You are on page 1of 9

UMA DISCUSSO FENOMENOLGICA SOBRE OS CONCEITOS DE PAISAGEM E LUGAR, TERRITRIO E MEIO AMBIENTE *

WERTHER

HOLZER"

ABSTRACT A phenomenological discussion of the concepts of landscape and plece, and of territory and environment
The article discusses landscape and pface as spatial categories, refating them to those of territory and environment. The theoreticaf basis for such a discussion is provided by phenomenology, a philosophical perspective which has been high/y vafued by humanistic geography.

tema proposto neste texto o da discusso sobre a paisagem e o lugar enquanto categorias espaciais, e de seu relacionamento com territrio e meio ambiente - ou o ambiente, como prefiro. O aporte terico-conceitual que ser utilizado como base para essa discusso o da fenomenologia. Esta proposta filosfica no muito usual na geografia, e quem mais a tem discutido so os gegrafos humanistas. Eles procuram uma concepo de mundo que seja diversa da cartesiana e positivista que tem dominado a cincia nos ltimos sculos. Sua pretenso de relacionar de uma maneira holstica o homem e seu ambiente ou, mais genericamente o sujeito e o objeto, fazendo uma cincia fenomenolgica que extraia das essncias a sua matria prima. sob esta perspectiva que sero encaminhadas as reflexes contidas neste texto. Antes de tudo cabe dizer que a fenomenologia e a geografia tem, em planos diferentes, objetivos convergentes: o de estudar a constituio do mundo .

. Outra verso deste texto foi apresentada na mesa redonda "Territrio e meio ambiente", do IV Encontro do Geocincias da Universidade Federal Fluminense, em 5/11/ 96 . .. Professor do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

78

Revista TERRITRIO, ano li, n 3, jul./dez.

1997

Como a fenomenologia se prope a efetuar este estudo? Ela procura levantar as experincias concretas do homem e encontrar nestas experinci as uma orientao que no as limite a uma simples sucesso. Ela no se atm a estudar as experincias do conhecimento, ou da vida. tais como se apresentam na histria. Sua tarefa de: "analisar as vivncias intencionais da conscincia para perceber como a se produz o sentido dos fenmenos, o sentido do fenmeno global que se chama mundo" (DARTIGUES. 1973, 30). Anlise que parte do princpio da intencionalidade, incluindo o mundo na conscincia, caracterizando uma nova relao entre o sujeito e o objeto definida por sua correlao, que no se configura em um s objeto, mas no mundo inteiro, como ser-envolvido-no-mundo. A intencional idade torna possvel a reduo fenomenolgica, a "colocao entre parnteses" da realidade como concebida pelo senso comum. A reduo fenomenolgica nos remete s experincias e ao mundo originais, sem considerar as teorias que lhe foram acrescentadas pelas cincias. Nos colocando duas questes: o da constituio do mundo, que interessa diretamente aos que estudam a geografia; e o da distino entre cincia fenomenolgica e cincia positivista. A razo cartesiana baseia-se na dvida metdica e atribui apenas s cincias naturais o que racional, objetivo e cientfico. Ela sustenta que s os conceitos de quantidade so objetivos, da a atribuio do que racional matemtica e fsica. Para a fenomenologia a razo objetiva se refere a existncia humana. independentemente de que possa ser expressa em categorias de quantidade. A filosofia cartesiana, segundo a fenomenologia, provoca a matematizao da natureza, iniciada por Galileu, e a ruptura entre o mundo da cincia e o mundo da vida. O projeto da fenomenologia de reaproximar as cincias de nossas vidas, aes e projetos, a partir das experincias ante-predicativas (anteriores aos conceitos e aos juzos), ou seja, relativas percepo do mundo e de seus objetos enquanto fundamentos dos conceitos. Deve-se aqui abrir um breve parntese e distinguir a experincia do experimentalista (experincia sobre o fenmeno), da experincia do fenomenlogo (experincia do fenmeno). A primeira s tem sentido quando fundamentada na segunda. Assim, a cincia emprica tem como fundamento o que a fenomenologia denomina de cincias essenciais ou eidticas. Para chegar s essncias a fenomenologia procede a variaes imaginrias, que consistem em, no pensamento, fazer variar as caractersticas de um objeto ou realidade at que se obtenha o que invarivel - a possibilidade de designao deste fenmeno, ou seja, sua prpria essncia. As variaes reais, por sua vez, derivam das experimentaes, da pesquisa emprica e dedutiva. Este processo de variaes imaginrias. denominado reduo eidtica, permite a distino entre fatos e essncias, onde o fato colocado "entre parnteses" deixando que aparea a idia. o sentido. As essncias so tantas quantas forem as significaes que possamos produzir. Seus veculos

