You are on page 1of 9

ROLO PRETO E OS FASCISTAS LUSITANOS

Em 1933, o movimento nacional-sindicalista cresce vertiginosamente, chegando a assustar Salazar e a Unio Nacional.

Em 1932 era criado o Movimento Nacional-Sindicalista, uma organizao fascista que herdava a sua coluna vertebral ideolgica do Integralismo Lusitano e efectivos oriundos de outras organizaes entretanto desactivadas, como a Cruzada Nun lvares e a Liga Nacional 28 de Maio. Em Fevereiro de 1932, um grupo de estudantes fascistas, quase todos provenientes do sector estudantil do Integralismo Lusitano, fundava o jornal Revoluo. Pouco depois, lanavam uma ponte com a gerao mais velha, convidando Rolo Preto para seu chefe. No Vero desse ano, era lanado o MNS, que conseguiu captar uma parte significativa da juventude radicalizada direita, com uma razovel influncia nos jovens tenentes das Foras Armadas. Os pilares ideolgicos do nacional-sindicalismo eram a defesa do corporativismo (o lanamento, ainda que tmido, do Estado corporativo por Salaz ar esvaziar de contedo muitas das suas crticas) e de um Estado totalitrio semelhana do italiano de Mussolini.

O desafio a Salazar Salazar era criticado por ser um homem do centro, quando os chefes das naes que se esto libertando das runas europeias vestem por toda a parte, como signo da sua f nas virtudes militares, uma farda ou uma camisa de combate. A Unio Nacional era uma organizao de burgueses panudos e apticos, que tinha como critrio de recrutamento o das antigas influncias polticas e das fortunas, a respeitabilidade social, a vetustez das idades. Absolutamente incapazes para a aco e para a luta que constituem as necessidades da hora actual. Porm, o tom geralmente usado era menos custico, insistindo no desafio unidade na aco. Na cobertura que o oficial Dirio da Manh faz do grande banquete nacional-sindicalista no Palcio da Exposio (Pavilho do Parque Eduardo VII), em Lisboa, a 18 de Fevereiro de 1933, que reuniu mais de 700 adeptos do movimento, referem-se elogios a Salazar de Rolo Preto, que termina o seu discurso com um desafio ao Presidente do Conselho: Sr. Dr. Oliveira Salazar: oia Vossa Excelncia a alma portuguesa que vibra; oia os votos da nossa mocidade e, se quer,

Em vsperas do 28 de Maio de 1933, Rolo Preto garante, nas pginas do vo u o, apoiar o governo da Ditadura e Salazar: O seu actual Chefe, a quem a nao j deve uma obra de restaurao financeira notvel, cuja rpida e ecuo espantou o mundo, acha-se ligado a declara es pblicas, vrias vezes repetidas, que so para ns o mais seguro penhor de que o nosso esforo encontra o aplauso do Poder e devemos esperar dele prximas realiza es legislativas que nos auxiliem na rdua tarefa de transformar totalmente o meio social portugus.
( ) ) ' &

O N e a Unio Nacional Em poucos meses, os nacionais -sindicalistas atingem um nmero de efectivos idntico ao da Unio Nacional, que, segundo Antnio Costa Pinto ( s Ca sas A u s), O superavam em praticamente metade dos distritos, entre eles alguns dos mais importantes, como Lisboa, Braga e Coimbra.
A a ja a est! (em portugus: Os dados esto lanados ) uma expresso latina traduzida, comummente, como A sorte est lanada .
76 54 0

21

 

% $



 

a d hon a do banqu

# 

 !

d 18 d F v b a ad a o
  " 

o d 1933 no Pa qu dua do VII aC u d C o o o P o

L boa Ao

n o o

u a

 !

