You are on page 1of 14

CONCEITOS, DOMNIOS EPISTEMOLGICAS

Marivalde Moacir Francelin

______ DO SABER

_ ARTIGO FRONTEIRAS

Resumo: A busca do rigor no uso de termos e conceitos no discurso cientfico implica discusses sobre legitimidade e limites de domnio. Um dos problemas que, em determinados momentos na dinmica da cincia, os conceitos transgridem naturalmente fronteiras previamente definidas. O processo de transgresso de fronteiras epistemolgicas no isento de crticas. Pretende-se, nesse sentido, apresentar o contexto de acontecimento dos debates sobre a legitimidade no uso de conceitos alm de seus campos de fixao. Entende-se que a imposio de barreiras e, ao mesmo tempo, a falta de rigor na apropriao de conceitos, isola e fragiliza o discurso cientfico. Palavras-chave: Conceitos; Cincia; Domnios do saber; Fronteiras epistemolgicas; Cincia da informao

CONCEPTS, DOMAINS OF KNOWLEDGE AND EPISTEMOLOGICAL BOUNDARIES


Abstract: The search for accuracy in the use of terms and concepts in the scientific discourse involves discussions about legitimacy and domain boundaries. One problem is that, at certain times in the dynamics of science, the concepts transgress the boundaries previously defined. The process of epistemological boundaries transgression is not exempt of criticism. It is intended, in this sense, to present the context of the discussions on the legitimacy of the use of concepts beyond their fields of fixation. It is understood that the imposition of barriers and at the same time, lack of rigor in the appropriation of concepts, isolates and weakens the scientific discourse. Keywords: Concepts; Science; Domains of knowledge; Epistemological boundaries; Information science

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

152

______
Introduo

ARTIGO

Algumas questes aqui tratadas refletem o tema denominado As duas culturas, abordado por Charles Percy Snow no final da dcada de 1960. Snow (1995) baseou, num primeiro momento, sua discusso em dois planos: o dos literatos ou intelectuais e o dos cientistas. Hoje, apesar disto ser controverso, no se pode estabelecer divises entre cientistas e no cientistas atravs do zoneamento de suas reas de atuao e muito menos afirmar que culturas cientficas, se elas realmente existirem, no so influenciadas por fenmenos externos. Para Berlin (2006, p.151) nem mesmo se trata de um suposto divrcio entre culturas, pois, j existiram muitas culturas na histria da humanidade e no parece que elas tiveram muita interferncia nas principais diferenas entre as cincias naturais e as cincias humanas, ou seja, a questo estaria relacionada ao campo da tradio nas posturas cientficas das reas de conhecimento. Durante algum tempo a questo das duas culturas permaneceu fora de discusso, no que as diferenas terminaram entre os cientistas, mas por que, talvez, ningum as apontava por causa de uma nova dinmica inter e transdisciplinar adotada pelas cincias nas ltimas dcadas. A hipottica harmonia durou at um episdio recente, chamado guerras da cincia (science wars). Segundo Boaventura de Sousa Santos a guerras da cincia
[...] incidiu preferencialmente sobre a natureza e validade do conhecimento que produz e legitima as transformaes do mundo atravs da cincia. Foi um debate essencialmente entre cientistas, ainda que o estatuto de cientista tenha sido, ele prprio, parte do debate, e de tal modo que se, para alguns dos participantes, o debate era entre cientistas, para outros tratava-se de um debate entre cientistas e intelectuais estranhos ao mundo da cincia. Foi, acima de tudo, um debate entre cientistas em geral e cientistas cujo objecto de investigao a prpria cincia enquanto fenmeno social. (SANTOS, 2004, p.19).

