You are on page 1of 23

Movimentao de Cargas

Formao e Consultadoria
Movimentao Manual de cargas; Movimentao Mecnica de cargas; Enquadramento legal; Classificao F.E.M.; Riscos; Medidas Preventivas.

Caldas da Rainha, 2 de Junho de 2011

Quanto maior a Ilha do Conhecimento maior a fronteira com o Oceano desconhecido.


Autor desconhecido

NDICE Movimentao Manual de Cargas ................................................................................................ 5 Definio .................................................................................................................................... 5 Enquadramento Legal................................................................................................................ 5 Riscos Associados com a Actividade .......................................................................................... 5 Consequncias para a sade e segurana do incumprimento das regras de segurana ...... 5 Riscos Relacionados com as cargas........................................................................................ 5 Riscos Relacionados com as Tarefas ...................................................................................... 6 Riscos Relacionados com o Ambiente de Trabalho ............................................................... 6 Riscos Relacionados com os Trabalhadores........................................................................... 6 Boas Prticas .............................................................................................................................. 7 Avaliao de Riscos .................................................................................................................... 7 Mtodo KIM ........................................................................................................................... 7 Mtodo de NIOSH .................................................................................................................. 8 Restries aplicao ........................................................................................................ 8 Formula .............................................................................................................................. 9 ndice de Levantamento ................................................................................................... 11 Medidas Preventivas ............................................................................................................... 12 Movimentao Mecnica de Cargas ........................................................................................... 13 Definio .................................................................................................................................. 13 Enquadramento Legal.............................................................................................................. 14 Riscos Associados com a Actividade ........................................................................................ 15 Tipos de Equipamentos ........................................................................................................... 16

33

/ 23 / 23

Equipamentos de Funcionamento contnuo em Percurso Preestabelecido ....................... 16 Transporte de Rolos ......................................................................................................... 16 Transporte de Telas ou de Correias ................................................................................. 17 Transporte por Gravidade ou Plano Inclinado ................................................................. 17 Transportadores de Parafusos Sem Fim........................................................................... 17 Equipamentos de Funcionamento descontnuo em de Movimentao Limitada ............... 18 Gruas ................................................................................................................................ 18 Equipamentos Mveis de Funcionamento Descontnuo ..................................................... 19 Empilhadores.................................................................................................................... 19 Porta-Paletes .................................................................................................................... 20 Bibliografia .................................................................................................................................. 21 Anexo 1........................................................................................................................................ 22

44

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
MOVIMENTAO MANUAL DE CARGAS

DEFINIO
Movimentao Manual de Cargas qualquer operao de transporte ou sustentao de uma carga que, devido s suas caractersticas ou a condies ergonmicas desfavorveis, comporte riscos para a segurana e sade dos trabalhadores.

ENQUADRAMENTO LEGAL
A Directiva 90/269/CEE estabelece as prescries mnimas de segurana e de sade respeitantes movimentao manual de cargas que comportem riscos, nomeadamente dorso-lombares, para os trabalhadores. Foi transcrita para o direito portugus, atravs do Decreto-lei 330/93 de 25 de Setembro.

RISCOS ASSOCIADOS COM A ACTIVIDADE


CONSEQUNCIAS PARA A SADE E SEGURANA DO INCUMPRIMENTO DAS REGRAS DE SEGURANA
Dores nas costas, hrnias, leses nos ps e mos so consequncias normais dos levantamentos que esto para alm da capacidade fsica dos trabalhadores ou ainda da aplicao de mtodos de trabalho imprprios.

RISCOS RELACIONADOS COM AS CARGAS


Demasiado pesadas: no h um limite exacto de peso que seja seguro - um peso de 20 kg a 25 kg pesado para ser sustentado pela maior parte das pessoas; Demasiado grandes: se as cargas forem muito grandes, no possvel observar as regras bsicas de elevao e transporte, nomeadamente manter a carga to prxima do corpo quanto possvel, pelo que os msculos se cansam mais rapidamente; Difceis de agarrar: pode fazer com que o objecto escorregue e provoque um acidente; Cargas com extremidades aguadas ou com materiais perigosos podem causar leses aos trabalhadores; Desequilibradas ou instveis: causam a distribuio irregular da carga pelos msculos e cansao, devido ao facto de o centro de gravidade do objecto estar distante do centro do corpo do trabalhador; Difceis de alcanar: se para alcanar a carga for necessrio esticar os braos, dobrar ou torcer o tronco, necessrio uma maior fora muscular; De forma ou dimenso que limite a viso do trabalhador, aumentando, assim, a possibilidade deste escorregar/tropear, cair ou colidir.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

