You are on page 1of 15

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases.

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Os sistemas de anlise industriais englobam, geralmente, os seguintes elementos: Instrumento de anlise ou analisador Equipamento sofisticado, de operao automtica e independente, que tem a finalidade de medir uma ou mais caractersticas de uma amostra do processo que por ele flui continuamente. So instrumentos de medio analtica que determinam a composio quantitativa de um determinado componente dentro de uma substncia multicomponente. Sistema de amostragem Equipamento de operao, em geral autom tico, com a finalidade de retirar continuamente do processo, uma amostra, enviando -a, aps preparao, ao analisador. Funes do sistema de amostragem O sistema de amostragem age como elo entre o processo e o analisador, transformando um fluxo, inicialmen te imprprio para anlise, em uma amostra representativa e perfeitamente mensurvel. Um sistema de amostragem deve, geralmente, cumprir as seguintes funes: 1. Captar, dentro do processo, uma amostra que seja representativa. 2. Transportar rapidamente a amostra, do ponto de coleta ao analisador. 3. Permitir a entrada de gases-padro para aferio e pontos de coleta de amostra para anlise externa. 4. Transportar a amostra do analisador para o ponto de descarga. 5. Adequar a amostra s condies de temperatura, presso, u midade, corrosividade e concentrao de poeira e de qualquer outra varivel para a qual o analisador foi projetado. A figura abaixo ilustra esse processo.

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Na figura acima as funes so descritas em cinco etapas, que iremos abordar agora: Funo 1 - Captao O sistema de captao da amostra, no interior do processo, deve satisfazer algumas condies bsicas: A. Retirar do processo uma mostra que representa, realmente, as condies mdias do componente ou caracterstica a ser analisada. B. Promover um precondicionamento da amostra, a fim de proteger o sistema de transporte da mesma, ao analisador. O sistema de amostragem mltipla pode ser executado de duas maneiras: I - Por meio de uma nica sonda que possui vrios pontos de captao.

Vantagem: y Simplicidade de construo.

Desvantagens: y y Falta de controle sobre as vazes de entrada em cada orifcio, o que comprometer a mdia final. Baixa homogeneidade da amostra.

II - A amostra captada em dois ou mais pontos, individualmente, e misturada em um sistema que permite medir a vazo de cada sonda.

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Vantagem: y Amostra mdia mais prxima do real

Desvantagem: y Maior manuteno

Funo 2 - Transporte A amostra tem de ser agora transportada sem sofrer alteraes em suas caractersticas. Isso se consegue obedecendo tais premissas: A. Distncia entre o ponto de captao e o analisador deve ser a mnima possvel para reduzir o tempo resposta. B. Deve-se enviar uma quantidade de amostra maior que a necessria para anlise, a fim de melhorar o tempo resposta do inst rumento de anlise. C. Utilizar materiais compatveis com o processo, a fim de suportar as condies externas no percurso. D. O dimetro da tubulao deve ser bem dimensionado para no introduzir perda de carga e reduzir o volume ao mnimo. Recomenda -se de ou de polegada. Funo 3 Condicionamento da temperatura Os analisadores requerem uma temperatura de trabalho na faixa de 40 a 70C, porm existem casos de temperaturas variando de 0C a 40C. O importante aqui utilizar um sistema de resfriamento ou aquecimento para manter a temperatura da amostra dentro do padro exigido para uma boa anlise. Existem dois casos em particulares que merecem uma ateno especial, que esto relacionadas com a temperatura da amostra. Temos as amostras secas e as amostras midas que requerem talvez um tratamento para serem depois enviadas ao analisador. Amostras secas Utiliza-se um sistema de saturao da amostra, borbulhando os cases a serem analisados em um recipiente com gua desmineralizada.

