You are on page 1of 15

Como uma ideia

vai mudar a maneira de ensinar o empreendedorismo.

realmente
acredita que
o empreendedorismo

est sendo ensinado

de uma maneira

CORRETA

As pessoas confundem empreendedorismo com administrao. Ensinam um coisa como se fosse outra , como uma simples cincia e se esquecem de todo o crculo que envolve a palavra empreendedorismo.

Porque empreender no administrar, nem administrar empreender?

Empreendedor o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivduo que detm uma forma especial, inovadora, de se dedicar s atividades de organizao, administrao, execuo; principalmente na gerao de riquezas, na transformao de conhecimentos e bens em novos produtos mercadorias ou servios; gerando um novo mtodo com o seu prprio conhecimento. o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer rea do conhecimento humano. Tambm utilizado no cenrio econmico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda no existia. (fonte: Wikipedia)

Empreender mais do que administrar!

E quais so as caractersticas do Comportamento empreendedor?

Administrao uma cincia e, cuida da gesto de pessoas, estruturas e recursos, aliado a outras cincias e reas do pensamento, como o Direito, a Contabilidade, a Economia, a Matemtica e Estatstica, a Psicologia, a Sociologia e a Informtica. Um administrador, por sua vez no precisa ser um empreendedor, ele precisa apenas dominar as ferramentas tcnicas da administrao para gerir uma determinada instituio.

Iniciativa Resilincia Buscas de oportunidade


Persuaso

Correr Riscos Persistncia


Sistemtico

Comprometimento Networking

Autoconfiana Sede de Informao


Energia

Pragmatismo

J o empreendedorismo um comportamento e, despertado por condutas e vivncias de cada indivduo.


Sendo assim, o empreendedorismo no deve ser ensinado atravs de lies, mas sim atravs da prtica e dos exemplos.

Estabelecimento de Metas

Mtricas de Excelncia Censo de Urgncia Independncia

CriatividadeDeterminao
Opinio Prpria Ambio

Mais vivncia e menos tecnicismo!

O EMPREENDEDORISMO
O MELHOR CAMINHO PARA

construirmos

que queremos PARA O FUTURO

Alguns acreditam que o empreendedorismo uma herana gentica. Outras acreditam que, como todo conhecimento o comportamento empreendedor pode ser ensinado.
Se acreditarmos que, o empreendedorismo uma ddiva, que no pode ser aprendido, ou construdo, temos que aceitar que nada pode ser feito a respeito do sucesso ou fracasso das empresas que nascem e morrem todos os dias. Se acreditarmos que o empreendedorismo no pode ser ensinado, podemos prever facilmente a derrocada ou sucesso de um negcio pela pessoa que o empreende. E, isso que o comportamento empreendedor. a vontade de fazer mais, o mpeto de buscar mais. Podemos nos transformar em pessoas mais empreendedoras apenas aumentando nosso repertrio, o conjunto de experincias, informaes e conhecimento. Experincias que vivemos, que vemos, que assistimos, que lemos. Informaes que coletamos, que ouvimos, que lemos que assistimos. Conhecimento? Bem, tudo aquilo que adquirimos. Empreendedorismo um comportamento. Oriundo de tudo que nos rodeia e pela capacidade de aprendermos com ele que cada um tem. O empreendedorismo um comportamento composto. Sem cultura, sem educao, sem informaes, sem percepes, sem reflexes, sem anlises, sem escolhas, sem escolas, sem convvio, sem estudo, sem empreendedorismo. Tudo que vemos, da hora que acordamos, a hora que dormimos pode nos ensinar um pouco de empreendedorismo.

Mas, o empreendedorismo muito mais do que um presente ou um dom. um comportamento e, como tal, pode ser adquirido ou transferido. O empreendedorismo o responsvel, e o melhor caminho para mudarmos as pessoas e a sociedade atravs do trabalho, do senso de urgncia e da vontade de mudar o mundo. Se no for atravs do empreendedorismo, qual a melhor maneira de gerar riqueza, prosperidade e desenvolvimento? Arregaar as mangas e simplesmente trabalhar no a soluo para todos os problemas. preciso querer mais, aprimorar mais, fazer um pouco mais.

Sim. verdade que, tudo que vemos e fazemos, da hora que acordamos at a hora em que dormimos tem algo a nos ensinar sobre empreendedorismo. O problema que existem programas mais empreendedores que outros e, pessoas mais empreendedoras so resultados de hbitos mais saudveis. Ler um livro, no horrio da novela vai acrescentar muito mais conhecimento empreendedor do que assistir ao captulo de hoje a noite. Ou seja, quanto mais hbitos saudveis mais lies proveitosas.

