You are on page 1of 12

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO - UNDB CURSO DE ADMINISTRAO

ADRIANO COSTA MILCA SANCHES HELOISA SAVINO GILVANA INGRID

ESTUDO DE CASO: REVITALIZAO DO CENTRO HISTRICO DE SO LUIS / MA

So Lus 2011

ADRIANO COSTA MILCA SANCHES HELOISA SAVINO GILVANA INGRID

COMRCIO EXTERIOR EM PROJETOS DE REVITALIZAO DE CENTROS HISTRICOS: A REVITALIZAO DO CENTRO HISTRICO DE SO LUS / MA

Case apresentado disciplina de Comrcio Exterior, ministrada pelo Professor Esp. Pierre Januario. do curso de Administrao da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco UNDB.

So Lus 2011

1 SINOPSE Atualmente So Luis passa por uma considervel mudana em todas as suas reas de desenvolvimento, o que por um lado sinnimo de progresso e desenvolvimento socioeconmico para o estado do Maranho e principalmente para o municpio, por outro lado, gera a preocupao aos rgos pblicos, academia, classe poltica e principalmente da classe de empresrios locais, nacionais e internacionais que planejam investimentos considerveis nos mais diversos segmentos da economia alm da sociedade em geral que nesse cenrio seria o personagem principal do nosso estudo de caso. Em diversas fontes constam que So Lus Capital Brasileira da Cultura , esto com seus casares condenado e que seriam firmado uma parceria entre a Prefeitura Municipal de So Lus e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, para um investimento da ordem de 27 milhes de dlares, no sentido de que o Centro Histrico fosse revitalizado. A tarefa de revitalizao do centro histrico vai exigir uma coordenao especial. assim como equipes de trabalho multidisciplinares, para as atividades de planejamento, execuo e controle, irrigadas por audincias pblicas que venham a captar idias para que ao final tenhamos bons resultados. Em se tratando de moradias, poderamos aproveitar uma parte do Centro Histrico para reformar casares que poderiam ser adaptados para moradias de famlias, que viessem a ser previamente preparadas, educadas, para conviverem em um mesmo casaro, obviamente, nos seus respectivos espaos, com observncia das regras de condomnio. Com essa iniciativa, daramos vida perene ao Centro Histrico, atravs dos recursos do PAC que prev investimentos de R$ 150 milhes por ano em 124 cidades histricas, com obras de: Requalificao urbanstica Infra- estrutura urbana

Financiamento para recuperao de imveis privados Restauro de monumentos e promoes do patrimnio cultural Assim como instalaes de mais atividades educacionais, culturais, artsticas e mais pousadas poderia ser incentivada, com o propsito de tornar o local mais movimentado, agregando valor, redundando na atrao de estabelecimentos comerciais em seu entorno, pois, com certeza, teramos mais restaurantes, lojas de artesanato e outras atividades comerciais tpicas das reas freqentadas por turistas. E explorar de certa forma a nossa cultura e mostrar a todos que se deslocam para esta cidade os inmeros talentos, artistas locais e outros a terem a oportunidade de identificar as preciosidades de nossa cidade, que merecem uma programao especial. Com tais atividades e outras do mesmo jaez, inclusive com a concesso de incentivos fiscais municipais para moradores e empresas que l residirem e se instalarem, o nosso belo Centro Histrico teria vida saudvel novamente, proporcionando aos habitantes desta cidade, deste Estado e queles que nos visitam, um belo e nostlgico local, que se configura como a memria desta cidade, a memria deste Estado e deste pas, e no qual foi escrita uma parte da nossa histria.

2 IDENTIFICAO E ANLISE DO(S) PROBLEMA(S) A revitalizao do centro histrico de uma cidade no se d simplesmente ao fato de se pintar fachadas e casares antigos para que os turistas ou at mesmo a populao local possa perceber que possui um centro histrico revitalizado, este processo vai alm do enfeite cultural local nas suas vielas, praas e monumentos, em especial no caso de So Luis existem diversos fatores os quais estaremos analisando a viabilidade da proposta sugerida no trabalho a ser apresentado posteriormente a disciplina de comrcio exterior, tentando assim, viabilizar este processo de revitalizao de forma consciente. Reforar as funes econmicas e os pequenos negcios Garantir a permanncia dos pequenos negcios que em geral oferecem grande numero de

emprego e estimular a criao de novos empregos no local contribuindo para o desenvolvimento da economia.

