You are on page 1of 49

N-250

REV. F

DEZ / 98

MONTAGEM DE ISOLAMENTO TRMICO A ALTA TEMPERATURA


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Toda esta Norma foi alterada em relao reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 09
Isolamento Trmico e Refratrio

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

49 pginas

N-250

REV. F

DEZ / 98

PGINA EM BRANCO 2

N-250
1 OBJETIVO

REV. F

DEZ / 98

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis na construo e montagem de isolamento trmico externo de tubulaes, vasos de presso, permutadores de calor, tanques de armazenamento, bombas e turbinas operando a alta temperatura, utilizando-se isolantes trmicos rgidos e/ou flexveis. 1.2 Esta Norma aplica-se a projetos iniciados a partir da data de sua edio e tambm a instalaes/equipamentos j existentes, quando da sua manuteno ou reforma. 1.3 Esta Norma contm Requisitos Mandatrios e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-2 PETROBRAS N-133 PETROBRAS N-442 PETROBRAS N-550 PETROBRAS N-1205 PETROBRAS N-1618 ABNT NBR 8994 ASTM B 209 - Pintura de Equipamento Industrial; - Soldagem; - Pintura Externa de Tubulao em Instalaes Terrestres; - Projeto de Isolamento Trmico Alta Temperatura; - Pintura Externa de Tanque; - Material para Isolao Trmica; - Chapas de Ligas de Alumnio para Proteo de Isolantes Trmicos; - Aluminum Alloy, Sheet and Plate.

3 DEFINIES Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nas normas PETROBRAS N-550 e N-1618.

4 CONDIES GERAIS

4.1 Todos os materiais a serem utilizados devem estar de acordo com a norma PETROBRAS N-1618.

4.2 Os testes hidrostticos devem ser, preferencialmente, realizados antes da montagem do isolamento trmico. Nos casos em que esta prtica no for vivel, deve-se deixar as regies a serem inspecionadas provisoriamente sem isolamento.

N-250

REV. F

DEZ / 98

4.3 Todas as soldas dos dispositivos de fixao de material isolante devem ser efetuadas de acordo com a norma PETROBRAS N-133 e com as normas de construo e montagem das instalaes/equipamentos.

4.4 As superfcies a serem isoladas, exceto aquelas onde a temperatura de operao for superior a 80 C em servio contnuo, devem receber preparo de superfcie e aplicao da tinta de fundo de acordo com as seguintes normas: a) PETROBRAS N-2 para equipamentos; b) PETROBRAS N-442 para tubulaes; c) PETROBRAS N-1205 para tanques.

4.5 As superfcies a serem isoladas devem estar isentas de xidos soltos, resduos oleosos, graxas, umidade e outros materiais estranhos.

4.6 Tubulaes, vasos de presso, permutadores de calor e tanques devem ser isolados atendendo aos seguintes critrios:

Dimetro Externo mm (in) < 100 (4) 100 (4) < 200 (8) 200 (8) < 350 (14) 350 (14) < 900 (36) 900 (36) < 2500 (100) > 2500 (100)

Material Rgido Calha Calha Tubo

Material Flexvel

Tubo, Calhas ou Feltro de Lamelas

Segmento/ Quadrante Tubo ou Feltro de Lamelas Segmento/ Quadrante Feltro de Lamelas Placa Placa Feltro de Lamelas Painel

4.7 Quando o isolamento for feito em mltiplas camadas, a distribuio das espessuras deve estar de acordo com o previsto na norma PETROBRAS N-550.

4.8 As juntas longitudinais e circunferenciais de todas as camadas devem ser: a) materiais rgidos: rejuntadas com cimento isolante; b) materiais flexveis: comprimidas de modo a se obter perfeita vedao.

4.9 As juntas de expanso do isolante trmico rgido devem ter uma largura compreendida entre 20 e 25 mm (ver FIGURA A-14, do ANEXO A). O material de enchimento da junta deve ser de isolante flexvel.

N-250

REV. F

DEZ / 98

4.10 A aplicao dos materiais de proteo deve ser feita imediatamente aps a montagem dos materiais isolantes, na mesma jornada de trabalho, a menos que os materiais isolantes aplicados estejam protegidos da intemprie.

4.11 Todos os materiais isolantes a serem aplicados devem estar protegidos contra intemprie e afastados do solo de 100 mm durante a permanncia no local dos servios.

4.12 As sobreposies longitudinais e circunferenciais da chapa de proteo devem ser de no mnimo 50 mm, exceto nas situaes previstas nas FIGURAS do ANEXO A desta Norma, e dispostas de maneira a evitar a penetrao de gua.