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Amostras midas Nesse caso talvez seja necessrio retirar a umidade em excesso por um sistema de refrigerao dos gases da amostra fazendo com o que esta se condense e seja retirada por um sistema de drenagem, antes que seja enviada ao analisador. Vrios mtodos podem ser empregados aqui, como vemos abaixo. Refrigerao por compressor:

Refrigerao por pastilhas Peltier (Efeito Seebeck):

Refrigerao por sistema Vortex: uma grande sacada, pois se introduz ar comprimido tangencialmente numa cmara cilndrica. O turbilhonamento gerado devido ao efeito vortex, cria regies com diferencial de temperatura, ou seja, acima a temperatura maior e abaixo (na sada) a temperatura abaixa.

Filtro de absoro: Uma cmara cilndrica cheia de material absorvente de umidade.

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Funo 4 Gases para calibrao O material disponvel para pesquisa na internet no abordou sobre este passo, mas tomo a liberdade de expressar a minha opinio. Os gases para calibrao so utilizados no analisador como gases de referncia. medida que formos conhecendo o princpio de funcionamento de um analisador compreenderemos melhor. Funo 5 Descarga da amostra Esta a parte mais triste dessa apostila. Os gases (que no sabemos quais, mas podemos imaginar) so despejados na atmosfera de nosso planeta, e se misturam ao ar que respiramos. At o momento no inventaram um analisador dos gases que so despejados na atmosfera, ou se inventaram, foi um total fracasso de vendas, e seu inventor deve estar vendendo bala no Afeganisto. Devido infinidade de proc essos existentes nas indstrias, existe, conseqentemente, uma variedade de sistemas de amostragem, cada qual adaptado as condies peculiares da amostra a ser analisada. Iremos focar essencialmente nos analisadores daqui por diante. Analisadores Os analisadores so construdos, geralmente, de modo a receberem uma amostra dentro de certas condies padronizadas de presso, temperatura, umidade, poeira e corrosividade. As condies da amostra, dentro do processo, fogem, geralmente, dos padres estabelecidos para o analisador. Sero discutidos a seguir alguns tipos de analisadores comumente utilizados em plantas industriais. Analisadores de gases por condutibilidade trmica um instrumento capaz de determinar a concentrao de um determinado gs em um mistur a gasosa. A condutibilidade trmica de um gs uma grandeza fsica especfica dele. De modo que, quando uma mistura gasosa for composta de dois componentes, pode-se conhecer a concentrao de cada um dos componentes atravs dessa propriedade.

Con ito A Figura abaixo representa um cubo cheiode gs, tendo duas superfcies opostas mantidas em temperaturas diferentes.
) ('

A quantidade de calor, Q, que atravessa o cubo na unidade de tempo T, entre as duas superfcies, depende dos seguintes fatores
1

y y y y

Diferena de temperatura entre as duas superfcies t1 t2; reas das superfcies S; Distncia entre as superfcies D; Condutibilidade trmica do gs K.

Este tipo de analisador formado por duas cmaras, dois filamentos, dois resistores formando a ponte Wheatstone e o galvanmetro, que calibrado dar o diferencial de temperatura entre as cmaras.Acontece que numa cmara (que chamaremos de A) est o gs a ser analisado, e na outra, um gs inerte de referncia. Quando ligamos os filamentos, eles aquecero, e haver uma variao de temperatura entre eles, pois cada gs tem um coeficiente de condutibilidade trmica. Assim se consegue analisar a presena ou no de certos gases na amostra. Este tipo de analisador serve para detectar a presena de gases numa mistura binria. An lis do s po bso o d ios inf v lhos Cada composto qumico tm uma frequncia de vibrao atmica prpria, que captada quando exposta a uma radiao infravermelha. O analisador de gases por absoro raios infravermelhos faz logicamente uso desta tcnica.
8 3 73 4 4 2 3 2 4 2 3 3 4 2 2 3 65

&% $# "!

 



es e es

s S

AI, CEFET, Wikip ia, Google e me s conhecimentos tcnicos Boa leitura.