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

153

______

ARTIGO

Assim, importante rever criticamente alguns pontos deste debate, principalmente os relacionados s Cincias Sociais e Humanas. Sendo a Cincia da Informao constituda atravs de relaes disciplinares, entende-se que seja vantajoso trazer elementos difusos da histria recente da prpria cincia. A legitimidade de uma cincia deve ser entendida como um estado de coisas que no segmenta a Filosofia, a Arte, o Senso Comum e a Cincia por excelncia como se constitussem e se desenvolvessem em ambientes to estranhos verdade que apenas a ltima seria depositria de tal qualidade.

De certa maneira, a separao ocorrida entre fazer cientfico e pensamento filosfico acaba por no ser definitiva e nem total na medida em que os apelos tericos dos campos de investigao retomam, de tempos em tempos, alguns discursos e conceitos tradicionalmente filosficos e, como este no um processo de sentido nico, o inverso tambm pode ser verificado.

Procura-se, portanto, discutir esta possvel inverso, ou seja, o uso de um discurso ou, propriamente, de uma base conceitual inerente s cincias por excelncia, conhecidas como Naturais, pelas outras cincias, condicionadas pelo ttulo de Humanas. Nesse sentido, o problema que se destaca no parece estar relacionado s cincias e suas supostas culturas especificamente, mas aos termos e aos conceitos utilizados em outros campos de domnio do saber.

Inverso dos discursos nas cincias

Parece que, em alguns momentos, as cincias, ou melhor, os cientistas, debatem o posicionamento entre as disciplinas, em especial, os discursos sobre seus conceitos. Podese dizer que, desde As duas culturas de Snow (1995) muitos debates foram realizados sobre a originalidade e a apropriao de conceitos por outros campos de domnio. Snow (1995, p.26) dizia poca que [...] os humanistas no conhecem conceitos bsicos da cincia e os cientistas no tomam conhecimento das dimenses psicolgicas, sociais e ticas dos problemas cientficos. A discusso desse tema, no entanto, s seria retomada com fora no final da dcada de 1990, quando foi promovido um evento especfico, conhecido como guerras da cincia (science wars). (SANTOS, 2004, p.19).

O evento em questo teve uma causa despropositada, mas com grande repercusso:
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

154

______

ARTIGO

Transgredindo as fronteiras: em direo a uma hermenutica transformativa da gravitao quntica (Transgressing the boundaries: toward a transformative hermeneutics of quantum gravity) foi o ttulo do artigo (que figurou em destaque na science wars) publicado, em 1996, pelo fsico Alan Sokal na revista (americana) Social Text. O artigo de Sokal uma construo em torno de um argumento favorvel ao psmodernismo a partir de um amplo conjunto de citaes de passagens clebres das obras de intelectuais e cientistas contemporneos para fundamentar um discurso que, segundo o autor, no faz sentido. Na realidade, tudo no passaria de uma pardia ou um embuste de Sokal se o caso no fosse parar na mdia, estimulando posterior publicao, em parceria com o tambm fsico Jean Bricmont, do livro Imposturas intelectuais: o abuso da cincia pelos filsofos ps-modernos.

Ao contrrio do artigo, o livro de Sokal e Bricmont no uma pardia, mas uma crtica aquilo que denominam ps-modernismo, mais especificamente aos abusos que filsofos fazem reiteradamente de [...] conceitos e terminologias provenientes da matemtica e da fsica. (SOKAL; BRICMONT, 2001, p.18). Sokal e Bricmont denunciam passagens aparentemente confusas em textos ps-modernistas quando estes se aventuram no uso de conceitos e terminologias tomados de emprstimo da fsica e da matemtica. No centro das atenes dos autores esto alguns dos principais intelectuais contemporneos: Jacques Lacan, Julia Kriteva, Luce Irigaray, Bruno Latour, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Flix Guattari, Paul Feyerabend, Thomas Kuhn, JeanFranois Lyotard e Paul Virilio. A questo de usos discutveis de termos e conceitos de outras reas de domnio por filsofos e socilogos, segundo Lvy-Leblond (2009), j conhecida e, na realidade, faz parte da histria da cincia contempornea.