/ 23

Movimentao de Cargas
RISCOS RELACIONADOS COM AS TAREFAS
Demasiado extenuantes, por exemplo, se forem realizadas com demasiada frequncia ou durante demasiado tempo; Exigirem posturas ou movimentos difceis, por exemplo, o tronco dobrado e/ou torcido, os braos levantados, os punhos dobrados ou uma forte extenso; Exigirem movimentos repetitivos.

RISCOS RELACIONADOS COM O AMBIENTE DE TRABALHO


Espao insuficiente para a movimentao manual de cargas pode conduzir adopo de posturas inadequadas e deslocao de cargas de forma no segura; Pavimento irregular, instvel ou escorregadio pode aumentar o risco de acidentes; Temperaturas altas provocam cansao nos trabalhadores e o suor dificulta a manipulao de ferramentas, exigindo um esforo maior; Temperaturas baixas podem diminuir a sensibilidade das mos, tornando mais difcil agarrar objectos; Iluminao insuficiente pode aumentar o risco de acidentes ou obrigar os trabalhadores a colocarem-se em posies inadequadas para conseguirem ver o que esto a fazer.

RISCOS RELACIONADOS COM OS TRABALHADORES


Falta de experincia, de formao ou de familiaridade com a tarefa; Idade o risco de leses sacro-lombares aumenta com a idade e com o nmero de anos de trabalho; Caractersticas e a capacidade fsicas, como a altura, o peso e a fora; Antecedentes de leses lombares.

Ao se concretizar dano no trabalhador, pode ocorrer:

Aumento do nmero de acidentes e incidentes Aumento do absentismo Elevada incidncia de traumatismos msculoesquelticos Aparecimento de diversas patologias

Para a empresa Para a Economia

Cerca de 25% de todas as leses que ocorrem na indstria esto directamente relacionadas com o levantamento, transporte e deslocao de materiais. Estima-se que os Custos totais para a Economia Nacional ascendam a 0,5%-2% do PIB

Elaborado por: Lus Fragoeiro

/ 23

Movimentao de Cargas
BOAS PRTICAS
Quando numa empresa existe um ou mais trabalhadores responsveis pela movimentao manual de cargas, necessrio tomar algumas medidas, no intuito de salvaguardar a segurana e sade dos trabalhadores. Assim sendo, necessrio ter em considerao os seguintes pontos: 1. Caractersticas e tipo de carga que necessrio movimentar / transportar: Constituio da carga (material, forma, volume, etc.); Localizao da carga no contexto do espao de trabalho; Intensidade (peso da carga). 2. Esforo fsico exigido na tarefa: Intensidade da fora que necessria exercer para vencer a resistncia que a carga oferece; Tipo de msculos e rgos envolvidos na manipulao da carga; Frequncia do nmero de elevaes e outros movimentos efectuados. 3. Condies fsicas dos trabalhadores: Sexo; Idade; Capacidade e condio fsica no momento; Outras caractersticas individuais. 4. Exigncias especficas de cada actividade em particular: Condies ambientais do local / espao de trabalho onde efectuada a movimentao das cargas; Durao e frequncia dos ciclos de trabalho; Percurso e deslocamentos que os trabalhadores tm de percorrer.

AVALIAO DE RISCOS
Os empregadores devem avaliar os riscos para a segurana e sade dos seus trabalhadores. Podem ser tomadas medidas simples para proceder a uma eficaz avaliao dos riscos: Identificar perigos susceptveis de causar acidentes, leses ou problemas de sade; Identificar os indivduos que podem sofrer danos e de que forma; Avaliar se as precaues existentes so adequadas ou se devem ser reforadas; Acompanhar os riscos e analisar medidas de preveno.