 



Ale

e-S

Apostil sob

ist

s d A ost

An lis do s d G s s

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

O instrumento calibrado para reagir somente na faixa de onda equivalente ao tipo de gs que se quer analisar. Com isso se consegue obter os dados necessrios sobre a concentrao de um determinado gs numa mistura gasosa, pois somente aquele gs vai reagir freqncia precisamente calculada pelo analisador. D uma olhadinha ali no grfico. Se o objetivo ver a concentrao de CO2 o analisador ser sensvel no comprimento de onda infravermelho de x Angstroms especfica para oCO2. Se o caso analisar a concentrao de CH2 idem. As freqncias so estreitssimas, mas o analisador bem dimensionado acusa o gs com grande repetibilidade.Sacou? Froid, mas assim mesmo. Liga no que vai piorar. Os instrumentos baseados na absoro do infravermelho podem ser classificados em dois grandes grupos y y Num falei? An lis do s disp s nt s Analisam todo o espectro de onda (por isso seu nome) e so utilizados em laboratrios. So instrumentos padro, e ficam nas universidades, CSI, Interprise, etc. Analisam no s gases, mas a matria em qualquer estado. Veja uma figura abaixo do cara:
P I H G I H I G G

Analisadores tipo dispersante (espectrmetro) Analisadores tipo no dispersante

An lis do n o disp s nt No vai pensando que este o primo pobre do analisador dispersante no. Esse cara fantstico tambm, pois ele analisa os gases de um processo em tempo real (por isso pode ser chamado tambm de analisador contnuo, pois a amostra circula na clula de anlise), enquanto o dispersante analisa amostras estticas. Ento cada um tem sua aplicao e no so concorrentes. Veja a figura do tipo no dispersante abaixo:
P I H G I H G G

E A9 A

A@

9 9

C A

9CA

A@

Apostil sob
9

ist

s d A ost

A CA D9@

An lis do s d G s s

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Pelo fato de os analisadores no dispersantes apresentarem uma anlise contnua ao longo do tempo, possuem aplicao bastante comum como elementos de monitoria e controle em processos industriais, dos mais variados tipos, principalmente, na anlise de substncia na forma gasosa. Gases analisados: CO2, CO, CH 2, SO2 , NO. Analisador por Paramagnetismo um instrumento analtico que permite determinar, em uma mistura de dois ou mais gases, um dos componentes. Esta determinao e feita por meio das propriedades magnticas apresentadas pelo gs a ser analisado. Entre todos os gases industriais existentes, o oxignio o nico que apresenta propriedades magnticas excepcionais. Outros gases apresentam tambm, esta caracterstica, porem em menor proporo. So eles, o xido ntrico e o dixido de nitrognio, ambos com pouca importncia dentro do campo industrial e de presena pouco comum na maioria dos processos. Deste modo, o analisador paramagntico, usado quase que exclusivamente na medio da concentrao do oxignio, em uma mistura de gases. As aplicaes, na indstria, do analisador de oxignio paramagntico so as mais diversas: - controle de oxignio dos gases queimados nos processos de combusto - controle de pureza nos processos de produo de oxignio - controle de produo de cal, cimento e fosfato - controle de craqueadores catalticos, processos de fermentao, produo de polpa e papel, etc. O que faz com que estes gases tenham propriedades magnticas? um assunto bem profundo, mas resumindo, devido ao fato do oxignio ter suas camadas externas de eltrons mais livres mais sujeitos a um campo magntico induzido, quando submetido a uma fonte magntica externa( efeito spin). Os analisadores por paramagnetismo so classificados em dois tipos: y y Analisadores paramagnticos Analisadores termoparamagnticos
R R R

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

An lis do s p n ti os so instrumentos que medem a suscetibilidade magntica de uma mistura de gasesmantendo constante sua temperatura.
g a b ` `

Um fluxo de gs diamagntico (N2, Ar) se bifurca e volta a se encontrar em uma cmara, onde circula a amostra. Uma das linhas esta submetida a um forte campo magntico, prximo a cmara de amostra. Este campo provocar uma contrapresso na linha, caso a amostra apresente propriedades paramagnticas. A relao entre as press es ou vazes nas duas linhas indicar a suscetibilidade magntica do gs em anlise. So conhecidos como Analisadores QUINCKE - So baseados no efeito QUINCKE. An lis do s t op n ti os So instrumentos baseados na diminuio da suscetibilidade magntica com o aumentode temperatura. Um gradiente de temperatura combinado com um campo magntico no uniforme cria um fluxo gasoso proporcional a suscetibilidade do gs, chamado vento magntico(Figura a seguir).
g ca b a b ` ` c a f e d` ` ` h

A intensidade do vento magntico representa a suscetibilidade magntica do gs ou a concentrao do oxignio ou outro gs paramagntico, quando o mesmo estiver na amostra.