Num discurso inverso daquele apresentado por Sokal e Bricmont (2001), Lvy-Leblond esclarece que na prpria fsica, que na maioria das vezes usada como modelo de rigor conceitual e campo de domnio delimitado, os conceitos, as terminologias e a prpria
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

155

______

ARTIGO

linguagem no se apresentam de maneira to adequada assim. Usando como exemplos famosas teorias e conceitos, como a teoria quntica, o princpio da incerteza, a relatividade, o big-bang, os buracos negros, a teoria das catstrofes, a entropia, a eletrnica, Lvy-Leblond (2009, p.190) afirma que o [...] uso metafrico s vezes duvidoso das noes da fsica em outros campos muitas vezes apenas o eco secundrio da glossolalia incontrolada dessa prpria cincia. Portanto, S&B [Sokal e Bricmont] enganam-se totalmente sobre as origens dos equvocos que querem denunciar. De acordo com o autor, atitudes como as de Sokal e Bricmont apenas lhes trazem descrdito na comunidade cientfica, demonstrando toda ingenuidade enrustida em atitudes antifilosficas e pela falta de auto-crtica.

Determinar fronteiras conceituais rgidas e acusar sua transgresso so processos cclicos que no sero extintos do ncleo das cincias. Porm, como demonstram Granger (1994), Santos (2004) e Morin (2005), isto no quer dizer que tais processos no possam ser flexibilizados diante de novos conceitos e novas formas de saber.

Fronteiras conceituais e epistemolgicas

Numa discusso sobre as diferenas e as complementaridades entre as cincias da natureza e as cincias do homem, Granger (1994, p.85) levanta a questo sobre a legitimidade de se atribuir o nome cincia aos saberes advindos dos fatos humanos. Para ele, as principais dificuldades no paralelo entre as cincias formais (fsica e matemtica, por exemplo) e as cincias humanas esto na [...] natureza dos fenmenos de comportamento humano, que carregam uma carga de significaes que se opem sua transformao simples em objetos, ou seja, em esquemas abstratos lgica e matematicamente manipulveis. A ideia de reduo dos fatos humanos a objetos manipulveis difcil por conta de sua complexidade e imprevisibilidade. Dessa forma, afirma Granger (1994, p.86), a reduo dos fenmenos ou fatos sociais e humanos a esquemas abstratos deve ser substituda pela sua representao em sistemas de conceitos.

De forma bem diferente daquela apresentada por Sokal e Bricmont (2001), Granger cita Freud, Piaget, Durkheim, Saussure, Jakobson, entre outros, para ilustrar o problema levantado acima:
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

156

______

ARTIGO

Freud: 'O resultado mais importante a que chegamos num tal prosseguimento conseqente da anlise o seguinte: seja qual for o sintoma de que partimos, sempre, infalivelmente, chegamos rea da experincia sexual' (Sobre a etiologia da histeria, 1896, Oeuvres compltes, III, p.157). Durkheim: 'Assim, se as crises industriais ou financeiras aumentam os suicdios, no porque empobream, j que as crises de propriedade tm o mesmo resultado; porque so crises, ou seja, perturbaes da ordem coletiva' (O suicdio, 1897). Saussure: 'A lngua um sistema cujas partes podem e devem, todas, ser consideradas em sua solidariedade sincrnica' (Cours de linguistique gnrale, 1916, p.127). (GRANGER, 1994, p.87-88).

