You are on page 1of 18

Livros de razo e construo de redes sociais: o exemplo do Sudoeste da Frana na poca moderna1 SylvieMouysset Universit de Toulouse-LeMirail Traduo: Simone

vila DICH/UFSC Em um livro de razo, o chefe de famlia, como um "bom navegador (mesnager) ou negociante, escreve tudo aquilo que recebe e gasta para prestar contas e razo a ele mesmo de todos os seus negcios2" A escrita do cotidiano como uma escrita mais ou menos aplicada sobre um livro de papel ruim, tal o trao, como uma cicatriz do ato ou de sua promesa: compra, venda, troca, casamento, nascimento, tudo o que altera ou perturba o curso normal das coisas da famlia escrupulosamente anotado3 . Aqui aparece, pois, por um jogo de filigranas mais ou menos visveis4, o conjunto de relaes mantidas pelo cap dostal com os membros da sociedade que comumente o rodeia, o mundo que ele conhece e conhecido. Manter suas contas de alguma forma estar consciente de seus negcios e tentar saber sobre o qu, mas tambm e talvez acima de tudo, sobre quem se pode realmente contar. O escriba fixa, portanto, ele mesmo, de maneira o mais subjetiva que seja, os contornos do seu universo como um tecido de redes e modificado de acordo com a evoluo de suas escolhas, os caminhos percorridos e as pessoas encontradas, de acordo com as inflexes de sua vida. Tambm encontra-se, atravs das pginas, os pais e seus filhos, claro, mas igualmente os aliados mais ou menos prximos, os verdadeiros e falsos amigos, os padrinhos e madrinhas, os credores e devedores, as pessoas influentes e os servos, os peregrinos, canalhas, ladres ou bispos... Esta lista la Prvert gostaria de capturar o imperceptvel: a rede social do autor de livro de razo. Ele mesmo pertenceu, na maioria das vezes, ao mundo dos negociantes ou dos meios oficiais, burgueses do
1

Artigo original: Les livres de raison et construction des rseaux sociaux: lexemple du Sud-Ouest de la France lpoque moderne. In: Beaurepaire, Pierre-Yves; Taurisson, Dominique (org.). Les egodocuments lheure dletronique Nouvelles approches des espaces et rseaux relationnels. Monpellier: Universit Paul-Valry Montpellier III, 2003 2 Furetire, Dictionnaire Universel, La Haye & Rotterdam, 1690. 3 Fine, A., Analyse critique des concepts de mnage, famille, entourage , intervention au sminaire de DEA dhistoire, avril 2002. Voir ce propos les travaux les plus rcents de Bonvalet, Lelivre et Vivier. 4 Chefe de famlia na lngua dOccitane

campo preferindo a pequena cidade grande, e apaixonando particularmente, parece, o sul da Frana, pas de direito.

Se considerarmos o termo de rede de maneira relativamente elementar como o fio de relaes entre indivduos aptos a trocar recursos, o campo de investigao aberto pelos escritos ordinrios imensa.

a famlia que aparece primeiro como quadro ideal para o desenvolvimento de redes; mas restringir o campo de estudo unicamente famlia stricto sensu seria, sem dvida, uma tentativa pouco operatria, pelo menos, por duas razes: em primeiro lugar porque o termo um tanto vago e ainda precisa ser definido com preciso5 e, segundo, porque as relaes do ego no se limitam famlia. A observao do conjunto de seu espao social parece ento ir alm de si e abrange todas as relaes que ele mantm com os outros, sem se limitar a um grupo espcfico (co-residncia, parentesco ...).

Na verdade, o conceito de entourage, hoje destacado pelos demgrafos, adapta-se melhor para caracterizar o horizonte relacional delimitado pelos autores de livros de razo6. Pais, aliados, amigos, vizinhos, colegas, todos "aqueles que vivem na familiaridade de algum", observa E. Littr, pertencem ao mundo cotidiano do ego, com o qual ele mantm relaes mais ou menos estreitas7. A partir da descrio dos laos tecidos, vamos tentar, em um primeiro momento, identificar o pequeno mundo de seu autor.

Esta construo circular em torno do ego , obviamente, uma ferramenta para o historiador, cuja aspirao mais cara compreender no s a topologia, mas tambm as extenses e finalidades da rede assim definida.

O que a famlia? Jean-Louis Flandrin reconhece que a palavra se aplica a realidades diversas e que na poca moderna o conceito se encontra dividido entre a idia de co-residncia e a idia de parentesco , Flandrin, 1984, p. 10. 6 Fine, A., Analyse critique des concepts de mnage, famille, entourage , interveno no seminrio de DEA de histria, abril 2002. Ver os trabalhos mais recentes de Bonvalet, Lelivre et Vivier. 7 Littr, ., Dictionnaire de la langue franaise, Paris, 1872, article entourage .

