrostticas.

Tipos de Alto Falantes em funo do nmero de vias CoaxialSo alto falantes de duas vias, composto por um Woofer responsvel pelas frequencias baixas e um Tweeter montado axialmente, responsvel pela reproduo das frequencias altas; Triaxial So alto falantes de 3 vias, compostos por um Woofer responsvel pelas frequencias baixas, um Md Range (Mdio) e um Tweeter montados axialmente,ou um tweeter e um Supertweeter responsveis pelas frequncias mdias e altas; Quadriaxial So alto falantes de 4 vias, composto por um Woofer responsvel pela reproduo das frequncias baixas, um Mid-Range (Mdio)responsvel pela reproduo das frequncias mdias, um Tweeter e um Super-tweeter responsveis pelas frequncias altas, todos eles montados axialmente ao Woofer.
Antena

Antena o dispositivo cuja funo transformar energia eletromagntica guiada pela linha de transmisso em energia eletromagntica irradiada, pode-se tambm dizer que esta lei serve tambm no sentido inverso, isto , transformar energia eletromagntica irradiada em energia eletromagntica guiada para a linha de transmisso. Portanto, sua funo primordial em qualquer comunicao onde exista radiofrequncia. A relao entre as potncias de emisso e recepo proporcional e obedece Frmula de Friis.

ndice
[esconder]

1 Histrico 2 Definio de antena o 2.1 Campos de irradiao e propagao o 2.2 Tipos de linhas de campo 2.2.1 Campo prximo 2.2.2 Campo distante 2.2.3 Importncia do campo prximo 2.2.4 Importncia do campo distante 2.2.5 Delimitao de campos prximo e distante 3 Parmetros de antenas o 3.1 Irradiao e diretividade de uma antena o 3.2 Diagrama de irradiao 3.2.1 Procedimentos 3.2.2 Resultante do diagrama de irradiao 4 Antenas de feixe estreito 5 Antena isotrpica o 5.1 Definio o 5.2 Concentrao de energia o 5.3 Emisso do isotrpico 6 Dipolo o 6.1 Emisso do dipolo 7 Ganho 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

[editar] Histrico
As primeiras antenas presume-se, foram criadas por Heinrich Hertz, em 1886, com a finalidade de auxiliar no estudo e desenvolvimento das teorias eletromagnticas. Hertz pesquisou diversos dispositivos durante a realizao de seus experimentos para testar e provar a teoria eletromagntica, esta proposta pelo matemtico e fsico James Clerk Maxwell. As primeiras antenas que se tem notcia foram produzidas por Hertz. Na verdade eram duas placas de metal conectadas a dois bastes metlicos. Estes dispositivos eram ligados a duas esferas, e estas separadas entre si por uma distncia pr-determinada. Nas esferas era adaptada uma bobina que gerava descargas por centelhamento. As centelhas por sua vez, ao atravessar o espao entre esferas, produziam ondas eletromagnticas oscilatrias nos bastes. Desde as primeiras antenas at a atualidade, os princpios fsicos que regem seu projeto e desenvolvimento foram sendo aprimorados e descobertas novas maneiras e tecnologias de se transmitir e receber sinais eletromagnticos.

Atualmente, as antenas em alguns casos so estruturas de extrema complexidade e importncia nas comunicaes, sendo talvez para o homem moderno to importantes quanto foi a descoberta do fogo e a inveno da roda para o desenvolvimento tecnolgico humano.

[editar] Definio de antena


Antena definida pelo dicionrio como: "Um dispositivo metlico para irradiar ou receber ondas de rdio" A Definio oficial do IEEE mais simples ainda: "Um meio para irradiar ou receber ondas de rdio" Estas definies esto corretas, as antenas so um meio para irradiar e receber ondas de rdio. Na qual aplicam-se diversas tcnicas de diretividade, onde fatores como a frequencia e ganho desejado so fundamentais para definir seu formato e dimenso. De uma forma geral, existe uma razo de proporo entre o comprimento da onda eletromagntica e o tamanho da antena. Por sua natureza, deduz-se que a antena ocupa sempre o ltimo lugar na cadeia de transmisso e o primeiro lugar na cadeia de recepo, da a importncia de seu estudo e entendimento para as telecomunicaes. No estudo e projeto de antenas, pode-se dizer que no importa em que freqncia do espectro eletromagntico seja aplicada, sempre sero usados os mesmos princpios matemticos, fsicos e prticos da teoria eletromagntica, ela constante, imutvel e invarivel. Quanto maior a frequncia utilizada nas antenas, maior deve ser a preciso dos dispositivos, equipamentos e medies.
[editar] Campos de irradiao e propagao

O princpio da pedra jogada numa lagoa, o mais elucidativo exemplo de campos de irradiao e propagao.
As ondas produzidas no meio de uma massa lquida por uma pedra lanada, depois que chegou ao fundo, continuam se propagando. A pedra e sua queda, no so necessrias manuteno das ondas, mas foram prementes sua criao, cessou a causa (Queda da pedra), porm o efeito (propagao de ondas) teve seu prosseguimento, independente daquela ter cessado. As linhas de fluxo, concntricas em forma de ondas transportam energia, a este deslocamento, define-se como propagao. A energia contida nas ondas, chama-se energia irradiada ou campo distante

(analogamente no caso da gua), a gua espirrada acelerada pelo impacto da pedra e, em volta dela, para efeito de analogia pode ser definida campo prximo. [editar] Tipos de linhas de campo

Antena utilizada na radiodifuso. [editar] Campo prximo

Existem dois tipos de distribuio de linhas de campo, as mais prximas da antena que deixam de existir imediatamente ao cessar a causa. Isto , quando cessa a corrente esta sofre a anulao por um semi-ciclo, e as linhas no chegam a se fechar, portanto, no se propagam. Este efeito definido "campo prximo, de Fresnel ou campo de induo".
[editar] Campo distante

Quando as linhas se fecham, portanto se propagam no espao carregando consigo energia irradiada, anlogo ao exemplo acima, denomina-se "campo distante, ou de Fraunhofer, ou campo de irradiao."

Nas antenas que utilizam refletores, ambos so importantssimos, "o campo eltrico na regio distante varia com o inverso da distncia, enquanto que na regio prxima isto no acontece".

[editar] Importncia do campo prximo

A regio de induo (campo prximo) geralmente usada no projeto de antenas com um ou vrios elementos de forma a induzir nestes a energia que estaria perdida. Desta forma aproveitando-a, induzindo-a ao elemento parasita, tanto diretor, quanto refletor, se for o caso.
[editar] Importncia do campo distante

A regio distante importante para as radiocomunicaes, portanto, deve ser delimitada a fronteira entre elas. O campo distnte tende ao infinito, e o campo eltrico nulo, sendo uma regiao despresivl diferente da regio de campo prximo.
[editar] Delimitao de campos prximo e distante R = 10

R = 2L2 / Onde R = separao entre as duas regies. L = o maior tamanho da antena. = comprimento de onda.

As frmulas acima so arbitradas e so aproximaes abstratas para chegar-se a um valor preliminar inicial razovel.

[editar] Parmetros de antenas


Existem diversos parmetros crticos de antenas a se considerar para o projeto. A performance da antena afetada por parmetros ajustados no projeto, tais como: frequncia de ressonncia, impedncia, ganho, diagrama de irradiao, polarizao, eficincia e largura de banda. As antenas transmissoras tambm tem a mxima potncia, e as antenas receptoras diferem nas caractersticas de rejeio a rudo.
[editar] Irradiao e diretividade de uma antena

Exemplos tpicos de antenas direcionais so as antenas parablicas utilizadas em radares, pois transmitem e recebem os sinais para a radiolocalizao de objetos.

A antena um sistema que irradia (ou recebe) energia eletromagntica. Se pode conhec-la a partir do processamento da irradiao, da eficincia e da distribuio da energia irradiada atravs do campo, dentro do espectro conhecido, ou arbitrado. A diretividade a razo entre a intensidade de radiao de uma antes e a intensidade de radiao mdia.

D=u(teta,fi)/Uo o calculo aproximado para medir a diretividade de uma antena, pela frmula de Kraus e Tai Pereira: Krauss --> aproxima a rea do feixe pelo produto da LFMP de dois planos perpendiculares. onde: B= rea do feixe. D= diretividade. D=4pi/B Tai Pereira --> sugerem a aproximao da diretividade. Nas antenas ominidirecionais, aplica-se a frmula de MC-donald e a de pozar. onde MC-donald conta se com mais preciso para diagramas omnidirecionais com lbulos secundrio. Pozar aplica-se o mesmo e ideal sem lbulos secundrios.
[editar] Diagrama de irradiao O diagrama de irradiao nada mais do que o mapeamento da distribuio de energia irradiada, levando em conta o campo tridimensional. Este se faz de duas maneiras, ou em campo ou atravs de simulao computacional.

Geralmente a radiao de uma antena mensurada atravs da unidade dBi. Para levantar-se o diagrama de irradiao, deve-se tom-lo a partir de uma distncia e localizao onde no seja possvel a interferncia de elementos estranhos ao meio onde se encontram a antena de prova e a antena de teste.

Esquema para prova de antenas.

Elementos estranhos que interferem podem ser desde rvores, calhas, rufos, arames, linhas de transmisso de energia ou telefnicas. Estruturas de concreto armado tambm interferem no resultado de um diagrama de irradiao/recepo pelo fato de existir ferro em seu interior.

