You are on page 1of 7

SERVIO SOCIAL E JUDICIRIO1

Paulo Csar Batista de Jesus2

O Poder Judicirio uma das instituies bsicas do Estado constitucional moderno que est inserido no mbito da administrao pblica do pas, assumindo um papel diferenciado dos demais poderes, que se responsabilizam pela elaborao das leis, regulamentao da sociedade e execuo das polticas sociais. Assim, encontramos em Faria (2001, p. 8) uma breve definio acerca do Poder Judicirio, o qual [...] exerce uma funo instrumental (dirimir conflitos), uma funo poltica (promover o controle social) e uma funo simblica (promover a socializao das expectativas interpretao das normas legais). A funo instrumental diz respeito aos conflitos que extrapolam o mbito familiar. A segunda funo refere-se garantia do bem estar de toda a sociedade, ou seja, da segurana pblica. E, por fim, o papel da justia na operacionalizao da lei. O mesmo autor ainda mais profundo em sua anlise acerca do sistema jurdico relembrando fundamentos histricos na sociedade capitalista.

Originariamente, no perodo histrico do capitalismo concorrencial, ele foi concebido para, no exerccio [daquelas] funes, preservar a propriedade privada, conferir eficcia aos direitos individuais, assegurar os direitos fundamentais, garantir as liberdades pblicas e afirmar o imprio da lei, protegendo os cidados contra os abusos do poder do Estado. Mais tarde no perodo histrico do capitalismo organizado, o Poder Judicirio tambm passou a implementar direitos sociais, condicionando a formulao e execuo de polticas pblicas com propsitos compensatrios e distributivistas. (FARIA, 2001, p. 8).

Estes propsitos do judicirio em garantir o bem-estar da sociedade sempre constituram seus objetivos nos perodos histricos do capitalismo. Porm, vive-se mundialmente um momento de crise e reestruturao do capitalismo, cujas medidas utilizadas para sua amenizao, a exemplo da reestruturao produtiva e implementao das ideias neoliberais, acirram cada vez mais a desigualdade, a concentrao de renda, o preconceito, o desemprego, a pobreza, excluso social e outras tantas expresses da Questo Social. Nesse sentido, Faria (2001, p. 8) esclarece acerca dos reflexos dessas mudanas no Poder Judicirio:

Constitui parte de um captulo da Monografia O trabalho do Assistente Social na Vara de Execues Criminais do Tribunal de Justia do Estado de Sergipe, apresentada ao DSS/UFS em julho de 2010. 2 Acadmico em Servio Social da UFS.

[...] a transnacionalizao dos mercados de bens, servios e finanas levou a poltica a ser substituda pelo mercado como instncia mxima de regulao social. Esvaziou os instrumentos de controle dos atores nacionais, principalmente nas regies perifricas e semiperifricas, como a frica e Amrica Latina. Tornou a autonomia decisria dos governantes vulnervel a opes feitas em outros lugares sobre as quais tm escasso poder de influncia e opresso. Agravou as desigualdades socioeconmicas preexistentes e acirrou os conflitos entre os poderes locais, regionais e centrais. Acima de tudo, ao gerar formas de poder e influncia novas e autnomas, ela tambm ps em xeque a centralidade e exclusividade das estruturas jurdicas do Estado moderno, baseados nos princpios da soberania e da territorialidade, no equilbrio dos poderes, na distino entre o pblico e o privado e na concepo do direito positivo como um sistema lgico-formal de normas abstratas, genricas, claras e precisas.