4.13 A amarrao das cintas de fixao do isolante e das chapas de proteo deve ser feita por meio de selos (ver FIGURA A-2, do ANEXO A), de modo que se tenha um comprimento livre mnimo de 25 mm.

4.14 Em locais de difcil acesso ou de elevado custo de manuteno, as cintas e os arames para fixao devem ser de ao inoxidvel.

4.15 O isolamento trmico de flanges s deve ser executado quando previsto em projeto.

4.16 O isolamento trmico junto a flanges deve ser executado de tal forma que permita a retirada dos parafusos dos flanges sem provocar danos ao sistema.

Nota:

A massa de acabamento no deve estar em contato com a superfcie metlica cuja temperatura seja igual ou superior a 90 C.

4.17 Quando da utilizao de silicato de clcio ou slica diatomcea com proteo de chapas de alumnio, estas devem ser do tipo I (com barreira).

4.18 Quando da utilizao de chapas de proteo de alumnio classe A (chapa lisa) ou de ao carbono pr-pintada, estas devem ser adequadamente calandradas e frisadas nas bordas longitudinais e circunferenciais (ver FIGURA A-6, do ANEXO A).

4.19 Os apoios de escadas e plataformas e outros acessrios, na regio de juno com o isolamento, devem ter acabamento com selante elstico (no-secativo) para impedir a infiltrao de gua. A chapa de proteo nestas regies deve ser reforada com chapas recortadas em funo da geometria dos acidentes.

N-250
5 CONDIES ESPECFICAS

REV. F

DEZ / 98

5.1 Tubulaes

5.1.1 Aplicao de Materiais Rgidos

5.1.1.1 O isolamento em camada nica deve ser aplicado com as juntas semicircunferenciais e longitudinais desencontradas (ver FIGURA A-1, do ANEXO A).

5.1.1.2 O isolamento em mltiplas camadas deve ser aplicado com as juntas circunferenciais, semicircunferenciais e longitudinais desencontradas entre si e daquelas da camada anterior (ver FIGURA A-1, do ANEXO A).

5.1.1.3 A fixao de cada camada de material isolante em tubulaes deve ser feita atravs de arame ou de cinta de ao carbono galvanizado, afastado 50 mm das extremidades de cada pea (ver FIGURA A-1, do ANEXO A), selecionado em funo do dimetro nominal da tubulao:

Dimetro Nominal da Tubulao mm (in) 200 (8) > 200 (8) Nota:

Fixao Arame 1,60 mm (BWG 16) Cinta 12,7 mm (1/2)

No caso de camadas mltiplas, as camadas intermedirias com dimetro externo igual ou maior que 250 mm (10) e a ltima camada devem ser fixadas com cintas de ao carbono galvanizado.

5.1.1.4 Tubulaes apoiadas diretamente em suportes com vergalhes ou semelhantes devem ter o isolamento interrompido na regio do suporte (ver FIGURA A-5a, do ANEXO A).

5.1.1.5 Tubulaes com patins devem ser isoladas na regio de apoio (ver FIGURA A-5b, do ANEXO A).

5.1.1.6 Em trechos verticais ou com inclinao de 45 ou mais com a horizontal, devem ser colocados suportes para o isolante trmico.

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.1.1.7 O isolamento trmico de tubulaes com linhas de aquecimento deve incluir a tubulao e a linha de aquecimento, de acordo com a FIGURA A-3, do ANEXO A para dimetros nominais at 200 mm (8) ou com a FIGURA A-4, do ANEXO A para dimetros superiores. No permitida a incluso de materiais isolantes nos espaos vazios.

5.1.2 Aplicao de Materiais Flexveis

5.1.2.1 O isolamento em uma nica camada pode ser aplicado com as juntas longitudinais desencontradas de 180.[Prtica Recomendada]

5.1.2.2 O isolamento em mltiplas camadas pode ser aplicado com as juntas circunferenciais distanciadas da metade do comprimento da pea e as longitudinais desencontradas de 90 em relao s juntas da camada anterior. [Prtica Recomendada]

5.1.2.3 A fixao de materiais isolantes em uma ou mltiplas camadas deve ser feita atravs de duas cintas de ao carbono galvanizado de 12,7 mm de largura, cada uma afastada de 50 mm da extremidade da pea e uma terceira posicionada na metade do comprimento.

5.1.2.4 Tubulaes apoiadas diretamente em suportes com vergalhes ou semelhantes devem ter isolamento interrompido na regio do suporte, (ver FIGURA A-5a, do ANEXO A).