Portanto, para executar experincias de aferio de antenas, estas devem ser em campo aberto.
[editar] Procedimentos

Normalmente levanta-se o diagrama separaes entre antenas de prova e teste no inferiores a dez vezes ao comprimento de onda da frequncia de teste. Deixa-se a antena de teste a uma distncia confivel da antena de prova (Em campo aberto), de forma a no haver interao de sinais entre elas e o meio circundante. Trs passos devem se seguidos, aps tomadas todas as precaues:
1. gira-se a antena sob teste de forma a descrever um crculo; 2. a intervalos regulares, a cada dez graus por exemplo, toma-se a medida do campo irradiado de forma a obter-se um grfico; 3. os valores devem ser anotados ou em valores absolutos, ou em valores relativos ao seu mximo.

Aps o trmino do levantamento do diagrama de irradiao, tm-se uma figura semelhante a esta que indica todos os lbulos da antena em estudo.

As medidas e caractersticas servem tanto para transmisso quanto para a recepo, obedecendo a lei da reciprocidade.
[editar] Resultante do diagrama de irradiao

Na resultante da experincia temos o que se chama diagrama de irradiao do campo da antena, e por conseqncia torna-se mister em suas especificaes se tratamos de campo ou de potncia, se a polarizao vertical , ou horizontal, e o principal, o levantamento, sempre que possvel deve ser executado em 360 graus.

Este um diagrama real de irradiao de uma Antena tipo Cassegrain utilizada na frequncia de 10,5 GHz com dimetro de dez metros.

[editar] Antenas de feixe estreito


Para antenas de feixe estreito, helicoidais, antenas de radar, por exemplo, carece utilizar o diagrama retangular e no o polar, devido preciso necessria.
Devido dualidade da energia emitida e lei de reciprocidade, podese usar a anlise grfica tanto para irradiao, quanto para campo, prximo/distante.

Devemos lembrar que num diagrama de irradiao de campo cujo valor mximo arbitrase igual a unidade (1,0 ) a amplitude correspondente meia potncia equivale a 0,707. O diagrama de fase a representao espacial da variao de fase do campo irradiado. Consideremos uma antena irradiando uma potencia total ( W ), situada ao centro de um campo espacial fictcio cuja superfcie seja uma esfera perfeita, imaginemos uma bola de sabo flutuando no espao e o ponto de irradiao, ou seja a antena esteja em sua superfcie esfrica onde seu raio ( r ) seja imensamente maior do que o tamanho fsico da antena, de forma que a vejamos como se fosse um ponto infinitesimal.
Onde (P) seja o valor mdio da densidade de potncia provocada pela antena distncia (r). Onde (Pr) seja o valor mdio da densidade de potncia provocada outra antena idntica primeira antena distncia (r). Tenderemos definir a diretividade da primeira antena em relao segunda como: D = P / Pr .

Como a densidade funo do ponto, a diretividade tambm o ser, portanto, temos como medir a capacidade de concentrao de energia de uma antena numa regio pr-determinada do espao. Quanto mais agudo o lbulo principal maior a irradiao ou iluminao desta antena e seu lbulo, numa determinada direo.

[editar] Antena isotrpica


[editar] Definio

A antena isotrpica uma antena virtual, na prtica no existe, a antena que mais se aproxima de uma isotrpica a dipolo em polarizao vertical. Mesmo assim existem limitaes nos campos emitidos pela falta de lbulo transversal. As antenas isotrpicas tem por funo um comparativo entre as antenas reais e as ideais.
A diretividade e a densidade de potncia so funes de ponto, isto um cone terico cuja geratriz um ponto e a distribuio de densidade de potncia pode ser deduzida como funo de rea de uma semi esfera se propagando atravs do tempo e aumentando sua rea em funo deste at atingir hipoteticamente a parede interna de uma esfera virtual iluminando-a. [editar] Concentrao de energia

Podemos usar a densidade de potncia para medir a capacidade que uma antena tem de concentrar energia numa determinada regio do espao. Quanto mais agudo o ngulo do cone de propagao formado pelo lbulo principal (mais estreito o feixe), maior a diretividade da antena, maior a densidade de potncia que ilumina uma pr determinada rea do espao na direo de mxima irradiao, na esfera virtual. Para se ter um parmetro de comparao, temos necessidade de usar uma antena hipottica, onidirecional, que ilumine a parede interna de uma esfera virtual uniformemente. Esta o que podemos chamar de antena isotrpica onde se hipoteticamente Pr = Po ento logicamente a diretividade ficar : D = P/ Po
[editar] Emisso do isotrpico Imaginemos uma esfera perfeita, uma bolha de sabo por exemplo, esta esfera contm em seu centro uma lmpada sem refletor de espcie alguma , emitindo luz para todos os pontos.

A iluminao, se a fonte for um ponto, ser uniformemente distribuda em toda a rea desta esfera, logo a distribuio de potncia seguir ao mesmo princpio.

[editar] Dipolo
Numa antena dipolo, na polarizao horizontal, perfeitamente possvel a diagramao da irradiao em dois sentidos, isto , existem duas frentes de onda. Sempre h um lbulo principal de irradiao e lbulos secundrios de menor amplitude.
[editar] Emisso do dipolo

Agora, a lmpada, no mais um ponto, e sim um segmento, no centro da esfera, um filamento, digamos.
Como temos um segmento longitudinal (semelhante ao filamento de uma lmpada) no centro de uma esfera perfeita, se olharmos de frente para este segmento,veremos (no exemplo de filamento), um fio esticado emitindo luz, se girarmos esta esfera em noventa graus, ao invs de enxergarmos um trao enxergaremos um ponto emitindo luz. Ao observarmos o fio esticado de lado, a luz no irradiar em todos os sentidos, ela se propagar na frente, nas costas, em cima, em baixo, s no haver iluminao nas laterais (ou esta ser mnima). Para facilitar este raciocnio, transformemos nossa esfera em cubo perfeito, observaremos mais claramente este efeito. Houve uma alterao da diretividade em relao ao isotrpico (fonte pontual), ficam duas faces de nosso cubo sem receber a luz (as laterais) e as outras quatro recebendo equitativamente a quantidade de luz que no foi para as laterais.

[editar] Ganho
Podemos verificar a validade do fenmeno do ganho. No houve aumento da luz, o que houve foi um redimensionamento da distribuio em outras direes portanto, o ganho sempre referente a uma determinada direo. Muitos leigos no universo das antenas relacionam erroneamente ganho de uma antena com aumento da potncia. Ganho de uma antena nada mais do que a capacidade que a antena tem de focar o sinal eletromagntico em uma determinada direo. Uma antena no amplifica sinal, uma vez que toda antena um elemento passivo.

Cpsula fonocaptora

A cpsula fonocaptora encontrada em toca-discos de vinil. Trata-se de um transdutor em miniatura que ao percorrer as ondulaes dos sulcos, transforma as vibraes mecnicas em impulsos eltricos, que por sua vez sero amplificados, resultando em som audvel.

Os toca-discos mais simples possuem cpsulas de pouco desempenho, enquanto que os toca-discos de alta fidelidade possuem cpsulas com excelente desempenho e com resposta de freqncia superior, fazendo uso de agulhas elpticas que melhor se ajustam aos sulcos do vinil, permitindo uma leitura mais precisa e resultando em reproduo sonora superior.

[editar] Tipos de cpsulas


Cpsula Cermica Modelo mais simples de cpsula, onde a captao de cada canal realizada por uma pequena lmina piezoeltrica (cermica). Geralmente tem uma faixa de frequncia de resposta mais limitada (100 Hz - 10 kHz). o modelo que equipa o brao da foto ao lado. Cpsula Magnetodinmica (Moving Magnet) Onde o m mvel e a bobina fixa. Os movimentos, a partir das vibraes captadas pela agulha ao percorrer o microsulco do disco de vinil, so transmitidas ao m, que movimentando-se, faz variar a induo de seu campo magntico sobre a bobina, criando uma corrente eltrica atravs desta e originando o sinal de udio. Cpsula Dinmica (Moving Coil) O m fixo e a bobina mvel. A bobina, movimentando-se dentro do campo magntico do im, provoca a circulao de uma corrente elctrica atravs da bobina, originando o sinal de udio. Cpsula Magntica ou de Relutncia Varivel (lnduced Magnet) O m e a bobina so fixos num suporte. As vibraes so transmitidas a uma pequena lmina que, ao vibrar, corta as linhas do campo magntico do man variando a induo sobre a bobina, acarretando a circulao de uma corrente e o sinal de udio.

[editar] Tipos de agulhas


As agulha podem ser feitas de safira ou diamante. Agulha Cnica (Conical, Spherical)

Agulha fonocaptora de seco transversal circular. Agulha Elptica ou Bi-Radial De seo transversal semelhante a uma elipse, que emprega dois raios de circunferncia diferentes.