MTODO KIM
O Mtodo Indicador Chave foi desenvolvido para Anlise do Risco no nvel seleco no caso de Movimentao Manual de Cargas (MMC). Este aplicado de forma diferente quando se trata de uma movimentao Levantar, Segurar, Transportar e Empurrar, Puxar. A avaliao destina-se basicamente s tarefas de movimentao manual e relativa a um dia de trabalho. necessrio calcular valores mdios se os pesos de carga e/ou posio

Elaborado por: Lus Fragoeiro

/ 23

Movimentao de Cargas
mudam dentro de uma actividade individual. No caso de desenvolvimento de tarefas de movimentao manual com manipulaes de carga muito diferentes dentro da actividade global, estas devem ser estimadas e documentadas em separado. Os seguintes 3 passos so necessrios na avaliao: 1. Determinao da pontuao para o tempo; 2. Determinao da pontuao para os indicadores chave; 3. Avaliao. Na determinao da pontuao, permitido basicamente formar passos intermdios (interpolao). A frequncia de 40 produz pontuao de tempo 3, por exemplo. A nica excepo a carga efectiva igual ou superior a 40 kg para um homem e 25 kg para mulher. Estas cargas implicam inflexivelmente uma classificao de carga de 25.

O formulrio para preenchimento do Mtodo KIM para a avaliao de Riscos na Movimentao Manual de Cargas est presente no Anexo 1 e disponvel para download em: http://www.pip.gov.pl/handlingloads/pt/19.htm

MTODO DE NIOSH
Em 1980, nos Estados Unidos, sob iniciativa do National Institute for Ocupational Safety and Health NIOSH, patrocinou-se o desenvolvimento de um mtodo para determinar a carga mxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa actividade de trabalho NIOSH Work Practices Guide for Manual Lifting (1981). Estabelecido um critrio no baseado numa determinada carga, acima da qual seria problemtico e abaixo da qual haveria segurana, nem se basearam em estabelecer uma frequncia mxima, nem uma tcnica especifica para se fazer um esforo. O mtodo utilizado estabeleceu que, para uma situao qualquer de trabalho, no levantamento manual de cargas, existe um L.P.R.. O L.P.R, uma vez calculado, compara-se com a carga real levantada, obtendo-se ento o ndice de Levantamento (I.L). Assim, estipula-se que se o valor do I.L, for menor que 1.0, o risco de leso ser mnima e o trabalhador estar em situao segura; se o valor for de 1.0 a 2.0, aumenta-se o risco; e se a situao de trabalho for maior que 2.0, aumentar o risco de leses na coluna e no sistema msculo-ligamento (Waters, 1993; Couto, 1995) RESTRIES APLICAO Elevao feita com suavidade, isto , sem movimentos bruscos; Condies trmicas e visuais favorveis;

Elaborado por: Lus Fragoeiro

/ 23

Movimentao de Cargas
Boas condies mecnicas - piso plano e sem obstrues oferecendo boa aderncia ao calado; Tarefas de elevao de objectos com uma s mo; Na posio de sentado ou agachado; Elevaes em espaos confinados que obriguem a posturas desfavorveis; No contempla a elevao de pessoas, de objectos muito quentes ou frios, sujos ou contaminados; Assume que a superfcie de contacto do calado com o solo tem um coeficiente de frico esttica, no mnimo, de 0.4 (de preferncia 0.5); Assume que as tarefas de levantamento e de abaixamento de pesos tm idntico potencial para causar leses lombares; Se o ambiente fsico for desfavorvel (temperatura ou humidade relativa inferiores aos intervalos 19 a 26C ou 35% a 50%HR); No esto includas tarefas que impliquem a elevaes rpidas de objectos (> 15 elev/min). FORMULA LPR = 23 x FDH x FAV x FDVP x FFL x FRLT x FQPC ou LPR = 23 x HM x VM x DM x FM x AM x CM Onde o valor 23, corresponde ao peso limite ideal, quer dizer, aquele que pode ser manuseado sem risco particular, quando a carga est idealmente colocada, compreendendo: FDH (Factor de Distncia Horizontal em relao carga) = 25 cm; FAV (Factor de Altura Vertical em relao ao solo) = 75cm FRLT (Factor de Rotao Lateral do Tronco) = 0 FFL (Factor Frequncia de Levantamento) menor que uma vez a cada 5 minutos; Pega da carga fcil e confortvel (boa).