Na anlise, Granger (1994, p.88) constata que [...] parte desses enunciados utiliza conceitos aparentemente tomados experincia ordinria, sem grande elaborao especfica, ao contrrio do caso das cincias da natureza e das matemticas. Granger no desqualifica as disciplinas que atuam no cotidiano humano; ao contrrio, identifica as limitaes produzidas dentro de cadeias complexas de significaes e juzos de valor tpicos dos fatos e dos fenmenos humanos e sociais. Dessa maneira, a insero de objetos de estudos em sistemas conceituais necessria para a representao de fatos da realidade direta ou indiretamente relacionados condio e sociedade humanas. Sobre a pergunta se Devemos traar fronteiras s cincias?, Granger (1994, p.113. Grifos do autor) enftico e diz no, pois,
[...] nenhuma razo derivada da natureza da cincia obriga a se delimitar seu campo de investigao. No entanto, nem toda espcie de fenmeno lhe igualmente acessvel. O obstculo nico, mas radical, me parece ser a realidade individual dos acontecimentos e dos seres. O conhecimento cientfico exerce-se plenamente quando pode neutralizar essa individuao, sem alterar gravemente seu objeto, como acontece em geral nas cincias da natureza. No caso dos fatos humanos, ela se empenha por envolver cada vez mais estreitamente o individual em redes de conceitos, sem esperar um dia poder atingi-lo. Este o nico sentido de uma limitao.

Em meados da dcada de 1930, Bachelard (2008) j apresentava uma crtica sobre as fronteiras epistemolgicas, perguntando sobre a possibilidade de se estabelecer fronteiras ao pensamento cientfico. Para ele qualquer imposio de limites ao pensamento cientfico uma espcie de brutalidade contra o prprio conhecimento e, alm disso, qualquer tentativa de [...] traar nitidamente uma fronteira j equivale a ultrapass-la. (BACHELARD, 2008, p.71. Grifos do autor). Se o respeito rgido aos limites das fronteiras epistemolgicas prestasse alguma contribuio ao desenvolvimento do saber, haveria vestgios de tal contribuio na dinmica da cultura cientfica; pelo contrrio, nas diversas facetas da histria da cincia e do conhecimento as [...] antigas fronteiras
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

157

______

ARTIGO

so vistas apenas como marca do esprito acanhado, designam mais o erro que a verdade. (BACHELARD, 2008, p.73). Quando Bachelard (2008, p.73-76. Grifos do autor) afirma que [...] o mundo oculto sob o fenmeno mais claro que o mundo aparente., que as [...] mais surpreendentes verificaes so as mais indiretas. e que As fronteiras opressoras so fronteiras ilusrias. evidencia, talvez, que o discurso que defende fronteiras claras e fixas a alguma cincia acaba por limit-la a um estado de desenvolvimento acrtico tpico das cincias que desprezam outros saberes. A discusso sobre as fronteiras entre as cincias e as fronteiras conceituais certamente complexa. O que pode ser retido dessa discusso que os domnios de pertinncia dos conceitos devem ser definidos dentro de fronteiras, no significando, porm, que os campos do saber no se relacionam, ou seja, no ultrapassam as prprias fronteiras que estabelecem. As obras de Santos (2005; 2004), Um discurso sobre as cincias e Conhecimento prudente para uma vida decente: 'um discurso sobre as cincias' revisitado, deixam claro que as cincias podem romper suas fronteiras, sendo, na realidade, uma necessidade a relao e a inter-relao entre os saberes. Sem limites rgidos, os conceitos podem migrar de uma disciplina para outra. possvel pensar que o efeito migratrio seja parte constitutiva da inter ou transdisciplinaridade.

Migrao conceitual A migrao conceitual se estabelece como norma de sobrevivncia e de desenvolvimento para as disciplinas cientficas em tempos interdisciplinares, ou seja, as reas de conhecimento precisam que suas subreas ou disciplinas mantenham, de forma produtiva, relaes disciplinares com outras reas de conhecimento. De maneira quase metafrica, Morin afirma que os conceitos precisam viajar e

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

158

______

ARTIGO

[...] melhor que viajem sabendo que viajam. melhor que no viajem clandestinamente. bom tambm que eles viajem sem serem percebidos pelos aduaneiros! De fato, a circulao clandestina dos conceitos ao menos permitiu s disciplinas respirar, se desobstruir. A cincia estaria totalmente atravancada se os conceitos no migrassem clandestinamente. (MORIN, 2005, p.117).

