You are on page 1of 10

NOTAS SOBRE O RPIDO SURGIMENTO E EXPANSO DE VOOROCA EM VIA DE CIRCULAO PAVIMENTADA NO DISTRITO INDUSTRIAL 2 MANAUS (AM)* VIEIRA, A.F.G.

1
1

Professor Assistente II, Departamento de Geografia da UFAM. Doutorando do Programa de ps-graduao em Geografia da UFSC. Bolsista da CAPES - Universidade Federal do Amazonas UFAM Instituto de Cincias Humanas e Letras ICHL, Departamento de Geografia, Av. General Rodrigo Octvio Jordo Ramos, 3000 Coroado, CEP 69077-000 Manaus AM, e-mail: fabiovieira@ufam.edu.br

MOLINARI, D.C.2
2

Mestrando do Programa de ps-graduao em Geografia da UFSC. Bolsista do CNPq - Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Programa de Ps-graduao em Geografia PPGG Campus Universitrio Trindade Caixa Postal 476, CEP.: 88040-970 Florianpolis SC, e-mail: molinari_geo@yahoo.com.br

RESUMO
A ocorrncia de processos erosivos intensos em Manaus, em particular, no Distrito Industrial 2, constitui-se na rea de maior ocorrncia de voorocas na cidade, com o total de 26 incises. Nesta rea, para este trabalho foi escolhida uma vooroca em funo do eminente risco que esta vem demonstrando para a circulao de pessoas e veculos e do seu rpido surgimento e evoluo (surgiu no final do ano de 2005 e em apenas 05 meses atingiu a via de circulao). Acrescente-se a esses os impactos socioambientais com risco populao (proliferao de doenas e risco de desabamento de moradias). Os objetivos deste trabalho foram o de monitorar a referida vooroca, estimar as perdas em m2 e m3, caracterizar as principais feies nela existentes, estimar em valores os danos materiais e descrever suas conseqncias no que tange questo ambiental. Os dados relativos rea foram obtidos a partir do monitoramento da inciso por meio da tcnica denominada levantamento por ordenada (COMASTRI, 1992). Duas principais feies foram observadas no interior dessa vooroca, as alcovas de regresso e os filetes verticais. As alcovas de regresso so, segundo Oliveira (1999), feies erosivas que podem ser observadas sob diferentes condies litolgicas e climticas, podendo ser esculpidas tanto por escoamento superficial na forma de filetes subverticais [...], quanto pela exfiltrao do lenol fretico [...], ou ainda pela combinao desses dois mecanismos. Os filetes verticais tambm foram vistos com bastante freqncia nas paredes da vooroca estudada. Cabe uma maior investigao a respeito dessas fraturas, pois essas linhas de fraqueza podem sofrer uma ruptura e resultar em blocos que se deslocam para o interior da inciso (movimentos de massa). Com o avano da vooroca sobre a via de acesso, alguns dados podem ser aqui destacados: destruio de 629,5m2 de rea que constitui aproximadamente 6592m3 de material evacuado, que juntamente com outras incises prximas esto contribuindo para o assoreamento do canal a jusante. A principal caracterstica desta feio erosiva a velocidade do desenvolvimento, confirmado pela sua dimenso e evoluo em direo a estrada num primeiro momento. Este ltimo fato refora a necessidade de entender o processo, com base tcnica para as medidas de conteno a serem tomadas pelo poder pblico, na perspectiva de reduzir os impactos socioeconmicos e ambientais em curso. Palavras-chaves: vooroca, urbano, Manaus.

O Distrito Industrial 2 de Manaus est inserido na rea de estudo do primeiro autor, no desenvolvimento de sua tese de doutorado (em andamento). Trabalho ligado ao Grupo de Pesquisa Geografia Fsica da Amaznia (UFAM/CNPq).

