You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUMICA FUNDAMENTAL

EXPERIMENTO N 2 UMA INTRODUO AO MTODO CIENTFICO

Comeo, regra geral, as minhas lies sobre Mtodo Cientfico dizendo aos meus alunos que o mtodo cientfico no existe. Acrescento que tenho obrigao de saber isso, tendo eu sido, durante algum tempo, pelo menos, o nico professor desse inexistente assunto em toda a Comunidade Britnica. Tendo, ento, explicado aos meus alunos que no h essa coisa que seria o mtodo cientfico, apresso-me a comear o meu discurso, e ficamos ocupadssimos. Pois um ano mal chega para roar a superfcie mesmo de um assunto inexistente. Karl R. Popper

ALUNO: Srgio Francisco dos Santos Filho TURMA: E1 PROFESSOR: Marcelo Rodrigues

RECIFE, 30 DE MARO DE 2011

INTRODUO Entender a realidade eis um dos grandes objetivos dos cientistas. Fazer cincia tentar compreender a natureza, buscar uma compreenso melhor do mundo que nos cerca. Mas em que, esta busca da compreenso faz um cientista ser diferente de um artista, de um filsofo ou, de um religioso? Um cientista, ao procurar descrever a natureza, tem um mtodo de trabalho. Esse mtodo de trabalho partilhado por os outros cientistas. O mtodo dedutivo, o mtodo indutivo e o mtodo hipottico-dedutivo so os trs mtodos cientficos a que se refere a denominao genrica de mtodo cientfico1. A diferena fundamental entre o mtodo dedutivo e o mtodo indutivo que o primeiro aspira a demonstrar, mediante a lgica pura, a concluso na sua totalidade a partir de premissas, de maneira que se garante a veracidade das concluses, se no se invalida a lgica aplicada. Trata-se do modelo axiomtico proposto por Aristteles como mtodo cientfico ideal. Pelo contrrio, o mtodo indutivo cria leis a partir da observao dos fatos, mediante a generalizao do comportamento observado; na realidade, o que realiza uma espcie de generalizao, sem que atravs da lgica possa conseguir uma demonstrao das citadas leis ou conjunto de concluses. O mtodo hipottico-dedutivo ou de verificao de hipteses no coloca, em princpio, nenhum problema, visto que a sua validade depende dos resultados da prpria verificao. Este mtodo cientfico costuma utilizar-se para melhorar ou precisas teorias prvias em funo de novos conhecimentos, nas quais a complexidade do modelo no permite formulaes lgicas. Portanto, tem um carter predominantemente intuitivo e necessita, no s para ser rejeitado, mas tambm para impor a sua validade, a verificao das suas concluses. Complicado? No tanto quanto parece. Parte deste mtodo o "bvio", o que usamos em nossa vida para resolver pequenos problemas dirios. Queremos entender, conhecer, algum aspecto da natureza. Fazemos observaes, tentamos isolar quais so os aspectos relevantes do fenmeno. A partir das hipteses e de nosso conhecimento prvio sobre o assunto, planejamos experincias, obtemos resultados, vamos juntando as informaes. Num certo momento, conseguimos entender o que estamos observando. Fazemos previses de ocorrncia de outros fenmenos a partir de nossas concluses, e testamos essas previses. Comunicamos estas nossas concluses aos outros cientistas, que podem ou no aceit-las. Durante este processo, construmos um modelo para descrever aquele fenmeno. Um modelo pode ser pensado como uma imagem simplificada de um fenmeno complicado. Nesta imagem simplificada, devem estar presentes e compreensveis as caractersticas principais do fenmeno observado.

