You are on page 1of 4

DATA 11/03/11 Aluna: Eliana de Lima Melo

DIREITO CONSTITUCIONAL I AULA REVISO Prof Jarciratan Ramos


OAB-RN 8.000 - jaciratan.ramos@unp.br - alunos@jaciratanramos.com.br

1.

PODER CONSTITUINTE

1.1 Aspectos histricos O criador da teoria do poder constituinte Emmanuel Joseph Siys: postulava a soberania constitucional da Nao. Distinguiu poder constituinte e poder constitudo, afirmando a superioridade constitucional. Posicionamento do autor : A vontade nacional tinha de ser nica e indivisvel e o poder constituinte teria de ser inalienvel e permanente limitado apenas pelo direito natural. Apenas a nao poderia modificar a Constituio. Os poderes constitudos seriam limitados e condicionados e pertenceria nao que delegaria este poder determinado corpo de delegados que atuaria dentro de limites. A Repblica Federativa do Brasil possui trs poderes constitudos: Legislativo; Executivo ; Judicirio. So constitudos por um poder maior: o Poder Constituinte. Alexandre de Morais define este poder como sendo: (...) a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado, consistindo na positivao, como salientam Barthlemy e Duez, do princpio democrtico, ocorrida aps a Revoluo Francesa de 1789, tendo natureza de poder de direito (...)
-

A Constituio Federal de 1988 Todo poder emana do povo.

Emmanuel Joseph Sieys formulou a distino ente poder constituinte e poder constitudo. Poder constituinte: incondicionado e permanente, vontade da nao que s encontra limite no direito natural. Ele est apto a se manifestar a qualquer momento. Poder constitudo: sua existncia e competncia ditada pelo primeiro poder e a ele esta limitado. A manifestao do poder constituinte ao longo da histria vem atravs de revoluo, criao de um novo estado, derrota de guerra, transio poltica pacfica. Vejamos no Brasil: 1824: positivada por outorga por Dom Pedro I; 1891: positivada por promulgao pelo Congresso Constituinte; 1934: positivada por promulgao pela Assemblia Nacional Constituinte (comisso do Itamarati 14 membros); 1937: positivada por outorga por Getlio Vargas (elaborada por Francisco Campos).

1946: positivada por promulgao pela Mesa da Assemblia Constituinte (no teve anteprojeto). 1967: positivada por outorga pelo Congresso Nacional transformado em Assemblia Nacional Constituinte (Castelo Branco constituiu uma comisso que teve o trabalho desconsiderado em favor do ministro da justia Carlos Medeiros Silva). 1969: positivada por outorga pelos Ministros militares no exerccio da Presidncia da Repblica. 1988: positivada por promulgao pela Assemblia Nacional Constituinte convocada pela EC26 de 1985 a carta de 67-69 que previu em seu art. 1 que: Os Membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal reuniar -se-o, unicameralmente, em Assemblia Nacional Constituinte, livre e soberana, no dia 1 de fevereiro de 1987, na sede do Congresso Nacional (Comisso de notveis Afonso Arinos). 2. ESPCIES DE PODER CONSTITUINTE

2.1 Poder constituinte originrio Conceito: - o poder capaz de inaugurar uma nova ordem jurdica, ou seja, de editar uma Carta Poltica. - Organiza o Estado criando os poderes destinados a reger os interesses do povo 2.1.1 Formas de expresso do poder constituinte originrio Outorga (movimento revolucionrio) Assemblia Nacional constituinte ou conveno.

2.1.2 Caractersticas do poder constituinte originrio

Inicial: Rompimento com a ordem jurdica anterior; Autnomo: no se submete a limitaes de natureza material; Incondicionado: no obedece nenhuma forma; ilimitado: no se submete a nenhum limite do direito positivo.

E as normas infraconstitucionais perdem o seu vigor com o advento da nova CF?

Normas da antiga constituio compatveis com a nova?

H direito adquirido contra a constituio?

INSTAURADA NOVA CONSTITUIO: - Recepo das normas infraconstitucionais; - Revogao das normas infraconstitucionais;

OBS: A norma superveniente do poder constituinte originrio, a no ser quando diz o contrrio, tem aplicao sobre situaes constitudas antes da sua vigncia, exatamente sobre os efeitos que o ato praticado no passado tenderia a produzir sobre a vigncia da nova norma constitucional. 3. PODER CONSTITUINTE DERIVADO Conceito o poder que decorre do poder constituinte originrio e capaz de promover alteraes no texto original
Limitaes constitucionais expressas e implcitas sendo passvel de controle de constitucionalidade; exercido pelo Congresso Nacional por meio de emendas constitucionais.

Caractersticas: derivado: criado pelo poder originrio e dele deriva; subordinado: sujeita-se a limitaes de natureza material chamadas clusulas ptreas ; condicionado: submete-se a condicionamentos formais.

3.1 Espcies de poder constituinte derivado Reformador (competncia reformadora): poder capaz de alterar a CF atravs do Congresso Nacional e por Emenda Constitucional.

Decorrente: Estruturar a Constituio dos Estados Membros. Lei Orgnica no Distrito Federal. Lei Orgnica nos Municpios.

Revisor: fruto de criao do originrio.Competncia de reviso (Art.3 do ADCT) - aps 5 anos da promulgao da CF-88, pelo voto de maioria absoluta dos membros do CN, em sesso unicameral.

Obs. No permitido criar emendas na vigncia de interveno federal, estado de defesa ou estado de stio. (art. 60,1)

- PODER CONSTITUINTE DIFUSO

- Poder de fato e se manifesta por meio das mutaes constitucionais.

EFICCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS


1. Classificao das Normas Constitucionais quanto eficcia e aplicabilidade
- A eficcia a aptido da norma de produzir efeitos, ao passo que, a aplicabilidade o ato de fala de fazer a norma incidir.

Paulo de Barros Carvalho:


a eficcia tcnica ( a qualidade da norma de irradiar efeitos jurdicos); eficcia jurdica ( o predicado dos fatos jurdicos de desencadearem conseqncias que o ordenamento prev); social ( a produo concreta de resultados na ordem dos fatos sociais).

2. CLASSIFICAO Jos Afonso da Silva

Norma constitucional de eficcia jurdica plena;

Norma constitucional de eficcia jurdica limitada;

Norma constitucional de eficcia jurdica contida

3. CLASSIFICAO Michel Temer Norma constitucional de eficcia jurdica plena;

Norma constitucional de eficcia jurdica limitada;

Norma constitucional de eficcia jurdica redutvel ou restringvel

4. CLASSIFICAO Maria Helena Diniz Norma constitucional de eficcia jurdica plena; Norma constitucional de eficcia relativa complementvel ou dependente de complementao legislativa;

Norma constitucional de eficcia relativa restringvel;

Norma absolutas ou supereficazes (normas imunes ao poder de reforma)

You might also like