You are on page 1of 16

Estudos bblico p/pregao

1111111111111111111111 OSSOS SECOS

"Veio sobre mim a mo do Senhor; ele me levou pelo Esprito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfcie do vale e estavam sequssimos. Ento me perguntou: Filho do homem, acaso podero reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o esprito em vs, e vivereis. Porei tendes sobre vs, farei crescer carne sobre vs, sobre vs estenderei pele e porei em vs o esprito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. Ento profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um rudo, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendes sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas no havia neles o esprito. Ento, ele me disse: Profetiza ao esprito, profetiza filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, esprito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o esprito entrou neles, e viveram e se puseram em p, um exrcito sobremodo numeroso. Ento, me disse: Filho do homem, estes ossos so toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperana; estamos de todo exterminados". Ezequiel Captulo 37, versos 1 a 11. Este relato do Profeta Ezequiel impressionante. Eruditos bblicos de todos os tempos tm discutido se a experincia foi real ou se foi apenas uma viso. Apesar de ser uma discusso interessante, eu quero apenas salientar que esta viso retrata a nossa condio espiritual em alguns momentos de nossas vidas, quando nos sentimos "como ossos secos". Depois de anos de luta, acabamos como que mortos por dentro, apesar de vivos por fora. Parece que a vida perde o significado e o prazer. Tanto faz, como tanto fez. Vai-se levando a vida, ou sendo levado por ela. Nem conseguimos mais nos lembrar da sensao de estar apaixonado, de sonhar, de rir ou simplesmente sorrir.

E, quando algum nos pergunta quando as coisas vo melhorar, respondemos igual ao profeta: "S Deus sabe!" Quero destacar apenas duas verdades deste texto: 1. Somente a Profecia Bblica pode conduzir-nos de volta vida. Somente a verdadeira pregao da Palavra de Deus pode reviver ossos secos. Discursos no revivem ningum; a Palavra de Deus, sim! A pseudo-pregao no faz nada por ningum; a profecia bblica ressuscita os mortos!

2. No interrompa a Profecia Se Ezequiel tivesse parado de profetizar quando viu os tendes, a carne e a pele, teria apenas transformado esqueletos em cadveres. Muitas pessoas "mortas por dentro" comeam a ouvir a Palavra de Deus e assim que passam a experimentar algum movimento, algum sinal de vida em seu interior, abandonam o caminho de Deus. Ainda no era a vida, mas, animados com alguns resultados imediatos, deixam de ouvir a Pregao do Evangelho. Em breve o cheiro de carnia vai comear, pois tais pessoas foram transformadas de esqueletos em cadveres. Mas, se persistirem, recebero o sopro de vida. A, sim, o que Deus comeou em suas vidas ser completado.

Jesus Cristo a vida. Ele afirmou: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele no um tipo, uma opo ou um estilo de vida. Ele a prpria vida. Ele morreu por ns numa cruz nojenta para dar-nos vida. E vida em abundncia. Vida eterna. Deus seja louvado. No deixe de ouvir a Palavra de Deus. O Apstolo Joo bem que disse: "Quem de Deus ouve a palavra de Deus".

222222222222222222222222222222222222222222222222222222

AS QUATRO LUZES PARA UMA DECISO

Antes de qualquer outra coisa, lembre-se: No se deve tomar uma deciso quando se est: a) Profundamente desapontado. b) Fisicamente exausto. c) Irado. d) Muito abatido e deprimido. e) Com perspectiva de derrota. Nestas circunstncias melhor dizer: -Ainda no tenho uma deciso. Preciso de mais tempo. 01) Primeira luz: Orao Leia Mateus 7.7-87 Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-.
8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-.

e Filipenses 4.77 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Orar falar com Deus, intimamente. Na intimidade com Deus, o corao encontra paz nas tomadas de deciso. 02) Segunda luz: As circunstncias Todas elas devem ser analisadas com profundidade. Todos os prs e os contras devem ser levados em considerao. No despreze nenhum fator. 03) Terceira luz: Os conselheiros. Pr-11.14. No havendo sbios conselhos, o povo cai, mas na multido de conselhos h segurana.ePr-15:22 Quando no h conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se
firmam.