FDH corresponde a distncia horizontal (em centmetros) entre a posio das mos no incio do levantamento e o ponto mdio sobre uma linha imaginria ligando os dois tornozelos. Calcula-se dividindo a constante 25 pela distncia mensurada. Portanto se a carga est 30 cm de distncia do corpo, teremos: 25/30= 0,83 (factor de multiplicao da frmula) FAV corresponde distncia vertical (em cm) das mos com relao ao solo no incio do levantamento. O clculo se d por meio da frmula: 1 (0,003 x [V-75]) para alturas at acima de 75 cm e; 1 (-0,003 x [V-75]) para alturas at 75 cm . Lembramos que os nmeros apresentados so constantes da frmula e no devem ser

Elaborado por: Lus Fragoeiro

/ 23

Movimentao de Cargas
modificados, cabendo apenas ao analista a mensurao da distncia das mos (na pega) no incio do levantamento Factor V. Por exemplo, se no levantamento de uma caixa sobre uma palete de 20 cm: 1 (-0,003 x [20-75]) = 0,835 (Factor de multiplicao).

FDVP corresponde distncia vertical percorrida desde do incio do levantamento at o trmino da aco. Sua frmula de clculo assim utilizada: (0,82 + 4,5/D); onde D a distncia total percorrida. Muitas pessoas acabam se confundindo neste factor em situaes em que a carga encontra-se em alturas elevadas, como por exemplo esteiras rolantes (trabalho de sacaria). Nesta condio podemos encontrar alturas iniciais de at 200 cm (ou 2 metros). O que fazer? Na verdade o procedimento o mesmo: se o trabalhador agarrar um saco nesta altura e leva-lo at uma palete (40 cm), teremos: altura inicial (200) altura final (40) = distncia percorrida D (160 cm). Ento s substituir na frmula de clculo: (0,82 + 4,5/160) = 0,85 (factor de multiplicao); FFL o factor frequncia de levantamento obtido por meio de uma tabela prestabelecida. Nesta tabela deve-se observar quantas vezes o funcionrio realiza o levantamento num minuto, a durao desta actividade e a distncia vertical (V) em que o levantamento acontece. Desta obtemos os seguintes ndices: FRLT o factor rotao lateral do tronco como o prprio nome sugere, verifica a rotao em graus durante o transporte da carga. Dada pela frmula: 1-(0,032 x A). Ento se um funcionrio pegar sua frente e levar a carga at uma esteira lateral esse ngulo pode aproximar-se de 90, ento: 1-(0,032 x 90) = 0,71 ser o factor de clculo;

Elaborado por: Lus Fragoeiro

10

/ 23

Movimentao de Cargas
FQPC o factor qualidade de pega da carga segue alguns factores mais qualitativos. A figura abaixo explicita algumas recomendaes para se determinar a qualidade da pega:

NDICE DE LEVANTAMENTO O ndice de Levantamento (IL) do mtodo Niosh o que determina no s se uma actividade apresenta risco de leso msculo esqueltica mas tambm quantifica esse risco. O ndice de 23 Kg amplamente difundido no aplicvel a todas as situaes de trabalho encontradas; e sim o IL. O IL nada mais do que a diviso da constante (23 kg) pela multiplicao de todos os outros factores como j apresentados previamente. A interpretao dos resultados segue os seguintes parmetros:
IL menor que 1,0 IL entre 1,0 e 2,0 IL acima de 2,0 Condio segura Condio insegura Condio insegura Risco mnimo de leso Risco mdio de leso Risco alto de leso

Elaborado por: Lus Fragoeiro

11

/ 23

Movimentao de Cargas
MEDIDAS PREVENTIVAS
Os acidentes e os problemas de sade podem ser prevenidos atravs da eliminao ou, pelo menos, da reduo dos riscos de movimentao manual de cargas. Deve ser utilizada a seguinte hierarquia de medidas de preveno: 1. Eliminao do risco - avaliar se a movimentao manual de cargas pode ser evitada, por exemplo, com recurso a equipamento elctrico ou mecnico de movimentao de cargas, como transportadores ou empilhadores; 2. Medidas tcnicas - se a movimentao manual de cargas no puder ser evitada, considere a utilizao de dispositivos de apoio, como monta-cargas, carrinhos e dispositivos de elevao pneumticos; 3. Medidas organizacionais - a rotatividade de tarefas e a introduo de pausas de durao suficiente, s devero ser consideradas se a eliminao ou a reduo dos riscos da movimentao manual de cargas for invivel; prestao de informaes sobre os riscos e os efeitos negativos da movimentao manual de cargas para a sade e formao sobre a utilizao do equipamento e as tcnicas correctas de movimentao. 4. A recuperao e a reintegrao de trabalhadores com leses msculo-esquelticas no trabalho devem ser parte integrante da poltica relativa s leses msculoesquelticas no local de trabalho. Tal melhorar a sade e o bem-estar dos trabalhadores e prevenir eventuais redues da produtividade. 5. A participao dos trabalhadores e dos seus representantes essencial na elaborao de uma poltica de combate aos perigos no local de trabalho.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