Migrao conceitual refere-se a um deslocamento, a uma apropriao temporria, que no significa, necessariamente, uma fixao. Seria desnecessrio dizer que o conhecimento, definido como cientfico ou no, acontece, tambm, na atmosfera de tais migraes. Por outro lado, alguns conceitos tendem a fixarem-se em disciplinas que no so as suas de origem. Esta uma caracterstica natural na dinmica cientfica. Por exemplo, na Fsica o conceito de dinmica est relacionado a um campo de estudos, bem diferente da acepo vulgar/comum usada acima. Em contextos ditos cientficos pode-se encontrar o mesmo termo dinmica relacionado dinmica social, dinmica histrica, dinmica informacional e assim por diante, porm, com definies mais especficas e no ocasionais como no discurso do senso comum. Porm, isto no significa que em contextos dominados pelo discurso cientfico no ocorram, tambm, usos ocasionais de determinados termos. reas como as Cincias Sociais e Humanas ilustram bem este fato, pois lidam com objetos extremamente complexos que no podem ser isolados de seus contextos, trazendo, tambm, dificuldades metodolgicas e a necessidade de constante reviso de teorias e relaes com outras disciplinas.

Da forma como foi exposta por Morin, a migrao conceitual pode estar sujeita a crticas. Mas, parece ser um equvoco definir os conceitos, mesmo os conceitos cientficos, como unvocos, determinados e fixos em domnios isolados. Primeiro, como afirma Fourez (1995, p.129), existem saltos interpretativos de paradigma para paradigma quando se procuram relaes entre seus conceitos; e, segundo, Os cientistas imaginam por vezes possuir conceitos precisos e univocamente determinados; estes no teriam significao se no fossem traduzveis na experincia mais flexvel do cotidiano., implicando um vnculo entre a [...] linguagem do cotidiano e os conceitos cientficos. (FOUREZ, 1995, p.131-135).

Conceitos no campo epistemolgico da Cincia da Informao

Na Cincia da Informao corrente a discusso sobre a consolidao do campo


___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

159

______
fundamentar seu campo terico em um sistema conceitual prprio.

ARTIGO

disciplinar. Nessas discusses, evidencia-se um aspecto importante: a dificuldade de

Porm, a consolidao de um sistema de conceitos encontra sua maior dificuldade no prprio conceito Cincia da Informao. Geralmente, a tentativa em conceitu-lo reaviva, inevitavelmente, as teorias sobre a prpria concepo de cincia e de informao.

Existe uma srie de livros, artigos, teses e outros trabalhos acadmicos que se debruaram sobre o conceito de Cincia da Informao e suas mais variadas perspectivas, especialmente, tratando do conceito cincia e informao separadamente para depois reuni-los. Como exemplos esto: os livros de Robredo (2003) e Le Coadic (2004), sobre Cincia da Informao; o verbete de Wilden (2000), sobre informao; e o artigo de Capurro e Hjorland (2007), tambm sobre o conceito de informao.

Como outro exemplo de estudo dessa natureza, pode ser citada a pesquisa terminolgica de Smit, Tlamo e Kobashi (2004) na qual foram analisadas as noes especficas, semielaboradas, tomadas de emprstimo, da experincia emprica comum e da terminologia de rea da Cincia da Informao. Para as autoras a Cincia da Informao uma cincia formada (ou em formao) em bases interdisciplinares que toma quadros nocionais de [...] emprstimo de disciplinas tais como a Lgica, a Administrao, a Lingstica, a Teoria Geral dos Sistemas, a Psicologia, as Cincias da Computao, etc., o que revelaria uma [...] inconsistncia terica, associando rea uma abordagem a-histrica (SMIT; TLAMO; KOBASHI, 2004, p.1). A Cincia da Informao se constituiria a partir de conceitos de outras reas, dependendo das necessidades do objeto investigado, caracterizando-se por um vazio conceitual, preenchido circunstancialmente. Esse fenmeno atribudo pelas autoras ausncia de um corpo conceitual consolidado.