Ainda nesse cenrio, mais precisamente entre as dcadas de 1980 e 1990, o Brasil includo no grupo de pases do chamado mercado emergente, abandonando a condio que o caracterizou gradualmente de pas subdesenvolvido, de pas em desenvolvimento, mas, principalmente, diminuindo o seu carter de nao e/ou sociedade. A partir dessa compreenso conjuntural podemos pensar como deve ocorrer a efetivao dos direitos sociais conquistados, sobretudo no sculo XX, mediante muitas lutas e combates travados entre as classes sociais fundamentais que, em face da organizao social capitalista, disputam um poder acima delas. O Estado atravs das suas polticas responde as necessidades dos sujeitos. Por vezes, atravs delas que a sociedade incorpora em sua dinmica respostas aos direitos efetivados. Os Poderes do Estado servem para organizar a prtica das instituies interligadas aos seus diversos servios. Aqui buscaremos nos deter a um dos trs poderes do Estado que est diretamente implicado na operacionalizao dos direitos dos cidados, qual seja: o Poder Judicirio. Partiremos da anlise deste Poder entendendo-o como instncia que objetiva, sobretudo, aplicar a lei e, consequentemente, a efetivao dos referidos direitos. Ressalte-se que nossa anlise se d sob a tica de uma das reas inseridas em instituies jurdicas, o Servio Social. A administrao da justia no mbito estadual, atravs dos seus respectivos Tribunais de Justia tem se constitudo em espao socio-ocupacional para o Assistente Social. Nesse sentido, Fvero (2005) esclarece que esse espao, denominado de sistema sociojurdico, significa o conjunto de reas de atuao em que as aes do Servio Social se articulam s aes de natureza jurdica, como o sistema judicirio, os sistemas penitencirio e prisional, o sistema de segurana, o Ministrio Pblico, os sistemas de proteo e acolhimento e as

organizaes que executam medidas socioeducativas, conforme previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente, dentre outros. O Servio Social enquanto profisso est articulada conjuntural e estruturalmente forma de organizao social capitalista. Inscrita na diviso sociotcnica do trabalho como uma especializao do trabalho coletivo, sua atuao, prioritariamente, ocorre no mbito das polticas sociais e no enfrentamento das expresses da questo social. Trata-se de uma atuao essencialmente interventiva, porm conectada ao conhecimento da realidade na qual trabalha. (PONTES, 2000, p. 43). Apesar do carter generalista da formao em Servio Social preciso pensar a sua especificidade no campo jurdico, donde uma breve definio encontra-se explcita entre as suas atribuies privativas, definidas pela lei de regulamentao da profisso, n 8.662/93, em seu art. 5, nos incisos III, IV e VI, a saber: assessoria e consultoria a rgos da Administrao Pblica direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matria de Servio Social; e realizar vistorias, percias tcnicas, laudos periciais, informaes e pareceres sobre a matria de Servio Social. A atuao dos profissionais3 de Servio Social se d, predominantemente, na assessoria aos juzes de direito, atravs da realizao do estudo social e da elaborao dos laudos, pareceres, relatrios e percias sociais e criminais. Esse procedimento metodolgico objetiva apreender a demanda posta e entend-la como expresso da questo social, fruto da relao capital/trabalho, sendo que no judicirio as expresses da questo social, que na maioria das vezes se manifestam em razo da omisso do Estado quanto garantia universal dos direitos sociais, se apresentam de forma ainda mais particularizadas, ou seja, como conflitos entre os sujeitos e a lei. Para atuar na rea jurdica, o Assistente Social necessita ter conhecimento especializado sobre as especificidades e particularidades do meio institucional como em qualquer outra rea na qual trabalhe, como qualquer profissional, de diferentes reas. Mas o que solicitado ao profissional Assistente Social no o conhecimento jurdico, ou a interpretao da lei, mas o conhecimento especfico do Servio Social, de forma que sua apresentao, por meio do estudo social contribua para a justa aplicao da lei.
3

Esse profissional um dos agentes por intermdio do qual o Estado intervm no espao privado dos conflitos que materializa expresses da questo social, na viabilizao do acesso aos direitos. O Assistente Social chamado a assessorar juzes e, mediante a sua competncia e autonomia tcnica, oferecer subsdios que possam converter em encaminhamentos para a execuo de atendimentos. Mediante o estudo social e a elaborao conclusiva de laudos periciais, a articulao de recursos sociais e encaminhamentos entre outras atividades e instrumentos tcnicos interferem na viabilizao dos direitos, oferecendo ao juiz, alternativas de aplicabilidade da sentena, alm de informaes sobre denncias de violao de direitos humanos s autoridades judiciais. (IAMAMOTO, 2002, p. 38-9).

