You are on page 1of 2

AGRICULTURA E QUESTO AGRRIA (Cap.

14)
Devemos entender por questo agrria tudo aquilo que se refere ao campo. Quando abordamos a expresso agrcola nos referimos produo que envolve a terra. A pecuria e a agricultura so atividades agrcolas que ocorrem no setor agrrio. Na medida em que o campo recebe tecnologia h o desenvolvimento de atividades no agrcolas no campo, por exemplo, o ecoturismo, hotis fazenda e artesanato. # Capitalizao no campo: A injeo de capitais no campo trazendo tecnologias leva o setor agrrio modernizao, alm de elevar sua produtividade. Vamos dividir a capitalizao do campo em setores: A CAPITALIZAO NAS RELAES DE TRABALHO: A relao capitalista do trabalho pressupe assalariamento da MDO. No Brasil a principal relao de trabalho no campo era o colonato, isto , o campons morava na fazenda e trabalhava seis dias da semana para o proprietrio e um dia para sua subsistncia, utilizando terras da propriedade. No havia despesas de habitao, luz ou impostos para a MDO e o proprietrio no tinha responsabilidades sociais com o campons. Em 1968, o governo militar implementou o Estatuto do Trabalhador Rural (ETR), criado por Joo Goulart. O ETR determinou que as leis trabalhistas atingiriam tambm o trabalhador rural. A CAPITALIZAO NAS RELAES DE PRODUO: No milagre econmico brasileiro, o campo teve acesso tecnologia importada com objetivo de: - Elevar a produtividade agrcola; - Levar o Sul do pas a alteraes no mercado consumidor. O objetivo dos militares era aumentar a rea com produo agrcola para exportao, o que no inclua o Sul o pas. Para que o Sul do Brasil sofresse alteraes em seu processo produtivo o governo federal garantiu emprstimos aos pequenos proprietrios da regio, sem, contudo, subsidi-los levando-os falncia.

#Estrutura fundiria brasileira: A terra no Brasil no possua valor comercial at o sculo XIX, isto , em 1850 foi proibido o sistema de doao de terras. Esse sistema garantia o acesso a terra atravs de favores prestados Portugal. Em 1850 foi criada a Lei de Terras estabelecendo que: A terra possua valor comercial; O acesso a terra ocorreria pela compra ou herana. As terras nas fronteiras do pas pertencem s Foras Armadas, que garantem nossa soberania.

OBS1: Enquanto nos EUA a expanso para o oeste garantiu o acesso a terra, atravs do Homestead Act, o Brasil mantinha de forma legal a concentrao fundiria. OBS2: As capitanias hereditrias e as sesmarias iniciaram o processo histrico de concentrao de terras no pas. OBS3: A regio Sul do Brasil, que segundo o Tratado de Tordesilhas no pertencia Portugal apresentar uma estrutura fundiria diferente do restante do pas, isto , ali mdias propriedades foram doadas imigrantes no portugueses. A partilha (diviso por herana) tornou a Regio com o predomnio de pequenas e mdias propriedades produtoras para abastecer o mercado interno.

OBS4: Podemos resumir que a estrutura fundiria nas regies N, NE, SE e CO caracteriza-se por ser concentrada historicamente, enquanto o Sul passou a conhecer a concentrao aps a civilizao do campo, quando pequenos proprietrios endividaram-se. # Expanso da Fronteira Agrcola: Entendemos por fronteira agrcola toda a rea agricultvel em um pas. No constituem fronteira agrcola: As reas urbanas; Os desertos de sal, areia e rocha; As reservas (minerais, ambientais, indgenas e florestais.)

A expanso da fronteira agrcola ao longo do milagre econmico direcionou-se para o Centro Oeste, Amaznia e Sul da Bahia. O objetivo dessa expanso era a produo para o mercado externo, principalmente com o cultivo da soja. Os pequenos proprietrios levados falncia pela capitalizao foram os agentes da expanso dessas fronteiras agrcolas. Podemos identificar dois agentes de expanso da fronteira agrcola: FRENTE DE EXPANSO: Ocorre atravs da ao de posseiros que objetivam a subsistncia familiar. FRENTE PIONEIRA: Ocorre pela ao do capital com objetivos comerciais.

OBS1: Em 1988 o Brasil promulgou a constituio que reconheceu que o campo brasileiro estava sujeito reforma agrria por apresentar concentrao fundiria. Cabe observar que o artigo constitucional determinou que o processo ocorresse apenas em terras improdutivas, excluindo os minifndios, as pequenas e mdias propriedades e as empresas agrcolas. OBS2: Em 1997 no governo FHC foi elaborada a Lei da Reforma Agrria, que determinou: Que terras invadidas esto excludas do programa de Reforma Agrria por dois anos; O imposto territorial rural ser cobrado inversamente proporcional produtividade.

OBS3: As pequenas e mdias propriedades, bem como as empresas agrcolas esto excludas do programa de reforma agrria. # Tipos de propriedades e Mercados: Tamanho MDO Mercado. Minifndio Familiar no capitalizada Subsistncia familiar Pequena Familiar capitalizada subsistncia urbana (hortifrutis granjeiros) Mdia {igual em cima!}(na safra utiliza MDO bia fria) ; ou agroindstria Grande (empresa agrcola) Assalariada permanente e diarista Exportao ou Latifndio Improdutivo socialmente e economicamente. OBS1: O minifundista pratica a agricultura itinerante. OBS2: Especulao com a terra (Latifndio)

You might also like