5.1.2.5 Tubulaes com patins devem ser isoladas na regio de apoio, (ver FIGURA A-5b, do ANEXO A).

5.1.2.6 O isolamento trmico de tubulaes com linha de aquecimento deve incluir a tubulao e a linha de aquecimento, adotando-se o dimetro adequado.

5.1.3 Proteo dos Materiais Rgidos

5.1.3.1 A proteo do material isolante deve ser feita por chapas, conforme os seguintes critrios: Chapa de Proteo Alumnio Classe B (corrugada) Tipo I (com barreira) Ao Carbono Pr-Pintada Nota: Espessura (mm) 0,15 0,40 0,30 Dimetro Nominal da Tubulao mm (in) 300 (12) > 300 (12) > 75 (3)

Em regies sujeitas a chuva de granizos ou precipitao de slidos, recomenda-se no utilizar a chapa de alumnio de 0,15 mm de espessura.

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.1.3.2 A fixao das chapas de alumnio deve ser feita com cintas, da seguinte forma: a) fixar uma cinta a 10 mm da extremidade de cada sobreposio; b) intercalar 2 cintas, igualmente espaadas, entre as fixadas nas sobreposies.

5.1.3.3 As cintas a serem utilizadas na fixao das chapas de alumnio devem ser de:

Cinta Material Alumnio Largura (mm) 12,7 19 Inox 12,7

Dimetro Nominal daTubulao mm (in) 300 (12) 300 (12) < 550 (22) > 550 (22)

5.1.3.4 A fixao das chapas pr-pintadas deve ser feita nas sobreposies longitudinais por meio de parafusos auto-roscantes, espaados de 150 mm, e, nas sobreposies circunferenciais, desencontradas de 90 para tubulaes com dimetro nominal de at 200 mm (8) e de 45 para dimetros superiores.

5.1.4 Proteo dos Materiais Flexveis

5.1.4.1 A proteo do material isolante deve ser feita por chapas conforme os seguintes critrios:

Chapa de Proteo Alumnio Classe A (Lisa) Tipo II (sem barreiras) Ao Carbono Pr-Pintada

Espessura (mm) 0,50 0,80 0,30 0,43

Dimetro Nominal da Tubulao mm (in) 200 (8) > 200 (8) 200 (8) > 200 (8)

5.1.4.2 A fixao das chapas deve ser feita nas sobreposies longitudinais por meio de parafusos auto-roscantes, espaados de 150 mm, e, nas sobreposies circunferenciais, desencontradas de 90 para tubulaes com dimetro nominal de at 200 mm (8) e de 45 para dimetros superiores (ver FIGURA A-6, do ANEXO A). 5.1.5 Curvas, Ts, Redues e Tampes Os acessrios de tubulaes (curvas, ts, redues e tampes) devem ser isolados conforme o seguinte procedimento:

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.1.5.1 No caso de aplicao de material isolante rgido (ver FIGURA A-7, do ANEXO A): a) recortar e aplicar o mesmo material usado na tubulao, mantendo a geometria do acidente; b) aplicar uma camada de cimento isolante de 3 mm de espessura; c) aplicar uma camada de massa de acabamento de base asfltica; d) aps secagem da massa, fixar a tela de reforo; e) aplicar uma segunda camada de massa de acabamento de base asfltica sobre a tela, de modo que a espessura total mnima seja de 3 mm quando seca, tenha um acabamento liso sem fissuras e no apresente contornos visveis da tela; f) a camada de massa de acabamento de base asfltica e a tela devem se prolongar 50 mm sob a chapa de proteo, que deve ser fixada antes da secagem da segunda camada de massa de acabamento; g) as junes verticais entre as chapas de proteo e a massa de acabamento de base asfltica favorveis penetrao de gua, devem ser vedadas com selante elstico (no-secativo).

5.1.5.2 No caso de aplicao de material isolante flexivel, recortar e aplicar o mesmo material usado na tubulao, mantendo a geometria do acidente. A proteo deve ser feita com a chapa de alumnio lisa.

5.1.5.3 Nos pontos onde so necessrias medies peridicas de espessura da tubulao, recomenda-se que sejam deixadas aberturas dotadas de caixas para medies peridicas. [Prticas Recomendadas]

5.1.6 Vlvulas, Flanges e Unies

5.1.6.1 Para dimetro nominal igual ou inferior a 100 mm (4), as vlvulas, flanges e unies devem ser isoladas conforme 5.1.5.