Um modelo em Qumica uma forma de descrever um fenmeno da forma mais simplificada possvel e que descreva o mximo de suas caractersticas principais. E que ainda permita operar, quantificar as observaes feitas a partir dele. Um exemplo de um modelo na qumica como pensamos numa barra de ferro enferrujando ao ar livre. Como podemos saber o tempo que levar para que a superfcie visvel da barra seja completamente coberta pela ferrugem? Como podemos quantificar dar nmeros - quilo que entendemos por reao qumica intuitivamente? Para sabermos como evitar a deteriorao da barra metlica, pensamos nela inicialmente como um sistema. Isto , uma poro do universo qual deteremos nossa ateno. Tambm pensamos que o ar contm quantidade razovel de oxignio. Neste caso, a descrio do fenmeno bem simples, a deteriorao da barra uma reao de oxidao - o composto qumico formado uma combinao dos tomos de ferro contidos na barra e de oxignio presentes no ar. Podemos at fazer contas, prever se, ao cobrirmos a barra com uma substncia antioxidante, vamos ou no observar a reao; que quantidade dessa substncia devemos usar, e muitas variaes sobre o tema. Podemos escrever as equaes matemticas para este fenmeno e calcular as informaes que desejamos. O problema : a nossa barra comporta-se da mesma maneira que um vergalho utilizado na estrutura de uma obra? A experincia comprovar. Se funcionar, o modelo bom; se no, temos que reconstru-lo tentando descobrir o que foi que deixamos de lado e era importante. Discutir o que a construo de um modelo interessante; melhor ainda tentar construir um. E, ao faz-lo, vamos ver vemos quais as suas limitaes e, at que ponto um modelo, mesmo quando no descreve tudo, um bom modelo. Regra cientfica fundamental Podemos resumir uma teoria sobre o mtodo cientfico utilizando-se das trs hipteses seguintes: 1. O progresso cientfico tem sua origem na intuio; 2. A produo de conhecimentos passa necessariamente pelas etapas deduo, anlise, induo e sntese, na ordem apresentada; 3. Os princpios cientficos fundamentais so universais.

EXPERIMENTAL 1. Materiais e Equipamentos Erlenmeyer - 2 vidrarias deste tipo, de 250 ml cada; Bexigas acopladas a pipetas de Pasteur; Aquecedor. 2. Procedimento Comeamos por examinar apenas visualmente o sistema em questo (um recipiente e o lquido desconhecido contido no mesmo). Sem agit-lo passamos a fazer suposies de que lquido poderia ser baseado na sua semelhana com lquidos que nos so conhecidos. Aps essa anlise preliminar agitamos o contedo do frasco e o deixamos em repouso por alguns segundos. Registramos nossas observaes no caderno de laboratrio e passamos a conjecturar o que de fato causou a mudana de cor no lquido. Depois de fortalecer algumas hipteses e descartar outras retiramos a rolha e transferimos o lquido para o erlenmeyer vazio. Tampamos este novo frasco e repetimos o procedimento descrito anteriormente para o primeiro. Para sedimentar as novas concluses borbulhamos separadamente nitrognio e oxignio e novamente anotamos o ocorrido. Com base nas anotaes tentaremos fornecer uma explicao plausvel para o fato seguindo o mtodo cientfico. 3. Princpios tericos - Reao redox Quando numa reao qumica ocorre transferncia de eltrons de uma espcie para outra, a ela d-se o nome de reao de xido-reduo2. Considera-se que uma espcie oxidada quando ela perde eltrons. Quando ganha eltrons ela reduzida. Um agente oxidante recebe eltrons de outra substncia e torna-se reduzido. Um agente redutor doa eltrons para outra substncia e oxidado no processo.

RESULTADOS E DISCUSSO
Observaes preliminares (antes da agitao do sistema) CARACTERSTICAS COR DENSIDADE APARENTE QUANTO A PRESENA DE BOLHAS TEMPERATURA APARENTE ODOR APARNCIA DA ROLHA VISCOSIDADE APARENTE OBSERVAO Incolor, porm um pouco mais turva que a gua. Comparada da gua No h bolhas Semelhante do recipiente vazio Inodoro Seca / azulada Comparada da gua