3 INDICAO DO PROBLEMA PRINCIPAL O centro das cidades, apesar de muitas vezes, ser um espao com valor histrico e com vasta e diversificada oferta comercial, os seus edifcios degradados, as ruas estreitas e sinuosas e as dificuldades de acesso e estacionamento, no s afastam as pessoas, como tambm entrava o investimento. No caso de revitalizao do centro histrico de So Luis o principal problema detectado ser a falta de espao fsico para construo de estacionamentos pblicos e privados, gerando assim, transtorno as empresas e prestadores de servios alocadas nesta regio.

4 ALTERNATIVA DE SOLUO Conforme exposto a necessidade de se prover uma alternativa de soluo encontrada para a revitalizao do centro histrico de So Luis, ser o repovoamento do antigo hotel central. Esse lugar tem uma grande circulao de pessoas, veculos, informaes. Ou seja, um lugar que rene, integrando os fluxos vindos das mais diversas reas da prpria cidade, esse processo levaria a aquisio de imveis/ou terrenos prximo do empreendimento para a construo de estacionamentos rotativos a todos que necessariamente freqentariam a rea. Com a revalorizao econmica, a rea passa a atrair novos investimentos, sendo que o valor do metro quadrado na rea se eleva, e muitos dos antigos moradores se mudam do local e uma nova forma social a se estabelece. O que se institui o moderno, que utiliza a forma arquitetnica antiga que se valoriza enquanto objeto de consumo cultural, mas descarta o antigo modo de viver,

introduzindo novos agentes no lugar, empresrios e comerciantes que fazem o local ser produtivo e integrado com a economia. O repovoamento do antigo Hotel Central tem como enfoque, a importncia de trazer para So Lus um local, onde possa dar uma nova viso de um potencial de mercado econmico desenvolvimento e parcerias no campo empresarial e internacional, para gerao de emprego e renda. Os planos de gesto para a revitalizao buscam dar respostas queles questionamentos atravs de aspectos como: A necessidade de diversificao da oferta turstica Os impactos ambientais e scio-culturais decorrentes da atividade O planejamento e gesto participativa A adequao da infra-estrutura, Alternativas para o turismo de massa, etc. De fato isso faz com que tanto o poder pblico como a iniciativa privada promovam, a revalorizao da rea sob o argumento da necessidade de valorizao do patrimnio existente, ainda que, como ser discutida parte desse patrimnio seja destrudo nesse processo sob a alegao de que, ao final do mesmo, haver a possibilidade de uma revalorizao/requalificao scio-cultural econmica na regio. 5 PROBLEMA PRINCIPAL Apesar da expressiva dinmica econmica, a rea central da cidade apresenta um traado urbano caracterizado por ruas estreitas, lotes quase sempre irregulares. Esse panorama confere, atualmente, ao centro da cidade um verdadeiro problema para a soluo de uma eficiente circulao de automveis e do oferecimento de estacionamento. O problema de estacionamento, na realidade, interessa a vrios segmentos da sociedade, como o caso dos comerciantes, dos pedestres, dos motoristas, do transporte coletivo, da polcia, das empresas transportadoras e at mesmo dos veculos de emergncia, ou seja, de todos que ali freqentam. O pssimo planejamento de reas para estacionamentos no centro da cidade tambm prejudica a realizao de eventos culturais, que fundamentais para a sustentabilidade e promoo do local.

A preservao e revitalizao do patrimnio uma questo em permanente discusso em se tratando de uma problemtica a ser analisada sob os mais variados pontos de vista nos diversos momentos histricos.o desenvolvimento sustentvel respeita, protege, preserva e renova tudo que o passado tem de valoroso e aprende com ele com o objetivo de construir um futuro melhor. No simplesmente reutilizar ou mesmo reciclar o passado. De uma maneira criativa e renovadora, conseguir combinar e criar algo novo a partir do que j existe e est disponvel. Tornar o centro histrico mais acessvel, e a questo do local para instalao de estacionamento privativo fatores preponderante para este caso, j que h uma imensa dificuldade de espaos e que ofeream maior conforto, O centro histrico deve passar por processos de revitalizao, considerando aspectos como as condies de conforto, fato que pressupe a anlise ambiental prope-se discutir e analisar dados das variveis ambientais, como forma de adicionar o estudo do conforto ambiental preocupao de revitalizao e preservao do centro histrico que ali se encontra, buscando o desenvolvimento sustentvel. Falta de estrutura, impossibilidade de modernizao, resistncia a mudanas so fatores que afligem o centro histrico e que precisa ser estudado para futuras melhorias.
Buscar alternativas para tornar acessvel o Centro Histrico de So Luis, melhorando a mobilidade daqueles que freqentam, para a sustentabilidade, envolve dois aspectos da mobilidade , ou seja, garantir o acesso de pessoas com mais tranqilidade oportunizando diversas (OLIVEIRA e FERREIRA, 2007).

