You are on page 1of 11

Escola Politcnica de Pernambuco POLI-UPE

Aluno Professor
Clark

Turma
C6 Noite

Maio de 2004

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

ndice

Apresentao...................................................................................................................................3 Introduo.......................................................................................................................................4 Ramos da Engenharia Civil............................................................................................................5 Construo Civil...............................................................................................................5 Materiais de Construo..................................................................................................5 Geotecnia..........................................................................................................................5 Estradas e Transportes.....................................................................................................5 Saneamento......................................................................................................................5 Hidrulica.........................................................................................................................5 Produo..........................................................................................................................5 Segurana do Trabalho...................................................................................................5 Especializao em Engenharia Ambiental....................................................................................6 Especializao em Engenharia de Estruturas...............................................................................7 Especializao em Engenharia Naval...........................................................................................8 Especializao em Gesto da Qualidade.......................................................................................8 Anlise Final................................................................................................................................10 Referncias Bibliogrficas...........................................................................................................11

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Apresentao

A capacidade humana de aproveitar os recursos naturais, dar forma a objetos os mais rudimentares e empreg-los para determinados fins, sempre em seu benefcio ou bem-estar, reconhecida desde os primrdios da humanidade. Tem sido assim desde a utilizao das mais primitivas ferramentas de pedra lascada, criao da alavanca, o domnio do fogo, a descoberta do cozimento dos alimentos, utilizao dos metais etc. Marcos estes distanciados em milhares de anos. Com o passar dos sculos, o homem transformou-se de nmade para adquirir um comportamento social, surgindo da as primeiras aglomeraes humanas. Mais tarde, estas deram lugar a habitaes mais estveis e resistentes (das quais nem todos podem ainda desfrutar na atualidade observe-se a o exemplo das palafitas e casas de taipa) em substituio s tendas e cabanas, ganhando forma, assim, algumas atividades precursoras da engenharia. A Engenharia Civil juntou seus primeiros tijolos, no Brasil, no perodo colonial, com a construo de fortificaes e igrejas. Somente em 1808, com a chegada da famlia real e a fundao da Real Academia Militar do Rio de Janeiro, nasceu a primeira escola de engenharia brasileira. Quem fazia trabalhos nessa rea, naquela poca, era denominado engenheiro militar, embora no exercesse a carreira militar. A Profisso tem contribudo ao longo dos anos para a melhoria da qualidade de vida da populao, atravs da criao de sistemas sanitrios para a minimizao de doenas, desenvolvimento de edificaes de maior conforto com menores custos, melhoria do meio ambiente e dos meios de transporte. No momento de levantar uma nova edificao, por exemplo, ele quem freqentemente escolhe o lugar ideal, verifica a solidez e a segurana do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e tambm o funcionamento e a conservao da rede de gua e de esgoto. Isso exige dele esprito empreendedor e interesses cientficos, tecnolgicos e ticos. O trabalho designado pelo professor Clark, que ministra a disciplina de Introduo Engenharia, vinculada Escola Politcnica da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE), visa no somente a aumentar o conhecimento dos ramos nos quais o aluno, futuro concluinte do curso Engenheira Civil, poder se especializar para atuar no atual mercado de trabalho, mas tambm servir como nota do segundo exerccio escolar do primeiro semestre de 2004.

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Introduo

Pesquisando em livros, trabalhos e na Internet podem ser encontradas diversas opes de cursos de Especializao e Ps-graduao (mestrado e doutorado) para Engenheiros. Este leque de oportunidades encontradas no s no Brasil, mas tambm no exterior, vem abrindo a mente daqueles que idealizam o Curso de Engenharia Civil apenas como formador de profissionais da construo civil os conhecidos pees de obra ou meros calculistas fanticos por frmulas matemticas. Neste trabalho sero feitas breves descries das reas mais conhecidas. Algumas reas mais promissoras e especficas, com possibilidade de serem estudadas sem que o profissional tenha que deixar o territrio nacional, sero abordadas com maior nfase em seguida.