Dizem que o nosso comportamento presente define o nosso destino no futuro. Sendo assim, hbitos saudveis no fazem apenas bem para a sade, mas para o corpo e para a alma. A capacidade em aprender com as coisas que nos rodeiam, com um problema, com uma decepo, com um erro mostra o quo capazes somos de aprender durante as diversidades. Porm, nem s aquilo que aprendemos na diversidade tem lies a nos ensinar. sabido que, tudo que acontece ao nosso redor pode ter valiosas lies para a nossa vida, o nosso quotidiano. Mas, geralmente s nos atemos aos detalhes das lies de coisas impactantes, coisas negativas.

O consenso geral, as pessoas, os grandes lderes e empreendedores vivem batendo na tecla de aprender com erros, com os problemas e com a adversidade. Mas se esquecem de enfatizar que coisas boas podem ensinar tambm. O que diferencia os bons empreendedores dos medianos justamente a forma com que eles conseguem absorver lies no somente das perdas ou das coisas que impactam negativamente nossas vidas, mas tambm pelas simples coisas do nosso dia-a-dia. Se fosse preciso apontar uma palavra para definir a maneira com que o empreendedorismo precisa ser ensinado, CULTURA seria a palavra certa para isso. O sucesso empreendedor da-se no s pelos riscos corridos, pelas decises tomadas e pela bagagem de estudo que essas pessoas possuem durante a sua vida, mas sim pela cultura que adquirem e, quando digo cultura, me refiro capacidade de transformar a rotina diria em uma fonte de aprendizado inigualvel.

A cultura a fonte inesgotvel de conhecimento empreendedor. As pessoas no sabem mais porque lm jornal, porque assinam todas as revistas de negcios e, porque esto atualizadas com todos os livros que saem no mercado. No s por isso. Os livros, as revistas, os jornais tem sim um grande potencial didtico que pode muito bem transmitir grandes quantidades de conhecimento. Mas, no so os nicos meios por onde o empreendedorismo pode ser transmitido. Um livro, uma entrevista, um blog, um workshop, uma faculdade ou um curso de mestrado sozinhos s tm o poder de fornecer o bsico. Uma pequena bagagem que, depois disso cabe a pessoa trilhar o caminho por si s. E a forma com que esse caminho trilhado que faz toda diferena.

Como implementar as lies que aprendemos nos livros com o que vivenciamos diariamente? Essa a grande pergunta que permeia a cabea de milhares de pessoas todos os dias. Como conseguir conciliar a teoria abordada nos livros, nos cursos, nas palestras nos problemas que temos que enfrentar todos os dias? Quando nos focamos apenas naquilo que aprendemos diretamente, muitas vezes no conseguimos encontrar soluo para o que queremos. Isso porque estamos sendo limitados. Estamos buscando a soluo apenas em meios tradicionais de aprendizado: os livros, os cursos, os artigos, as revistas, a internet, etc. Mas, estamos nos esquecendo sobre o restante, o que est ao nosso redor e nem sequer nos damos conta. As lies que aprendemos s se tornam inovadoras se conseguimos un-las a outras formas de aprendizado no comuns. O que podemos aprender com o novo clipe da minha banda predileta? O que podemos aprender com o novo filme da Pixar? O que podemos aprender no novo show da minha banda favorita? O que podemos aprender em uma apresentao do Cirque du Soleil? O que podemos aprender na Yoga, no Karat, na Capoeira? a nossa capacidade de aprender nas fontes que ningum busca que desperta o nosso senso empreendedor e inovador. a maneira com que diversificamos o nosso aprendizado que nos fornece lies que nos diferenciam do restante das pessoas. a nossa capacidade de entender o que empreendedorismo e onde ir busclo que nos transforma verdadeiramente em pessoas empreendedoras.

A cultura o instrumento mais precioso


para o ensino e fomento do empreendedorismo,
e so, justamente hbitos culturais mais saudveis os responsveis por ensinar lies valiosas sobre empreendedorismo, inovao, liderana, marketing e muitas outras que no aprendemos na escola, nem na faculdade. Alm do livro e do jornal, o cinema, o teatro, show musicais, eventos regionais, o circo, o coral, atividades fsicas e claro, o contato com outras pessoas tem aulas muito mais interessantes do que a escola. E so essas as atitudes que pessoas empreendedoras valorizam para fomentar o crebro e aprender de forma realmente relevante e inovadora.