INTRODUO A deflagrao de processos erosivos intensos em ambiente urbano constitui-se numa manifestao clara do desequilbrio ambiental resultante da ocupao de rea sem os devidos critrios geotcnicos e com desconhecimento dos mecanismos que envolvem a eroso dos solos. Na cidade de Manaus, o Distrito Industrial 2 representa a rea de maior ocorrncia de voorocas, com o total de 26 incises. A partir de 1997, esta parte da cidade vem sendo alvo de inmeros trabalhos, os quais visam compreender a dinmica erosiva destas incises. Entre esses trabalhos, citamos o Cadastramento das voorocas do Distrito Industrial II Manaus/AM (VIEIRA et al, 1999), A Capacidade de infiltrao de gua no solo na rea do Distrito Industrial II Manaus/AM (MOLINARI, 2004), Impactos Ambientais Urbanos: causas e conseqncias das voorocas do Distrito Industrial II Manaus/AM (MUNIZ, 2004), Monitoramento de voorocas a partir da tcnica poligonais planimtricas na rea do Distrito Industrial II Manaus/AM (SILVA, 2004), entre outros. A escolha de uma nica vooroca da rea acima citada para a exemplificao deste trabalho, deve-se ao fato de sua magnitude de evoluo (esta vooroca surgiu no final do ano de 2005 e em apenas 05 meses atingiu a via de circulao), representatividade na paisagem e suas implicaes a circulao. Acrescente-se a esses os impactos socioambientais com o risco a populao (proliferao de doenas e risco de desabamento de moradias). Desta forma, os objetivos deste trabalho foram o de monitorar a referida vooroca; estimar as perdas em m2 e m3; caracterizar as principais feies nela existentes, estimar em valores os danos materiais e descrever suas conseqncias no que tange questo ambiental.

REA DE ESTUDO A rea de estudo do presente trabalho, encontra-se inserida no limite urbano da cidade de Manaus, especificamente na rea de expanso do Distrito Industrial, na zona leste, ocupando cerca de 9 km2, com grande concentrao de processos erosivos (figura 1). Esta rea foi adquirida pela SUFRAMA em 1978, para atender a instalao de empresas, pois a primeira rea destinada ao Distrito Industrial em Manaus revelou-se insuficiente demanda de investidores. Juntamente com a ampliao ocorreu sua urbanizao, contemplando: sistema virio pavimentado, rede de esgotos, gua tratada, energia eltrica e telefone (MUNIZ et al, 2004). 2

Inserida na Formao Geolgica Alter do Cho (Mesozico), a qual constituda de sedimentos vermelhos consolidados, compostos de argilitos, siltitos, arenitos e folhelhos. Aflora em vrios pontos da rea estudada (no interior de algumas voorocas) o Arenito Manaus, de colorao vermelha a rsea, com mosqueados, composto tambm com concrees laterticas (CARVALHO et al, 2003).

Figura 1 Distrito Industrial II Manaus (AM). A Seta na figura acima, indica a localizao da vooroca aqui estudada. Molinari (2004) modificado por Molinari (2006).

Sobre esta formao, desenvolvem-se solos do tipo latossolo amarelo, caracterizados pela textura argilosa nas camadas superiores com percentuais que variam de 75 a 90%. Por essa caracterstica, teoricamente este solo deveria apresentar uma resistncia maior ocorrncia de processos erosivos (VIEIRA, et al., 2004). Do ponto de vista geomorfolgico, encontra-se no Planalto da Amaznia Oriental. Localmente a rea apresenta um relevo bastante dissecado caracterizado por plats com extenses que variam de 200m a 1200m que terminam em encostas de grande declividade, a maioria convexa. Entre os plats observam-se vales encaixados preenchidos por uma densa rede de canais (igaraps). No que diz respeito ao clima, a cidade de Manaus est inserida no tipo climtico Equatorial Quente e mido, com precipitao mdia anual entre 2250 e 2750mm, sendo geralmente o ms de maro o mais chuvoso e agosto o de menor ndice pluviomtrico. As temperaturas mdias anuais ficam entre 25,6C e 27,6C. A mxima fica em torno de 38C e a mnima perto dos 16C. A umidade mdia de 80% (AGUIAR, 1995).

Originalmente, a cidade compreende a vegetao da Floresta Ombrfila Densa. No entanto, apesar da rea ter sido bastante alterada, no entorno e no interior desta existe ainda uma dominncia de espcies pertencentes a vegetao nativa que formam pequenas ilhas verdes.

RESULTADOS E DISCUSSES A inciso escolhida para esse trabalho corresponde Vooroca No. 26 (figura 2), recentemente cadastrada (17/04/2006). Suas caractersticas morfomtricas correspondem ao Tipo Conectada (OLIVEIRA, 1996) e Forma Retangular (VIEIRA, 1999).