No o conselho de uma pessoa qualquer, mas de cristos experientes e, de preferncia, de pessoas que pensam diferente de voc. 04) Quarta luz: As promessas de Deus para sua vida Pea a Deus um texto bblico que o oriente nesta deciso. Se o texto lhe disser "no", que seja no! Se o texto for uma promessa de Deus para sua vida, firme-se nesta Palavra, pois: A paz pode sair do corao. As circunstncias podem mudar. Os conselheiros podem mudar. Mas, a Palavra de Deus jamais mudar. Com as 4 luzes verdes, siga em frente, com f.

33333333333333333333333333333333333333333333333333333

SEM LENHA O FOGO SE APAGA

"Sem lenha o fogo se apaga; e no havendo difamador, cessa a contenda".


Provrbios 26.20.

Este verso bblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira", a contenda acaba. Este princpio, o "Princpio da Fogueira", aplica-se tambm vida espiritual. Quando uma pessoa tem uma experincia real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu corao. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. capaz de vencer antigas barreiras, vcios, problemas. No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O qu houve? Faltou alimentar o fogo de Deus. O cristo, ento, torna-se morno, indiferente, infeliz. Qual seria o combustvel da vida crist, capaz de manter a chama acesa? O que mantm o fogo de Deus no corao do cristo so certas prticas dirias. Simples, porm, poderosas. Vamos cham-las de GRAVETOS. 1. O Graveto da Orao Orai sem cessar, dizem as Escrituras. Mateus 26.41; I Tessalonicenses 5.17; Tiago 5.16. 2. O Graveto da Leitura Bblica Examinai as Escrituras, disse Jesus. Joo 5.39; Mateus 22.29; Efsios 6.17. 3. O Graveto da Convivncia Crist No abandonei a vossa congregao, disse o apstolo. Hebreus 10.25; Joo 13.34-35; Romanos 12.9-17. 4. O Graveto do Testemunho Pessoal E sereis minhas testemunhas, disse Jesus. Atos 1.8; Mateus 28.19-20; Marcos 16.15-16. O cristo bem informado v a Orao, a Leitura Bblica, a Convivncia Crist e o Testemunho Pessoal como privilgios, e no como deveres de casa. Ele sabe que sua orao ouvida por Deus porque Jesus Cristo morreu numa cruz em seu lugar; que muitos dedicaram suas vidas para que as Escrituras chegassem s suas mos; que a Convivncia Crist permite-lhe realizar para Deus obras que jamais conseguiria sozinho e que o seu Testemunho Pessoal, alm de salvar vidas, contribui para a sua prpria edificao e fortalecimento da Igreja.

Irmo, mantenha a chama acesa. Lembre-se: Sem lenh

44444444444444444444444444444444444444444444444 44444444444 LEVE JESUS PRA CASA


Suponha que ao chegar hoje em casa voc encontre algum da sua famlia em estado de choque, beira da morte. Imagine que no h como remover o doente, nem tempo para chamar um mdico. O que voc faria? Sei que este quadro apavorante, mas, foi exatamente isto que aconteceu ao Apstolo Pedro. Mas ele teve sorte, pois, sem saber que sua sogra estava mal, levou Jesus pra casa, aps terem caminhado juntos um dia inteiro: "Tendo Jesus chegado casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mo, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Chegada tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espritos e curou a todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermdio do profeta Isaas: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenas". Mt 8.14-17 Numa poca em que qualquer febre ou infeco costumava significar a morte, numa poca em que no haviam exames de laboratrios, antibiticos ou bons remdios, l estava Jesus, mesmo sem ter sido chamado para isto. E Ele, em seu amor e compaixo, salvou a vida daquela mulher. Algum pode dizer: "Hoje diferente. Hoje em dia h mdicos, ambulncias, laboratrios e remdios". verdade, o sistema de sade atual ainda precrio, mas, sem sombra de dvida, a medicina hoje muito melhor que a de antigamente, mas, por outro lado, as doenas nunca mataram ou invalidaram tantas pessoas no mundo. A raa humana nunca esteve to doente. Faa como o Apstolo Pedro:

555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555 LEVE JESUS PRA CASA!