Uma discusso fenomenolgica

79

so a percepo, o pensamento, a memria e a imaginao, dando a estas significaes um carter universal, intersubjetivo e absoluto. Este modo de apreenso o mesmo das cincias cartesianas: elas tambm iniciam por estabelecer uma rede de essncias, de significados primitivos, que so confrontados com as experimentaes. H, pois, um relacionamento, que no de simples sucesso, entre o processo eidtico e o processo experimental. Neste contexto, a tarefa da fenomenologia de estudar e classificar em "regies" os diversos tipos de essncia, ou seja, de proceder a uma ontologia regional. Ela foi definida por Husserl como: "... idia de que h muitas atitudes no sujeito intencional, irredutveis umas s outras. A intencional idade cientfica, artstica, poltica. tcnica, tica e religiosa sempre um 'relacionamento' original e irredutvel. Isso implica tambm que o 'mundo' como correlato da intencionalidade no construdo monisticamente .... Os 'mundos' que decorrem de uma atitude cientfica, artstica, poltica, tica ou religiosa do sujeito intencional so esferas especficas do ser, 'regies' nas quais os objetos concordam entre si por um especfico ser-assim"(LUIJPEN, 1973, 178). Para Husserl essa meta seria atingida quando a individualidade fosse ultrapassada e se chegasse ao carter plenamente objetivo deste "mundo", o que conseguido quando se compreende a sua constituio para uma pluralidade de sujeitos - sua constituio intersubjetiva. A intersubjetividade acontece no momento em que o corpo, como elemento mvel, coloca-se em contato com o exterior e localiza o outro, comunicando-se com outros homens e conhecendo outras situaes. Vistas estas definies, fundamentais para a compreenso deste texto, vou me deter na geografia enquanto cincia das essncias, e em conceitos que podem constituir a sua regio, como os de paisagem e lugar, territrio e ambiente. Notem que nos pargrafos acima, sem falar especificamente da geografia, utilizei diversas palavras que tem como essncia significados espaciais ou, como prefiro, geogrficos, tais como: mundo. regio e situao. Estes termos foram utilizados por filsofos e outros cientistas sociais, e por si mesmos demonstram como a geografia uma cincia essencial ou eidtica. Um problema que se coloca quando nos direcionamos para a fenomenologia que no podemos nos restringir s denominaes positivistas para as diversas cincias. A classificao cartesiana baseia-se em quantidades e mtodos empricos de mensurao. A cincia das essncias se refere existncia humana e a nossa experincia do mundo.

80

Revista TERRITRIO, ano 11, n2 3, jul./dez.

1997

H, ainda, a diviso entre essncias exatas, que se relacionam indiretamente com a vivncia, produzindo construes; e essncias morfolgicas, que exprimem nossa vivncia e tm por base a sua descrio. As primeiras se referem lgica dedutiva e lgica das significaes (gramatical); as outras se referem ao percebido, ao imaginrio, conscincia, essncia dos objetos materiais, culturais, sociais, etc. Deste modo, no plano das essncias exatas, posso concordar com o filsofo quando afirma que "todo objeto natural tem por essncia ser espacial, e a geometria a eidtica do espao" (GILES, 1975, 154). Mas, no plano das essncias morfolgicas, estudadas pela ontologia regional, a eidtica do espao a geografia, e a sua essncia pode ser definida pelo que DARDEL (1990) chamou de geographicit (que pode ser traduzido por geograficidade). A geograficidade no se refere ao espao como constructo, ela se refere ao espao geogrfico que, como observa Dardel, "tem um horizonte, um modelado, cor, densidade .... Ele slido, lquido ou areo, largo ou estreito: ele limita e ele resiste" (DARDEL, 1990, 2). A geograficidade, enquanto essncia, define a relao do ser-no-mundo, e no do ser-no-espao. Isto fcil de compreender a partir da consulta a qualquer dicionrio, onde o espao definido como: "distncia entre dois pontos, ou rea ou volume entre limites determinados; ou, lugar ... cuja rea pode conter alguma coisa; ou, extenso indefinida; ou, o prprio Universo". A palavra "mundo" fundamental para que se compreenda a relao entre a cincia geogrfica essencial, ou fenomenolgica, e a sua essncia, que pode ser denominada geograficidade. Vejamos uma das definies para mundo: "... a percepo sempre percepo da coisa total, compreendida num campo mais amplo, o qual por sua vez, abrangido em um horizonte de significados mais distantes. O conjunto desse complicado sistema de sempre mutveis significados 'prximos' e 'longnquos' ligados aos sempre mutveis momentos de atualidade e potencialidade da percepo, eis o que se chama 'mundo' na fenomenologia." (LUIJPEN, 1973, 106). A partir desta definio podemos nos deter em um dos conceitos que esto em discusso neste texto: o de meio ambiente ou, como prefiro, de ambiente. O ambiente, como muito bem coloca Rapoport, pode ser definido como "qualquer condio ou influncia situada fora do organismo, grupo ou sistema que se estuda" (RAPOPORT, 1978, 25). Tuan o define como: "As condies sob as quais qualquer pessoa ou coisa vive ou se desenvolve; a soma total de influncias que modificam ou determinam o desenvolvimento da vida ou do carter" (TUAN, 1965, 6). O prprio Tuan, no entanto, nos lembra que a palavra "environment" origina-se do francs "environnement" , onde tinha o significado do "ato de