VOOROCA 26 - D.I. - 2

Bueiro

Fbrica

Talude

Canaleta em escadaria

P ista

Talude

Figura 01 O croqui da Vooroca 26 - D.I.2, foi aqui inserido : em funo de a mesma s ter originada aps o recobrimento realizado pelo Satlite Quick Bird em 2004. Fonte: Imagem Satlite Quick Bird. 2004. SIGLAB-INPA. Org.: Antonio F.G. Vieira. Manaus-AM. (Abril/2006).

Escala
0 1 2 3m

<= 19m =>


<= 34m =>

Talude

Prof. 14,7m

Talude

Monitoramento em 17/04/06 Monitoramento em 17/05/06

1
Fbrica

2
3

st a Pi

Vooroc a

Tal Decliv. 37 O ude

1.Antiga Cabeceira. 2.Alcovas de Regresso. Profundidade de 8,8m. 3.Partes da tubulao que deu origem a inciso.
Foto: Vooroca 26 do Distrito Industrial 2 - Manaus - AM. (VIEIRA, 17/04/2006).

Figura 2: Representao da Vooroca 26 D.I. 2 Manaus AM. (VIEIRA, 2006).

Feies e mecanismos de retrabalhamento Duas principais feies foram observadas no interior dessa vooroca, as alcovas de regresso e os filetes verticais. As alcovas de regresso so segundo Oliveira (1999) feies erosivas que podem ser observadas sob diferentes condies litolgicas e climticas, podendo ser esculpidas tanto por escoamento superficial na forma de filetes subverticais [...], quanto pela exfiltrao do lenol fretico [...], ou ainda pela combinao desses dois mecanismos (Figura 3). Foi verificada nas paredes da vooroca estudada a ocorrncia de pequenas alcovas. O local de ocorrncia desse tipo de feio demonstra a existncia de camada menos resistente a eroso. A expanso dessas feies resulta em desmoronamento das camadas acima, uma vez que a base de sustentao deixou de existir pelo vazio deixado pela presena desta. Em outras palavras, as alcovas de regresso, representam um importante papel para o entendimento dos materiais e mecanismos envolvidos na expanso das voorocas.

Figura 3 A seta indica a alcova em evoluo na antiga cabeceira pelo escoamento vertical e subvertical. Vooroca 26 DI.2. Manaus/AM. (VIEIRA, Abril/2006).

Os filetes verticais tambm foram vistos com bastante freqncia nas paredes da vooroca estudada. Em outras voorocas na cidade de Manaus, a ocorrncia de filetes verticais bastante corrente. Lima (1999) estudando a Vooroca Siderama2 (tambm na rea do Distrito Industrial em Manaus) atribuiu a esses caminhos preferncias da gua da 5

chuva a linhas de fraturas. Cabe uma maior investigao a respeito dessas fraturas, pois essas linhas de fraqueza podem sofrer uma ruptura e resultar em blocos que se deslocam para o interior da inciso (movimentos de massa). Esses movimentos gravitacionais de massa, deflagrados na forma de tombamentos, escorregamento e fluxo de lama podem ser identificados a partir das marcas nas paredes e por depsitos na base da inciso erosiva (Figura 4). De forma geral, estes movimentos de massa se diferenciam devido velocidade do movimento, volume de gua, modo de deformao e pela geometria da massa movimentada. Os tombamentos tambm chamados de queda em bloco apresentam-se como movimentos abruptos de queda livre do solo, so movimentos extremamente rpidos pela ao da gravidade. Localmente, podem ser observados locais potencialmente susceptveis a tombamento devido aos fraturamentos superficiais nas bordas da vooroca. Alm disso, os tombamentos contribuem decisivamente para a formao dos depsitos de base. Nos escorregamentos visualizados, a movimentao do material bastante acelerada, de maneira que o material transportado da parede da vooroca ocasiona a formao de uma cunha vertical (superfcie de arranque). Contudo, medida que o escorregamento se desencadeia e os materiais se acumulam, estes tendem a se tornar mais estvel adquirindo carter retardado visualizado na formao de cones de dejeo na base da vooroca. Os fluxos verificados caracterizam-se por serem movimentos rpidos nos quais os materiais se comportam como fluidos altamente viscosos, geralmente associado concentrao excessiva dos fluxos dgua superficiais. Verificou-se que devido a quantidade de gua e do material transportados os fluxos identificados so: de detritos ou de silte e areia (debris flows), corrida de terra (earth flows), corrida de lama (mudflows). Em suma, os mecanismos de retrabalhamento verificados internamente na vooroca, apresentam caractersticas e condicionantes diferentes. No entanto, uma similaridade se apresenta, ou seja, a formao de lnguas de material acumulados no sop da vooroca e fendas transversais no material mobilizado, caracterizando a morfodinmica acelerada e intensa na inciso erosiva em anlise.