Talvez voc ainda no saiba, mas pode haver algum doente em seu lar. E no estou referindo-me apenas s doenas fsicas, mas, tambm s psicolgicas e espirituais.

Eu tenho certeza, de todo o meu corao, que, se voc levar Jesus pra casa, Ele far maravilhas, pois, Jesus abenoa qualquer local em que entra, e na sua casa no ser diferente. LEVE-O PRA CASA e tenha surpresas agradveis. Veja o que Ele fez na casa do Apstolo Pedro: 1. Jesus curou o doente da casa. Talvez haja um doente em sua casa. Algum deprimido, dependente qumico, enfermo, desanimado, infeliz, solitrio, suicida em potencial... Salve os seus doentes: Leve Jesus pra casa!

2. Jesus transformou a casa de Pedro. A casa de Pedro ficou "mais leve", mais cheia de vida e alegria. Eu sei que voc gosta da sua casa, assim como eu gosto da minha, pois no h lugar melhor no mundo que o cantinho da gente, no mesmo? Mas, ser que a sua casa no poderia ser ainda melhor? Ser que a sua casa no poderia ser aquele lugar especial onde amigos, vizinhos e parentes vm pedir orao e conselho, ou buscar conforto quando esto sofrendo? Responda-me com honestidade: Todos os membros de sua famlia gostam de ficar em casa ou algum deles "vive na rua"? Ser que a sua casa no anda assim, meio carregada? Leve Jesus pra casa; Ele vai transformar o seu lar!

3. Jesus cumpriu uma profecia bblica dentro da casa de Pedro. No ano 550 antes de Cristo, Isaas profetizou que o Messias viria curando, salvando e libertando. Durante 550 anos o mundo sabia desta promessa, mas no pode beneficiar-se dela. Mas Pedro, ao levar Jesus pra casa, teve o grande privilgio de presenciar o cumprimento desta maravilhosa promessa de Deus. Tem gente que diz assim: "J fui tantas igrejas e, at hoje, meu problema no foi resolvido". Para estas pessoas eu respondo com uma pergunta: "Voc j foi casa de Deus vrias vezes, mas Jesus j foi sua casa?" Jesus no ficou pregado naquela cruz horrorosa: Ele est vivo e quer habitar em sua casa, quer estar l 24 horas por dia, quer abenoar voc e sua famlia. Se voc o levar para casa, ver as promessas bblicas se cumprindo em sua vida e na vida de seus familiares. LEVE JESUS PRA CASA!

Como? Em sua alma, mente e corao. Atravs de seus atos, em cada oportunidade. Voc tem filhos? Conte as histrias da Bblia para eles, na hora de dormir. Algum est doente? Sente-se beira da cama e ore com ele. Algum no consegue dormir, est ansioso? Explique o qu Jesus pode fazer por ele. Demonstre o amor de Deus atravs do seu modo de viver. Mostre sua famlia que Jesus vida, paz e alegria. Deus seja louvado!

66666666666666666666666666666666666666666666666 66666666666 A LTIMA IMPRESSO A QUE FICA


Ezequiel Captulo 18

Porque ser que acreditamos em certas mentiras? Por exemplo, h uma propaganda de perfume que insiste em incutir em nossas mentes a seguinte idia: "A PRIMEIRA IMPRESSO A QUE FICA!" Pela nossa experincia de vida, sabemos que isso mentira, mas, a gente sempre acaba comprando o perfume e, pior ainda, "compramos" tambm a idia mentirosa. E a "vendemos" para nossos filhos, amigos e parentes, especialmente quando queremos que eles se vistam bem para um encontro importante ou para uma entrevista de emprego. Mas o fato que esta frase uma grande mentira. Quer conferir comigo? - Levantem a mo direita todos aqueles que um dia conheceram uma pessoa maravilhosa, mas, depois de a conhecer melhor, decepcionou-se com tal pessoa! Podem baixar as mos. - Agora levantem a mo direita aqueles que um dia "no foram com a cara" de uma pessoa quando a conheceram, mas depois, com a convivncia, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que no era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, so at amigos! Podem baixar as mos! Obrigado. Viu? Eu no disse que essa idia sobre a primeira impresso uma tremenda mentira? A primeira impresso muito importante, especialmente para quem tem um encontro ou uma entrevista de emprego, mas, de fato, a impresso que fica A LTIMA! Este maravilhoso Captulo do Livro do Profeta Ezequiel ajuda-nos a quebrar alguns preconceitos inteis:

