You are on page 1of 32

1

Perguntas e Respostas sobre

Mudanas Climticas

Belm - Par - Brasil - 2002 3

Autores1 Georgia Carvalho2, Marcio Santilli2, Paulo Moutinho2 e Yabanex Batista3 Capa e ilustraes Maclei Souza e Fabricio Piani Diagramao eletrnica Fabricio Piani Impresso MGM Grfica e Editora Agradecimentos Os autores agradecem Flavia Frangetto, Liana Rodrigues e ao Marco Bueno pelos comentrios e sugestes ao manuscrito. Apoio Fundao Ford, Agncia Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Instituto Internacional de Educao do Brasil (IIEB)

Lista de autores em ordem alfabtica. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia IPAM e The Woods Hole Research Center. 3 Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia IPAM.
1 2

Perguntas e Respostas
sobre Mudanas Climticas
Apresentao
Os termos mudanas climticas e aquecimento global j comeam a fazer parte do vocabulrio dirio da sociedade brasileira. Nas escolas e atravs da imprensa estamos sendo bombardeados constantemente com informaes relacionadas a estes temas. Ouvimos falar em como a temperatura do planeta est aumentando e das conseqncias catastrficas deste aumento para a vida de todos ns. Somos informados sobre tratados e conferncias internacionais que procuram uma soluo para a questo climtica e sobre o papel do governo brasileiro neste mbito. Contudo, tais informaes geralmente chegam at ns sem uma seqncia lgica que nos permita realmente compreender como se d o processo de mudana climtica e quais os seus efeitos. No sabemos ao certo o que est sendo feito para enfrentar o problema, deixando sem resposta inmeras perguntas relacionadas a este to importante assunto. Neste sentido, esta cartilha, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (IPAM), tem como objetivo oferecer ao pblico em geral as informaes bsicas sobre os aspectos cientficos e polticos relacionados questo das mudanas climticas de uma maneira simples e interessante. Organizada em forma de perguntas e respostas, esta cartilha contm esclarecimentos quanto s dvidas mais freqentes sobre o assunto e sua relevncia para o Brasil e seu povo. Esperamos que esta seja uma contribuio para o melhor entendimento das alteraes climticas que o planeta enfrenta e sirva de instrumento de sensibilizao da opinio pblica para que esta se engaje definitivamente na discusso da questo.

1. O que o efeito estufa?


A atmosfera, a camada de ar que envolve o planeta Terra, constituda por vrios gases. Os principais so o Nitrognio (N2) e o Oxignio (O2) que, juntos, compem cerca de 99% da atmosfera. Alguns outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades, incluindo os conhecidos como gases de efeito estufa. Dentre estes gases, esto o dixido de carbono (CO2), o metano (CH4), o xido nitroso (N2O) e tambm o vapor dgua. Esses gases so denominados gases de efeito estufa por terem a capacidade de reter o calor na atmosfera, do mesmo modo que o revestimento de uma estufa para cultivo de plantas. O efeito estufa um fenmeno natural. O vapor dgua e o dixido de carbono tm a propriedade de permitir que as ondas eletromagnticas que chegam do Sol atravessem a atmosfera e aqueam a superfcie terrestre. Contudo, esta mesma camada dificulta a sada da radiao infravermelha emitida pela Terra. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor irradiado para o espao, especialmente noite, mantendo, assim, a Terra aquecida. Esse fenmeno acontece h milhes de anos e necessrio, pois sem ele a temperatura mdia da Terra seria 33C mais baixa e a vida no planeta, tal como a conhecemos, no seria possvel.

2. O que mudana climtica global ou aquecimento global?


Quando falamos em mudana climtica e em aquecimento global, estamos nos referindo ao incremento, alm do nvel normal, da capacidade da atmosfera em reter calor. Isso vem acontecendo devido a um progressivo aumento na concentrao dos gases de efeito estufa na atmosfera nos ltimos 100 anos. Tal aumento tem sido provocado pelas atividades do homem que produzem emisses excessivas destes gases. Esse aumento no efeito estufa poder ter conseqncias srias para a vida na Terra no futuro prximo, como veremos adiante. Entre os gases do efeito estufa que esto aumentando de concentrao, o dixido de carbono (CO2), o metano e o xido nitroso so os mais importantes. Devido quantidade com que emitido, o CO2 o gs que tem maior contribuio para o aquecimento global. Suas emisses representam aproximadamente 55% do total das emisses mundiais de gases do efeito estufa. O tempo de sua permanncia na atmosfera , no mnimo, de cem anos. Isto significa que as emisses de hoje tm efeitos de longa durao, podendo resultar em impactos no regime climtico ao longo de sculos. Por sua vez, a quantidade de metano emitida para atmosfera bem menor, mas seu poder estufa (potencial de aquecimento) vinte vezes superior ao do CO2. No caso do xido nitroso e dos clorofluorocarbonos, suas concentraes na atmosfera so ainda menores. No entanto, o poder estufa desses gases 310 e 6200-7100 vezes maior do que aquele do CO2, respectivamente. Como visto acima, todos os gases de efeito estufa so importantes no processo de aquecimento da terra, mas nesta cartilha a nfase ser dada ao CO2 , por ser este o gs emitido em maior quantidade para a atmosfera.