1.

Topologia: uma rede em crculos flutuantes e encaixados

A escritura, de pai para filho, desenha o ncleo da rede. A presena do primeiro crculo, o "crculo da famlia", que corresponde aos co-residentes de uma mesma casa, nem sempre bvia e figura, alm disso, apenas como o crculo maior do entourage entre os escribas mais falantes. Eles ento revelam as amenidades e atividades de seu cotidiano, enquanto que os refgios da intimidade encontram raramente o seu lugar entre as pginas espremidas de seu livro, ou apenas por acidente. Quanto ao exterior, no ambiente do ostal8, a delimitao de rede frequentemente menos tnue, ela mesmo quase inevitvel no que diz respeito aos crditos atualizados regularmente pelo chefe da famlia.

Em todo o caso, as regras estabelecidas ou fortuitas nunca so definitivas, evoluem com a vida de seu autor, de seu entourage e mais amplamente de seu meio ambiente. Portanto, no a sua perenidade que define uma rede, mas sim seu natureza voltil e efmera. Na verdade, seria particularmente delicado, mesmo inoportuno, tentar modelar uma rede ideal, realmente no encontrada: cada caso declina, na verdade, sua maneira particular, subjetiva e evolutiva para apreender a relao com os outros. Apenas linhas de conduo podero ser observadas e os contornos dos crculos tero inevitavelmente uma geometria varivel. No interior do ostal permanece a histria do cl, notas e documentos espalhados e em seguida recolhidos em livros rapidamente costurados, com pontos riscados, folhas brancas e margens enegrecidas em uma desordem aparente, so piedosamente conservados no fundo de uma gaveta do gabinete paterno apenas para a posteridade9. Os modos de escrita e de transmisso do livro de razo j esto envolvidos na construo da rede. A escrita limitada, muitas vezes, sobre vrias geraes e do livro, passada de pai para filho como um repositrio da memria da famlia, se constitui no

Ostal pode ser traduzida pela expresso casa de famlia (maison-famille) segundo Robert Sauzet (Sauzet, 1998). 9 Les inventaires de biens aprs dcs livrent parfois des indices sur lemplacement plus ou moins secret de ces crits du for priv.

corao da teia10. A escrita quase sempre masculina; como na Itlia, os livros femininos so muito raros na Frana: La parole son femine fatti son maschi, dizem na Toscana do sculo XV. Aquelas que mantm um livro de contas em geral so solitrias: filhas nicas, distantes ou separadas de seu cnjuge, viva ou freira.

O pai escolhe pois um filho, de preferncia o mais velho, para continuar sua obra e tomar o seu lugar na sociedade: ele preserva assim tanto a casa como o nome. geralmente a morte do cap dostal

que marca a prossecuo do trabalho de escrita por sua herana, salvo que ele no deixe a casa da famlia e no abra um novo livro por ocasio do seu casamento, ou ainda de sua entrada na vida profissional, um sinal de sua independncia11. Em torno desse ncleo fundamental, gravita o crculo familiar, reduzido por Antoine Furetire "famlia composta de um chefe e domsticos, seja sua esposa, filhos ou empregados", isto , limita-se de fato aos co-moradores de uma mesma casa12.

10 11

Mouysset, CTHS, 2001. Sauzet, 1998. 12 Furetire, 1690, article famille .

Pai, me e esposa aparecem quase no momento da doena, da dor do parto e da morte, que d a oportunidade para o filho ou marido apaixonado de preparar um breve elogio circunstancial13. Quanto aos filhos, eles so inseridos na cadeia do cl no momento de seu batismo, o livro duplica o registro paroquial: "trata-se de evitar a fragilidade dos homens e dos grupos que eles formam14. O estado civil, por vezes, complementado pela meno da posio dos astros no momento do nascimento, o vnculo que une os pais espirituais casa, a meno do nome autenticamente carregado, at mesmo o apelido. Em alguns casos, o autor registra na margem ou nas entrelinhas as etapas da formao de seus filhos, seu sucesso profissional, o casamento de seus filhos e sua morte eventual.

Vida e morte tecem assim o tecido do livro que cada um atravessa a seu tempo, como sugerido pelas palavras de Jean Perrin no momento da morte de seu pai: "Eu queria, em sua memria e [que] de seus antecessores, o pr do sol entre os mortos como ele cavou metros de nossa bondade no nosso nascimento15. Longe de separar os vivos e os mortos, o livro de famlia os une na mesma comunidade, aquela do ostal, que tambm no distingue a casa do tmulo da famlia. De fato, a linha nunca interrompida, como um segmento que ignora os limites individuais da existncia humana, como para reforar a idia da imortalidade do cl. Mas ainda, em alguns casos, como em Uzs, os mortos no cedem nada de sua autoridade e conseguem, para alm de seu desaparecimento, estimular e estruturar visivelmente a rede de seus descendentes. Aqui, o filho da famlia, Antoine de Bagnols, esfora-se em convidar para os funerais paternos o conjunto de seu entourage. A energia dispensada proporcional ao reconhecimento que ele espera receber das antigas relaes de seu pai Guillaume, laos polivalentes e teis para o seu prprio estabelecimento16.