1. Cada pessoa responde diante de Deus somente por si "Deus pergunta: - Qual a de vocs? Porque vocs ficam dizendo que vocs esto sofrendo por causa dos pecados dos seus pais? Nunca mais digam isso! A alma do pai minha, a alma do filho tambm minha. A alma que pecar, essa morrer" (parfrase dos versos 1 a 4). 2. Um homem bom pode ter a infelicidade de ter um filho ladro e assassino No julgue o pai pelos erros de seus filhos. Veja o que diz Ezequiel: "Se um homem justo... gerar um filho ladro, derramador de sangue... (no responder pelo filho)" (versos 5 a 13). 3. Um ladro e assassino pode gerar um filho justo No julgue os filhos de um bandido pelos atos de seu pai. "... o filho no morrer pela iniqidade de seu pai" (versos 14 a 18). 4. O perverso pode se converter No julgue o perverso que se converteu, como se isso no fosse possvel. Ningum est autorizado a cometer perversidades, mas, se de fato, vier a se arrepender Deus promete perdoar seus pecados "... e de todas as iniqidades que cometeu no haver lembrana contra ele" (versos 21 a 23). 5. O justo que "virar a cabea" cair em desgraa Mesmo que tenha sido bom e justo toda a vida, se algum virar a cabea "... de todos os atos de justia que tiver praticado no se far memria" (verso 24). Pois, "A LTIMA IMPRESSO A QUE FICA!!!"

Deus julgar cada um segundo os seus caminhos e nos faz um convite apaixonado, maravilhoso, irrecusvel: "Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgresses; e a iniqidade no vos servir de tropeo. Lanai de vs todas as vossas transgresses com que transgredistes e criai em vs corao novo e esprito novo; pois, por que morrereis, casa de Israel? Porque no tenho prazer na morte de ningum, diz o Senhor Deus. PORTANTO, CONVERTEI-VOS E VIVEI" (versos 30 a 32).

77777777777777777777777777777777777777777777777 777777777777

CONSIDERAI O VOSSO PASSADO


Ageu 1.1-10

Os judeus retornaram do exlio sob o decreto do rei Ciro da Prsia, em 538 a.C., e iniciaram a reconstruo do templo. Oposies externas e desencorajamentos internos fizeram com que eles abandonassem o projeto durante dezesseis ou dezessete anos (Ed 4.1-4). O Senhor conclama o remanescente infiel do povo da sua aliana para arrepender-se e reconstruir o seu templo. A preocupao de Deus est baseada na sua vontade soberana e no seu desejo de ser honrado (1.8). A indiferena do povo em reconstruir o templo demonstrava uma indiferena mais profunda pela presena singular de Deus. Eles viviam sob as maldies da aliana (1.6, 9, 11), mas no percebiam isso. Deus, ento, os faz refletir: CONSIDERAI O VOSSO PASSADO! 1. UMA TRAIO DESMASCARADA a) Eu, o Senhor vosso Deus os libertei do exlio para reconstruir minha casa. b) Vocs ficam dizendo: "Ainda no tempo de edificar a Casa do Senhor". c) Mas, por outro lado, vocs esto construindo suas prprias casas. justo que a minha casa fique em runas? 2. UMA MALDIO IDENTIFICADA (A maldio da aliana) a) Tendes semeado muito e recolhido pouco. b) Comeis, mas no chega para fartar-vos. c) Bebeis, mas no d para saciar-vos. d) Vestis-vos, mas ningum se aquece. e) O que recebe salrio, recebe-o num saco sem fundo. f) Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco... g) ... e esse pouco, quando trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. h) Os cus sobre vs retm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. i) Fiz vir a seca sobre a terra. Porque? Por causa da minha casa, que permanece em runas, ao passo que cada um de vs corre por causa de sua prpria casa. 3. UMA PROPOSTA FEITA a) Trazei madeira e edificai a casa. b) Dela me agradarei e serei glorificado. Sabemos que Deus haveria de reverter aquele quadro de maldio em beno, pois sua palavra promete no Salmo 37.4: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfar os desejos do teu corao".