Se no existe um corpo conceitual prprio da Cincia da Informao, a busca de solues para os problemas da rea deslocada para outras disciplinas, levando importao de conceitos, nem sempre apropriados. Usa-se apropriados no duplo sentido do termo, ou seja, nem sempre a Cincia da Informao se apropria de conceitos de outras reas e lhes d um sentido prprio, como nem sempre a apropriao adequada.

O deslocamento conceitual desordenado e a falta de critrios na apropriao de conceitos


___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

160

______

ARTIGO

desencadeiam uma sequncia de imprecises terminolgicas e, por extenso, o retardamento terico da rea. (SMIT; TLAMO; KOBASHI, 2004, p.3).

As autoras tambm identificam a dificuldade de se eliminar a ambiguidade da linguagem das Cincias Humanas e Sociais, pois,
No se pode delas eliminar a contingncia, o processo histrico e a realidade social; de modo geral a possibilidade de diversas interpretaes, so em sua maioria baseadas num recurso experincia. Neste contexto, prprio da controvrsia, a condio fundamental da lgica a univocidade entre o termo e o conceito no pode ser obtida. (SMIT; TLAMO; KOBASHI, 2004, p.5).

Porm, como tambm j alertou Galvo (1998, p.51), o ecletismo conceitual da rea no pode ser um obstculo (nem uma justificativa) para que uma linguagem especializada, prpria da rea, seja construda e consolidada. Nas palavras de Smit, Tlamo e Kobashi:

A autonomizao da linguagem de especialidade, afastando-a da linguagem natural, constitui um pressuposto para a constituio de qualquer campo cientfico e, portanto, igualmente, para a constituio da Cincia da Informao. Dito ainda em outros termos, nenhum campo cientfico se impe no ambiente da pesquisa acadmica se no dispuser de uma linguagem prpria, ou seja, de uma linguagem especializada. E, para cumprir a funo de uma linguagem especializada, esta pressupe, por sua vez, que os termos da mesma remetam a conceitos especficos, distintivos. (SMIT; TLAMO; KOBASHI, 2004, p.6).

Para Galvo (1998), formular conceitos o caminho para romper epistemologicamente com o senso comum e aproximar-se da cincia. Da mesma forma, segundo Tlamo (2004, p.10), [...] a ausncia de uma estrutura conceitual no permite ir alm do senso comum, ou seja, aceita-se o que existe tal como existe, ou ainda, aceita-se o que existe tal como enunciado pelo emissor.

Quais poderiam ser as respostas para a pergunta: a Cincia da Informao tem um domnio cientfico estabelecido? Se a resposta contemplar a premissa de que domnios cientficos tm por base um corpo conceitual estabelecido, conclui-se com Smit, Tlamo e Kobashi (2004) que a Cincia da Informao no tem esse domnio estabelecido. Se no h um corpo conceitual estabelecido, isto , um domnio cientfico, como possvel falar de conhecimento cientfico da rea? Ora, na ausncia desses elementos, no parece ser possvel falar de epistemologia e de paradigmas. As abordagens epistemolgicas na rea seriam melhor caracterizadas como abordagens hermenuticas, pois, encontra-se conjuntos de textos e no, necessariamente, de conceitos.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

161

______

ARTIGO

Fundamentos, revolues e rupturas epistemolgicas, assim como paradigmas, so temas que s podem ser tratados em reas com uma trajetria histrico-conceitual em torno de objetos, teorias e metodologias definidas e prprias. Como demonstraram Smit, Tlamo e Kobashi (2004, p.6-7), o histrico que comea com a Biblioteconomia, passa pela Documentao e chega Cincia da Informao configura-se apenas como uma [...] evoluo no tempo, com o respectivo deslocamento de nfase (do acervo para o acesso) [...]. O histrico do conhecimento cientfico da rea composto por nfases em procedimentos e no em corpus de conceitos, teorias e metodologias. No por acaso, quando se remete aos estudos epistemolgicos da rea, eles aparecem caracterizados e fundamentados nas mais diversas disciplinas (na realidade fala-se mais dos conceitos dessas disciplinas do que propriamente da Cincia da Informao), numa tentativa de analisar vazios conceituais preenchidos circunstancialmente.