 !



a a ja a !1 E garante que se a Ditadura precisar, e e, c c e e o dec ara, far desfilar e Lis oa 5000 camisas azuis.
  

a autoridade de



 

  





Ora a Unio Nacional o partido nico do regime. Da a necessidade de negar para garantir a sua prpria existncia que o nacional-sindicalismo seja uma organizao poltica rival da UN. A primeira pgina do Revoluo de 26 de Maio de 1933 toda ocupada por uma declarao firmada por Rolo Preto, intitulada Ns e a Unio Nacional, que busca essa justificao: A ofensiva contra o nacionalsindicalismo continua temerosa e activa em certos sectores da poltica nacional, comea o artigo. Agora ( ) o que se pretende atacar a nossa posio para com a Unio Nacional, nica fora poltica da situao. Prossegue afirmando o nacionalsindicalismo como um movimento de ideias econmico-sociais, que no e nunca foi, nem de perto, nem de longe, uma formao de carcter poltico. Rolo Preto delimita o nosso campo de actividade no estudo e na propaganda das solues econmicas e sociais para os problemas que so o pesadelo do gravssimo momento histrico que estamos atravessando. A organizao nacional-sindicalista justificada pela necessidade de editar livros, publicar jornais e folhetos, prover enfim s necessidades de estudo e propaganda. A criao da milcia dos camisas azuis no negada, mas justificada como forma de se protegerem das violncias dos contrrios, para apoiar com nossos braos os oradores das nossas conferncias e dos nossos comcios. Tal defesa e apoio necessitava sujeitar-se a uma tcnica de combate sem a qual seria baldada e intil. Rolo Preto declara que a sua inteno conciliar as duas tendncias (NS e salazarista) dentro de posies prprias embora servindo sob a mesma bandeira da Revoluo Nacional. Para isso, assegura que os nacionais-sindicalistas servem a Ditadura e a Nao dentro da nica organizao poltica criada pela Revoluo. Aqueles que entendiam de seu dever militar no campo da poltica eram convidados por ns a aceitar o seu lugar na UN.

Prin pios do Nacional -Sindicalismo ortugal eterno; a tria uma realidade imposta pela Terra, pelo Clima, pela ngua, pelos Costumes, pela Raa, pela Histria; a Nao uma realidade econmica indispensvel vida humana, social -econmica e poltica. O Equilbrio Social ortugus e a Justia equitativa na Vida dos ortugueses dependem exclusivamente de uma Orgnica Nacional definida na utoridade forte independente e na Nao Organizada atravs dos seus grupos administrativos, sociais e econmicos. Famlia indissolvel, protegida e dignificada, a primeira clula social e tem de ser a base da organizao administrativa, descentralizada e fiscalizada, da Freguesia, do Municpio e da rovncia. V O Trabalho um Dever Nacional Trabalho de nteligncia e da Tcnica, da ropriedade, do Capital e da Mo -de-Obra. O Trabalho tem de ser organizado nos Sindicatos rofissionais pela Sindicalizao Obrigatria de todos os Trabalhadores. V Tudo roduo. roduo tem de ser o conjunto orgnico de todos os roduo tem de ser organizada e coordenada elementos que para ela concorrem. pelas Corporaes. ropriedade privada e o Capital privado tm uma funo social V imprescritvel como a Tcnica e a Mo-de-Obra tm a sua. ossuir um Direito natural, mas necessrio que a extenso da posse seja definida e limitada em funo da sua utilidade social. Economia Nacional pblica e privada tem de ser disciplinada e orientada V pelo Estado Tcnico que deve dirigi-la e intervir nela sempre que essa necessidade se imponha para o bem comum e colectivo. Os Grandes Meios de roduo tm de ser nacionalizados sempre que essa V necessidade se imponha ao bem comum e colectivo, ao equilbrio e justia social. X ssembleia Nacional tem de ser unicamente constituda pelos representantes dos Municpios, das rovncias, pelo Conselho da Economia Nacional e por delegaes das foras morais e espirituais da Nao. X O Estado tem de confundir-se com a Nao. O Estado Nacional-Sindicalista ser um Estado de Trabalhadores e s de Trabalhadores, garantindo a todos os ortugueses que trabalham os justos Seguros Sociais atravs dos Sindicatos e das Corporaes, sempre que as condies de Vida o exijam. ublicado vrias vezes no jornal Revoluo. (Mantivemos a profuso de maisculas iniciais do texto original, s actualizando a grafia).
@ @ B @ 9 @ B @ @ @ @ B @ @ @ B @ B @ B B B @ 999 99 9 999 99 9 9 9 @ @ A 8