Figura 4 Queda de imensos blocos indica a rpida evoluo da inciso. Vooroca 26 DI.2. Manaus/AM. (VIEIRA, Abril/2006).

Os danos materiais e ambientais A vooroca em questo apresenta 72m de comprimento, 18m de largura mdia e 11,7m de profundidade mdia. O sentido de evoluo da parte mais a jusante at aproximadamente a metade da inciso segue em direo W-L, deste ponto at a cabeceira o sentido N-S (N10E). Com o avano da vooroca sobre a via de acesso, alguns dados podem ser aqui destacados: destruio de 201m2 da pista, perda de 428,5m2 do talude totalizando 629,5m2 de rea que constitui aproximadamente 7365m3 de material evacuado, que juntamente com outras incises prximas esto contribuindo para o assoreamento do canal a jusante. A partir destes dados e com base no valor do m2 do Distrito Industrial (R$64,96 Prefeitura Municipal de Manaus, 31/07/05) multiplicado ao total da rea (629,5m2) obtmse o valor total de R$ 40.892,32 relativos a danos materiais. Vale destacar, que nesse valor no est inserido o valor da pista (asfalto, meio-fio e canaletas), custos com mo-de-obra e maquinas, rede eltrica (poste e fiao) e rede de drenagem (tubulao de gua tratada e pluvial). Os dados relativos rea foram obtidos a partir do monitoramento da inciso por meio da tcnica denominada levantamento por ordenada (COMASTRI, 1992). Este monitoramento ocorre a partir de uma linha que esticada paralela a inciso. Obtm-se seu azimute e a cada 1 metro uma segunda linha estendida em direo a borda da vooroca, formando um ngulo de 90o com a utilizao de um simples transferidor. Mede-se a distncia desse ngulo com uma trena e esse procedimento se repete a cada metro, at que

toda a borda da inciso tenha sido contornada. Repetindo esse monitoramento possvel verificar os pontos de evoluo, o volume e rea erodidos e a forma da inciso no perodo.

CONSIDERAES FINAIS A principal caracterstica desta feio erosiva a velocidade do surgimento (em aproximadamente 6 meses a vooroca surgiu e atingiu a atual configurao), confirmado pela sua dimenso e evoluo em direo a estrada num primeiro momento. Este ltimo fato refora a necessidade de entender o processo, como sustentculo tcnico para as medidas de conteno a serem tomadas pelo Poder Pblico, na perspectiva de reduzir os impactos socioeconmicos e ambientais em curso. Outro aspecto importante a possvel captura de drenagem, a qual pode ocorrer se forem mantidos o sentido de crescimento atual, o que resultaria no crescimento da vooroca transversalmente a estrada, ocasionando uma retomada s condies geomorfolgicas pretritas desta paisagem. Pela atual configurao do ambiente, verificase que a pista foi construda com material de emprstimo, ou seja, essa captura de drenagem , portanto, uma volta s condies do passado. Ainda a esse respeito, as medidas de contenes preliminares ocorridas por meio da instalao de bueiro por onde escoa as guas pluviais para uma canaleta do tipo escadaria (Figura 5), conteve o crescimento de sua cabeceira na direo sul. Todavia, essa medida no conseguiu capturar toda gua que escoa sobre a pista, fato que conduz a uma expanso da borda, de maneira, que esta pode configurar-se como futura cabeceira de drenagem, perpendicular a pista.

Figura 5 Sem a construo desta canaleta, a grande quantidade de gua por ela escoada propiciaria a rpida expanso da inciso. (VIEIRA, 2006).

