You are on page 1of 4

Regulamento do Trabalho de Concluso de Curso TCC

O Ncleo Docente Estruturante em Servio Social, no uso de suas atribuies e: Considerando que o Trabalho de Concluso de Curso - TCC uma exigncia curricular para a obteno do Diploma de Bacharel em Servio Social, nos dois ltimos anos do curso o discente dever produzir um Trabalho Monogrfico, que por sua vez a sntese de seu processo de formao profissional. Considerando que o TCC deve ser compreendido como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, sendo um momento de expresso da sua totalidade. Considerando que o TCC o trabalho no qual o discente sistematiza o conhecimento resultante das indagaes geradas a partir da experincia de estgio, da formao terica, da iniciao cientfica, da extenso universitria, bem como da prpria profisso e que esse processo realiza-se dentro de padres e exigncias metodolgicas e acadmico-cientficas. Resolve e institui a Normatizao do Trabalho de Concluso de Curso em Servio Social: DAS DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1. O presente regulamento objetiva normatizar o Trabalho Monogrfico como Trabalho de Concluso de Curso (TCC) como atividade obrigatria para obteno do ttulo de Bacharel em Servio Social pelo Centro Universitrio de Jales - UNIJALES. Art. 2. A elaborao do TCC consiste em uma pesquisa individual, ou em dupla a cerca de qualquer temtica social desde que seja vinculada ao Servio Social. Art. 3. O TCC ser desenvolvido pelo aluno sob a orientao de um professor do Curso de Servio Social ou outro indicado pelo aluno desde que tenha experincia comprovada na rea de pesquisa escolhida pelo discente. Art. 4. Para gerenciar, implementar e dar acompanhamento ao processo de orientao, execuo e defesa, ser instituda uma Comisso de TCC composta obrigatoriamente pelos docentes de Pesquisa em Servio Social, Metodologia do Trabalho Cientfico em Servio Social, Coordenao de Curso, um professor orientador e dois representantes discentes, sendo um do 3. e um do 4. ano, escolhidos pelos seus pares. DAS COMPETNCIAS Art. 5. Compete Comisso de TCC:
I. Supervisionar a elaborao e implementao do Plano de Trabalho dos professores

orientadores.
II. Acompanhar e avaliar as atividades e/ou decises dos professores orientadores de

TCC;
III. Atuar junto aos professores da rea de Metodologia do Trabalho Cientfico em

Servio Social e Pesquisa em Servio Social, especialmente os orientadores do TCC, na superviso da adequao do contedo das referidas disciplinas desta rea s exigncias do Trabalho de Concluso de Curso; IV. Convocar e realizar reunies peridicas com os professores orientadores e/ou alunos;

V. Organizar formalmente e em tempo hbil as bancas examinadoras e as datas de

defesa; VI. Decidir sobre alterao deste regulamento, bem como de resoluo de casos omissos. Art. 6. Compete aos professores orientadores:
I. Dedicar a cada orientando, no mnimo, duas horas no ms no perodo de maro

II. III.

IV.
V.

VI.
VII.

VIII.

outubro, distribudas e realizadas em datas definidas pelo orientador, em processos pedaggicos extras, conforme a necessidade e etapa do trabalho; Fixar um horrio para orientao diferente ao horrio de aula; Entregar o Formulrio de Orientao, contendo freqncia e avaliao mensal dos alunos que ser agregada nota bimestral da disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico em Servio Social; Definir, ao final do processo de elaborao do TCC, suas condies de apreciao pela Banca Examinadora; Ser criterioso quanto cpias, plgios e no respeito s orientaes da Lei sobre direitos autorais. Verificar se o trabalho ajusta-se s normas tcnicas de apresentao escrita. Se houver necessidade, solicitar ao aluno que submeta o trabalho a reviso ortogrfica por professor de Lngua Portuguesa; Participar como membro nato e presidente, das bancas de defesa de seus orientandos; Assinar, junto com os demais membros da banca, a ata de defesa com a avaliao final do TCC.