Uma discusso fenomenolgica

81

circunscrever" ou "daquilo que nos rodeia" - seria a paisagem? A palavra podia tambm equivaler a "monde ambiance" como era utilizada por StHilaire e pelo" Oictionnaire de I'Acadmie Franaise", de 1884. Podemos ver que o termo "ambiente", em sua origem, tinha um sentido bem mais amplo. Possua uma relao dialtica com a palavra "mundo" assim como com o termo "paisagem". Sua apropriao pelas cincias cartesianas e positivistas lhe imps uma restrio: impediu-se que ele abarcasse ao mesmo tempo o sujeito e o objeto. O termo ambiente, para a geografia escrita em portugus, ficou com o sentido de "suporte fsico imediato" ou de "sistema de objetos que percebemos de imediato a nossa volta". Os que se utilizam da lngua portuguesa parecem ter sido os nicos a se dar conta de quo restrito pode ser o termo "ambiente". Associaram-no ento palavra "meio" , provavelmente via lngua francesa, que h muito utiliza-se do termo "milieux" , ainda que tambm com a conotao de suporte fsico. Chatelin nos ensina que:
r r

"Meios e paisagens so formados desses objetos que todo mundo pode ver, que alguns estudam, e que todos utilizam de diversas maneiras: as rvores e as terras, as rochas e as colinas ... Pensar os meios e as paisagens, empreender a reunificao ou de colocar todas as atitudes que se pode adotar, em face destes objetos. para perceber, compreender. sentir e se exprimir" (CHATELlN. 1986, 1). A palavra "meio ambiente" amplia a escala: o "meio" mais amplo do que o "ambiente". Mas, continua a se considerar apenas o suporte fsico e os objetos, ou traos. que o identificam. Ao homem reservado o papel de mero espectador: o que percebe. compreende. sente. Esta expresso "meio ambiente", assim como a de meio, a de ambiente, e as mais "sofisticadamente cientficas", como ecossistema e geossistema. foi tomada de emprstimo pela geografia de outras cincias, notadamente da biologia. que tem o homem como um entre os milhes de seres vivos que so seu objeto de estudo. A geografia tem um termo que me parece muito mais rico e apropriado para o seu campo de estudo. Esta palavra incorpora ao suporte fsico os traos que o trabalho humano. que o homem como agente. e no como mero espectador. imprime aos stios onde vive. Mais do que isso, ela denota o potencial que um determinado suporte fsico. a partir de suas caractersticas naturais, pode ter para o homem que se prope a explora-lo com as tcnicas de que dispe. Este um dos conceitos essenciais da geografia: o conceito de "paisagem". A paisagem, assim como o lugar e a regio, um desses termos que permitem geografia colocar-se como uma das cincias das essncias nos moldes propostos pela fenomenologia. Ela nos remete para o "mundo" que,

82

Revista TERRITRIO,

ano li, n 3, jul./dez.