5.1.6.2 Para dimetros nominais superiores a 100 mm (4), deve-se definir a convenincia de se isolar conforme 5.1.5 ou por meio de caixas bipartidas removveis de chapas de ao carbono pr-pintadas na espessura de 0,30 mm ou chapas de alumnio classe A (chapa lisa) na espessura de 0,80 mm, utilizando-se material isolante flexvel (ver FIGURA A-8, do ANEXO A).

5.1.7 Tubulaes Enterradas

5.1.7.1 Devem ser isoladas somente com material isolante rgido e a chapa de proteo deve ser de alumnio de 0,80 mm de espessura, classe A (chapa lisa).

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.1.7.2 A tubulao isolada deve ser impermeabilizada podendo ser utilizada chapa de proteo de material polimrico impermevel ou outro sistema alternativo definido no projeto.

5.1.7.3 A impermeabilizao deve ser estendida 500 mm de cada extremidade da regio enterrada.

5.1.8 Curva de Dilatao de Linhas de Aquecimento

5.1.8.1 O isolamento deve ser feito conforme 5.1.5.1, utilizando-se, como material isolante, manta ou cordo de l de vidro ou cermica com 30 mm de dimetro, em duas camadas sobrepostas.

5.1.8.2 As junes entre a massa de acabamento e a chapa de proteo do isolante da tubulao devem ser vedadas contra a penetrao de gua por meio de selante elstico (nosecativo).

5.2 Vasos de Presso e Permutadores de Calor

5.2.1 Cascos Horizontais

5.2.1.1 As juntas circunferenciais das peas isolantes devem ser defasadas no mnimo de 1/3 do seu comprimento e as longitudinais (entre camadas) da metade da sua largura.

5.2.1.2 Os cascos horizontais devem ter, junto a ambos os tampos, um anel afastado 300 mm da solda do tampo ao casco, para amarrao das cintas (ver FIGURA A-10, do ANEXO A).

5.2.1.3 Os cascos de vasos de presso com permetro superior a 6000 mm e temperatura de operao superior a 150 C devem ter, nas cintas de sustentao da ltima camada do material isolante e da chapa de proteo, uma mola para cada 6000 mm ou frao, a fim de compensar as dilataes trmicas. 5.2.1.4 Para dimetros menores ou iguais a 1800 mm, a fixao do isolante ao casco deve ser feita por meio de cintas de ao carbono galvanizado de 12,7 mm de largura envolvendo toda a periferia cilndrica do casco. 5.2.1.5 Para dimetros maiores que 1800 mm, a fixao do isolante ao casco deve ser feita com cintas de ao carbono galvanizado de 12,7 mm de largura espaadas de 300 mm e ancoradas em suportes, distanciados entre si de, no mximo 6000 mm (ver FIGURA A-13, do ANEXO A). 10

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.2.1.6 A regio dos suportes de fixao deve ser preenchida com material flexvel.

5.2.1.7 O isolamento trmico deve ser protegido com chapas de ao carbono pr-pintadas, na espessura de 0,30 mm, ou chapas de alumnio classes B (corrugada), de 0,40 mm de espessura, devendo estar sobrepostas de 50 mm nas emendas longitudinais e circunferenciais.

5.2.1.8 As cintas a serem utilizadas na fixao das chapas de alumnio (ver FIGURA A-13, do ANEXO A) devem ser de: Cinta Material Alumnio Inox Largura (mm) 12,7 19 12,7 Dimetro do Equipamento () mm (in) 300 (12) 300 (12) < 550 (22) > 550 (22)

5.2.1.9 A fixao das chapas pr-pintadas deve ser feita com cintas conforme 5.2.1.8 e nas sobreposies por meio de parafusos auto-roscantes ou rebites "pop", espaados de 150 mm.

5.2.1.10 A fixao das chapas de alumnio deve ser feita com cintas, da seguinte forma: a) fixar uma cinta a 10 mm da extremidade de cada sobreposio; b) intercalar 2 cintas, igualmente espaadas, entre as fixadas nas sobreposies.

5.2.2 Cascos Verticais

5.2.2.1 As juntas circunferenciais das peas isolantes devem ser defasadas no mnimo de 1/3 do seu comprimento e as longitudinais (entre camadas) da metade da sua largura.

5.2.2.2 Os cascos verticais devem ter, junto a ambos os tampos, um anel afastado 300 mm da solda do tampo ao casco, para amarrao das cintas (ver FIGURAS A-9 e A-10, do ANEXO A). Notas: 1) No caso de vasos com saia e sem proteo contrafogo, o anel inferior deve ficar posicionado 300 mm abaixo da solda do tampo ao casco; 2) Vasos com saia e com proteo contrafogo no necessitam de anel junto ao tampo inferior. 5.2.2.3 Os cascos de vasos de presso com permetro superior a 6000 mm e temperatura de operao superior a 150 C devem ter, nas cintas de sustentao da ltima camada do material isolante e da chapa de proteo, uma mola para cada 6000 mm ou frao, a fim de compensar as dilataes trmicas.