13 14

Mouysset, CTHS, 2001. Klapisch-Zuber, 1990, p. 37. 15 Livre de raison de la famille Perrin, Socit des Lettres, Sciences et Arts de lAveyron, manuscrit indit, XVIe-XVIIe sicle. 16 Livre de raison dAntoine Bagnols, diocse dUzs (XVe-dbut XVIe s.). Des extraits sont reproduits dans : Boislile, Communication sur des fragments de livres de raison , Bull. Hist. et phil. du CTHS, 1886, p. 209-226. Sur le problme de la transmission des rseaux, lire p. 23-33 la communication deMichel Cassan.

Ao redor da casa composta por co-moradores que no so todos parentes, gravitam os domsticos - vamos examinar um pouco mais o caso dos parentes. O interesse do conceito entourage reside justamente na mudana de perspectiva: mais que um grupo definido a priori, como o de co-residncia ou parentesco, que se observa na rede, mas, graas aos laos mantidos de maneira regular pelo ego com um certo nmero de pessoas, so parentes, aliados ou amigos. Eles so nomeados pelo autor ao longo de sua vida e de seu desejo de escrever tambm. O historiador ansioso para desvendar os segredos da taxonomia da rede pode sempre confiar na densidade das nomeaes, na qualidade do discurso, na regularidade das relaes mantidas. Mas a opacidade da escrita deixa voluntariamente outros parmetros na sombra, quase invisveis neste tipo de documento: a ternura, por exemplo, estilo epistolar. A rede desenhada revela uma descrio primria das relaes do ego: no se trata de simplesmente contar, mas de dizer, sem confidncias, o que se encontra hoje e eventualmente o porqu. O interesse desta observao contadora reside na construo mais ou menos convm mais ao

inconsciente de um "pequeno mundo" que frequentemente deforma os galhos da rvore genealgica, desclassifica, s vezes, os membros de parentesco imediato e destaca os primos distantes ou amigos carnais e padrinhos e madrinhas dos filhos a fim de marcar sua proximidade com a clula conjugal. Nas proximidades da casa, o crculo dos parentes tece assim a trama das convivncias regulares do autor e esclarece os contornos de seu ecmeno. Fora do crculo dos parentes, outros tipos de relaes

marcam ainda o horizonte conhecido do ego. O ambiente aqui de algum sorte o exterior do entourage - gostaramos de poder inventar o termos extourage. Alm dos vnculos cotidianos e "familiares", os encontros so numerosos e frteis. Podemos grosso modo distingui-los em duas categorias, permanentes e ocasionais. So permanentes, sem ser sistematicamente descritos como prximos, as relaes de vizinhana e as requeridas pelo exerccio de sua profisso, que so a extenso natural do pertencimento a uma confraria paroquial ou de negcios, ou ambas na maioria das

vezes. So igualmente permanentes os contatos com comerciantes, vendedores e fornecedores, credores e devedores: o livro de razo sendo livro contas, os laos financeiros so particularmente reforado por este tipo de fonte, como veremos mais tarde. Podem ser descritas como ocasionais as relaes pontuais ou ainda aleatrias, ditadas por um evento e/ou um local especfico que no tem necessariamente um impacto real sobre o destino do autor: a entrada de grandes personagens na cidade, encontros ocasionais, de curta durao, relao de um evento no vivido o assasinato de Henri IV um leitmotiv dos livros do sculo XVII-, passagem e alojamento de tropas, etc. Todos os laos nascidos na intimidade domstica, a presena assdua de seu entourage e as relaes estabelecidas no crculo mais amplo de seu ambiente, definem o espao social no qual o autor evolui, age, domina e suporta o mundo real17. Para completar a anlise da topologia de rede, precisaria igualmente poder passar a peneira no conjunto das relaes ausentes, impossveis ou evitadas. Da mesma forma, seria judicioso examinar a construo de uma rede en creux (vazia) em termos de oposio ao grupo rival, com o objetivo de colocar distncia, excluir ou destruir o inimigo. Toda rede comporta efetivamente um interior, mas tambm um exterior que contribui para a sua delimitao. Mas onde esta introspeco nos levaria? Definitivamente longe demais desta vez, o que no nos impede de manter em mente o esprito da questo do no-vnculo (non-lien), como a do contra-vnculo (contre-lien). Quando a rede est muito prxima de ser identificada, com seus cheios e vazios, torna-se interessante investigar as finalidades, ou seja, tentar descobrir, atravs de alguns exemplos selecionados, o que faz um boa rede, avaliar a sua relevncia e eficcia.