A MANEIRA QUE ACREDITAMOS QUE O EMPREENDEDORISMO DEVE SER FOMENTADO...

O empreendedorismo no uma matria a ser ensinada. um comportamento a ser incorporado. E como tal, deve ser fomentado atravs da cultura, das vrias reas do conhecimento.
Eu vejo as matrias de empreendedorismo em cursos e faculdades e me deparo com pessoas estudando cases de empreendedores bem sucedidos para que isso sirva de inspirao e o esprito empreendedor instantaneamente despertasse nas pessoas, como uma mgica. Mas, no precisamos ir muito longe para ver que os verdadeiros empreendedores, os verdadeiros cases de sucesso so aquelas pessoas que se entregam a todas as formas de aprendizado. O empreendedorismo no pode ser fomentado com o estudo, com a dissecao daquilo que denominam a sntese do comportamento empreendedor. Empreendedorismo no uma profisso ou uma tcnica que pode ser dominada apenas com o ensinamento dos livros e dos cases. A essncia do empreendedorismo a sede de conhecimento e a sede de fazer perguntas que ningum ainda nunca fez. A curiosidade a corao do empreendedorismo e, pra quem curioso, as respostas podem vir de vrios lugares ao mesmo tempo. No atravs dos cases e da sntese do comportamento empreendedor.

O empreendedorismo no precisa ser ensinado. Ele precisa ser entendido. E, como j disse fomentado pela sede de conhecimento e a vontade de fazer perguntas que ainda no foram feitas. E isso s pode ser entendido quando o vrus da curiosidade transferido de uma pessoa para outra. Porque a curiosidade por novas perguntas, por novas respostas mostram o caminho empreendedor: a cultura. atravs dela, da cultura que, novas perguntas sobre as mesmas coisas so formuladas. Atravs da cultura que, um evento coloca uma pulga em nossa orelha e, vamos correndo buscar as respostas, buscart aprender mais, buscar vivenciar mais, buscar aumentar nosso repertrio. A cultura a nica matria que precisa ser ensinada no empreendedorismo. O resto acontece automaticamente, quando a vivncia e a curiosidade brotam na cabea das pessoas e elas comeam a enxergar a essncia das coisas.

Como

O empreendedorismo

O quadro-negro do empreendedorismo a vida. Sendo assim, no adianta querer limitar o aprendizado do comportamento empreendedor sala de aula. O professor, ao ensinar sobre empreendedorismo, precisa demonstrar na prtica que, o conhecimento emana de todos os lados. Mostrar que, em filmes, em seriados, em msicas, no teatro, no cinema ou em um espetculo de dana da sua irm mais nova tm muito a ensinar algumas lies de maneira muito mais didtica do que livros ou estudos. Aquele filme que te fez chorar e aquela comdia maravilhosa podem ter, por detrs disso tudo alguma lio sobre o empreendedorismo que voc ainda no tinha compreendido.

precisa ser ensinado.


Da mesma maneira isso pode acontecer com todos os eventos que permeiam diariamente nosso quotidiano sem que ns demos a devida ateno, como por exemplo uma conversa com uma pessoa mais velha, que tem uma histria de vida diferente e, com isso, outras percepes sobre as coisas. Para algumas pessoas, um filme apenas um filme, uma pea de stand up apenas para rir, uma msica s para ouvir e, local de aprender na escola, nos livros, nos sites e nas revistas.

Mas, ns pensamos diferente. Ns achamos que as salas de cinema so mais inspiradoras do que a as salas de aula e, que os eventos culturais so sim, sobre empreendedorismo. A pea da Bela e a Fera sim uma histria de superao e vencimento de obstculos. Assim como Titanic no apenas um filme sobre um naufrgio. Ns achamos que ensinar empreendedorismo sobre ensinar a aprender com as grandes oportunidades que esto fora da sala de aula. Porque a maior sala de aula que podemos ter a curiosidade, e ela o motor do comportamento empreendedor.

s precisamos ensinar o empreendedorismo e as caractersticas do comportamento empreendedor atravs da vida em movimento. Vamos ensinar empreendedorismo ensinando as pessoas a aprenderem com todos os detalhes que esto ao redor dela e elas no se do conta. os vamos comear fazendo isso atravs do cinema. Porque a stima arte tambm uma escola. E, acima de tudo, vamos ensinar o empreendedorismo ensinando cultura, porque ter cultura ter conhecimento e ter sede de conhecimento e querer aprender ser empreendedor.