-------------------------------------------------------------------------------------------H uma semelhana muito grande entre esta histria e nossas vidas: a) Tambm fomos libertados do cativeiro (do pecado). b) Deus designou para cada um de ns uma misso no seu Reino. c) Devemos buscar o Reino de Deus e a sua justia em primeiro lugar. d) Se agirmos assim, Deus se agradar de ns e o Seu Nome ser glorificado. Por outro lado, quando abandonamos a Casa do Senhor para correr atrs dos nossos prprios interesses, a nossa situao fica igual daquelas pessoas: "... esperamos o muito, mas eis que vem a ser pouco". Cada vez menos. Acabamos, por fim, numa armadilha: Quanto mais corremos atrs dos nossos interesses, menos temos e mais temos que correr. Deus nos faz uma proposta: CUIDA DA MINHA CASA QUE EU CUIDO DA SUA. Considerai o vosso passado! Nesta passagem de ano, faa sua reflexo e decida priorizar a Casa de Deus no ano que vem. Faa uma experincia! Tenho certeza de que voc no se arrepender. Deus seja louvado!

88888888888888888888888888888888888888888888888 8888888888 O SEGREDO DO SUCESSO


Se h um homem na Bblia que ilustra bem o sucesso Abrao. Sucesso em todas as reas: - Material: O territrio que ele demarcou do tamanho do Estado de Sergipe. - Existencial: Ele teve uma descendncia incontvel. Um nome marcado na histria e tornouse patriarca de um povo. - Espiritual: Abrao foi chamado por Deus de amigo de Deus.

Em resumo, ele teve uma vida boa, uma vida com significado e viveu de bem com Deus. Isto sucesso. Qual era o segredo do sucesso de Abrao? 1. IR COM CALMA, SEM PRESSA (Gnesis 13.10 a 12) Vejam o contraste da calma de Abrao com a precipitao de seu sobrinho L: L escolheu a terra pelos olhos a mais bonita, a mais frtil. Envolveu-se gradualmente com a cultura do pecado. Abrao, porm, esperou no Senhor. 2. PEDIR A VISO DE DEUS (Gnesis 13.14) O importante no ser um visionrio, mas ter as vises de Deus. A viso do sucesso no a nossa, mas aquela que Deus tem para ns. 3. APOSSAR-SE DA PROMESSA PELA F (Gnesis 13.17) Abrao pisou na terra prometida pela f. Ps firmes no cho; olhos voltados para Deus. Em Josu, vemos tambm a mesma atitude Josu 1.3 4. ESTAR NO ALTAR DA ORAO E DA DEVOO (Gnesis 13.18) Lampejos de f sem orao sinnimo de fracasso. O cristo genuno caminha de joelhos. Polticos resolvem problemas em parlamentos; homens de negcio, em restaurantes; corretores, nas esquinas; mas, homens de Deus, resolvem seus problemas no altar de Deus. 5. ESTAR DISPOSTO A AGIR COM CORAGEM (Gnesis 14.14) Abrao perseguiu a vitria, nunca desistindo de lutar por ela. 6. ESTAR DISPOSTO A INVESTIR NO REINO DE DEUS (Gn 14.18-20) Um dia, num nibus que distribui sopa para as pessoas carentes no Rio de Janeiro, um senhor, com aparncia muito pobre sandlia de dedo, roupa simples, mos calejadas de quem trabalhou pesado o dia todo entrou, tomou a sopa e, tirando uma nota (que para ele significava muito), ofertou ao trabalho. Uma das voluntrias, ento, disse: -No, o senhor no precisa pagar a sopa. de graa. Mas o homem respondeu: -Eu no estou pagando. Estou contribuindo para este trabalho. Assim como vocs, estou investindo em como eu. O Reino de Deus to maravilhoso, que qualquer um pode ajudar de alguma maneira.