12

/ 23

Movimentao de Cargas
MOVIMENTAO MECNICA DE CARGAS

DEFINIO
A Movimentao Mecnica de cargas compreende as operaes de elevao, transporte e descarga de objectos, com recurso a sistemas mecnicos. Esta permite que, de um modo planeado e seguro, e com recurso a um determinado conjunto de materiais e meios, se movimentem cargas de um determinado ponto para outro. Esta operao compreende as seguintes fases: Elevao (ou carga); Manobra livre (ou movimentao); Assentamento (ou descarga). Existem vrias formas de classificar os equipamentos de movimentao mecnica de carga. A Fdration Europenne de la Manutention (FEM), criou uma classificao em 1960, e cuja reviso de 2004 tinha os seguintes campos: Seco I Aparelhos pesados de elevao e movimentao (gruas-torre, prticos e pontes rolantes); Seco II Transportes contnuos (telas transportadoras); Seco III Transportes areos (telefricos); Seco IV Empilhadores; Seco V Gruas mveis; Seco VII Elevadores, escadas rolantes e tapetes rolantes; Seco IX Aparelhos de elevao srie (talhas ou diferenciais, guinchos); Seco X Equipamentos e processos de armazenagem. Outra hiptese de classificao quanto ao seu tipo de funcionamento e mobilidade: Equipamentos de funcionamento contnuo em percurso pr-estabelecido; Equipamentos de funcionamento descontnuo de movimentao limitada; Equipamentos mveis de funcionamento descontnuo. Devem ser utilizados meios mecnicos para a movimentao de cargas sempre que: Se transportem cargas de elevado peso ou volume; Os percursos sejam longos; A execuo manual do transporte represente um risco para o operador.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

13 13

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
ENQUADRAMENTO LEGAL
Decreto-Lei n. 50/2005 de 25 de Fevereiro Transpe para a ordem jurdica interna a Directiva n. 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho, e revoga o Decreto-Lei n. 82/99, de 16 de Maro. Decreto-Lei n. 103/2008 de 24 de Junho Estabelece as regras relativas colocao no mercado e entrada em servio das mquinas e respectivos acessrios, transpondo para a ordem jurdica interna a Directiva n. 2006/42/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio, relativa s mquinas e que altera a Directiva n. 95/16/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Junho, relativa aproximao das legislaes dos Estados membros respeitantes aos ascensores. Decreto-Lei n. 105/91, de 8 de Maro Estabelece o regime de colocao no mercado e utilizao de mquinas e material de estaleiro. Decreto-Lei n. 320/2002 de 28 de Dezembro Estabelece o regime de manuteno e inspeco de ascensores, monta-cargas, escadas mecnicas e tapetes rolantes, aps a sua entrada em servio, bem como as condies de acesso s actividades de manuteno e de inspeco. Decreto n. 513/70 de 30 de Outubro Promulga o Regulamento de Segurana de Elevadores Elctricos - Revoga o Decreto n. 26591. Decreto Regulamentar n. 13/80 de 16 de Maio Introduz alteraes ao Regulamento de Segurana de Elevadores Elctricos, aprovado pelo Decreto n. 513/70, de 30 de Outubro. Decreto-Lei n. 286/91 de 9 de Agosto Estabelece normas para a construo, verificao e funcionamento dos aparelhos de elevao e movimentao. Transpe para a ordem jurdica interna a Directiva n. 84/528/CEE, de 17 de Setembro de 1984. Portaria n. 964/91 de 20 de Setembro Aprova como Regulamento de Segurana de Ascensores Hidrulicos (RSAH) a norma NP EN 81-2 (1990). Portaria n. 172/2000 de 23 de Maro Define a complexidade e caractersticas das mquinas usadas que revistam especial perigosidade. Decreto-Lei n. 236/2005 de 30 de Dezembro Transpe para a ordem jurdica nacional a Directiva n. 2004/26/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Abril, que altera a Directiva n. 97/68/CE, relativa aproximao das