De acordo com o CFESS (2007), o estudo social, a percia social, o laudo social e o parecer social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domnio especfico e exclusivo do Assistente Social. o Assistente Social o profissional que adquiriu competncia para dar visibilidade, por meio deste estudo, s dinmicas dos processos sociais que constituem o viver dos sujeitos; o Assistente Social que pode trazer tona a dimenso de totalidade do sujeito social (ou sujeitos) que, juridicamente, se torna objeto da ao judicial. Sobre essa metodologia de trabalho do Assistente Social, o CFESS (2007) informa que o Estudo Social um processo metodolgico especfico do Servio Social, que tem como finalidade conhecer com profundidade, e de forma crtica, uma determinada situao ou expresso da questo social, objeto da interveno profissional, com vistas garantia e ampliao de direito dos sujeitos usurios dos Servios Sociais e do Sistema de Justia. Sobre a Percia Social, o rgo ratifica que esse procedimento diz respeito a uma avaliao, exame ou vistoria. Ela realizada por meio do estudo social e implica na elaborao de um laudo e emisso de um parecer para a sua construo, o profissional faz uso dos instrumentos e tcnicas pertinentes ao exerccio da profisso, sendo facultada a ele a realizao de tantas entrevistas, contatos, visitas, pesquisa documental e bibliogrfica. Em relao ao Relatrio Social, o Conselho legitima a apresentao descritiva e interpretativa de uma situao ou expresso da questo social, enquanto objeto da interveno desse profissional, no seu cotidiano laborativo. Seu uso se d com a finalidade de informar, esclarecer, subsidiar, documentar um ato processual. J o Laudo Social definido pelo CFESS (2007) como um elemento de prova com a finalidade de dar suporte deciso judicial, a partir de uma determinada rea de conhecimento. Em muitas situaes contribui para a formao de um juzo por parte do magistrado no sentido de ele ter elementos que possibilitem o exerccio da faculdade de julgar, a qual se traduz em avaliar, escolher, decidir. E o Parecer Social, segundo o CFESS (2007) diz respeito a esclarecimentos e anlises, com base em conhecimento especfico, de uma questo ou questes relacionadas a decises a serem tomadas. Trata-se de exposio e manifestao sucinta que esclarece objetivamente a questo ou situao social analisada, e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado; a anlise da situao, referenciada em fundamentos terico-ticos e tcnicos e uma finalizao, de carter conclusivo ou indicativo. No espao de trabalho do Assistente Social, a resposta s expresses da Questo Social orienta-se para a viabilizao do acesso dos usurios s polticas sociais, entendida como poltica pblica e direito de cidadania. Mas para o atendimento dessas demandas faz-se

necessrio um trabalho articulado entre as diversas instituies da rede socioassistencial que visualize a totalidade do sujeito. Isso significa dizer que a demanda que se apresenta no judicirio, por vezes, carece de uma interveno que extrapola seu mbito. O objeto do judicirio remete necessria intersetorialidade entre as aes, tanto quela interna ao setor jurdico, como as que o extrapolam. Segundo Freitas e Santos (2009), h na atualidade uma necessidade de os profissionais da rea social em levar os indivduos ao enfrentamento das questes sociais. Da viria o entendimento das pessoas sobre a origem de seus problemas como produto da produo e reproduo do sistema capitalista. Nesta sociedade, as polticas sociais so executadas de forma restrita, provocando uma fragmentao no acesso e no atendimento populao. Por isso, o indivduo que no se reconhece enquanto totalidade no consegue lutar pela integridade dessas polticas. E cabe aos profissionais conhecerem a legislao desses direitos, os setores que executam e levar os indivduos a terem acesso a essas polticas. Reportando-nos s autoras importante diferenciar os setores que direcionam a ao profissional nas reas sociais e humanas. Existem aqueles que possuem uma poltica social especfica e outros que no possuem; e so nestes onde se encontra o setor sociojurdico. Nesse espao, a resposta s expresses da questo social orienta-se para a viabilizao do acesso dos usurios s polticas sociais. Porm, para o atendimento dessas demandas faz-se necessrio um trabalho articulado entre as diversas instituies que trabalham com as polticas sociais, s quais devem visualizar a totalidade do sujeito. Isso significa dizer que a demanda que se apresenta no judicirio, por vezes, carece de uma interveno que extrapola seu mbito, pois o objeto do judicirio remete necessria intersetorialidade entre as aes, tanto quela interna ao setor jurdico, como as que o extrapolam atravs das informaes e da intercomunicao. Esses instrumentos que ampliam o intercmbio de conhecimentos no campo sociojurdico, tambm [...] potencializam a construo da cidadania, assim como a interconexo com instituies do Poder Executivo, extrapolando o mbito do sociojurdico. (Idem, p. 256). Assim, a intersetorialidade pode ser definida como