2 Usos sociais da rede A partir do ego a rede toma a forma de um feixe, ou seja, de um comcio que tem "a estrutura de um emaranhamento, de uma tecelagem, de um cruzamento, que replicar os

17

Degenne et Duplex, 1987.

diferentes fios e as diferentes linhas de direo ou de fora que estaro prontos para estabelecer outras18." O que faz uma boa rede? Em sua raiz, preside a famlia, na primeira modernidade, pelo menos, at um passado recente, como sublinha Michel Winock sobre a Belle Epoque: o capital social no se conta: ele feito da rede relacional que um indivduo tem nos cargos, nos graus, nos empregos mais importantes. Esta rede tem por origem a famlia e o casamento19".

Raymond d'Austry, opulento negociante rouergat, investiu sua fortuna durante a segunda metade do sculo XVI na compra de reas em torno de Rodez. Vrias vezes cnsul desta cidade, ele manteve seu livro de razo de 1576 a 1624 e anotou tudo o que lhe parecia digno e necessrio para figurar no corao das memrias de sua famlia. Da construo de suas casas at sua ascenso ao consulado, passando por problemas da Liga, o incncio da catedral de Toulouse, a expulso dos mouros de Granada e o inevitvel assassinato de Henrique IV por um certo "Ravalhat", Austry escreveu um caderno composto por seis livros no formato de 20 x 15 cm com 72 folli e 258 notcias20.

18 19

Derrida, J.,Marges, Paris, 1972, p. 4. Winock,M., La Belle poque. La France de 1900 1914, Paris, Perrin, 2002, p. 121. 20 Debat, 1992.

De acontecimentos familiares a narrativas polticas, o autor enumera 741 pessoas distribudas em 532 linhagens. O horizonte essencialmente routhnois e o interesse de Austry pelas coisas do mundo ultrapassa as muralhas da cidade em apenas um quarto das nominaes (27,7%).

Um estudo prosopogrfico anterior identificou a presena de cerca de 125 parentes e aliados, resultado bastante modesto tendo em conta o total (741), apenas 16,86% de menes. preciso ento continuar a investigao, isolando entre as linhagens citadas aquelas que retornam de modo recorrente e que pelo menos quatro membros esto presentes no livro21. Portanto, so 19 linhagens que se destacam, o que nos leva a suspeitar que faziam parte do entourage de Raymond Austry pelo nmero de membros imortalizado em seus escritos (4 a 16). Quatorze dessas linhagens pertenciam ao cl Austry, pelo jogo de alianas calculadas ao longo de quatro geraes, aquela de Raymond, um grau abaixo - seus filhos - e dois acima, pais e avs22. Assim surge a parte bela esculpida pela famlia no pequeno mundo de Raymond Austry, com mais de 73% de referncias encontradas entre as relaes consideradas as mais caras ao negociante ruthnois. Alguns aliados esto mais presentes do que outros e podemos supor, novamente, pelo volume e qualidade das trocas, que as reclassificaes afetivas que se operam minam o papel dos parentes e, de fato, perturbam a estrutura fundamental do cl. Raymond Austry est, por exemplo, em conflito aberto com Graud, seu irmo mais velho, sobre a sucesso do pai. Ele tambm se indispe com a irm Anne sobre a resoluo dos negcios de seu irmo Pierre, morto por ladres de estrada na rota entre Lyon e Rodez. Os colaterais so mantidos por um tempo distncia e substitudos no entourage por indivduos oriundos de laos de parentesco mais distantes, ou at mesmo por amigos prximos. A configurao se faz graas a um instrumento simblico perfeitamente ritualizado: o parentesco espiritual23. Neste caso preciso, o conflito provoca o

21

Le seuil de 4 membres est considr comme pertinent au regard de lensemble, dans la mesure o il distingue les liens durables des relations pisodiques qui peuvent se chiffrer pour Austry 2 ou 3, plutt moins, jamais plus. Cette analyse qualitative na t possible quaprs un travail de fond sur lemilieu consulaire ruthnois,Mouysset, 2000. 22 Voir gnalogie succincte dans Debat, 1992, p. 8. 23 Mouysset, Thomas, 2000.

desrespeito s regras do jogo: o tecido familiar se enruga e a tessitura se encontra um pouco rasgada. Os remendos oferecidos so de parentes distantes... mais influentes!

Chegamos ao segundo motor, que se sobrepe, na maior parte das vezes, ao da famlia e dinamiza a rede: implica a conexo com parentes ou amigos influentes.

Nas discusses referidas mais acima, uma prima alem levada por duas vezes a subsituir as cunhadas tradicionalmente distinguidas ao posto de madrinha24. No entanto, este mau comportamento torna-se evidente se olharmos mais de perto a rede Maynard: a prima Anne pertence, de fato, a uma das antigas famlias patrcias de Rodez, que como os Austry, participa de longa data no governo da cidade.