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Ramos da Engenharia Civil

Eis a seguir algumas das especializaes mais conhecidas e procuradas, com breves descries:

Construo civil: materiais de construo e processos construtivos; Clculo estrutural: resistncia dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto armado e protendido, estruturas metlicas, estruturas de madeira e pontes; Materiais de Construo: trata, basicamente, do estudo das caractersticas dos materiais utilizados na construo civil e a racionalizao de suas aplicaes; Geotecnia: mecnica dos solos, fundaes, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informao geogrfica; Estradas e transportes: traado de estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, ferrovias, portos e aeroportos; Saneamento: sistemas de esgoto e de abastecimento de gua, tratamento de gua e esgotos, gerenciamento do lixo urbano. Hidrulica: envolve planejamento, projeto e construo de obras de aproveitamento hdrico, abrangendo tanto os sistemas urbanos (esgotos, drenagem, abastecimento d'gua), industriais e prediais, quanto irrigao, o controle de enchentes e os aproveitamentos hidroenergticos; Produo: aos interessados em se especializar nesta rea dada nfase aos procedimentos de fabricao industrial, aos mtodos e seqncias de produo industrial, aos mtodos e seqncias de produo industrial em geral e ao produto industrializado, seus servios afins e correlatos. Segurana do Trabalho: compete aos engenheiros deste ramo o desempenho das atividades referentes proteo, segurana e higiene do trabalhador, a segurana dos locais de trabalho, das instalaes e dos equipamentos, controle de riscos e da poluio, equipamentos de proteo e combate a incndios, controle e eliminao de agentes agressivos ao meio ambiente e ao trabalhador (calor, rudo, poluentes, radiaes, agentes qumicos e biolgicos) equipamentos de proteo individual (EPIs) e coletiva (EPCs), treinamento e conscientizao do trabalhador para os assuntos de segurana, entre outras atribuies.

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Especializao em Engenharia Ambiental


A Engenharia Ambiental, como praticada atualmente no Brasil, guarda estreita semelhana com aquela dos pases desenvolvidos; isto , sua principal funo social a de contribuir para a reduo dos efeitos adversos das atividades produtivas nos meios fsicos e biolgicos. Assim, est perfeitamente inserida no modelo de desenvolvimento econmico adotado pelos pases desenvolvidos e a ele d suporte. A adequao desse conceito, no entanto, no irrestrita; est relacionada com o estgio de desenvolvimento econmico de cada pas. Enquanto nos pases desenvolvidos os custos associados ao controle e manuteno da qualidade do ambiente so incorporados ao preo dos produtos, nos pases subdesenvolvidos, cuja economia fortemente baseada na explorao de recursos naturais e na exportao de matria-prima, isso no ocorre na mesma proporo. Pelo contrrio, at recentemente os danos causados ao ambiente eram considerados o preo a ser pago para a superao do estgio de atraso e pobreza em que esses pases se encontravam. Entretanto, dcadas de explorao intensiva desses recursos resultaram no s no crescimento dos bolses de pobreza e misria absoluta, como na degradao do ambiente e na queda da qualidade de vida. Alm disso, acumulam-se evidncias do esgotamento do modelo econmico no qual cabe, aos pases subdesenvolvidos, o papel de exportadores de matria-prima. Torna-se, portanto, indispensvel que ocorram mudanas no modelo econmico, que permitam o desenvolvimento no sentido amplo do termo, eliminando-se a misria e preservando-se o meio ambiente e a qualidade de vida. O conceito relativamente recente de "Desenvolvimento Sustentado" contrape-se ao modelo econmico adotado no Brasil por postular, como premissa bsica, que os recursos naturais so o sustentculo atual e futuro da vida na Terra. Por esse motivo, nenhuma gerao tem o direito de usufruir deles at a exausto, ou de inviabilizar seu uso pelas geraes futuras. Na prtica, a adoo desse modelo requer aprofundado conhecimento do meio ambiente (fsico, biolgico e antrpico) e de sua dinmica, o que permite avaliar seu potencial de uso, determinar suas suscetibilidades e vocaes, propor formas adequadas de apropriao dos recursos em funo da capacidade de suporte do meio s atividades que nele se desenvolvem. Pressupe, tambm, o estabelecimento de diretrizes, normas e limites para a ocupao atual e futura, tornando possvel formas de gesto que compatibilizem o desenvolvimento econmico com a conservao ambiental. Em vista dos problemas scio-econmicos e ambientais do Brasil, a adoo do modelo de desenvolvimento sustentado no s oportuna; imprescindvel. evidente que a implantao do modelo de desenvolvimento sustentado no depende unicamente, ou primordialmente, da existncia de recursos humanos na rea tcnica. inegvel, no entanto, que a maioria das aes a serem executadas envolvem conhecimento tcnico especfico da rea de Engenharia Ambiental, na caracterizao do ambiente e das atividades, nos estudos de impactos ambientais, no desenvolvimento de tecnologias adequadas, na apropriao dos recursos naturais, na escolha de tcnicas de controle especficas, etc. Sem dvida, o Engenheiro do Ambiente um profissional importante em diferentes nveis da gesto ambiental em que se baseia o "Desenvolvimento Sustentado". Com base nos conceitos expostos e objetivando definir as atribuies do Engenheiro do Ambiente, as relaes entre "Gesto Ambiental" e "Desenvolvimento Sustentado" devem ser explicitadas com maior clareza. A primeira relao importante diz respeito escala temporal, pois os processos naturais de transformao do ambiente ocorrem em escala temporal incomparavelmente maior que os provocados pelo Homem. Assim, o uso dos recursos naturais deve levar em conta as perturbaes causadas na escala temporal dos processos naturais, pois, via de regra, a acelerao desses processos provoca efeitos adversos no ambiente. Alm do conhecimento das caractersticas do 6

