You are on page 1of 16

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO SECRETARIA DE LOGSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAO DEPARTAMENTO DE LOGSTICA E SERVIOS GERAIS

- SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREOS

Manual do Usurio

Braslia Junho/2006
MP/SLTI/DLSG

MINISTRO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO Paulo Bernardo Silva SECRETRIO EXECUTIVO Nelson Machado SECRETARIO DE LOGSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAO Rogrio Santana dos Santos DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE LOGSTICA E SERVIOS GERAIS Loreni Fracasso Foresti

MP/SLTI/DLSG

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO SECRETARIA DE LOGSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAO ESPLANADA DOS MINISTRIOS CEP- 70046-900 BRASLIA - DF FONE: 08009782329 E-MAIL: comprasnet@planejamento.gov.br Manual Elaborado pela Diviso de Sustentao Operacional do Departamento de Logstica e Servios Gerais. Gerente de Projetos: Carlos Henrique de Azevedo Moreira. Equipe: Jos Antonio de Aguiar Neto, Kleber Castro.

NORMALIZAO: DIBIB/CODIN/CGAIN/SPOA/SE

Brasil. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao. Sistema de registro de preos - SRP: manual do usurio. / Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao. - Braslia: MP, 2005. 16p.

1. Preo. 3. Finanas. 2. Manual. I. Brasil. Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto. II. Ttulo.

CDU 336.76.5(035)

MP/SLTI/DLSG

SUMRIO

1 APRESENTAO .............................................................................................................................. 5 2 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREOS .......................... 7 3 ACESSO AO SISTEMA...................................................................................................................... 8 4 ATA DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREO - SRP ...................................................................... 9 4.1 INCLUI ATA..................................................................................................................................... 9 4.2 CONSULTA ATA........................................................................................................................... 11 4.3 CANCELA/REATIVA ATA............................................................................................................. 12 4.4 FINALIZA ATA............................................................................................................................... 13 4.5 PRORROGA ATA.......................................................................................................................... 14 4.6 RENEGOCIA ATA ......................................................................................................................... 15 5 LEGISLAO................................................................................................................................... 16

MP/SLTI/DLSG

1 APRESENTAO
Registro de Preos o sistema de compras pelo qual os interessados em fornecer materiais, equipamentos ou servios ao Poder Pblico concordam em manter os valores registrados no rgo competente, corrigidos ou no, por um determinado perodo e fornecer as quantidades solicitadas pela Administrao no prazo previamente estabelecido. Hely Lopes Meirelles

O objetivo desta publicao orientar os servidores habilitados e cadastrados no Sistema Integrado de Administrao e Servios Gerais SIASG -, a realizarem registro e divulgao eletrnica de Atas do Sistema de Registro de Preos SRP. Contempla os procedimentos para registro e divulgao eletrnica de preos, passo a passo com todas as funcionalidades do subsistema e a legislao vigente. O Sistema de Registro de Preos SRP representa o conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, para contrataes futuras. precedido de licitao, realizada nas modalidades de concorrncia ou prego. O preo registrado na Ata e a indicao dos respectivos fornecedores sero divulgados em rgo oficial da Administrao Federal e ficaro disponveis para os rgos e entidades participantes do registro de preos ou a qualquer outro rgo ou entidade da administrao, mesmo que no tenha participado do certame licitatrio. Os Decretos n.s 3.391/2001 e 4.342/2002, regulamentam o Sistema de Registro de Preos previsto no artigo 15 da Lei n. 8.666, 21 de junho de 1993. O Ministrio do Planejamento Oramento e Gesto, por intermdio da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao e do Departamento de Logstica e Servios Gerais, tem investido na sistematizao das rotinas e procedimentos destinados a melhorar a eficincia e a qualidade na utilizao do sistema.

MP/SLTI/DLSG

MP/SLTI/DLSG

2 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREOS - SRP


ACESSO AO SISTEMA Acessar: Rede SERPRO; Para este procedimento o usurio tem que estar devidamente cadastro no sistema; Caso a senha tenha expirado, providenciar nova senha junto ao cadastrador parcial.

SISTEMA DE REGISTRO DE PREO - SRP Inclui Ata Acessar: SIASG > SISRP > ATA > IALATA Inclui/Altera Ata. Nesta transao permitido ao usurio proceder o lanamento da Ata de Registro de Preos no SIASG - Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais SIASG. Consulta Ata Acessar: SIASG > SISRP > ATA > CONATA Consulta Ata. Permite ao usurio verificar aps o lanamento do resultado, se este foi corretamente efetuado e se no existe nenhum item que esteja pendente por falta de informao do resultado; rgos integrantes do SIASG podem consultar as Atas vigentes cadastradas no Sistema de Registro de Preos, no Comprasnet (SIASG Web). Cancela/Reativa item da Ata SIASG > SISRP > ATA > CANREITATA Cancela/Reativa Item da Ata. Funcionalidade que permite ao usurio cancelar e/ou reativar determinado item lanado indevidamente. Este procedimento permitido antes do encerramento do Registro da Ata. Finaliza Ata Acessar: SIASG > SISRP > ATA > FINALIZATA Finaliza Ata de Registro de Preo. Esta transao deve ser efetuada quando o usurio tiver certeza de que os resultados dos itens foram lanados corretamente no sistema. Prorroga Ata Acessar: SIASG > SISRP > ATA > PRORROGATA Prorroga Ata de Registro de Preo. Devem ser lanadas no sistema todas alteraes nas datas de vigncia de uma determinada Ata, de acordo com o Art. 4. 2. do Decreto n. 3.931, de 19/09/2001. Renegocia Ata Acessar: SIASG > SISRP > ATA > RENEGOCIA Renegocia Preo da Ata. Permite o lanamento no sistema de todas as alteraes de preos ocorridas durante a vigncia da Ata de Registro de Preos. Esta renegociao feita exclusivamente pelo rgo gerenciado da compra.