O controle social passa assim pela famlia, mas tambm pela casa comum, o que configura uma espcie de um ideal de famlia escolhida. Rodez de fato governado por um crculo fechado por cerca de trinta linhagens, cujas alianas reforam o poder e formam um slido novelo de uma centena de fios que bloqueiam mais ou menos o acesso prefeitura. No entanto, a aranha Austry se esfora metodicamente para controlar este cl poltico em forma de constelao25 . Entre as trinta linhagens patrcias, ela escolheu tecer os fios com somente cinco dentre elas, seleo suficiente para controlar o conjnto do grupo. Devido s alianas matrimoniais mantidas exlusivamente com o meio consular e sublinhadas pelo parentesco espiritual, os Austry estabeleceram relaes indiretas privilegiadas com as hiper-redes na forma de famlia de minha famlia, que atingem quase todas as estrelas da constelao.

A funo edilitria tem sido uma alavanca eficaz de ascenso social para essas famlias burguesas das pequenas e mdias cidades provincianas. Austry - como tantos outros no esquece jamais de anotar suas numerosas nominaes e dar livre curso a sua escrita para expressar o seu orgulho de frequentar as pessoas de bem que esto a cargo dos negcios pblicos. Pela influncia e extensa do cl, outros horizontes parecem acessveis; alm da casa da cidade, as instituies reais esto na mira: a famlia era negociante, ela ser oficial no sculo XVII.

24 25

Debat, 1992, notices 29 et 30. Mouysset, 2000.

Os primeiros usos sociais da rede se encontram no corao da famlia, seguindo as leis do parentesco ou, como aqui, fabricadas pelo grupo dominante para administrar os negcios da cidade. Nestes quadros fundamentais, vamos ver como o tio ajuda seu sobrinho a assumir a mitra ou a escova, como o padrinho lega a seu afilhado sua biblioteca com a esperana de torn-lo um bom advogado, como o pai renuncia seu cargo de tenente presidial em favor do filho querido que j leva o seu nome, ou como o filho sucede ao pai no consulado, desprezando as interdies temporrias de reeleio definida por estatutos muito antigos.

O estudo dos livros de razo convidam tambm a se interessar por outros usos da rede que esto mais diretamente ligados economia, os laos que emergem diretamente das transferncias de recursos financeiros. Um dos usos mais evidentes da vocao contbil da fonte o exerccio de crdito que gera e alimenta as redes atravs do intercmbio de bens, frequentemente monetrios, mas nem sempre. Tais laos atravessam a sociedade em todos os sentidos e reunem indivduos, grupos ou instituies nas relaes de dependncia onde cada um pode se tornar credor aqui e devedor ali. "Se tecem assim as redes de obrigao em cascata, diz Laurence Fontaine ", cujos espaos geogrficos e arranjos sociais so muito variveis26".

O livro de Denis Imbert du Barry, que termina com um repertrio muito esttico de seus credores, requer um estudo aprofundado de sua tela, que no vamos comear aqui, mas delinearemos somente as grandes linhas27. A famlia protestante de Barry Imbert domina desde o sculo XVI a pequena cidade de Puylaurens, localizada em Pays Castrais. Denis dImbert registra com muito cuidado e quase que exclusivamente em seu livro de razo o nome de seus devedores, o montante da soma emprestada, a taxa de juros e data de criao. No fim do volume, os sobrenomes so listados em ordem alfabtica e acompanhados da indicao da pgina concernente.

Desse paciente e enfadonho trabalho, uma quantidade de informao pode ser descoberta, como a massa de dinheiro anualmente fabricada por emprstimos e juros devidos, o tempo do emprstimo e sua durao efetiva, as taxas praticadas aos
26 27

Fontaine, 1996. Livre de raison de Denis dImbert du Barry, 1697-1761, Archives dp. du Tarn, ADT 1J461/2.

indivduos em causa, as formas de pagamento do capital e juros deste, os eventuais atrados de pagamentos, etc.

nica

questo

que

realmente

nos

interessa

aqui

relativamente

simples: a quem Imbert empresta o seu dinheiro? O emprstimo gera dois tipos de laos claramente visveis em seu livro de razo: os laos horizontais com membros de sua famlia ou pessoas da mesma categoria que moram em Puylaurens e arredores; laos verticais com artesos e meeiros e outros trabalhadores da terra que esto a seu servio. Enquanto que aos primeiros so emprestadas quantias relativamente elevadas (cerca de 550 libras em moeda), a um tempo relativamente longo (35 anos em mdia), os segundos tm perodos mais curtos de emprstimo mais modestos: a maioria pede menos de 100 libras, a soma de 99 libras tambm o mais freqente, como se o limiar psicolgico da dvida fosse ultrapassado.