Y US U

UT

S S

c a f e d` ` `

W U

SWU

UT

Apostil sob
S

ist

s d A ost

U WU XST

An lis do s d G s s

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Existem dois tipos de analisadores termoparamagnticos. Isso t parecendo um labirinto interminvel! y y Analisador convectivo Analisador Lehrer
xy x w

An lis do onv tivo Um filamento aquecido eletricamente, no interior de uma cmara, gera correntes de conveco trmica do gs, que no ser afetado pela ao do campo magntico aplicado (se a amostra no possuir algum componente paramagntico). Ao circular um gs paramagntico na clula, ser acrescentada conveco trmica, outra, do tipo paramagntica, que o vento magntico. Estes fluxos gasosos reduziro a temperatura do filamento, e conseqentemente, a sua resistncia eltrica. O valor desta resistncia, medido, representar, a suscetibilidade magntica do gs.
v v

As clulas de anlise usadas nos instrumentosdesta classe, variam consideravelmente na sua forma fsica, disposio em relao ao fluxo de amostra e nmero de elementos sensores.A Figura abaixo mostra um tipo de clula de anlise, genrico:

u qi q

qp

i i

s q

isq

qp

Apostil sob
i

ist

s d A ost

q sq tip

An lis do s d G s s

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Comparando com o sistema bsico, mencionadoanteriormente, nota-se o acrscimo dos seguintes elementos: y y Uma clula de referncia ou comparao; Um sistema para medir as variaes de resistncias, relativas s duas clulas.

Este sistema utiliza alm dos componentes j mostrados, a famosa ponte de Wheatstone. Como j conhecemos o princpio de funcionamento da ponte no h necessidade de explicar que os filamentos esto ligados em srie com os resistores 1 e 2, e que esto em equilbrio e bl, bl, bl. Sacou ou precisa de ajuda? Ento vamos l. Quando o sistema est ligado tudo fica em equilbrio e o ampermetro no registra qualquer variao de temperatura no sistema, independente da composio dos gases e outros fatores. Quando se aplica o campo magntico na cmara A, caso tenha algum gs paramagntico na amostra, o vento magntico resultante se somar s correntes de conveco existentes, e isso far com que ocorra um resfriamento no filamento 1. A fica fcil, pois o sistema acusar que existe um gs paramagntico na mistura atravs dessa variao de temperatura (de forma indireta, verdade). uma grande sacada. Este tipo de analisador se baseia na An lis do L h medio do vento magntico ou fluxo termomagntico em um tubo horizontal, conforme mostra a figura abaixo

O gs introduzido no tubo horizontal e a combinao de um campo magntico criado por um im e a elevao de temperatura provocada pelo filamento, produziro um fluxo de gs, que medido, indicar a suscetibilidade magn tica do gs.

Apostil sob

ist

s d A ost

An lis do s d G s s

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

A clula de medio bsica deste analisador mostrada na figura abaixo:

Entenda o funcionamento vendo a figura abaixo:

a) Temos um tubo na horizontal (tem que ser muito bem nivelado na horizontal para no gerar nenhum efeito gravitacional nos gases) por onde passa a amostra. As presses P1 e P2 so iguais e por isso no circula gs pela parte reta central do tubo. b) Instalamos uma bobina eletromagntica, que gerar nosso campo magntico para pegar os gases paramagnticos indesejveis. Agora eu te pego infiliz. c) Aplicamos alimentao na bobina e tambm instalamos o filamento dedo duro, que vai ficar monitorando a passagem do maledeto no tubo reto. Caso o gs exista ele ser forado a passar por l por causa do vento magntico que ser gerado pelo eletrom. A o filamento, que est sendo monitorado pela famosa ponte de Wheatstone sofrer uma variao em sua temperatura com a passagem de gs paramagntico pelo tubo onde ele est enrolado. Bingo. Quem foi o cara que inventou isso?