Caso atinja o outro lado da pista, acreditamos que a expanso da inciso ocorrer primeiramente pelo surgimento de ravinamentos e a posteriori movimentos de massa. Aps segunda visita ocorrida em 17/05/06, percebeu-se que o escoamento da estrada no contribuiu significativamente para a expanso da inciso. Sua progresso ocorre pela chuva que incide diretamente na vooroca, formando fluxos concentrados, que promovem o solapamento na base de sua parede, uma vez que a rea de contribuio (179,5m2) pouco fornece gua por escoamento. A expanso da vooroca em termos de rea foi de apenas 2,5m2 e de 8,75m3 no perodo monitorado (17/04 a 17/05/06). No entanto, no interior da inciso verificou-se certo alargamento interno (sem que isso afetasse a rea da inciso) da inciso, tornando as paredes da vooroca mais verticais. A presena de voorocas que evoluram em direo a vias pavimentadas no Distrito Industrial 2, no fato novo. Em 1997, na mesma estrada, a aproximadamente 500m a montante, uma vooroca atravessou a pista, causando srios impactos socioeconmicos e ambientais, sendo contida atravs de aterros e instalao de canaletas de dissipao. Outras voorocas tambm existentes na rea tendem a evoluir em direo a pista. Diante do exposto, estariam essas incises ligadas a algum controle estrutural ou simplesmente resultante das obras ineficientes da rede de drenagem pluvial? Estudos esto sendo realizados para confirmar ou no essas e outras questes relativas voorocamentos em Manaus.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AGUIAR, F. E. O. (1995). As alteraes climticas em Manaus no sculo XX. (Dissetao de Mestrado). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Geocincias / Departamento de Geografia. 182.p. CARVALHO, A. S.; SOUZA, V. S.; FERNANDES FILHO, L. A.; NOGUEIRA, A. C. R. (2003). A Geologia da Regio de Manaus. In: VIII Simpsio de Geologia da Amaznia. Manaus (AM). (CD ROOM). Manaus: Geocincias-Geologia/UFAM. COMASTRI, J.A. (1992). Mtodos de Levantamento Topogrfico. IN: __________ . Topografia Planimetria. 2 edio. Viosa , MG: UFV, Impr.Univ. p.199-200 LIMA, M. C. (1999). Contribuio ao Estudo do Processo Evolutivo de Boorocas na rea Urbana de Manaus. (Dissertao de Mestrado). Braslia DF: Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Braslia - Faculdade de Tecnologia. 150p.

MOLINARI, D.C. (2004). A Capacidade de infiltrao de gua no solo na rea do Distrito Industrial II Manaus/AM. Relatrio Final de Iniciao Cientfica. Manaus: UFAM. 89p. MUNIZ, L.da. S. (2004). Impactos Ambientais Urbanos: causas e conseqncias das voorocas do Distrito Industrial II Manaus/AM. Relatrio Final de Iniciao Cientfica. Manaus: UFAM. 102p. MUNIZ, L.da S.; VIEIRA, A.F.G.; ALBUQUERQUE, A.R.da C. (2004). Voorocas do Distrito Industrial II Manaus (AM). In: V Simpsio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia. Santa Maria: UFSM. 13p. OLIVEIRA, M.A.T.de. (1996). Evoluo de voorocas e integrao de canais em reas de cabeceira de drenagem: modelo conceitual, taxas de eroso e sinergia de mecanismos. In: Geosul. Nos. 19/20 Ano X 1o. e 2o. Semestres de 1995. Florianpolis: EDUFSC. p. 153-182 ______. (1999). Processos erosivos e preservao de reas de risco de eroso por voorocas. In: GUERRA, A.J.T; SILVA, A.S.da; BOTELHO, R.G.M. (orgs.). Eroso e conservao dos solos: conceitos, temas e aplicaes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Pp. 7-99 SILVA, M.M.da. (2004). Monitoramento de voorocas a partir da tcnica poligonais planimtricas na rea do Distrito Industrial II Manaus/AM. Relatrio Final de Iniciao Cientfica. Manaus: UFAM. 57p. VIEIRA, A.F.G. (1999). Definies, classificaes e formas de voorocas. In: Revista de Geografia da U.A. v.1, n.1. Manaus: EDUA. p. 27-42 VIEIRA, A.F.G.; CUNHA, R.P.da; MARINHO, J.C.; COSTA, J.de F. (1999). Cadastramento das voorocas do Distrito Industrial II Manaus/AM. In: 9a. Semana de Geografia do Amazonas. Anais. Manaus: EDUA. p. 149-150 VIEIRA, A.F.G. e ALBUQUERQUE, A.R.da C. (2004). Cadastramento de voorocas e anlise do risco erosivo em estradas: BR-174 (Trecho Manaus-Presidente Figueiredo). In: V Simpsio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia. Santa Maria: UFSM. p. 1-13

10

You might also like