Clula fotoelctrica

Clulas fotovoltaicas so dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia eltrica. Uma clula fotovoltaica pode funcionar como geradora de energia eltrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa. As clulas fotovoltaicas so chamadas tambm de "clulas solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia eltrica. Atualmente, as clulas fotovoltaicas apresentam eficincia de converso da ordem de 16%. Existem clulas fotovoltaicas com eficincias de at 28%, fabricadas de arsenieto de glio, mas o seu alto custo limita a produo dessas clulas solares para o uso da indstria espacial. Por no gerar nenhum tipo de resduo, a clula fotovoltaica solar considerada uma forma de produo de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa ao redor do mundo. A intensidade da radiao solar (irradincia) na superfcie terrestre chega at 1.000 watts por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energtico. A primeira gerao de clulas fotovoltaicas constituda pelas clulas de silcio cristalino. As clulas consistem de uma lmina de silcio na qual formada uma juno p-n dodo de juno, capaz de gerar energia eltrica utilizvel a partir de fontes de luz com os comprimentos de onda da luz solar. A primeira gerao de clulas constitui a tecnologia dominante em termos de produo comercial, representando mais de 80% do mercado mundial. A segunda gerao de materiais fotovoltaicos est baseada no uso de filmes finos de semi-condutores. A vantagem de utilizar estes filmes a de reduzir a quantidade de materiais necessrias para as produzir, bem como de custos. Atualmente (2006), existem diferentes tecnologias e materiais semicondutores em investigao ou em produo de massa, como o silcio amorfo, silcio policristalino ou microcristalino, telureto de cdmio e Cobre-ndio-Glio-Selnio ("CIGS"). Tipicamente, as eficincias das clulas solares de filme fino so baixas quando comparadas com as clulas tradicionais de silcio cristalino, mas os custos de manufatura so tambm mais baixos, pelo que se pode atingir um preo de instalao mais reduzido por watt. Outra vantagem da reduzida massa o menor suporte necessrio quando se colocam os painis nos telhados e permite arrum-los e disp-los em materiais flexveis, como os txteis, plsticos ou integrao direta nos edifcios. A terceira gerao fotovoltaica muito diferente das duas anteriores, definida por utilizar semicondutores quer dependam da juno p-n para separar partculas carregadas por fotogesto. Estes novos dispositivos incluem clulas fotoeletroqumicas e clulas de nanocristais.

Painel solar. O efeito fotovoltaico foi descoberto pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel. Entretanto, s aps 1883 que as primeiras clulas fotoeltricas foram construdas, por Charles Fritts, que cobriu o selnio semicondutor com uma camada extremamente fina de ouro de modo a formar junes. Ao conjunto de clulas fotoeltricas chama-se Placa Fotovoltaica cujo uso hoje bastante comum em lugares afastados da rede eltrica convencional. Existem placas de vrias potncias e tenses diferentes para os mais diversos usos. Em residncias rurais algumas empresas concessionrias de distribuio usam placas de 75 W de pico e 12 V para guardar energia em baterias de 100 Ah. Este sistema fotovoltaico gera energia suficiente para iluminar uma residncia com 3 lmpadas de 9W e uma tomada para rdio ou TV de 6". O termo "clula fotoeltrica" tambm usado para componentes eletrnicos capazes de medir a intensidade luminosa, traduzindo-a em uma corrente eltrica proporcional. Incluem-se nesta categoria os fotodiodos, fototransistores, LDRs (resistores dependentes de luz, base de sulfeto de cdmio), fotoclulas de selnio e outros. Uma aplicao tpica destes sensores de luz em fotmetros, usados para medir a iluminao de uma cena a ser fotografada.

ndice
[esconder]

1 Principais tipos de clulas fotoeltricas 2 Tabela custo da fora 3 Ver tambm 4 Ligaes externas

[editar] Principais tipos de clulas fotoeltricas


Abaixo seguem as principais tecnologias de fabricao de clulas fotoeltricas utilizadas atualmente.

Silcio Cristalino (a-Si)

a tecnologia mais empregada no mercado atualmente, com uma participao de 95% do mercado de clulas fotoeltricas. Atualmente apresenta um rendimento de 15 a 21% em suas clulas; painis solares feitos de clulas de silcio cristalino tem rendimento de 13 a 17%.

Silcio Amorfo (a-Si)

Participao de cerca de 3,7% do mercado de clulas fotoeltricas, tem rendimento de cerca de 7%.

CIGS

Nome comercial para clulas de filme fino fabricadas com Cu(In,Ga)Se2. Participao de 0,2% do mercado de clulas fotoeltricas e rendimento de 13%. Atualmente sofre problemas com o abastecimento de ndio para sua produo, visto que 75% de todo o consumo do material no mundo se d na fabricao de monitores de tela plana, como LCDs e monitores de plasma.

Arsenieto de Glio (GaAs)

Atualmente a tecnologia mais eficiente empregada em clulas solares, com rendimento de 28%. Porm, seu custo de fabricao extremamente alto, tornando-se proibitivo para produo comercial, sendo usado apenas em painis solares de satlites artificiais.

Telureto de Cdmio (CdTe)

Participao de 1,1% do mercado de clulas fotoeltricas, uma tecnologia que emprega filmes finos de telureto de cdmio. Apresenta pouco apelo comercial devida alta toxicidade do cdmio.

[editar] Tabela custo da fora


20 years, 2400 2200 2000 1800 1600 1400 1200 1000 800 kWh kWh kWh kWh kWh kWh kWh kWh kWh 4% 200 $ / kWp 0,8 0,9 1,0 1,1 1,3 1,4 1,7 2,0 2,5 600 $ / kWp 2,5 2,7 3,0 3,3 3,8 4,3 5,0 6,0 7,5 1000 $ / 4,2 4,5 5,0 5,6 6,3 7,1 8,3 10,0 12,5
kWp 1400 $ / kWp 1800 $ / kWp 2200 $ / kWp 2600 $ / kWp 3000 $ / kWp

5,8 7,5 9,2 10,8 12,5

6,4 8,2 10,0 11,8 13,6

7,0 9,0 11,0 13,0 15,0

7,8 10,0 12,2 14,4 16,7

8,8 11,3 13,8 16,3 18,8

10,0 12,9 15,7 18,6 21,4

11,7 15,0 18,3 21,7 25,0

14,0 18,0 22,0 26,0 30,0

17,5 22,5 27,5 32,5 37,5

3400 $ /
kWp 3800 $ / kWp 4200 $ / kWp 4600 $ / kWp 5000 $ / kWp

14,2 15,8 17,5 19,2 20,8

15,5 17,3 19,1 20,9 22,7

17,0 19,0 21,0 23,0 25,0

18,9 21,1 23,3 25,6 27,8

21,3 23,8 26,3 28,8 31,3

24,3 27,1 30,0 32,9 35,7

28,3 31,7 35,0 38,3 41,7

34,0 38,0 42,0 46,0 50,0

42,5 47,5 52,5 57,5 62,5

[editar] Ver tambm


Energia trmica Energia eltrica Energia solar Captador

Captador um dispositivo eletrnico que capta vibraes mecnicas geradas por um instrumento musical (geralmente de cordas, como guitarras, baixos, ou violinos), e as converte em sinais eltricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados.

ndice
[esconder]

1 Captadores magnticos o 1.1 Tenso eltrica o 1.2 Timbre 2 Tipos de captadores magnticos o 2.1 Single Coils o 2.2 Humbuckers 3 Captadores piezoeltricos 4 Ver tambm 5 Ligaes externas

[editar] Captadores magnticos


Captadores eletromagnticos usam o principio da induo eletromagntica. O captador composto por um m envolto por uma bobina de cobre, e se localiza cravado no corpo do instrumento, prximo s cordas. Quando as cordas vibram, ocorrem alteraes no campo magntico gerado pelo m, e gerada uma pequena tenso eltrica, cujo comportamento anlogo vibrao da corda. Dessa forma, o timbre conservado. O sinal criado , ento, conduzido pelos cabos at o equipamento de amplificao.

Como necessrio produzir uma variao no campo magntico, esse tipo de captador s funciona com cordas metlicas.
[editar] Tenso eltrica

As tenses liberadas pelos captadores variam em torno de 100 mV rms, mas podem chegar a mais de 1 V rms em alguns casos. Alguns captadores de alta tenso utilizam ms fortes para captar maiores variaes no campo magntico. Em compensao, tais ms podem acabar atraindo demais as cordas, e reduzir suas vibraes, fazendo o som perder o sustain. Outros captadores conseguem aumentar o sinal utilizando uma quantidade maior de voltas na bobina de cobre. Isso, porm, aumenta a resistncia e a impedncia, o que pode prejudicar as freqncias mais altas.
[editar] Timbre

As voltas do fio de cobre, quando prximas umas s outras, possuem uma capacitncia prpria, que, adicionada capacitncia do cabo, entra em ressonncia com a indutncia da bobina. Essa ressonncia consegue acentuar determinadas freqncias, e dar ao captador um timbre prprio bem notvel. Com um grande nmero de voltas na bobina, possvel produzir maiores tenses eltricas, mas com isso, perde-se boa parte da ressonncia. A impedncia interna indutiva inerente desse tipo de captador o torna menos linear que os demais. Essa no-linearidade, no entanto, agrada algumas pessoas, e por isso, pode at mesmo ser considerada vantajosa. A parte externa do captador geralmente constituida por resistncias (como os potencimetros de volume e tom) e um capacitor no conector do cabo. A capacitncia do cabo tambm responsvel por uma diferena notvel no timbre, e no deve ser negligenciada. Essa disposio de componentes passivos forma um filtro passa-baixas de segunda ordem. Os captadores eletrnicos geralmente so feitos para trabalhar com altas impedncias, tipicamente de 1 megaohm ou mais. Conect-los diretamente a dispositivos com baixa impedncia de entrada pode levar a corte nas freqncias altas, por conta do efeito indutivo.

[editar] Tipos de captadores magnticos


[editar] Single Coils

Fender Stratocaster com seus trs captadores single coil.