[...] estudo do entrelaamento de saberes situados em polticas pblicas diversas que precisam se comunicar em prol de responderem s demandas da populao. E, levando em conta que ela a interdisciplinaridade entre polticas, sendo esta regida por uma disciplina mais importante dentre as vrias implicadas, cabe no estudo da intersetorialidade percebermos qual poltica ou objetivo rege as aes que se propem intersetoriais em determinado espao de trabalho. (FREITAS; SANTOS, 2009, p. 252).

Em princpio ela pode ser percebida nas peas processuais em que se verifica a participao de vrias instituies, a exemplo, da Defensoria Pblica, do Ministrio Pblico e do prprio Tribunal. Essa intersetorialidade pode ser visualizada como interna ao campo sociojurdico, pois [...] os profissionais trabalham diretamente com aes ligadas ao Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), ao Cdigo Civil, ao Cdigo Penal e outros instrumentos que visam operacionalizar os direitos postos na Constituio de 1988 do Brasil (loc. cit.). Por outro lado, deve haver tambm um envolvimento com as polticas setoriais. Isso possvel primeiro porque essas polticas so corporificadas pelas legislaes sociais existentes e sua operacionalizao ocorre atravs de uma rede de instituies especficas. Essa articulao fortalece a intersetorialidade e a torna um [...] movimento de comunicao planejado e direcionado a um fim, realizado por uma rede de servios voltados comunidade de modo contnuo e pblico. (Idem, p. 258)

No campo de atuao em estudo, a intersetorialidade se apresenta cotidianamente no processo de trabalho de diversos profissionais que possuem funes especficas, mas nem sempre de especializaes diversas. Sem ela, muitas vezes impossibilitado o resultado esperado, qual seja, o acesso do usurio aos seus direitos. (FREITAS; SANTOS, 2009, p. 259)

Segundo as autoras, a intersetorialidade pode ser concebida como uma particularidade da demanda que se apresenta no campo sociojurdico, dada a inexistncia de uma orientao setorial especfica para o desenvolvimento das atribuies profissionais neste tipo de processo de trabalho. Alm disso, a intersetorialidade pode ocorrer entre setores de uma mesma instituio do campo sociojurdico, entre as diversas instncias componentes do campo profissional analisado, como tambm entre instituies sociojurdicas e as demais polticas sociais. Sendo assim, a intersetorialidade contribui decisivamente para a participao dos usurios na garantia do acesso aos servios necessrios, ou seja, gera as possibilidades de autonomia e emancipao dos indivduos sociais.

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Casa Civil. Lei n 8.662/93, de 7 de junho de 1993. Dispe sobre a profisso de Assistente Social e d outras providncias. CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. O Estudo Social em Percias, Laudos e Pareceres Tcnicos: Contribuio ao debate no Judicirio, Penitencirio e na Previdncia Social. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2007. FARIA, Jos Eduardo. O Poder Judicirio nos universos jurdico e social: esboo para uma discusso de poltica judicial comparada. In: Servio Social & Sociedade, n. 67. So Paulo: Cortez, 2001. FVERO, Eunice Teresinha...[et al] (Orgs.). O Servio Social e a Psicologia no Judicirio: construindo saberes, conquistando direitos. So Paulo: Cortez, 2005. FREITAS, Sonale S.; SANTOS, Josiane S. A intersetorialidade no campo sociojurdico. In: GONALVES, Maria da C. V. (Org.). Poltica Social e Servio Social. So Cristvo: Universidade Federal de Sergipe, 2009. p. 243-264. IAMAMOTO, M. V. Projeto Profissional, Espaos Ocupacionais e Trabalho do Assistente Social na Atualidade. In: Atribuies Privativas do Assistente Social em Questo. Braslia: CFESS, 2002. PONTES, R. N. Mediao: categoria fundamental para o trabalho do assistente social. In: Capacitao em Servio Social e poltica social. Braslia: CEAD/CFESS/UnB, 2000. Mdulo 04. p. 34-49.

You might also like