1997

como coloca TUAN (1965), um campo que se estrutura na relao do eu com o outro, o reino onde ocorre a nossa histria, onde encontramos as coisas, os outros e a ns mesmos. Neste campo de relaes o corpo representa a transio do "eu" para o mundo, ele est do lado do sujeito e, ao mesmo tempo, envolvido no mundo. O corpo constitui O ponto de vista do ser-no-mundo. Desta relao fundamentai, que com certeza, geogrfica, devem brotar os conceitos essenciais a serem utilizados pelos gegrafos. Vejamos como o territrio pode vir a ser um deles. O "territrio" tornou-se um conceito cientfico a partir da etologia. Um ornitlogo estabeleceu a primeira definio de territorialidade: "a conduta caracterstica adotada por um organismo para tomar posse de um territrio e o defender contra os membros da prpria espcie" (HOWARD, 1920; citado por BONNEMAISON, 1981,253). SACK (1983) afirma que a definio mais comum para territorialidade mesmo a de defesa de uma rea. Defender uma rea, nos diz ele, apresentase como sendo uma meta em si mesma ou um meio para exercer controle especfico sobre algum aspecto da ao humana. O prprio Sack no aceita esta definio, achando-a demasiado simplista. Para ele, a territorialidade baseia-se no princpio da ao pelo contato e todas as relaes territoriais devem ser definidas no contexto social de um acesso diferenciado s coisas e s pessoas. A territorialidade "a tentativa de um indivduo ou grupo (x) de influenciar, afetar ou controlar objetos, pessoas e relacionamentos (y) pela delimitao e pela afirmao de seu controle sobre uma rea geogrfica. Esta rea o territrio" (SACK, 1983: 56). Esta definio nos coloca vrios problemas ao ser analisada segundo os parmetros da fenomenologia. Primeiramente porque, apesar de afastarse da definio oriunda da etologia (adequada, talvez, aos animais, mas nunca aos seres humanos), ela se refere ao que RAPOPORT (1978) denomina de "ambiente percebido", que relaciona-se com as noes de "ambiente do comportamento" (enunciado por Tolman em 1948); "espao vital" (como foi proposto por Lewin em 1951); ou de "Umwelt" (como sugeria Von Uexkll em 1959). Este "ambiente percebido" , como na definio de Sack, constitui-se a partir do espao de ao das pessoas, restringindo o territrio as reas que so objeto de sua atuao direta. Outra questo que, centrando sua definio nas relaes de poder e no acesso diferenciado s coisas e s pessoas, praticamente se exclui a possibilidade de grupos com organizao estruturada em outras bases possurem uma territorialidade ou um territrio. O prprio Sack admite que existem aes no-territoriais que se relacionam dialeticamente com as territoriais, mas no as define. Coloca-se, ento, o problema de se, por exemplo, os povos tradicionais ou os povos nmades possuem territorialidade ou territrio a partir desta definio.

Uma discusso fenomenolgica

83

Temos outro problema: o de que tanto os etlogos quanto Sack definem com facilidade apenas a territorialidade enquanto um processo social, mas a relacionam apenas vagamente com uma "rea geogrfica", denominada "territrio" , onde este processo se desenrola. Uma cincia que tem como essncia a geograficidade no pode tomar as definies dadas acima para territrio e para territorialidade como fenomenologicamente geogrficas. Elas podem ser tratadas, no mximo, como uma interface com outras "regies" afins de um mesmo campo essencial morfolgico. Existem, no entanto, outras possibilidades de definio do territrio que so essencialmente geogrficas. O primeiro passo, nos aponta Bonnemaison, nos afastarmos da definio que a etologia deu para o territrio: qual seja, a de associ-lo a uma apropriao biolgica de uma rea que se torna exclusiva de determinados membros de uma espcie, a partir da delimitao de uma fronteira. Para ele, "as sociedades humanas tm uma concepo diferente do territrio. Ele no forosamente fechado, ele no sempre um tecido espacial unido, ele no induz somente a um comportamento necessariamente estvel" (BONNEMAISON, 1981, 253). O segundo passo, como nos aponta Lacasse (1996), de relativisarmos as concepes de territrio, aceitando que elas possam acontecer em grupos sem governo constitudo ou que no tenham polticas territoriais definidas. Lacasse, ao estudar os Innus (esquims), observou que eles no conhecem a apropriao privada e no possuem em seu vocabulrio termos como propriedade, posse ou direito de propriedade. Para os Innus, o territrio a vida. Sua noo de territrio deriva da ordem costumeira, "que faz referncia aos laos afetivos que eles mantm com a terra. E, nesta ordem, a terra o lugar de sua cultura" (LACASSE, 1996, 189). O territrio, para os Innus, objeto de gesto, do qual eles so os guardies. Esta concepo de territrio tem como base o "lugar" , este sim um conceito essencial para a formulao de um "mundo" pessoal ou intersubjetivo, e que portanto interessa aos que se propem a fazer uma geografia fenomenolgica. Voltemos a Bonnemaison. Ele observa que: "... um territrio, antes de ser uma fronteira, um conjunto de lugares hierrquicos, conectados por uma rede de itinerrios ... No interior deste espao-territrio os grupos e as etnias vivem uma certa ligao entre o enraizamento e as viagens .... A territorialidade se situa na juno destas duas atitudes: ela engloba ao mesmo tempo o que fixao e o que mobilidade ou, falando de outra forma, os itinerrios e os lugares" (BONNEMAISON, 1981,253-254). O autor vai mais longe, observando que a territorialidade melhor compreendida atravs das relaes sociais e culturais que o grupo mantm com

84

Revista TERRITRIO,

ano 11,n!! 3, jul./dez.