conquista da rua A afirmao pblica do nacional-sindicalismo passa por uma campanha de comcios e desfiles. Longamente preparado, o primeiro grande comcio, eufemsticamente anunciado como banquete de homenagem ao dr. Rolo Preto, realiza -se em Lisboa, no pavilho do Parque Eduardo VII, no sbado 18 de Fevereiro de 1933. O Revoluo de segunda-feira seguinte titula, entusistico: No caminho da vitria. O banquete reivindicado como a maior manifestao poltica do seu gnero de que h memria

no pas, onde 730 nacionalistas prestaram a sua homenagem s reivindicaes econmico-sociais do Nacional-Sindicalismo. Menos de trs meses de pois, a 7 de Maio, no Palcio de Cristal do Porto (hoje, Pavilho Rosa Mota), novo banquete. Desta vez, o Revoluo de 8 de Maio assevera: O Porto respondeu a Lisboa. O Chefe do Nacional -Sindicalismo reuniu em sua volta mais de seis mil e duzentas pessoas, cheias de entusiasmo e f de certeza na nossa vitria. Antes do banquete realizou -se uma parada onde o Sr. Dr. Rolo Preto passou revista a mil nacionais-sindicalistas que envergaram a honrosa camisa de ganga dos trabalhadores. No editorial deste nmero do dirio nacional-sindicalista da tarde, lanam-se algumas farpas ao salazarismo e ao seu chefe: O nacional-sindicalismo no uma doutrina inventada friamente e friamente esboada num gabinete de trabalho. E fazem-se afirmaes de fora: O nacional-sindicalismo a expresso contempornea e humana do nacionalismo portugus. ( ) Somos uma realidade com que necessrio contar-se somos uma certeza. A campanha de comcios culmina com uma nutrida presena nas comemoraes do 28 de Maio em Braga. Cerca de 3000 camisas azuis do Norte de Portugal prestaram ontem, em Braga, homenagem memria do glorioso marechal Gomes da Costa, gritando com o entusiasmo de que s a sua mocidade capaz: Viva a Ditadura Militar! Reivindicar no aniversrio do 28 de Mai o o glorioso marechal, apeado ao fim de dois meses de Ditadura, no politicamente inocente: significa no reivindicar os chefes da Ditadura que lhe sucederam e actualmente ocupam o poder, significa postular-se como herdeiros e lderes alternativos do regime sado do 28 de Maio. Alis, nos comcios nacional-sindicalistas sentava-se invariavelmente na mesa de honra o general Joo de Almeida, o seu eterno candidato chefia da Ditadura, nas palavras de Antnio Costa Pinto. A partir de Maio de 1933, os confrontos de rua envolvendo nacionais -sindicalistas comeam a generalizar-se. No comcio de Coimbra de 21 de Maio, os nacionais sindicalistas idos de Lisboa de comboio e em camionetas foram alvo de uma espera por manifestantes antifascistas. Nas refregas que se seguiram, vrios NS ficaram feridos. Rolo Preto e um grupo dos seus partidrios foram obrigados a refugiar -se no Hotel Avenida, de onde s saram sob escolta policial e debaixo de um coro do movimento. No seu livro j citado, A. Costa Pinto refe re conflitos a tiro em Ponte de Lima, Guimares e Braga. E uma tentativa de um grupo de ferrovirios de fazer descarrilar, em Ermesinde, o comboio onde seguiram os nacionais-sindicalistas em direco Braga, para as comemoraes do 28 de Maio. Estes incidentes por detrs dos quais os dirigentes nacionais-sindicalistas imaginam ver uma provocao policial a mando dos chefes do regime serviram de

pretexto ao Governo para proibir uma grande manifestao comemorativa da batalha de Aljubarrota que os nacionais-sindicalistas estavam a organizar para Junho de 1933. Alberto de Monsaraz, o segundo dirigente mais destacado do MNS, anunciava uma concentrao de 10 000 camisas azuis devidamente uniformizados um nmero porventura exagerado. O Ministrio do Interior proibiu a manifestao.

