You are on page 1of 4

LNGUA PORTUGUESA

CESPE/UNB - TJ_CE/2009

LUCIANA EBRAHIM
12 O desenvolvimento da argumentao permite a insero da preposio a imediatamente antes de ganhar (R.3), de comer (R.4) e de acreditar (R.4), sem se prejudicar a correo gramatical do texto. 13 A retirada da expresso e so (R.6) preserva a coerncia da argumentao, mas omite do texto a explicitao de que os resultados (R.5) continuam desastrosos. 15 O desenvolvimento das idias no texto permite a insero, nas linhas 9 e 10, de conectivo de valor explicativo entre as oraes, da seguinte forma: iguais, pois elas possuem. FCC TRE AL/2010

1. A retirada da expresso ter comeado a (R.1) preservaria a correo gramatical e a coerncia da argumentao do texto, mas a idia de que o processo de mudana se estende do passado ao presente seria perdida. 2. Na linha 2, o uso da preposio por antes do pronome relativo deve-se regncia da forma verbal passando, que est empregada no texto com a acepo de vivenciando. 3. A preposio sobre (R.3), que introduz os complementos da palavra dvida (R.3), est subentendida imediatamente antes da primeira ocorrncia de se (R.5). 4. Na linha 8, a preposio perante, no contexto em que ocorre, contribui para que a inverso de tendncias (R.7) seja interpretada como um processo ainda em curso. 5. No perodo Estamos em uma poca em que muito difcil ser-se linear (R.12-13), a expresso em uma poca tem a funo de localizar no tempo a afirmao de ser-se linear. Por isso, a preposio em logo aps poca, que tem igual funo, poderia ser eliminada sem que houvesse prejuzo para a coerncia e a correo gramatical do texto. .

10 Na linha 1, a forma verbal vem est no singular porque concorda com o pronome demonstrativo o.

lucianaportugues@hotmail.com

Pgina 1

LNGUA PORTUGUESA

LUCIANA EBRAHIM
(E) ... e necessitam de lideranas ... 5. ... valores e princpios que sejam percebidos pela sociedade como tais. (2o pargrafo) Transpondo para a voz ativa a frase acima, o verbo passar a ser, corretamente, (A) perceba. (B) foi percebido. (C) tenham percebido. (D) devam perceber. (E) estava percebendo. 6. ... encarregadas de fazer com que as rotinas administrativas essenciais vida em comum sejam realizadas com certa eficincia e autonomia. (final do texto) A expresso grifada acima preenche corretamente a lacuna da frase: (A) Muitos polticos duvidavam ...... fosse possvel chegar a um consenso naquela questo. (B) A prtica poltica ...... os idealistas sonhavam mostrouse ineficaz diante de tantos conflitos. (C) O regime democrtico, ...... so respeitadas as liberdades individuais, foi finalmente restabelecido naquele pas. (D) Esperava-se apenas a publicao oficial das normas ....... se marcasse a data das eleies. (E) Nem sempre, em um regime democrtico, so tomadas as decises ...... a maioria espera. FCC/TRE_RS 1. A atual falta de regras muitas vezes constrange empresas do setor... Transpondo a frase acima para a voz passiva, obtm-se corretamente a seguinte forma verbal: (A) so constrangidas. (B) constrangida. (C) pode constranger. (D) chega a constranger. (E) constranger-se-o. 2. Novas frases foram feitas com verbos ou expresses encontrados no texto. O segmento em destaque empregado em total conformidade com o padro culto escrito est na frase: (A) Tudo poder ser corrigido, se ele dispor de tempo na semana que vem. (B) As regras da secretaria, pelo que fui informada, esteve sujeita avaliao do diretor. (C) Se ele prever que o documento ser contestado, que no o anexe ao processo. (D) impossvel que a representante dos funcionrios mais idosos no tenham tido acesso ao chefe. (E) Muitos haviam dito que no estavam dispostos a depor contra a colega. 3. A frase que respeita totalmente o padro culto escrito : (A) Exmo. Sr. Senador, acabo de receber o projeto que Vossa Excelncia me encaminhou e pretendo lhe enviar o parecer solicitado no prazo de, no mximo, um ms. (B) Acredito que Vossa Senhoria, Exmo. Sr. Secretrio, no deve se preocupar com questes que no demandem diretamente vossa deciso.