Os captadores single so os captadores mais simples existentes. Possuem uma aste para cada corda, uma nica bobina, e tm como caracteristica principal um som alto, limpo, e com bastante brilho. Em compensao, esse tipo de captador o que apresenta maior rudo. So utilizados, principalmente, nas guitarras Stratocaster.
[editar] Humbuckers

Todos os captadores magnticos esto sujeitos a interferncias eletrnicas emitidas por outros aparelhos. Em alguns casos, essas interferncias podem causar muitos rudos, e prejudicar bastante a qualidade do som. Pensando nisso, a Gibson criou um novo tipo de captador, denominado Humbucker. Com suas duas bobinas, os Humbuckers so capazes de eliminar praticamente todos os rudos anmalos causados pelos campos magnticos do ambiente. So compostos por dois Single Coils, um ao lado do outro, com polaridades invertidas. Dessa forma, os rudos captados por um single so eliminados pelo outro. O sinal musical tambm reforado, usando duas bobinas h uma mudana no timbre. O captador humbucker tem um tom "gordo" e "pesado", facilmente associado s Les Pauls e SGs, se contrapondo ao tom "limpo" e "brilhante" dos captadores Single Coil, das Strato e Telecasters.

[editar] Captadores piezoeltricos

Violo clssico com um captador piezoeltrico.

Muito utilizado em instrumentos de cordas no-metlicas (nylon, visceras), pois estas no influenciam de forma satisfatoria o campo magnetico. Ao invs disso, so utilizados captadores piezoeltricos. Esses captadores utilizam cristais quartzo, titanato de brio, ou titanato de chumbo que, quando submetidos compresso, ou vibrao, geram tenso eltrica entre suas extremidades. Eles possuem um timbre bem diferente, tambm tm a vantagem de no captarem campos magnticos indesejveis e produzem bem menos realimentaes que microfones. Diferente de alguns captadores magnticos, os piezoeltricos funcionam com altssima impedncia, chegando at 10 V rms. Por isso, o uso de pr-amplificadores essencial.

Geralmente os captadores piezoeltricos so posicinados abaixo da ponte do instrumento, e, muitas vezes, utilizam-se tambm os captadores magneticos, para produzir um som mais amplo, e realista.

[editar] Ver tambm


Palheta Encordoamento Traste Transdutor Magnetismo Eletricidade

Dnamo Nota: Para outros significados, veja Dnamo (desambiguao).

Dnamo um aparelho que gera corrente contnua convertendo energia mecnica em elctrica, atravs de induo eletromagntica. constitudo por um man e uma bobina. A energia mecnica (de um rio, por exemplo) faz girar um eixo ao qual se encontra o man, fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por induo geram uma energia elctrica. O contrrio, ou seja, a bobina no eixo, tambm possvel. As polaridades so invertidas a cada 180 graus de rotao para que o dnamo gere uma corrente contnua, ao contrrio dos alternadores, que transformam energia de movimento em energia eltrica alternada, ou seja, que possuem pausas, mas estas pausas so to rapidas que nada se percebe.

A Wikipdia possui o Portal de engenharia

Dnamo do francs Hippolyte Pixii (1836).

Dnamo do italiano Antonio Pacinotti (1860).

Dnamo do belga Znobe Gramme


Fotoclula

Clulas fotovoltaicas so dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia eltrica. Uma clula fotovoltaica pode funcionar como geradora de energia eltrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa. As clulas fotovoltaicas so chamadas tambm de "clulas solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia eltrica. Atualmente, as clulas fotovoltaicas apresentam eficincia de converso da ordem de 16%. Existem clulas fotovoltaicas com eficincias de at 28%, fabricadas de arsenieto de glio, mas o seu alto custo limita a produo dessas clulas solares para o uso da indstria espacial. Por no gerar nenhum tipo de resduo, a clula fotovoltaica solar considerada uma forma de produo de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa ao redor do mundo. A intensidade da radiao solar (irradincia) na superfcie terrestre chega at 1.000 watts por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energtico. A primeira gerao de clulas fotovoltaicas constituda pelas clulas de silcio cristalino. As clulas consistem de uma lmina de silcio na qual formada uma juno p-n dodo de juno, capaz de gerar energia eltrica utilizvel a partir de fontes de luz

com os comprimentos de onda da luz solar. A primeira gerao de clulas constitui a tecnologia dominante em termos de produo comercial, representando mais de 80% do mercado mundial. A segunda gerao de materiais fotovoltaicos est baseada no uso de filmes finos de semi-condutores. A vantagem de utilizar estes filmes a de reduzir a quantidade de materiais necessrias para as produzir, bem como de custos. Atualmente (2006), existem diferentes tecnologias e materiais semicondutores em investigao ou em produo de massa, como o silcio amorfo, silcio policristalino ou microcristalino, telureto de cdmio e Cobre-ndio-Glio-Selnio ("CIGS"). Tipicamente, as eficincias das clulas solares de filme fino so baixas quando comparadas com as clulas tradicionais de silcio cristalino, mas os custos de manufatura so tambm mais baixos, pelo que se pode atingir um preo de instalao mais reduzido por watt. Outra vantagem da reduzida massa o menor suporte necessrio quando se colocam os painis nos telhados e permite arrum-los e disp-los em materiais flexveis, como os txteis, plsticos ou integrao direta nos edifcios. A terceira gerao fotovoltaica muito diferente das duas anteriores, definida por utilizar semicondutores quer dependam da juno p-n para separar partculas carregadas por fotogesto. Estes novos dispositivos incluem clulas fotoeletroqumicas e clulas de nanocristais.

Painel solar. O efeito fotovoltaico foi descoberto pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel. Entretanto, s aps 1883 que as primeiras clulas fotoeltricas foram construdas, por Charles Fritts, que cobriu o selnio semicondutor com uma camada extremamente fina de ouro de modo a formar junes. Ao conjunto de clulas fotoeltricas chama-se Placa Fotovoltaica cujo uso hoje bastante comum em lugares afastados da rede eltrica convencional. Existem placas de vrias potncias e tenses diferentes para os mais diversos usos. Em residncias rurais algumas empresas concessionrias de distribuio usam placas de 75 W de pico e 12 V para guardar energia em baterias de 100 Ah. Este sistema fotovoltaico gera energia suficiente para iluminar uma residncia com 3 lmpadas de 9W e uma tomada para rdio ou TV de 6". O termo "clula fotoeltrica" tambm usado para componentes eletrnicos capazes de medir a intensidade luminosa, traduzindo-a em uma corrente eltrica proporcional.

Incluem-se nesta categoria os fotodiodos, fototransistores, LDRs (resistores dependentes de luz, base de sulfeto de cdmio), fotoclulas de selnio e outros. Uma aplicao tpica destes sensores de luz em fotmetros, usados para medir a iluminao de uma cena a ser fotografada.

ndice
[esconder]

1 Principais tipos de clulas fotoeltricas 2 Tabela custo da fora 3 Ver tambm 4 Ligaes externas

[editar] Principais tipos de clulas fotoeltricas


Abaixo seguem as principais tecnologias de fabricao de clulas fotoeltricas utilizadas atualmente.

Silcio Cristalino (a-Si)

a tecnologia mais empregada no mercado atualmente, com uma participao de 95% do mercado de clulas fotoeltricas. Atualmente apresenta um rendimento de 15 a 21% em suas clulas; painis solares feitos de clulas de silcio cristalino tem rendimento de 13 a 17%.

Silcio Amorfo (a-Si)

Participao de cerca de 3,7% do mercado de clulas fotoeltricas, tem rendimento de cerca de 7%.

CIGS

Nome comercial para clulas de filme fino fabricadas com Cu(In,Ga)Se2. Participao de 0,2% do mercado de clulas fotoeltricas e rendimento de 13%. Atualmente sofre problemas com o abastecimento de ndio para sua produo, visto que 75% de todo o consumo do material no mundo se d na fabricao de monitores de tela plana, como LCDs e monitores de plasma.

Arsenieto de Glio (GaAs)

Atualmente a tecnologia mais eficiente empregada em clulas solares, com rendimento de 28%. Porm, seu custo de fabricao extremamente alto, tornando-se proibitivo para produo comercial, sendo usado apenas em painis solares de satlites artificiais.

Telureto de Cdmio (CdTe)

Participao de 1,1% do mercado de clulas fotoeltricas, uma tecnologia que emprega filmes finos de telureto de cdmio. Apresenta pouco apelo comercial devida alta toxicidade do cdmio.

[editar] Tabela custo da fora


20 years, 2400 2200 2000 1800 1600 1400 1200 1000 800 kWh kWh kWh kWh kWh kWh kWh kWh kWh 4% 200 $ / kWp 0,8 0,9 1,0 1,1 1,3 1,4 1,7 2,0 2,5 600 $ / kWp 2,5 2,7 3,0 3,3 3,8 4,3 5,0 6,0 7,5 1000 $ / 4,2 4,5 5,0 5,6 6,3 7,1 8,3 10,0 12,5
kWp

1400 $ /
kWp 1800 $ / kWp 2200 $ / kWp 2600 $ / kWp 3000 $ / kWp 3400 $ / kWp 3800 $ / kWp 4200 $ / kWp 4600 $ / kWp 5000 $ / kWp

5,8 7,5 9,2 10,8 12,5 14,2 15,8 17,5 19,2 20,8

6,4 8,2 10,0 11,8 13,6 15,5 17,3 19,1 20,9 22,7

7,0 9,0 11,0 13,0 15,0 17,0 19,0 21,0 23,0 25,0

7,8 10,0 12,2 14,4 16,7 18,9 21,1 23,3 25,6 27,8

8,8 11,3 13,8 16,3 18,8 21,3 23,8 26,3 28,8 31,3

10,0 12,9 15,7 18,6 21,4 24,3 27,1 30,0 32,9 35,7

11,7 15,0 18,3 21,7 25,0 28,3 31,7 35,0 38,3 41,7

14,0 18,0 22,0 26,0 30,0 34,0 38,0 42,0 46,0 50,0

17,5 22,5 27,5 32,5 37,5 42,5 47,5 52,5 57,5 62,5

[editar] Ver tambm


Energia trmica Energia eltrica Energia solar Gerador Nota: Se procura conjunto gerador de um grupo, veja conjunto gerador de um grupo.