Com base nessas premissas, podemos afirmar que falar em acessibilidade projetar de forma inclusiva pensando em qualidade de vida para toda a diversidade humana. A revitalizao do centro histrico j que um atrativo turstico e esta carente de processos de mudanas, requer uma srie de estratgias diferenciadas, j que, como produto ofertado, o espao (neste caso o centro histrico) se insere em um mercado competitivo composto por outras destinaes tursticas concorrentes entre si. Nesse sentido, de fundamental importncia que a sociedade discuta suas possveis formas de interveno e sua insero no processo de desenvolvimento local.

A revitalizao do centro histrico tem como enfoque, a preocupao de melhoria dos locais,onde possa dar uma nova vida , torn-los atrativos e acessveis para desencadearem atividades que garantam a vitalidade da rea a ser trabalhada, melhorando assim a acessibilidade e mobilidade no Centro

6 DECISO Inferi-se ento que a deciso do estudo de caso proposto se deu em funo da analise de diversos fatores implcitos e explcitos os quais j foram expostos anteriormente no item de identificao e analise do(s) problema(s), porm, no podemos deixar de ressaltar que em funo da cidade de So Luis / MA ser reconhecida como Patrimnio Cultural da Humanidade tombamento validado pela UNESCO (Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura) em 1997 no nos propicia alternativas variadas para tal soluo. A reflexo a seguir fruto da necessidade do entendimento da evoluo do conceito de patrimnio, para melhor se abordar a conservao do patrimnio histrico construdo. Buscar-se- expressar os principais pensamentos atrelados ao termo, desde a Antigidade. Assim sendo, o termo patrimnio, segundo o dicionrio Michaellis (1998:150), significa herana paterna, bens de famlia ou quaisquer bens materiais ou morais, pertencentes a uma pessoa, instituio ou coletividade. Tambm Choay (2001) ressalta que a idia de patrimnio, em sua origem, est associada s relaes familiares, econmicas e jurdicas de uma sociedade estvel. Patrimnio histrico, por sua vez, era entendido na Antiguidade como os monumentos, que, em sua maioria, assinalavam momentos de glria. Etimologicamente o Dicionrio Etimolgico Nova Fronteira (1991:531) refere-se que, monumento (vem do latim monumentum e monimentum), que significa: Edifcio majestoso, mausolu, obra notvel e vem, ao longo do tempo, sendo usado para designar tanto uma edificao grandiosa, quanto aquelas de valor memorial. Em outras palavras, os monumentos tm por finalidade fazer reviver um passado mergulhado no tempo. De uma forma mais filosfica, seriam tentativas do

ser humano para combater a angstia da morte e do aniquilamento (Choay, 2001:18). A deciso adotada pela equipe para a revitalizao do centro histrico de So Luis / MA, foi o repovoamento do antigo hotel central localizado na Praa Benedito Leite no centro desta capital, onde atualmente no Pavimento Trreo funcionam apenas algumas lojas comerciais e ocupando o 1 pavimento funciona a Associao Comercial do Maranho ACM. Nessas condies, a deciso encontrada como base nas observaes realizadas em vrios momentos nesta localidade nos proporcionou chega a um consenso de que em funo da grande circulao populacional e demais estruturas em torno deste imvel tais como: cinemas, galerias, pontos de venda de artesanatos em geral, restaurantes, locais culturais de dana, teatros, museus, casas de cambio, terminal rodovirio / hidrovirio, rgos pblicos e privados, setores municipais / estaduais e federais, estaremos repovoando os demais pavimentos (pavimentos 2 / 3) que se encontram disposio neste edifcio, utilizando como mola impulsionadora da economia local e atraindo indstrias e empresas na rea do comrcio exterior, assim como todos os demais seguimentos de comrcio em geral utilizando sua estrutura para a instalao de centros de estudo, aperfeioamentos, reciclagens, salas de multimdia, salas de reunies e espaos para a cultura local alm de rea de vivencias / cafeteria / banheiros sociais e recepo.
compreensvel que a populao expresse a necessidade de comrcio e servios no local, uma vez que, ao considerar-se o uso residencial como primrio (Primrio no sentido de ser considerado como ncora no processo de conservao), o comrcio de bairro e os servios cotidianos passam a ter importncia central, pois surgem para suprir as necessidades do primeiro, sendo-lhes complementar e necessrio (JACOBS, 1973):