O Ciclo de Carbono
O carbono um elemento bsico na composio dos organismos, tornando-o indispensvel para a vida no planeta. Este elemento estocado na atmosfera , nos oceanos, solos, rochas sedimentares e est presente nos combustveis fsseis (petrleo, carvo mineral e gs natural). Contudo, o carbono no fica fixo em nenhum desses estoques. Existe uma srie de interaes por meio das quais ocorre a transferncia de carbono de um estoque para outro (fluxos), como mostra a figura abaixo. Muitos organismos nos ecossistemas terrestres e nos oceanos, como as plantas, absorvem o carbono encontrado na atmosfera na forma de dixido de carbono (CO2). Esta absoro se d atravs do processo de fotossntese. Por outro lado, os vrios organismos, tanto plantas como animais, liberam carbono para a atmosfera mediante o processo de respirao. Existe ainda o intercmbio de carbono entre os oceanos e a atmosfera por meio da difuso. A liberao de carbono via queima de combustveis fsseis e mudanas no uso da terra (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem constituem outro fluxo entre os estoques de carbono e tem um papel fundamental na mudana do clima do planeta. O aumento anual lquido de carbono oriundo das atividades humanas de aproximadamente 3 bilhes de toneladas.

Fonte: adaptado de Houghton, R.A. e Woodwell, G.M. 1989. Global Climatic Change. Scientific American, 260 (4) 36-44

3. Quais so as principais fontes de gases de efeito estufa decorrentes das atividades humanas?
O excesso de dixido de carbono que atualmente lanado para a atmosfera resulta da queima de combustveis fsseis (gs natural, carvo mineral e, especialmente, petrleo) principalmente pelo setor industrial e de transporte. Alm disso, reservatrios naturais de carbono e os sumidouros (ecossistemas com a capacidade de absorver CO2 ) tambm esto sendo afetados por aes antrpicas. No caso das florestas, um estoque natural de carbono, o desmatamento e as queimadas esto contribuindo para o efeito estufa, uma vez que liberam principalmente CO2 para a atmosfera A concentrao de CO2 na atmosfera comeou a aumentar no final do sculo XVIII, quando ocorreu a revoluo industrial, a qual demandou a utilizao de grandes quantidades de carvo mineral e petrleo como fontes de energia. Desde ento, a concentrao de CO2 passou de 280 ppm (partes por milho) no ano de 1750, para os 368 ppm atuais, representando um incremento de aproximadamente 30%. Este acrscimo na concentrao de CO2 implica no aumento da capacidade da atmosfera em reter calor e, consequentemente, da temperatura do planeta. As emisses de CO2 continuam a crescer e, provavelmente, a concentrao deste gs poder alcanar 550 ppm por volta do ano 2100. Entre as fontes de outros gases de efeito estufa podemos citar os fertilizantes utilizados na agricultura que liberam xido nitroso (N2O), a produo e transporte de gs e petrleo, arrozais e os processos digestivos de ruminantes que emitem metano (CH4) e os condicionadores de ar e refrigeradores que emitem clorofluorcarbonos (CFCs).

Emisses globais de carbono para a atmosfera


75% Queima de combustvel 25% Mudana de uso de solo

Fonte: UNFCCC

4. Quais so as projees de aquecimento para o futuro?


Como resultado do aumento da concentrao de gases de efeito estufa na atmosfera, a temperatura mdia global dever aumentar, tomando como base o ano de 1990, entre 1,4 e 5,8C at o ano de 2100, o que representa um aumento maior e mais rpido do que inicialmente projetado pelos primeiros modelos climatolgicos (1,5 a 3,5C). Segundo o modelo do Centro de Estudos de Hadley, na Inglaterra, o Brasil sofreria um aumento mdio de 2 a 3C, o que traria graves conseqncias para os seus ecossistemas, com perda de habitats e espcies. O nvel do mar tambm subiria, afetando a vida costeira.

Fonte: HadCM2 Is92a ( Hadley Centre for Climate Prediction and Research, IPCC )

10

5. O aquecimento global j comeou?


A evidncia cientfica indica que sim, pois j se observa o aumento de temperatura do planeta. Nos ltimos cem anos, a temperatura mdia aumentou entre 0,4 e 0,8C, e as dcadas de 80 e 90 foram as mais quentes do sculo XX. Apesar do clima variar naturalmente, resultados de pesquisas e modelos de simulao mostram que este aumento devido, em grande parte, s atividades humanas. Ainda existe alguma incerteza cientfica sobre de que modo a mudana climtica global vai afetar a vida na Terra, mas h um consenso cada vez mais forte entre cientistas de que estas alteraes climticas j esto ocorrendo.