1997

esta trama de lugares e itinerrios que constituem o seu territrio, onde os conceitos de apropriao biolgica e o de fronteira tm validade, no mnimo, limitada. Para muitas culturas o territrio pode ser visto como um "arquiplago": "uma coleo de lugares denominados e apropriados geograficamente, dispersos e assentados em espaos de contornos indistintos, que so limitados no por linhas, mas por alguns pontos notveis: rochedos, rvores, desnveis, etc." (BONNEMAISON, 1981,254). Outro ponto levantado pelo autor o da importncia em se distinguir as relaes culturais das relaes sociais. Ele nos diz: "O espao social produto, o espao cultural estmulo. O primeiro concebido em termos de organizao e de produo, o segundo em termos de significao e de relao simblica. Um emoldura, o outro o portador do sentido" (BONNEMAISON, 1981,255). Concordamos com o autor de que a territorialidade no pode ser reduzida ao estudo do sistema territorial, ela a expresso dos comportamentos vividos, ou se preferirmos, da constituio dos mundo pessoal e intersubjetivo, englobando a relao do territrio com o desconhecido - o espao estrangeiro. Conclui-se que, tomando-se os lugares como constituintes essenciais do territrio, e procedendo-se investigao dos modos intersubjetivos dessa constituio, estaremos nos proporcionando a tarefa de fazermos uma geografia voltada para a sua essncia, a do estudo do espao geogrfico. No caso do territrio caberia geografia, juntamente com outras cincias, delinear suas diferenas, a diversidade de suas identidades culturais. Se desprezarmos esta tarefa essencial da geografia, que de delinear a constituio integral do "mundo", reduziremos nossa disciplina, no caso do estudo territrio, a um mero ramo da etologia. Estaremos ento, destinados, enquanto tributrios da cincia cartesiana, aos limites que o espao impe ao estudo das naes, dos estados, ou da ordenao mundial de fronteiras sejam elas econmicas, tecnolgicas ou polticas. Estaremos conceitualmente desarmados para uma anlise das alternativas um planeta uniformizado economicamente e culturalmente, ou seja, onde atitudes de aproximao com o mundo e com os outros so todas planejadas por quem detm a informao e o poder. Estaremos, enquanto estudiosos da geografia, sem argumentos para contrapor queles que vem o territrio como uma correlao entre poderes determinada to somente por algum sistema econmico, e com isso no saberemos educar os que nos sucedero para que respeitem aqueles que compreendem que o territrio deve ser gerido como um todo intersubjetivo, considerando toda a vida que h na Terra, considerando-a como um mundo.

Uma discusso fenomenolgica Bibliografia


BONNEMAISON, Joel (1981): "Voyage gographique, 10 (4): 249-262. Autour du Territoire".

85

In: l'Espace

CHATELlN, Yvon (1986): "Avant-propos." In: BLANC-PAMARD et alii (eds.). Milieux et Paysages: essai sur diverses modalits de connaissance. Paris, Masson, p. 1-3. DARDEL, Eric (1990): I'Homme et la Terre - nature de la ralit gographique. Ed. CTHS, 199 p. (P ed. Paris, PUF, 1952). DARTIGUES, Andr (1973): 163 p. O que a Fenomenologia. Rio de Janeiro, Paris,

Eldorado, So In: So

GILES, Thomas R. (1975): Histria do Existencialismo Paulo, EPU/EDUSP, 2 v. 302 p. (v 1).

e da Fenomenologia.

LACASSE, Jean-Paul (1996): "Le Territoire dans I'Univers Innu d'Aujourd'hui". Cahiers de Gographie du Qubec, 40 (11O): 185-204. LUIJPEN, Wilhelmus A. M. (1973): Paulo, EPU/EDUSP, 400 p. Introduo

Fenomenologia

Existencial.

RAPOPORT, Amos (1978): Aspectos Humanos de la Forma Urbana: hacia una confrontacin de las ciencias sociales con el aiseo de la forma urbana. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 381 p. SACK. Robert D. (1983). "Hurnan Territoriality: A Theory". Anna/s of the Association of American Geographers, 73 (1): 54-74. TUAN, Yi-Fu. (1965). "Environment 6-7. and World". In: ProtessionalGeographer, 17 (5):

You might also like