Turbina Francis da Voith (azul) acoplada a gerador Westinghouse de 117,6 kW (vermelho). Gerador um dispositivo utilizado para a converso da energia mecnica, qumica ou outra forma de energia em energia eltrica.

Tipos de geradores que convertem energia mecnica em eltrica: o Gerador Sncrono o Gerador de induo ou Gerador Assncrono o Gerador de Corrente contnua

Motores eltricos desempenham a funo inversa, ou seja, convertem energia eltrica em energia mecnica e construtivamente so semelhantes aos geradores, pois se baseiam no mesmo princpio de converso.

Tipos de motores eltricos que convertem energia eltrica em energia mecnica: o Motor Sncrono o Motor de induo ou Motor Assncrono o Motor de corrente contnua Tipo de gerador que converte energia qumica em eltrica o Geradores de clula combustvel ou clula de combustvel o Pilhas Tipo de gerador que converte diretamente a energia luminosa do Sol em eltrica o Geradores fotovolticos

O tipo mais comum de gerador eltrico, o dnamo (gerador de corrente contnua) de uma bicicleta, depende da induo eletromagntica para converter energia mecnica em energia eltrica, a lei bsica de induo eletromagntica baseada na Lei de Faraday de induo combinada com a Lei de Ampre que so matematicamente expressas pela 3 e 4 equaes de Maxwell respectivamente. O dnamo funciona convertendo a energia mecnica contida na rotao do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magntico produzido por um m permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da induo de Faraday leva a induo de tenses nos terminais dos mesmos A energia mecnica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidrulica, gs ou a vapor) utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tenso nos terminais dos

enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulao de correntes eltricas pelos enrolamentos e pela carga. No caso de um gerador que fornece uma corrente contnua, um interruptor mecnico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permanea unidirecional independente do sentido da posio da fora eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes geradores das usinas geradoras de energia eltrica fornecem corrente alternada e utilizam turbinas hidrulicas e Geradores Sncronos.

A imagem mostra o topo de um Gerador Sncrono de usina hidreltrica sob manuteno. H muitos outros tipos de geradores eltricos. Geradores eletrostticos como a mquina de Wimshurst, e em uma escala maior, os geradores de van de Graaff, so principalmente utilizados em trabalhos especializados que exigem tenses muito altas, mas com uma baixa corrente e potncias no muito elevadas. Isso se deve pelo fato de nesses tipos de gerador, a densidade volumtrica de energia no pequena, ou seja, para que se tenha uma grande quantidade de energia sendo convertida necessrio um grande volume por parte da estrutura do gerador. O mesmo no ocorre nos geradores que operam baseados em princpios eletromagnticos pois os mesmos permitem uma concentrao volumtrica de energia bem maior. Um dos exemplos de aplicao no fornecimento de energia para os aceleradores de partculas.

[editar] Ver tambm


Motor eltrico Motor de corrente alternada Sistema trifsico Equaes de Maxwell Gerador de Van de Graaff Turbina hidrulica Transformador Carga eltrica

Lmpada

Lmpada pode ser:


Lmpada incandescente, inventada por Thomas Edison Lmpada fluorescente Lmpada halgena Lmpada photoflood Lmpada a arco voltaico Lmpada de descarga Lmpada de lava Lmpada a leo Lmpada a vapor de mercrio

LVDT Os LVDT (linear variable differential transformer) so sensores para medio de deslocamento linear. O funcionamento desse sensor baseado em trs bobinas e um ncleo cilndrico de material ferromagntico de alta permeabilidade. Ele d como sada um sinal linear, proporcional ao deslocamento do ncleo, que est fixado ou em contato com o que se deseja medir. A bobina central chamada de primria e as demais so chamadas de secundrias. O ncleo preso no objeto cujo deslocamento deseja-se medir e a movimentao dele em relao s bobinas o que permite esta medio.

[editar] Funcionamento
Para esta medio, uma corrente alternada aplicada na bobina primria, fazendo com que uma tenso seja induzida em cada bobina secundria proporcionalmente indutncia mtua com a bobina primria. A freqncia da corrente alternada est geralmente entre 1 e 10 kHz. De acordo com a movimentao do ncleo, esta indutncia mtua muda, fazendo com que as tenses nas bobinas secundrias mude tambm. As bobinas so conectadas em srie reversa, com isso a tenso de sada a diferena entre as duas tenses secundrias. Quando o ncleo est na posio central, equidistante em relao s duas bobinas secundrias, tenses de mesma amplitude porm opostas so induzidas nestas duas bobinas, assim, a tenso de sada zero. Quando o ncleo movimentado em uma direo a tenso em uma das bobinas secundrias aumenta enquanto a outra diminui, fazendo com que a tenso aumente de zero para um mximo. Esta tenso est em fase com a tenso primria. Quando o ncleo se move em outra direo, a tenso de sada tambm aumenta de zero para um mximo, mas sua fase oposta fase primria. A amplitude da tenso de sada proporcional a distncia movida pelo ncleo (at o seu limite de curso), sendo por isso a denominao "linear" para o sensor. Assim, a fase da tenso indica a direo do deslocamento. Como o ncleo no entra em contato com o interior do tubo, ele pode mover-se livremente, quase sem atrito, fazendo do LVDT um dispositivo de alta confiabilidade. Alm disso, a ausncia de contatos deslizantes ou girantes permite que o LVDT esteja completamente selado das condies do ambiente.

Microfone

O microfone um transdutor que converte o som em sinais eltricos. Microfones so usados em muitas aplicaes como telefones, gravadores, aparelhos auditivos, shows e na transmisso de rdio e televiso.

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Princpio de operao o 2.1 Directividade 3 Efeito de proximidade 4 Especificaes 5 Uso 6 Galeria de Imagens

[editar] Histria
A Wikipdia possui o portal: Portal de eletrnica {{{Portal2}}} {{{Portal3}}} {{{Portal4}}} {{{Portal5}}}

A inveno de um microfone prtico foi crucial para o desenvolvimento inicial do sistema telefnico. Emile Berliner inventou o microfone em 4 de maro de 1877, porm, o primeiro microfone utilizvel foi o inventado por Alexander Graham Bell. Muito do desenvolvimento inicial no desenho dos microfones foi alcanado nos Laboratrios Bell.

[editar] Princpio de operao


O microfone converte vibraes mecnicas na gama audvel (em freqncias de 20Hz a 20kHz - seja no ar, gua ou num material slido) em um sinal eltrico. Na maioria dos microfones em uso as ondas sonoras so convertidas em vibraes mecnicas atravs de

um diafragma fino e flexvel e em seguida convertidas em sinal eltrico atravs de bobina mvel ou por carga e descarga de um condensador. No caso de microfones de condensador estes necessitam de uma tenso de alimentao contnua, chamada de phantom power, que de facto uma tenso de polarizao.
[editar] Directividade

Em relao ao tipo de transduo acstica h dois tipos de microfone: microfones de presso (geralmente de pior qualidade[carece de fontes?]) e microfones de gradiente de presso (microfones com propriedades direccionais). Os microfones de gradiente de presso apresentam um fenmeno chamado efeito de proximidade que resulta num aumento acentuado da amplitude das frequncias graves na proximidade da fonte sonora. Os famosos microfones da RCA de meados do sculo XX, eram designados como microfones de velocidade, mas na realidade estes microfones so gradiente de presso pois apresentam uma directividade figura 8. De facto, os microfones figura 8 (ou puros gradientes de presso) seguiriam as variaes da velocidade das partculas se o diafragma do microfone no tivesse massa, mas como o microfone possui massa, necessria uma diferena de presso para o fazer vibrar.

Exemplo de microfone.

Sendo assim, os microfones podem ser classificados quanto a directividade da seguinte forma:

Omnidirecionais - Captam o som da fonte no importando a direo em que este chegue a sua cpsula. Bi-direcionais - Captam o som igualmente no eixo da cpsula (0 e 180), rejeitando o som que chega a 90 e a 270. Cardiides - Captam com maior eficcia os sons emitidos na sua frente. medida que a fonte sonora se desloca do eixo central do microfone, sua captao reduzida. Desta forma, sons vindos de trs no so captados ou so captados com pequena intensidade. Super e Hiper-Cardiides - Captam alm dos sons emitidos na sua frente, parte dos sons emitidos na parte de trs. Isto bastante til para aumentar o ganho do som, sem que haja microfonia.