Art. 7. Compete ao orientando: I. Desenvolver as atividades de elaborao de TCC de acordo como Plano e Agenda estabelecidos com orientador; II. Redigir o TCC com clareza, coerncia de idias, linguagem adequada e correo ortogrfica; III. Observar rigorosamente os prazos estabelecidos para inscrio, entrega e defesa acadmica do TCC; IV. Defender o TCC no dia, horrio e local determinado pela Comisso de TCC; V. Cumprir com as exigncias quanto ao respeito Lei sobre direitos autorais, cpias, plgios, normas tcnicas de apresentao escrita (ABNT) e se houver necessidade, submeter o trabalho a reviso ortogrfica por professor de Lngua Portuguesa. Pargrafo nico: os casos contrrios aos itens descritos no artigo 7. implicaro na reprovao automtica do discente na disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico em Servio Social. DO PROJETO DE PESQUISA Art. 8. O aluno dever elaborar o seu projeto de TCC de acordo com as diretrizes estabelecidas pela disciplina de Pesquisa em Servio Social, no final da 3 srie. Art. 9. O projeto de TCC dever ser apresentado segundo as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

DA ELABORAO DO TCC Art. 10. A elaborao do TCC ser durante o 4 ano do curso de Servio Social. Art. 11. O trabalho deve ser elaborado segundo os padres de um trabalho cientfico conforme as normas de tcnicas da ABNT: NBR 6023, NBR 6027, NBR 6028, NBR 10520, NBR 14724. Pargrafo nico: o TCC ter como estrutura fundamental 3 (trs) captulos, introduo e concluso, alm dos elementos obrigatrios que regem as normas no caput. DOS PRAZOS Art. 12. Para os alunos do 3. Ano: I. A inscrio dever ser feita no final de outubro, juntamente com a entrega do Projeto de Pesquisa desenvolvido na disciplina Pesquisa em Servio Social e com a indicao de 3 (trs) possveis orientadores, em ordem de adequao com as linhas de pesquisa dos docentes; II. Compete Comisso de TCC, caso houver necessidade, indicar um orientador que no esteja entre os cinco sugeridos pelo aluno; III. A seleo dos Projetos ser realizada pelo orientador, respeitando a lista de indicaes feita pelo aluno, na primeira semana do ms de novembro, salvo os casos includos no item anterior; IV. O resultado da seleo ser divulgado na segunda semana do ms de novembro. Art. 13. Para os alunos do 4. Ano:
I. Devero seguir os prazos de entregas de captulos conforme estabelecidos na

disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico em Servio Social; II. Entregar at a primeira semana de outubro a verso definitiva do TCC, em trs cpias encadernados em brochura, no protocolo da Secretaria da Unijales Unidade Central; III. Participar das bancas de defesas que sero compostas a partir da 2. Semana de outubro, conforme calendrio organizado pela Comisso de TCC; IV. Aps a defesa pblica do TCC, o aluno dever realizar as correes sugeridas pela Banca Examinadora e entregar, na Coordenadoria de Curso de Servio Social um exemplar encadernado (capa dura cor: verde militar); Pargrafo nico: o no cumprimento de qualquer dos prazos acima estabelecidos o aluno no colar grau e sua reapresentao obedecer s normas gerais do Curso de Servio Social. DA DEFESA E AVALIAO Art. 14. O TCC ser defendido publicamente e avaliado perante uma banca examinadora composta pelo professor orientador e por 02 (dois) professores examinadores, sendo no mnimo um professor assistente social. Pargrafo primeiro: os professores que comporo a banca sero indicados pelo orientador e referendados pela Comisso de TCC, considerando a temtica do TCC com a rea de conhecimento especfico e afinidade com o tema.

Pargrafo segundo: cabe ao professor orientador coordenar a mesa, iniciar e finalizar os trabalhos, fazer o controle do tempo e redigir a ata da apresentao em formulrio prprio. Pargrafo terceiro: a durao da Banca Examinadora ser, no mximo, de 60 minutos, para cada trabalho. Art. 15. As sesses de defesa dos TCCs sero pblicas, convocadas pela Comisso de TCC, com datas e horrios publicados e divulgados nos murais da instituio. Art. 16. No permitido aos professores componentes das bancas examinadoras comentarem sobre o contedo do TCC antes da sua defesa. Art. 17. A avaliao consistir na atribuio de uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), resultante da mdia aritmtica das avaliaes individuais dos examinadores e dos respectivos pareceres. Pargrafo primeiro: ser considerado aprovado o trabalho que tirar nota igual ou acima de 7 (sete). Pargrafo segundo: somente os TCCs com nota acima de 8 (oito) devero compor o acervo da biblioteca da Unijales. Pargrafo terceiro: na hiptese de reprovao do TCC, o aluno no colar grau e sua reapresentao obedecer s normas gerais do Curso de Servio Social.

DAS DISPOSIES GERAIS


Art. 18. Os casos omissos neste regulamento sero apreciados pela Comisso de TCC, cabendo recurso Coordenao de Curso. Art. 19. Este regulamento entrar em vigor a partir de fevereiro de 2010, revogadas as disposies em contrrio. Ncleo Docente Estruturante em Servio Social Janeiro de 2010

You might also like