O que acontece quando o cinema e o empreendedorismo se cruzam?


Ter cultura ser empreendedor. Precisamos primeiro fazer as pessoas se interessarem por essa tal cultura e depois mostrarmos a elas que sim, possvel aprender atravs dela de uma maneira muito mais prazerosa e provocativa do que seguindo os antigos manuais. A nossa ideia no apenas ensinar lies de empreendedorismo atravs dos filmes, mas sim despertar interessa nas pessoas para que elas enxerguem que CULTURA EMPREENDEDORISMO. Que o comportamento empreendedor no nada mais do que bagagem e conhecimento cultural adquirido de vrias fontes e que juntos, transformam pessoas normais em pessoas espetaculares.
Vamos mostrar que a cultura, muitas vezes esquecida justamente a arma e o diferencial de quem consegue fazer mais. A cultura a responsvel por juntar aquilo que se aprende em sala de aula, em livros, palestras, revistas e etc., junto com os conhecimentos que presenciamos no dia-a-dia e transformar um indviduo comum em uma pessoa expetacular.

Ns queremos mostrar que, atravs do cinema podemos aprender alm de nos divertir. Porque no o cinema tambm uma sala de aula? Porque no ensinar tambm histrias empreendedoras dentro das histrias do cinema? Se pararmos para observar e nos dispormos a aprender, o cinema tem muita coisa pra contar. E porque no assistir ao seu filme predileto tentando tirar uma lio dele? As histrias de fracasso, de aventura de comdia que nos divertem podem tambm ensinar muito sobre aquilo que os livros no ensinam.

Da mesma maneira em que temos filmes baseados em lies e fatos reais, toda obra de fico pode inspirar fatos e aprendizados reais. J diz o ditado que a vida imita a arte e a arte imita a vida. Sendo assim, nada mais justo do que histrias inspirarem filmes e, filmes inspirarem comportamentos e despertarem conhecimentos na vida real. E isso que pretendemos mostrar na prtica.

1
VAMOS ENSINAR EMPREENDEDORISMO DO JEITO QUE NINGUM AINDA ENSINOU E, PROPORCIONAR QUE AS PESSOAS COLHAM OS FRUTOS QUE NINGUM AINDA COLHEU.
Aonde queremos chegar ensinando empreendedorismo atravs da cultura?

Queremos mostrar que, empreendedorismo se aprende fora da sala de aula. Mas que, para a surpresa de algumas pessoas, aprende-se muitas vezes dentro da sala de cinema, da sala de teatro, do picadeiro do circo e das salas de espetculos.

2 3

Queremos ensinar as pessoas a aprenderem atravs da cultura. A cultura enxergada como forma de lazer e lindo porque aprender com o lazer tende a ser muito mais divertido do que aprender por obrigao.

Queremos fomentar o empreendedorismo. Porque acreditamos que o comportamento empreendedor o responsvel por despertar nas pessoas as suas grandes paixes e, empreendedores apaixonados esto prontos para mudar o mundo.

Queremos fazer um manifesto em prol do empreendedorismo. Empreender o tema da vez e as pessoas esto querendo, atravs de um passe de mgica a-prender a ser empreendedoras. Queremos mostrar, atravs desse manifesto que o empreendedorismo um comportamento e que, seu aprendizado constante. Empreende mais aquele que consegue absorver mais conhecimento sobretudo aquilo que est ao nosso redor.

Por fim, queremos promover a importncia da cultura, porque empreendedorismo cultura e a cultura o grande diferencial no comportamento empreendedor. a cultura, a grande responsvel pela capacidade de aprendizado multidisciplinar do empreendedor.

O AUTOR
Enrico Cardoso blogueiro e escritor. Empreendedor apaixonado por temas como Inovao, Marketing & Vendas. Contestador das regras gerais, sempre est disposto a desafiar o senso comum e provar que inovar possvel em qualquer situao. a pessoa ideal para as empresas que buscam profissionais que no se limitam ao mais do msmo nem a mediocridade. J colaborou com textos para os blogs SuperEmpreendedores e Administrando.biz. Atualmente colabora para os blogs AveMarketing e PontoMarketing. editor do blog ThinkOutside e, em Junho de 2011 lanou o blog Uma imagem vale mais que mil palavras mostrando que no somente de palavras formamos as nossas opinies e ideias. Alm disso, idealizador do projeto CINEBusiness, um blog com artigos sobre business inspirados em filmes.

cinebusiness.blog.br

You might also like