Se os Imbert emprestaram mais de 14 mil libras na primeira metade do sculo XVIII, eles no esperavam nenhum enriquecimento significativo dos juros cobrados - em geral "em vinte anos, ou 5% - e estes no so as 700 libras anuais esperadas que lhes permite manter sua posio. O que eles esperam deste tipo relaes o fortalecimento dos laos de dependncia durveis que coloca o devedor na mo de seu credor e o obriga a aceitar as suas condies, como por exemplo o reembolso do dinheiro emprestado sob a forma de jornadas de trabalho, leo de noz ou outros bens em espcie.

Dar crdito ter crdito: trata-se, portanto, de estabelecer uma relao de confiana, na falta de lucro, que pode ser s vezes sinnimo de ajuda mtua e se revela ainda, mais frequentemente, como uma forma particular de dominao. O credor tece em torno dele uma tela matizada de devedores, composta por grandes senhores feudais e pequenos agricultores pobres.

Para concluir, provisoriamente, os usos sociais da rede, alguns podem se interessar em uma das formas de dominao mais visvel a olho nu nos livros de razo, que consiste em uma paciente tecelagem, em termos de uma vida, de mltiplas relaes de um senhor com seus criados. Tomemos aqui o exemplo da condessa Jeanne Boyer, esposa de um marechal de campo ainda em campanha, amigo de Bernis e Laprouse Bernis, que leva uma vida luxuosa na cidade de Albi. Ela mora em um dos mais belos hotis do

centro - tornou-se hoje a prefeitura de Tam-, e se ocupa ela mesma dos seus negcios com a ajuda de seu fiel mordomo, como testemunha seu livro de razo, que cobre a ltima dcada antes do choque revolucionrio, pouco antes da queda da casa Boyer. O registro de contas dedicado exclusivamente s suas compras dirias de papis de carta, pares de meias de seda, tabaco, vinho moscatel, cristais da Bohme, queijo Roquefort e outras pintas de Mlaga ou guarda-chuva de tafet carmesim... assim que "para meu prazer ou ainda "para eu no dizer nada28." Entre os gastos incluem a manuteno do "seu povo " sob a forma de salrios irregularmente pagos, bnus ou outras gratificaes para trabalhos especiais, como "calor do meu banheiro " ou "viagem a Granval." Madame de Boyer dispe de numerosos criados, como cocheiro, lacaio, jardineiro, uma a duas ajudantes de cozinha e uma camareira. Quanto ao mordomo e sua esposa, ambos evitam e removem quaisquer preocupaes materiais de sua ama e zelam pela casa na sua ausncia, at o dia da venda dos bens dos Boyer em 1792. No tem o luxo de Pierre Cardin Lebret, intendente e primeiro presidente de Provence, em 1695, cercado por 27 criados, mas a Condessa albiginense est muito frente da nobreza de Tours, que em 1773 tem apenas, em mdia, trs criados29. Alm disso, o recrutamento muito chique, especialmente quando de seu regresso da Amrica, o conde traz um jovem antilhano de quatorze anos chamado Foturn e batizado com grande pompa na Catedral de Sainte-Ccile pelo cardeal de Bernis. Ter um criado negro a seu servio permitia desfrutar de grande fama em Albi e, sobretudo, desse tipo de exotismo30. imitar os

Grandes da corte, como Madame du Barry e os prncipes de Orleans, que gostavam

Se voltarmos a um cotidiano mais ordinrio, o livro de razo de Madame de Boyer revela primeiro o detalhe das hierarquias ancilares devido escala detalhada de tratamentos: o cocheiro Chance duas vezes mais bem pago que o jardineiro Petit-Jean, e seus salrios no param de crescer: de 120 libras em 1779, sem contar seu louis de cullote, ele recebe 200 libras em 1783. Seu lacaio, Bernat, depois Roussel, recebe 80 libras, salrios muitas vezes reforados por gratificaes para corridas extraordinrias.
28

Comtesse de Boyer, Livre de raison, 1779-1789, Albi, ADT, E144, f. 20 et f. 48. Ce livre est lobjet dun projet de publication. 29 Petitfrre, C., Le temps des serviteurs , LHistoire, oct. 1985, no 82, p. 8-17. 30 Gutton, 1981. Petitfrre, 1986.

A poro congrue31 reservada s cozinheiras, de Jeannette a Ccilou, cujo salrio duas vezes menor do que o maior do ltimo dos servos. Distino de funo e distino de gnero se conjugam para organizar o pequeno mundo das cozinhas, estbulos e chambre de bonne32, tudo muito clssico aqui.