Fonte: UCAR & NOAA. Outono 1997. Reports to the Nation on Our Changing Climate

11

Concentrao de CO2 na atmosfera terrestre

Fonte: adaptado de www.grid.no

6. Quais sero os impactos provveis destas mudanas a nvel global?


Alm do aumento da temperatura no planeta, veja abaixo alguns dos impactos previstos como conseqncia das mudanas climticas: eventos climticos extremos: dever ocorrer um aumento na freqncia e intensidade de eventos climticos extremos, tais como enchentes, tempestades, furaces e secas. Ainda o El Nio, um evento climtico que ocorre regularmente a cada 5 a 7 anos, poder se tornar mais intenso e freqente, provocando seca severa no norte e nordeste e chuvas torrenciais no sudeste do Brasil oceanos e reas litorneas: o nvel do mar dever subir entre aproximadamente 10 e 90cm at o ano 2100, o que implicaria no desaparecimento de muitas ilhas (em alguns casos pases inteiros) e vrias reas costeiras, alm de causar enchentes e eroso. recursos hdricos: ocorrer mudanas no regime das chuvas, onde reas ridas podero se tornar ainda mais secas. Poder ocorrer tambm o avano de gua salgada nas reas de foz de rios, alm de escassez de gua potvel. No nordeste brasileiro por exemplo, as chuvas podero diminuir em at 25%.

12

diversidade biolgica e funo ecolgica de ecossistemas: a composio e a distribuio de espcies poder ser alterada com prejuzos diretos para a biodiversidade e muitos ecossistemas tero dificuldades de adaptao s novas condies climticas, resultando em alteraes drsticas no modo como funcionam e esto estruturados. Ainda podero ocorrer uma diminuio da criosfera (reas com neve e geleiras permanentes) e impactos negativos em ecossistemas como os desertos, reas pantanosas, florestas, montanhas e marinhos. O rtico j perdeu 6% de sua superfcie de gelo entre 1978 e 1996. Algumas espcies de borboletas esto migrando, e, em alguns casos, j esto em reas 95 km ao norte da rea que ocupavam h 100 anos. agricultura: nas regies subtropicais e tropicais a mudana nas condies climticas poder modificar significativamente a vocao agrcola de uma regio; na medida em que a temperatura mudar, algumas culturas e zonas agrcolas migraro para regies com clima mais temperado, ou com maior nvel de umidade no solo. Por exemplo, existem estudos que prevem uma diminuio considervel da rea de cultivo de caf no estado de So Paulo, como mostra a figura abaixo.

Fonte: Folha de So Paulo, pgina F1, 22/01/2002

sade e bem-estar da populao humana: dever haver aumento na freqncia de doenas relacionadas ao calor (e.g., insolao), e naquelas que so transmitidas por mosquitos (e.g.,. malria, dengue). Acrescenta-se a isso a possibilidade de ocorrer o deslocamento da populao humana em funo das alteraes no clima. Acredita-se que as classes mais empobrecidas e vulnerveis dos pases em desenvolvimento seriam as mais afetadas, uma vez que teriam recursos limitados para se adaptar s mudanas climticas.

13

7. Quem so os grandes emissores de gases de efeito estufa?


Historicamente, os pases industrializados tm sido responsveis pela maior parte das emisses globais de gases de efeito estufa. Contudo, na atualidade, vrios pases em desenvolvimento, entre eles China, ndia e Brasil, tambm se encontram entre os grandes emissores. No entanto, numa base per capita, os pases em desenvolvimento continuam tendo emisses consideravelmente mais baixas do que os pases industrializados. Na fonte da emisso tambm pode se observar um padro global. Enquanto a maior parte das emisses decorrentes da queima de combustveis fsseis provm dos pases industrializados, as emisses decorrentes das mudanas no uso da terra tem como seus maiores responsveis os pases em desenvolvimento.

Fonte: UNFCCC

14

8. Qual a contribuio do Brasil para as mudanas climticas? E qual o perfil das emisses brasileiras?
Estima-se que, em 1998, o Brasil tinha emitido, pelo menos 285 milhes de toneladas de carbono, das quais cerca de 85 milhes* resultaram da queima de combustveis fsseis (71% do uso de combustveis lquidos e 15,6% da queima de carvo mineral, 4% de gs natural). Esse nmero relativamente baixo quando comparado s emisses provenientes de queima de combustveis fsseis de outros pases. Isto devido ao fato de que a matriz energtica brasileira considerada relativamente limpa pelos padres internacionais uma vez que se baseia na energia hidreltrica (renovvel). No entanto, a maior parte das emisses do Brasil (2/3) vem de atividades de uso da terra, tais como o desmatamento e as queimadas. Atualmente, as emisses brasileiras representam cerca de 3% das emisses globais, mas o nvel de emisses do Brasil tende a aumentar, pois o Governo Federal pretende construir termeltricas em resposta recente crise de energia pela qual o pas atravessou.