Concluso Como cristo, eu e voc devemos seguir os princpios bblicos para alcanar o sucesso. Siga os princpios de Deus, manifestados na vida de Abrao e... SUCESSO, MEU IRMO!!!

99999999999999999999999999999999999999999999999 999999999 Disse Maria: "Fazei tudo o que ele vos disser!" E disse Jesus:
01. No tente o Senhor seu Deus - Mateus 4.7 02. Adore o Senhor seu Deus e sirva somente a ele - Mateus 4.10 03. Arrependam-se, pois o Reino dos cus est prximo - Mateus 4.17 04. Se a justia de vocs no exceder em muito a dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entraro no Reino dos cus - Mateus 5.20 05. Qualquer um que ficar irado contra seu irmo estar sujeito a julgamento... E qualquer que disser ao seu irmo: "Louco!", corre o risco de ir para o fogo do inferno - Mateus 5.22 06. Qualquer um que olhar para uma mulher para desej-la, j cometeu adultrio com ela no seu corao - Mateus 5.28 07. No jurem de forma alguma... seja o seu "sim", "sim", e o seu "no", "no"; o que passar disso vem do Maligno - Mateus 5.34-37 08. Se algum o ferir na face direita, oferea-lhe tambm a outra face - Mateus 5.39 09. D a quem lhe pede, e no volte as costas quele que deseja pedir-lhe algo emprestado - Mateus 5.42 10. Amem os seus inimigos e orem pelos aqueles que os perseguem - Mateus 5.44 11. Se vocs perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial tambm lhes perdoar. Mas se no perdoarem uns aos outros, o Pai celestial no lhes perdoar as ofensas - Mateus 6.14-15

12. No acumulem para vocs tesouros na terra... mas acumulem tesouros no cu - Mateus 6.19-20 13. No se preocupem, dizendo: "Que vamos comer?" ou "que vamos vestir?" - Mateus 6.31 14. Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia - Mateus 6.33 15. Entrem pela porta estreita, pois larga a porta e amplo o caminho que leva perdio, e muitos so os que entram por ela. Como estreita a porta, e apertado o caminho que leva vida! Poucos so os que a encontram - Mateus 7.13-14 16. Quem ama seu pai ou sua me mais do que a mim no digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim no digno de mim; e quem no toma a sua cruz e no me segue, no digno de mim - Mateus 10.37-38 17. Venham a mim, todos os que esto cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocs o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de corao, e vocs encontraro descanso para as suas almas. Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve Mateus 11.28-30 18. Deixem vir a mim as crianas e no as impeam; pois o Reino dos cus pertence aos que so semelhantes a elas - Mateus 19.14 19. Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... e o prximo como a ti mesmo - Mateus 22.37-39 20. Vocs precisam estar preparados, porque o Filho do homem vir numa hora em que vocs menos esperam - Mateus 24.44 21. Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos - Mateus 28.19-20

01010101010101010101010101010101010101010101010 1010101010 DEUS NO FAZ POUPANA


Aquele que no poupou a seu prprio Filho, mas o entregou por todos ns, como no nos dar, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas? Romanos 8.32 Desde os tempos mais remotos a raa humana tenta agradar aos deuses, para que tudo lhe v bem; que sua colheita seja abundante, que seus inimigos sejam derrotados, que sua famlia prospere, que a vida seja longa e boa...