A persegui o Houvesse ou no camisas azuis suficientes para tanta gente (ou gente para as camisas), Salazar reconhece o perigo e move uma perseguio encarniada aos nacionais-sindicalistas. Aps uma tentativa, frustrada por Carmona que a 7 de Junho recebera oficialmente Rolo Preto na Presidncia e lhe garantira que dentro da situao criada pelo 28 de Maio cabem em todos os nacionalistas de substituir o ministro da Guerra, Salazar consegue colocar no Ministrio do Inter ior um inimigo do nacional-sindicalismo, Antonino Gomes Pereira. A partir daqui, desencadeia a perseguio. A primeira arma a censura. O Revoluo, jornal do MNS, suspenso diversas vezes e quando reaparece exibe os cortes dos censores. J na edio de 29 de Maro de 1933, na primeira pgina, sob o ttulo Ajudem -nos, apelava-se a uma campanha financeira para reparar os prejuzos sofridos com uma suspenso: A suspenso a que fomos forados pela Direco de Censura causou-nos duros prejuzos que urgente reparar. Revoluo , jornal pobre, jornal de trabalhadores que vive exclusivamente dos seus assinantes e amigos, perdeu alguns contos de ris que lhe fazem falta. E o artigo rematava: Que todos nos ajudem, pois, com o pouco ou o muito que puderem. Pouco depois da posse do novo ministro do Interior, a 24 de Julho de 1933, o Revoluo suspenso. Reaparece apenas, e por breves perodos, em Setembro. O Revoluo dos Trabalhadores , que comeara por ser uma seco do jornal para depois se transformar num suplemento dirigido aos trabalhadores, chegou a ser integralmente cortado pela censura. Seguem-se os encerramentos de sedes e a recusa de acesso a espaos pblicos para realizar sesses. O Ministrio do Interior, a partir do Vero, d instrues aos governadores civis para que comeassem a proibir os comcios e manifestaes pblicas dos nacionais-sindicalistas. O passo seguinte organizar uma ciso pro-governamental. Desde o Vero que, a partir de Coimbra, um grupo de lentes defende a aproximao a Salazar. Como forma de limitarem o poder de Rolo Preto e Alberto de Monsaraz, propem a criao de um directrio do movimento. Procuram aliciar Lus de Cabral Moncada para substituir Rolo Preto, mas este recusa. O grupo cisionista, atravs de Jos Cabral,
D C

prope uma alterao aos estatutos que eliminava os cargos individuais de chefia e reconhecia Salazar como chefe nico da Revoluo Nacional. Rolo Preto cede na questo do directrio, que criado em Setembro, mas no chega a reunir porque o avolumar da crise e das perseguies salazaristas obriga convocao de um congresso. Este rene em 12 de Novembro de 1933. A questo central, a das relaes entre os nacionais-sindicalistas e o regime de Salazar, era abordada por Alberto de Monsaraz, no documento de convocatria nos seguintes termos: Pelo Poder, Contra o Poder, Sem o Poder? Rolo Preto e Alberto Monsaraz saem vitoriosos do congresso. O Unio Nacional de 19 de Novembro (at a um jornal regional NS de Leiria, mas que nesta altura, para tentar fugir s suspenses e dvidas do Revoluo, se torna rgo central do movimento nacional-sindicalista) d uma imagem de falsa unidade da organizao e refora o culto do chefe na pessoa de Rolo Preto, um crebro privilegiado, um crebro de chefe. Mas O Sculo de 15 de Novembro traz outra verso dos acontecimentos: foi encarregado de toda a organizao nacional-sindicalista o dr. Jos Cabral, deixando de existir, segundo se depreende da resoluo, o lugar de Chefe que estava sendo desempenhado por Rolo Preto.

