You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE CINCIAS FARMACUTICAS TOXICOLOGIA E ANLISE TOXICOLGICAS

RELATRIO DE PRTICA: SALICILATOS

FRANCISCO CASIMIRO JNIOR 10822378

Joo Pessoa, 2011

1. FUNDAMENTO DA PRTICA A prtica baseia-se num processo extrativo seguido de uma reao colorimtrica posterior. 2. MATERIAL UTILIZADO 2.1. Material de Consumo: Amostra de urina cedida por um voluntrio, sulfato de sdio anidro, ter, clorofrmio, lcool etlico, soluo de cloreto frrico, cido sulfrico formulado (Reagente Marquis), papel de filtro. 2.2. Materiais Permanentes: Funis de separao, bquer, proveta, pipetas, tubos de ensaio,cpsula, funil simples, aparelhagem para banho Maria. 3. TCNICA Mediu-se 10 mL de urina suspeita em uma proveta e transferiu-se para um funil de separao de 60 mL. Preparou-se a soluo de clorofrmio e ter na proporo de 2:1 e extraiu-se 2 alquotas, sendo cada uma de 25 mL. Colocou-se no funil de separao uma alquota e agitou por 5 minutos. Recolheu-se a fase orgnica em uma cpsula filtrando com um funil simples, papel de filtro e sulfato de sdio anidro. Repetiu-se o processo de adicionar a alquota e filtrar. A cpsula contendo a fase orgnica foi submetida a banhomaria at secura total. Aps secura total, aos resduos resultantes da evaporao adicionou-se 4 mL de lcool etlico para diluir os cristais. Transferiu-se para um tubo de ensaio cerca de 80% da soluo e o restante permaneceu na cpsula. Fizeram-se dois testes de confirmao um na cpsula e outro no tubo de ensaio. Adicionou-se soluo diluda de cloreto frrico a soluo na cpsula e instantaneamente a cor mudou para preto. No tubo de ensaio adicionou-se o Reativo de Marquis e no foi visto o anel vermelho no fundo do tubo.

4. CONCLUSO Teste positivo para a presena de salicilato na amostra, apresentando colorao amarelada caracterstica do primeiro mtodo. No segundo mtodo empregado para a identificao da presena de salicilato na amostra observouse a formao de um halo vermelho no fundo do tubo de ensaio indicando que havia salicilato na amostra em questo.

Figura 1 Teste positivo (esquerda) e negativo (direita) para a presena de salicilato na amostra

Figura 2 Formao de halo vermelho no fundo do tubo de ensaio indicando que h presena de salicilato na amostra analisada.

5. LAUDO A amostra utilizada foi a urina cedida por um voluntrio e coletada em um bcker,tendo cor amarela e lmpida. Os testes realizados consistem numa metodologia qualitativa. A tcnica empregada na anlise consiste numa extrao simples com reaes colorimtricas posteriores em que apresentaram resultados positivos para a presena de salicilatos na amostra estudada. Ambos os testes colorimtricos mostraram coloraes caractersticas que indicavam a presena de salicilato na amostra.

You might also like