Emisses brasileiras de carbono para a atmosfera


30% Queima de combustvel 70% Mudana de uso do solo

Fonte: Houghton, R.A, D. Skole & C. Nobre. 2000. Annual fluxes of carbon from deforestation and regrowth in the Brazilian Amazon. Nature, 403:301-304 * Os dados do ano 2000 mostram que este valor aumentou para 95,1 milhes de toneladas

15

Fonte: www.eia.doe.gov

9. Quem realiza as pesquisas sobre mudanas climticas e seus efeitos? Estas pesquisas so confiveis?
O Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (mais conhecido pela sigla IPCC) reconhecido como a maior autoridade mundial em questes climticas. Estabelecido em 1988 pela Organizao Meteorolgica Mundial (WMO) e pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o IPCC tem o objetivo de melhorar o nvel de entendimento cientfico sobre mudana climtica e aberto participao de todos os pases membros das Naes Unidas. Seu papel o de analisar as informaes cientficas, tcnicas e scio-econmicas relevantes para o entendimento do processo de mudana climtica e seus efeitos. Periodicamente, o IPCC compila e publica os dados disponveis na literatura cientfica, oferecendo informaes sobre estimativas de aumento da temperatura e dos efeitos das mudanas climticas. Este rgo subsidia os governos e os grupos de tcnicos envolvidos nos debates sobre as alteraes do clima e nas negociaes internacionais para mitig-las. Tambm permite ao pblico em geral ter acesso a um grande volume de informaes cientificas atravs de publicaes mais acessveis. O processo de reviso dos dados do IPCC feito de forma transparente e com a participao de cientistas e especialistas do mundo inteiro e considerado de grande confiabilidade.

16

10. Existe algum acordo internacional que trata da questo climtica?


Depois de fazer uma primeira avaliao da situao climtica em 1990, o IPCC recomendou a criao de uma Conveno que estabelecesse a base para cooperao internacional sobre as questes tcnicas e polticas relacionadas ao aquecimento global. Assim, se iniciou um processo de consulta e negociaes que resultou, em 9 de maio de 1992, em Nova York, na finalizao do texto da Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudana Climtica (UNFCCC), antes mesmo da Conferncia Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992, quando foi aberta assinatura. A UNFCCC foi assinada e ratificada por mais de 175 pases. Em 1997, durante a Terceira Conferncia das Partes da UNFCCC, o Protocolo de Quioto foi elaborado com o objetivo de alcanar metas especficas de reduo de emisses de seis dos gases causadores do efeito estufa: dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6), hidrofluorcarbonos (HFCs) e perfluorcarbonos (PFCs). No entanto, at junho de 2002 o Protocolo ainda no havia entrado em vigor.

17

11. Qual o objetivo da Conveno Quadro sobre Mudana Climtica (UNFCCC)?


reconheceu as mudanas climticas como um problema ambiental real e global; reconheceu o papel das atividades humanas nas mudanas climticas e a necessidade de cooperao internacional no assunto; estabeleceu como objetivo final a estabilizao dos gases de efeito estufa em um nvel no qual a atividade humana no interfira com o sistema climtico, ou no qual as mudanas no clima ocorram lentamente de modo a permitir a adaptao dos ecossistemas, alm de assegurar que a produo de alimentos e que o desenvolvimento econmico sigam de uma maneira sustentvel. Portanto, esta Conveno reconhece a necessidade de modificar substancialmente o comportamento das sociedades, j que a base econmica e produtiva atual depende de atividades (industriais e de transportes) que emitem gases de efeito estufa . Apesar da grande resistncia por parte de alguns pases desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos, foi acordado que o princpio bsico da conveno o da responsabilidade comum porm diferenciada. Este princpio estabelece a necessidade de que todos os pases devem dividir entre si os custos com as aes que visem a reduo das emisses. Contudo, cabe aos pases desenvolvidos assumir os primeiros compromissos, uma vez que historicamente so eles os grandes emissores e apresentam maior capacidade econmica para suportar tais custos.

Neste acordo, a comunidade internacional:

18

12. O que so as Conferncias das Partes?


Com a entrada em vigor da Conveno do Clima em 1994, representantes dos pases signatrios da UNFCCC passaram a se reunir anualmente para discutir o progresso de sua implementao. Estes encontros so chamados de Conferncias das Partes (COPs). Neste caso, Parte o mesmo que pas e a COP constitui o orgo supremo da Conveno. O processo de negociao de metas e prazos especficos para a reduo de emisses de gases estufa para os pases desenvolvidos (conhecidos como pases do Anexo I) teve incio j na COP-1 em 1995, ocasio em que foi proposta a constituio de um protocolo e decises sobre o acompanhamento das obrigaes da Conveno. Em 1996, durante a COP-2 , por meio da Declarao de Genebra, foi acordado a criao de obrigaes legais de metas de reduo. Tal processo de negociao culminou na COP-3 com a adoo do Protocolo de Quioto, em 1997, o qual estabelece metas de reduo de gases de efeito estufa para alguns pases. Em 1998, na COP-4 foi elaborado o Plano de Ao de Buenos Aires, o qual visava um plano de trabalho para implementar e ratificar o Protocolo de Quioto. As COP-5, 6 e 7, realizadas em Bonn, Haia/Bonn, e Marrakesh, respectivamente, procuraram terminar os trabalhos estipulados no plano de ao de Buenos Aires. No que se refere COP-6 , as negociaes foram suspensas devido a ausncia de acordo entre, especificamente, a Unio Europia e os Estados Unidos em assuntos relacionados a sumidouros e s atividades de mudana do uso da terra. A retomada das negociaes se deu com a COP 6 em junho de 2001. Porm, os Estados Unidos j haviam se retirado do processo de negociao, sob a alegao de que os custos para a reduo de emisses seriam muito elevados para a economia americana, bem como contestavam a no existncia de metas para os pases do sul, em especial grandes emissores como China, ndia e Brasil. Quanto aos resultados das negociaes da COP 6 e COP 7, houve a aceitao de que os sumidouros fossem descontados para efeito dos clculos de emisses e computados para efeito de compensaes para os pases desenvolvidos.