Principais diagramas direcionais de microfones

Omnidirecci Bi-direcionais onal

Cardiide

Hipercardii de

Shotgun

[editar] Efeito de proximidade


O efeito de proximidade ocorre quando se consideram microfones gradiente de presso. A passagem de uma onda sonora por um meio fluido origina flutuaes da presso e da velocidade das partculas. Quando um qualquer corpo vibra em contacto com o ar, uma fina camada de ar, tem de ter a mesma velocidade que a superfcie do corpo. A presso que resulta desta velocidade depende da impedncia acstica. Na proximidade da fonte a propagao das baixas frequncias esfrica, onde a energia da onda sonora ao expandir-se contra a presso do ar devolvida quando a onda sonora se contrai, como se de uma mola se tratasse, sendo a radiao pouco eficiente e a impedncia acstica reactiva. O efeito de proximidade resulta do desfasamento entre a velocidade das partculas e a presso na proximidade da fonte, o que origina um muito maior gradiente de presso. Ao nos afastarmos da fonte a onda fica plana, a impedncia torna-se resistiva e o gradiente de presso resulta das diferenas de fase da forma de onda entre dois pontos opostos do diafragma do microfone.

[editar] Especificaes
Normalmente um fabricante de microfones fornece as seguintes especificaes: Resposta em frequncia

Impedncia: Representa de certo modo a sua resistncia interna. Na aproximao mais simples deste conceito percebe-se que nos microfones de baixa impedncia, inferior a 600 ohm, permite a montagem de cabos de grande comprimento (como 100m ou mais) sem perdas de sinal significativo enquanto nos mics de alta impedncia com valores na ordem de 5000 ohm, em cabos com mais de 3 metros j ocorrem perdas significativas. Sensibilidade: a relao entre o nvel elctrico de sada do microfone e a presso sonora incidente. A sensibilidade mede a voltagem que o microfone produz, caracterizando a sua eficincia. Rudo de fundo: Provocado pela resistncia da bobina ou da fita, no caso dos mics dinmicos; no caso dos microfones de condensador, resulta do rudo trmico das resistncias e do rudo electrnico do pr-amplificador Nvel mximo de presso sonora: o nvel de presso sonora que o microfone admite correspondente a uma distoro harmnica total de 0.5% a 1000Hz

[editar] Uso

Um microfone comum de computador.

Alm do seu uso nos meios de comunicao remota, na amplificao do som ao vivo e em gravaes, microfones so utilizados em diversos tipos de aparelhos, como telefones e computadores.

Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo.
Considere utilizar {{reviso-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

[editar] Galeria de Imagens

Microfone da Rdio Irlandesa RT Radio.

Microfone da RCA modelo RCA 44 Ribbon Microphone

Microfone da TVN Chile

Microfone da BTV

Microfone da BTV-4

Microfone da RedeTV!

Microfone da TV Gazeta

Microfone da TV Brasil

Microfone da CNT

Microfone da Rdio Bandeirantes

Microfone da Rdio Itatiaia

SBT Microfone.jpg

Microfone do Sistema Brasileiro de Televiso

Microfone da TV RBA

Microfone da Rdio CBN

Microfone da Rdio Jovem Pan

Microfone da Super

Motores

Um motor um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecnica, de forma a impelir movimento a uma mquina ou veculo. Em contraste, existem os chamados geradores. O termo motor, no contexto da fisiologia, pode se referir aos msculos e a habilidade de movimento muscular, como em Coordenao Motora. No contexto da informtica, em Portugal, o termo motor muito utilizado em denominaes de vrias tecnologias computacionais como em "motor de busca", "motor de jogos", entre outros. Desde os primrdios, a humanidade utiliza fontes motoras para obter trabalho. Os primeiros motores utilizavam fora humana, trao animal, correntes de gua, o vento, e o vapor.

ndice
[esconder]

1 Trao animal 2 Turbinas o 2.1 Turbinas hidrulicas o 2.2 Turbinas elicas o 2.3 Turbinas a vapor o 2.4 Turbinas a gs 3 Motor de foguete 4 Mquina a vapor 5 Motor de combusto interna o 5.1 Histria o 5.2 Princpios de funcionamento o 5.3 Configuraes 6 Motor de combusto externa 7 Motor a ar comprimido 8 Motor eltrico 9 Motor hbrido

[editar] Trao animal


Por muitos sculos a trao animal foi a nica fonte de fora utilizada para realizar trabalho (o prprio homem, gado, cavalo, camelo, ces, etc). A fora humana foi utilizada pelas primeiras mquinas simples criadas pelo homem, tais como alavancas, esteiras, cordas e polias. A partir destes dispositivos surgiram os primeiros guindastes e moinhos de produtos rurais. A trao animal foi muito utilizada em engenhos e em veculos para o transporte de cargas mais pesadas. Cavalos e bois so os animais mais comuns neste mtodo.

Com o desenvolvimento das sociedades, tornou-se imperiosa a busca por novas fontes motoras.

[editar] Turbinas
[editar] Turbinas hidrulicas Ver artigo principal: Turbina hidrulica

Turbina hidrulica Francis na represa de Grand Coulee, Estados Unidos.

A gua amplamente usada como fonte de energia em mquinas chamadas turbinas hidrulicas. Os antigos moinhos de gua j utilizavam o potencial de reservatrios e a cintica de correntezas para impelir fora a engenhos e bombas de gua. Com o surgimento da tecnologia de gerao de energia eltrica, as turbinas hidrulicas receberam um novo papel fundamental, propelindo geradores eltricos. Existem basicamente quatro concepes de turbinas hidrulicas: Pelton, Francis, Kaplan e bulbo.
[editar] Turbinas elicas Ver artigo principal: Turbina elica

Historicamente, houve grande transformao cultural e econmica a medida em que povos passaram a dominar tecnologias de uso da energia elica, ou vento, como fonte de energia. Em diferentes momentos, a inveno da vela propiciou um grande avano nos transportes, os (moinhos de vento), significativas transformaes em processos de manufatura. No sculo XX, com a expanso do uso da energia eltrica e a busca por fontes de energia renovvel, as turbinas elicas receberam nova utilidade.
[editar] Turbinas a vapor Ver artigo principal: Turbina a vapor [editar] Turbinas a gs Ver artigo principal: Turbina a gs

As turbinas a gs so recentes comparadas s mquinas movidas por correntes naturais de gua ou ar. A tecnologia das turbinas a gs est associada a sistemas de combusto e

materiais especialmente desenvolvidos. Esta tecnologia s se tornou vivel com os avanos tecnolgicos ocorridos na poca da segunda guerra mundial. O emprego de turbinas a gs varia principalmente entre a propulso naval, gerao de energia eltrica e propulso de aeronaves. Neste ltimo caso, das turbinas aeronuticas, trata-se de um tipo de motor a jato, j que so mquinas que aceleram um fluido a altas velocidades para gerar empuxo.

[editar] Motor de foguete


Ver artigo principal: Motor de foguete

Motor de foguete o motor que impulsiona um veculo expelindo gases de combusto em alta presso por tubeiras situadas em sua parte traseira.

[editar] Mquina a vapor


Ver artigo principal: Motor a vapor

Na idade moderna um novo salto tecnolgico impulsionou a revoluo industrial. O advento da mquina a vapor utilizada primeiramente em minas para bombeamento de gua e posteriormente no transporte marcou definitivamente o modo de vida e delineou a sociedade moderna. Esse primitivo processo aplicado primeiramente em motores a pisto, o vapor de gua em ebulio era retido numa caldeira at adquirir uma presso superior a atmosfrica e a seguir transferido para uma cmara de distribuio na cabea dos motores para ser injetado nos cilindros gerando assim uma reao suficiente para mover a rvore de manivelas e produzir movimentos. Com o tempo, o motor a vapor de pistes foi substitudo pela turbina a vapor mais rpida.

[editar] Motor de combusto interna


Ver artigo principal: Motor de combusto interna

Um motor de quatro tempos um motor de combusto interna, uma mquina trmica que transforma energia trmica em energia mecnica.

A inveno dos motores a exploso marcam o maior avano no setor de transportes. Existem muitos tipos de motor a exploso que utilizam combustveis diversos, lquidos ou gasosos, operam sob diferentes ciclos termodinmicos e possuem diferentes mecanismos de funcionamento.
[editar] Histria

A teoria fundamental do motor de dois tempos foi estabelecida por Nicolas Diogo Lonard Sadi Carnot (Frana, 1824), enquanto a patente pelo primeiro motor combusto interna foi desenvolvida por Samuel Morey (Estados Unidos, 1826). Em 1867, Nicolaus Otto desenvolveu o primeiro motor atmosfrico. Logo aps, unindo esforos com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, desenvolveram o primeiro motor quatro tempos. Em 1896, Karl Benz patenteara o primeiro motor boxer actualmente utilizado nos porsche e subaru, com cilindros opostos horizontalmente. O engenheiro alemo Rudolf Diesel patenteou um motor combusto de elevada eficincia, demonstrando em 1900. Era um motor movido a leo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome at hoje, o motor diesel. Os motores combusto interna foram convencionados a serem utilizados em automveis devido as suas timas caractersticas, como a flexibilidade para rodar em diversas velocidades, potncia satisfatria para propulso de diversos tipos de veculos, e poderia ter seus custos reduzidos para produo em massa.