Em meados do sculo passado, Shera (1957), com base no historiador e filsofo da cincia Alfred North Whitehead, afirmava que no existem certezas na cincia, que elas so um engodo, uma iluso, e que qualquer tratamento [...] das doutrinas cientficas controlado pelos conceitos metafsicos da poca em que foram produzidos. Qualquer conceito ou entidade uma modificao de seu ambiente e no pode ser reproduzida fora dele (SHERA, 1957, p.2). Por isso, pode-se entender que, quando um conceito de uma rea apropriado por outra, ele deve passar por um processo de re-significao. As migraes conceituais, o romper as fronteiras, a formao de um ncleo terico e conceitual, seja qual for a nova situao de um conceito, devem ser plenas. No h limites para os significados dos conceitos, nem para suas expresses, mas isso no significa que eles devam ser tomados de emprstimo ou criados sem rigor.

A permanncia de um conceito ao longo da histria ocorre, justamente, por meio daquilo que mais se teme, ou seja, a no-resistncia a reformulaes e, at mesmo, por meio de apropriaes por outros campos do conhecimento, que acabam revitalizando um conceito j quase extinto em sua rea de origem.

Analisando a histria dos prprios conceitos da Cincia da Informao possvel identificar uma trajetria de reformulaes e apropriaes que, em diversas situaes e momentos, mudaram sua ordem e contedo. Mas, nem sempre, como afirma Koyr (1991, p.16), as cronologias espirituais e astronmicas coincidem, cabendo considerar a
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

162

______
pressuposto e no uma determinao.

ARTIGO

datao do tempo histrico, na perspectiva de Koselleck (2006, p.13), como um

Consideraes finais

Pretende-se dizer que, independentemente de suas culturas e de suas posturas cientficas, existem aqueles que esto dispostos a ajudar no desenvolvimento do conhecimento. Por isso, h diferenas entre os tradicionalistas de fronteira com senso de propriedade e os relatores de carreira sem senso de responsabilidade. Isso implica que as relaes entre cincia e filosofia vo alm da crtica partidria, revitalizando e proporcionando novas abordagens.

Pensar e escrever sobre a cincia no tarefa fcil. A facilidade, quando encontrada, torna o discurso vazio e fragmentrio, abolindo-se a originalidade do prprio pensamento cientfico. Por outro lado, essa originalidade no pode ser confundida com uma suposta essncia cientfica na qual se aloja a verdade. Extremos, nesse sentido, podem caracterizar a tomada de atitudes, procedimentos e discursos que, mesmo dominantes como modelos, acabam por afastar o prprio esprito cientfico.

A necessidade de pensar e de agir cientificamente deve ser tomada como um exerccio de expanso do conhecimento. Por outro lado, as relaes disciplinares no so de grande ajuda se no forem seguidas por estudos aprofundados. Muitas vezes, a melhor maneira de se transgredir uma fronteira no sair do lugar. Talvez, em determinados momentos, a busca por teorias vrias deve ser substituda pela reflexo demorada, filosfica e consciente da necessidade de uma autocrtica. Como todas as cincias ou disciplinas novas, as relaes disciplinares foram fundamentais para a constituio do chamado arcabouo terico da Cincia da Informao. Por outro lado, a complexidade relacionada ao objeto informao no parou de crescer. Seu conceito tomou vrias formas, das mais simplificadas s mais abrangentes possveis. Outras cincias ou disciplinas novas tambm adotaram a informao como objeto de anlise e algumas cincias ou disciplinas mais antigas re-definiram alguns dos fenmenos por elas analisados como fenmenos informacionais. Isto fez com que a dinmica de anlise em torno do conceito de informao no parasse de crescer.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