19

13. Qual o objetivo do Protocolo de Quioto e quais so as metas especficas com as quais os pases se comprometeram? E para quem elas valem?
O objetivo principal do Protocolo de Quioto foi o de estabelecer metas de reduo de gases causadores do efeito estufa. O artigo 3.1 do Protocolo estabeleceu que os pases do Anexo I, o qual inclui 40 pases desenvolvidos e em transio para economias de mercado, deveriam reduzir suas emisses totais de gases de efeito estufa, chegando a uma mdia de 5.2% abaixo das emisses de 1990 entre 2008 e 2012, perodo este conhecido como o primeiro perodo de compromisso. No entanto, h uma grande variao nas metas de cada pas, indo de uma reduo de 8% at um aumento de 10% do nvel de emisses de 1990. Especificamente, estes pases se comprometeram a: adotar, at o ano 2000, polticas nacionais e medidas que levem reduo das emisses de dixido de carbono na atmosfera aos nveis de 1990; comunicar seus inventrios nacionais de emisses discriminadas por tipo de fonte como tambm remoes dos gases atravs dos sumidouros; submeter relatrios sobre polticas pblicas e medidas implementadas.

para os principais pases do Anexo I Pas Austrlia Canad Estados Unidos Nova Zelndia Unio Europia Japo Rssia Meta de Emisso +8% - 6% - 7% 0% - 8% - 6% 0%

Meta de emisso

* Para alguns pases do Anexo I, como a Austrlia, Rssia e Nova Zelndia, o Protocolo de Quioto estabelece que seu nvel de emisses poder aumentar ou permanecer com est, se comparado ao nvel de emisses de 1990, durante o primeiro perodo de compromissos.
Fonte: Protocolo de Quioto

20

Segundo o Protocolo, os pases que no pertencem ao Anexo I, entre eles o Brasil, continuam, pelos termos deste instrumento, sem obrigao de reduzir suas emisses durante este primeiro perodo de compromisso, mas esta iseno poder ser reavaliada no futuro.

14. Quando entrar em vigor o Protocolo de Quioto?


Para entrar em vigor, o Protocolo de Quioto precisa ser ratificado por pelo menos 55 Estados Partes da Conveno, englobando as Partes includas no Anexo I que contabilizaram no total pelo menos 55% das emisses totais de CO2 em 1990 (artigo 25). Devido ao afastamento dos Estados Unidos das negociaes e de sua negativa para a ratificao, quase todos os outros pases do Anexo I precisam ratificar o Protocolo para que este entre em vigor. Isto se d pelo fato de que somente os Estados Unidos so responsveis por aproximadamente 36% das emisses totais do Anexo I, tomando por base o ano de 1990. Atualmente vrios pases, sob a liderana da Unio Europia, que j ratificou o Protocolo, assim como o Japo, esto pressionando a Rssia para ratific-lo de modo a aumentar as suas chances de entrar em vigor em agosto/setembro de 2002, durante a Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel, a ser realizada em Joanesburgo, frica do Sul. Contudo, mesmo com a entrada da Rssia, a meta de reduo chegaria somente a cerca de 53%. Com o Canad, a meta de 55% seria finalmente atingida (56,5%).

21

15. Como os pases do Anexo I pretendem atingir as suas metas de reduo de emisses estabelecidas pelo Protocolo?
As metas de reduo de emisses de CO2 devero ser alcanadas principalmente atravs de polticas pblicas e regulamentaes que limitem as emisses diretamente, ou que criem incentivos para melhor eficincia dos setores energtico, industrial e de transporte, e que promovam maior uso de fontes renovveis de energia. Dentre as metas, os pases do Anexo I podero abater uma poro de suas metas por meio dos seus sumidouros, especificamente as florestas. Alm das aes de carter nacional, os pases do Anexo I podero cumprir parte de suas metas de reduo atravs dos trs mecanismos de flexibilizao estabelecidos pelo Protocolo de Quioto e que esto descritos a seguir. Comrcio de Emisses: Este mecanismo permite que dois pases sujeitos a metas de reduo de emisses (isto , pases do Anexo I) faam um acordo pelo qual o pas A, que tenha diminudo suas emisses para nveis abaixo da sua meta, possa vender o excesso das suas redues para o pas B, que no tenha alcanado tal condio.

