You are on page 1of 2

Avaliao de Fsica Aluno(a):_________________________________________________________

As questes devem ser respondidas com caneta azul ou preta. Leia atentamente as questes antes de respond-las. O entendimento e a interpretao das questes so de responsabilidade do aluno. No permitido o uso de celular. No esquea as unidades de medida.

Data:___/___/_____ Srie: 2 Turma:___ N.:___

1. (1,5 pontos) Um homem de 2,0 m de altura coloca-se a 0,5 m de uma cmara escura (de orifcio) de comprimento 0,3 m. Determine o tamanho da imagem formada no interior da cmara.

4. (1 ponto) Para vermos um corpo necessrio que: a) nossos olhos recebam luz proveniente do corpo: luz que o corpo emitiu ou luz que ele recebeu de outro e refletiu difusamente. b) nossos olhos enviem luz ao corpo. c) o corpo reflita luz regularmente. d) o corpo emita luz prpria. e) o corpo seja iluminado por luz solar. 5. (1 ponto) Admita que o Sol subitamente morresse, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas aps esse evento, um eventual sobrevivente, olhando para o cu, sem nuvens veria a) A Lua e estrelas b) Somente as estrelas c) Somente a Lua d) Uma completa escurido e) Somente os planetas do sistema solar. 6. (1 ponto) O fenmeno conhecido como eclipse solar evidencia que a luz: a) reversvel quando se propaga. b) independente quando se propaga. c) se propaga em linha reta. d) se propaga em linha curva. e) contorna os objetos ao se propagar. 7. (1 ponto) O motorista de um carro olha no espelho retrovisor interno e v o passageiro do banco traseiro. Se o passageiro olhar para o mesmo espelho ver o motorista. Este fato se explica pelo: a) princpio da independncia dos raios luminosos. b) fenmeno de refrao que ocorre na superfcie do espelho. c) fenmeno de absoro que ocorre na superfcie do espelho. d) princpio da reversibilidade dos raios luminosos. e) princpio da propagao retilnea dos raios luminosos. 8. (2 pontos) Associe as colunas corretamente: (1) Opaco (2)Transpare nte (3) Translcido (4) Iluminado ( ( ) So os corpos que refletem a luz que recebem de outros corpos. ) Meio material que permite luz atravess-lo sem interferir de qualquer maneira em seu caminho. ) Meio material que no permite a passagem da luz. ) Permite a passagem de parte da luz incidente, de maneira desordenada.

2. (1,5 pontos) Um observador nota que um edifcio projeta no solo uma sombra de 30 m de comprimento, no instante em que um muro de 1,5 m de altura projeta uma sombra de 0,5 m. Determine a altura do edifcio.

3. (1 ponto) A um aluno foi dada a tarefa de medir a altura do prdio da escola que freqentava. Ele, ento, pensou em utilizar seus conhecimentos de ptica geomtrica e mediu, em determinada hora da manh, o comprimento das sombras do prdio e dele prprio projetadas na calada (D e d, respectivamente). Facilmente, chegou concluso de que a altura do prdio da escola era de, aproximadamente, 22,1 m. As medidas por ele obtidas para as sombras foram D = 10,4 m e d = 0,8 m. Qual a altura do aluno?

( (

(5) Luminoso

) So os corpos que emitem luz prpria. Boa Avaliao!!! Patrcia.

You might also like