You are on page 1of 3

CARACTERSTICAS DO SOM O som um fenmeno fsico produzido pela vibrao da matria tal como as cordas de um violino, o bater de palmas

s ou as cordas vocais. Conforme a matria vibra, as molculas vizinhas no ar vibram num movimento tipo mola criando variaes de presso no ar envolvente. Esta alterao de alta presso (compresso) e baixa presso (rarefao) propagada atravs do ar como uma onda. Quando a onda atinge o ouvido humano processado pelo ouvido e o som ouvido. O som propaga-se como uma onda de um local para o outro. O som tem as propriedades normais das ondas como reflexo, refraco e difraco e tem as vrias propriedades como a frequncia, intensidade e a forma de onda. Quando h velocidades diferentes de transmisso da onda ocorre a refrao.

Quando o comprimento de onda da ordem de grandeza do dimetro do objecto a onda reflectida fica desfazada com a onda creeping ou onda de deformao. Isto ocorre quando o comprimento de onda similar ao dimetro do objecto. A frequncia uma caracterstica importante do som. o nmero de ciclos de alta-para-baixa presso que ocorrem num segundo. Na msica, a frequncia conhecida como tom, que a nota musical criada por um instrumento. As pessoas conseguem ouvir sons entre 20 Hz e 20 KHz. Esta gama a frequncia audvel. A banda de frequncia audvel varia de pessoa para

pessoa. Para alm disso a resposta do ouvido a altas frequncias deteriora-se com a idade. O som propaga-se aproximadamente a 340 m/s no ar a uma temperatura ambiente de 20C. Assim os comprimentos de onda so os indicados no slide.

Caractersticas do som FREQUNCIA H diferentes composies de som tal como som natural, fala e msica. O som pode ser tambm dividido em duas categorias: peridico e no peridico. Os sons peridicos so repetitivos por natureza e incluem o sibilar do vento, cantos dos pssaros e os sons gerados por instrumentos musicais. Os sons no peridicos incluem a fala, espirros e o cair da gua. A maioria dos sons so combinaes complexas de ondas com diferentes frequncias e formas de onda...Assim, o espectro dum sinal de udio tpico contm uma ou mais frequncias fundamentais, as suas harmnicas e eventualmente os respectivos produtos das modulaes cruzadas. A maioria das frequncias fundamentais de uma onda de som so abaixo dos 5 KHz. Assim ondas sonoras entre 5-15Khz consistem de harmnicas. As harmnicas so normalmente menores em amplitude quando comparadas com as frequncias fundamentais. Portanto a densidade de energia de um espectro udio est normalmente fora das altas frequncias. Esta caracterstica explorada pelos algoritmos de compresso. As harmnicas e respectiva amplitude determinam o timbre do som e permitem distinguir sons de diferentes fontes tal como voz, piano ou guitarra. Caractersticas do som AMPLITUDE A intensidade ou amplitude do som corresponde ao barulho que chega aos nossos ouvidos. Para gravao ou reproduo de som a intensidade expressa de duas formas. Primeiro pode ser medida como um nvel acstico que a intensidade percebida pelo ouvido. Em segundo lugar pode ser medida como um nvel eltrico depois do som ser convertido em sinal eltrico. Ambas as intensidades so expressas em decibis (dB) que uma medida relativa.

A intensidade acstica do som geralmente medida em termos do nvel de presso do som. Intensidade do som (em dB) = 20 log(P/Pref) Onde P a potncia acustica do som medida em dynes/cm2 e Pref a intensidade do som no limiar da audio Pref= 0.0002 d/cm2, valor tpico. Assim este valor usado para medir a intensidade do som. Observe-se que o ouvido humano essencialmente insensvel a nveis de presso abaixo de Pref. A tabela no slide mostra os nveis de intensidade para vrios sons naturais. A intensidade de um sinal udio pode tambm ser medido em termos do nvel de potncia eltrica. Intensidade do som (em dBm) = 10 log (P/Po) Onde P a potncia do sinal udio e Po= 1 mW. Note que o sufixo m no dBm porque medido relativamente a 1 mW. Caracterstica do som ENVELOPE Uma importante caracterstica do som o seu envelope. Quando o som gerado, no dura para sempre. A ascenso e a descida da intensidade do som (ou nota musical) chamado como seu envelope. Um envelope tpico tem quatro seces: o ataque, o declnio, a sustentao e terminao. Durante o ataque, a intensidade da nota aumenta desde o silncio at o nvel mais alto. A seguir diminui para um nvel mdio onde mantida durante um perodo de tempo. Cai desde o nvel mdio at zero durante o perodo de largar. Cada instrumento musical tem um envelope diferente. As notas do violino tm ataques lentos mas um longo perodo de sustentao, enquanto uma nota de guitarra tem um ataque rpido e uma terminao longa. A fala certamente uma das categorias mais importantes de som multimdia. Para uma anlise eficiente da fala necessrio compreender os princpios do sistema vocal humano, que para alm dos objectivos deste curso. Aqui estamos mais interessados em representar de forma eficiente e efectiva a representao da fala e para faz-lo til compreender as propriedades do sistema humano de audio. isso que vamos fazer a seguir.

You might also like