Implementao Conjunta: Permitido entre pases do Anexo I, onde um pas A implementa projetos que levem reduo de emisses em um pas B, no qual os custos com a reduo sejam mais baixos. Por exemplo, se os japoneses tm um alto custo para reduzir suas emisses, estes poderiam implementar um projeto visando redues na Alemanha. Estas redues contariam como contribuio para a meta de reduo do Japo. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: previsto no artigo 12 do Protocolo, ser abordado no item seguinte.

22

16. O que o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo ou MDL?


Pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), os pases do Anexo I podero desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentvel de pases em desenvolvimento (no pertencentes ao Anexo I) de modo a ajudar na reduo de suas emisses. Essas iniciativas gerariam crditos de reduo para os pases do Anexo I, e ao mesmo tempo ajudariam os pases em desenvolvimento, pois estes se beneficiariam de recursos financeiros e tecnolgicos adicionais para financiamento de atividades sustentveis e da reduo de emisses globais. Ressalta-se que as redues obtidas devero ser adicionais a quaisquer outras que aconteceriam sem a implementao das atividades do projeto. Os projetos tambm devero oferecer benefcios reais, mensurveis e a longo prazo para mitigao do aquecimento global. interessante observar que h a possibilidade de utilizar as redues certificadas de emisses obtidas durante o perodo 2000 - 2008 para auxiliar no cumprimento da reduo estabelecida durante o perodo 2008 - 2012. O financiamento de atividades sustentveis pelo MDL levaria a menos dependncia de combustveis fsseis nos pases em desenvolvimento e, portanto, a menos emisses a longo prazo. Os projetos MDL podero ser implementados nos setores energtico, de transporte e florestal. Dentro do setor florestal, projetos de florestamento e reflorestamento podero participar. No entanto, projetos que visam a reduo do desmatamento e queimadas ou a conservao de florestas esto excludos deste mecanismo at o momento (ver pergunta 19).

23

17. O que torna o MDL uma opo atrativa dentro do Protocolo de Quioto?
Nos pases em desenvolvimento, os custos relacionados implementao de projetos que diminuam emisses de gases de efeito estufa so, em geral, menores do que nos pases desenvolvidos. Isto torna o MDL atrativo para aqueles pertencentes ao Anexo I. Alm disso, o MDL busca incentivar o desenvolvimento sustentvel, levando criao de novos mercados que valorizam a reduo de emisses de gases de efeito estufa, e criando oportunidades para a transferncia de tecnologia e novos recursos para pases em desenvolvimento, como o Brasil. Mesmo assim, as expectativas so de que o MDL seja o menos utilizado dos mecanismos de flexibilizao. Isso se deve ao fato dos Estado Unidos, maior investidor em potencial dos mecanismos, terem anunciado que no pretendem ratificar o Protocolo de Quioto antes de 2012, o que provoca uma diminuio da demanda por mtodos alternativos para a reduo de emisses por pases do Anexo I.

A participao do Brasil na Construo do MDL


O MDL resultou de uma proposta brasileira de construo de um Fundo de Desenvolvimento Limpo. Este fundo seria alimentado por recursos oriundos de taxas que seriam impostas aos pases do Anexo I que no cumprissem com as suas metas de reduo. Os recursos arrecadados seriam utilizados para apoiar programas de adaptao e transferncia de tecnologia nos pases em desenvolvimento. Aps negociaes entre pases do Anexo I e o Brasil, o texto foi modificado e ganhou caractersticas da Implementao Conjunta, se convertendo no que hoje o MDL.

18. Como o Brasil poderia participar do MDL?


O Brasil poder se beneficiar do MDL tanto com projetos nos setores energtico, de transporte e florestal. Exemplos de projetos no setor energtico so: implementao de sistema de energia solar, elica, co-gerao atravs de processos qumicos e de aproveitamento de biomassa. No setor florestal, pode-se falar em projetos de florestamentoe reflorestamento, os quais permitem que o carbono, pelo crescimento das rvores, seja removido da atmosfera. Assim, a floresta plantada atuaria como um sumidouro de carbono ou promoveria, como tem sido usado, o seqestro de carbono. Esse seqestro possvel porque a vegetao realiza fotossntese, processo durante o qual as plantas retiram carbono da atmosfera, em forma de CO2, e o incorporam a sua biomassa (troncos, galhos e razes). Exemplos de tais projetos so o reflorestamento, a silvicultura e o enriquecimento de florestas degradadas.

24

Que mecanismos o Governo Brasileiro tem criado para informar e envolver a sociedade nas questes relacionadas s Mudanas Climticas?
Em junho de 2000, pelo Decreto n 3.515, o Presidente Fernando Henrique Cardoso criou o Frum Brasileiro de Mudanas Climticas (FBMC) com o intuito de discutir em mbito nacional os temas relacionados s mudanas climticas, incluindo o MDL, seus efeitos no Brasil. O mesmo conta com a participao de vrios ministrios e agncias federais como o Ministrio da Cincia e Tecnologia e o Ministrio do Meio Ambiente, assim como organizaes no-governamentais.