Elaborado por: Lus Fragoeiro

14 14

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
legislaes dos Estados membros respeitantes a medidas contra a emisso de poluentes gasosos e de partculas pelos motores de combusto interna a instalar em mquinas mveis no rodovirias. Decreto-Lei n. 46/2011 de 30 de Maro Adapta ao progresso tcnico as medidas existentes contra a emisso de poluentes gasosos e de partculas pelos motores de combusto interna a instalar em mquinas mveis no rodovirias, transpondo a Directiva n. 2010/26/UE, da Comisso, de 31 de Maro. Decreto-Lei n. 302/2007 de 23 de Agosto Transpe parcialmente para a ordem jurdica interna a Directiva n. 2006/105/CE, do Conselho, de 20 de Novembro, que adapta as Directivas n.os 79/409/CEE, 92/43/CEE, 97/68/CEE, 2001/80/CE e 2001/81/CE no domnio do ambiente, em virtude da adeso da Bulgria e da Romnia, na parte em que altera a Directiva n. 97/68/CEE, relativa s medidas contra as emisses poluentes gasosas e de partculas pelos motores de combusto interna a instalar em mquinas mveis no rodovirias. Declarao de Rectificao n. 98/2007 de 22 de Outubro Rectifica o Decreto-Lei n. 302/2007, publicado sob a gide do Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social, que transpe parcialmente para a ordem jurdica interna a Directiva n. 2006/105/CE, do Conselho, de 20 de Novembro, que adapta as Directivas n.os 79/409/CEE, 92/43/CEE, 97/68/CEE, 2001/80/CE e 2001/81/CE no domnio do ambiente, em virtude da adeso da Bulgria e da Romnia, na parte em que altera a Directiva n. 97/68/CE, relativa s medidas contra as emisses poluentes gasosas e de partculas pelos motores de combusto interna a instalar em mquinas mveis no rodovirias, publicado no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 162, de 23 de Agosto de 2007. Portaria n. 387/99 de 26 de Maio Aprova o Regulamento de Autorizaes Especiais de Trnsito. Revoga as Portarias n.os 1025/89, de 24 de Novembro, e 980/91, de 24 de Setembro. Decreto-Lei n. 107/2006 de 8 de Junho Aprova o Regulamento de Atribuio de Matrcula a Mquinas Industriais.

Vigncia: Data de Consulta - 1 de Junho de 2011, utilizando a Ferramenta SIAWISE.

RISCOS ASSOCIADOS COM A ACTIVIDADE


De um modo geral os riscos associados so transversais aos equipamentos, ento temos: Queda de objectos desprendidos, suspensos; Queda da carga, por rotura dos cabos ou outro elemento; Quedas de altura; Choque com objectos; Choque da carga com objectos;

Elaborado por: Lus Fragoeiro

15 15

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
Compresso por ou entre objectos (Entalamento); Compresso por mquinas/equipamentos; Atropelamento por mquinas/veculos; Choque ou capotamento rodovirio; Electrocusso; Postural; Cortes. Projeces de partculas Riscos trmicos (chamas, exploses, radiaes, etc) Rudo e vibraes Risco de contacto ou inalao de fluidos, gases, fumos, substncias txicas, nocivas, etc.)

Aumento do nmero de acidentes graves Inutilizao de equipamentos Reduo da capacidade de produo Incumprimento nas datas de entrega
Para a empresa Para a Economia

Ao se concretizar dano quer trabalhador, quer no equipamento pode ocorrer:

TIPOS DE EQUIPAMENTOS
EQUIPAMENTOS DE FUNCIONAMENTO CONTNUO EM PERCURSO PREESTABELECIDO TRANSPORTE DE ROLOS Este tipo de equipamento est instalado a reduzida altura do pavimento, sendo a sua utilizao muito habitual em linhas de produo, com carros automticos colocados nos topos dos transportadores, como forma de ligao e distribuio entre vrias linhas de transportadores. Os transportadores de rolos podem nem sempre funcionar mecanicamente, a

Elaborado por: Lus Fragoeiro

16 16

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
carga tambm pode ser movimentada por impulso manual. RISCOS ASSOCIADOS Embate de carros automticos; Embate de cargas.