11

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.2.2.4 O isolamento trmico deve ser apoiado em anis de sustentao, espaados de 4000 mm (ver FIGURAS A-9 e A-14, do ANEXO A).

5.2.2.5 O isolante trmico deve ser fixado com cintas de ao carbono galvanizado de 12,7 mm de largura, espaadas de 300 mm (ver FIGURA A-14 do ANEXO A).

5.2.2.6 Para o isolamento em camadas mltiplas, as camadas internas devem ser amarradas com cintas de ao carbono galvanizado de 12,7 mm de largura, a intervalos de 300 mm.

5.2.2.7 Para materiais rgidos devem ser instaladas juntas de expanso abaixo dos anis de sustentao conforme 5.2.2.4 e de acordo com 4.9.

5.2.2.8 No casco, o isolamento trmico deve ser protegido com chapas de ao carbono prpintada na espessura de 0,30 mm ou chapas de alumnio classe B (corrugada) de 0,40 mm de espessura, devendo estar sobrepostas de 50 mm nas emendas longitudinais e circunferenciais.

5.2.2.9 As chapas de proteo devem ser posicionadas com auxlio de clip S, espaados de no mximo 1000 mm, e as cintas de amarrao devem ser posicionadas com auxlio de clip J, espaados de no mximo 1500 mm e fixados com parafusos auto-roscantes ou rebite pop.

5.2.2.10 As cintas a serem utilizadas na fixao das chapas de alumnio (ver FIGURA A-14, do ANEXO A) devem ser de acordo com a TABELA do item 5.2.1.8.

5.2.2.11 A fixao das chapas pr-pintadas deve ser feita com cintas conforme 5.2.2.10 e nas sobreposies por meio de parafusos auto-roscantes ou rebites pop, espaados de 150 mm.

5.2.2.12 A fixao das chapas de alumnio deve ser feita com cintas, da seguinte forma: a) fixar uma cinta a 10 mm da extremidade de cada sobreposio; b) intercalar 2 cintas, igualmente espaadas, entre as fixadas nas sobreposies. 5.2.3 Tampos de Vasos de Presso 5.2.3.1 O isolamento trmico deve ser feito conformando-se o material isolante de forma a ficar perfeitamente assentado sobre a superfcie. 5.2.3.2 A fixao do material isolante deve ser feita com cintas de ao galvanizado de 12,7 mm de largura espaadas de no mximo 300 mm. 12

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.2.3.3 A fixao das cintas deve ser feita (ver FIGURA A-10, do ANEXO A) por meio de um anel flutuante de vergalho com dimetro de 1/2 colocado no topo do tampo e um anel de sustentao preso ao casco, conforme 5.2.1.2 e 5.2.2.2.

5.2.3.4 Alternativamente, em vasos verticais com saia, o isolante do tampo inferior deve ser fixado por meio de arame galvanizado BWG 16, ancorado em grampos de fixao, com espaamento triangular de 300 mm de lado, soldados ao tampo (ver FIGURA A-11, do ANEXO A).

5.2.3.5 O acabamento final deve ser feito conforme 5.1.5.1 b), c), d) e e), sendo de 5 mm a espessura total mnima da massa asfltica seca e de 150 mm o prolongamento sobre a chapa de proteo (ver FIGURA A-10, do ANEXO A).

5.2.3.6 As placas de identificao, caracteres estampados e placas de cdigo de inspeo no devem ser isolados, porm as extremidades dos isolantes trmicos aplicados junto a estes acessrios devem ser vedadas com selante elstico (no-secativo).

5.2.4 Tampos de Permutadores de Calor Os tampos (carretel e boleado) de permutadores de calor devem ser isolados por meio de caixas removveis de chapas de ao carbono pr-pintadas, na espessura de 0,30 mm, ou chapas de alumnio classe A (chapa lisa), na espessura de 0,80 mm, utilizando-se material isolante flexvel.

5.2.5 Anis de Reforo

5.2.5.1 Os diversos tipos de anis de reforo devem ser isolados conforme ilustrado na FIGURA A-12, do ANEXO A.

5.2.5.2 O isolamento trmico deve ser protegido conforme 5.1.5.1 b), c), d), e), f) e g), sendo de 75 mm o prolongamento sob a chapa de proteo, ou utilizando-se chapa de alumnio lisa.

