You are on page 1of 9

Gripe OT-10

Orientaes Tcnicas Empresas

Doena pelo novo vrus da gripe A(H1N1)


Fase Pandmica 6 - OMS

Lista de verificao de medidas e procedimentos para servios e empresas*


A propsito da nova estirpe de vrus da gripe A(H1N1) recentemente identificada em surtos no Mxico e nos Estados Unidos da Amrica, com eventual potencial pandmico, a Direco-Geral da Sade activou o Plano de Contingncia Nacional do Sector da Sade para a Pandemia de Gripe. Assim, esto a ser tomadas as medidas previstas para o perodo actual, Fase pandmica 5 OMS. necessrio manter actualizado um Plano de Contingncia para ajudar a garantir que a instituio possui os recursos e a informao de que necessita para gerir situaes de emergncia. Em situao de pandemia de gripe, as empresas tm um papel fulcral a desempenhar na proteco da sade e segurana dos seus empregados, colaboradores e clientes, assim como na limitao do impacte negativo sobre a economia e a sociedade. Deste modo, as empresas devero ter Planos de Contingncia que contemplem a reduo dos riscos para a sade dos trabalhadores e a continuidade das actividades essenciais, de forma a minimizar o impacte de qualquer disrupo e a assegurar o funcionamento da sociedade. Uma vez que fundamental que as empresas se mantenham preparadas, foram actualizadas as listas de verificao de medidas e procedimentos, com o objectivo de apoiar as empresas no planeamento para a pandemia de gripe. As listas de verificao so instrumentos que permitem identificar as actividades/processos mais importantes e especficos em cada empresa, bem como os recursos humanos e materiais necessrios sua persecuo.

*Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

A elaborao e actualizao de um Plano de Contingncia para uma eventual pandemia de gripe permite, adicionalmente, que as empresas se prepararem para outro tipo de emergncias, como por exemplo os desastres naturais (sismos), os acidentes (incndios, interrupes prolongadas de energia), ou outros. Os servios de Segurana e Sade no Trabalho (SST)/Sade Ocupacional das empresas devem assumir um papel relevante na elaborao e aplicao do plano de contingncia das empresas para a Pandemia de Gripe, nomeadamente: na informao e formao dos trabalhadores e dirigentes sobre a nova ameaa; na vigilncia mdica e identificao de eventuais casos para investigao e seus contactos; na orientao dos casos de doena identificados, de acordo com as recomendaes da DGS; na organizao dos servios de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho/Sade Ocupacional como centros de recursos de informao e aconselhamento dos trabalhadores e dirigentes; na comunicao com os Delegados de Sade e com os servios de Segurana e Sade no Trabalho/Sade Ocupacional das empresas fornecedoras e clientes.

A lista de verificao que a seguir se apresenta no exaustiva. antes um guia para ajudar a identificar as necessidades das empresas para a elaborao de um Plano de Contingncia para uma pandemia de gripe. Aborda as seis reas fundamentais em qualquer Plano de Contingncia para uma empresa e que so: impacte de uma pandemia sobre a empresa; impacte de uma pandemia sobre os empregados/colaboradores e clientes; estratgias e procedimentos a implementar durante uma pandemia; atribuio de recursos para proteger empregados/colaboradores e clientes durante uma pandemia; comunicao e informao aos empregados/colaboradores; coordenao com organizaes externas e auxlio comunidade.

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

Lista de verificao de medidas e procedimentos para servios e empresas


1 rea: Impacte da pandemia de gripe sobre a empresa
Terminado Em execuo No iniciado