TRANSPORTE DE TELAS OU DE CORREIAS RISCOS ASSOCIADOS Riscos mecnicos; Riscos elctricos; Queda de materiais, relacionados com a manuteno. TRANSPORTE POR GRAVIDADE OU PLANO INCLINADO Este tipo de mquina dever ter dispositivos de segurana que impeam a introduo das mos do operador. Na eventualidade da ocorrncia de um bloqueio no transportador, o trabalhador nunca dever utilizar as mos, mas sim varas especiais concebidas para o efeito. RISCOS ASSOCIADOS Leses por esmagamento dos operadores; Compresso por mquinas/equipamentos TRANSPORTADORES DE PARAFUSOS SEM FIM Este tipo de equipamento formado por parafusos que fazem a carga movimentar-se ao girarem em torno do seu eixo. Este equipamento principalmente empregue no transporte de materiais granulosos ou lquidos, em pequenas distncias ou desnveis. RISCOS ASSOCIADOS J que estes parafusos so normalmente blindados, habitualmente no apresentam riscos de maior, desde que se cumpram as regras bsicas de segurana, aquando da sua manipulao. essencial que existam proteces que evitem que o trabalhador caia para dentro do equipamento. E aquando da sua limpeza e manuteno essencial que os trabalhadores se certifiquem que o equipamento est completamente desligado para evitar activaes acidentais com consequncias bastante graves.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

17 17

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
EQUIPAMENTOS DE FUNCIONAMENTO DESCONTNUO EM DE MOVIMENTAO LIMITADA Neste grupo, esto includas as mquinas que funcionam por ciclos desfasados no tempo (carga, transporte e descarga) e que possuem mobilidade segundo dois ou trs eixos num espao restrito. So exemplo as gruas, os guindastes, os diferenciais, entre outros. Estas mquinas podem ser comandadas por betoneira, em cabine de comando ou por rdiocontrolo. GRUAS As operaes envolvendo gruas assumem sempre risco, muitas vezes elevado. O operador tem de estar certificado e possuir formao tcnica e psicolgica vlida e actualizada, de modo a que a actividade decorra de forma segura e produtiva. No decorrer da sua actividade, o manobrador deve: Respeitar as normas; Conhecer as capacidades do equipamento; Garantir o equilbrio do equipamento durante a subida, descida e rotao no transporte das cargas, e na deslocao, em vias construdas para tal efeito; Conhecer as regras de circulao dentro do estaleiro e sinalizao existente (bandeiras, sinais manuais, luminosos e sonoros). Caso o trabalho da grua seja realizado na via pblica, o local deve estar sinalizado de acordo com a legislao em vigor. A maioria dos acidentes com gruas d-se durante a montagem/desmontagem e aquando das operaes de elevao/descida de cargas. fundamental escolher a grua em funo das caractersticas da obra, do comprimento da lana, da capacidade de carga, por exemplo, e estudar detalhadamente se o equipamento a utilizar no colide com as infra-estruturas a construir. PERIGOS E RISCOS ASSOCIADOS Perigo: Ausncia ou falha dos dispositivos de fim de curso Golpes por oscilao de carga, devido a choques contra os topos; Ruptura do sistema de elevao por sobrecarga e danos na estrutura do equipamento; Queda da carga por falta de manuteno adequada dos fins de curso. Perigo: Manipulao defeituosa da Carga Desconhecimento das normas de segurana por parte dos trabalhadores; Carga indevidamente preparada e amarrada; No utilizao de cdigos de sinais normalizados; Circulao de carga sobre pessoal a trabalhar ou a passar no local; Permanncia de materiais em zonas de circulao; Circulao de cargas a alturas inadequadas; Iar ou transportar pessoal no gancho ou na carga.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

18 18

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
Perigo: Acessrios de Elevao e Ligao
Desprendimento da carga do gancho; Ruptura do cabo de suspenso e/ou dos estropos; Indevida utilizao de grampos e manilhas.