Infelizmente este sentimento religioso primitivo penetrou no subconsciente dos cristos modernos. Muitos realmente acreditam que precisam fazer correntes, sacrifcios, cerimnias especiais, penitncias, votos ou promessas, para arrancar das mos de Deus as bnos que tentam desejam. Por mais que eu respeite estas expresses de f do meu prximo, vejo-me na obrigao de lhe dar uma excelente notcia: nada disso necessrio! O trecho bblico acima afirma esta verdade e baseia-se numa lgica comparativa muito interessante: Se Deus j nos deu o que tinha de maior valor, tambm nos dar as coisas de menor valor. Podemos resumir este ensino com esta frase:

DEUS NO FAZ POUPANA!


Analisemos o verso: 1. SE DEUS NOS DEU O QUE TINHA DE MAIS PRECIOSO... Aquele que no poupou a seu prprio Filho..." Ado e Eva foram expulsos do paraso. Dentre tudo de bom que perderam, o que mais pesou foi terem perdido aquela doce intimidade que tinham com Deus. Assim como os salmes, que no fim de suas vidas voltam para morrer nos rios onde nasceram, o ser humano deseja ardentemente voltar a Deus mas, no consegue devido sua condio pecaminosa. Caso o Criador desejasse ter o homem ao seu lado novamente, teria que resgat-lo pessoalmente. E foi isso mesmo que Ele fez. Ele enviou Seu Filho ao mundo, em forma humana, para nos resgatar. Foi vida por vida. Ele entregou a vida de Seu Filho Jesus naquela horrvel cruz, para que ns vivssemos para Deus. De tudo que havia de mais precioso no cu, Deus escolheu seu maior valor, isto , Seu prprio Filho, e o entregou por ns. Ele no poupou a seu prprio Filho. DEUS NO FAZ POUPANA!

2. TAMBM DAR JUNTAMENTE COM ELE TODAS AS COISAS... "... nos dar, juntamente com ele... todas as coisas". O Apstolo Paulo faz uma pergunta inquietante: Se Deus nos deu o que tinha de mais precioso (Seu Filho), como no nos dar, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas? A Bblia sempre nos ensina que pessoas so infinitamente mais valiosas que coisas. Jesus, o Filho de Deus, muito mais valioso que todas as coisas que existem, muito mais valioso que todo o universo junto. Se Deus nos deu Seu prprio FILHO, iria nos negar COISAS? Aquele que no poupou a vida do Seu prprio Filho, pouparia coisas? Quem que abre o corao e convida Jesus para entrar em sua vida, ganha no somente esta grandiosa salvao, mas, ... juntamente com Cristo receber das mos de Deus ... todas as coisas. Por isso podemos dizer: DEUS NO FAZ POUPANA!

3. E, NOS DAR TODAS AS COISAS GRATUITAMENTE "... nos dar... gratuitamente todas as coisas". Sei que parece esquisito dizer: ... deu de graa, pois, quem verdadeiramente d alguma coisa, d de graa. Apesar desta aparente redundncia, mas prevendo que o homem poderia incorrer em certos erros, Deus registrou em Sua Palavra que as coisas que Ele d, Ele d ... gratuitamente. Isto significa que Deus no faz barganha com o homem. Se voc j abriu seu corao para Jesus, se j creu Nele para sua salvao, no precisa ficar preocupado, pois, no devido tempo, receber das mos de Deus ... todas as coisas gratuitamente.

Por isso eu disse no comeo que no preciso fazer sacrifcios, correntes, cerimnias, penitncias, votos ou promessas. Dedique suas foras e esforos noutra direo. Ao invs de ficar gastando horas e lgrimas tentando arrancar das mos de Deus as coisas que voc precisa, dedique-se a ajudar o prximo, a visitar os enfermos, a confortar os que sofrem, a evangelizar, enfim, a expandir o reino de Deus atravs do amor. Creia na Palavra de Deus, pois Ele nunca mente. E a Bblia diz: DEUS NO FAZ POUPANA!

Recapitulando: - Se Deus nos deu o que tinha de mais precioso (Jesus)... - Tambm nos dar juntamente com Ele todas as coisas... - E, nos dar todas as coisas gratuitamente, pois... DEUS NO FAZ POUPANA!

11111111111111111111111111111111111111111111111 1111111

You might also like