19. Existe algum outro meio que possibilite ao Brasil reduzir suas emisses?
Como mencionado anteriormente, a maior parte das emisses de CO2 do Brasil (cerca de 2/3 ) provm do desmatamento e queimadas. Somente na Amaznia, as emisses de carbono decorrentes desse tipo de atividade totalizam aproximadamente 200 milhes de toneladas por ano, o que representa mais de duas vezes as emisses por queima de combustveis fsseis. Por ter uma matriz energtica relativamente limpa (com base em hidreltricas), a maior contribuio do Brasil para reduo de emisses seria atravs da mitigao e do controle do desmatamento e queimadas. Contudo, os projetos e atividades que resultem na diminuio de emisses atravs de redues nas taxas de desmatamento no foram consideradas como pertinentes dentro do MDL. De acordo com o resultado das negociaes de Bonn e Marrakesh, em julho e outubro/novembro de 2001 respectivamente, projetos baseados nestas atividades no podero ser includos no mbito do MDL durante o primeiro perodo de compromissos (2008-2012). No entanto, como estas emisses representam uma parte significativa das emisses globais, cerca de 20%, e podem at anular grande parte dos ganhos obtidos com o Protocolo, vrios grupos reivindicam que alguma medida seja criada para lidar com esta questo.

25

20. Existem exemplos de projetos pilotos MDL no Brasil?


Dentro do setor energtico, existem vrios tipos de projetos dos quais o Brasil pode participar. Atualmente, uma parceria do COPPE e o Governo Holands visa desenvolver e estudar a viabilidade de dois projetos nesse setor. Entre os possveis projetos candidatos para esta iniciativa esto: produo de Biodiesel atravs de resduos de leo vegetal, bio-digesto de resduos (ou detritos) slidos, recuperao do metano produzido nos lixes, plantas de energia base de bagao de arroz e sistemas de energia solar para uso residencial em reas rurais. No caso do setor florestal, j existem no Brasil vrias iniciativas piloto que indicam a viabilidade de projetos MDL com este perfil. Duas delas so o Projeto de Seqestro de Carbono da Ilha do Bananal, no Tocantins, e o projeto Ao contra as Mudanas Climticas, em Guaraqueaba, Paran. Estes dois projetos integram reflorestamento, conservao de florestas e componentes sociais.

Quais as iniciativas da Sociedade Civil relacionadas s Mudanas Climticas?


Aps a Rio 92, realizada no Rio de Janeiro, foi criado o Frum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais no qual se formou um Grupo de Trabalho sobre Mudanas Climticas. Mais recentemente, em maro de 2002, foi criado o Observatrio do Clima, o qual se constitui em uma rede de ONGs. Ambas iniciativas da sociedade civil organizada visam acompanhar as discusses e debates relacionados s mudanas climticas no Brasil e, no nvel internacional, com vistas a desenvolver e aprimorar mecanismos de controle social sobre polticas, tecnologias e avaliaes cientficas que esto relacionadas ao assunto.

26

Glossrio
- Biomassa: A massa lenhosa (tronco, casca, galhos e razes) de rvores e arbustos (vivos ou no) em uma rea de vegetao. - Combustveis fsseis: So combustveis como o petrleo, o gs natural e o carvo mineral que so produzidos pela decomposio contnua de matria orgnica animal e vegetal atravs de eras geolgicas. A sua produo extremamente lenta, muito mais lenta do que a taxa de consumo atual e, portanto, no so renovveis na escala de tempo humana. - Desmatamento evitado: a reduo na taxa de desmatamento de uma rea, de modo que a taxa de desmatamento resultante seja menor do que num cenrio sem interveno para diminuir o processo de converso da floresta. - Efeito estufa: Fenmeno natural de reteno do calor (radiao infravermelha) emitido pela Terra, que, por sua vez, resultado do aquecimento da superfcie terrestre pela radiao solar. Sem o efeito estufa, a temperatura mdia do planeta seria 33 C menor, o que no permitiria a existncia do tipo de vida que conhecemos. O efeito estufa possvel graas aos gases de efeito estufa. - El Nio: um fenmeno de interao atmosfera-oceano que acontece entre a Costa Peruana e a Austrlia, aumentando a temperatura das guas superficiais do mar e causando mudanas drsticas no clima global. Este fenmeno natural ocorre em intervalos irregulares de 3 a 7 anos. O El Nio afeta tanto a temperatura como o padro de chuvas em vrias regies, inclusive no Nordeste e Sul do Brasil. Com a mudana climtica, o El Nio deve se tornar mais freqente e intenso. - Emisses: Liberao de gases de efeito estufa e/ou seus precursores na atmosfera numa rea especfica e num perodo determinado. - Florestamento: o estabelecimento artificial (plantio) de florestas em reas onde as mesmas no existiam historicamente. - Gases de efeito estufa: Constituintes gasosos da atmosfera, naturais ou antrpicos, que absorvem e reemitem radiao infravermelha. Segundo o Protocolo de Quioto, so eles: dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6), acompanhados por duas famlias de gases, hidrofluorcarbonos (HFCs), perfluorcarbonos (PFCs). - Mudana climtica: Mudana que pode ser, direta ou indiretamente, atribuda atividade humana que altere a composio da atmosfera mundial e que se some quela provocada pela variabilidade climtica natural observada ao longo de perodos comparveis. - Reflorestamento: o estabelecimento artificial (plantio) de florestas em reas que, no passado, tiveram sua cobertura florestal alterada. - Seqestro de carbono: Captura de CO2 da atmosfera pela fotossntese, tambm chamada fixao de carbono. Usa-se tambm a expresso Carbon Offset Projects para designar projetos de compensao de carbono. - Sumidouros: Quaisquer processos, atividades ou mecanismos, incluindo a biomassa e, em especial, florestas e oceanos, que tm a propriedade de remover um gs de efeito estufa, aerossis ou precursores de gases de efeito estufa da atmosfera.

