You are on page 1of 3

Palestra: Cuidando de Voc!

1 Apresentao do Psicoterapeuta 2 Apresentaes dos Participantes: Nome, idade, profisso, por que se interessou pelo curso, o que espera 3 O que significa cuidar de ns mesmos, o que cuidar? 4 Cuidar o que nos faz humanos, nascemos do cuidado, um dia uma me nos cuidou e foi a partir deste primeiro cuidado que descenderam todas as formas de cuidado. 5 O Ser que nos faz ser to inteligente que ele nos criou de forma a sermos sempre interdependentes, at certo ponto somos dependentes, depois vamos desmamando at que estamos soltos no mundo e vamos nos ligar a outras relaes, mas sempre vamos estar conectados uns aos outros. 6 O cuidado existe desde sempre, aprendemos ento a cuidar do outro. Cuidamos da comida dos filhos, cuidamos da roupa, do sustento da famlia, estamos sempre nos voltando para fora, mas quando o assunto priorizar a ns mesmos, acabamos deixando-nos sempre por ltimo e muitas vezes nem percebemos que estamos agindo assim, quando vamos ver acabamos adoecendo, e quando no aprendemos a nos amar pelo amor o aprendizado ser pela dor. atravs da dor infelizmente que vamos ao mdico, que comeamos a fazer uma terapia, que fazemos uma pausa para uma massagem, ou que vamos ao mdico, ainda bem que quase sempre d tempo de mudar tudo e comear de novo, mas muitas vezes mesmo assim persistimos em nos anular e a vida segue nesta ausncia. 8 Mandala do Agora? 9 O que significa cuidar bem de si mesmo? Perguntar a sala. 10 Um bom cuidado com o si mesmo envolve Meditar - Primeiro de tudo se cuidar se amar Fechar os olhos, se abraar, se dar um carinho, olhar no espelho e ver a sua imagem refletida, dizer a ela que vc tem gratido por ela, por cada parte do seu corpo, pela sua mente, pelos seus bons pensamentos, pelas suas boas aes, e passar por todas as partes do corpo, gratido pelos olhos por tudo que vc j viu atravs deles gratido pela sua boca por conseguir expressar o que voc pensa pelos seus braos, por todos abraos que j deu e recebeu por seu trax e abdmen, por estar ali abrigado todos os rgos que fazem este mquina divina funcionar e vc poder estar vivo- agradea s suas pernas por estas poderem te levar aos mais diversos lugares, por elas te conduzirem em direo aos seus sonhos cada vez mais.

- Viver com coerncia: ser e fazer aquilo em que acredito - Estar sempre em busca de uma melhor conexo consigo mesmo, visto que vivemos num mundo alienante, que sempre nos seqestra para lugares que nem sempre onde queramos estar. Ex: mania de shopping, a inveno do cigarro, a televiso, comilana, medicamentao do mal estar que esta forma de viver nos causa - doenas do psiquismo, doenas psicossomticas, doenas fsicas, etc. Alimentao natural Beber bastante gua pelo menos dois litros de gua por dia; O sol um fonte de energia, sentar de frente para o sol e apreciar a energia solar e senti-la invadindo o seu ser, te energizando. - Apreciar a natureza a perfeita conexo que existe em tudo Onde est a natureza? Perguntar. - Cuidar do corpo como vocs habitam o seu corpo. O que este corpo para voc? - Vocs habitam o seu corpo? Fazer dinmica do corpo, trazer a presena, trabalhar a respirao trazer esta conexo com musica de Kenio Fuke the spirit of water Olhando no olho - Eu te vejo Eu estou aqui Cuidar da mente praticar o autoconhecimento atravs de leituras, assistir filmes que faam refletir, trocar boas idias com aquele amigo bom de papo; Estar com a famlia, procurar ter uma boa relao com todos e se no consegue ir em busca de resposta posio de vitima ou algoz ou posio de algum que tem responsabilidades sobre as relaes. Antoine de Saint Exupery Somos responsveis pelo que cativamos se cativamos o afeto das pessoas somos responsveis por isto, se cativamos o desafeto, temos que olhar ao redor e ver o que est acontecendo e muitas vezes reagimos s situaes, ou como se o outro fosse culpado e eu o certo, ou ento ficamos nos culpando pelo que acontece como se fossemos culpados de tudo. Temos que olhar ao redor e avaliar o que est acontecendo. Refletir mais sobre as coisas, observar porque aquela pessoa ou situao est nos afetando tanto. Procurar ter dinheiro e conforto, mas no viver em funo da ganncia de sempre ter mais e a um belo dia a vida passou e vc no viveu Ex do Jorginho da onco, ex do Sr Jose (meu pai) Cultivar a espiritualidade seja atravs de uma religio ou prtica espiritual meditao, tai chi chuan, ai ki d, etc.

Procurar o que te faz feliz dizer sim para si mesmo. Respeitar as suas necessidades. Vc consegue dizer no? Como dizer sim para as suas necessidades?

Finalizar com meditao = paisagem interna chuva violeta molha a cabea e lava a alma, levando embora todas as mgoas, tudo o que no te serve mais cu azul na fronte um pssaro no pescoo, o rosa no corao, o sol energizante pisar em pedras vermelhas cintilantes e energizantes, a energia da terra sobe pelos ps guas cintilantes que te lavam a alma e voc forte e potente, sente-se cuidado por uma fora maior, que deixou tudo a nossa disposio para nos manter sempre fortes para o nascimento de novos dias, para viver a vida em plenitude, e que vocs quando abrirem os olhos possam carregar para si a lembrana desta fortaleza divina a sua disposio o tempo todo. Todos estes elementos esto presentes no nosso dia a dia, esperando que ns olhemos para eles. Procure um lugar de paz dentro de voc e neste lugar voc sempre poder voltar... - Finalizar com a musica de Gonzaguinha e abrao coletivo

You might also like