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

ambiente, o Engenheiro do Ambiente deve conhecer tambm a dinmica dos processos que nele ocorrem, alm dos fluxos de energia e materiais. Outra relao importante a escala territorial, uma vez que o territrio, com todas as suas peculiaridades, que d suporte vida. Ainda que o fluxo de matria e energia no ocorra dentro de limites territoriais bem definidos, parcela significativa da capacidade de suporte das atividades fornecida pelo territrio no qual esto inseridas. A definio da escala territorial deve levar em conta, e de forma integrada, todas as partes que o compem, bem como a extenso e abrangncia dos efeitos de aes que nele ocorrem. Considerando-se a gua como um dos recursos limitantes e uma vez que a maioria das atividades impactantes no territrio traz, como conseqncia, alteraes na qualidade da gua, muitos pases, dentre os quais o Brasil, tm adotado as bacias hidrogrficas como unidades de gesto ambiental de reas interiores. Portanto, no s pelos aspectos tcnicos envolvidos, como tambm pelos dispositivos legais em vigor no pas, deve-se considerar a bacia hidrogrfica como elemento de definio da escala territorial. O Engenheiro do Ambiente dever tambm estar apto a avaliar a dimenso (magnitude, durao, reversibilidade e natureza) das alteraes ambientais causadas pelas atividades do Homem, sejam elas benficas ou adversas, independentemente da rea de influncia. Pretende-se que esse profissional possua conhecimentos tcnicos suficientes para adotar procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejveis, qualquer que seja a escala em que ocorram (local, regional, global). A partir desses pressupostos, o Engenheiro Especializado em Meio-ambiente ser, dentre os profissionais que atuam na rea, aquele que dever possuir formao acadmica que permita sua participao nos estudos de caracterizao ambiental, na anlise de suscetibilidades e vocaes naturais do ambiente, na elaborao de estudos de impactos ambientais, na proposio, implementao e monitoramento de medidas mitigadoras ou de aes ambientais, tanto na rea urbana quanto na rural. A existncia de profissionais com essas caractersticas certamente importante na implantao de qualquer modelo de desenvolvimento econmico, tanto na preveno, quanto na minimizao dos impactos que a atividade humana provoca no meio ambiente.

Especializao em Engenharia de Estruturas


As linhas de pesquisa da rea de Engenharia de Estruturas abrangem um vasto campo de estudos numricos e experimentais, no contexto do comportamento dos materiais empregados e dos sistemas estruturais. No primeiro caso destacam-se a formulao de modelos constitutivos para o concreto e outros materiais, a determinao das caractersticas mecnicas da madeira e os trabalhos, pioneiros, sobre a argamassa armada. No segundo caso, devem ser assinalados os estudos sobre estruturas em casca para empregos diversos, sobre o comportamento de estruturas de edifcios altos, estruturas pnseis, peas de seo delgada, sistemas estruturais em madeira, ao, concreto armado e protendido, concreto pr-moldado e argamassa armada, sem contar naturalmente, as experimentaes numricas com os elementos finitos, diferenas finitas e elementos de contorno.

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Especializao em engenharia naval


A principal caracterstica da formao da Engenharia Naval ento chamada Anlise Sistmica. As relaes entre os muitos subsistemas (propulsores, estruturas, controladores, etc.) que fazem parte de um navio ou um sistema ocenico e a performance global tcnico-econmica so enfatizadas. O fato de que a Especializao em Engenharia Naval tem que abranger conceitos de outras reas de engenharia e ser capaz de simplificar muitos tipos de problemas permite que se trabalhe tambm fora do setor naval. As seguintes atividades econmicas esto diretamente relacionadas Tecnologia de Engenharia Naval e Ocenica: Transporte Intercontinental, incluindo o crescimento do comrcio internacional. Transporte interior e de cabotagem, incluindo rotas fluviais e martimas de integrao dos pases do Mercosul (Hidrovia Tiet-Paran, Bacia do Prata, Pantanal do Centro-Oeste/Rio Paraguai, Costa Atlntica da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), alm de rotas regionais ao longo da Costa Atlntica Brasileira, da Bacia Amaznica, do So Francisco, etc.. Explorao de recursos minerais do oceano, especialmente petrleo. Explorao martima de recursos biolgicos, como pesca e criao de animais marinhos. Lazer e esporte nuticos. A defesa martima e fluvial, de responsabilidade da Marinha, tambm requer o constante desenvolvimento da tecnologia de Engenharia Naval. Todas essas atividades exigem solues tecnolgicas que apresentem nveis cada vez mais altos de segurana e confiabilidade de operao, alm de melhor desempenho dos sistemas e equipamentos, mesmo sob condies ambientais adversas, com custos cada vez mais competitivos e preos reduzidos. Esses so desafios que se colocam Engenharia Naval e Ocenica e aos profissionais que a exercem, no sentido de contribuir para a viabilizao de uma Economia regional mais integrada, para a insero do pas na Economia global, bem como para a explorao consciente e no predatria dos recursos naturais.