5.3 Tanques de Armazenamento

5.3.1 Costado - Alternativa 1

5.3.1.1 Devem ser utilizados os materiais isolantes selecionados na norma PETROBRAS N-550. A espessura do isolante deve ser aquela especificada no projeto.

13

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.3.1.2 Deve ser fixada uma chapa de sustentao em toda a circunferncia do costado a uma altura de 500 mm do fundo do tanque. As chapas de sustentao so constitudas de segmentos de 2000 a 3000 mm de comprimento com intervalos de 100 mm entre segmentos e largura igual a espessura do isolamento (ver FIGURAS A-15a e A-15e, do ANEXO A).

5.3.1.3 Os suportes de fixao devem ser feitos de vergalhes de ao carbono de 12,7 mm (1/2) dispostos verticalmente no costado, espaados de at 6000 mm e fixados por solda a cada 1800 mm (ver FIGURAS A-15a, A-15b, A-15c e A-15e, do ANEXO A).

5.3.1.4 As barras de sustentao devem ser feitas de chapas de ao carbono de 40 mm x 3,2 mm (1 1/2 x 1/8) soldadas nos suportes de fixao (vergalhes) (ver FIGURA A-15a e A-15e, do ANEXO A).

5.3.1.5 As chapas, vergalhes e barras chatas devem ser previamente pintados e retocados aps a solda, nos casos em que o costado tambm tenha que ser pintado.

5.3.1.6 Antes do incio da colocao da primeira camada, o anel perifrico do fundo do tanque deve receber uma camada de impermeabilizante de base asfltica de 6 mm de espessura, quando seca. 5.3.1.7 Aps a colocao do primeiro anel de material isolante, a superfcie externa do mesmo deve receber uma camada de impermeabilizante de base asfltica de 6 mm de espessura, quando seca, em uma altura mnima de 200 mm (ver FIGURA A-15a, do ANEXO A).

5.3.1.8 As juntas circunferenciais das peas isolantes devem ser defasadas no mnimo de 1/3 do seu comprimento e as longitudinais (entre camadas) da metade de sua largura. 5.3.1.9 A fixao do isolamento deve ser feita com cintas de ao carbono galvanizado ou ao inoxidvel de 12,7 mm (1/2) de largura, fixadas nos vergalhes por meio de selos, deixandose 100 mm de cinta livre para permitir a dilatao. 5.3.1.10 O espaamento entre cintas de fixao do isolamento deve ser de 300 mm, sendo que a primeira cinta colocada a 250 mm da chapa de sustentao ou da chapa de fundo (ver FIGURA A-15a, do ANEXO A). 5.3.1.11 A proteo do isolamento deve ser feita por chapas de ao carbono pr-pintadas na espessura de 0,43 mm ou chapas de alumnio de 0,80 mm de espessura, classe A (chapa lisa), sobrepostas de 50 mm nas emendas longitudinais e circunferenciais (ver FIGURA A-15d, do ANEXO A).

14

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.3.1.12 As chapas de proteo citadas no item 5.3.1.11 devem ser fixadas a uma barra de sustentao por parafusos auto-roscantes de cabea sextavada com fenda, arruelados e espaados de 150 mm, a cada duas emendas circunferenciais. Nas demais emendas, as chapas devem ser fixadas entre si por rebites pop ou parafusos, espaados de 150 mm (ver FIGURAS A-15a e A-15d, do ANEXO A). 5.3.1.13 As chapas de proteo devem ser posicionadas com auxlio de clip S espaados de 1000 mm e fixadas com parafusos ou rebites (ver FIGURA A-15d, do ANEXO A). 5.3.2 Costado - Alternativa 2 5.3.2.1 Devem ser utilizados os materiais isolantes selecionados na norma PETROBRAS N-550. A espessura do isolante deve ser aquela especificada no projeto. 5.3.2.2 Devem ser utilizados os seguintes elementos de ancoragem: a) pino liso em ao carbono SAE 1010, trefilado, com dimetro de 4,8 mm (3/16) e comprimento igual a espessura total do isolamento trmico; b) clip de presso em ao carbono SAE 1010, lisa, com espessura de 1 mm, quadrada nas dimenses 38 x 38 mm (1 1/2 x 1 1/2) ou redonda de dimetro 38 mm (1 1/2), para pinos de dimetro 4,8 mm (3/16), cadmiada e bicromatizada ou galvanizada; c) barra chata de ao carbono ASTM A 36, nas dimenses 38 mm x 4,8 mm (1 1/2 x 3/16); d) cantoneira em L de ao carbono ASTM A 36, nas dimenses 38 mm x 38 mm x 4,8 mm (1 1/2 x 1 1/2 x 3/16). 5.3.2.3 Devem ser utilizados os seguintes materiais para o sistema de proteo: a) telha de alumnio em liga 5SH18, conforme norma ASTM B 209, tipo trapezoidal, com largura de 1056 mm, comprimento de 3140 mm, espessura de 0,8 mm, pesando 2,565 kg/m2; b) rufo de alumnio em liga 5SH18, conforme norma ASTM B 209, tipo trapezoidal com largura de 1056 mm, espessura de 0,8 mm, pesando 2,565 kg/m2; c) rufo de alumnio conforme norma ABNT NBR 8994, classe A (chapa lisa), tipo II (sem barreira), espessura 0,8 mm, pesando 2,17 kg/m2. 5.3.2.4 Devem ser utilizados os seguintes elementos de fixao: a) parafuso auto-roscante tipo A em ao carbono, cadmiado e bicromatizado ou galvanizado, dimetro de 4,8 mm (3/16), comprimento de 19 mm (3/4), cabea sextavada, arruelada com fenda; b) arruela lisa em ao carbono, cadmiada e bicromatizada ou galvanizada, para parafuso de 4,8 mm (3/16), dimetro externo de 22 mm (7/8), dimetro interno de 5,6 mm (7/32) e espessura de 1,6 mm (1/16); 15