Na primeira metade do sculo XX, como forma de elevar a potncia e a performance dos veculos, houve muitos aprimoramentos em relao ao desenho, nmero e disposio dos cilindros. Logo surgiram motores de 4 a 12 cilindros (ou at mais), sendo motores com cilindros em linha ou em V, de diferentes capacidades.
[editar] Princpios de funcionamento

Motores de combusto interna se baseiam em modelos termodinmicos ideais, como ciclo de Otto ou ciclo Diesel, o que se refere a forma como ocorre cada fase de funcionamento do motor. Estas denominaes no se referem ao combustvel ou mecanismo do motor, mas, sim aos processos pelos quais passam os gases no interior do motor. Mquinas inspiradas no ciclo de Otto so chamadas motores de ignio por fasca, as inspiradas em ciclo Diesel so motores de ignio por compresso. Ambos os tipos podem ser construdos para operar em dois ou quatro tempos, o que significa que cada ciclo de funcionamento pode ocorrer em uma ou duas voltas do eixo de manivelas.
[editar] Configuraes

Funcionamento do motor radial.

Motor em linha: tem pistes dispostos lado a lado, de trajetrias paralelas. Desde motores de motos aos maiores motores de propulso naval fazem deste tipo o mais comum. Motor em V: se constitui de duas fileiras de pistes, dispostas em V, ligadas a um eixo de manivelas. Motores deste tipo so conhecidos pelo som caracterstico que emitem e por equiparem automveis esportivos. Motor boxer: utiliza duas fileiras de pistes horizontais e contrapostas, ficou popularmente conhecido por equipar o modelo Fusca da marca Volkswagen. Motor radial: possui uma configurao onde os pistes esto dispostos em torno de uma nica manivela do Cambota, foi muito utilizado para mover hlices de avies.

Motor Wankel: (motor rotativo) utiliza rotores de movimento rotativo em vez de pistes. Quasiturbine: tambm um motor rotativo. mais aperfeioado que o motor Wankel.

[editar] Motor de combusto externa


Ver artigo principal: Motor Stirling

O Motor Stirling funciona usando a diferena de temperatura dos gases.

[editar] Motor a ar comprimido


Motor que obtm trabalho a partir da energia interna de um gs, ou seja, fazer o ar comprimido se expandir dentro do pisto, produzindo trabalho. Nesse fenomenal processo, o oxignio comprimido a uma presso de 20 bar, ento ocorre a insero na cmara de compresso de ar comprimido proveniente de cilindros, gerando uma reao que move o pisto. livre de poluio e combustvel barato. Outra opo seria usar nitrognio lquido, o que seria capaz de gerar uma expanso muito maior. Este motor, teria fins especficos.

[editar] Motor eltrico


Ver artigo principal: Motor eltrico

Paralelo ao motor a exploso, o grande avano na indstria deve-se ao motor eltrico. Que veio acelerar a mobilidade pois tem forma de trao mais simples e eficaz no necessitando de caixas de velocidades, e muito mais silencioso, tem ndices de poluio quase zero e a produo de energia simples e eficaz.

[editar] Motor hbrido


Ver artigo principal: Automvel hbrido

O automvel hbrido aquele que utiliza mais de um motor. A configurao mais utilizada um motor a combusto e outro elctrico assim o consumo de combustvel menor. No caso do Toyota Prius o motor a combusto desligado quando o carro anda a uma velocidade baixa mas constante e quando a bateria tiver descarregada ligado o motor a combusto para a recarregar.

Componentes do automvel

Motor

cabea cambota junta da cabea cilindro pisto injector vlvula

distribuidor rvore de cames balanceiro vela volante colector

Transmisso

embraiagem caixa de velocidades sincronizador diferencial eixo semieixo

Suspenso

pneu amortecedor barra de toro

Travagem/Frena travo ou freio (de p) travo ou freio de gem mo ABS

Carroaria

pra-brisas volante chassis

Extensmetro

Extensmetro
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Extensmetro tpico.

Extensmetro um transdutor capaz de medir deformaes de corpos. Quando um material deformado sua resistncia elctrica alterada, a fraco de mudana na resistncia proporcional a fraco de mudana no comprimento do material. Por exemplo, se temos um fio metlico de resistncia R e o mesmo sofre uma deformao R ento a resistncia muda de um fator, G vezes a deformao, onde G chamado de fator de medida. Para metais esse valor de aproximadamente 2, enquanto para semicondutores chega a 100. O termo extensmetro deriva do ingls (strain gauge). Existem vrios modelos construtivos de extensmetros dependendo da aplicao. Os extensmetros so fabricados com uma ou mais malhas (grid) de medio. Abaixo esto listados os modelos existentes: Uma malha de medio - Uniaxiais - Medio em uma direo apenas Duas malhas de medio - Biaxiais - Medio em duas direes Trs malhas de medio - Rosetas - Medio em trs direes Quatro malhas de medio - Rosetas - Medio em quatro direes Cadeia de medio - Vrios extensmetros uniaxiais em paralelo

Termmetro

Um termmetro (portugus brasileiro) ou termmetro (portugus europeu) um aparelho usado para medir a temperatura ou as variaes de temperatura.

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Tipos de termmetros o 2.1 Termmetro bimetlico o 2.2 Termmetro digital o 2.3 Termmetro de mercrio 3 Ver tambm

[editar] Histria
Atribui-se a inveno do termmetro ao matemtico, fsico e astrnomo Italiano Galileu Galilei. Em 1592 usando um tubo invertido, com gua e ar, criou uma espcie de termmetro no qual a elevao da presso exterior fazia com que o ar dilatasse e, em

consequncia, elevava o nvel da gua dentro do tubo. Anders Celsius criou uma escala termomtrica baseada no valor de evaporao da gua e no seu ponto de congelamento, que chamou de 100 e 0 graus. Celsius conseguiu, com a ajuda de Linnaeus, fixar este valor, criando a escala que leva seu nome.

[editar] Tipos de termmetros


[editar] Termmetro bimetlico

Os mais conhecidos termmetros bimetlicos baseiam-se no efeito de dilatao estabelecido na termodinmica. A dilatao acontece quando uma barra ligada a outra de metal diferente so aquecidas ou esfriadas, ou quando uma corrente elctrica atravessar aquecendo o conjunto de forma desigual resultar diferentes dilataes que ir produzir um arqueamento da barra. Esse arqueamento usado para abrir ou fechar vlvulas bem como ligar ou desligar circuitos eltricos ou em alguns casos registrar a quantidade de corrente que atravessa a barra. Os do primeiro tipo podem ser construdos de forma semelhante aos termmetros a lquido: uma barra, retilnea ou no, ao dilatarse, move um ponteiro registrador. Os mais usados e precisos termmetros desse tipo exploram a diferena de dilatabilidade entre materiais como lato e partes de carros, ferro e cobre, etc. Para isso, constroem-se lminas bimetlicas de forma espiralada que se curvam conforme aumenta ou diminui a temperatura. Nesse movimento, a lmina arrasta, em sua extremidade, um ponteiro que percorre uma escala graduada ou registra graficamente a variao de temperatura num papel em movimento. Nesse ltimo caso, tem-se um termgrafo.
[editar] Termmetro digital

Um termmetro digital no centro de Niteri.

Os termmetros digitais so instrumentos amplamente utilizados em empresas, destinados a medir temperatura em processos e produtos diversos, que no necessitam de uma medio constante, apenas espordica. Um termmetro infravermelho (tambm denominado de pirmetro ptico) um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius. Uma utilizao tpica a medio da temperatura de metais incandescentes em fundies. H tambm os modelos de termmetros por contato, que utilizam pontas sensoras, geralmente intercambiveis, com modelos diferentes de sensores para cada aplicao. Exemplos de aplicaes de termmetros digitais: medio de temperatura em fundies, em alimentos em restaurantes ou indstrias, em processos qumicos, em estruturas, em fornos, em produtos diversos. Os termmetros digitais em geral podem ter aplicao industrial ou no, para monitorao constante e precisa das temperaturas de determinados equipamentos que sejam esses sensveis a alteraes de seu funcionamento, em funo de sua temperatura e/ou ambientes que necessitam de cuidados com a temperatura a exemplo disso temos a conservao de alimentos a baixas temperaturas em supermercados, como tambm em laboratrios biolgicos para cultivo de bactrias ou outras espcies. tambm utilizado verses deste equipamento com interface de raio infravermelho (INFRARED), para verificao espordica de temperatura sem contato fsico com o objeto, exemplo industrias, frmula1, etc.
[editar] Termmetro de mercrio

O termmetro de mercrio o mais usado entre ns. Ele consiste bsicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vcuo, e um bulbo (espcie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercrio. O mercrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensvel, ele aumenta de volume menor variao de temperatura, mesmo prxima do corpo humano. O volume do mercrio aquecido se expande no tubo capilar do termmetro. E essa expanso medida pela variao do comprimento, numa escala graduada que pode ter uma preciso de 0,05 C. dessa forma, pela expanso do lquido, que observamos a variao da temperatura em geral.