Designar um coordenador e uma equipa de SST, para elaborao de um Plano de preparao e resposta pandemia de gripe, com papis e responsabilidades bem definidos. Identificar empregados/colaboradores e outros recursos essenciais (matrias-primas, fornecedores, prestadores de servios e logstica) necessrios para manter a empresa em funcionamento durante uma pandemia. Equacionar a preparao de uma lista adicional de empregados/colaboradores de apoio (contratados, empregados com outras competncias, reformados) e form-los para desempenharem tarefas essenciais/prioritrias. Identificar actividades prioritrias desenvolvidas pela empresa, que tenham que continuar durante a pandemia. Considerar a recolocao interna de recursos a fim de manter essas actividades. Desenvolver cenrios plausveis, passveis de resultar num aumento ou reduo de procura de produtos/servios durante a eventual pandemia. Planear tendo em conta os cenrios. Discutir com os fornecedores e prestadores de servios os planos de contingncia destes. O plano da sua empresa ser tanto melhor quanto melhor for o das empresas que a fornecem. Determinar o potencial impacte de uma pandemia sobre as finanas da empresa, utilizando mltiplos cenrios, passveis de afectar as diferentes linhas e/ou os locais/unidades de produo. Determinar o potencial impacte de uma pandemia sobre as deslocaes comerciais, domsticas e/ou internacionais (quarentenas, encerramento de fronteiras).

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

Terminado (cont) Procurar manter informao actualizada e fivel sobre a eventual pandemia, em articulao com a Direco-Geral da Sade (DGS). Estabelecer um Plano de comunicao de emergncia e rev-lo periodicamente. Este Plano dever incluir a identificao dos contactos-chave (com cpias de segurana), da cadeia de comunicao (incluindo fornecedores e clientes) e dos processos para acompanhar e comunicar a situao da empresa e dos empregados. Implementar exerccios/treinos para testar o Plano de Contingncia. Rev-lo periodicamente.

Em execuo

No iniciado

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

2 rea: Impacte da pandemia de gripe sobre os empregados/colaboradores e clientes


Terminado Em execuo No iniciado

Prever o absentismo dos empregados/colaboradores durante uma pandemia. As ausncias podem ser devidas a doena pessoal ou familiar, medo, medidas de conteno e quarentenas impostas pelas autoridades (encerramento de escolas e/ou empresas, suspenso de transportes pblicos, etc.). Implementar medidas com o objectivo de diminuir a disseminao da infeco. Alterar a frequncia e/ou a forma de contacto frente a frente (aperto de mo, reunies presenciais, postos de trabalho partilhados) entre os empregados e entre os empregados e os clientes. Sempre que vivel, recorrer s vdeo e teleconferncias. Avaliar a acessibilidade, na modalidade adequada, dos empregados/colaboradores a servios de sade prprios. Se disponveis durante uma pandemia, prever um aumento da procura a estes servios. Implementar melhorias, se necessrio. Avaliar a disponibilidade de servios de sade mental e servios sociais, incluindo os corporativos, comunitrios e religiosos, durante uma pandemia. Avaliar a acessibilidade dos empregados /colaboradores a estes servios. Implementar melhorias se necessrio. Identificar empregados/colaboradores e clientes prioritrios com necessidades de sade especiais e integrar estas necessidades no Plano de Contingncia. Identificar as necessidades dos clientes durante uma pandemia. Se necessrio, rever e adaptar os modelos de funcionamento da empresa para continuar a satisfazer os clientes (desenvolver contactos por correio e internet, por exemplo).

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

3 rea: Estratgias e procedimentos a implementar durante a pandemia de gripe


Terminado Em execuo No iniciado

Definir estratgias e procedimentos a aplicar exclusivamente em caso de pandemia, para ausncias por doena, abandono voluntrio do local de trabalho no punitivo, bem como regras para voltar ao trabalho em segurana (quando o doente deixa de ser infeccioso). Estas decises tm de estar de acordo com as medidas legislativas emanadas pelo governo. Definir estratgias e procedimentos de flexibilizao de local (teletrabalho) e de horrio de trabalho (turnos). Definir estratgias e procedimentos para prevenir a propagao da gripe no local de trabalho (promoo de regras de higiene geral e de etiqueta respiratria e imediata excluso das pessoas com sintomas de gripe). Definir estratgias e procedimentos para os empregados que tenham sido expostos a um caso de gripe pandmica, que se suspeite estarem doentes ou que adoeam no local de trabalho (licena por doena imediata). Definir estratgias e procedimentos de restrio de deslocaes para as reas geogrficas afectadas (considerar as restries de deslocaes locais, nacionais e internacionais). Estabelecer regras para evacuao de empregados a trabalhar em rea afectada ou prximo dela, quando se iniciar um surto, bem como orientaes sobre reincio da actividade aps o regresso da rea afectada (adequar com as recomendaes emanadas pela DGS). Estabelecer os procedimentos para activar e terminar o Plano de Contingncia da empresa, assim como para alterar as actividades da empresa (se necessrio reduzir ou fechar as operaes nas reas afectadas). Activar os empregados prioritrios.