Aps agitar o contedo do frasco notamos uma gradual mudana de cor, at que o lquido se tornou azul, num tom bastante parecido (seno idntico) cor da poro interna da rolha. No mais, as caractersticas do lquido azul so semelhantes s descritas na tabela acima, exceto pelo aparecimento de uma fina camada de espuma ( 3 a 4 mm de espessura). A partir de agora passaremos a formular hipteses e ao mesmo tempo rebat-las para tentar explicar o fenmeno acima. Todas as refutaes descritas foram realizadas na prtica. HIPTESE N 1 O lquido s mudou de cor porque entrou em contato com a rolha a qual est coberta de uma substncia azul. Refutao - Quando emborcamos o recipiente, mas sem agit-lo, o lquido entra em contato com a rolha, entretanto permanece incolor. HIPTESE N 2 O lquido mudou de cor porque, ao ser agitado, seu contato com as paredes do frasco aumentou consideravelmente. Refutao Ao girarmos o lquido, tendo o cuidado de no agit-lo, a superfcie de contato do mesmo com o frasco aumentou, mas isso no causou mudana de cor alguma. HIPTESE N 3 Ao ser agitado o lquido adquire energia trmica, que excita suas molculas, produzindo a cor azul.

Refutao Tentamos inicialmente esfregar nossa prpria mo na parede do erlenmeyer a fim de aquec-lo e verificar a ocorrncia do fenmeno. Como esse procedimento no produziu no lquido um aumento sensvel de temperatura e ainda corramos o risco de agit-lo, recorremos a um aquecedor prprio para este tipo de prtica. Aps alguns poucos minutos, sua temperatura aumentou, todavia o lquido permaneceu incolor. HIPTESE N 4 Acima do lquido h um gs que o torna azul ao misturar-se com o mesmo durante a agitao. Cabe-nos agora estender a discusso com relao a essa hiptese. Se destamparmos o frasco, transferirmos o lquido para outro recipiente e ao repetirmos o experimento o lquido permanecer incolor, teremos a certeza de que a mudana de cor era realmente causada por certo gs que escapou, s no saberemos qual. Mas se ao repetirmos o experimento conformes as novas condies indicadas, notarmos a mudana para a cor azul saberemos que aquele gs contido no primeiro frasco nada mais do que o prprio ar atmosfrico. Fazendo exatamente o que foi dito acima, observamos que as predies do ltimo pargrafo se confirmaram. Assim, o fenmeno causado por um ou mais elementos contidos no ar. Para descobrir basta borbulhar separadamente cada um dos seus principais componentes: Nitrognio e Oxignio. Ao fazer esta ltima etapa, constatamos que o lquido mudou de cor apenas quando borbulhado pelo oxignio (aproximadamente 15 s).
Tabela 1 Eletronegatividade de alguns ametais

ELEMENTO OXIGNIO FLOR

ELETRONEGATIVIDADE (Pauling) 3,44 3,98

A tabela acima nos fornece uma informao importantssima em relao ao oxignio: ele um grande agente oxidante, perdendo em eletronegatividade apenas para o Flor. Sabendo que a soluo contm: NaOH (hidrxido de sdio), glicose e azul de metileno, possvel sugerir com detalhes o que de fato est acontecendo no frasco. O azul de metileno um indicador redox em qumica analtica. Solues desta substncia so azuis quando em um ambiente oxidante, mas tornam-se incolores

quando expostas a um agente redutor. Aps sacudir-se o erlenmeyer, oxignio oxida o azul de metileno, e a soluo torna-se azul. A glicose ir gradualmente reduzir o azul de metileno a sua forma incolor, reduzida. Ento, quando o oxignio dissolvido inteiramente consumido, a soluo ir tornar-se incolor.

CONCLUSO A filosofia da cincia cria o mtodo cientfico para excluir tudo o que tem natureza subjetiva e, portanto, no suscetvel de formar parte do que denomina conhecimento cientfico.

Figura 1 Representao esquemtica das etapas do mtodo cientfico.

As etapas da metodologia da cincia acima esquematizadas refletem a importncia das fases pelas que passa uma teoria cientfica at ser geralmente aceita e passar a fazer parte do conhecimento cientfico. importante sempre lembrar ento que: Hipteses so idias que tentam explicar um fato observvel; Teorias so hipteses que passaram pelo processo de averiguao de suas previses e; Leis so hipteses que explicam eventos que ocorrem com regularidade.

