You are on page 1of 10

UFPE Design Design: Intermdia e Aprendizagem Simone Barros

anlise do desenho:

manuela braga e milena monteiro jan./2007

Apresentao Este trabalho tem como objetivo analisar o desenho Backyardigans, enquadrandoo dentro dos modelos de educao Construtivista ou Behaviorista, ou at mesmo em ambos. Tambm discutiremos como o desenho e seu respectivo web site ajudam na formao educacional da criana. E por fim faremos uma analogia entre esses dois meios de intermdia.

Anlise do desenho Backyardigans Teorias educacionais - Construtivismo a construo do conhecimento, considerando o homem como um ser que no passivo e responde aos estmulos externos, organizando assim o seu prprio conhecimento. Mantm a idia de que nada, est acabado, o conhecimento se d pela interao do indivduo com o meio fsico e social. A inspirao para o construtivismo na rea da educao surgiu com Piaget. Segundo ele uma escola construtivista se baseia na cooperao entre os alunos, na preocupao com o dilogo, e o ensino baseado em situaes-problemas e temas escolhidos pelos alunos. A escola continua a repetir, ensinar o que j est pronto, quando deveria criar, agir, a partir da realidade vivida pelos alunos e professores. - Behaviorismo Direciona seu estudo ao comportamento, visto que a palavra inglesa behavior significa comportamento, analisando um conjunto de reaes dos organismos aos estmulos externos. O princpio do behaviorismo que s possvel teorizar e agir sobre o que cientificamente observvel, ou seja, quando depois de um comportamento ou atitude segue-se a apresentao de um reforo, aquela resposta tem uma maior probabilidade de se repetir, exercendo a mesma funo. As informaes devem ser apresentadas em pequenas quantidades. Para Skinner, um dos precursores do behaviorismo, o conceito-chave o de condicionamento operante. Um mecanismo premia certa resposta de um indivduo, at que ele fique condicionado a associar a necessidade ao, citando um exemplo, um animal que est com fome, e ao acionar um boto ele recebe comida, ele repetir o movimento, por que sabe que ao apertar o boto ele receber comida. O hbito gerado pela ao do indivduo, um mecanismo de aprendizagem de um novo comportamento. Em especial na educao, Skinner pregou o reforo positivo, ou seja, quando estmulo est presente aumentando a probabilidade de que se produza um comportamento. Existe ainda o negativo, que aumenta a probabilidade quando retirado um estmulo aversivo, e extino quando um estmulo deixa de atuar. Skinner tentou demonstrar que por ameaas e castigos, no se conseguem bons resultados como com os reforos positivos.

Os Backyardigans uma srie animada infantil em computao grfica 3d, atualmente exibida na Discovery Kids e tambm na RedeTv!. Essa srie conta as aventuras de 5 personagens que, a cada episdio, transformam em suas mentes o quintal das suas casas em um mundo de aventura e imaginao.

Cada personagem tem suas caractersticas prprias. So eles: - Tasha: uma hipoptamo amarela que na maioria das vezes lidera o grupo. Ela divertida e sabe ser racional para enfrentar as diversas situaes que aparecem no decorrer do programa. - Tyrone: um alce de cabelos laranja. Se d bem com todos, bastante confiante, gosta de enfrentar um bom desafio e tambm um grande pensador. - Pablo: um pingim azul. O mais determinado e ao mesmo tempo o mais nervoso de todos. Quando acontece algum problema, ele se desespera at que algum ache alguma soluo. - Uniqua: Como o prprio nome j diz, ela nica. No existe outra espcie parecida com ela. Ela a mais engraada de todos, e tambm a mais doce e sensvel, percebendo quando os seus amigos esto tristes. - Austin: um canguru que se mudou h pouco tempo, o que o deixa tmido e inseguro algumas vezes. Ele adora ajudar os outros em qualquer situao. Cada novo episdio, eles incorporam diversos tipos de personagens e compartilham um mundo de fantasia. Todos os episdios apresentam uma trilha sonora e quatro msicas em um gnero especfico cantadas por eles. E no final de cada um, sempre vo casa de um deles para lanchar.

Anlise do desenho A faixa etria do pblico alvo varia de 1 a 6 anos. Mesmo as crianas mais novas que no entendem exatamente a histria se prendem televiso, pois essa srie apresenta msicas agradveis, cores alegres e ao mesmo tempo suaves e personagens carismticos. A linguagem usada no programa simples, o vocabulrio fcil de ser entendido. Quando os personagens utilizam uma palavra nova, eles a repetem frequentemente para que os telespectadores se familiarizem com ela e aprendam. Vrios elementos do desenvolvimento da criana so trabalhados nessa srie. As msicas e as danas dos personagens desenvolvem a coordenao motora. As cores usadas estimulam e desenvolvem a percepo visual. O vocabulrio e as palavras repetidas desenvolvem o intelectual, fazendo com que elas aprendam novas palavras. E no desenrolar das histrias, o esprito de companheirismo, solidariedade e amizade tambm so trabalhados. Analisando o desenho, quanto s teorias educacionais, podemos enquadr-lo tanto no Behaviorismo quanto no Construtivismo. Behaviorista: Baseando-se na repetio, o desenho induz certo tipo de comportamento, quando sempre depois de brincar, os personagens vo casa de algum deles para fazer um lanche. Quando a barriga de algum deles ronca, induz que est na hora da refeio. Essa ao repetitiva faz com que a criana sempre depois de brincar tambm se alimente. Construtivista: O conhecimento adquirido pelo desenho construtivista, visto que a cada episdio surgem novos desafios e vivncias. A partir dessas vivncias, a criana retira algo para sua vida. Esprito de amizade, como lidar com coisas novas, lugares novos ou a simples diverso. Ou seja, ela constri seu conhecimento baseado no que ela vive. Quando ela vai brincar podem ocorrer situaes parecidas ou no, e isso faz com que no seja behaviorista por completo, pois o tema no se repete, o aprendizado surge no meio em que os personagens vivem, o que acontece com as crianas.