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

4 rea: Atribuio de recursos para proteger empregados/colaboradores e clientes durante a pandemia de gripe
Terminado Em execuo No iniciado

Disponibilizar equipamentos, suficientes e acessveis em todos os locais da empresa, para reduzir a disseminao da infeco (equipamento para lavar as mos ou produtos para higienizao das mos: toalhetes e receptculos para a sua eliminao; mscaras cirrgicas para colocao nos empregados/colaboradores e clientes que iniciem sintomatologia respiratria na empresa). Considerar implementar medidas adicionais para reduzir o risco de infeco, como a limpeza mais frequente das instalaes. Assegurar a disponibilidade de recursos para esta opo. Reforar se necessrio as infra-estruturas tecnolgicas de comunicao e informao imprescindveis para apoiar o teletrabalho, as vdeo e teleconferncias e o acesso remoto dos clientes. Ponderar a disponibilizao de cuidados de sade (se aplicvel) e aconselhamento para os empregados/colaboradores.

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

5 rea: Comunicao e informao aos empregados/colaboradores


Terminado Em execuo No iniciado

Desenvolver e divulgar informao acessvel, de fcil compreenso e adequada fase de alerta em que nos encontramos, sobre uma pandemia de gripe (formas de transmisso da gripe, sinais e sintomas da doena, etc.). A informao deve transmitir estratgias de proteco pessoal e familiar (higiene da mos; regras de etiqueta respiratria, outras recomendaes/procedimentos que constem nos planos de contingncia, etc.). Elaborar Plano de comunicao adequado, para evitar os rumores, a informao imprecisa, o medo e a ansiedade dos empregados/colaboradores. Assegurar que a comunicao cultural e linguisticamente adequada aos empregados/colaboradores a quem se destina. Divulgar o Plano de Contingncia da empresa, junto de todos os empregados/colaboradores. Fornecer informao sobre auto-cuidados, para empregados e familiares doentes, tendo em ateno as orientaes da DirecoGeral da Sade. Desenvolver infra-estruturas (linhas directas, websites dedicados) para comunicar, aos empregados, vendedores, fornecedores e clientes dentro e fora da empresa, a situao da pandemia e quais as aces em curso e as que so necessrio desencadear (alertas). Os alertas devem ser efectuados de forma consistente e atempada. Se conveniente, o contacto de emergncia poder utilizar um sistema com redundncias. Identificar as fontes para a obteno de informao actual e precisa sobre a pandemia (nacional e internacional). Identificar acesso a antivirais e vacinas.

Documento sujeito a actualizao

Gripe OT-10
Orientaes Tcnicas Empresas

6 rea: Coordenao com organizaes externas e auxlio comunidade


Terminado Em execuo No iniciado

Colaborar com unidades de prestao de cuidados de sade da rea e seguradoras para partilhar planos e conhecer a capacidade de que cada um dispe. Colaborar com as autoridades de sade locais, regionais e nacionais para participar no processo de planeamento. Partilhar os Planos de Contingncia para a pandemia de gripe de modo a facilitar o conhecimento das capacidades mtuas. Comunicar, se pertinente, com as autoridades de sade pblica locais, e/ou nacionais e/ou os servios de emergncia sobre os contributos que a sua empresa pode dar comunidade. Partilhar as boas prticas com outras empresas e/ou associaes empresariais para melhorar e potenciar a resposta comunitria.

Adaptado de:
Cabinet Office. Civil Contingencies Secretariat. Pandemic influenza checklist for businesses. UK. 2005. Center for Disease Prevention and Control (CDC). Business pandemic influenza planning checklist. USA. 2005. Department of health and human services. Business pandemic influenza planning checklist. USA. 2005.

Documento sujeito a actualizao

You might also like