27

Abreviaturas
CO2 Dixido de carbono COP Conferncias das Partes COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Ps-Graduao e Pesquisa de Engenharia - UFRJ CH4 - Metano IPCC Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas MDL Mecanismo de Desenvolvimento Limpo N2O xido Nitroso NOAA National Oceanic and Atmospheric Administration NU Naes Unidas PNUMA Programa das Naes Unidas sobre Meio Ambiente ppm partes por milho WMO Organizao Mundial de Meteorologia UCAR University Corporation for Atmospheric Research UNFCCC Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudana Climtica

28

Referncias
BRASIL. 1999. Conveno sobre Mudana do Clima. Traduzido pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia. Braslia. BRASIL. 1999. Efeito Estufa e a Conveno sobre Mudana do Clima. Ministrio da Cincia e Tecnologia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. Braslia: setembro. BRASIL. 1999. Protocolo de Quioto Conveno sobre Mudana do Clima. Traduzido pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia. Braslia. MOREIRA, ADRIANA G. & SCHWARTZMAN, STEPHAN (eds.). 2000. As Mudanas Climticas Globais e os Ecossistemas Brasileiros. Braslia: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia, The Woods Hole Research Center, Environmental Defense. NEPSTAD, D. C., MOREIRA, A. G. e ALENCAR, A. 1999 A Floresta em Chamas: Origens, Impactos e Preveno de Fogo na Amaznia. Programa Piloto para a Proteo das Florestas Tropicais. Braslia. ONU, IPCC. 2001. Third Assessment Report. Climate Change 2001: The Scientific Basis. ONU, IPCC. 2001. Climate Change 2001: Mitigation. ONU, IPCC. 2001. Climate Change 2001: Impacts, Adaptation and Vulnerability. ONU, IPCC. 2000. Land Use, Land Use Changes and Forestry. Special Report. ONU, IPCC. 2000. Mudana do Clima 1995: Sumrio para Formuladores de Polticas e Sumrio Tcnico do Relatrio do Grupo de Trabalho I. Braslia: novembro (original em ingls). ONU, IPCC. 1997. Regional Impacts of Climate Change: an assessment of vulnerability. ONU, UNFCCC. 2000. A Guide to Climate Change Process.

Endereos eletrnicos interessantes


CENTRO CLIMA - Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanas Climticas www.centroclima.org.br COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro www.coppe.ufrj.br FBMC - Frum Brasileiro de Mudanas Climticas www.forumclimabr.org.br Instituto Ecolgica www.ecologica.org.br Ministrio de Cincia e Tecnologia (MCT) www.mct.gov.br/clima PNUD - Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente www.unep.org SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educao Ambiental www.spvs.org.br

29

O IPAM
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia IPAM uma entidade no governamental sem fins lucrativos, criado em maio de 1995. O instituto une pesquisadores e educadores que compartilham o compromisso de gerar informaes cientficas e formar recursos humanos que sirvam de base para um futuro ambientalmente mais saudvel e socialmente mais justo para a Amaznia. O IPAM tem como obejtivos gerais e permanentes: Determinar as consequncias ecolgicas, econmicas e sociais do desenvolvimento da Amaznia, atravs da execuo de programas de pesquisa cientfica e tecnolgica. Colaborar na formao de cientistas, educadores e extensionistas, contribuindo para uma viso de desenvolvimento voltada para as questes ambientais e formas sustentveis de uso da terra. Colaborar com a participao da sociedade civil para a implantao de formas sustentveis de desenvolvimento. O IPAM atualmente abriga quatro programas de pesquisa, sendo eles o de Ecologia Florestal, Manejo de Vrzea, Floresta & Comunidades e Polticas Pblicas. Os membros do instituto acreditam que a pesquisa cientfica pode ser uma ferramenta fundamental para a construo de uma Amaznia desenvolvida e ambientalmente sustentvel. IPAM Belm Av. Nazar, 669 - Nazar 66070-340, Belm, PA, Brasil Fone/Fax: +55.91. 241 6700 http://www.ipam.org.br IPAM Santarm Rua Rui Barbosa, 136, Centro 68005-080 Santarm, PA, Brasil Fone/Fax: +55.93 522 5538 IPAM Braslia SCLN 210 Bloco C sala 209 70862-530 Braslia, DF, Brasil Tel: +55.61 340 9992 Fax: +55.61 447 1769

30

31

32

You might also like