You are on page 1of 2

www.hondapilotomais.com.

br

ADVERSIDADES
ESTOURO DE PNEUS
A causa mais comum para problemas com os pneus a presso insuficiente do ar. Verifique os pneus freqentemente e mantenha-os calibrados com a presso recomendada pelo fabricante. Se o pneu furar, segure os guides com firmeza. Pilote suavemente e v diminuindo a acelerao. Evite reduzir marchas e frear. Se o trnsito permitir, diminua a velocidade vagarosamente e saia da estrada. Se for obrigado a frear, use o freio do pneu bom.

CABO DA EMBREAGEM QUEBRADO


possvel, mas no aconselhvel, trocar de marcha sem usar a embreagem (muitos pilotos fazem isso logo que aprendem a pilotar). Simplesmente tire a mo do acelerador e use com fora a alavanca da marcha. Voc vai levar um pequeno tranco, mas a coisa funciona. Se o cabo da embreagem quebrar, parar de maneira suave vai ser problemtico. Voc s vai ter uma chance! Mude de marchas, uma marcha de cada vez, at chegar primeira, e, ento, pare o motor usando a chave para deslig-lo. Esteja preparado porque a parada vai ser brusca. Se houver trnsito, a melhor soluo alcanar algum ponto seguro ao lado da estrada o mais rpido possvel.

CUIDADO COM OS ANIMAIS


Se voc der de cara com o tipo que corre atrs de motos, diminua a marcha at que ele chegue perto e, ento, acelere de vez. Isto vai tirar o ponto de interceptao planejado pelo animal e vai deix-lo bastante frustrado. Em reas rurais, redobre sua ateno e esteja preparado para parar a motocicleta.

O VENTO
Vento constante no significa um problema. Apenas incline a moto na direo dele. Ventos em rajadas exigem reaes imediatas. D margem para manobra. Use o PIPDE para predizer quando o vento vai mudar: caminhes, pontes, passarelas e prdios altos contribuem para causar rajadas de vento.

www.hondapilotomais.com.br

SACUDIDAS / HEAD-SHAKE OU SHIMMY


Esses so problemas relacionados, mas, mesmo assim, distintos. So causados por pesos excessivos em lugares errados ou por problemas mecnicos. Basicamente consistem em uma oscilao na parte posterior da moto ou uma sacudida rpida do guido. A diferena entre ambas irrelevante, j que a soluo a mesma. Segure o guido firmemente, mas no trave os seus braos e no lute contra eles. Reduza a acelerao enquanto voc remaneja o seu peso para baixo e para frente. E no acredite na conversa dos veteranos que dizem que se deve acelerar quando a moto est sacudindo. Isso no funciona.

ESTACIONANDO A MOTO
Estacione em ngulo, encostando a roda traseira contra o meio-fio (antes verifique as leis locais). Se voc deixar a moto apoiada no descanso lateral, vire o guido para a esquerda. De qualquer forma, trave o guido. Os descansos laterais e centrais vo afundar em superfcies moles. Se afundarem muito, voc vai encontrar a moto tombada de lado. Se voc precisar estacionar sobre uma superfcie mole, use o descanso lateral e coloque algum objeto, como, por exemplo, uma lata amassada debaixo do apoio.

You might also like