MP/SLTI/DLSG

3 ACESSO AO SISTEMA
Passos: Acessar rede SERPRO; Informar CPF e senha. Importante Saber: Em todas as telas do Sistema SIASG, existem teclas de ajuda, a saber: PF1 - Esclarece as dvidas do usurio em todas as opes; PF3 - Permite a sada da transao. Os dados que no estiverem confirmados no sero gravados; PF7 - Permite retornar uma tela; PF8 - Permite avanar uma tela; PF12 - Retorna tela anterior, sem perda dos dados lanados no sistema; TESTECONF Teste de configurao: Permite ao usurio verificar se o teclado do equipamento est configurado para acentuao. Este procedimento visa atender as exigncias da Imprensa Nacional para publicao de matrias no Dirio Oficial da Unio.

MP/SLTI/DLSG

4 ATA DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREO - SRP


4.1 INCLUI ATA
Passos: SIASG > SISRP > ATA > IALATA Inclui/Altera Ata. Preencher Campos: UASG; Modalidade da licitao e nmero da licitao; Data da assinatura da Ata; Data de incio da vigncia da Ata; Nmero do item; CNPJ/CPF do vencedor; Quantidade, preo unitrio e marca; Confirmar a transao. Importante Saber: SISTEMA DE REGISTRO DE PREOS Conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, para contrataes futuras; ATA DE REGISTRO DE PREOS Documento vinculativo, obrigacional, com caracterstica de compromisso para futura contratao, onde se registram preos, fornecedores, rgos participantes e condies a serem praticadas, conforme as disposies contidas no instrumento convocatrio e propostas apresentadas; RGO GERENCIADOR rgo ou entidade da Administrao Pblica responsvel pela conduo do conjunto de procedimentos do certame para registro de preos e gerenciamento da Ata de Registro de Preos dele decorrente; RGO PARTICIPANTE rgo ou entidade que participa dos procedimentos inicias do SRP e integra a Ata de Registro de Preos; O Sistema de Registro de Preos SRP regulamentado pelos decretos n.s 3.931/2001 e 4.342/2002; Para a modalidade de Prego Eletrnico o resultado da Ata homologado diretamente no Portal de Compras do Governo Federal Comprasnet; apresentado em tela especfica o detalhamento do item a ser gerada a Ata de Registro de Preos; Ao confirmar a transao, na tela seguinte consta a mensagem: TRANSAO ANTERIOR EFETIVADA COM SUCESSO.

MP/SLTI/DLSG

MP/SLTI/DLSG

10

4.2 CONSULTA ATA


Passos: SIASG > SISRP > ATA > CONATA Consulta Ata. Informar: UASG, Modalidade da licitao; Assinalar com X o item a ser consultado. Importante Saber: Ao utilizar esta funcionalidade o usurio tem a oportunidade de verificar a situao da Ata do Registro de Preo.

MP/SLTI/DLSG

11

4.3 CANCELA/REATIVA ATA


Passos: SIASG > SISRP > ATA > CANREITATA Cancela/Reativa Item da Ata. Informar: UASG, Modalidade da licitao; Nmero do item. Importante Saber: Caso o usurio encerre o Registro de Preos de um item que esteja cancelado, este no pode ser reativado.

MP/SLTI/DLSG

12

4.4 FINALIZA ATA


Passos: SIASG > SISRP > ATA > FINALIZATA Finaliza Ata de Registro de Preo. Informar: UASG, Modalidade da licitao; Nmero do item; Confirmar a transao. Importante Saber: Ao encerrar a transao de Registro de Preos, os dados referentes Ata no podem ser mais alterados.

MP/SLTI/DLSG

13

4.5 PRORROGA ATA


Passos: SIASG > SISRP > ATA > PRORROGATA Prorroga Ata de Registro de Preo. Informar: UASG, modalidade e nmero da licitao; A nova data de vigncia da Ata; Confirmar a transao. Importante Saber: Esta funcionalidade permite prorrogar a data de vigncia da Ata de Registro de Preos; Ao confirmar a transao, na tela seguinte consta a mensagem: TRANSAO ANTERIOR EFETIVADA COM SUCESSO.

MP/SLTI/DLSG

14

4.6 RENEGOCIA ATA


Passos: SIASG > SISRP > ATA > RENEGOCIA Renegocia Preo da Ata. Preencher Campos: UASG; Modalidade e nmero da licitao; Item a ser renegociado; CNPJ/CPF do vencedor; Valor negociado e confirmar a transao.

MP/SLTI/DLSG

15

5 LEGISLAO

LEI N. 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias.

DECRETO N. 3.931, DE 19 DE SETEMBRO DE 2001. Regulamenta o Sistema de Registro de Preos previsto no art. 15 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, e d outras providncias.

DECRETO N. 4.342, DE 23 DE AGOSTO DE 2002. Altera dispositivos do Decreto n. 3931, de 19 de setembro de 2001, que regulamenta o Sistema de Registro de Preos previsto no art. 15 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, e d outras providncias.

MP/SLTI/DLSG

16

You might also like