1. De acordo com o texto, (A) a autonomia de uma rotina administrativa um dos fundamentos essenciais existncia de uma verdadeira democracia. (B) o regime democrtico, apesar de sua validade no momento eleitoral, torna-se ilegtimo por no conseguir o pleno consenso da maioria da populao. (C) a democracia constitui a legtima forma de governo, apesar do abuso demaggico de alguns polticos. (D) os mandatos conferidos pelo sufrgio universal devem ser integralmente cumpridos pelos polticos eleitos. (E) a legitimidade de uma democracia s estar garantida se houver um consenso entre a maioria das pessoas. 2. Segundo o autor, I. basear-se em opinies alheias para a tomada de certas decises pode originar conflitos que ponham em risco a ordem pblica essencial em regimes democrticos. II. respeitar a vontade da maioria uma prtica democrtica que se imps pela impossibilidade de haver unanimidade no trato de questes de ordem pblica. III. estabelecer um consenso entre as mais variadas opinies existentes em grupos minoritrios coloca em risco a legitimidade de uma democracia. Est correto o que se afirma em (A) I, somente. (B) II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III. 3. Identifica-se relao de causa e consequncia, respectivamente, no segmento: (A) O sculo XX escolheu a democracia como forma predominante de governo e, para legitim-la, as eleies pelo voto da maioria. (B) Assim como a confiana entre pessoas, legitimidade uma entidade invisvel. Mas ela contribui para a formao da prpria essncia da democracia... (C) Quanto mais marcadas por divises sociais e por incertezas, mais as sociedades produzem conflitos e necessitam de lideranas que busquem consensos. (D) Mas tambm no h democracia sem o Poder Judicirio, encarregado de nos lembrar e impor um sistema legal... (E) Como o papel do Poder Executivo agir com prontido, no lhe possvel gerir a democracia sem praticar arbitragens e fazer escolhas. 4. ... a sua capacidade de encarnar valores e princpios... (2o pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) Mas ela contribui para a formao da prpria essncia da democracia ... (B) Afinal, a democracia repousa sobre a fico ... (C) O consentimento de todos seria a nica garantia indiscutvel ... (D) ... mais as sociedades produzem conflitos ...

lucianaportugues@hotmail.com

Pgina 2

LNGUA PORTUGUESA
(C) Tal foram as exigncias deles, que Maria, ela prpria, desistiu da compra, no sem antes avisar que, qualquer que fossem as alegaes, nada a impediria de lhes denunciar. (D) Cada um de todos aqueles grupos que se cuidem, pois as armadilhas que impuseram um ao outro acredito que pode ter consequncias. (E) Ao se dirigir quele Senhor, passou-lhe os documentos que necessitava para ir adiante ao processo j iniciado. CESPE/UNB MPU/2010

LUCIANA EBRAHIM

5. Na linha 11, a ausncia de sinal indicativo de crase no segmento a classes indica que foi empregada apenas a preposio a, exigida pelo verbo dar, sem haver emprego do artigo feminino.

6. Por meio da conjuno e, empregada duas vezes na linha 17 e uma vez na linha 18, estabelecida a seguinte organizao de ideias: a primeira ocorrncia liga duas caractersticas de novos sujeitos (R.17); a segunda liga dois complementos de formao (R.17); a terceira, dois complementos de arenas de participao da sociedade (R.18). 7. Na linha 19, obrigatrio o uso do verbo trazer no modo subjuntivo traga porque essa forma verbal integra uma orao iniciada pelo vocbulo embora (R.17). COPEVE CASAL/ADVOGADO 2010 7. Em qual perodo o se uma conjuno integrante? A) Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera. B) Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiao. C) Sabe-se tambm que a alimentao materna pode ter impacto na chance de a criana vir a desenvolver cncer. D) Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trgica, vtima de uma overdose de medicamentos que at hoje no se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspirao poltica. E) No fale rpido demais. Se sua dico no for boa, ningum ir entender o que voc diz. COPEVE PREF. MUNIC. DE PENEDO 3. Em qual opo o conetivo foi empregado adequadamente, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa? A) At a pesquisa mais brilhante est condicionada s ferramentas que se dispe em cada momento. B) O primeiro avano tecnolgico a cpsula pressurizada atrelada a um balo de hlio a que ele ser levado at a estratosfera. C) Extremamente triste com a condio que se encontra, ele passa a se culpar [...] D) De repente, a soluo que todos gostariam.

1. Na linha 8, o segmento as quais remete a situaes e, por isso, admite a substituio pelo pronome que; no entanto, nesse contexto, tal substituio provocaria ambiguidade. 2. O perodo sinttico iniciado por Inovar significa (R.12) estabelece, com o perodo anterior, relao semntica que admite ser explicitada pela expresso Por conseguinte, escrevendo-se: Por conseguinte, inovar significa (...). 3. Subentende-se da argumentao do texto que o pronome demonstrativo, no trecho desse tipo de investimento (R.20-21), refere-se ideia de fermento do crescimento econmico e social de um pas (R.4). 4. A forma verbal (R.4) est flexionada no singular porque, na orao em que ocorre, subentende-se Inovar (R.1) como sujeito.

lucianaportugues@hotmail.com

Pgina 3

LNGUA PORTUGUESA
E) Ningum discorda de que imperativo para o pas ampliar o acesso ao ensino superior, em que somente ingressa hoje um de cada quatro jovens. 5. Em qual opo o pronome oblquo no viola a normapadro da lngua portuguesa? A) Eles lhe haviam contado que o Congresso uma mamata. B) No ficaro rfs porque deixei-as j adultas. C) Quando transferiu-se para Macei, tudo foi resolvido. D) Havia formado-se em Engenharia, mas no exercia a profisso. E) Nem tudo perdeu-se naquela terrvel noite chuvosa.

LUCIANA EBRAHIM

lucianaportugues@hotmail.com

Pgina 4

You might also like