Apostil sob

ist

s d A ost

An lis do s d G s s

Alexandre - Siqueira
Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

An lis do s l t oqu i os So aqueles que fazem uso de uma clula eletroqumica para realizar as anlises.A clula eletroqumica constitui-se, basicamente, de dois eletrodos imersos ou separados por um meio condutor adequado, lquido ou slido, denominado eletrlito. A clula eletroqumica pode ser classificada em: C lul l t oqu i lvni ou volt i aquela que transforma energia qumica do sistema eletrodo/eletrlito em energia eltrica, ou seja, como se ela fosse uma bateria. (Figura abaixo).
z tx t tx t y tx w v uut q p o m m nn n s rl l l

aquela ligada a uma b) C lul elet oqu i elet olti fonte de energia eltrica externa que fora a passagem de corrente eltrica atravs da clula (Figura abaixo).
| } | ~ } |

Note que sob o aspecto da representao esquemtica acima, a diferena entre ela apenas a insero na linha positiva, de uma fonte de corrente. Ou seja, a clula eletroltica no gera corrente, e sim armazena, como um capacitor normal.

k ge g

gf

e e

i g

eig

gf

Apostil sob
e

ist

s d A ost

g ig jef

An lis do s d G s s

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

A aplicao da clula eletroqumica na anlise de gases, especificamente do gs oxignio, baseia-se no fato de que esse gs, ao entrar em contato com o eletrlito da clula, reage quimicamente com este, de uma forma previsvel e definida, permitindo estabelecer uma relao entre sua concentrao e uma grandeza eltrica qualquer, possvel de ser medida atravs da clula. (Exemplo: tenso eltrica, corrente eltrica, resistncia hmica, etc.). A reao qumica entre o oxignio e o eletrlito regida pela lei de Henry que diz: O oxignio dissolvido no eletrlito funo da concentrao deste gs na amostra . Um exemplo de clula eletroqumica a clula usada no prximo analisador que iremos estudar: Analisador de xido-zircnia Este analisador utiliza uma clula galvnica (no tem nada com o Galvo Bueno e sim com a clula que estudamos acima). No entanto, essa clula construda de forma especial, conforme a figura abaixo:

Como podemos notar os eletrodos no so mergulhados em um lquido dieltrico dentro de um recipiente (como no caso de uma bateria automotiva), e sim ficam expostos ao gs que vai ser analisado e a um gs de referncia. O dieltrico slido, formado por oxido de zircnio, enquanto os eletrodos so formados por platina. Vejamos abaixo o funcionamento dess a clula:

Apostila sobre Sistemas de Amostragem e Analisadores de Gases. Alexandre - Siqueira


Fontes de pesquisa. SENAI, CEFET, Wikipdia, Google e meus conhecimentos tcnicos. Boa leitura.

Considerando-se que o teor de Oxignio na amostra inferior ao do gs de referncia (que na maioria das aplicaes prticas o prprio ar atmosfrico) e que a temperatura a qual se encontra a clula de anlise alta o suficiente para liberar ons de oxignio da estrutura cristalina do xido, tornando -os portadores de carga, teremos que: a) As molculas de oxignio em contato com a superfcie aquecida do eletrlito (atravs do revestimento poroso de platina) se ionizam b) A zircnia impermevel a passagem das molculas de qualquer gs que componha a amostra ou o gs de referncia entretanto permite a passagem dos ons de oxignio formados nas superfcies dos eletrodos de platina devido a mobilidade inica promovida pela temperatura alta: c) Devido a concentrao de oxignio (e consequentemente de ons oxignio) ser maior no lado de referncia, haver um fluxo de ons deste lado para o lado da amostra De forma resumida, teremos uma diferena de potencial entre os eletrodos e esta diferena ser monitorada por um circuito eletrnico que possibilitar fazer a anlise do gs. No temos tempo para delongar mais sobre esse analisador. Consulte o Google.

You might also like