Especializao em Gesto da Qualidade


Para conduzir e operar com sucesso uma organizao necessrio dirigi-la e control-la de maneira transparente e sistemtica. O sucesso pode resultar da implementao e manuteno de um sistema de gesto concebido para melhorar continuamente o desempenho, levando em considerao, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes interessadas. Oito princpios de gesto da qualidade formam a base para as normas de sistema de gesto da qualidade na famlia NBR ISO 9000, os quais podem ser usados pela Alta Direo para conduzir a organizao melhoria do seu desempenho. So eles:

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

1) Abordagem Sistmica para a Gesto: identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficcia e eficincia da organizao no sentido desta atingir os seus objetivos. 2) Liderana: lderes estabelecem a unidade de propsito e o rumo da organizao. Convm que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propsito de atingir os objetivos da organizao. 3) Abordagem Factual para Tomada de Deciso: decises eficazes so baseadas na anlise de dados e informaes. 4) Benefcios Mtuos nas Relaes com os Fornecedores: uma organizao e seus fornecedores so interdependentes, e uma relao de benefcios mtuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor. 5) Abordagem de Processo: Um resultado desejado alcanado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados so gerenciados como um processo. 6) Foco no Cliente: Organizaes dependem de seus clientes e, portanto, recomendvel que atendam s necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas. 7) Envolvimento de Pessoas: Pessoas de todos os nveis so a essncia de uma organizao, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefcio da organizao. 8) Melhoria Contnua: Convm que a melhoria contnua do desempenho global da organizao seja seu objetivo permanente.

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Anlise Final
Como nos demais ramos da engenharia, a Civil se potencializa cada vez mais em virtude dos avanos tecnolgicos. Portanto, fundamental que, tanto o aluno quanto o profissional em incio de carreira faam cursos de atualizao. Wilson Lang, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), ressalta que as escolas brasileiras ainda esto muito atreladas ao ensino convencional. Hoje, o aluno deve ter noes de marketing, sociologia e comunicao, para atender s exigncias do mercado, conclui Lang. Os veteranos tambm ensinam que, ainda que seja tentador permanecer somente na produo, o profissional no deve se contentar em ser apenas um tocador de obras, pois no espao de cinco anos estar totalmente ultrapassado e ter grandes chances de ser substitudo por outro iniciante. Engenharia Civil: Olhe ao seu redor. Baseando-se nesta criativa frase estampada em camisas vendidas pelo Diretrio Acadmico (D.A.) da Escola Politcnica de Pernambuco, chegamos concluso de que praticamente impossvel pensar o mundo contemporneo sem a existncia da Engenharia Civil. Sem sua interveno no existiriam pontes, viadutos, tneis, ruas, estradas, metrs, barragens, portos, aeroportos, usinas de gerao de energia, prdios, casas; enfim, toda e qualquer forma de construo humana.

10

Trabalho de Engenharia Civil 2 E.E.

Referncias Bibliogrficas

Departamento de Hidrulica e Saneamento da USP/SP www.shs.eesc.usp.br/graduacao/engambiental/enfoque-conceitual.htm Departamento de Engenharia de Estruturas So Carlos USP/SP www.set.eesc.usp.br/public/ Departamento de Engenharia de Transportes da USP/SP www.ptr.usp.br Universidade Federal de Viosa MG www.ufv.br/dec/EngCivil/Profissao.htm Universidade Tuiuti do Paran UTP/PR www.utp.br Edward V. Krick Introduo engenharia Ed. Livros Tcnicos e Cientficos Ltda. Revista Profisses Engenharia Civil www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_profissoes/agosto00/engenharias/civil/ Escola Politcnica de Engenharia Naval USP/SP www.pnv.poli.usp.br/pnv PUC Campinas/SP www.puccamp.br Klick Editora Dicionrio de Profisses Revista Banas Qualidade (verso online) www.banasqualidade.com.br

11

You might also like