You are on page 1of 13

Hiptese Atmica

O conceito de tomo antecede a cincia moderna.


Origem na antiga Grcia Discusso da divisibilidade de matria A partir do sculo XVII avanos da cincia na explicao de fenmenos naturais metodologia cientfica

Hiptese Atmica
Objees (prestem ateno aula de cculo!): Observamos um mundo contnuo? Se existe um tomo indivisvel, como pode ter extenso? Sem extenso, como podem as coisas terem extenso (uma reta constituda de pontos?)? Se as coisas so constitudas de partculas discretas, o que existe entre essas partculas ? Por que a idia dos quatros elementos est errada? Por que a idia atmica est correta? Galileu: O grandssimo livro da natureza est escrito em lngua matemtica e os caracteres so os tringulos, crculos e outras formas geomtricas (...) sem as quais se estar vagueando em vo por um obscuro labirinto.

Hiptese Atmica
Conceitos modernos
tomo: Para qualquer elemento qumico, o tomo a menor parte de matria que pode ser identificada como pertencente a esta substncia. Molcula: Para qualquer substncia (que no seja um elemento puro) uma molcula (feita de um conjunto de tomos) a menor parte de matria que pode ser identificada como pertencente a uma determinada substncia.

Desenvolvimento da Teoria Atmica


Origens de teoria atmica e da qumica
Evoluo da qumica: estudos qualitativos cincia exata, estudos quantitativos. Sculo XVIII contribuio de Lavoisier sistematizao e quantificao da qumica.
Lavoisier: Um elemento qumico a menor poro de uma substncia que ainda apresenta as mesmas propriedades qumicas e no pode ser subdividido e outros elementos.

Desenvolvimento da Teoria Atmica


Origens de teoria atmica e da qumica
Lei da conservao das massas: a massa total (quantidade de matria) a mesma antes e aps uma reao qumica. Lei das composies definidas: todas as amostras puras de um dado composto, independente de suas origens, contm as mesmas massas relativas de cada componente elementar.

Modelo Atmico de Dalton (1808)


(1) Todo o elemento qumico composto de pequenas partculas chamadas tomos; (2) Todos os tomos de um mesmo elemento apresentam as mesmas propriedades; (3) tomos de diferentes elementos qumicos tm propriedades qumicas diferentes; (4) Durante uma reao qumica, nenhum tomo de determinado elemento desaparece ou se transforma em um tomo de outro elemento; (5) Formam-se substncias compostas quando se combinam tomos distintos de mais de um elemento; (6) Em um dado composto qumico, os nmeros relativos de tomos dos seus elementos so definidos e constantes; podem expressar-se como inteiros ou fraes simples; (7) Quando dois elementos se unem para formar uma terceira substncia, presume-se que apenas um tomo de um elemento se combine com um tomo do outro elemento.

Modelo Atmico de Dalton (1808)


Observando-se pelos postulados (1) e (2) que o tomo de Dalton estruturalmente muito simples, assemelhando-se as proposies dos antigos filsofos gregos. De 1-4 podemos tirar a lei das propores: em uma dada reao qumica a massa das substncias participantes guardam entre si uma relao fixa. O postulado (6) a uma expresso da lei das propores mltiplas, proposta por Dalton.

Pesos Atmicos
Falta de preciso na determinao de massas e pesos atmicos durante grande parte do sculo XIX.
Confuso entre massas atmicas e moleculares.
Obs: Elementos encontrados na forma diatmica.

Utilizao freqente do conceito de equivalente ou peso combinado: Nmero em gramas de um elemento que se combina com 8g de oxignio.
Ex: Precisa-se de 1g de hidrognio para combinar com 8g de oxignio e formar a gua. Logo, 8g de oxignio equivalem a 1g de hidrognio.

A partir desse mtodo, determinava-se o peso atmico multiplicando-se o peso equivalente de um elemento pela sua valncia.

Hiptese de Prout (1815): A variedade de pesos atmicos poderia ser expressa como mltiplos inteiros de uma fundamental. Utilizou-se ento peso atmico do H.

Pesos Atmicos
A hipotese de Prout foi posta em cheque quando foram determinados pesos atmicos fracionrios. Ex: Cl -35,5. Soddy (1913) - Explicao dos pesos atmicos fracionrios atravs da existncia de istopos. J.J. Thomson (1934) - Produziu o primeiro istopo artificial bombardeamento de Al com partculas ,obtendo radioistopos de P.
Voltando ao Cl: verificou-se dois istopos com pesos atmicos de 35 e 37. Atravs da anlise em espectrmetro de massa verificou-se 75,4% dos tomo de cloro so do istopo mais leve e 24,6% do mais pesado.

Hiptese de Avogadro e o Conceito de Molcula


Dois volumes iguais de dois gases quaisquer contm o mesmo nmero de molculas, desde que estejam a mesma presso e temperatura.
10 mL (hidrognio) + 10 mL de cloro = 20 mL (cloridetro) 20 mL (hidrognio) + 10 mL (oxignio) = 20 mL (vapor)

Segundo Avogadro: a molcula de gua formada por meia molcula de oxignio com uma ou, dizendo a mesma coisa, com duas meias molculas de hidrognio. Wilhen Ostvald (1900) introduziu o conceito de mol.
O peso molecular de uma substncia, expresso em gramas, ser denominado de mole (ou mol). 1 mol = 22,4 litros

O mol

O mol
converso entre massas, mols e o nmero de partculas

Massa molar a soma da massas molares dos tomos As massas molares para os elementos so encontradas na tabela peridica

Equaes qumicas
A equao qumica para a formao da gua pode ser visualizada como duas molculas de hidrognio reagindo com uma molcula de oxignio para formar duas molculas de gua:

2H2 + O2 2H2O

You might also like