Alm dos laos financeiros que unem um criado a seu senhor, existem outras relaes que so interessantes de observar. A confiana, e mesmo o afeto, afloram em filigrana de contas, tecendo uma rede complexa de afinidades j utilizadas no teatro contemporneo de um Marivaux ou de um Beaumarchais.

A confiana marcada pela facilidade com que Jeanne Boyer confia grandes somas de dinheiro aos seus criados, responsveis pela entrega ao fornecedor ou credor: "pagamento ao oleiro por Mercier, meu criado, por uma chaise perce33. Essa confiana tambm vlida para os criados dos amigos, que so intermedirios convenientes junto com seus senhores para todos os tipos de transporte de mercadorias: "pagamento ao irmo Lacombe, que o senhor abade Coinard para o transporte de 17 volumes de enciclopedia, 4 pares sapatos, um pacote de alfinetes e um de cordas de violino e a ba todo, 17 19s34. "

A afeio penera tambm, atravs de muitos sinais, explicitando a definio dada por Anthony Furetire famlia, que inclui os criados. Ela pode ser lida nos apelidos que Jeanne de Boyer d aos seus, de Ccilou a Petit-Jean. Ela tambm aparece nos pequenos presentes que ela lhes gratifica: um chapu para Chance e um para Antoine, camisas para Julie, um capote para Bernat. Se encontrssemos seu testamento, leramos sem dvida o que acontece com outras damas da boa sociedade, os legados de vestidos deixados para as suas empregadas domsticas.

A afeio se l, enfim, atravs dos laos mantidos entre as esferas nobre e ancilar pelo parentesco espiritual. Seu mordomo Castan fez dela a madrinha de seu filho Jean-Ren,

31 32

N.T.: Quantidade de recursos o apenas suficiente para a sobrevivncia N.T.: uma pea separada de um apartamento em uma casa burguesa, geralmente disposta no sto, acessvel por escadas de servio, inicialmente concebida como uma sala de um dos criados contratados pela famlia que ocupa o resto da habitao 33 Comtesse de Boyer, Livre de raison, op. cit., 21 nov. 1786. 34 Ibid.

enquanto que seu marido padrinho do jovem antilhano Fortun. Para seu afilhado, que leva seu sobrenome, Madame de Boyers no hesita em gastar e lhe oferece o enxoval reservado para crianas bem-nascidas:

"Pago em 12 de maro o batismo do Sr. Jean Ren Castan ama, ao guarda, ao transporte da criana, aos pobres, aos doces de amndoas [ 34] e "Pagamento para vestir meu afilhado Castan, o bon branco e prata ao de custo 17 libras35 ".

Outros laos parecem mais inesperados porque ignora a complexidade do mundo ancilar: dizem respeito ao emprstimo com juros. Madame de Boyer empresta pequenas quantias por perodos muito curtos para os seus criados e criadas, a fim de lhe poupar pequenas falhas de caixa. Mais interessante, os empregados se tornam voluntariamente os credores de sua senhora, para valores que s vezes ultrapassam 500 libras, permitindo, sem dvida, que ela gaste generosamente, sem aguardar o retorno de seu marido para satisfazer seus caprichos. Relaes verticais funcionam aqui nos dois sentidos, permitindo considerar as relaes entre senhores e criados sob um ngulo um pouco diferente e, em todo caso, mais sutil do que a do empregador com o seu empregado. O feixe de exemplos selecionados, de Raymond dAustry a Madame de Boyer, seria capaz de responder a uma nica pergunta: podemos estudar as redes atravs dos livros de razo? Em que este tipo de egodocumento, que no tem, na maior parte do tempo, outra finalidade que a anotao dos pequenos fatos cotidianos, pode nos ajudar a seguir o fio de Ariadne dos laos familiares, amicais, de vizinhana ou profissionais, a fim de recriar a tecelagem da rede de um homem mais raramente de uma mulher?

Sem dvida, esses escritos de foro privado so insuficientes e devemos usar como suporte de estudo uma prosopografia bem dominada do entourage de seus autores para melhor captar um conjunto de relaes, por vezes, mal sugeridas.

Alm disso, outros tipos de fontes parecem essenciais para a compreenso lgica das redes: as correspondncias tm, evidentemente, um lugar de destaque nesta publicao

35

Ibid.

porque elas capturam os laos sobre o vivo, atravs de uma escrita menos inclinada reserva, mais propcia ao extravasamento. Os documentos judiciais, cadastros ou ainda deliberaes consulares complementam a panplia: estes arquivos a partir da prtica do poder esclarecem de forma vlida o historiador sobre a estrutura, o funcionamento ou mal funcionamento e a dinmica de rede estudada. Assim, os livros de razo trazem sua contribuio para um melhor

conhecimento das redes, desde que estejam inseridos em um corpus maior, o que permite multiplicar os pontos de vista.