Os ganchos e os cabos de suspenso devem ser inspeccionados periodicamente. Os ganchos devem igualmente estar equipados com fechos de segurana com mola, ser forjados numa s pea e estar de acordo com as normas em vigor. A carga deve ser distribuda por todos os estropos e os trabalhadores devem sempre ter muita ateno quanto carga mxima suportada pelos cabos, de forma a no a ultrapassar. EQUIPAMENTOS MVEIS DE FUNCIONAMENTO DESCONTNUO Este grupo inclui as mquinas que, embora tambm funcionem por ciclos, tm capacidade de manobra quase ilimitada e propulso prpria. So os casos, por exemplo, dos empilhadores, dos porta-paletes, das ps carregadoras e dos dumpers. EMPILHADORES As causas mais comuns de acidentes com empilhadores esto relacionadas com a queda dos materiais, do condutor ou de pessoas transportadas ou elevadas, a viragem da prpria mquina ou choques com pees. Existe ainda a possibilidade de se contrair leses lombares (no caso de condutores) ou, em casos extremos, a ocorrncia de incndios e/ou exploses. RISCOS ASSOCIADOS Choque da carga com objectos; Compresso por ou entre objectos (Entalamento); Compresso por mquinas/equipamentos; Atropelamento por mquinas/veculos; Choque ou capotamento rodovirio; Electrocusso; Postural; MEDIDAS PREVENTIVAS E BOAS PRTICAS Da que, de maneira a prevenir a existncia de acidentes, seja imperial observar alguns factores, como a limpeza, a disciplina na arrumao e colocao dos materiais, o estacionamento das mquinas e o cumprimento das regras de segurana em geral, como: Apenas trabalhadores com a devida licena esto autorizados a conduzir empilhadores ou outros veculos industriais; Os transportes devem sempre ter em conta a altura e a estabilidade da carga, bem como os locais onde se vai passar; Apenas utilizar a marcha-atrs em situaes de recurso (para descidas ou quando no houver visibilidade por causa da carga);

Elaborado por: Lus Fragoeiro

19 19

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
A carga deve estar sempre segura no veculo; O nmero de pessoas no pode exceder o nmero de assentos disponveis; O limite de velocidade mximo deve ser os 10 km/h; Quando estacionados, devem ter os comandos em ponto morto, a ponta das patolas no cho, o travo de mo accionado e as luzes apagadas; absolutamente proibido estacionar em frente s sadas de emergncia, escadas, carretis e dentro de vias de circulao; O condutor tem de utilizar sempre equipamento de proteco individual adequado ao local onde est a trabalhar; Os empilhadores devero ter sempre buzina e luzes e sinalizao sonora de marchaatrs. Alm das regras de segurana anteriormente mencionadas, existem outras medidas de preveno que podem e devem ser implementadas, de modo a minimizar a existncia de qualquer tipo de acidentes: Limitar a velocidade, sinalizando a velocidade mxima nas vias de circulao; Garantir que as vias de circulao tm iluminao adequada, em especial os pontos de mudana de direco; Sinalizar adequadamente os eventuais obstculos que se encontrem nas vias de circulao (faixas amarelas e pretas e, durante a noite, lmpadas vermelhas); Circular com os garfos a 15 cm acima do nvel do cho; Manter sempre que possvel as reas de trabalho e vias de circulao limpas e desimpedidas; Definir sentidos nicos e marcar as vias de circulao com dimenses adequadas ao tipo de veculos; Utilizar a buzina sempre que necessrio e reduzir a velocidade nos cruzamentos; Instalar espelhos nos cruzamentos. PORTA-PALETES Para esta classe de equipamentos necessrio observar a generalidade das regras previamente analisadas (isto quando aplicveis). Cada porta-paletes, seja ele elctrico ou manual, ter igualmente que ser acompanhado de um manual de instrues, onde deve constar no mnimo de: Condies normais de funcionamento; Dimenses; Tipo de construo; Material de fabrico; Carga mxima a suportar; Limites de emprego.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

20 20

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas
BIBLIOGRAFIA Apontamentos e documentos reunidos nos Diversos Mdulos do Curso de Tcnico Superior de Higiene e Segurana. Ferramenta SIAWISE.

Elaborado por: Lus Fragoeiro

21 21

/ 23 / 23

Movimentao de Cargas ANEXO 1

ANEXO 1

1/2

Movimentao de Cargas ANEXO 1

2/2

You might also like