Rolo Preto, o verdadeiro social-fascista Francisco Rolo Preto nasceu em 1896. Estudante emigrado na Blgica, a comeou a escrever, aos 17 anos, na revista monrquica A a Po tuguesa, influenciada pela A tion F an aise de Maurras. No dirio integralista A Mona quia, pelo qual chegou a ser responsvel em 1920, comea a escrever sobre a questo social. No incio dos anos 20 torna -se o responsvel pela aco sindical do Integralismo Lusitano, que procura disputar o meio operrio s influncias anarquistas e socialistas. Desde 1922 seduzido pelo fascismo italiano, de que admira sobretudo os mtodos de actuao poltica, marcados pela aco. Apoiou o golpe falhado de 18 de Abril de 1925 e o 28 de Maio de 1926. Ligado a G omes da Costa, procura constituir uma milcia de apoio ao general. Durante a Ditadura Militar defendeu sempre a sua radicalizao direita, na senda do fascismo. Em 1932 criou o Movimento Nacional Sindicalista, que em pouco tempo conseguiu captar uma parte significativa da juventude radicalizada direita, com uma razovel influncia nas Foras Armadas. Rapidamente atingem um nmero de efectivos idntico ao da Unio Nacional, que superavam em distritos importantes como Lisboa, Braga e Coimbra. Salazar reconhece o perigo e vai mover-lhes uma perseguio encarniada, procurando cindir o movimento e captar parte dos seus quadros. A partir de Setembro de 1933, fecha-lhes as sedes, probe o seu rgo evo u o e lana um jornal concorrente, o evo u o Na iona , dirigido por um dissidente do MNS, Manuel Mrias, cria a organizao Aco Escolar Vanguarda para disputarlhes o terreno na juventude e, finalmente, em Julho de 1934, manda prender e deportar para Espanha Rolo Preto e outro dos principais dirigentes nac ionais-sindicalistas, Alberto de Monsaraz. Aps uma tentativa de golpe de Estado fracassada, em 1935, e da dissoluo do seu movimento, Rolo Preto afasta-se do fascismo. Em 1945 v na vitria trabalhista em Inglaterra a hiptese de recuperar uma espcie d fascismo social. No pse guerra participa nas tentativas para derrubar Salazar, apoia a candidatura de Norton de Matos em 1949, e tenta lanar a de Quinto Meireles, em 1951, junto com os republicanos moderados. Em 1958, apoiou Humberto Delgado. Aps o25 de Abril de 1974, ainda teria tempo de ser dirigente do PPM (Partido Popular Monrquico), antes de morrer em 1977. Poucos dias depois do congresso, o grupo cisionista encontrou com o ministro -se do Interior e com o prprio Salazar, a quem props mante a sua autonomia e r organizao independente a troco da convergncia com a Unio Nacional e do apoio ao Estado Novo. Mas Salazar no est a fim de convergncias. S h lugar para a submisso. De imediato, os cisionistas comeam a ser aliciados para ocupa rem lugares no aparelho de Estado, no Instituto Nacional do Trabalho e Previdncia (Amaral Pyrrait
I E P G E FE H I I E G P G H

e Castro Fernandes) e noutros organismos corporativos, no Secreariado de t Propaganda Nacional, nos sindicatos nacionais. Em finais de 1933 lanada a Aco Escolar Vanguarda, cujo primeiro presidente um jovem nacional-sindicalista dissidente, Ernesto de Oliveira e Silva, para disputar ao NS o terreno na juventude, usando uma linguagem radical idntica, convidando nazis alemes e fascistas italianos a escrever no Avante! o seu rgo. Salazar discursar na sesso pblica inaugural da organizao, no Teatro de S. Carlos, em Lisboa. A AEV ser, de facto, sempre dirigida pelo Estado, atravs do Secretariado de Propaganda Nacional. Antnio Ea de Queirs (filho do escritor), funcionrio do SPN, quem dirige efectivamente. Ser ele, por exemplo, a representar a AEV no congresso internacional fascista de Montreux. Cumprida a sua funo de ajudar a cindir o MNS, a AEV ser, em 1936, integrada na Mocidade Portuguesa.
Q

IMPORTANTE:
O artigo apresentado da autoria de Antnio Simes do Pao e foi publicado no livro 1933 A Constituio do Estado Novo da coleco Os Anos em que Salazar governou . Assim, no dispensvel a leitura e anlise do artigo no livro citado.

Sa a a co

T S R

elementos da Aco Escola Vangua da Esta o ganizao juvenil, p ecu so a da Mocidade Po tuguesa, lanada em inais de 1933 pa a disputa o terreno aos nacionaissindicalistas. -

You might also like