Desejo concluir aqui que seria prematuro fechar um campo recentemente aberto espera de respostas dos pesquisadores diversidade dos problemas postos. O desenvolvimento de um website36, cuja principal finalidade colocar disposio dos interessados uma base de dados de livros de razo espalhados em diversos depsitos de arquivos, permitir, por um lado, examinar uma quantidade de escritos que dormitam como A Bela Adormecida, espera de seu prncipe- historiador; em segundo lugar, o site tem por objetivo reunir as iniciativas e promover o intercmbio ainda uma histria de rede - entre pesquisadores apaixonados por egodocumentos37. O assunto est longe de ser esgotado, como foi bem demonstrado nas jornadas de Montpellier.

Bibliografia Augustins, G., Comment se perptuer ? Devenir des lignes et destins des patrimoines dans les paysanneries europennes, Paris, Socit dethnologie, 1990. Bakis, H., Les rseaux et leurs enjeux sociaux, Paris, PUF , 1993. Bonvalet, C., Maison D., Famille et entourage : le jeu des proximits , C. Bonvalet, A. Gotman, Y. Grafmeyer, d., La famille et ses proches, Paris, INED, PUF , 1999, chapitre II, p. 27-67.

36

En cours de ralisation, il dressera un inventaire des livres de raison du Sud-Ouest. Sa mise ot sur la toile sera signale dans plusieurs revues, ainsi que sur le site de lUniversit de Toulouse-LeMirail. 37 Ce projet rejoint, et cela est trs encourageant, linitiative rcemment prsente par une quipe dhistoriens de la Sorbonne : Au plus prs du secret des curs, colloque de lUniversit de Paris IV, Centre Roland Mousnier, 6 et 7 juin 2002, linitiative de F .-J. Ruggiu et J.-P . Bardet.

Bonvalet, C., Lelivre E., Du concept demnage celui dentourage : une rednition de lespace familial , Sociologie et socits, vol. XXVII, no 2, automne 1995, p. 177190. Bonvalet, C., Maison, D., Le Bras, H., Charles, L., Proches et parents , Population, 1993, no 1, p. 83-110. Burguire, A., Pour une typologie des formes dorganisation domestique de lEurope moderne (XVIe-XIXe sicles) , Annales ESC, 1986, 41, 3, p. 639-655. Debat, A., Livre de raison de Raymond dAustry, bourgeois etmarchand de Rodez (1576-1624), Rodez, Socit des Lettres Sciences et Arts de lAveyron, 1992. Degenne, A. et Fors,M., Les rseaux sociaux, Paris, Armand Colin, 1994 Degenne, A. et Duplex, J., Lacteur social et son rseau , A. Ferrand, dir., Un niveau intermdiaire, les rseaux sociaux, Actes du sminaire, Paris, CESOL/IRESCO, 5-6 fvrier 1987. Flandrin, J.-L., Familles. Parent,maison, sexualit dans lancienne socit, Paris, Seuil, 1984 (Lunivers historique). Fontaine, L., article Crdit , Bly, L., Dictionnaire de lAncien Rgime, Paris, PUF , 1996, p. 371-372. Fontaine, L., Rle conomique de la parent , Annales de dmographie historique, 1995, p. 5-16. Gutton, J.-P ., Domestiques et serviteurs dans la France de lAncien Rgime, Paris, Aubier-Montaigne, 1981. Klapisch-Zuber, C., La maison et le nom. Stratgies et rituels dans lItalie de la Renaissance, Paris, EHESS, 1990. Lelivre, E., Vivier, G., valuation dune collecte la croise du quantitatif et du qualitatif. Lenqute Biographies et entourage , Population, 2001, no 6. Lvi, G., Le pouvoir au village, Paris, Gallimard, 1989.

Mouysset, S., Le pouvoir dans la bonne ville : les consuls de Rodez sous lAncien Rgime, Rodez, Toulouse, Socit des Lettres de lAveyron, CNRS, Universit de Toulouse II, 2000. Mouysset, S., Thomas J., Livres de raison, livres de rseaux ? Parent spirituelle et hirarchie urbaine : Toulouse et Rodez aux XVIe et XVIIe sicles , Pouvoirs de la famille, familles de pouvoir, Actes du colloque international, Toulouse, 5-7 octobre 2000, paratre. Mouysset, S., De pre en ls : livre de raison et transmission de la mmoire familiale (XVe-XVIIIe sicle) , Terres et Hommes du Sud, 126e congrs du CTHS, Toulouse, 914 avril 2001, paratre. Petitfrre, C., Lil du matre. Matres et serviteurs en France de lpoque classique au romantisme, Paris, 1985. Rosental, P . A., Les liens familiaux, forme historique ? , Annales de dmographie historique, 2000, no 2, p. 49-81 Sauzet, R., Le notaire et son roi : tienne Borelly (1663-1718), un Nmois sous Louis XIV, Paris, Plon, 1998.

You might also like