You are on page 1of 11

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _recomenda.

shtml

Especificaes Tcnicas - Dicas, evitando erros

Recomendaes que evitam os erros mais freqentes


Nunca utilize quadricromia para textos em preto, para evitar problemas de registro na impresso. Evite fazer rotaes e ampliaes/redues nas imagens importadas nos softwares de paginao (QuarkXPress, PageMaker). Um arquivo que utiliza imagens rotacionadas, que demoraria 5 minutos para ser processado, pode demorar at 90 minutos se rotacionadas no software de paginao. Faa estas rotaes e ampliaes/redues em softwares de manipulao de imagens (como o Photoshop), pois eles tm recursos mais eficazes para realiz-las, alm de garantir uma qualidade melhor na imagem final. No aplique fundos transparentes (None) nos boxes de imagens grayscale ou TIFF. Ao processar estes arquivos, as bordas das imagens podem ficar serrilhadas. Quando for necessrio manter a transparncia do fundo das imagens (fotos recortadas), salvar as imagens em EPS utilizando clipping paths. Utilize o menor nmero de pontos nos paths, pois, quanto maior esse nmero, mais demorado ser o processamento e a possibilidade de ocorrer erro maior. No utilize path automtico: transformao de uma seleo automtica (por exemplo, varinha mgica do Photoshop) em path. Dgrads e blends so operaes extremamente complexas. Caso o seu arquivo utilize muitos dgrads (mais de 10), uma dica para facilitar o seu processamento criar o dgrad em um software de manipulao de imagens (tipo Photoshop) e aplic-lo como uma imagem bitmap. No use medidas Hairline. Essas medidas dependem da resoluo dos equipamentos de sada. Em uma impressora laser de 300 dpi a medida hairline claramente visvel. Em uma fotocompositora de 2400 dpi, ela fica praticamente invisvel. Para fios utilize medidas mnimas de 0,425 pts ou 0,15 mm. Elimine todos os elementos que no pertencem pgina, como, por exemplo, rguas de controle e imagens no utilizadas colocadas fora da rea efetiva da pgina. Esses elementos podem causar erros na hora de processar os arquivos. No cubra elementos no desejados com boxes brancos ou coloridos. Apague-os. Os arquivos no podem ser enviados compactados (inclusive, no use a compresso LZW nas imagens TIFF no Photoshop). Os processos de compactao e descompactao podem danificar/alterar o contedo dos arquivos. Nunca utilize a funo Overprint para textos coloridos, esta funo deve ser habilitada somente para textos pretos 100%. Recomendamos as seguintes preocupaes para caracteres: - Textos positivos sem serifa: corpo 8; ou maior - Textos positivos com serifa: corpo 10; ou maior - Textos negativos sem serifa: corpo 10; ou maior - Textos negativos com serifa: corpo 12. ou maior

Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

Re-design para esse PDF: RicKardo

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _recomenda.shtml

Especificaes Tcnicas - Dicas, evitando erros


Posicionamento de textos e imagens
Toda rea de grafismo no sangrada dever respeitar uma distncia mnima de 10mm das laterais e 5mm do p e cabea da pgina. Se esta regra no for obedecida, os textos que estiverem alm dessas margens de segurana sero cortados no processo de acabamento da publicao. Para produtos impressos com acabamento em lombada quadrada. TEXTOS: Os textos que ultrapassarem a marca central da dupla, recomendamos que alm do espaamento normal entre os caracteres, seja acrescentado 3,5 mm de abertura para cada lado (vide exemplo) Se a foto for sangrada, necessrio prever uma margem de segurana (sangria) de 5mm no mnimo e 8 mm no mximo , alm da linha de corte.

IMAGENS: As imagens que ultrapassarem a marc a central da dupla, recomendamos que seja produzida da seguinte forma:

1. Verificar qual parte da imagem ficar na lombada (marca central).

2. Cortar a imagem com 3mm a mais partindo da marca central. Este processo deve ser feito para o lado esquerdo e direito.