N-250

REV. F

DEZ / 98

c) arruela lisa em borracha (neoprene ou similar) para parafuso de 4,8 mm (3/16), dimetro externo de 22 mm (7/8), dimetro interno de 5,6 mm (7/32) e espessura 3,2 mm (1/8); d) parafuso auto roscante tipo A em ao, carbono cadmiado e bicromatizado ou galvanizado, com dimetro 3,2 mm (1/8), comprimento 12,7 mm (1/2), cabea panela com fenda; e) arruela lisa em ao carbono, cadmiada e bicromatizada ou galvanizada para parafuso de 3,2 mm (1/8), dimetro externo de 15,8 mm (5/8), dimetro interno de 4,0 mm (5/32) e espessura de 1,2 mm (3/64); f) fita de PVC com dupla face auto adesiva. 5.3.2.5 Devem ser utilizados os seguintes elementos de vedao: a) selante elstico (no-secativo) base de silicone; b) massa de base asfltica emulsificada com fibras minerais.

5.3.2.6 Deve ser soldada uma barra de sustentao de seo 38 mm x 4,8 mm (1 1/2 x 3/16) em toda a circunferncia do costado a uma altura de 500 mm do fundo do tanque. Essa barra de sustentao deve ser constituda de segmentos de 2700 a 3600 mm de comprimento, com intervalos de 100 mm e afastamento do costado igual espessura do isolante (ver FIGURAS A-16a, A-16g e A-16h, do ANEXO A).

5.3.2.7 Devem ser soldadas barras de sustentao de seo 38 mm x 4,8 mm (1 1/2 x 3/16) em toda a circunferncia do costado, espaadas de 1470 mm no sentido longitudinal e constitudas de segmentos conforme 5.3.2.6. Os intervalos devem ficar defasados, em relao barra imediatamente superior e inferior, de no mnimo 1/3 do seu comprimento (ver FIGURAS A-16a, A-16b e A-16g, do ANEXO A).

5.3.2.8 Os apoios (galgas) das barras de sustentao de 5.3.2.6 e 5.3.2.7 devem ser alinhados e soldados no sentido longitudinal, espaados de 900 a 1200 mm no sentido circunferencial do costado (ver FIGURA A-16g, do ANEXO A).

5.3.2.9 Os pinos de ancoragem devem ser alinhados e soldados a cada 300 mm no sentido longitudinal e a cada 300 mm no sentido circunferencial do costado (ver FIGURAS A-16g, A-16h e A-16j, do ANEXO A).

Nota:

A pintura externa do tanque, caso necessrio, deve ser feita aps a soldagem dos pinos de ancoragem.

5.3.2.10 Antes do incio da colocao do material isolante, o anel perifrico do fundo do tanque deve receber uma camada de impermeabilizante de base asfltica de 6 mm de espessura, quando seca (ver FIGURA A-16h, do ANEXO A). 16

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.3.2.11 A proteo do material isolante deve ser feita com telhas de alumnio, com uma sobreposio de 200 mm no sentido longitudinal e 65 mm no sentido circunferencial da superfcie (ver FIGURA A-16b, do ANEXO A).