A mudana de cor do sistema estudado foi causada por uma reao do tipo redox. Mas para que chegssemos a essa concluso foi necessrio inicialmente fazer observaes e partir destas formular hipteses. Depois passamos fase do experimento, por meio do qual pudemos descartar muitas hipteses e levar adiante apenas uma delas. Com base nos conhecimentos prvios acerca dos componentes da soluo e do ar pudemos explicar cientificamente o fenmeno por meio de leis eletroqumicas. Ao usarmos o termo lei eletroqumica estamos garantindo que se outras pessoas repetirem o experimento sob as mesmas condies elas chegaro s mesmas concluses. O que fizemos na verdade foi colocar em prtica as etapas do mtodo cientfico, descritas anteriormente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. ALMEIDA, M.A.T. de; BARROSO, Marta F.; MAGALHES, S. D. O mtodo cientfico e o

modelo geomtrico para a luz. Introduo s Cincias Fsicas. Rio de Janeiro: Fundao CECIERJ, 2002. Mdulo 1. 2. HARRIS, Daniel C. Fundamentos de Eletroqumica. Anlise Qumica Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Cap. 14. P. 299.

QUESTES 1. Considere a seguinte explicao para o nosso fenmeno: HIPTESE N5 Foi um milagre! Tente provar que no foi isso. 2. Um sujeito chato teima com voc que inicialmente no havia ar no frasco e sim um misterioso gs X, que produz o mesmo efeito. Como essa questo poderia ser resolvida? 3. Ao realizar as suas pesquisas, os cientistas levantam muitas questes que, muitas vezes, levam a direes que no faziam parte do projeto original. O desenvolvimento surpreendente da qumica e da tecnologia geralmente resulta do uso do mtodo cientfico. Embora ainda no exista um consenso a respeito do que significa exatamente o mtodo cientfico, tente descrever um procedimento genrico. 4. Algumas vezes observa-se uma confuso a respeito dos significados exatos das palavras: hiptese, teoria e lei. Como voc diferencia?

RESOLUO 1) Um milagre algo considerado sobrenatural, e por isso no pode ser colocado sob a anlise do mtodo cientfico. Como bem foi dito na concluso, o mtodo cientfico exclui tudo o que tem natureza

subjetiva e, portanto, no suscetvel de formar parte do que denomina conhecimento cientfico.


2)

Quando o frasco foi aberto e depois novamente tampado, o fenmeno continuou a acontecer. Se houvesse um gs X misterioso, ele teria escapado e mudana de cor no mais seria visvel, o que no aconteceu.

3)

A qumica uma cincia basicamente experimental. O mtodo cientfico usado pelos qumicos talvez possa ser descrito de maneira simples:

O cientista olha para a natureza e, observa o fenmeno; Fica curioso em compreend-lo, tenta isolar algumas caractersticas daquela observao; Faz algumas hipteses, isto , toma algumas idias, baseadas em seu conhecimento prvio do assunto, como ponto de partida; Com base nestas hipteses, monta experimentos, faz anlises, medidas e clculos;

Tenta tirar concluses genricas de suas observaes, e, com base nestas concluses, prever o resultado de outra experincia; Realiza-a e compara suas previses com o resultado medido. Apresenta seus resultados a outros cientistas. Se eles, ao refazerem as experincias encontrarem resultados semelhantes e concordarem com as anlises, o resultado fica aceito como um resultado cientfico.
4)

As hipteses so a base do mtodo. So basicamente idias que tentam explicar algum evento observvel. Uma teoria nada mais que uma hiptese que passou por um processo de verificao de suas previses. O termo teoria o que mais sofre com a desinformao. A maioria das pessoas acha que uma teoria cientifica tenha pouca validade ou credibilidade. Alegam que apenas uma teoria e muitas vezes completam com nada foi provado. importante observar que em cincias no existem provas definitivas de nada e que, portanto o status de teoria considerado permanente, ao menos at que a teoria seja refutada ou substituda por outra melhor. As leis cientficas tambm so provenientes das hipteses. Recebem o status de lei por descreverem um evento observvel que ocorre com regularidade.

You might also like