Essa deciso ser implantada com recursos prprios (empresrios e/ou empresas locais, nacionais e internacionais ou instituies interessadas no investimento) ou com a utilizao de fundos governamentais, culturais, financiamentos bancrios com o planejamento de mdio / longo prazo, revitalizando uma das principais partes do centro histrico de So Luis (atualmente abandonada), alm de proporcionar o crescimento socioeconmico entorno deste empreendimento que ir gerar ganhos ao estado / municpio e diversos empregos diretos e indiretos.

7 AO A revitalizao do antigo hotel central (objeto de estudo de caso) localizado na Praa Benedito Leito no centro de So Luis / MA, se dar aps a retirada de algumas pendncias j relacionadas no desenvolvimento deste estudo, tais com: Problema(s) Principal(is): Falta de estrutura para estacionamentos, localizados na rea do centro histrico de So Luis. Problema(s) Secundrio(is): Inchao estrutural; Aumento da informalidade no entorno do empreendimento; Impossibilidade de modernizao de fachadas em funo do tombamento histrico; Resistncia a mudana de alguns polticos locais e da prpria sociedade Talvez, a maior contribuio para a realizao deste projeto fosse unio das classes poltica, governo municipal e estadual, empresrio e a indstrias sem a distino de partidos polticos ou interesses governamentais em relao ao caso estudado de revitalizao do centro histrico de So Luis / MA (CHSL), assim, estaremos dando um importante passo na construo de uma economia sustentvel baseada nos investimentos com o repovoamento de um imvel praticamente abandonado pelo tempo justamente pelo simples motivo do tradicionalismo / falta de viso empreendedora e/ou sem esquecer que na maioria das vezes trata-se de interesses de classes / polticos e at mesmo pessoal. Para a implantao deste empreendimento, inicialmente teramos de visualizar a compra / doao ou at mesmo a desapropriao de um imvel ou terreno em torno do ponto principal para a construo de estacionamentos rotativos com a inteno de desobstruir e diminuir o numero de carros estacionados em torno

deste centro comercial, prezando assim, pelo conforto para os pedestres que circularam as vias de acessos ao empreendimento e menos estresse para o motorista que ali estiver a trafegar. Foi cogitada a compra do antigo Cine Rox localizado na Rua do Egito Rua transversal a Av. Dom Pedro II prximo a Praa Benedito Leite para a implantao de um estacionamento vertical rotativo, bem prximo onde ser revitalizado o antigo hotel central com a instalao de empresas comerciais e indstrias, nessa condio daremos um pao importante de implantao deste projeto semeando no presente para que esta brote o mais breve possvel um centro histrico semelhante aos centros histricos revitalizados pelo mundo, reerguendo assim, todo o cenrio de requinte, luxo e riqueza vivido a algum tempo atrs nessas localidades

REFERNCIAS

CARVALHO, Pompeu de Figueiredo, FRANCISCO, Jos e BRAGA, Roberto. CHOAY, Franois. O urbanismo: utopia e realidade: uma antologia. So Paulo: Perspectiva, 1992. JACOBS, Jane. Muerte vida de las grandes ciudades. Madrid: Pensula,1973 Revitalizao de Praas e Jardins nas reas centrais de cidades mdias paulistas. <http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/publicacoes/TextosPDF/pompe u05.pdf SILVA, H. A. Revitalizao urbana de centros histricos: uma reviso de contextos e propostas: a Ribeira como estudo de caso.

You might also like