3. Deslocar a imagem para que os cortes fiquem no centro (marca central).

4. A imagem est duplicada na marca central e pronta para ser utilizada. Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

Especificaes Tcnicas - Dicas, evitando erros

Cores
No use arquivos RGB. Todas as imagens devem ser convertidas para CMYK. Apesar de aparecerem coloridas na tela do micro, ao serem processadas saem em preto e branco. O somatrio das porcentagens das quatro cores nas reas de mxima do anncio no pode ultrapassar 320%. Por exemplo, no se pode ter em um anncio em cores com 100% nas quatro cores, pois o seu somatrio totaliza 400%. Definir todas as cores do documento como PROCESS COLOR - CMYK. Cores em RGB e cores Pantone tm que ser convertidas para CMYK, caso contrrio, tornam-se cores especiais. Delete todas as cores no utilizadas no documento. Arquivos em preto e branco devem estar em GRAYSCALE, a menos que se deseje preto e branco a 4 cores. Neste caso, devem estar em CMYK sem exceder o limite do somatrio de 320%. No utilize extenses de correo de cores nos softwares de paginao, como, por exemplo EFIColor no QuarkXPress. Essas extenses alteram as cores utilizadas no documento nos dispositivos de sada (impressoras) e devem estar desabilitadas ao gerar os arquivos postscript.

Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_cores.shtml

Fontes
Lembre-se: as fontes tm que estar inclusas nos arquivos Postscript ou convertidas para curvas nos arquivos EPS do Corel Draw (vide item Arquivos Digitais). No use fontes TRUE TYPE quando for enviar arquivos postscripts/fechados.

Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_fontes.shtml

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_corel.shtml

Especificaes Tcnicas - Finalizando arquivo PostScript

CorelDraw / EPS - Pc
Arquivos digitais (filmless/rotogravura e ctp/off-set) Os anncios feitos no Corel Draw tm que ser salvos/exportados em formato EPS (Encapsulated PostScript). Se estiver usando Macintosh, selecionar no Chooser o drive de impresso LaserWriter8. Desativar as extenses (Extension Manager no Control Panel): Print Monitor, Desktop Print Monitor e Desktop Printer Spooler. Itens para serem verificados antes de salvar o arquivo: Todas as imagens tm que estar em modo CMYK. No use imagens em RGB. Apesar de aparecerem coloridas na tela do micro e na impressora jato de tinta, ao serem processadas ficam em preto e branco. Devido a problemas detectados no processamento de arquivos, recomendamos que todos os dgrads e fundos com texturas sejam transformados em TIF (Export - Select Only - TIFF Bitmap, CMYK, *.tif) e aplicados como se fossem imagens (Import). As marcas de corte do anncio devem ser feitas manualmente no arquivo. Os arquivos devem conter todos os elementos da pgina (imagens em alta resoluo, logotipos, grficos, artes, ilustraes, etc.). Deve haver uma margem de segurana de 5mm em todas as fotos sangradas (vide item Posicionamento de Textos). A somatria das porcentagens das quatro cores nas reas de mxima do anncio no podem ultrapassar 320%. Por exemplo, no pode existir nenhuma rea no anncio com 100% nas quatro cores (CMYK) pois a sua somatria totalizaria 400%. Como salvar os arquivos: Selecionar o comando Arquivo/Exportar em formato EPS (Placeable; Encapsulated PostScript) . Selecione a opo Transformar os Textos em Curva. No selecionar a opo Incluir Cabealho. Etapas de gradiente: 256.

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_corel.shtml

Para checar o arquivo EPS gerado:


Aps gerar o arquivo EPS no Corel Draw, abra o arquivo no Photoshop selecionando a resoluo 300dpi e modo CMYK.

Fazer uma verificao na tela do contedo do arquivo: fontes, fotos, cores, etc. Importante: No salve o arquivo no Photoshop pois o arquivo seria convertido para formato EPS do Photoshop. Esse procedimento apenas para checagem na tela do micro. Seria virtualmente impossvel fornecer informaes e procedimentos detalhados sobre a gerao de arquivos que cubram todos os possveis softwares em todas as suas verses em todos os tipos de hardware existentes no mercado. Portanto, caso o software utilizado gerar alguma dvida para a gerao do arquivo final, entre em contato com o nosso staff tcnico.

Nomes dos arquivos:


Para a padronizao, os nomes dos arquivos no devem ter mais que 8 (oito) caracteres acrescidos da extenso do tipo de arquivo. Extenses nos nomes dos arquivos: Arquivos em formato EPS do Corel Draw: ".eps" . Exemplo: emporio.eps No utilize caracteres especiais nos nomes (espaos, cedilha, @, -, #, %, &, /, ?, etc. ). Os arquivos devem ser nomeados com o nome do anunciante ou o ttulo do anncio (abreviado se necessrio).

Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_photoshop.shtml

Especificaes Tcnicas - Dicas, evitando erros

Photoshop
O Photoshop deve ser utilizado somente para o tratamento de imagens, tais como correes de cores, efeitos especiais, recortes, etc... e aps sua finalizao seja levado para um software de link tais como ( QuarkXpress, Pagemaker, CorelDraw, Freehand, Illustrator). Os textos no devem ser aplicados diretamente no Photoshop, pois os mesmos sero transformados em imagens comprometendo a qualidade nos processos de impresso, a menos que seja um efeito proposital ou uma necessidade na criao. Para que as imagens no sofram nenhuma interferncia aps sua finalizao, recomendamos que as opes do Color Settings estejam da seguinte maneira: Caso esteja utilizando o Photoshop at verso 5: Selecione a opo File/Color Settings/Profile Setup:

Caso esteja utilizando o Photoshop 6: Selecione a opo Edit/Color Settings:

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_photoshop.shtml

No Photoshop as imagens podem ser salvas de duas maneiras:


1- No formato TIF. Antes de salvar verifique se realmente as imagens esto em alta resoluo ( 300 dpi ) e em CMYK; 2- No formato EPS. Quando as imagens forem salvas nesta extenso devemos ficar atentos para as opes do EPS, que deve estar setado da seguinte maneira:

Photoshop 5:

OBS: Caso esteja utilizando PC, no item Preview utilizar TIFF ( 8 bits/pixel ).

Photoshop 6:

OBS: Caso esteja utilizando PC, no item Preview utilizar TIFF ( 8 bits/pixel ).

Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_pagemaker.shtml

Especificaes Tcnicas - Finalizando arquivo PostScript

Pagemaker / PS
Formato Postscript/Fechado Os anncios feitos no Pagemaker tm que ser salvos em formato PosScript/Fechado com as seguintes caractersticas: Utilizar o drive de impressora da Dolev VIP ou Scitex Bridge Com composio de cores. Lineatura: 150 lpi. Resoluo: acima de 2400 dpi. Todas as fontes devem estar inclusas no arquivo Postscript (opo download font), inclusive dos arquivos de ilustrao (arquivos EPS do Illustrator, Freehand, Corel). No usar fontes True Type. Os arquivos devem conter todos os elementos da pgina (imagens em alta resoluo, logotipos, grficos, artes, ilustraes etc.). Deve haver uma margem de segurana de 5 mm em todas as fotos sangradas (ver item Posicionamento dos Textos). Os arquivos devem possuir marcas de corte. A somatria das porcentagens das quatro cores nas reas de mxima do anncio no podem ultrapassar 320%. Por exemplo, no pode existir nenhuma rea no anncio com 100% nas quatro cores (CMYK) pois a sua somatria totalizaria 400%. Antes de gerar os arquivos Postscript, verifique se todos os links esto corretos e se no falta nenhum elemento da pgina (EPSs e TIFFs). Caso contrrio, as imagens sairo em baixa resoluo. Se estiver usando Macintosh, selecionar no Chooser o drive de impresso LaserWriter8. Desativar as extenses (Extension Manager no Control Panel): Print Monitor, Desktop Print Monitor e Desktop Printer Spooler. Pagemaker 6.5 - Mac File/Print

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev_pagemaker.shtml

Especificaes Tcnicas - Finalizando arquivo PostScript

Seria virtualmente impossvel fornecer informaes e procedimentos detalhados sobre a gerao de arquivos que cubram todos os possveis softwares em todas as suas verses em todos os tipos de hardware existentes no mercado. Portanto, caso o software utilizado gerar alguma dvida para a gerao do arquivo final, entre em contato com o nosso staff tcnico. Ateno: "A reviso dos anncios realizada pela Editora Abril tem como objetivo evitar possveis problemas que gerem impactos no processo grfico. A responsabilidade pelo contedo dos anncios, pela sua produo e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, da agncia e do anunciante".

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _distiller.shtml

Especificaes Tcnicas - Finalizando arquivo PostScript


Acrobat Distiller (gerando o PDF)
Para gerar um arquivo com extenso .PDF a partir do Acrobat Distiller (verso 4.0 ou superior) voc deve ter um .PS com composio de cores e a configurao homologada pela Editora Abril (Caso esteja utilizando o Acrobat Distiller superior ao 4.0,no item "General", sempre habilitar compatibilidade com Acrobat 4.0).

Configure o seu Acrobat Distiler de acordo com as telas abaixo. Acrobat Distiller 4.0:

http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _distiller.shtml

Especificaes Tcnicas - Finalizando arquivo PostScript


Acrobat Distiller 5.0:

You might also like