5.3.2.12 As chapas de proteo citadas em 5.3.2.11 devem ser fixadas barra de sustentao por parafusos auto-roscantes de cabeas sextavada com fenda, espaados de 330 mm nas sobreposies longitudinais. Nas sobreposies circunferenciais, as chapas devem ser fixadas entre si por parafusos auto-roscantes de cabea panela com fenda, espaados de 290 mm ou alternativamente com fita de PVC com dupla face auto adesiva (ver FIGURAS A-16b e A-16c, do ANEXO A).

5.3.2.13 Como proteo do material isolante prximo interseo do costado com o teto, deve ser utilizado rufo de alumnio (ver FIGURAS A-16d e A-16i, do ANEXO A).

5.3.2.14 O espao existente entre o rufo de alumnio e a chapa (ou cantoneira) do teto deve ser vedado com selante elstico (no-secativo) base de silicone (ver FIGURA A-16d, do ANEXO A).

5.3.2.15 Nas intersees dos apoios de escadas, plataformas e outros acessrios com o isolante trmico do costado, deve ser aplicado selante elstico (no-secativo) para impedir a infiltrao de gua. Estas regies devem ser reforadas com chapas lisas de alumnio de 0,8 mm de espessura, recortadas e rebitadas em funo da geometria do acidente (ver FIGURA A-16e, do ANEXO A).

5.3.2.16 Devem ser instaladas caixas para medies peridicas de espessura no costado ao longo da escada (ver FIGURA A-16f, do ANEXO A).

5.3.3 Teto

5.3.3.1 Devem ser utilizados isolantes trmicos rgidos.

5.3.3.2 Os suportes de fixao devem ser feitos de vergalhes de ao carbono de 12,7 mm (1/2) dispostos paralelamente sobre o teto, espaados de 3000 mm e fixados por solda a cada 1500 mm (ver FIGURA A-15c, do ANEXO A).

5.3.3.3 A fixao do isolamento deve ser feita com cintas de ao galvanizado de 12,7 mm de largura (1/2), espaadas de 450 mm, fixadas nos vergalhes por meio de selos (ver FIGURA A-15c, do ANEXO A).

17

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.3.3.4 Os vergalhes devem ser previamente pintados e retocados aps a solda, nos casos em que o costado tambm tenha que ser pintado.

5.3.3.5 A proteo do material isolante deve ser realizada conforme o seguinte procedimento: a) aplicar sobre o isolante uma camada de impermeabilizante de base asfltica, de 3 mm de espessura mida; b) aplicar uma camada de feltro asfltico com sobreposio de 50 mm; c) aplicar segunda camada de impermeabilizante de base asfltica, de 3 mm de espessura mida; d) aplicar segunda camada de feltro asfltico com sobreposio de 50 mm e defasada de 60 em relao camada anterior; e) introduzir uma chapa de alumnio classe A, de 0,80 mm de espessura, na juno teto/costado, (ver FIGURA A-15a, do ANEXO A); f) aplicar terceira camada de impermeabilizante de base asfltica, de 3 mm de espessura mida; g) aplicar terceira camada de feltro asfltico com sobreposio de 50 mm e defasada de 60 em relao camada anterior; h) aplicar uma camada de asfalto oxidado quente, na espessura seca de 5 mm; i) aplicar uniformemente uma camada de pedrisco grosso em toda a superfcie do teto, sobre o asfalto oxidado quando ainda pastoso. 5.4 Bombas e Turbinas 5.4.1 Isolamento Trmico Removvel As bombas e turbinas devem ser isoladas de acordo com o projeto original ou, na ausncia deste, conforme um dos critrios abaixo: a) por meio de caixas removveis de chapas de ao carbono pr-pintada na espessura de 0,30 mm ou chapas de alumnio classe A (chapa lisa) com 0,80 mm de espessura, utilizando-se material flexvel (ver FIGURA A-8, do ANEXO A); b) por meio de flocos de l de vidro, l cermica ou l de rocha, embalados em sacos trmicos.

5.4.2 Isolamento Trmico Fixo

5.4.2.1 Pode ser feito por meio de material isolante rgido ou flexvel. [Prtica Recomendada]

18

N-250

REV. F

DEZ / 98

5.4.2.2 O material isolante deve ser moldado superfcie do equipamento de modo que a espessura do isolante em qualquer ponto seja igual ou superior prevista em projeto, conforme 5.1.5.1 a), b), c) e e).

____________

/ANEXO A

19

N-250

REV. F

DEZ / 98

PGINA EM BRANCO

20

You might also like