Termopar

Os termopares so dispositivos eltricos com larga aplicao para medio de temperatura. So baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substitudos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitao a exatido, uma vez que erros inferiores a 1 C so difceis de obter. Uma termopilha o nome que se d a um conjunto de termopares ligados em srie. Um exemplo da aplicao de termopares e termopilhas pode ser a medio de temperaturas em linhas de gs.

ndice
[esconder]

1 Como Funciona 2 Linearizao 3 Termopares o 3.1 Tipo K (Cromel / Alumel) o 3.2 Tipo E (Cromel / Constantan) o 3.3 Tipo J (Ferro / Constantan) o 3.4 Tipo N (Nicrosil / Nisil) o 3.5 Tipo B (Platina / Rdio-Platina) o 3.6 Tipo R (Platina / Rdio-Platina) o 3.7 Tipo S (Platina / Rdio-Platina) o 3.8 Tipo T (Cobre / Constantan) 4 Ver tambm 5 Ligaes externas

[editar] Como Funciona


Em 1822, o fsico Thomas Seebeck descobriu (acidentalmente) que a juno de dois metais gera uma tenso elctrica em funo da temperatura. O funcionamento dos termopares baseado neste fenmeno, que conhecido como Efeito de Seebeck. Embora praticamente se possa construir um termopar com qualquer combinao de dois metais, utilizam-se apenas algumas combinaes normalizadas, isto porque possuem tenses de sada previsveis e suportam grandes gamas de temperaturas. Existem tabelas normalizadas que indicam a tenso produzida por cada tipo de termopar para todos os valores de temperatura que suporta, por exemplo, o termopar tipo K com uma temperatura de 300 C ir produzir 12,2 mV. Contudo, no basta ligar um voltmetro ao termopar e registar o valor da tenso produzida, uma vez que ao ligarmos o voltmetro estamos a criar uma segunda (e indesejada) juno no termopar. Para se fazerem medies exactas devemos compensar este efeito, o que feito recorrendo a uma tcnica conhecida por compensao por juno fria. Caso esteja se perguntando porque que ligando um voltmetro a um termopar no se geram vrias junes adicionais (ligaes ao termopar, ligaes ao aparelho de medida, ligaes dentro do prprio aparelho, etc...), a resposta advm da lei conhecida como lei dos metais intermdios, que afirma que ao inserirmos um terceiro metal entre os dois metais de uma juno de um termopar, basta que as duas novas junes criadas com a insero do terceiro metal estejam mesma temperatura para que no se manifeste qualquer modificao na sada do termopar. Esta lei tambm importante na prpria construo das junes do termopar, uma vez que assim se garante que ao soldar os dois metais a solda no ir afectar a medio. Contudo, na prtica as junes dos termopares podem ser construdas soldando os materiais ou por aperto dos mesmos. Todas as tabelas normalizadas do os valores da tenso de sada do termopar considerando que a segunda juno do termopar (a juno fria) mantida a exactamente zero graus Celsius. Antigamente isto conseguia-se conservando a juno em gelo

fundente (daqui o termo compensao por juno fria). Contudo a manuteno do gelo nas condies necessrias no era fcil, logo optou-se por medir a temperatura da juno fria e compensar a diferena para os zero graus Celsius. Tipicamente a temperatura da juno fria medida por um termstor de preciso. A leitura desta segunda temperatura, em conjunto com a leitura do valor da tenso do prprio termopar utilizada para o clculo da temperatura verificada na extremidade do termopar. Em aplicaes menos exigentes, a compensaao da juno fria feita por um semicondutor sensor de temperatura, combinando o sinal do semicondutor com o do termopar. importante a compreenso da compensao por juno fria; qualquer erro na medio da temperatura da juno fria ir ocasionar igualmente erros na medio da temperatura da extremidade do termopar.

[editar] Linearizao
O instrumento de medida tem de ter a capacidade de lidar com a compensao da juno fria, bem como com o fato de a sada do termopar no ser linear. A relao entre a temperatura e a tenso de sada uma equao polinomial de 5 a 9 ordem dependendo do tipo do termopar. Alguns instrumentos de alta preciso guardam em memria os valores das tabelas dos termopares para eliminar esta fonte de erro.

[editar] Termopares
Os termopares disponveis no mercado tm os mais diversos formatos, desde os modelos com a juno a descoberto que tm baixo custo e proporcionam tempos de resposta rpidos, at aos modelos que esto incorporados em sondas. Est disponvel uma grande variedade de sondas, adequadas para diferentes aplicaes (industriais, cientficas, investigao mdica, etc...). Quando se procede escolha de um termopar deve-se ponderar qual o mais adequado para a aplicao desejada, segundo as caractersticas de cada tipo de termopar, tais como a gama de temperaturas suportada, a exatido e a confiabilidade das leituras, entre outras. Em seguida fornece-se o nosso guia (com o seu qu de subjectivo) para os diferentes tipos de termopares.
[editar] Tipo K (Cromel / Alumel)

O termopar tipo K um termopar de uso genrico. Tem um baixo custo e, devido sua popularidade esto disponveis variadas sondas. Cobrem temperaturas entre os -200 e os 1200 C, tendo uma sensibilidade de aproximadamente 41V/C.

Termoelemento positivo (KP): Ni90%Cr10% (Cromel) Termoelemento negativo (KN): Ni95%Mn2%Si1%Al2% (Alumel) Faixa de utilizao: -270 C a 1200 C f.e.m. produzida: -6,458 mV a 48,838 mV

[editar] Tipo E (Cromel / Constantan)

Este termopar tem uma elevada sensibilidade (68 V/C) que o torna adequado para baixas temperaturas.

Termoelemento positivo (EP): Ni90%Cr10% (Cromel) Termoelemento negativo (EN): Cu55%Ni45% (Constantan) Faixa de utilizao: -270 C a 1000 C f.e.m. produzida: -9,835 mV a 76,373 mV

[editar] Tipo J (Ferro / Constantan)

A sua gama limitada (-40 a 750 C) a responsvel pela sua menor popularidade em relao ao tipo K. Aplica-se sobretudo com equipamento j velho que no compatvel com termopares mais modernos. A utilizao do tipo J acima dos 760 C leva a uma transformao magntica abrupta que lhe estraga a calibrao.

Termoelemento positivo (JP): Fe99,5% Termoelemento negativo (JN): Cu55%Ni45% (Constantan) Faixa de utilizao: -210 C a 760 C f.e.m. produzida: -8,096 mV a 42,919 mV

[editar] Tipo N (Nicrosil / Nisil)

A sua elevada estabilidade e resistncia oxidao a altas temperaturas tornam o tipo N adequado para medies a temperaturas elevadas, sem recorrer aos termopares que incorporam platina na sua constituio (tipos B, R e S). Foi desenhado para ser uma evoluo do tipo K.
[editar] Tipo B (Platina / Rdio-Platina)

Os termopares tipo B, R e S apresentam caractersticas semelhantes. So dos termopares mais estveis, contudo, devido sua reduzida sensibilidade (da ordem dos 10 V/C), utilizam-se apenas para medir temperaturas acima dos 300 C. Note-se que devido reduzida sensibilidade destes termopares, a sua resoluo de medida tambm reduzida. Adequado para medio de temperaturas at aos 1800 C. Contra aquilo que habitual nos outros termopares, este origina a mesma tenso na sada a 0 e a 42 C, o que impede a sua utilizao abaixo dos 50 C. Em compensao, utiliza cabos de extenso de cobre comum desde que a sua conexo com o termopar esteja neste intervalo (0 C a 50 C). Os demais termopares necessitam de cabos de ligao com o mesmo material do termopar, sob o risco de formarem com o cobre um "outro termopar", se a conexo estiver a temperatura diferente do instrumento de processamento do sinal (p.ex. transmissor)

Termoelemento positivo (BP): Pt70,4%Rh29,6% (Rdio-Platina) Termoelemento negativo (BN): Pt93,9%Rh6,1% (Rdio-Platina) Faixa de utilizao: 0 C a 1820 C f.e.m. produzida: 0,000 mV a 13,820 mV

[editar] Tipo R (Platina / Rdio-Platina)

Adequado para medio de temperaturas at aos 1600 C. Reduzida sensibilidade (10 V/C) e custo elevado.

Termoelemento positivo (RP): Pt87%Rh13% (Rdio-Platina) Termoelemento negativo (RN): Pt100% Faixa de utilizao: -50 C a 1768 C f.e.m. produzida: -0,226 mV a 21,101 mV

[editar] Tipo S (Platina / Rdio-Platina)

Adequado para medio de temperaturas at aos 1600 C. Reduzida sensibilidade (10 V/C), elevada estabilidade e custo elevado.

Termoelemento positivo (SP): Pt90%Rh10% (Rdio-Platina) Termoelemento negativo (SN): Pt100% Faixa de utilizao: -50 C a 1768 C f.e.m. produzida: -0,236 mV a 18,693 mV

[editar] Tipo T (Cobre / Constantan)

dos termopares mais indicados para medies na gama dos -270 C a 400 C.

Termoelemento positivo (TP): Cu100% Termoelemento negativo (TN): Cu55%Ni45% (Constantan) Faixa de utilizao: -270 C a 400 C f.e.m. produzida: -6,258 mV a 20,872 mV

Note-se que a escolha de um termopar deve assegurar que o equipamento de medida no limita a gama de temperaturas que consegue ser medida.

[editar] Ver tambm


Termorresistncia Pirmetro Termstor Efeito Seebeck - Princpio fsico-terico de um termopar de gerao de energia Efeito Peltier - Princpio fsico-terico de um termopar de refrigerao

[editar] Ligaes externas

Portal Termopares, Portal Termopares.com.br escrito por Jos Eduardo Toselli, Profissional da rea Pirometria (sensores de temperatura) a mais de 27 anos. Projetos para instalao de sensores com clculos baseados em normas aplicveis. Thermocouple Sensores de Temperatura, (2007), Elaine Grisa, Evandro Suzin, Rafael Feier. Acesso em 2007-09-08. Tipos de termopares

Temperature Sensor News

You might also like