163

______

ARTIGO

O leque de relaes entre a Cincia da Informao com outras disciplinas abrangente e variado. A migrao conceitual e a fixao e re-definio de alguns conceitos inevitvel e necessria. Tentativas de imprimir legitimidade cientfica a um corpo conceitual prprio da rea sero realizadas inmeras vezes e no sero isentas de crticas. BIOGRAFIA BACHELARD, Gaston. Crtica preliminar do conceito de fronteira epistemolgica. In:_________. Estudos. Traduo de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. BERLIN, Isaiah. El divorcio entre las ciencias y las humanidades. In:_________. Contra la corriente: ensayos sobre historia de las ideas. Mxico: FCE, 2006. CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informao. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v.12, n.1, p.148-207, jan./abr. 2007. Acesso em 03/09/2008. Disponvel em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/54/47 FOUREZ, Grard. A construo das cincias: introduo filosofia e tica das cincias. Traduo de Luiz Paulo Rouanet. So Paulo: Unesp, 1995. GALVO, Maria Cristiane Barbosa. Construo de conceitos no campo da cincia da informao. Cincia da Informao, Braslia, v.27, n.1, p.46-52, jan./abr. 1998. Acesso em 02/10/2008. Disponvel em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/348/309 GRANGER, Gilles Gaston. A cincia e as cincias. So Paulo: Unesp, 1994. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. KOYR, Alexandre. Estudos de histria do pensamento cientfico. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1991. LE COADIC, Yves-Franois. A Cincia da Informao. Traduo de Maria Yda F. S. De Figueiras Gomes. 2.ed. Braslia: Briquet de Lemos, 2004. LVY-LEBLOND, Jean-Marc. O equvoco e o desprezo: imposturas intelectuais ou incultura cientfica? In:________. A velocidade da sombra: nos limites da cincia. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. MORIN, Edgar. Introduo ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. ROBREDO, Jaime. Da Cincia da Informao revisitada aos sistemas humanos de informao. Braslia: Thesaurus, 2003. SANTOS, Boaventura de Sousa. (org). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as cincias revisitado. So Paulo: Cortez, 2004.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

164

______

ARTIGO

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. de; NUNES, Joo Arriscado. Introduo: para ampliar o cnone da cincia: a diversidade epistemolgica do mundo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. (Reinventar a emancipao social: para novos manifestos, v.4). SHERA, Jesse Hauk. Padro, estrutura e conceituao na classificao. Traduo de Hagar Espanha Gomes. 1957. Acesso em: 02/10/2005. Disponvel em: http://www.conexaorio.com/biti/shera/index.htm SMIT, Johanna Wilhelmina; TLAMO, Maria de Ftima Gonalves Moreira; KOBASHI, Nair Yumiko. A determinao do campo cientfico da Cincia da Informao: uma abordagem terminolgica. DataGramaZero - Revista de Cincia da Informao, v.5, n.1, Fev. 2004. Acesso em 02/10/2008. Disponvel em: http://dgz.org.br/fev04/F_I_art.htm SNOW, Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. So Paulo: Edusp, 1995. SOKAL, Alan; BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais: o abuso da cincia pelos filsofos ps-modernos. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. TLAMO, Maria de Ftima Gonalves Moreira. A pesquisa: recepo da informao e produo do conhecimento. Datagramazero, v.5, n.2, abr. 2004. Acesso em 11/08/2006. Disponvel em: www.dg.org.br/abr04/Art_01.htm WILDEN, Anthony. Informao. In: ENCICLOPDIA EINAUDI. Comunicao Cognio. Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2000.

Marivalde Moacir Francelin Doutor em Cincia da Informao pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Cincia da Informao da UFPE. mfrancelin@yahoo.com.br

Recebido em: 17/08/2010 Aceito para publicao em: dez/2010

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.8, n. 2, p. 172-165, jan./jun. 2011 ISSN: 1678-765X.

165

You might also like