Web Sites Analisaremos nesse trabalho dois sites dos Backyardigans. O site oficial e o da RedeTv!. A mdia do primeiro em html, linguagem bsica de pginas na internet, com alguns itens de flash. E o segundo apresentado totalmente em Flash. Oficial: http://www.nickjr.co.uk/shows/backyardigans/index.aspx - Esse web site tem o objetivo de promover a relao entre pais e filhos fazendo com que eles se juntem para navegar. Isso fica bem claro na pgina inicial: Welcome to the new Nick Jr. web site. This is the place for any information on our shows, along with activities, online games, songs and an online community of parents and kids. Why don't you both take some time to explore the site made especially for you to share with your kids?

Mesmo tendo um adulto monitorando a criana na hora da navegao, o site no est muito bem estruturado. H um excesso de informao, cores e imagens, tornandoo muito confuso. Existe muito texto e poucos pictogramas, o que faz que apenas as pessoas alfabetizadas consigam navegar. Desse modo, no h uma concordncia entre a faixa etria telespectadora do programa e os internautas, que so crianas maiores de 8 anos e adultos.

A navegabilidade do site tambm muito confusa. Os textos so pequenos e pretos, o que no torna atrativo para as crianas. A rea destinada ao programa se localiza no meio. Nela contm todas as possibilidades de interao com o internauta. Mas quando ele escolhe uma atividade, ou entra em alguma informao do desenho contida, no existe nenhum link para voltar para a pgina inicial dos Backyardigans, a no ser pela seta do navegador. O site contm pouca informao do programa, pouca atividade e pouca possibilidade de interao. No estimula a criatividade da criana, no trabalha com a coordenao motora, a criana no tem capacidade de navegar sozinha. Ou seja, no tem uma relao com a idia do programa. RedeTv!: http://www.redetv.com.br/siteredetv/grupos/tvclubinho/Backyardigans/index.html - Esse web site bem fcil de ser navegado. Apesar de conter pouca informao, sua estrutura muito boa, ideal para crianas que esto aprendendo a ler, pois seus textos so de fcil entendimento. As cores foram bem empregadas estimulando a percepo visual da criana. E a forma como elas esto dispostas no permite que haja confuso de informao.

simples ir para qualquer lugar do site a partir de onde o internauta estiver. Os assuntos so bem divididos, representados por cada um dos personagens. A falta de jogos um ponto negativo, pois no estimula a criana a voltar para o site e nem estimula sua coordenao motora.

Desenho x Web Sites - Sugesto Nenhum dos sites analisados coerente com o desenho. O site da TV brasileira o mais simples de navegar, o que mais ideal para o pblico infantil, mas possui poucos elementos que ajudam no desenvolvimento da criana. O desenho se preocupa em atender os requisitos bsicos, e o site deveria complementar com mais atividades, no apenas colocar episdios que j so vistos na televiso. A falta de exerccios de percepo ou de informao para a criana, no cria um estmulo para que ela entre no site, a no ser o de rever algum trecho de um episdio do qual gostou. O site da TV americana tem ainda um pouco mais de diverso para as crianas, mas no abrange uma faixa etria menor, e bastante direcionado aos pais, ou seja, em ambos os sites a interao mnima. Um desenho como este, que abrange desde crianas em idade pr-escolar, como o prprio site americano diz, deveria ter muito mais jogos educativos, deveria ser simples, com poucas palavras, e uma rea reservada aos pais com mais textos explicativos. A criana nessa idade se prende muito mais s imagens e aos desenhos. E a diverso far com que ela tenha vontade de sentar, brincar e por conseqncia aprender.

Concluso Ao analisarmos o desenho Os Backyardigans, observamos que um desenho pode seguir uma linha pedaggica tanto Construtivista como Behaviorista, isto depende de qual forma se dar melhor o aprendizado, de acordo com o que mostrado relacionado com cada contexto. Constatamos que quase sempre nos deparamos com sites, muitas vezes com mdia de alta tecnologia, mas que no conseguem alcanar o mesmo resultado do desenho. Isto porque ele no preparado para atender o pblico ao qual se destina o desenho: o pblico infantil. Esta a prova de que aliar criatividade ao desenvolvimento infantil ainda uma grande dificuldade.

Bibliografia Sites http://www.centrorefeducacional.com.br/skinner.htm www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011 www.centrorefeducacional.com.br/saconstr.html www.construtivismo.com.br www.mac.usp.br/projetos/seculoxx/modulo1/construtivismo/index.html www.estudantes.com.br/quadro/discussao.asp?COD=477

You might also like